You are on page 1of 22

PROPOSTA DE INCLUSO DA GINSTICA GERAL (Ginstica para Todos) NAS AULAS DE EDUCAO FSICA ESCOLAR.

1
PROPOSAL FOR INCLUSION OF GENERAL GYMNASTICS (Gymnastics for All) IN THE LESSONS OF PHYSICAL EDUCATION SCHOOL.

Rocha C.G.R, Menezes L.M, Rocha M.B, Costa W.S2 RESUMO As ginsticas so tcnicas de trabalho corporal que, de modo geral, assumem um carter individualizado com finalidades diversas. Uma vez problematizada dentro do contexto das aulas de Educao Fsica escolar, a ginstica tem como um de seus objetivos proporcionar ao aluno o seu auto conhecimento corporal promovendo assim a sua autonomia motora. Devido s ocorrncias histricas em que o eixo temtico da ginstica foi submetido, foi despertada a curiosidade em saber o porqu esta prtica vem sendo cada vez mais esquecida dentro da gama de contedos das aulas de Educao Fsica escolar. Visando sanar essa deficincia, o estudo ir mostrar vrias experincias realizadas com a ginstica geral (ginstica para todos) a fim de indicar os caminhos que educador fsico deve seguir para que desta forma haja a disseminao deste contedo dentro das aulas de Educao Fsica. Contudo, o presente trabalho de reviso bibliogrfica tem como objetivo o resgate desta to importante ferramenta educacional, desenvolvendo assim uma proposta de aplicao terica e prtica dos fundamentos da ginstica geral (ginstica para todos) dentro do contexto das aulas de Educao Fsica escolar, contribuindo desta forma para o aperfeioamento profissional dos professores de Educao Fsica. Palavras-Chave: ginstica escolar; criana; esporte. ABSTRACT The gymnastics are technical body of work that, in general, are an individual character with different purposes. Once experienced within the context of physical education classes in school, the gym has as one of its objectives to provide its student body self knowledge thus promoting their autonomy motor. Due to historical events in which the thematic axis of gymnastics was referred, was aroused the curiosity to know why this practice has been increasingly forgotten within the range of content of physical education classes in school. To remedy this shortcoming, the study will show several experiences with the general gymnastics (gymnastics for all) in order to indicate the ways that physical educator should follow this way so that there is the spread of this content within the lessons of Physical Education. However, this work of literature review aims to the rescue of this important educational tool, thus developing a proposal for the application of theoretical and practical foundations of general gymnastics (gymnastics for all) within the context of physical education classes in school, thus contributing to the training of teachers of Physical Education. Word-key: school gymnastics, child, sport.
1

Artigo apresentado disciplina Metodologia do Trabalho Cientfico II, sob orientao da Professora Elenice Faccion. 2 Acadmicos do curso de Educao Fsica da UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTNIO CARLOS UNIPAC, Faculdade de Educao e Cincias Sociais de Ribeiro das Neves, MG.

2 1.0 INTRODUO

A ginstica um termo amplo que pode abarcar uma infinidade de prticas corporais, que incluem desde as atividades fsicas, com ou sem material, praticadas informalmente, sem sistematizao, at os exerccios fsicos, praticados regularmente e de forma sistemtica, com controle de intensidade, durao, e intervalo, como a caminhada, as corridas e a musculao. Nesse contexto esto includas tambm as ginsticas desportivas, todas elas j esportivizadas, como a Ginstica Geral (Ginstica para Todos), Artstica, Rtmica, Aerbica, Acrobtica e de Trampolim. Todas elas tm em comum a arte de exercitar o corpo.
As ginsticas so tcnicas de trabalho corporal que, de modo geral, assumem um carter individualizado com finalidades diversas. Por exemplo, pode ser feita como a preparao para outras modalidades, como relaxamento, para manuteno ou recuperao da sade ou ainda de forma recreativa, competitiva e de convvio social. Envolvem, ou no a utilizao de materiais e aparelhos, podendo ocorrer em espaos fechados, ao ar livre e na gua. Cabe ressaltar que um contedo que tem uma relao privilegiada com Conhecimentos sobre o corpo, pois, nas atividades ginsticas, existem varias tcnicas de ginstica que trabalham o corpo de modo diferente das ginsticas tradicionais (de exerccios rgidos, mecnicos e repetitivos), visando percepo do prprio corpo: ter conscincia da respirao, perceber relaxamento e tenso dos msculos, sentir as articulaes da coluna vertebral (BRASIL, 1998, p 48)

A prtica da ginstica durante as aulas de Educao Fsica escolar est praticamente extinta, devido uma srie de fatores que dificultam o desenvolvimento desse eixo temtico. A ginstica , portanto, um conhecimento identificador da rea da Educao Fsica, devendo ser problematizado no currculo tanto na sua fase inicial (educao infantil) quanto na sua fase final (ensino mdio). A ginstica geral na escola pode se dar por meio de diversas manifestaes gmnicas, mas neste estudo escolhemos a (ginstica para todos) porque a vemos como uma forma especial de educar, uma vez que ela no estilizada. 3K Por no ter uma finalidade competitiva, a motivao acontece pela autosuperao, e no pela superao do outro. Ela possibilita o desenvolvimento de trabalhos com grupos mistos ou heterogneos, em termos de desempenho e habilidades. O estudo e a vivncia da ginstica geral envolvem o conhecimento sobre as diversas formas de exercitar e conhecer o prprio corpo. Por isso, consideramos a ginstica uma prtica cultural, legtima de ser problematizada e vivenciada nas aulas de

BRASIL.Parmetros curriculares nacionais: Educao Fsica. Braslia: MEC: Secretaria de educao fundamental, 1998.

3 Educao Fsica. A ginstica geral tem como objetivo o resgate da prtica dos atos gmnicos numa perspectiva inclusiva, incentivando a descoberta de novas possibilidades de movimento corporal com ou sem a utilizao de aparelhos ou materiais alternativos. Sendo assim, o estudo de reviso bibliogrfica tem como objetivo mostrar diversas propostas pedaggicas indicando os caminhos que o professor de Educao Fsica poder tomar para que o eixo temtico da ginstica seja resgatado dentro do contexto das aulas de Educao Fsica escolar. Portanto, aps a anlise bibliogrfica, foi confeccionada uma proposta terica e prtica levando ao conhecimento do educador fsico as maneiras em que se pode trabalhar com ginstica geral (ginstica para todos) desde o ensino infantil at o ensino mdio.

