You are on page 1of 8

A dama da lagartixa: um caso de fobia

Fobia e Angstia

A dama da lagartixa: um caso de fobia


Vanessa Campos Santoro

Resumo A clnica da fobia se apresenta como um desafio direo do tratamento, fazendo-nos rever as noes de falo como operador estrutural, de angstia, gozo, fantasma e objeto, chegando ao ponto mais irredutvel da estrutura do sujeito freudiano que o objeto a. Indaga-se se tais particularidades fariam da fobia uma terceira neurose. Um caso clnico vem ilustrar e aquecer as discusses. Palavras-chave Falo, Angstia de castrao, Fobia, Sintoma, Placa giratria, Fantasma, Objeto a. Recebo em meu consultrio uma adolescente de 14 anos que chamarei de Lcia. Vem trazida pela me em funo do fracasso escolar, duas bombas na 5 srie. Filha me entre a idolatrada Patrcia e o esperado Joo, no foi uma filha desejada. Seu nascimento coincidiu com o primeiro dos vrios processos criminais contra o pai. A histria de Lcia oscilou entre as perdas e danos desses processos at a separao litigiosa dos pais, no meio de inmeras brigas e agresses. O circuito de Lcia na vida restrito: colgio pela manh, depois em casa com a empregada. A nossa casa j um clube, diz a me, mas Lcia prefere o quarto onde desenha e escuta msica. Ela desenha nas sesses, caladinha. So coisas que vejo dentro da minha cabea. No tem nada a ver. Confuso... cores vivas, formas duvidosas, muitos olhos que olham, vigiam, choram, figuras de perfil, caramujos, raios. Lembranas de Lcia: adorava o stio, era lindo, no podia durar; o pai vende tudo, no fica com nada. Andava de bicicleta na rua da av com papai me empurrando. De repente ele me soltou, quase ca, mas a aprendi a andar. Comea a aparecer um pai diferente daquele falado pela me. As fantasias de Lcia: vontade de pr caco de vidro no cho para na hora que ela (me) passar, ela machucar os ps e a ela vai ter que ficar em casa comigo. Ele (o namorado da me) estava lavando loua e tive vontade de ligar a centrfuga para pegar a mo dele e acabar com ele. Esvaziei os pneus do irmo, ele s me chama de branquela. Foi o branquela que nos conduziu ao outro lado do parafuso. Branca como o qu? (Ri). Como lagartixa. Sabia que tenho pavor disto? O tratamento j acontecia h quase um ano e s agora a branquela apareceu, associada a fantasias sdicas e agressivas. Fao meus preparativos para ela no aparecer. No abro a janela do quarto, desenho de luz apagada. Quando vou sair, Patrcia vai na frente abrindo caminho. Quando comeou? Nem lembro, era pequena, acho que na segunda casa da av. Na primeira casa elas andavam nas paredes e eu no tinha medo. Surpresa com o desenrolar dos significantes nessa anlise, escuto Lcia. Ela passa a desenhar mulheres com cigarro, peitos pontudos, sempre de perfil. Depois figuras ambguas, com bigode e cabelos longos e
77

Reverso Belo Horizonte ano 30 n. 56 p. 77 - 84 Out. 2008

Vanessa Campos Santoro

cacheados, ombros largos e peitos j de frente. Muitas caras e bocas que se beijam quase num devoramento. Gosto do meu cabelo e dos olhos. Do queixo e do nariz no. E da boca? Aos poucos Lcia articula palavra e desenho e fala dos namoros da irm, da transa da me com o namorado, da raiva de sobrar. Fico sozinha escutando os barulhos, a me no quarto, a irm na sala. O irmo? Cai fora, no tem medo de nada. O que pode acontecer se voc sair? Esta pergunta provoca uma angstia enorme em Lcia. Quer ir embora e o pnico aumenta quando no v a irm na sala de espera. Telefona para o pai e pede para lhe buscar. Ele veio, tivemos uma sesso a trs. Carinhosamente pergunta filha como ela est, se tem namorado, se j perdeu seus medos de lagartixa. O pai me pergunta se fobia tem cura e diz que para ele o problema da filha o medo que faz cerca sua volta. Lcia pede ao pai a sua verso dos fatos, das perdas. Iniciam uma longa e desejada conversa. Nos desenhos, Lcia faz a srie In Love com casais heterossexuais danando e beijando. Vou aceitar o Gustavo para namorado. Passa a dispensar a proteo da irm, mas cai na do namorado. Sabe, minha me parece me ignorar. Chego a hora que quero. Quem cola em mim Patrcia, agora, antes era eu. No sei se era eu ou ela que grudava uma na outra para dormir. Volta-se para a me, exige uma sesso conjunta. A me adota uma postura de defesa. Fala de si, de seu cansao, de seus amores e da melhora da filha. Quando eu era pequena, me... No me lembro, voc chorava muito. O medo de lagartixa? Acho que foi depois de uma briga, voc tinha 4 ou 5 anos, Patrcia entrou no meio. Voc agarrou nela e gritou tanto que paramos de brigar. Logo depois voc gritava demais quando aparecia a lagartixa e s Patrcia lhe acalmava.
78

