You are on page 1of 6

TRIBUNAL DE JUSTIA PODER JUDICIRIO So Paulo

Registro: 2011.0000019353

ACRDO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelao n 921696021.2005.8.26.0000, da Comarca de SO PAULO-REG PUBL, em que so apelantes ARLINDO FLORENTINO DA SILVA e ANTONIA DE FATIMA FRANCISCO DA SILVA sendo apelado MARIA RIBEIRO DA ROCHA.

ACORDAM, em 3 Cmara de Direito Privado do Tribunal de Justia de So Paulo, proferir a seguinte deciso: "Negaram provimento ao recurso. V. U. ", de conformidade com o voto do Relator, que integra este acrdo.

O julgamento teve a participao dos Exmos. Desembargadores DONEG MORANDINI (Presidente sem voto), EGIDIO GIACOIA E JESUS LOFRANO.

So Paulo, 15 de maro de 2011

Adilson de Andrade RELATOR Assinatura Eletrnica

TRIBUNAL DE JUSTIA PODER JUDICIRIO So Paulo


Voto n 6.420 Apelao n 9216960-21.2005.8.26.0000 Comarca: So Paulo Natureza: Usucapio Apelantes: Arlindo Florentino da Silva e Antonia de Ftima Francisco da Silva Apelada: Maria Ribeiro da Rocha

Usucapio extraordinrio. Tempo comprovado. Recurso desprovido.

de

posse

no

Vistos.

Arlindo Florentino da Silva e Antonia de Ftima Francisco da Silva, inconformados com a respeitvel sentena de fls. 247/249, que julgou improcedente o pedido mediato, interpuseram recurso de apelao aduzindo, em resumo, que: (i) em 14 de julho de 1992 adquiriram os direitos possessrios de Eliezer Mellico, o qual se encontrava na posse do imvel desde 1978. Enquanto o antecessor dos ora apelantes, bem como estes, permaneceram no imvel usucapiendo nunca houve turbao de quem quer seja (...). Em 1997, perante a 1 Vara Cvel do Foro Regional do Tatuap, o Esplio de Manuel Ribeiro, Esplio de Jos Fernandes da Rocha, Mrio Ribeiro e Maria Ribeiro da Rocha ajuizaram em face dos ora apelantes ao de reintegrao de posse, tendo esta sido julgada improcedente na primeira instncia por no haverem os ento autores provado o exerccio de posse sobre o imvel da Rua Jlio Parigot e,

Apelao n 9216960-21.2005.8.26.0000 - SO PAULO-REG PUBL - VOTO N 2/6

TRIBUNAL DE JUSTIA PODER JUDICIRIO So Paulo


destarte, no preenchidos os requisitos do artigo 927 do Cdigo de Processo Civil; em sede de recurso perante o Primeiro TAC a sentena de primeira instncia foi confirmada (...). No obstante, as certides prediais apontem a titularidade destes no domnio do imvel, apenas Maria Ribeiro da Rocha contestou a ao, aduzindo a respeito da interrupo da posse. Ora, se a ao anteriormente proposta foi julgada improcedente e a improcedncia deu-se justamente no ponto nuclear de no manterem os proprietrios posse sobre o imvel, evidente que no operaria nenhuma interrupo na posse do imvel objeto de usucapio; (ii) pelo teor do depoimento da testemunha Neusa, entendem os autores que foi indicado a Eliseu o imvel para ocupar, porm, no a ttulo de comodatrio, guardador ou preposto do 'irmo Manoel', como entendeu o ilustre juiz sentenciante, 'concessa venia'.

recorrida

apresentou

contrarrazes

(fls.

274/298) e o recurso foi processado regularmente.

o relatrio.

A pretenso dos recorrentes encontra amparo no artigo 550 do Cdigo Civil de 1.916 que assim estabelece: Aquele que, por 20 (vinte) anos, sem interrupo, nem oposio, possuir como seu um imvel, adquirir-lhe- o domnio, independentemente de ttulo de boa f que, em tal caso, se presume, podendo requerer ao juiz que assim o declare por sentena, a qual lhe servir de ttulo para transcrio no Registro de Imveis.