4 2.0 DESENVOLVIMENTO 2.1 HISTRIA DA EDUCAO FSICA E ORIGENS DA GINSTICA.

Durante muito tempo as aulas de Educao Fsica na escola foram sinnimas de aula de ginstica, prtica que fundamentava a incluso da Educao Fsica no currculo escolar, tendo como discurso principal a promoo da autonomia motora e formao humana do educando. Resende4 enfatiza que a importncia da Educao Fsica para o processo de formao global do homem vm travando uma luta histrica que, at a dcada de setenta, se dava no sentido de introduzir e fazer cumprir de fato a obrigatoriedade dessa atividade no mbito escolar. J, a partir dessa poca, a luta passou a se dar no sentido de manter o "status" efetivamente adquirido de disciplina curricular, reivindicando-se, inclusive, o mesmo tratamento daquelas disciplinas tradicionalmente consolidadas (ou seja, a Matemtica, o Portugus, as Cincias, etc), sem se discutir, no entanto, a questo da sua legitimidade. Esse quadro retrata, em alguma medida, a tradio das sociedades que se sustentam no postulado da normatizao legal (via de regra so regimes autoritrios). Essa uma caracterstica tradicional da sociedade brasileira em que a prtica legislativa tem sido criticada pela sua dimenso irrealstica e antecipadora, na medida em que as leis so sancionadas sem que haja condies favorveis de implantao e exeqibilidade. Portanto, tenta-se constituir o real a partir das imposies legais; e no campo pedaggico, formulam-se as teorias para serem impostas no mbito da prtica. Segundo Kunz 5, o contedo da Educao Fsica no muda quando levamos em considerao as formas naturais de conhecimento corporal atravs dos movimentos, pois no contexto escolar a mesma est inserida no esporte, jogo, dana, ginstica, e lutas, o que se pode chamar de Cultura Corporal de Movimento. O que muda na verdade so as formas de conceb-lo e ensin-lo; estas sim, quase no so conhecidas dos professores. O esporte, por exemplo, dificilmente deixar de ser o contedo hegemnico

RESENDE, Guerra Reflexes sobre algumas contradies da educao fsica no mbito da escola pblica e alguns caminhos didticos pedaggicos na perspectiva da cultura corporal - Biblioteca Virtual. Disponvel em: http:// www.usp.br/eef/rpef/v11n1/v11n1p63.pdf. Acesso em 07 Abr. 2008 s 15h14min.
5

KUNZ, E - Transformao didtica pedaggica do esporte. Iju: UNIJU, 1994.

5 da Educao Fsica. De acordo com Rangel-Betti 6, encontrar formas de ministr-lo favorecendo o aprendizado e o crescimento do aluno o grande desafio. De acordo com Soares7
a ginstica do sculo XIX revelou-se como uma forma singular de educao do corpo. Expressa uma concepo de limpeza no s corporal, mas oral e social, dadas as justificativas que foram elaboradas ao redor de sua aplicao.

Aceita pelos crculos cientficos e reconhecidos pelos intelectuais da poca, a ginstica afirmou-se como parte da educao do corpo ao reformular radicalmente seus princpios tomando como ponto de partida os parmetros fornecidos pela cincia. Passa a ser veiculada, ento, como conjunto de normas de bem viver. desse modo, devolvida populao como forma correta de ensinar o corpo a adquirir foras, preserv-las e assim preservar as foras de uma sociedade. 8 Segundo Paiva9 ao longo do sculo XIX, a ginstica configura-se a partir da integrao de diferentes maneiras de sentir, pensar e agir culturalmente circunscritas. Ainda que tenha apresentado formulaes especficas e adaptaes sucessivas, estas no se colocaram como objeto verdadeiramente conflitante entre as sistematizaes. Partilharam a dimenso poltica (engajar-se num mesmo processo de construo das naes) colaborando com a construo de condutas condicionadas por uma disciplina prpria, em ltima instncia aos interesses do capital. Lorenzini10 enfatiza que no Renascimento, a atividade corporal passou a ser uma parte importante da Educao, para um dado segmento social, com programas de exerccios de equitao, corridas, saltos, esgrima, jogos com bolas, os quais eram praticados plos alunos, todos os dias ao ar livre e sem limite de tempo. Este perodo retomou os ideais clssicos da antigidade ressignificando a ginstica, a qual passou a ser compreendida como exerccios fsicos em geral tais como corridas, lanamentos,

RANGEL-BETTI, I.C. - Reflexes a respeito do esporte como meio educativo em aulas de Educao Fsica escolar. Kinesis, n.15, p.37-43, 1997.
7

SOARES, Carmem Lucia-Imagens da Educao do corpo: estudo a partir da ginstica francesa do sc. XIX. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CINCIA DO ESPORTE, 10. GOINIA, 1997. p.204
8

SOARES,Carmem Lucia-Imagens da Educao do corpo: estudo a partir da ginstica francesa do sc. XIX. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CINCIA DO ESPORTE, 10. GOINIA, 1997.
9

PAIVA, Fernanda Simone Lopes de. Ginstica/Educao Fsica: aproximaes historiogrficas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CINCIAS DO ESPORTE, 10. Goinia, l997. p.97.
10

LORENZINI, Ana Rita - O contedo ginstica em aulas de educao fsica escolar - Biblioteca Virtual. Disponvel em: http://www.ginasticas.com/conteudo/gimnica/gin_ginastica/ginastic...m_aulas_de_ef_escolar.pdf. Acesso em 12 Abr. 2008 s 09h14min.