Lcia traa circuitos maiores para sair do cerco da fobia: casa da av paterna, do namorado, shopping, vir anlise de nibus, sem acompanhante, trabalho em grupo em casa de colegas. Um dia, no nibus, vindo para a anlise, tem uma crise de angstia. pior que o medo de lagartixa. O motorista parou o nibus, disse-me que eu j era moa, que respirasse fundo, fechasse os olhos que j ia passar. Chega ao consultrio e conta um sonho. Era uma subida, dirigia um carro que no agentava subir e a despenco rua abaixo, sem controlar o carro. Associaes: medo de ser esquecida na feira, ficar perdida, medo que o pai se perdesse. Ele bem que podia ter ficado mais comigo. Ticha tinha tanto medo como eu, s que eu gritava mais. Tinha vontade de descobrir quem essa largatixa branquela. Larga, ticha. Lcia d um grito! O que voc est falando? No possvel, como no pensei nisso todo esse tempo! Ticha o apelido de Patrcia! ela a branquela, loura, aguada. A minha mezinha possvel to fraca quanto eu. Relembra uma briga na qual o pai e a me puxavam Patrcia de um lado para outro; a me vence, arranca um tufo de cabelos louros da filha, o pai chora e sai de casa pela primeira vez. Lcia passa a noite embaixo da cama, toda mijada, ningum d falta dela at a hora do almoo, quando a irm volta da aula, procura-a e a encontra tremendo de febre. Consideraes tericas A fobia uma das mais freqentes e a mais organizada das perturbaes psquicas da infncia. Freud a considera como sintoma, relacionando-a com a neurose histrica e obsessiva. Prope a denominao de histeria de angstia que indica ao mesmo tempo a semelhana entre a fobia e a histeria e a principal ou a nica diferena, que seria a ausncia de converso na histeria de angstia e a forte presena da angstia.

Reverso Belo Horizonte ano 30 n. 56 p. 77 - 84 Out. 2008

A dama da lagartixa: um caso de fobia

Essa denominao, histeria de angstia, sugere uma passagem da posio histrica que num certo sentido fundadora do sujeito enquanto modo privilegiado de entrada no discurso angstia enquanto esta assinala que o sujeito est ameaado de excluso da cena onde circulam os discursos. A fobia surge como uma produo sintomtica que protege o sujeito da angstia. A evoluo das idias na obra freudiana, no que diz respeito ao sintoma fbico, inseparvel das modificaes feitas teoria da angstia, ou seja, a partir da fobia que Freud faz modificaes na teoria da angstia. Num primeiro momento, o das neuroses atuais, o recalcamento cria a angstia. Em seguida, com a introduo da segunda tpica e da elaborao de Inibio, Sintoma e Angstia, h uma inverso da posio precedente: no mais o recalcamento que cria a angstia, mas a angstia de castrao que vem primeiro e impe o recalcamento gerador do sintoma. De que maneira podemos recolocar esta questo com o auxlio dos conceitos lacanianos? A fobia seria uma estrutura especfica? Lacan, no Seminrio IV, nos assinala que o sentido da fobia consiste em introduzir no mundo da criana uma estrutura, ela pe, precisamente, em primeiro plano, a funo de um interior e de um exterior. At ento, a criana estava, em suma, no interior de sua me, e acaba de ser rejeitada dali, ou de se imaginar rejeitada, ela est na angstia, e ei-la que, com a ajuda da fobia, instaura uma nova ordem do interior e do exterior, uma srie de limiares que se pem a estruturar o mundo1. A fobia a doena do imaginrio, lugar onde o fbico paga o tributo sexualidade, com precariedade do simblico.

