You are on page 1of 24

12

CAPTULO I

1.1 AS PECTOS HISTRICOS

Desde que o homem se viu diante da necessidade de interagir com o outro, buscou frente as suas condies um meio para estabelecer a comunicao ou registrar algum fato ou pensamento que se passava, este se deu de vrias formas Brito, expe como as diferentes sociedades existentes faziam esses registros:

Os sumrios guardavam suas informaes em tijolo de barro. Os indianos faziam seus livros em folhas de palmeiras. Os maias e os astecas, antes do descobrimento das Amricas, escreviam os livros em um material macio existente entre a casca das rvores e a madeira. Os romanos escreviam em tbuas de madeira cobertas com cera, os egpcios desenvolveram a tecnologia do papiro, uma planta encontrada s margens do rio Nilo, suas fibras unidas em tiras serviam como superfcie resistente para a escrita hieroglfica. (2010, pg. 05).

As antigas civilizaes buscavam em seu cotidiano um meio para registrar os acontecimentos da poca. Com o passar dos anos estas tcnicas foram aperfeioadas e no inicio do sculo II na China surge o papel, feito de maneira artesanal, com materiais simples como crtex de plantas, tecidos e redes de pesca velhas . A partir da o papel ganha um valor comercial, passando a se tornar um meio ativo para a literatura. Como a produo do papel era algo inusitado, poucas pessoas tinham acesso aos textos e livros da poca estes eram considerados artigos de luxo, aos demais os ensinamentos eram transmitidos oralmente, tornando os leitores apenas ouvintes Brito (2010). Na Idade Mdia a educao era voltada para poucos, restrita somente aos mosteiros ou a pessoas de prestgios da poca. No entanto como era a igreja quem detinha o maior acervo bibliogrfico, a educao permanecia limitada aos que lhe interessavam. Brito (2010) refora afirmando que a literatura ficou restrita durante sculos, livros especficos da cultura portuguesa e brasileira viram se amordaados durante o perodo. Somente em

13 meados do sculo XI, com o aumento da populao, e crescimento da economia, que exigia das pessoas um conhecimento maior, a igreja foi perdendo o domnio sobre o ensino. Com a vinda da coroa portuguesa para o Brasil e a tentativa de colonizao, a igreja lanava mo de sua doutrina para evangelizar e dominar os povos que aqui existiam. No perodo colonial a leitura era tida como uma ameaa para a soberania do imprio, uma vez que poderia despertar no povo uma revolta e provocar questionamentos que poderiam destituir a estrutura social existente. Diante desta premissa, as obras de cunho religioso tinham mais espao nas bibliotecas do Brasil, Santos (2007) corrobora dizendo que por tudo isso, a gama de argumentos que justificam tais temores buscava cada vez mais no discurso religioso a sua fonte de preservao. O objetivo era a perpetuao da sociedade, disseminando valores morais. Santos (2007) ainda ressalta que, a vida na colnia era orientada, para um tipo de conduta que privilegiava a religiosidade em detrimento da pedagogia, que buscava a salvao da alma em detrimento da libertao pelo conhecimento. Alm disso, poucas pessoas tinham contato com os textos, estes lhes eram transmitidos de maneira que no podiam questionar ou refletir sobre o que lhes era colocado. Os padres da poca pregavam para a populao que a busca de conhecimento ia contra ao designos de Deus e se tornaria uma arma contra os mesmos. Vrias escolas da poca disseminavam estas ideias. Segundo Santos (2007):

Os primeiros livros de que se tem notcia no Brasil, eram livros instrucionais - de religio ou Latim - enviados a pedido dos jesutas. Movidos pela escassez da poca, esses religiosos copiavam a mo os livros existentes para serem utilizados por seus discpulos durante as aulas e nas instrues religiosas.(2007, pg.02 )

A inteno dos jesutas estava restrita a catequizao dos colonos, e como no Brasil os livros ainda eram novidade, os jesutas no desejo de profanar a sua doutrina transcreviam a mo para utilizar em suas pregaes. No sculo XVI a predominncia era de obras religiosas, no entanto, com o passar dos anos foram ocorrendo transformaes nas bibliotecas das escolas e aos poucos surgem obras dos mais variados estilos como romance, drama consideradas profanas pelos jesutas, foram os

14 ganhando espao, e consequentemente o interesse por obras religiosas foi se tornando escasso. Houve uma crescente busca por livros de diversos estilos, devido o aumento e anseios da populao, as obras literrias passaram a ter um valor significativo para comercializao. Santos (2007) ressalta que entre o comrcio legal de livros e as remessas contrabandeadas, a mudana das mentalidades acompanhavam o alargamento e a ousadia de estilos literrios. Com todas essas informaes, e mudanas, as ordens, e valores vigentes na colnia comearam a ser questionadas, deixando aos poucos de serem respeitados pelos antes dominados.

1.2 O SURGIMENTO DOS PRIMEIROS LIVROS

O surgimento dos primeiros livros ocorreu h muitos anos atrs, antigamente a comunicao era feita de forma rstica, as tribos indgenas usavam sinais de fumaa para transmitir alguma informao. O alfabeto s foi inventado h cerca de cinco mil anos atrs na Mesopotnia, a partir de ento se deu incio as pequenas produes. Os registros eram feitos em ossos, tbuas de argila (chamadas de tijolos). Diante da dificuldade da produo de escrituras, em tabuas de argilas desenvolveu se uma maneira mais fcil, folhas largas de palmeiras egpcias eram umedecidas trituradas, formando uma substncia grudenta que era entrelaada e posta a secagem formando assim o papiro, que fora muito utilizado na poca para a escrita de cartas, livros e para a contabilidade das lojas do reino egpcio. As folhas de papiro eram organizadas, uma ao lado da outra enrolando-as, chegando a medir cerca de vinte metros de comprimento. Por volta de 1958 a.C a exportao do papiro fora proibida, o que levou os povos a buscar outra maneira de registrar os seus escritos. Deste modo surgiu ento o pergaminho que no passava de couro de animal tratado, estes eram mais resistentes e possveis de dobrar e podia ser utilizado os dois lados, assim como os papeis de hoje. Buscou-se organizar as folhas do pergaminho, na qual dobravam-se as suas bordas e fixavam umas as outras em uma das margens, com blocos de madeira cobertos por cera, tentava se assim fazer a encadernao dos escritos, essas primeiras edies eram conhecidas como Cdex ou cdice em portugus. Invento este que facilitou a utilizao e transporte dos textos escritos. O papel foi inventado no ano 105 pelos chineses, e em 1150 surgiu a primeira fbrica de papel da Europa, localizada na Espanha. A fabricao do papel representou um