6 saltos, lutas, denominados de exerccios atlticos ou desportos. O perodo renascentista foi caracterizado como sendo uma sociedade de transio entre o Feudalismo e o moderno Capitalismo marcado por tentativas de organizao comunitria, destacando-se o Humanismo na concepo de dignidade e valor de vida humana na terra. Favoreceu as trocas de mercadorias em feiras, com destaque para festas de rua, as quais marcaram o incio da decadncia do auge da escravido no sentido da servido do servo. Esta populao conquistou um espao de liberdade e tempo livre expressandose mediante a prpria cultura vivenciada ao longo dos tempos. A ginstica prtica continua utilizada como exibio corporal com conotao de diverso, espetculo, entretenimento, arte. De acordo com Soares11 no sculo XVIII, com o advir de uma nova ordem social ligada modernidade e a cincia moderna, a medicina interessada num movimento em prol do desenvolvimento do Estado Nacional e da educao, passa a trabalhar uma outra viso de corpo, associada idia de movimento como forma de manter e promover a sade, objetivando o desenvolvimento integral das potencialidades do homem. Neste rumo surge a Educao Fsica no ambiente escolar materializada, inicialmente e prioritariamente, pela ginstica moderna e legitimada pela dimenso biolgica do fazer corporal. Freire12 nos alerta que o conhecimento da Ginstica possui significados e vem sendo ressignificado pela humanidade. O mesmo se constitui e constitudo nas contradies do trabalho, do estudo e tempo livre, nos diferentes segmentos sociais e institucionais, dos distintos projetos vividos pelo ser humano ao longo dos perodos histricos. Situamos um percurso temporal visando compreender relaes e nexos da historicidade do contedo. J no pensamento de Soares13 , os mtodos ginsticos modernos apresentam finalidades semelhantes: regenerar a raa, promover a sade, desenvolver a vontade, a fora, a coragem, a energia de viver servindo ptria nas guerras e nas indstrias, desenvolvendo a moral. Logo, destaca-se que no sculo XIX, as intervenes em prol da Ginstica / Educao Fsica so de cunho utilitrio centrando sua nfase na sade, nas

11

SOARES, C. L. (1998). Imagens da educao no corpo: estudo a partir da ginstica francesa no sculo XIX. Campinas, SP: Autores Associados.
12

FREIRE, P. (1987). Pedagogia do Oprimido. RJ, Paz e Terra.

13

SOARES, C. L. (1998). Imagens da educao no corpo: estudo a partir da ginstica francesa no sculo XIX. Campinas, SP: Autores Associados.

7 propores do corpo, nos exerccios fsicos, no desenvolvimento fsico, mediante objetivos fsicos e parmetros anatomo-fisiolgicos. Pois Guts Muths14, um dos fundadores da ginstica na Alemanha, assim se expressa sobre o que deve dar fundamento ginstica:
Eu bem sei que uma verdadeira teoria da ginstica dever ser fundamentada sobre bases fisiolgicas que a prtica de cada exerccio ginstico dever ser calculada segundo a constituio de cada individuo (GUTS MUTHS, citado por MARINHO, 2003 p. 119).

Segundo Soares et al. vinculada

15

, a saber: apresenta relevncia social por estar

... a explicao da realidade social concreta e oferecer subsdios para a compreenso das determinantes scio-histricos do aluno... Como muitas de suas variaes representam avanos da cincia e da tcnica, o alunado passa a ter acesso ao que h de moderno na contemporaneidade, adequando-se as possibilidades scias cognocitivas discente.

Langlade & Langlade

16

(1970), do seu desenvolvimento e sistematizao

surgiram escolas (francesa, alem), movimentos (norte, oeste) e linhas. Desta forma, podemos reconhec-la de maneira mais ampla no rol das atividades humanas corporais, a partir de duas bases (apoios e giros) e de cinco fundamentos (equilibrar, saltar, rolar/ girar, balanar/ embalar, suspender/ trepar) segundo o Coletivo de Autores. Estudos mostram que hoje h aproximadamente 33 tipos de ginstica (Dieckert), originadas das bases e dos fundamentos supracitados. Langlade17 apresenta a ginstica moderna como sendo decorrente: do aumento das horas de trabalho nas indstrias, o qual canalizava para a especializao, para a fragmentao da produo e o condicionamento do mover-se; do aumento de horas de estudo sob uma ordem e disciplina geradoras de imobilidade; diminuio de tempo livre e aumento de aglomeraes urbanas reduzindo o espao fsico para as prticas atlticodesportivas; da esbelta beleza grega como modelo ideal de corpo esculpido por uma vida dedicada ao desporto como agente de educao, sade e lazer. Diante destes fatos evidencia-se que o autor tem por base o discurso da medicina, legitimando a presena da Ginstica / Educao Fsica tambm na escola.
14

MARINHO, I.P. Histria geral da educao fsica. 2.ed. So Paulo: editora Alnea, 2003.

15

SOARES, Carmem Lcia, TAFFAREL, Celi Neuza et al. Metodologia do Ensino da Educao Fsica. So Paulo, Ed. Cortez, l992. (Coleo Magistrio Segundo Grau)p 197.
16

LANGLADE, A.; LANGLADE, N. R. Teoria general de la gimnasia. Buenos Aires, ARG: Stadium, 1970.
17

LANGLADE, A.; LANGLADE, N. R. Teoria general de la gimnasia. Buenos Aires, ARG: Stadium, 1970.

8 Ainda segundo Langlade


18

as Escolas ou Mtodos ginsticos da modernidade

foram originados em Estados que lhes deram o nome de origem e que determinaram a sistematizao da ginstica com base nos estudos dos seus educadores e/ou cientistas. J, o Movimento Ginstico Europeu foi caracterizado por elementos comuns a certas correntes de pensamento que ultrapassaram fronteiras estaduais e tornaram-se predominantes luz de uma cincia e de uma pedagogia que fundamentaram as prticas internacionais, fomentadas por intercmbios, pelas competies, por eventos pedaggicos, cientficos e tcnicos. O referido movimento visou opor-se a Ginstica das Escolas ou Mtodos ginsticos, mais precisamente ao carter analtico, segmentao do movimento, interpretao objetiva e esttica, centradas em posturas e atitudes moralistas gerando uma prtica estilizada e direcionada para fins direcionados sade e esttica/beleza. Elegeu-se a forma natural, a movimentao total, criando com a evoluo desta idia, a Ginstica Orgnica. Com esta foi criada a base da Ginstica Feminina Moderna, atual Ginstica Rtmica que foi amplamente estudada por pedagogos interessados pela rea escolar. Passou-se a buscar a universalizao dos conceitos ginsticos, atribuindo-se mesma os fins competitivos tendo como marco fundamental realizao das Lingadas em Stocolmo, desencadeando o processo de esportivizao e universalizao do conhecimento. O evento possibilitou aos pedagogos especializados observar, comparar e discutir as formas ginsticas, as tcnicas de execuo dos exerccios iniciando um tempo de influncias recprocas e universalizao de conceitos.

18

LANGLADE, A.; LANGLADE, N. R. Teoria general de la gimnasia. Buenos Aires, ARG: Stadium, 1970.