Lacan situa o aparecimento da fobia nesta passagem do jogo imaginrio da criana, da me e do falo, relao com o pai atravs da castrao. Isto , num momento de definio de uma provvel estrutura neurtica ou psictica, nesse momento de hesitao entre o gozo do Outro (do lado materno na identificao ao falo) e o gozo flico como ganho da castrao. A angstia sobreviria ento quando se tenta escapar do espao materno em direo ao que seria a ordem flica. A fobia surge sempre com o nascimento do desejo, no momento em que o sujeito, enquanto sexuado, deve se engajar numa formulao flica da falta. A fobia ento se manifesta num tempo de estruturao do sujeito como resposta angstia de castrao que emerge nesse momento da estrutura (fase flica). Ela pode aparecer ou no. O que fundamental nesse momento a angstia. Convm separar corretamente a angstia da fobia. Se existem a duas coisas que se sucedem, no sem razo: uma vem em socorro da outra, o objeto fbico vem preencher sua funo sobre o fundo da angstia2. A fobia seria, segundo Lacan, como um tempo de espera por uma operao simblica que chega sempre depois em relao ao real pulsional, que se antecipa e se presentifica como angstia. O jogo do semelhante neste momento o do duplo e do mesmo. No encontro amoroso com um homem surge um real, o pnis do parceiro, que no pode ser reordenado seno numa nova configurao simblica, o que recoloca a questo da introduo deste sexual num novo espao de gozo. Esta passagem necessita da interveno do significante paterno na medida em que ela opera esta vetorizao flica e social do objeto a, do objeto do fantasma,

1. LACAN, Jacques. O seminrio, livro 4: a relao de objeto (1956/7). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1995, p.252.

2. LACAN, Jacques. O seminrio, livro 4: a relao de objeto (1956/7). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1995, p.211.

Reverso Belo Horizonte ano 30 n. 56 p. 77 - 84 Out. 2008

79

Vanessa Campos Santoro

e autentica nesta significao flica a imagem como tal. Esta referncia ao semelhante como outro e rival recusada pelo sujeito na fobia, revelando esse ponto de angstia do sujeito na borda do desejo precisamente a, onde surge a falha macia totalizante, pesada, da desapario da me. O sintoma fbico surge quando o fantasma da me e o lugar que a criana ocupa nele no so to eficazes em seu papel pacificador da angstia. A angstia no o medo de um objeto. A angstia o confronto do sujeito com a ausncia de objeto onde ele apanhado, onde se perde, e a que tudo prefervel, inclusive forjar o mais estranho e o menos objetal dos objetos, o de uma fobia3. Ou seja, a fobia no consiste no temor de um objeto ou de uma situao, mas no evitamento de um objeto susceptvel de desencadear o temor. Assim, o objeto fbico se articula com a significao flica, toma um valor significante; a linguagem que o fornece e, portanto, apresenta esta funo do significante enquanto logro, capaz de se permutar metaforicamente de acordo com a contingncia (s vezes, o que est mais mo). A fobia o que separa e distingue imagem, imaginrio e olhar. Ela o que ope cena e fora de cena, colocando fora de cena um automaton estranho, animal mvel, corpo enigmtico que causa horror e pnico sem ser monstruoso. Assim, a fobia coloca em jogo os limites do espao e do corpo e do vnculo ntimo que os une, o olhar. O olhar, este objeto a definido por Lacan. O olhar do fbico percebe o objeto e no se reconhece no outro, o seu semelhante. O olhar do fbico percebe a hincia do Outro que o objeto vem recobrir.