15 marco importante para a confeco literria, porm a sua produo ainda era feita manualmente, e demandava de tempo, diante da dificuldade os livros custavam caro e somente as pessoas da nobreza e clrigos tinham o acesso aos escritos, alm do mais eram os nicos alfabetizados. Os livros foram se alastrando, e o desejo de possuir uma obra literria de querer aprender a ler, levou o homem a se pensar em um meio para se imprimir os livros, agilizando o trabalho. E em 1450 Johann Gutenberg, inventou a primeira mquina de escrever, essa inveno causou um avano significativo para a produo dos livros, foi possvel aumentar a publicao e diminuir os custos, tornando os mais acessveis. O primeiro livro impresso com a mquina de Gutenberg foi a Bblia. Ainda assim, as obras eram destinadas aos adultos, e a infncia ainda no era reconhecida, as crianas eram consideradas adultos em miniatura. Completando este pensamento Zilberman (1987) enfatiza que esta faixa etria no era percebida como tempo diferente nem o mundo da criana como um espao separado, as crianas tinham acesso a todo material que era destinado aos adultos. Somente nos finais dos sculos XVII e XVIII, com a mudana no conceito de famlia que surgiram os primeiros livros infantis, com fim educativo foram escritos por pedagogos e professoras da poca para facilitar o trabalho nas salas de aula.

1.3 CONTEXTUALIZAO DA LEITURA

A contextualizao da leitura um processo amplo, no se tratando somente de uma interpretao de smbolos grficos, e sim de um processo interativo entre o leitor, texto, e seu conhecimento prvio. (CAGLIARI 1993) concorda afirmando que a leitura sem decifrao no funciona adequadamente, assim como sem a decodificao e demais componentes referentes a interpretao, se torna estril e sem grandes interesses. A compreenso de um texto complexa e envolve processos cruciais para a assimilao do sentido. A leitura funciona como forma de transmisso de um sentido, e seu contato principal se faz atravs da viso, ao ler vemos uma coisa e enxergamos outra, Brito (2010) a esse respeito nos traz as seguintes consideraes, cada leitor ao fazer uma leitura trava um

16 contato direto com o texto, trazendo para o seu objeto de leitura suas experincias pessoais suas ideologias seus conceitos. Brito vem nos dizer que o sentido de um texto no algo pronto e acabado, sua interpretao envolve elementos que agem sobre o leitor e funcionam como intermedirias na construo do sentido.

Leffa(1996) participa da mesma ideia dizendo:

Nessa triangulao da leitura o elemento intermedirio funciona como um espelho; mostra um segmento do mundo que normalmente nada tem a ver com sua prpria consistncia fsica. Ler portanto reconhecer o mundo atravs de espelhos. Como esses espelhos oferecem imagens fragmentadas do mundo, a verdadeira leitura s possvel quando se tem um conhecimento prvio desse mundo. (1996, p.10)

Leffa percebe a leitura como um calidoscpio no qual a viso da imagem depende da forma com que for manuseado, o mesmo ocorre com os textos cuja interpretao varia de pessoa para pessoa, relacionando se com os tipos de experincias e conhecimentos que a mesma possui, relevante que o leitor tenha, ainda que por alto uma noo do assunto abordado no texto para que consiga extrair o sentido e assim fazer sua interpretao. Ao ler o educando se envolve com o texto, relacionando todas as experincias que possui com as novas informaes obtidas fazendo inferncias reformulando assim seus antigos conceitos, deste modo Leffa, acredita que a viso de mundo e o conhecimento prvio, atuam na forma com que o mesmo interpreta os escritos, envolvendo no ato da leitura vrios processos principalmente os psicolgicos, filosficos e histricos. O sentido do texto algo complexo, e para que haja a compreenso, a leitura deve ser minuciosa e comprometida Leffa (1996), nos revela que o texto uma mina, possivelmente com inmeros corredores subterrneos, cheia de riquezas, mas que precisa ser persistentemente explorada pelo leitor, a fim de se extrair o seu significado. Os processos da leitura so importantes para a compreenso e precisam ser executados, o leitor deve recorrer ao dicionrio sempre que se deparar com uma palavra que no seja do seu conhecimento, uma vez que pode representar a pea chave para o entendimento do texto. A leitura indispensvel para a insero do individuo no meio social diante disso Brito (2010), pontua que; ler se tornou uma necessidade, participar ativamente de uma

17 sociedade, desenvolver a capacidade verbal descobrir o universo atravs das palavras alm do fato que no final de cada leitura nos enriquecemos com novas ideias e experincias. Servindo assim, para adaptar o individuo as constantes mudanas pelas quais a sociedade vem passando, favorecendo o desenvolvimento intelectual reforando as suas relaes pessoais. A leitura proporciona um momento de descoberta e de desmistificao, para tanto necessrio que o professor trabalhe de modo que consiga a partir da leitura transformar seu aluno em um agente transformador e formador de opinies, Kleiman (2007), nos diz que a compreenso, nas etapas iniciais, no se d necessariamente durante o ato de ler da criana, mas durante a realizao da tarefa, na interao com o professor, ao propor atividades que criam condies para o leitor em formao retomar o texto e, na retomada compreend-lo. O professor o mediador na construo do aprendizado e a sua prtica que ir fornecer ao educando meios para construo de suas opinies e conceitos.

