You are on page 1of 12

CLASSIFICAO BIBLIOGRFICA: AS DIVERSAS CONTRIBUIES PARA O TRATAMENTO DA INFORMAO1

Edinete do Nascimento Pereira edinete.nascimento@yahoo.com.br2 Gabriela de Oliveira Hortncio gabyhortencio@hotmail.com Karla P. Dantas do Nascimento kikapdantas@yahoo.com.br Nadia Aurora Vanti Vitullo nvanti@ufrnet.br3

Resumo: Aborda a classificao no geral, diferenciando seus muitos aspectos. Mostra a contribuio dos mais diversos autores na rea, a comear por Brown e a realizao de um sistema que revolucionou a Biblioteconomia na sua poca. Com Bliss, a classificao apresenta caracterstica alternativa. A idia de classificao de Ranganathan considerada moderna, servindo principalmente para estudiosos atuais. A Library of Congress a mais flexvel e prtica classificao, para os que acreditam em solues simplificadas. A expanso do sistema de Dewey se deu pela facilidade de memorizao e da fcil localizao dos livros. A CDU utiliza diversas maneiras de sintetizar os assuntos que sero organizados, facilitando assim, a busca pela informao. Constata a importncia de cada autor, e da parceria entre a classificao, a cincia e as novas tecnologias, para obter sucesso na fcil e rpida recuperao da informao.

Palavras-chave: Classificao. Brown. Bliss. Library of Congress. Dewey. CDU. Novas tecnologias. 1 INTRODUO

Esse artigo pretende abordar os principais estudos, que serviram de embasamento terico para grandes autores, na rea da classificao, o que resultou nas mais diversas contribuies.

Artigo apresentado ao XV Seminrio de Pesquisa do Centro de Cincias Sociais Aplicadas.

Discentes do 3 perodo do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Dr em Comunicao e Informao. Professora do Departamento de biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Com base nas pesquisas bibliogrficas e eletrnicas realizadas, pde-se perceber que a classificao pode ser baseada em trs vertentes: social, filosfica e bibliogrfica. Grandes nomes da classificao como Brown, Bliss, Ranganathan e Dewey foram de suma importncia e colaborao para as classificaes mais utilizadas em nossos dias, como a da Library of Congress, Classificao Decimal de Dewey (CDD) e a Classificao Decimal Universal (CDU). Para se acompanhar a evoluo e o surgimento das novas cincias e tecnologias, faz-se necessrio uma boa classificao para uma posterior indexao e finalmente uma representao a altura do assunto proposto no material classificado, para que ele seja facilmente encontrado tanto pelo profissional da informao como pelo usurio, e para este objetivo ser alcanado gradativamente Brown, Bliss, Ranganathan, Dewey, Otlet, La Fontaine e tantos outros deram a sua importante contribuio.

2 O QUE CLASSIFICAO?

Classificao, num conceito geral, o ato de classificar; separar por semelhanas ou diferenas; dividir. As classificaes podem ser definidas a nvel social, filosficas e bibliogrficas. A classificao social aquela intrnseca ao ser humano, fazendo parte de sua natureza. algo que constitui a personalidade de uma pessoa, atuando diariamente para a organizao mental dela. Por isso, elas podem classificar apenas o que lhe interessam. A classificao filosfica uma classificao mais elaborada e sofisticada, voltada para a definio e hierarquizao do conhecimento humano. J a classificao bibliogrfica se preocupa com a organizao e a disposio fsica de documentos, visando com isso, a sua recuperao. Busca ordenar, para
2

arquivar e ter acesso ao documento em estantes ou nos arquivos. Todas as teorias da classificao bibliogrfica buscam promover uma classificao sistemtica, lgica que reflita crtica e sistematicamente sobre os elementos de ligao que servem para a reunio de conceitos (ARAJO, 2006, p.122).