Para a comprovao do requisito temporal, os apelantes invocam a accessio possessionis, considerando o tempo de

Apelao n 9216960-21.2005.8.26.0000 - SO PAULO-REG PUBL - VOTO N 3/6

TRIBUNAL DE JUSTIA PODER JUDICIRIO So Paulo


posse de Eliezer, nos termos do documento de fls. 8/9, que informa a posse do antecessor por mais de 10 anos.

Ocorre

que

mera

declarao

do

antecessor, desprovido de qualquer documento comprobatrio da posse exercida, no suficiente para a prova do perodo afirmado.

Ainda que assim no fosse, denota-se que o documento firmado informa vagamente a posse por mais de 10 anos. Se considerado o perodo de 10 anos, o somatrio dos tempos de posse inferior a 20 anos, em razo dos autores terem alegado sua posse desde maio de 1992 e ajuizado a demanda em julho de 2000, resultando um perodo de aproximadamente 18 anos.

No h, nesse contexto, prova de que o antecessor estava na posse no imvel desde 1.978, como alegado na inicial.

Certamente o nus probatrio pertence aos autores, conforme jurisprudncia:

USUCAPIO

EXTRAORDINRIO.

REQUISITOS LEGAIS. PROVA E NUS DE QUEM ALEGA, O QUE NO SE DEU NO CASO EM TELA. Sentena confirmada por seus prprios e jurdicos fundamentos. Apelao desprovida
(Apelao Cvel n 70000230060, 1 Cmara

Apelao n 9216960-21.2005.8.26.0000 - SO PAULO-REG PUBL - VOTO N 4/6

TRIBUNAL DE JUSTIA PODER JUDICIRIO So Paulo


Especial Cvel do TJRS, So Sebastio do Ca, Rel. Des. Tlio de Oliveira Martins. j. 27.09.2000).

Por outro lado, embora no diga o legislador, est implcito que tambm a posse do antecessor deve ser 'animus domini', pois no se cogita de aproveitamento de anterior posse subordinada, como a do locatrio, ou do comodatrio, para consumao do lapso temporal (Francisco Eduardo Loureiro. Cdigo civil comentado: doutrina e
jurisprudncia. Coordenador Cezar Peluso. 2 ed. Barueri, SP : Manole, 2008, p. 1182).

Nessa linha, conforme bem assinalou o ilustre sentenciante, sintomtico o depoimento de Neusa Guedes, que afirma residir no imvel vizinho ao dos autores por 19 anos. A cadeia de antecessores dos autores narrada pela testemunha remonta em Elizeu que cedeu o imvel a Eliezer, e este a um senhor de cor que possivelmente responde pelo nome de Solidonio. Esta cadeia sucessria viciada porque Elizeu recebeu o imvel da mesma pessoa e na mesma condio que Neusa. Ainda que Neusa tenha admitido relao de locao dela para com o locador, e que quanto a relao de locao de Elizeu no se possa afirmar sua existncia, bem de ver que o que encerrou a relao de locao foi a autorizao da pessoa nomeada como 'irmo de igreja' que convenientemente a testemunha no recorda o nome, mas que teria dado a autorizao para que tanto a depoente como Elizeu tomassem conta do imvel. Tomar conta do imvel implica em subordinao ao detentor do domnio, assemelhando-se ao fmulo da posse, que como sabido no gera posse 'ad usucapionem'. Note-se mesmo que ao final da segunda folha de seu depoimento a testemunha afirma que o tomar conta era independente do pagamento de aluguel, enquanto na terceira folhe de seu depoimento afirma: 'que esse tomar conta era para evitar invases. Que esse tomar conta era para a pessoa que autorizou a morada'. o que basta para demonstrar que a posse dos antecessores dos autores no

Apelao n 9216960-21.2005.8.26.0000 - SO PAULO-REG PUBL - VOTO N 5/6

TRIBUNAL DE JUSTIA PODER JUDICIRIO So Paulo


pode ser somada por tratar-se de mera posse concedida e sem 'animus domini'.

Destarte,

tem-se

que

no

foram

demonstrados, de forma inequvoca, de modo a possibilitar a declarao do usucapio, os requisitos exigidos no artigo 550 do Cdigo Civil.

Ante o exposto, nega-se provimento ao recurso.

ADILSON DE ANDRADE Relator

Apelao n 9216960-21.2005.8.26.0000 - SO PAULO-REG PUBL - VOTO N 6/6

You might also like