1.4 PCN PROJETO EDUCATIVO DOS SABERES LINGUISTICOS

O domnio da lngua tem estreita relao com a possibilidade de plena participao social, pois por meio dela que o homem se comunica, tem acesso informao, expressa e defende pontos de vista, partilha ou constri vises de mundo produz conhecimento. Assim, um projeto educativo comprometido com a democratizao social e cultural, atribui a escola a funo e a responsabilidade de garantir a todos os seus alunos acesso aos sabores lingusticos necessrios para o exerccio da cidadania direito inalienvel de todos. (PCN 1997.pg,23)

De acordo com o exposto a escola a responsvel pelo alargamento dos caminhos do leitor, por ser a difusora do conhecimento deve fornecer aos alunos, o acesso aos saberes lingsticos, cabe a escola buscar expandir o conhecimento de mundo que este aluno trs consigo, tornando o apto a progressivamente a exercer a sua cidadania. A lngua o principal meio de acesso ao social, atravs dela que o individuo se torna capaz de perceber o contexto social que est inserido, ento aprende - l descobrir os significados culturais existentes e a forma como afetam o entendimento a realidade de cada um. atravs da lngua que se torna possvel o estabelecimento de relaes sociais, que permitem diante das trocas de experincias, diferentes formas de compreender a realidade e

18 o mundo, proposies so iadas questionadas e defendidas levando o individuo a novas descobertas, abrindo a mente para diferentes formas de se pensar. A escola para a criana um ambiente socializador nesta, os mesmos tem contato com as mais diversas culturas e opinies o lugar onde gradativamente descobre se um pouco do mundo. O ensino da lngua nesta fase de grande relevncia,e o trabalho do professor determinante para a estruturao das novas informaes socializadas. Hoje em dia, as demandas sociais exigem mais do aluno, de acordo os PCNS (1997)

Sendo a escola, um espao institucional de acesso ao conhecimento, emerge a necessidade de atender a essa demanda, implica por tanto uma reviso substantiva das prticas de ensino que tratam a lngua como algo sem vida e os textos como conjunto de regras a serem aprendidas, bem como a constituio de prticas que possibilitem ao aluno aprender linguagem a partir da diversidade de textos que circulam socialmente. ( PCNS,1997,pg. 30)

O que os PCNS(1997) vem nos dizer que h uma necessidade de se rever as prticas de ensino que tratam a lngua de forma superficial e metdica, prope prticas que forneam aos alunos diversidades de textos para que atravs dos mesmos possam compreender a linguagem, criando meios para que consigam fazer o uso da linguagem de acordo as suas necessidades sejam elas sociais, afetivas ou at mesmo intelectuais. Os textos so fonte de conhecimento, experincias e se bem trabalhados com os alunos proporciona aos mesmos, capacidades necessrias para a vivencia em uma sociedade letrada, como exemplo a diversidade de formas de pensamentos, reflexes crticas, e at mesmo a dissociao de antigos conceitos arraigados como preconceito. papel da escola ento, disponibilizar aos alunos o acesso aos mais variados tipos de textos que circulam socialmente, trabalhando de forma que se tornem capazes de interpretlos e produzi-los. A de se ressaltar que o trabalho com textos no tarefa exclusiva do professor de lngua portuguesa, todos os docentes das demais matrias tambm tem esta funo, atitude esta que fornecer ao aluno, acesso com autonomia da escrita. Geralmente os professores do prioridade ao ensino do sistema alfabtico, redao, treinos ortogrficos e gramaticais, os PCNS(1997) nos diz que necessrio uma reviso nesta metodologia, aponta para a necessidade de se repensar sobre as teorias e prticas

19 estabelecidas, que para a maioria dos professores, tendem a parecer as nicas possveis. Na maioria das vezes os docentes acreditam que o ensino do alfabeto deve suceder qualquer outra atividade na escola, mas como afirmam os PCNS (1997) o ensino do be a ba e da lngua podem sim ocorrer simultaneamente A forma com que a escola tem abordado os textos tem gerado muitas dvidas, quanto ao que o aluno consegue extrair de tal abordagem. Para que a leitura seja satisfatria necessrio que haja uma interao com os conhecimentos prvios da criana que corresponda ao seu conhecimento lingstico, os textuais e de mundo o que no ocorre, pois maioria das vezes os textos so trabalhados com o fim de reforar a gramtica trabalhada. Os PCNS (1997) nos diz que:

Essa abordagem levou a escola a trabalhar com textos que s servem para ensinar a ler. Textos que no existem fora da escola e, como os escritos da cartilhas, em geral, nem sequer podem ser considerados textos, pois no passam de simples agregados de frases. (PCNS,1997,p. 35)

Seguindo esta idia pode se considerar que o texto perde seu sentido passando assim a ter um valor tcnico para o ensino. Ainda de acordo os PCNS (1997), se objetivo do texto que o aluno aprenda a produzir e a interpretar no possvel fazer com o mesmo este tipo de abordagem, pois este trabalho pouco tem a ver com a competncia discursiva que o enfoque principal da leitura. Foucambert (1994, p. 37 ) refora afirmando; que no se aprende primeiro a ler palavras e depois frases, mais adiante textos e finalmente textos dos quais se precisa. A leitura abrange um processo amplo, e significativo e este enfoque fragmentado dos textos tornou-o para muitos uma atividade desnecessria, na qual s lhes servem durante as aulas sendo por esta razo tambm que em muitos casos a leitura considerada algo difcil, pois os alunos no foram preparados para extrarem o sentido de um texto. Para os PCNS(1997) o leitor competente aquele que consegue entender o que le, estabelece relaes com textos j lidos e faz uso destes em suas prticas sociais. Ainda se percebe nas escolas que os alunos sentem muitas dificuldades em fazer inferncias e ler as entrelinhas dos textos, isso devido a forma como este foi trabalhado durante os anos, o enfoque maior nas escolas a gramtica, esquecendo que o saber lingstico no baseado somente em regras que no fazem sentido para os alunos, e sim no conhecimento que a criana adquiri no momento em que consegue articular e estabelecer relaes do aprendido fazendo o uso das mesmas em seu cotidiano.