9 2.2 GINSTICA GERAL/GINSTICA PARA TODOS NA ESCOLA

A ginstica escolar tem como objetivo expor o aluno experincias de movimentos que contribuam para o desenvolvimento da compreenso a cerca de si mesmo, do outro e do mundo, desenvolvendo assim as suas capacidades e padres motores fundamentais, a fim de tornar-lo disponvel e a vontade para se relacionar com o mundo ao seu redor, tendo como eixos norteadores a aptido fsico motora, habilidades motoras, conscincia corporal, espacial, direcional, temporal. Bertoline et al
19

ressaltam que devido as suas caractersticas principais, a

ginstica geral (ginstica para todos), apresenta-se como sendo a ideal para o trabalho com a ginstica na escola. Esta tem como caractersticas: a fuso de todos os

fundamentos dos mais variados tipos de ginsticas, do teatro, da dana, da capoeira, dos elementos circenses e de outros elementos da cultura corporal, com ou sem utilizao de materiais. Pode se dar a partir dos saberes inscritos na cultura popular, nos saberes filosficos, nos saberes artsticos e tambm nos saberes cientficos. Alm do mais, deve permitir a participao de todos e o respeito aos limites individuais e coletivos. A Educao Fsica escolar abrange diversos saberes, dentre os quais encontramos a ginstica, que quando desenvolvida dentro do contexto das aulas de Educao Fsica escolar, pode permitir a experimentao de possibilidades corporais, promovendo a autonomia motora e a formao humana quando tratada por meio de uma prtica educacional que leve o aluno a uma ao crtica e significativa para seu ncleo social. A escolha da ginstica geral (ginstica para todos) que, segundo os estudos de Ayoub, encontra relaes diretas com o ensino aberto (metodologia da escola novista), sobretudo no que se refere ao trabalho em relao ao rompimento com a padronizao de movimentos tcnicos e (re) significao do campo gestual, por ser tratar de uma manifestao gnica ideal para as experincias de ensino que visem apenas a prtica gmnica como forma de prazer e ludicidade. 20 A pedagogia que deriva da dialtica apresenta como primeiro passo identificar a prtica social dos sujeitos. Nesse sentido, professor e alunos tomaro conscincia sobre essa prtica levando-os a buscar um conhecimento terico acerca desta realidade
19

BERTOLINI, C.M. Ginstica Geral na escola: Uma proposta pedaggica desenvolvida na rede estadual de ensino. Dissertao (Mestrado) - Faculdade de Educao Fsica, Universidade Estadual de Campinas. Campinas-SP, 2005. Biblioteca Virtual. Disponvel em: http:// www.efdeportes.com/efd116/aginastica-geral-na-educacao-fisica-escolar.htm. Acesso em 15 Mai. 2008 s 13h07min.
20

AYOUB, Eliana. Ginstica Geral e Educao Fsica escolar. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2003.

10 para que assim possam obter uma reflexo sobre a sua prtica cotidiana. O segundo passo consiste em teorizar sobre a prtica social buscando um suporte terico que desmistifique, explicite, descreva e explique essa realidade, possibilitando assim que se passe para alm do senso comum, tendo uma nica explicao da realidade e busque os conceitos cientficos que permitiro a compreenso crtica da realidade em todas as suas dimenses. O terceiro passo consiste em retornar a prtica para transform-la, pois aps utilizar-se de conceitos cientficos no processo de teorizao, o educando poder adquirir em seu pensamento uma nova perspectiva da realidade, podendo ter uma posio diferenciada em relao a sua prtica. 21 Assim, a ginstica geral (ginstica para todos) pode apresentar-se como uma rica forma de expresso e manifestao corporal aliada a um trabalho desenvolvido e embasado em uma teoria pedaggica crtica e progressista, destacando a possibilidade de criao e participao efetiva do educando por meio da sua experincia de vida. Tambm poder contribuir significativamente para o desenvolvimento do aluno, pois partindo do que a criana j sabe sobre este tema, poder propor novos conhecimentos e desafios, ou seja, sair da zona de desenvolvimento real e incidir na zona de desenvolvimento potencial dos educandos. 22 Ayoub23 nos diz que a ginstica nas aulas de Educao Fsica escolar est praticamente extinta, devido a uma srie de fatores que dificultam o desenvolvimento desta, entre os quais a ausncia de conhecimento do professor sobre esse tema. Sendo assim, necessrio buscar sadas para reverter esse processo, j que, como parte integrante do conjunto de contedos, caracteriza-se como um conhecimento de importncia indiscutvel e que no pode ser simplesmente abandonado na instituio escolar. Em sua tese de doutorado, Rinaldi apresenta a ginstica como rea de conhecimento na formao profissional em Educao Fsica, investigando assim os saberes gmnicos necessrios atuao profissional, para a construo de uma proposta de estruturao da rea de conhecimento da Ginstica para os currculos dos Cursos de Educao Fsica. Em seu estudo participaram 13 professores doutores que trabalham h,

21

GASPARIN, Joo Luiz. Uma didtica para a pedagogia histrico-crtica. Campinas, SP: Autores Associados, 2002.
22

FREIRE, Joo Batista. Educao de corpo inteiro. So Paulo: Scipione, 1989.

23

AYOUB, E. A Ginstica Geral no Contexto Escolar. In I frum internacional de Ginstica Geral. 2003 p. 30-35.

11 no mnimo, dez anos com disciplinas da rea da Ginstica e que tm produo significativa nesta rea, representando, desta forma, os docentes que atuam nos cursos de Formao Profissional de Educao Fsica do Brasil. Os resultados da investigao indicaram os conhecimentos gmnicos necessrios atuao do professor/profissional de Educao Fsica, os quais foram discutidos valendo-se do olhar da pesquisadora e do referencial terico que sustenta o estudo, buscando estabelecer as relaes com a formao inicial e as necessidades emergentes na sociedade. Foi apresentada uma proposta de estruturao da rea de conhecimento da Ginstica para os currculos dos cursos de Educao Fsica (licenciatura e graduao), construda segundo os limites e possibilidades encontrados na coleta dos dados e nas novas diretrizes curriculares para a rea. Foram apontados possveis caminhos para o trato com o conhecimento gmnico na formao de professores, tendo em vista que as necessidades sociais atuais pedem novos encaminhamentos educacionais e, como conseqncia, sugerem s Instituies de Ensino Superior um novo professor, capaz de lidar com as novas realidades da prtica docente. Sugere-se que novos estudos aconteam na rea, a fim de concretizar a proposta que ora se apresenta e poder, assim, contribuir para uma mudana significativa na Formao Profissional em Educao Fsica. 24 Oliveira25 relata que experincias com a ginstica geral (ginstica para todos) foram desenvolvidas em uma escola da rede pblica/estadual na cidade de Maring-PRBrasil, no ano de 2006. Doze aulas de ginstica geral (organizadas de forma geminadas), trabalhadas sob a tica da pedagogia histrico-crtica, foram aplicadas para uma turma de 1 srie do ensino fundamental, conforme espao cedido no horrio regular da Educao Fsica pela direo da instituio. Essas aulas, mesmo em nmero de oito, atenderam ao objetivo proposto para a pesquisa, levando em considerao a realidade da Educao Fsica brasileira que, em sua maioria, possui 68h anuais a serem distribudas entre os conhecimentos da rea. Os momentos de interveno foram registrados a partir de um dirio de anotaes elaborado ao final de cada aula, destacando os pontos principais ocorridos durante a mesma, bem como as reflexes a respeito dos conhecimentos e mtodos tratados na aula, buscando identificar dificuldades e possibilidades na relao com a ginstica geral/ginstica para todos, bem
24