3 JAMES DUFF BROWN E SUA INFLUNCIA NA BIBLIOTECONOMIA.

James Duff Brown nasceu em Edimburgo, na Esccia, concluiu seus estudos com doze ou treze anos, aps sua formao dedicou sua vida a leitura, particularmente em biblioteconomia, msica e literatura. Trabalhou para vrios editores e livrarias de bibliotecas, logo comeou a trabalhar como assistente na Biblioteca Mitchaell Glasgow. Depois se mudou para Londres para trabalhar na Biblioteca Pblica Clerkernwell. Ele criou dois sistemas de classificao que no servia para colees grandes, por serem muito rgido: Quinn-Brown Classification e Adjustable Classification. Posteriormente idealizou um sistema de classificao intitulado de Subject Classification que teve sua primeira publicao em 1906 considerada, na poca, um bom sistema de classificao, sendo usado em muitas bibliotecas inglesas por vrios anos, na qual introduziu o livre acesso s estantes. (BARBOSA, 1969). Na poca o bibliotecrio Brown chegou a ser reconhecido como Dewey da Inglaterra, pois tinha energia surpreendente, mostrava-se comprometido, e interessado em todos os aspectos da biblioteca e da biblioteconomia, foi um dos primeiros a escrever livros sobre biblioteconomia e o criador do nico sistema de classificao do pas. A partir desta posio, foi reconhecido e prestigiado no mundo das bibliotecas e da biblioteconomia, pois no final do sculo XIX e no incio do XX na Inglaterra, deu contribuio muito importante para a rea da biblioteconomia.

De acordo com o que foi explanado acima, percebemos que James Duff Brown se destacou por ter elaborado o sistema de classificao, Sbject Classification (Classificao de Assunto), no qual trouxe o desenvolvimento na biblioteconomia dando subsdio para a evoluo de outros sistemas.

4 A CONTRIBUIO DE BLISS PARA A CLASSIFICAO

Conhecida tambm como Classificao Bibliogrfica, a classificao de Bliss teve como criador o bibliotecrio do College of City of New York, Henry Evelyn Bliss. Antes de publicar o seu sistema de classificao, Bliss havia publicado outras obras, a saber: [...] a) Organization of knowledge, 1927; b) Organization of knowledge in libraries and the subject approach to books, 1933, 2. ed. em 1939; c) A system of bibliographic classification, 1935, 2. ed. em 1936 (BARBOSA, 1969, p. 145). Seu sistema foi apontado como um dos melhores desenvolvimentos de classes encontrado em classificaes bibliogrficas. Uma de suas principais caractersticas a possibilidade de classificaes alternativas. Seu sistema dividido em quatro grandes classes: Filosofia; Cincia; Histria; Tecnologia e Arte. As obras gerais dos outros sistemas so chamadas por Bliss de Classes numricas anteriores. Em suma, a classificao de Bliss d liberdade ao classificador porm, infelizmente, seu sistema no apresenta explicaes nem exemplos de sua aplicao, tornando-o de difcil aprendizado.

5 CLASSIFICAO DE RANGANATHAN

O mais atual sistema de classificao foi criado pelo indiano Shiyali Ramanrita Ranganathan. Nascido em 1892, Ranganathan estudou na Hind High School, em Shiali, e conseguiu a graduao em matemtica no Christian College, da Universidade de Madras. Com a sua nomeao, em 1924, de bilbiotecrio da Madras University Library, Ranganathan comeou a desencadear um profundo interesse na rea de Biblioteconomia, principalmente por classificaes e administrao de bibliotecas, passando ento a estudar na School of Librarianship, da Universidade de Londres. Seguindo conselhos de Berwick Sayers, Ranganathan dedicou-se leitura de obras de Biblioteconomia, estagiou na Croydon Public Libraries e visitou diversas bibliotecas da Gr-Bretanha(PIEDADE, 1977, p.156). A partir desta divergncia, Ranganathan idealizou um sistema de

classificao analtico-sinttico, o qual motivou profunda mudana nos estudos tericos de classificao. A necessidade de criar um novo sistema, surgiu dos estudos dos sistemas at ento existentes, observando suas aplicabilidades em vrias bibliotecas e verificando as limitaes de cada um quanto a abrangncia de todos os aspectos de um assunto. O seu sistema, considerado bem mais elstico que os demais, adotou o uso dos dois pontos (:) como smbolo para correlacionar idias diferentes (BARBOSA,
1969, p. 165). Da sua nomeao, Colon Classification ou Classificao dos Dois