20

1.5 A IMPORTNCIA DA LEITURA PARA O ENSINO APRENDIZAGEM

A leitura uma grande aliada no processo ensino aprendizagem, o melhor que a escola pode oferecer aos alunos deve estar voltado para a leitura. Cagliari (2004), concorda afirmando que notria a importncia que a leitura proporciona ao aprendizado do aluno, uma vez que a sua prtica, permite o desenvolvimento de habilidades fundamentais ao desenvolvimento do educando. O dicionrio Aurlio assim define ler

Ler v.t.d 1. Percorrer com a vista preferindo ou no as palavras, mas conhecendoas. 2. Ver e estudar. 3. Decifrar e interpretar o sentido de. 4. Perceber. 5. Adivinhar. 6. Tec. Captar signos ou sinais registrados em um suporte para recuperar as informaes por eles codificados. 7. Ver as letras do alfabeto e juntalas em palavras. (AURELIO, 2000.p.423).

O dicionrio nos traz o sentido tcnico da leitura que nada mais do que a leitura de signos, h de se reforar que a leitura um meio de produo de sentidos que permite ao individuo o aprimoramento das capacidades sociais, intelectuais e pessoais. Conforme afirma Cezar (2008), tambm uma das maiores potencias do vocabulrio e expresso envolvendo e informando o leitor com ideias as quais lhe daro enfoques abrangentes para o crescimento cultural do qual depende o seu progresso na vida, possibilitando ao aluno a construo do conhecimento tornando-o crtico e capaz de exercer a cidadania. Segundo as observaes de Thomaz (2009)

A pessoa que l conhece o mundo e conhecendo-o ter condies de atuar sobre ele modificando-o e tornando-o melhor, por que a leitura o principal aspecto constituinte do pensamento crtico. O homem que no tem oportunidade de aprender a ler, certamente ser excludo da sociedade, ou melhor, no ter a mesma participao que aqueles que tm essa oportunidade. ( 2009, p. 03).

21 Conforme o autor a leitura um fator determinante para a socializao, que permite ao aluno o entendimento crtico de questes sociais favorecendo a sua atuao, e desperta no mesmo a busca de melhorias para a sua qualidade de vida. Reforando e completando esta ideia Brito (2010), diz que o leitor passa a entender melhor o seu universo, rompendo assim as barreiras deixando a passividade de lado encarando melhor a face da realidade. Propicia ao aluno a desmistificao de conceitos que lhe foram impostos, permitindo ao mesmo suas prprias descobertas, Freire (1921) contribui dizendo que, na medida, porm, em que me fui tomando intimo do meu mundo, em que melhor o percebia e entendia na leitura que dele ia fazendo, os meus temores iam diminuindo. Freire vem nos mostrar que descobrir o mundo no qual est inserido, lhe oferece confiana e segurana para nele atuar. Cezar, Minzon,Prado (2008) vem nos dizer que
A leitura um dos instrumentos essenciais para que o indivduo construa seu conhecimento e exera a cidadania. Ela amplia o entendimento do mundo, propicia o acesso informao com autonomia, permite o exerccio da fantasia e da imaginao e estimula a reflexo crtica, o debate e a troca de ideias. ( 2008, p.08)

Os autores enfatizam a idia de que a leitura a principal ferramenta para o individuo nela que se encontram subsdios que lhes serviro de base para atuar na sociedade em que vive, levando a refletir e discutir as situaes que o cercam dando-o autonomia para expor o seu ponto de vista, influenciando significativamente o seu aprendizado. A leitura uma prtica que possibilita a assimilao de um conhecimento, de interiorizao e reflexo. Neste sentido a escola que no fornece meios para que seus educandos desenvolvam o hbito da leitura, proporciona uma formao superficial e at mesmo um processo educativo maante, cansativo e lento. Zilbermam (1985, p. 94), afirma que: a fase da pr- leitura estende-se dos trs aos seis anos de idade, perodo em que a criana frequenta a pr-escola desenvolvendo capacidades e habilidades que a tornaro apta a aprendizagem da leitura. neste momento que se deve comear o trabalho com a leitura, mesmo que a criana no saiba ler, o professor pode utilizar outros tipos de interpretaes, como por exemplo, o estudo de imagens, podem lhes ser lidas fbulas, poemas, sempre dando as crianas a liberdade de refletir sobre o que lhes foi exposto. Nesta fase esto desenvolvendo inmeras capacidades, constroem o smbolo, a linguagem oral e a percepo

22 o que permite o estabelecimento de relaes entre imagens e smbolos, se estimulado neste perodo o hbito da leitura o professor propiciar para seu aluno um desenvolvimento amplo respeitando sempre o tempo e espao de cada educando. O grande desafio para tornar a leitura prazerosa, est na forma como a mesma utilizada nas turmas, geralmente os textos abordados s possuem fins gramaticais, so utilizados para o grifo de vogais, consoantes, encontros consonantais, fragmentando-se assim todo o contedo do texto. Acredita-se que advm da, o desinteresse que as crianas adquirem pela leitura. De acordo Kleiman (2007):

Devemos lembrar que, para a maioria, a leitura no aquela atividade no aconchego do lar, no canto preferido, que nos permite isolarmos, sonhar, esquecer, entrar em outros mundos, e que tem suas primeiras associaes nas estrias que a nossa me lia antes de dormir. Pelo contrrio, para a maioria as primeiras lembranas dessa atividade so a cpia maante at a mo doer de palavras da famlia do da, Di o dedo do Didu": a procura cansativa at os olhos arderem das palavras com dgrafo que devera ser sublinhado....( .KLEIMAN, 2007, p.16)