RINALDI, Ieda Parra Barbosa - A ginstica como rea de conhecimento na formao profissional em educao fsica: encaminhamentos para uma reestruturao curricular tese de doutorado apresentado a: Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educao Fsica em 2005 . Biblioteca Virtual. Disponvel em: http:// libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000349849. Acesso em 20 Abr. 2008 s 00h32min.
25

OLIVEIRA, Amauri A. Bssoli de. Metodologias emergentes no ensino da Educao Fsica. Revista da Educao Fsica/UEM, v.8, n 1, p 21-27, 1997.

12 como seu envolvimento com esse conhecimento gmnico. As observaes voltaram-se para experincias gmnicas na pedagogia histrico-crtica e para "comentrios" realizados pelos alunos durante as aulas, sobretudo aqueles que retratassem a realidade acerca do conhecimento que tinham sobre ginstica e formas de realiz-la. Os depoimentos extrados dos relatrios foram aqueles que se relacionam diretamente ao entendimento de ginstica e s experincias obtidas durante os encontros. Alm da atuao do professor direto com os alunos h propostas de capacitao para professores de Educao Fsica inserirem a ginstica geral (ginstica para todos) no contexto de suas aulas de acordo com o trabalho de doutorado de Ayoub, desenvolvido com professores da rede pblica de ensino da regio de Campinas. Segundo a autora a maioria dos professores nunca tinha ouvido falar em ginstica geral (ginstica para todos) e raramente abordavam o contedo de ginstica em suas aulas. Relata ainda que aqueles que utilizaram estes contedos o faziam como sinnimos de exerccios preparatrios, pondo-se como modelos para seus alunos.
26

A ginstica escolar deve oportunizar o conhecimento de movimentos que possam permitir a participao de todos de forma inclusiva e no seletiva. Tratada numa dimenso conceitual, permite aos alunos compreenderem a evoluo da ginstica, sua histria, origem, conceitos e contextos, como tambm, podem aprender a relacionar os conhecimentos da ginstica, presentes em outras prticas da cultura corporal. Como processo de aquisio de novos movimentos e conhecimentos, de uma forma que permita a transformao e a recriao, na escola, deve-se buscar como resultado uma performance possvel, considerando se a individualidade biolgica de cada discente.27 O fato de que os atos gmnicos pertencem ao cnone das modalidades esportivas escolares bastava para legitimar a ginstica como tema para aula. A ginstica pertence s tradies de movimento transmitidas historicamente e a tarefa da Educao Fsica como capacitar os alunos a obter e divulgar esta tradicional forma de movimento. No fim da dcada de 60 a discusso curricular exigia e recolocava, entre outros, como premissa bsica para uma reviso dos planos de ensino, a pergunta sobre a legitimao das matrias e contedos das aulas. 28
26

KOREN S.B.R. E NISTA-PICCOLO V. Atividade de Ginstica Geral na escola educao infantil4 serie do ensino fundamental. In Anais I Frum Internacional de Ginstica Geral, 2001. p. 141-144. Biblioteca Virtual. Disponvel em: www.unipinhal.edu.br/movimentopercepcao/include/getdoc.php?id=96 Acesso em 11 Jun. 2008 s 07h03min.
27

AYOUB, Eliana. Ginstica Geral e Educao Fsica escolar. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2003.
28

STRAMANN- HILDEBRANT, R. Concepes de aulas abertas no ensino da educao fsica. RJ: Ao Livro Tcnico, 1986.

13 Os conhecimentos da ginstica, juntamente com outros conhecimentos escolares, devero contribuir para que o aluno possa constatar, interpretar, compreender, explicar e intervir de maneira crtica e autnoma na realidade social em que vive, orientado por um projeto histrico que supere as contradies do mundo capitalista, tendo como horizonte teleolgico a formao completa do educando. Transformando assim, as aulas de Educao Fsica em um laboratrio prtico de estudos e pesquisas sobre o desenvolvimento morfofuncional, social e humano. 29 Portanto, este programa estaria dirigido a um espectro amplo de educadores incluindo tcnicos e professores. Ele tem grande valor, principalmente no sistema escolar que necessita de revitalizao e reorientao, uma vez que os mtodos tradicionais (nfase na habilidade especfica) vm se revelando inadequados e/ou ineficientes. Como o programa destaca a Atividade Ginstica ao invs do Esporte Ginstica, os tcnicos e professores so encorajados a ensinar os Padres de Movimentos que so fundamentais e inerentes a todas as formas de ginstica, em vez de se deixarem atrair para o ensino prematuro das habilidades de ginstica de competio. A forma de trabalho do programa para a Atividade Ginstica se afasta da forma de trabalho tradicional orientada para as habilidades especficas, e se afasta tambm dos usos rigidamente definidos de aparelhos de ginstica. Ela se dirige a uma orientao de Padres Bsicos de Movimento (PBM) atravs do emprego diversificado e diferente dos equipamentos, no se limitando s regras e normas estabelecidas pelo Esporte Ginstica com relao sua utilizao. 30 A Abordagem Educacional para a ginstica surgida no Canad, sob a base filosfica de FUNFITNESS FUNDAMENTALS revelou-se significativamente efetiva no ambiente escolar se analisada sob alguns aspectos. Levando em considerao os aspectos psicolgicos, de motivao e emocionais, poderia se afirmar que uma forma de trabalho que enfatiza o desenvolvimento das crianas baseando-se nesses aspectos. Ou seja, atravs dos resultados da mudana das crianas em relao ao interesse, imagem e gosto pela ginstica foram verificados resultados positivos, podendo-se afirmar que elas se tornaram mais interessadas e motivadas continuidade da prtica da ginstica, que perdeu o preconceito de atividade difcil. Atravs da comparao do Pr e Ps-testes, pde-se observar que houve uma melhora nos diferentes nveis de

29

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de Educao Fsica. So Paulo: Cortez/Autores Associados, 1992.
30

COOPER, S.P. Teaching basic gymnastics: a coeducational approach. New York, MacMillan, 1986.