Pontos. Em 1925, ao voltar da ndia, aplicou seu novo sistema de classificao na Universidade de Madras. Reconheceu que Bliss teria influenciado nas suas teorias de classificao. A numerao do captulo foi feita de forma paralela, sempre com o captulo seguinte retomando o anterior.
5

A primeira edio da Colon Classification data de 1933, seguindo com edies revisadas e acrescentadas at 1960. Sua estrutura est dividida em 41 classes principais (main classes). A notao mista, utilizando algarismos arbicos, letras maisculas e minsculas, letras gregas e sinais grficos, alm de indicadores especiais de faceta. Ela totalmente expressiva, hierrquica e altamente mnemnica. o nico esquema com uma srie completa de regras explcitas( LANGRIDGE, 1977, p. 91). As tabelas auxiliares so divididas em subdivises geogrficas, polticas, orientadas, fisiogrficas,

cronolgicas, por lnguas e comuns. Ranganathan reconhece cinco tipos de relacionamento entre assuntos: 1.General; 2.Bias; 3.Comparacion; 4.Difference; 5.Influencing. Sua empregabilidade atual em bibliotecas da ndia, porm exercendo forte influncia sobre estudiosos e autores de classificaes nos atuais estudos. O que pode ser destacado, que este sistema pioneiro da classificao moderna e ainda o nico esquema geral completamente facetado, alm de ser nico quanto coerncia e sistematizao. Ele certamente exercer a mais forte atrao naquele que procura a perfeio.

6 LIBRARY OF CONGRESS

Criada em fins do sculo XIX, mais exatamente em 24 de abril de 1800, a Library of Congress, ou Biblioteca do Congresso (Estados Unidos - EUA), foi inaugurada com uma coleo de 3.000 volumes. Os livros, que antes eram ordenados por tamanho, em 1892 j estavam divididos em 18 classes, baseadas nas classificaes de Francis Bacon, com adaptao de Diderot e dAlembert. Em 1815 fora adquirida a coleo de Thomas Jefferson, constituindo assim, a nova biblioteca.

Aps a mudana de prdio, em 1897, os bibliotecrios, sentiram a necessidade de criar um novo sistema de classificao, que comportasse o crescente acervo. Designados por John Russel Young, ento diretor da entidade, James Hanson e Charles Martel tomaram por guia a Classificao Expansiva de Cutter, introduzindo grandes modificaes, especialmente quanto a notao. (PIEDADE, 1977, p.118). A partir deste planejamento em linhas gerais, cada classe foi entregue a diversos especialistas, derivando da, as pequenas diferenas que ocorrem de uma classe para outra. As classes so publicadas independentemente umas das outras, e cada uma tem seu prprio ndice, sofrendo revises e acrscimos, conforme a expanso do acervo, publicadas quadrimestralmente no L.C. Classification: Addition and changes. Em sua estrutura a ordem alfabtica frequentemente utilizada. Na notao, a classificao mista, contendo letras maisculas, e algarismos arbicos, de 1 a 9.999, precedidos por um ponto, chamada de nmeros-de-Cutter, por ser semelhante as conhecidas Author marks, projetadas por Cutter. A Classificao da Library of Congress baseou-se em 21 classes principais, representadas de A-Z, excerto pelas letras I, O, N, X e Y, deixadas para futuras expanses, sendo igualmente adotada por diversas bibliotecas dos EUA mundo. O sistema da Biblioteca do Congresso tem a flexibilidade para classificar qualquer tipo de material, muito detalhado, bastante enumerativo, porm recorrente sntese, quando aplicada suas inmeras tabelas auxiliares. um esquema prtico, para aqueles que acreditam em solues simples. e no