Os primeiros contatos das crianas com o texto utilizados em salas de aula determinante para que as mesmas construam concepes contextuais que sejam motivacionais e estimulem para as atividades relacionadas a leitura. Geralmente nas escolas as leituras propostas pelos professores, esto voltadas para atividades em sala de aula ento, os alunos so obrigados a ler apenas para a obteno de nota, ou exigncia de alguma disciplina e no por vontade prpria. Alm do mais importante que o educador conhea o desenvolvimento intelectual de seu educando para que desperte o interesse da criana. Para Aguiar:
o interesse que a criana pode manifestar pelo ato de ler est, sem dvida alguma, relacionado ao fato de que a literatura deve estar de acordo com sua fase de desenvolvimento. Importam, por isso, o constante uso de uma linguagem simblica como manifestaes do mundo afetivo da criana e do prprio imaginrio na literatura e, tambm, a escolha de textos com estruturas lingsticas adequadas ao estgio cognitivo do leitor (AGUIAR, 2001, p.58)

A metodologia do professor determinante para que as crianas desenvolvam o hbito da leitura, todos os textos utilizados em sua abordagem precisam estar de acordo a fase de desenvolvimento da criana, alm de possurem aspectos que prendam e chamem a ateno

23 das mesmas para que tomem gosto pelos textos. Trabalhar textos difceis quando as crianas ainda no esto prontas para fazer a sua interpretao e cobrar a compreenso de um texto considerado difcil pelas mesmas reforar ainda mais a idia de que ler ruim. Ferreira e Dias (2002) nos revelam que, no a instruo direta e mecnica por si s que garante o aprendizado da leitura e o uso eficaz de estratgias de compreenso leitura, mas o envolvimento cognitivo e afetivo do aprendiz com a tarefa. esse entrosamento que ir desenvolver no educando o gosto pela leitura, neste sentido, o educador deve buscar estratgias para que seu aluno se sinta a vontade com o texto, uma vez que tudo o que se transforma em obrigao para o aluno se torna desagradvel, e no contribui na assimilao do conhecimento. Bosco (2005) contribui para essa discusso citando que os professores precisam exercer um trabalho, interagindo com os textos e suas funes, completa ainda que:

Cabe ao profissional da educao que interage com a criana favorecer o encontro dela com os textos, promover sua imerso neles, a fim de possibilitar o reconhecimento das funes da linguagem escrita. Transitar por diferentes textos orais e escritos vai permitir a emergncia na escrita da criana de representaes do que e do que no possvel na linguagem escrita, propiciando, desse modo, a sua aquisio. (BOSCO, 2005, p. 20).

Nas escolas os textos geralmente so utilizados somente para reforar aquilo que j foi trabalhado, porm muitas vezes este trabalho feito de forma superficial, possibilitando a criana um aprendizado limitado, cujas informaes das que lhes so solicitadas esto praticamente saltando as suas vistas. Bosco acredita que a imerso da criana no texto a faz compreender o porqu da aplicao de determinada regra gramatical, e a utilizao de fontes variadas de leituras, levar a criana criar comparaes entre os mesmos adquirindo assim a concepo daquilo que possvel na linguagem escrita, introduzindo-o assim ao mundo das letras. O contato direto com diferentes tipos de textos aprimora nas crianas habilidades significativas, como melhorias em seu vocabulrio, grafia, criando na criana autonomia de expor seu ponto de vista, e de se expressar diante de determinada situao facilitando a sua adaptao na sociedade. Com a leitura expande-se o olhar e entendimento de mundo possibilitando situaes possveis compreenso dos outros indivduos.

24 Coutinho e Moreira (1995), discorrem a respeito das teorias comportamentistas de Watson, Pavlov e Skiner dos quais acreditam que o desenvolvimento da aprendizagem se d por meio de estmulos, no qual se obtm respostas. O mesmo ocorre no processo de leitura para o desenvolvimento cognitivo, estimulando o aluno a ler, o mesmo desenvolver habilidades necessrias para a construo do conhecimento. As crianas antes de entrarem na escola j trazem consigo um conhecimento prvio adquirido no seu meio social. As fontes variadas de leituras, entre elas as imagens e histrias que lhes so contadas, fornecem informaes que vo sendo estruturadas a medida que as mesmas so pedagogicamente orientadas pelos professores.

, pois, na interao com o real que ela constri uma representao e si mesma e do mundo. Nessa linha de raciocnio, podemos atentar para o ato de ler como mobilizao dos mecanismos internos do sujeito, aliada aos estmulos oferecidos pelas condies do ambiente em que ele vive. (AGUIAR, 2001, p.18)

O conhecimento que a criana possui antes de entrar na escola advm de um senso comum e muitas vezes baseados em histrias fictcias, e na medida em que vo tendo um contato maior com os textos constroem a estruturao desse conhecimento, desmistificando
___________________
Watson, Pavlov e Skinner so integrantes do Behaviorismo ou comportamentismo, cuja base epistemolgica se funda na concepo de que todo o conhecimento provm da experincia, em que o ser humano fruto de uma modelagem, resultante de associaes entre estmulos e respostas (E-R) ocorridas ao longo de sua existncia. Tais associaes implementam comportamentos, geram atitudes, conceitos preconceitos e valores.

os mitos que foram impostos a elas na infncia, percebendo pouco a pouco a diferena entre o que real e o que no passa de mito. A partir de Souza (1992) :

Leitura basicamente o ato de perceber e atribuir significados atravs de uma conjuno de fatores pessoas como o momento e o lugar com as circunstancias. Ler interpretar uma percepo sobre as influncias de um determinado contexto. Esse processo leva o individuo a uma compreenso particular da realidade. (SOUZA,1992.p.42)