14 performance da habilidade em estudo em todas as crianas. Isso foi sentido pelas prprias crianas e relatado no mtodo que avaliou a opinio das crianas (sen hiki bunseki). Em contrapartida, os resultados da Formao Estrutural das aulas revelaram que as crianas no estabeleceram um objetivo prprio para cada aula, havendo assim a aquisio de novas habilidades motora, fato que seria desejvel segundo Takahashi, Okazawa & Nagai. 31

31

TAKAHASHI, T.; OKAZAWA, S.; NAGAI, K. Sugureta taiikujugyo notameno taiiku gijutsu (tcnica de educao para uma excelente aula de educao fsica). Taiikukyouiku, v.2, p.14-20, 1988. Biblioteca Virtual. Disponvel em: http://www.usp.br/eef/rpef/v11n1/v11n1p63.pdf. Acesso em 11 Jun. 2008 s 07h41min.

15 3.0 CONSIDERAES FINAIS

O referencial terico da abordagem metodolgica do ensino da ginstica geral (ginstica para todos) repleto de exemplos de experincias escolares com o intuito de indicar formas de trabalho com a proposta, alm de apresentar uma base cientfica muito pertinente mostrando que a ginstica serviu como via de acesso para incluso da Educao Fsica na grade curricular escolar, disciplina que durante muitos anos se resumia apenas nesse contedo em especifico (ginstica), uma vez que na ocasio, a mesma era amplamente defendida pelo discurso da medicina por se tratar de uma prtica que visava construo de um corpo saudvel. Entre os conhecimentos que integram a pedagogia da Educao Fsica encontra-se o eixo temtico da ginstica, que quando desenvolvida durante as aulas de Educao Fsica escolar essa prtica corporal pode propiciar condies favorveis de aprendizado e ampliao de repertrio motor a partir do mundo de movimento dos alunos, promovendo a autonomia por meio de uma ao reflexiva e significativa em estreita relao com o cotidiano. A escolha do caminho metodolgico e a formao profissional dos educadores fsicos so de extrema relevncia para que manifestaes gmnicas dem sentido vida do aluno e sua formao, no sendo tratadas apenas em seus aspectos tcnicos. O presente trabalho de reviso literria representou para o grupo uma grande oportunidade de aprofundamento dos conhecimentos especficos da ginstica geral (ginstica para todos) dentro das aulas de Educao Fsica, nos proporcionando uma viso crtica com relao formao do educador fsico. As experincias com ginstica nos mostraram que para a execuo desse contedo nas aulas de Educao Fsica no necessitamos de materiais especficos, e sim, exigido um conhecimento gmnico prvio por parte dos profissionais que lidam ou que pretendem lidar com esse contedo dentro das aulas de Educao Fsica escolar, fato que nos fomentou em uma elaborao de uma proposta de planejamento pedaggico da ginstica geral, tendo como caracterstica fundamental a sua facilidade de aplicao durante as aulas de Educao Fsica escolar, visando dessa forma o resgate desse eixo temtico to importante para o desenvolvimento do ser humano em um contexto global.
32

32

Rocha C.G.R, Menezes L.M, Rocha M.B, Costa W.S Acadmicos do curso de Educao Fsica da UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTNIO CARLOS UNIPAC, Faculdade de Educao e Cincias Sociais de Ribeiro das Neves, MG.

16 4.0 BIBLIOGRAFIA
AYOUB, E. A Ginstica Geral no Contexto Escolar. In I frum internacional de Ginstica Geral. 2003 p. 30-35. AYOUB, Eliana. Ginstica Geral e Educao Fsica escolar. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2003. BERTOLINI, C.M. Ginstica Geral na escola: Uma proposta pedaggica desenvolvida na rede estadual de ensino. Dissertao (Mestrado) - Faculdade de Educao Fsica, Universidade Estadual de Campinas. Campinas-SP, 2005. Biblioteca virtual. Disponvel em: http:// www.efdeportes.com/efd116/aginastica-geral-na-educacao-fisica-escolar.htm. Acesso em 15 Mai. 2008 s 13h07min. BRASIL. Parmetros curriculares nacionais: Educao Fsica. Braslia: MEC: Secretaria de educao fundamental, 1998. COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de Educao Fsica. So Paulo: Cortez/Autores Associados, 1992. COOPER, S.P. Teaching basic gymnastics: a coeducational approach. New York, MacMillan, 1986. FREIRE, Joo Batista. Educao de corpo inteiro. So Paulo: Scipione, 1989. FREIRE, P. (1987). Pedagogia do Oprimido. RJ, Paz e Terra. GASPARIN, Joo Luiz. Uma didtica para a pedagogia histrico-crtica. Campinas, SP: Autores Associados, 2002. GLOMB M. A. P. e FUGGI, A ginstica Geral na educao escolar infantil: uma experincia com projetos. In Anais I frum Internacional de Ginstica Geral, 2001 p. 107-111 HILDEBRANDT, Reiner; LAGING, Ralf. Concepes abertas no ensino da Educao Fsica. Rio de Janeiro: Ao Livro Tcnico, 1986. KOREN S.B.R. E NISTA-PICCOLO V. Atividade de Ginstica Geral na escola educao infantil- 4 serie do ensino fundamental. In Anais I Frum Internacional de Ginstica Geral, 2001. p. 141-144. Biblioteca Virtual. Disponvel em: www.unipinhal.edu.br/movimentopercepcao/include/getdoc.php?id=96 Acesso em 11 Jun. 2008 s 07h03min. KUNZ, E - Transformao didtica pedaggica do esporte. Iju: UNIJU, 1994. LANGLADE, A.; LANGLADE, N. R. Teoria general de la gimnasia. Buenos Aires, ARG: Stadium, 1970. LORENZINI, Ana Rita - O contedo ginstica em aulas de educao fsica escolar - Biblioteca Virtual. Disponvel em: http://www.ginasticas.com/conteudo/gimnica/gin_ginastica/ginastic...m_aulas_de_ef_escolar.pdf. Acesso em 12 Abr. 2008 s 09h14min. MARINHO, I.P. Histria geral da educao fsica. 2.ed. So Paulo: editora Alnea, 2003. OLIVEIRA, Amauri A. Bssoli de. Metodologias emergentes no ensino da Educao Fsica. Revista da Educao Fsica/UEM, v.8, n 1, p 21-27, 1997. PAIVA, Fernanda Simone Lopes de. Ginstica/Educao Fsica: aproximaes historiogrficas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CINCIAS DO ESPORTE, 10. Goinia, l997. p.97. RANGEL-BETTI, I.C. - Reflexes a respeito do esporte como meio educativo em aulas de Educao Fsica escolar. Kinesis, n.15, p.37-43, 1997. RESENDE, Guerra Reflexes sobre algumas contradies da educao fsica no mbito da escola pblica e alguns caminhos didticos pedaggicos na perspectiva da cultura corporal - Biblioteca Virtual. Disponvel em: http:// www.usp.br/eef/rpef/v11n1/v11n1p63.pdf. Acesso em 07 Abr. 2008 s 15h14min.