7 CLASSIFICAO DECIMAL DE DEWEY

Sendo muito utilizada em todo o mundo e especialmente em bibliotecas pblicas, CLASSIFICAO DECIMAL DE DEWEY foi criada pelo bibliotecrio Melvil Dewey e teve sua primeira edio publicada em 1876. Idealizando um sistema de classificao baseado no uso de nmeros em ordem decimal e influenciado pelo sistema de W. T. Harris, Dewey criou o seu prprio sistema.
Em 1976, anonimamente, foi publicada a 1. Edio de Dewey, sob o ttulo A classificao and subject ndex for cataloging and arranging the books and pamphlets of a library. S depois da 16. Edio que o nome de Dewey passou a fazer parte integrante do ttulo (BARBOSA, 1969, p. 199).

A expanso de seu sistema se deu pela facilidade de memorizao e da fcil localizao dos livros. O Instituto Internacional de Bibliografia, atualmente conhecido por Federao Internacional de Documentao, tomou por base a CDD para criar seu sistema de organizao conhecido hoje como Classificao Decimal Universal ou CDU. De acordo com Barbosa a responsabilidade editorial do sistema de Dewey est hoje a cargo de um comit misto. Este Comit tem a responsabilidade de dar continuidade e ser ntegro a numerao estabelecida pelo idealizador do sistema. Com as Cincias e as Tecnologias em constante mudana e com o surgimento de novas cincias, o Comit responsvel pela CDD entra num dilema: continuar com a integridade ao sistema ou acompanhar a evoluo das cincias a cada edio reformulada. O dilema est, conforme citado por Barbosa, em:

[...] se um sistema no evolui em terminologia e expanso de assuntos, torna-se, com o passar do tempo, obsoleto e logo abandonado; se, por outro lado, quer seguir risca essa mesma evoluo, motiva uma eterna reclassificao das colees, implicando em desperdcio de tempo, pessoal e material, o que acaba, tambm, por lev-lo ao abandono.

Portanto, para serem ntegros com a ideia de Dewey, e no estagnarem na corrente do tempo, os editores da CDD tentam se adequar a essas duas questes, dando primazia a integridade. Quem tambm se utilizou da CDD para suas fichas impressas foi a Library of Congress. A CDD tem por base a seguinte estrutura:
As classes principais correspondem a grosso modo, s disciplinas fundamentais do conhecimento, a saber: 100 Filosofia, 200 Religio, 300 Cincias Sociais, 500 Cincia, 600 Tecnologia, 700/800 Artes, 900 Histria (400 Filologia no representa uma disciplina fundamental). A ordem parece no apresentar qualquer princpio (LANGRIDGE, 1977, p. 84).

Para representar uma classe principal so necessrios trs algarismos. Quando os grandes campos do conhecimento no so subdivididos, a notao preenchida com um ou dois zeros. Exceto por obras gerais e fico, as obras so classificadas principalmente por assunto, com extenses para relaes entre assuntos, local, poca ou tipo de material, produzindo nmeros de classificao de no mnimo trs dgitos e de tamanho mximo indeterminado, com um ponto decimal antes do quarto dgito. Como qualquer sistema de classificao, a CDD tem seus pontos negativos e positivos. Para tanto, aqui, vale salientar apenas os pontos positivos, como sua grande flexibilidade, o sistema de Dewey altamente memorizvel e sempre atualizado por novas edies ou por suplementos.