Se as coordenadas imaginrias do eu (moi) desmoronam por no poder reconhecer semelhante que venha sustentlas, s resta o corpo propriamente dito para ser investido libidinalmente pelo sujeito. O que se passa quando emerge assim no espao um objeto a? Uma dissoluo do fantasma, que s se mantm, com efeito, graas ao fato de que o objeto a no est ali, que no se sabe onde ele est, que no se sabe de onde se olhado4. O que se produz, pois, uma dissoluo do fantasma com seu corolrio inevitvel, a afnise do sujeito. A partir do momento em que o objeto a emerge, no h mais sujeito: ele soprado. Produz-se assim, segundo Melman, uma queda da dimenso do imaginrio, uma vez que esta dimenso s se sustenta na medida em que a janela do imaginrio permanecer firme. A queda da dimenso imaginria produz uma queda do eu. Manifestase o estado de paralisia, to comumente encontrado nessas fobias do tipo agorafobia. Estamos diante de algum que no se coloca no espao a partir de uma imagem de si prprio, de um status tanto imaginrio como simblico, garantindo sua circulao com carteira de identidade. Quem sou eu? Charles Melman trabalha a partir da com a questo do duplo, que para ele crucial na fobia. Para se precaver contra esse risco (a queda do imaginrio), o sujeito procura um semelhante, para servir-se dele como um Eu, este sim estvel, com a ajuda do qual ele poder se deslocar. Colocando-se em espelho em relao a esse acompanhante, ele pode sustentar este eixo imaginrio do esquema L 5.
4. MELMAN, Charles e outros. A fobia Estudos clnicos sobre o seminrio A relao de objeto. Grenoble Biblioteca do Trimestre Psychoanalytique, Publicao da Association Freudianne Internationale. Rio de Janeiro: Revinter, 1992. 5. MELMAN, Charles e outros. O n fbico. In A fobia Estudos clnicos sobre o seminrio A relao de objeto, 1992, p.116.

3. LACAN, Jacques. O seminrio, livro 4: a relao de objeto (1956/7). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1995, p.353.

80

Reverso Belo Horizonte ano 30 n. 56 p. 77 - 84 Out. 2008

A dama da lagartixa: um caso de fobia

Na fobia o imaginrio soprado, como no jogo de damas. O Real e o Simblico ficam dissociados, o que evidentemente gera angstia. Existiria algo da psicose? No, porque o recalque originrio operou e a angstia a de castrao. O Real e o Simblico se mantm dessa forma. O Real recobre o Imaginrio e o Simblico vem organizar esse tipo de entrelaamento (se pudermos pensar, segundo Lacan, em outro modo de enodamento). Entre o Imaginrio e o Real aparece, no campo do Imaginrio, a hincia da castrao com um limite sem fronteiras, j que ser necessrio sano do simblico para que haja limites. A no terreno do simblico que a castrao fica menos evidenciada. Sabemos quanto a dimenso do imaginrio refratria percepo da castrao. onde ela pode ser mais escamoteada. O fbico pensa que a castrao no um bom negcio. Melman afirma que o fbico paga um tributo de ordem imaginria ao Outro com a inveno do animal fobognico, e no um tributo ao simblico. A angstia se produz, vem se presentificar no Outro, nessa demanda enigmtica sem limites, diante da qual o ser falante no sabe como satisfazer, em que se oferece tudo em sacrifcio para apaziguar essa presena e se ordenar em relao a ela e restabelecer um limite, uma borda que se imponha como hincia. Entre o sujeito e o Outro, o objeto e o Outro, precisa haver barras para no haver devorao. A me como Outro primordial no barrado apresenta-se como a bocarra do crocodilo, de que Lacan nos fala no Avesso (Seminrio XVII), pretendendo devorar, reintegrar o seu produto-filho. Da a angstia de castrao ter seu motor no ser devorado pelo pai, o qual aparece no Homem dos Lobos substitudo pelo lobo devorador e em Hans pelo cavalo que morde.

Na fobia h uma certa regresso fase oral, onde o Outro se apresenta como um Outro devorador, tal qual aquela me crocodilo. No Seminrio XVI, De um Outro ao outro (1968/9), Lacan nos diz: A fobia no deve ser vista, de modo algum, como uma entidade clnica, mas sim como uma placa giratria (...). Ela gira mais do que comumente para as duas grandes ordens da neurose, a histeria e a neurose obsessiva, e tambm realiza a juno com a estrutura da perverso; (...) Ela muito menos uma entidade clnica isolvel do que uma figura clinicamente ilustrada, de maneira espetacular, sem dvida, mas em contextos infinitamente diversos6. Direo do tratamento De que feito este verdadeiro abandono materno do qual o fbico sofre e que to patente no caso de Lcia? um abandono, apesar das aparncias de solicitude, no sentido de que a passagem para a funo paterna s est ligada, para a me, a um momento de sugesto, tanto para ela mesma quanto para os outros, e que, por ser precria, pode cessar com o tempo. Esse abandono pode ser apreendido nos vazios de um discurso histrico que s remete s sideraes das presenas. Ou seja, somente a presena atual do pai mantm o lugar simblico do pai. O discurso da me, histrica, situa apenas por sugesto o lugar do pai como pai. O fbico foi entregue s placas de sugesto intermitentes no discurso paterno ou materno, em que as palavras esto cheias de siderao que fazem o fbico rir ou sofrer. Por isto o fbico desmistifica e desmascara esse logro, mostrando tanto do lado do pai como da me, seus pontos falhos no estilo do Rei est nu.