17
RINALDI, Ieda Parra Barbosa - A ginstica como rea de conhecimento na formao profissional em educao fsica: encaminhamentos para uma reestruturao curricular tese de doutorado apresentado a: Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educao Fsica em 2005. Biblioteca Virtual. Disponvel em: http:// libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000349849. Acesso em 20 Abr. 2008 s 00h32min. SOARES, Carmem Lucia-Imagens da Educao do corpo: estudo a partir da ginstica francesa do sc. XIX. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CINCIA DO ESPORTE, 10. GOINIA, 1997. p.204 SOARES, C. L. (1998). Imagens da educao no corpo: estudo a partir da ginstica francesa no sculo XIX. Campinas, SP: Autores Associados. SOARES, Carmem Lcia, TAFFAREL, Celi Neuza et al. Metodologia do Ensino da Educao Fsica. So Paulo, Ed. Cortez, l992. (Coleo Magistrio Segundo Grau)p 197. STRAMANN- HILDEBRANT, R. Concepes de aulas abertas no ensino da educao fsica. RJ: Ao Livro Tcnico, 1986. TAKAHASHI, T.; OKAZAWA, S.; NAGAI, K. Sugureta taiikujugyo notameno taiiku gijutsu (tcnica de educao para uma excelente aula de educao fsica). Taiikukyouiku, v.2, p.14-20, 1988. Biblioteca Virtual. Disponvel em: http://www.usp.br/eef/rpef/v11n1/v11n1p63.pdf. Acesso em 11 Jun. 2008 s 07h41min.

18 5.0 ANEXOS 5.1 MODELO DE AULA DA PROPOSTA DE INCLUSO DA GINSTICA GERAL (Ginstica para Todos) NAS AULAS DE EDUCAO FSICA ESCOLAR. Aula com formato circuito Idade: 7 e 8 anos. Quantidade de alunos: 24, sendo 12 alunos em cada estao. Durao da aula: 50 minutos Estica aqui e puxa ali Lanar e rolar Acerte o alvo Fitas mgicas Campo Minado Brincadeira do M

A estao arte e artimanhas tem como objetivo principal de levar ao aluno o conhecimento dos elementos corporais e acrobticos de uma maneira totalmente ldica.

Arte e Artimanhas

Pula corda. Casa de corda. Corda viva.

De uma maneira alegre e descontrada, as atividades com corda tem como objetivo o aprimoramento das habilidades bsicas, em especial o ato de saltitar

Mundo Fantstico Caminho da cobra. das Cordas Mgicas Cabo de Fora


Carrinho de mo. Brincadeira do relgio.

19

Acadmico

Nome da estao

Tipo de contedo

ESTAO 1 Procedimentos Metodolgicos


Estica aqui e puxa ali Alongar o corpo, aumentando o grau de amplitude articular. Utilizando o corpo de seu colega, vamos descobrir um mundo diferente com criatividade. Lanar e rolar Em duplas, com a utilizao de uma bola e um colchonete, damos inicio a brincadeira, o colega lana a bola e o outro colega rola (realiza movimento corporal), levanta e pega a bola no ar (troca-se de posio).
Ginstica Localizada para Adolescentes do Ensino Mdio.

Recursos Didticos

Processo Avaliativo

12 colchonetes, 5 cones, 4 cordas longas, 12 bolas e 12 arcos, 14 pedaos de fita de (1,5 largura x 150 cm de comprimento)

Arte e Artimanhas

Cntia e Leandro

Acerte o alvo Duas fileiras, ao sinal o colega lana o arco no corpo do outro colega situado a sua frente. O aluno da outra fileira corre e retira. Trocase de posio, todos realizam a atividade. Fitas mgicas Alunos tero um basto de fita e iro realizar alguns movimentos demonstrados pelo professor estimulando as ao mundo da fantasia. Campo minado Amarrar uma corda em dois cones e um colchonete e ao sinal do professor a criana dever realizar vrios rolamentos sem encostar na corda. Brincadeira do M Forma-se um quadrado no espao disponvel, com 12 alunos(forma se um M)cada ponto 2 crianas e cones para marcar as posies. Ao sinal do professor, as 2 crianas que sobraram lanam a bola para os primeiros da fila, e estas crianas que receberam a bola do continuidade ao exerccio. Os alunos que iniciaram a atividade iro fazer varias cambalhotas, no final um dos alunos pega a bola no ar e se deslocam para a 1 posio enquanto ocorre a ltima troca o posicionamento.

Capacidades gmnicas (conhecimento corporal) e motoras em geral.

Atividades de conhecimento corporal.

Ginstica

20

Acadmico

Nome da estao

Tipo de contedo

ESTAO 2 Procedimentos Metodolgicos


Pula corda A criana neste momento se familiariza com a corda, pula corda frontal , passar correndo debaixo da corda.

Recursos Didticos

Processo Avaliativo

Mundo fantstico das cordas mgicas.

Corda viva As crianas devero saltar as cordas que estaro dispostas no cho, tome cuidado, pois a corda pode te pegar.
Ginstica

Caminho da cobra As crianas devero caminhar sobre as cordas dispostas no cho. Cabo de Fora Os alunos entrelaam a corda curta, cada aluno deve puxar a corda para seu lado.