8 CLASSIFICAO DECIMAL UNIVERSAL (CDU)

A Classificao Decimal Universal surgiu no inicio do ano 1892. Foi criada pelo advogado belga Paul Otlet (1868-1944) e o professor Henri La Fontaine (18531843). Ambos tinham um interesse em comum, pois compreendendo a necessidade de melhorar a organizao para o controle da bibliografia, fundaram Office International de Bibliographie, com a finalidade de organizar uma bibliografia universal que foi intitulada de Repertoire Bibliographique universal. (PIEDADE, 1977). Essa classificao tinha seu controle por assunto, para atender melhor as necessidades dos pesquisadores. Na Europa o catlogo era em forma de livro ordenado segundo um sistema de classificao, a ampliao da bibliografia em ficha significou uma inovao para os europeus. No ano de 1895, foi realizada a primeira Conferncia Internacional Bibliogrfica em Bruxelas. Nessa conferncia foi criado o Instituto Internacional de Bibliografia (IIB), contando com a presena de nomes ilustres da bibliografia Internacional. (BARBOSA, 1969). Otlet e La Fotaine converteram o repertrio recortando as referncias do Cataloguo of Prinded Books do British Museum e montando-os em fichas, mas como precisavam de um sistema metdico para ordenao de fichas, utilizaram a Classificao Decimal de Dewey como subsdio para elaborao e ordenao da Classificao Decimal Universal, que antes era conhecida como Classificao de Bruxelas. Em 1905 foi publicada a primeira edio do novo sistema que vem passando por transformaes e expanso a cada edio lanada, comprovando-se que hoje, um sistema de classificao utilizado em vrias bibliotecas no mundo. Nesse contexto, percebe-se que a CDU foi originada da Classificao de Dewey, e, segundo Sales (apud PIEDADE, 2008)

[...] um sistema hierrquico, com base filosfica, mas que devido ao emprego de sinais grficos, esboa uma tentativa de classificao em facetas, que surge conscientemente apenas com a Classificao 10

de Dois Pontos de Ranganathan. A maior articulao veiculada por meio de dispositivos sintagmticos para traduzir linguagem natural por meio de notaes, fez com que a CDU se tornasse o primeiro sistema de classificao a viabilizar a sntese de dois ou mais assuntos. Com suas divises de classes principais e subdivises derivadas da CDD, a CDU avana a Classificao preconizada por Dewey ao adotar em suas notaes sistemas semiticos que cumprem funes distintas de relacionamento entre os assuntos. As notaes da CDU podem ser formadas por nmeros, letras, smbolos gregos, marcas de pontuao, ou ainda a combinao de todos.

Pode-se concluir com o exposto que, a CDU utiliza diversas maneiras de sintetizar os assuntos que sero organizados, dessa maneira fica mais fcil os usurios encontrarem as informaes desejadas. Com a CDD as facetas so em menor nmero, no so utilizadas a juno de letras, nmeros e smbolos. Esse um fator que pode dificultar o acesso informao.

9 CONCLUSO

A partir das pesquisas realizadas sobre a classificao e seus colaboradores, constatou-se que, embora algumas formas de classificar tenham entrado em desuso, os esforos feitos pelos seus criadores deram subsdio a novas classificaes. Foi demonstrado que na CDD existiu um grande dilema: ser ntegro ao sistema ou acompanhar o crescimento e a criao de novas cincias, porm, percebe-se que estes problemas no so pertinentes apenas a CDD, mas sim a toda e qualquer classificao. Na era da informao, a possibilidade de novas cincias e com elas os novos conceitos surgirem imensa. Para tanto, se faz necessrio a observao e a pacincia de procurar evoluir lado a lado com as cincias e as tecnologias, para que a informao seja bem classificada, posteriormente indexada e finalmente representada para seu rpido e fcil acesso.

11

REFERNCIAS

ARAJO, Carlos Alberto vila. Fundamentos tericos da classificao. Encontros Bibli: Revista Eletrnica de Biblioteconomia e Cincia da Informao, Florianpolis, n. 22, p.117-139, 2006. Semestral.

BARBOSA, Alice Prncipe. Teoria e prtica dos sistemas de classificao bibliogrfica. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentao, 1969.

LANGRIDGE, Derek. Classificao: abordagem para estudantes de biblioteconomia. Rio de Janeiro: Intercincia, 1977.

PIEDADE, Maria Antonieta Requio. Introduo teoria da classificao. Rio de Janeiro: Intercincia, 1977.

SALES, Rodrigues de. Tesauro e ontologias sob a luz da teoria comunicativa da terminologia. 2008. 210 f. Dissertao (Mestrado em cincia da informao) Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Cincia da informao e documentao, Florianpolis, 2008. Disponvel em: <http://www.tede.ufsc.br/teses/PCIN0030-D.pdf>. Acesso em: 22 jun. 2009.

12

You might also like