You are on page 1of 5

Professor: Roberto Turma: PMQ-311 Disciplina: Fsica

Relatrio de Medidas Fsicas

Grupo: Ademir Jnior Diego Mendes da Silva Priscila Faria de Souza

Atividade Experimental I - Medidas Fsicas

I Introduo A medio uma operao pela qual associamos um nmero e uma unidade uma grandeza fsica. Uma unidade fsica (como o metro, o segundo, o quilograma etc.) um padro de comparao utilizado na medio de grandezas fsicas. A preciso ou sensibilidade de um instrumento de medida definida pela menor subdiviso desse instrumento. Quanto mais subdividida for a escala desse instrumento, maior ser sua preciso. impossvel medir uma grandeza com preciso absoluta. Qualquer medio apresenta erros, desvios e incertezas que esto associados a diversos fatores, como a preciso do instrumento, ao operador do instrumento etc. Toda medida fsica deve ser escrita com algarismos significativos que so os algarismos de fato obtidos atravs da medio. Os algarismos significativos so constitudos por algarismos corretos (tantos quanto o instrumento permitir) e apenas um, o ltimo, algarismo duvidoso, que foi avaliado pelo operador.

II Objetivos A. Realizar medies diretas de grandezas fsicas e escrev-las com seus algarismos significativos; B. Identificar a relao entre a preciso/sensibilidade de um instrumento de medida e a incerteza que se pode atribuir a uma medida direta; C. Realizar medies indiretas, aplicando as regras de operaes com algarismos significativos e da propagao de incertezas.

III Experimento Medio dos lados do Bloco A (H2 massa: 222,65g): - Rgua Decimetrada: 0,9dm; 0,4dm; 0,7dm - Volume em decmetros: 0,3 dm ou melhor 2,5 x 10 -1 ??

- Rgua Centimetrada: 9,0cm; 4,2cm; 6,2cm - Volume em centmetros: 2,3 x 10 cm

- Rgua Milimetrada: 90,0mm; 41,5mm; 62,5mm - Volume em milmetros: 2,33 x 105 mm

Medio dos lados do Bloco B (H3 massa: 67,22g): - Rgua Decimetrada: 0,6dm; 0,5dm; 0,4dm - Volume em decmetros: 0,1 dm ou melhor 1,2 x 10-1 ????

- Rgua Centimetrada: 5,2cm; 4,4cm; 3,8cm - Volume em centmetros: 87 cm

- Rgua Milimetrada: 52,5mm; 44,0mm; 37,5mm - Volume em milmetros: 8,66 x 104 mm

Clculos da incerteza do volume do Bloco A:

| |

- decimetrado:

- centimetrado:

- milimetrado:

Clculos da incerteza do volume do Bloco B: - decimetrado:

- centimetrado:

- milimetrado:

Clculos da densidade do Bloco A: - decimetrada:

- centimetrada:

- milimetrada:

Clculos da densidade do Bloco B: - decimetrada:

- centimetrada:

- milimetrada:

IV Concluso A partir desse experimento, aprendemos que as medidas podem variar de acordo com a metragem do equipamento utilizado, e que isso influencia nos clculos de volume e densidade. E que a incerteza pode ser observada diretamente pelo instrumento ou calculada a partir de frmulas mais avanadas.

V Bibliografia Lab. Fsica Medidas Fsicas Verso 2.pdf

You might also like