25 Percebe-se que a interpretao de um texto individual e depende de fatores externos e internos ao individuo. Para que o aprendizado ocorra de forma plena, o professor deve agir como um mediador entre o aluno e o texto, fornecendo ao educando estmulos para a interpretao e assimilao das ideias, recorrendo sempre os conhecimentos que o educando j possui. A leitura oferece ao individuo, a capacidade intelectual de perceber os fatos que esto a sua volta, de compreender e interpretar, garantindo ao leitor exatido do que lhe instigado. Atravs da leitura as crianas trabalham a criatividade e imaginao, reflexo e argumentao. O resultado disso so indivduos questionadores, autoconfiantes e observadores do mundo que os cerca. O trabalho com a leitura um processo continuo de prazer, que ajuda na formao de um ser pensante, autnomo, sensvel e critico que ao entrar neste universo prazeroso, se delicia com histrias e textos diversos, contribuindo assim para a construo do conhecimento. Acredita-se que uma das principais dificuldades da criana com a leitura, escrita e interpretao tem a ver com a falta do habito da leitura, cabe aos professores desenvolverem em seus alunos a capacidade de pensar criticamente, prtica esta que se vinculada a leitura garantir ao individuo um aprendizado do mundo real que os cerca fugindo assim das meras reprodues textuais engessadas. Alm de ter um valor tcnico para a alfabetizao, a leitura fonte de prazer, satisfao pessoal, de conquistas servindo de estmulos para que o aluno das sries iniciais goste da escola e de estudar, conduzindo-o ao mundo da escrita. atravs da leitura que a criana adquirir uma percepo maior de seu meio, aumentando a sua curiosidade, ateno e conhecimento de mundo, desenvolvendo a criatividade, raciocnio lgico e um avano significativo no aprendizado. Neste contexto a escola deve influenciar e estimular a leitura, uma vez que o aprendizado dependente de uma boa interpretao de textual, possibilitando a criana no apenas uma leitura superficial, mas tambm desenvolvendo as capacidades pessoais, sociais e intelectuais aceitas no mundo letrado.

1.6- A LEITURA COMO CONSTRUO DO SABER

26 O acesso ao aprendizado da leitura apresenta-se como um dos mltiplos desafios da escola e, talvez, como o mais valorizado e exigido pela sociedade Ferreira e Dias (2002). Muitas tem sido as discusses a respeito do trabalho da escola com os textos, percebe-se hoje, nos alunos um desinteresse grande por leitura, o que acarreta implicaes no seu aprendizado. Cardoso e Pelozo (2007) nos revelam que:
A educao um meio eficaz no desenvolvimento da cidadania, desperta o indivduo para as reflexes sobre o seu meio, criando um sujeito ativo e participante dentre todas as relaes por ele vivenciadas. A leitura, por sua vez, o eixo central no desenvolvimento desse indivduo, pois com sua prtica adquiremse novos conhecimentos e percebe-se o mundo ao seu redor. ( 2007, pg. 05)

Os autores percebem a leitura como um fator determinante na vivencia do aluno uma vez que possibilita ao mesmo o conhecimento de mundo aprimorando a sua capacidade critica. por essa razo que o trabalho com a leitura deveria ser o principal enfoque das escolas. Confirmando Cruz (2006) nos ressalta que:
Sendo a palavra escrita o instrumento mais eficiente para a expresso e fixao da cultura e dos conhecimentos cientficos e tcnicos da sociedade, a leitura constitui a mais importante atividade de aquisio de saberes. O ensino e o incentivo da leitura representam, portanto, o objetivo bsico de todo o sistema educativo .

(2006, p. 45) Ento, diante da gama de possibilidades, culturais, intelectuais, sociais oferecidas pela leitura, alm da sua grande influencia no desenvolvimento educacional da criana, a escola como sendo a difusora do conhecimento deve recorrer a metodologias que desenvolva de forma eficaz a abordagem da leitura, porm a forma com que a leitura aborda nas escolas ainda muito tradicional os textos trabalhados so limitados ao que a disciplina de determinado professor exige no momento, so utilizados com um nico fim que o de alfabetizar, deste modo, o que realmente importa no o sentido do texto e sim a classificao das palavras. A esse respeito Zilberman (1990) acredita que o livro para as
crianas sempre teve uma postura pedaggica para inculcao de valores e normas do mundo adulto. Percebe ainda que:
A literatura infantil, a quem cumpria contornar este pejo [das produes ldicas consideradas vulgares], confundiu-se com a prpria escola, estabelecendo-se, em consequncia, uma relao simultaneamente metafrica e metonmia entre a espcie literria e a instituio pedaggica: o livro tornou-se tanto o simulacro da escola, por ensinar sempre uma atitude ou um saber criana; e conformou-se em

27
atuar como um instrumento do ensino, ao ser introduzido na sala de aula na forma simulada de livro didtico. (Zilberman, 1990. Pg.100).

Percebe se que a literatura foi aos poucos se tornando banalizada e utilizada com o fim de educar tornando-se para as crianas uma proposta chata e cansativa na qual so obrigados a ler para aprender uma gramtica. Assim, sendo muitos dos textos trabalhados nas salas de aula s servem para o ensino da lngua e no passam de um amontoado de palavras Esta abordagem limitada pode ser considerada como uma falha no ensino e as consequncias geradas acompanham o educando por toda a sua vida, uma vez que a escola em muitos casos no prepara o seu educando para o mundo alm dos seus muros, tornando o um leitor passivo. Amaral (2010), a respeito do trabalho das escolas tambm traz seu parecer descrevendo que:
Atividade de leitura como forma de decodificao, no modifica em nada a viso de mundo do aluno e inibe a aprendizagem do mesmo, e a leitura como forma de avaliao e concepo autoritria, parte da concepo que existe apenas uma maneira de abordar um texto e interpreta-lo. Ocasionando desta forma o desinteresse do educando e, consequentemente, o seu fracasso, pois no ter motivao para a aprendizagem. ( 2012,p.15)

Amaral ressalta que a forma com que a leitura trabalhada nas escolas no permite ao educando o seu desenvolvimento integral, nem serve de incentivo para a busca de novos conhecimentos uma vez que no estimula no aluno, Esta metodologia defasada de leitura pode favorecer o desinteresse do aluno pelos textos e contribuir para o fracasso escolar. Cruz (2006) vem nos dizer que nos dias de hoje, existe uma distino dos termos de analfabetismo, o aluno que l e no consegue extrair o significado pode ser considerado um analfabeto funcional e faz referncia a uma pessoa que mesmo sabendo ler, escrever e executar operaes simples possui dificuldades interpretativas. A autora ainda ressalta que o analfabeto funcional carece de motivao para aproximar-se de informaes em forma de texto escrito. Muitas escolas nem se do conta de que seus profissionais desenvolvem este tipo de trabalho, arraigadas em mtodos antigos,,torna-se praticamente impossvel desenvolver nos educandos o gosto e interesse pelos textos.