6. LACAN, Jacques. O seminrio, livro 16: De um Outro ao outro (1968/9). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008, p.298.

Reverso Belo Horizonte ano 30 n. 56 p. 77 - 84 Out. 2008

81

Vanessa Campos Santoro

Essa sugesto intermitente do discurso histrico materno provoca efeitos de despersonalizao, espedaamento e vertigem nos fbicos. Na alternncia brutal entre o Real do objeto a e o discurso da neurose desmistificada, o fbico tem uma apreenso aguda do processo metafrico, mas na recusa do roteiro fantasmtico. Como escutar Lcia? Elucidando as razes da sugesto materna que mata para ela o espao e o tempo fazendo cerca e talvez, ao distinguir o que estava confundido na histeria da me, a saber, fantasma e sintoma, fazendo emergir em sua funo organizadora do desejo a fico do fantasma. Alguns autores lacanianos falam que na verdadeira fobia, no fbico sem anlise, no haveria fantasma. Nas fobias infantis como nas de adulto, observa-se um agarramento exasperado figura do pai, presena atual do pai. Esse agarramento caracteriza um salto em direo ao simblico que retira o peso simblico do pai na palavra da me. uma tentativa de se agarrar presena e palavra do pai aps uma renncia ao modo como esse pai falado pela me. Assim, o abandono de que se fala aqui a falta de referncia, um abandono a nvel simblico. Pode-se perfeitamente ser abandonado mesmo sendo impecavelmente cuidado. Este o verdadeiro abandono. Em As Formaes do Inconsciente, Lacan fala da enfermidade da metfora paterna no caso da fobia, isto , da maneira pela qual o desejo da me no de forma alguma portador do valor simblico do falo; no faz a passagem, a articulao da presena, de sua imagem, daquilo que ela diz, ao ponto de referncia flico que organiza o gozo. Quando Freud fala a Hans, ele restaura uma cadeia no discurso cheio de descontinuidade dos pais. Restaura a cadeia simblica passando da juno de espaos e de palavras articulao significante. Voltemos a Lcia e a seus modos de enumerar os espaos (1 casa, 2...).
82

Um beb irmo que nasce desorganiza o espao. Quando estava com 4 anos nasce o irmo. Data da possvel crise fbica. A enumerao dos espaos e das paisagens se faz em relao a uma situao do corpo que no especular, mas reenvia diversidade pulsional. uma tentativa de remarcar o real pela contingncia. diferente da enumerao controladora do obsessivo, pois a fobia uma doena do imaginrio animais so pontos mveis, pluralidade de pontos de fuga, espaos em desorientao. O fbico utiliza a presena do acompanhante como proteo contra aquilo que ele teme: o encontro com o olhar. Pois l onde os outros s encontram olhadelas cmplices de um gozo repartido, ele encontra o objeto a do olhar bruto. O fbico espera com ansiedade aquilo que vai parar o trajeto do olhar. O acompanhante aquele que pode sustentar o fato de dizer eu no ponto do espao rachado pelo olhar e de onde poderia surgir indefinidamente o automaton aterrorizante. Pensemos em Lcia e sua irm. Identificada com Patrcia, Ticha, a quem no consegue largar, ela Larga Ticha a fim de se fazer um, gruda na irm que gruda nela. Quem a lagartixa? Lcia diz que a Ticha, branquela aguada, a irm. Mas quem fica embaixo da cama depois da briga dos pais? Lacan nos diz da suplncia do objeto fbico. H que se forjar a separao, o corte, a falta. H que desgrudar, que largar. Caminhar da falta perda do objeto. A histria de Lcia, perguntaro vocs, vai longe? Provavelmente em sua estrutura histrica faa hoje outros giros pelo mundo. E a fobia faz uma estrutura particular? Deixo as indagaes abertas discusso. j