Carrinho de mo Em dupla, o aluno com a corda entrelaada na altura do abdmen devera efetuar a trao, enquanto seu colega segura a corda e efetua a frenagem. Brincadeira do relgio O professor fina no centro girando cada vez mais rpido a corda longa, as crianas devero saltar a mesma.

14 Cordas Curtas e 1 Corda Longa.

Ginstica Localizada para Adolescentes do Ensino Mdio.

Casa de corda A criana forma um circulo com no cho com a corda (casa) ao comando do professor o mesmo devera saltar para as mais diversas direes.

Coordenao motora (saltos) controle motor (equilbrio), reao motora (tomada de deciso).

Atividades com cordas

Wanderson e Michelle

21 5.2 PROPOSTA PEDAGGICA DE INCLUSO DA GINSTICA GERAL (Ginstica para Todos) NAS AULAS DE EDUCAO FSICA ESCOLAR.
NVEL DE ENSINO TEMAS O corpo na ginstica TPICOS
Elementos corporais: pular, correr, girar, andar, equilibrar, escalar, subir, rolar; Utilizao/ manuseio de aparelhos e objetos variados; Tipos das ginsticas enquanto atividade fsica e esporte; Interao corporal e afetividade. Elementos corporais: pular, correr, girar, andar, equilibrar, escalar, subir, rolar; Utilizao/ manuseio de aparelhos e objetos variados; Tipos e caractersticas das ginsticas enquanto atividade fsica e esporte; Interao corporal e afetividade Tipos, caractersticas e fundamentos das ginsticas enquanto atividade fsica e esporte. Origem e histria da ginstica geral/ginstica para todos. Origem e histria das ginsticas; Aplicar os fundamentos de forma criativa, com seqncia de movimentos; Vivenciar alguns exerccios de alongamento, essenciais para a manuteno da sade; Identificar posturas corporais adequadas; Conceituar beleza e esttica; Conhecer algumas alteraes orgnicas durante a realizao de atividade fsica. Ampliar as possibilidades de movimento corporal e de manuseio de aparelhos; Relacionar consigo, com o outro e com o ambiente na perspectiva da cooperao e de forma solidria; Vivenciar tcnicas bsicas dos elementos de ginstica solo, saltos, saltitos, giros; Conhecer as posturas adequadas para as atividades cotidianas; Identificar alguns exerccios de alongamento para grupos musculares especficos; Relacionar o sono, o relaxamento e a respirao, como fatores essenciais para a manuteno da sade. Relacionar a importncia de bons hbitos alimentares e de uma boa hidratao com a manuteno de um corpo saudvel; Conceituar beleza e esttica; Analisar criticamente os padres de beleza que existem em culturas diversas; Analisar algumas alteraes orgnicas ocorridas durante a realizao de atividade fsica. Analisar e discutir os espaos pblicos e privados que garantem a prtica de formas de ginstica nos momentos de lazer.

HABILIDADES
Conhecer o prprio corpo; Identificar as possibilidades de movimento corporal; Vivenciar as possibilidades de movimento corporal na ginstica; Compreender as diferenas dos elementos corporais; Identificar os diferentes aparelhos utilizados na ginstica; Relacionar consigo, com o outro e com o ambiente na perspectiva da cooperao e de forma solidria. Ampliar as possibilidades de movimento corporal e de manuseio de aparelhos; Compreender as diferenas dos elementos corporais e dos corpos reconhecendo as questes de gnero e de habilidades; Relacionar consigo, com o outro e com o ambiente na perspectiva da cooperao e de forma solidria;

Infantil 1 srie do Ensino Fundamental I 02 06 anos

Nvel de ensino 2 4 srie do ensino fundamental I 07 09 anos

Ginstica Geral/ ginstica para todos

O corpo na ginstica

Vivenciar, conhecer e diferenciar os elementos da ginstica (ponte, vela, parada, avio, galope, etc.).

Atividade fsica e sade

Postura e alongamento; Nutrio e esttica; Funcionamento orgnico durante a atividade fsica. Elementos corporais: pular, correr, girar, andar, equilibrar, escalar, subir, rolar; Utilizao/ manuseio de aparelhos e objetos variados; . Interao corporal e afetividade.

Nvel de ensino 5 9 srie do ensino fundamental II 10 14 anos

Ginstica Geral/ ginstica para todos

O corpo na ginstica

Tipos, caractersticas e fundamentos das ginsticas enquanto esporte; Postura e alongamento.

Atividade fsica e sade

Nutrio e esttica; Funcionamento orgnico durante a atividade fsica.

A ginstica como fenmeno sciocultural

Ginstica para o lazer.

22

Desfragmentao da ginstica geral/ginstica para todos em ginstica aerbica, artstica, rtmica, acrobtica e trampolim.

Tipos e caractersticas;

Distinguir e criticar as diferentes modalidades de ginstica; Vivenciar e analisar os diferentes tipos de ginstica esportivas; Conhecer a importncia da avaliao fsica na prtica dessas atividades; Analisar um programa de condicionamento fsico atravs da ginstica. Distinguir atividade fsica de exerccios fsicos;

Tcnicas;

Avaliao fsica;

Condicionamento fsico.

Nvel de ensino 1 3 srie do ensino mdio 15 17 anos

Conceito de ginstica, exerccio fsico e atividades fsicas;

Analisar os tipos, as caractersticas e as finalidades das diversas ginsticas; Distinguir alongamento de flexibilidade;

Tipos, caractersticas e finalidades;

Conhecer a importncia do alongamento e da flexibilidade para a qualidade de vida; Vivenciar e analisar exerccios de alongamento para os diversos grupos musculares; Conhecer os princpios cientficos para a prtica de corridas e caminhadas;

Alongamento e flexibilidade;

Corridas e caminhadas. Vivenciar as corridas e caminhadas como forma de lazer.

O corpo na ginstica

Objetivos da prtica de ginstica (esttica, sade, hipertrofia, condicionamento, dentre outros); Efeitos do exerccio sobre o corpo; Uso de anabolizantes.

Analisar os efeitos da atividade fsica no funcionamento do organismo; Analisar os objetivos da prtica da ginstica; Analisar os riscos e benefcios do uso de anabolizantes.

Ginstica como fenmeno sciocultural

Ginstica escolar, ginstica competitiva e ginstica em academias; Influncias externas na prtica da ginstica; Ginstica para o lazer.

Diferenciar, analisar e criticar as diversas formas de ginstica; Analisar e criticar as influncias externas sobre a prtica da ginstica (mdia, famlia, escola, colegas); Analisar a condio de ginstica como lazer.

You might also like