You are on page 1of 4

FURG - SAP

Experimento um: Medindo a acelerao da gravidade a partir de um pndulo simples


Disciplina Fsica Experimental Turma A Segundo Semestre de 2012 Andrieli de Souza Alves 53448 Sulen Cristiane dos Santo - 55787 Santo Antnio da Patrulha, 27 de janeiro de 2013.

1- Objetivo Determinar a acelerao da gravidade atravs do uso de um pndulo simples.

2-Introduo Terica O pndulo simples um pequeno corpo de massa m suspenso em um ponto por um fio de inextensvel e de massa desprezvel. Quando o corpo e massa m movimentado a partir de sua posio de equilbrio ele realiza um movimento oscilatrio. Para o objetivo de medir a acelerao da gravidade deve-se movimentar o corpo lateralmente, fazendo um ngulo menor que 15. Pode-se observar um pndulo simples em certas situaes cotidianas, como uma bola de demolio presa por um cabo um guindaste, ou o pingente de um colar segurado apenas por uma ponta. No instante em que o pndulo deslocado da sua posio de equilbrio, ele oscila sob a ao da fora peso. As foras que atuam sobre o peso so: a fora peso P e a fora de trao t, como mostra a figura 1:

Figura 1: pndulo simples e as foras que atuam sob a esfera. L o comprimento do fio.

O perodo (T) do movimento o tempo necessrio para completar uma oscilao completa. Pode-se mostrar que o perodo de oscilao em que a amplitude do movimento pequena ( 15) dado por:

Dessa forma, observa-se facilmente que a acelerao da gravidade ser:

Pode-se concluir dessa forma que medido o perodo de oscilao de um pndulo simples e de comprimento L do fio conhecido, pode-se determinar a acelerao gravitacional do local. Retirar a mdia de vrios valores obter um valor intermedirio entre os encontrados. Obtm-se a mdia dividindo-se a soma das observaes pela quantidade de valores obtidos. O desvio relativo (Dr) para uma medida calculado como mostra a equao a seguir: Dr= valor real valor experimental Para a acelerao da gravidade o valor adotado como valor real de 9,8m/s2. O desvio absoluto (Da) de um determinado elemento, a diferena absoluta entre este elemento e um dado ponto, aqui calculado da forma: Da= valor experimental mdia dos valores O erro percentual de um experimento pode ser calculado da forma: erro% = valor real mdia dos valores x 100% valor real

O desvio padro uma medida de disperso usada com a mdia. Mede a variabilidade dos valores volta da mdia. Um desvio padro prximo de zero indica que os valores encontrados esto prximos mdia. Calcula-se o desvio padro conforme a equao:

3-Materiais utilizados Foram utilizados no experimento um suporte universal, barbante, um peso em forma de cilindro de ferro, uma trena milimetrada e um cronmetro.

4-Procedimento experimental Em uma das extremidades do barbante foi preso o pequeno cilindro de massa m, e a outra ponta foi presa na garradeira do suporte. O pndulo foi oscilado a um ngulo menor que 15 e cronometrado o tempo para que cumprisse dez oscilaes. O experimento foi repetido cinco vezes com diferentes tamanhos de fio.

5-Dados experimentais coletados

Tabela 1. N de medidas L (mm) T (s) 1 260,0 1,0 2 460,0 1,3 3 660,0 1,6 4 860,0 1,8 5 1060,0 2,0

Tabela 1-Sendo L o comprimento do barbante em diferentes tamanhos e T o perodo que leva para fazer uma oscilao. O perodo foi determinado atravs do tempo cronometrado dividido pelo nmero de oscilaes.

Tabela 2. N de medidas g (m/s2) Desvio relativo Desvio absoluto

1 10,3 -0,5 -0,1

2 10,7 -0,9 +0.3

3 10,2 -0,4 -0,2

4 10,5 -0,7 +0,1

5 10,5 -0,7 +0,1

Mdia 10,4 0,64 0,16

Desvio padro
0,10 x x

Tabela 2.- Valor da gravidade para cada repetio e os seus desvios e a mdia, e tambm o desvio padro da gravidade.

6- Analise Pode-se verificar que os perodos de oscilao variaram conforme a altura do fio, e tambm pudemos observar que e a massa do pendulo no teve influencia considervel, podendo ento ser considerada como desprezvel. O valor final obtido para a acelerao da gravidade no local do experimento ficou muito prximo do valor da gravidade padro, que conforme consultado de 9,8 m/s. Dessa forma, o erro percentual calculado de apenas 6%. Levando em conta o fato de que o experimento pode no te sido realizado com a total prudncia necessria e que podem ter ocorrido pequenos erros na medida do fio e na medida do tempo pelo cronmetro (tempo de reao do cronometrista).

7- Bibliografia Young, Hugh D. Fsica II: Termodinmica e Ondas / Young e Freedman; 12. Ed. So Paulo: Addison Wesley, 2008 HTTP://educar.sc.usp.br/sam/pendulo.html Dep. Fsica Universidade Federal de So Carlos - Apostila de Fsica Experimental A Texto de apoio.

You might also like