Reverso Belo Horizonte ano 30 n. 56 p. 77 - 84 Out. 2008

A dama da lagartixa: um caso de fobia

THE LIZARD LADY: A CASE OF PHOBIA

LACTE Christiane. Notas sobre a fobia In: A fobia, p.78. MELMAN, Charles e outros. A fobia Estudos clnicos sobre o seminrio A Relao de Objeto. Rio de Janeiro: Revinter, 1992. Grenoble Biblioteca do Trimestre Psychoanalytique. Publicao da Association Freudianne Internationale. MELMAN, Charles e outros. O n fbico. In A fobia Estudos clnicos sobre o seminrio A Relao de Objeto. Rio de Janeiro: Revinter, 1992, p.116. Grenoble Biblioteca do Trimestre Psychoanalytique. Publicao da Association Freudianne Internationale. ORNELAS, Joslia Galvo. A casa de guarda. In Letra Freudiana Hans e a Fobia. Rio de Janeiro, n.24, 1999. PENOCHET, Jean-Claude. Crtica do Espao Fbico In: A fobia. Estudos clnicos sobre o seminrio A Relao de Objeto. Rio de Janeiro: Revinter, 1992, p.78. Grenoble Biblioteca do Trimestre Psychoanalytique. Publicao da Association Freudianne Internationale. POMPEU, R. M. e outros. A-cerca da fobia. In Reverso, n.37. Belo Horizonte, abr./1994, p. 83-91. Publicao do Crculo Psicanaltico de Minas Gerais. VIDAL, Eduardo. Sobre o Fantasma. In Letra Freudiana Hans: Direo da cura Psicanlise com criana e adolescente. Rio de Janeiro, n.9, 1992.

Abstract Clinical work with phobias is a challenge to the direction of treatment which has brought us to reconsider several concepts such as: phallus (as a structural operator), anxiety, joy (juoissance), and even more, the most resistant structure known in the Freudian subject: the object a. We ask if these particularities might lead us to understand phobia as a third neurosis. A clinical case study is herein presented to illustrate our point of view and, also, to heat up our discussion. Keywords Phallus, Castration anxiety, Phobia, Symptom, Revolving, Phantom, Object a.

Bibliografia
BARROS, R. R. R. Alguns comentrios sobre a soluo fbica. In BARROS, R. R. R. A ordem do sexual. Rio de Janeiro: Campus, 1988, p. 33. CLASTRES, Guy. Fetichismo e fobia. In: Revista Falo, n.4/5. Bahia: Fator, 1989. FREUD, S. Anlise de uma fobia em um menino de cinco anos. In: FREUD, S. Duas histrias clnicas (O Pequeno Hans e o Homem dos Ratos). Rio de Janeiro: Imago, 1976, p.15-31. (Edio Standard Brasileira das Obras Psicolgicas Completas de Sigmund Freud, 10). FREUD, S. Inibio, sintoma e ansiedade, parte IV. In: FREUD, S. Um estudo autobiogrfico. Inibies, sintomas e ansiedade. A questo da anlise leiga e outros trabalhos. Rio de Janeiro: Imago, 1976, p. 123133. (Edio Standard Brasileira das Obras Psicolgicas Completas de Sigmund Freud, 20). LETRA FREUDIANA - Hans e a fobia, n.24. Publicao da Escola Letra Freudiana: Rio de Janeiro: Contra Capa, 1999. LACAN, J. O seminrio, livro 4: a relao de objeto (1956/57). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1995, p.211, 252 e 353. LACAN, J. O seminrio, livro 5: as formaes do inconsciente (1957/58). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999. 531 p. LACAN, J. O seminrio, livro 16: de um Outro ao outro (1968/9). Rio de Janeiro. Jorge Zahar, 2008, p.298.

RECEBIDO EM: 04/08/2008 APROVADO EM: 11/08/2008 SOBRE A AUTOR Vanessa Campos Santoro
Psicloga. Psicanalista. Membro do Crculo Psicanaltico de Minas Gerais - CPMG. Endereo para correspondncia: Rua Levindo Lopes, 333/1008 - Savassi 30140-911 - BELO HORIZONTE/MG Tel.: (31) 3227-2718 E-mail: vansantoro@uol.com.br

Reverso Belo Horizonte ano 30 n. 56 p. 77 - 84 Out. 2008

83

You might also like