You are on page 1of 3

1 - Um volume imenso de pesquisas tem sido produzido para tentar avaliar os efeitos dos programas de televiso.

A maioria desses estudos diz respeito s crianas - o que bastante compreensvel pela quantidade de tempo que elas passam em frente ao aparelho e pelas possveis implicaes desse comportamento para a socializao. Dois dos tpicos mais pesquisados so o impacto da televiso no mbito do crime e da violncia e a natureza das notcias exibidas na televiso.GIDDNES, A Sociologia, Porto Alegre: Artmed, 2005. O texto indica que existe uma significativa produo cientfica sobre os impactos socioculturais da televiso na vida do ser humano. E as crianas, em particular so as mais vulnerveis a essas influncias, porque: a) codificam informaes transmitidas nos programas infantis por meio da observao. b) adquirem conhecimentos variados que incentivam o processo de interao social. c) interiorizam padres de comportamento e papis sociais com menor viso crtica d) observam formas de convivncia social baseadas na tolerncia e no respeito. e) apreendem modelos de sociedade pautados na observncia das leis. 02. Desde o incio da sociologia, no sculo XIX, se vem discutindo a respeito da religio: se tem ou no importncia; qual seu papel; qual a sua funo social; etc. Igualmente, desde ento h diferentes teorias que visam melhor elucid-la. Assinale a alternativa INCORRETA. a) Na viso de Marx e Engels, e do materialismo histrico que lhes seguiu, a religio, obra humana, um mau, pois que alienaria os homens quanto realidade na qual viveriam, no lhes permitindo reagir smazelas da dominao de classe. b) Para Durkheim a religio um fato social, o qual tem como funo social aprimorar a solidariedade interna do grupo e, com isto, favorecer a prpria coeso da sociedade. c) Na compreenso de Weber o que importa na religio esta servir dinmica da mudana social, deste modo no analisa a religio em busca da harmonia social. d) A religio, de todo modo, pode ser vista como um dos componentes presentes, ao longo da histria, nas diferentes culturas e povos, criando e orientando-lhes em suas cosmologias e cosmogonias. e) As alternativas acima esto todas erradas.

3- Nas ltimas dcadas desenvolveu-se um debate acirrado no interior das Cincias Sociais referente importncia da categoria trabalho no mundo contemporneo. Neste sentido, alguns autores chegaram aafirmar que esta era uma categoria em processo de extino e, que devido a isso, no mereceria ateno sociolgica. Contudo, a histria vem demonstrando o oposto. No meio da inconstncia econmica vivenciada, a organizao do trabalho tornou-se tema central entre aqueles que buscam solues para a crise. No suficiente, a tentativa de abandonar a referida categoria tambm no conseguiu eliminar seu aspecto ontolgico, ou seja, sua importncia na formao dos homens. Sobre a categoria trabalho correto afirmar que: a) conceitualmente, trabalho, emprego e ocupao podem ser considerados a mesma coisa, pois se referem a um mesmo fenmeno. b) a revoluo tecnolgica e as transformaes nos modelos de gesto inevitavelmente levaro a extino do trabalhador produtivo. c) na concepo de mile Durkheim a diviso do trabalho apenas gera individualidade e no possibilita nenhuma outra forma de organizao social. d) a diminuio do nmero de trabalhadores atuando nas indstrias vem sendo acompanhada pelo aumento da importncia de outros setores da economia, como o de servios e o informal. e) o modelo de trabalho desenvolvido nas indstrias Ford e que foi brilhantemente representado por Chaplin no filme Tempos Modernos pode ser considerado extinto na atualidade. 4- Nas ltimas dcadas desenvolveu-se um debate acirrado no interior das Cincias Sociais referente importncia da categoria trabalho no mundo contemporneo. Neste sentido, alguns autores chegaram aafirmar que esta era uma categoria em processo de extino e, que devido a isso, no mereceria ateno sociolgica. Contudo, a histria vem demonstrando o oposto. No meio da inconstncia econmica vivenciada, a organizao do trabalho tornou-se tema central entre aqueles que buscam solues para a crise. No suficiente, a tentativa de abandonar a referida categoria tambm no conseguiu eliminar seu aspecto ontolgico, ou seja, sua importncia na formao dos homens. Sobre a categoria trabalho correto afirmar que a) conceitualmente, trabalho, emprego e ocupao podem ser considerados a mesma coisa, pois se referem a um mesmo fenmeno. b) a revoluo tecnolgica e as transformaes nos modelos de gesto inevitavelmente levaro a extino do trabalhador produtivo. c) na concepo de mile Durkheim a diviso do trabalho apenas gera individualidade e no possibilita nenhuma outra forma de organizao social.

d) a diminuio do nmero de trabalhadores atuando nas indstrias vem sendo acompanhada pelo aumento da importncia de outros setores da economia, como o de servios e o informal. e) o modelo de trabalho desenvolvido nas indstrias Ford e que foi brilhantemente representado por Chaplin no filme Tempos Modernos pode ser considerado extinto na atualidade. 5-Como a lei limitou a vida das muulmanas no Ir, pas quase liberal perto do Afeganisto, dominado pelo Talib. Em pblico, as mulheres devem cobrir-se dos ps cabea, sob pena de chibata ou priso, sendo que apenas o rosto pode ficar visvel. No podem participar de atividades sociais com homens solteiros ou que no sejam parentes. Em edifcios pblicos, usam entradas separadas das dos homens. S podem viajar com autorizao expressa do marido. Precisam de permisso do pai ou de out ro homem responsvel para se casar. Podem praticar alguns esportes, como futebol ou tnis, desde que vestidas com o xador, e nunca na presena de homens. Esto sujeitas ao apedrejamento em caso de adultrio. Se doentes, tm de ser atendidas por outras mulheres. Mulheres divorciadas raramente ficam com os filhos. (COMO a lei..., 2001, p.70). A partir da anlise do quadro em evidncia e considerando os estudos sobre etnocentrismo, identifique com V ou com F, conforme sejam verdadeiras ou falsas as afirmativas. ( ) Os grupos internos so etnocntricos de modo que toda nao moderna possui, em maior ou menor grau, uma concepo etnocntrica de si mesma. ( ) O fato de, em muitas regies, as mulheres serem tratadas to somente como seres inferiores representa por si s uma caracterstica etnocntrica. ( ) A discriminao, a violncia e a agressividade verbal so consideradas formas de expresso de etnocentrismo. A alternativa que contm a sequncia correta, de cima para baixo, a A) V V V D) F V F E) V F V B) V V F C) F F V

You might also like