28

CAPTULO II METODOLOGIA
2.1 Natureza e Desenvolvimento da Pesquisa

29 O presente captulo tem por finalidade apresentar a anlise de dados obtidos, a luz do referencial terico. Foi investigado a viso de professores e alunos quanto a relevncia, e impasses da leitura no processo educativo. A pesquisa foi realizada em uma escola estadual da cidade de Monte Azul, Minas Gerais. Os alvos do estudo foram alunos do 3, 4 e 5 ano do ensino fundamental. Para o levantamento de dados, foi aplicado um questionrio semi-estruturado, voltado a 3 professores, e 20 alunos, uma vez que so os atores da educao e principal objeto de pesquisa. As respostas foram analisadas com uma abordagem qualitativa. O questionrio proposto aos professores composto de dez questes discursivas j o destinado aos alunos munido de 3 questes discursivas e 5 de mltipla escolha.

2.2 Analise e Interpretao dos Dados Para manter a integridade dos professores foram utilizadas as iniciais X, Y e Z para diferencia-los. Quanto a formao dos mesmos o docente X formado apenas no magistrio e esta cursando pedagogia, a Y e Z possuem pedagogia, sendo que a Z ps graduao em superviso, orientao com nfase em educao especial inclusiva. Todas os profissionais entrevistados so do sexo feminino, e so atuantes a mais de vinte (20) anos nas sries iniciais do ensino fundamental, com exceo da Y que est somente a quatro (4) anos na rea. Na pergunta de nmero trs (03) indagou-se as profissionais se gostavam do que faziam. Todas foram unanimes em dizer que sim, X acrescentou que para a mesma ensinar conquistar, e fazer descobertas com a turma, Y acha o trabalho gratificante uma vez que representa um papel importante na formao de um cidado, oferecendo-o a possibilidade de construir um futuro melhor. A Z acredita que ensinar uma atividade enriquecedora tanto para ela quanto para as crianas, disse ainda que se diverte e aprende com seus alunos. Todas demonstraram gostar do que fazem e veem o seu trabalho como uma experincia grandiosa para ela e para as crianas, pode se perceber que tm uma preocupao no papel que representam para os educandos. O livro didtico presente nas escolas, muitas vezes se torna o nico recurso utilizado pelos professores no trabalho com a leitura, e toda a bagagem literria que o aluno possui em

30 certos casos, est limitada aos textos contidos nestes livros, estas por sua vez so leituras que esto destinados ao ensino de determinada matria, que no permite ao aluno ir alm do que est exposto, impedindo-o de desenvolver o seu senso crtico, ou opinar. Diante disto a pergunta de nmero Quatro (04) afirma que a leitura faz parte do processo ensino aprendizagem, e busca do docente a sua opinio com relao ao livro didtico. A X percebe o livro didtico como um suporte valioso em seu trabalho, afirmando ainda que as crianas gostam dos textos presentes no mesmo. Y concorda dizendo que muito auxilia no trabalho em sala de aula, mas usado como suporte pedaggico. Z enfatiza que o livro didtico norteia muito dos contedos a serem desenvolvidos na vida escolar, mas que no se deve apegar somente a ele, pois muitos tm uma leitura voltada para trs. Devemos planejar diante de uma matriz curricular. Esta sim a mais vivel para adentrar se no conhecimento levando o aluno a leitura e pesquisa em vrias fontes. Nota se nas respostas que h uma concordncia com relao a viso da importncia do livro didtico como um suporte importante nos contedos a serem trabalhados, mas a respeito a maneira com que este suporte utilizados somente uma professora percebe o livro como insuficiente e defasado para o trabalho com a leitura para ela deve se fazer um planejamento, enfatiza que a matriz curricular o meio mais vivel para buscar as metodologias necessrias para que o aluno possa buscar novas fontes. Segundo os PCNS (1997) No se formam bons leitores oferecendo materiais de leitura empobrecidos. As pessoas aprendem a gostar de ler quando, de alguma forma, veem a leitura como algo relevante em suas vidas. Esse tipo de texto afasta a criana da leitura observa se ainda que existe por parte de alguns profissionais dificuldades em articular planos de aulas que desenvolvam nos alunos o gosto para a leitura, os primeiros contatos que estes tem com a leitura so frustrantes o que provoca nos mesmos, uma ideia de que a leitura cansativa e uma obrigao a ser trabalhada em sala de aula. No desenvolvimento do hbito da leitura, o professor representa um papel importante, Smith(2003) salienta que
o professor, primeiramente deve garantir que as crianas reconheam na leitura finalidades significativas para sua aprendizagem e que os mesmos contem com a ajuda necessria para atingirem estas finalidades, criando situaes atrativas e mostrando que vale a pena o conhecimento adquirido no processo...

Se bem trabalhada e cobrada no como obteno de nota, mas sim como relevante para o desenvolvimento de capacidades sociais e intelectuais, a leitura estimula a criana a

31 descobrir o mundo das letras, a apresentao de fontes variadas de estilos diferentes de textos dar a criana a possibilidade de explorar universos distintos e aprimorar seu senso comum, assim sendo a prtica do professor um fator determinante no desenvolvimento da hbito da leitura. Para tanto a questo de numero cinco (05) buscou saber do professor qual a metodologia e recursos utilizados para o trabalho com a leitura em sala de aula. A docente X respondeu que utiliza livros, histrias em quadrinhos e leituras diversas com atividades de interpretao discusso, a Y utiliza leituras coletivas, individuais e interpretao de textos. A professora Z trabalha com aulas expositivas, em grupo, pesquisas, dramatizaes e at mesmo msicas, utiliza ainda biblioteca, TV, vdeo, quadro, matriz curricular computador internet. E quanto aos gneros trabalhados que corresponde ao questionamento de numero seis (06) a X lana mo de revistas em quadrinhos e leitura oral, a Y no quis especificar disse apenas que trabalha com todos, Y descreveu a utilizao de reportagens, bula de remdios, receitas, verbete enciclopdias, avisos cartas bilhetes fbulas histrias em quadrinhos tirinhas convites, dialogo poemas fragmentos e outros. Diante das respostas as professoras demonstraram fazer um trabalho diversificado, mas para tanto necessrio que haja a orientao e o estabelecimento de objetivos por parte do professor caso contrario, no ter um valor significativo para o aluno, Na pergunta de numero sete (07) fora questionado se a escola dispe de uma biblioteca, com espao de conhecimento para pesquisa e estudo. Todas concordaram coma pergunta, a professora X acrescentou que utiliza biblioteca para realizar trabalhos e trocar ideias com a turma. A docente Y disse que h um acervo de livros que auxilia no estudo e desenvolvimento dos alunos e funcionrios. A professora Z afirma que a possui um bom acervo bibliogrfico, porm no h um funcionrio capacitado para atuar na mesmo. Todas as professoras percebem a funo da biblioteca e sua importncia no ensino aprendizagem, mas apesar de disposta aos demais funcionrios a sua utilizao pelos alunos se torna dificultosa uma vez que no h um profissional capacitado para instruir as crianas quando vo a mesma, tornando ainda mais difcil o seu acesso a leituras especificas e de seus interesse. Ao perguntar o que deve ser feito para que o aluno desenvolva o gosto pela leitura, a professora X disse que era preciso a divulgao de livros, Y acredita que necessrio propiciar um ambiente tranquilo, para que desenvolva as leituras, sugerindo aos alunos a prtica da leitura, visando o seu desenvolvimento emocional, social e intelectual a Z diz ser necessrio a realizao de projetos de leitura, escrita alm de enriquecer as aulas com

32 materiais adequados. Atravs das respostas se torna possvel perceber que a professoras acreditam que devem ser trabalhadas fontes variadas de leituras e de formas ldicas, que despertem o interesse dos alunos. Fora perguntado tambm na viso dos professores, qual a influncia que a leitura representa no aprendizado do aluno e qual a importncia social da mesma. A docente X afirmou que a leitura possibilita o desenvolvimento da curiosidade e do gosto de explorar das crianas alm de possibilitar a troca de experincias, a Y disse que possibilita a promoo do senso crtico, favorecendo o seu desenvolvimento pessoal. E a Z diz ser importante pelo fato de aprimorar as capacidades de cada aluno. As professoras percebem que leitura fundamental no aprendizado, mas na questo social todas se apresentaram pouco confusas, Cruz (2006, pg.63) diz que o educador que deseja ter xito no processo educativo deve ter conscincia da dimenso da leitura no contexto social, como instrumento de cidadania, neste contexto que a leitura se mostra ainda mais relevante, pois vai permitir que o aluno consiga utilizar tudo o que foi aprendido na sala de aula em seu cotidiano, tornando o independente e capaz de agir na sociedade. Cruz (2006, pg.46), a escola desempenha bem o seu papel medida que, partindo do que a criana j sabe do seu conhecimento do cotidiano, desafia a criana a ampliar e construir novos conhecimentos. E por fim questionou se dentro do projeto poltico pedaggico da escola existiam proposies relevantes para o desenvolvimento da leitura. Todas responderam que sim a Y disse ainda que existem projetos que estimulam a curiosidade e interesse dos alunos para que descubram novos caminhos para o seu desenvolvimento escolar. A Z acrescentou que o Projeto poltico pedaggico enfatiza as capacidades necessrias para uso da leitura e escrita em diferentes ambientes, contextos sociais e o trabalho coletivo com os especialistas. As professoras esto em conformidade com a pergunta, e diante das respostas afirmam que a escola tem sim um compromisso com a difuso da leitura. 2.4 Relao dos Alunos com a leitura

Aos Alunos fora lanado um questionrio com 08 questes sendo 03 abertas e cinco de mltipla escolha. Participaram da pesquisa 20 alunos com idades de 08 a 10 anos, escolhidos por j possurem um envolvimento maior com a leitura. A primeira pergunta procurou saber da criana, se a leitura se faz importante para a vida das mesmas e o porqu, todos foram unnimes em dizer que sim, que a leitura

33 fundamental em suas vidas uma vez que contribui para o aprendizado, ajuda na fala, ortografia, interpretao e permite uma viagem ao mundo da imaginao. Os alunos j tem a viso de que a leitura um fator determinante para o aprendizado e que desenvolve nos mesmos, capacidades importantes para a vida letiva, auxiliando tambm na fala e permitindo ainda o uso da imaginao. Em seguida na questo dois (02) fora perguntado s crianas se gostavam de ler e qual o tipo de leitura que mais lhe agradam, todos responderam que sim e diante das respostas colhidas notou se que os tipos de leituras preferidos so histrias, contos de fadas, gibis, fbulas . As crianas apresentaram gostar de estilos literrios voltados para a fico que despertam o seu imaginrio, leituras estas que pouco se faz presente nas salas de aulas. A fim de investigar a metodologia utilizada pelo professor questionou se aos alunos a forma com que o professor regente trabalha, houve uma variao de respostas, cinco (05) alunos optaram pela opo interpretao e discusso, oito (08) que se trabalhava somente leitura e interpretao escrita, com perguntas referentes ao texto, trs (03) disseram que so utilizados textos para reforar a gramtica e quatro (04) que s utilizado o livro didtico. Frente s respostas dos alunos pode se dizer que, os professores trabalham de forma mecnica, os textos utilizados servem apenas para a obteno de respostas pr-definidas no texto fazendo apenas a sua decodificao o que no permite ao aluno questionar e criar hipteses, o que esta explicito no PCNS (1997) :
no se deve ensinar a ler por meio de prticas centradas na decodificao. Ao contrrio, preciso oferecer aos alunos inmeras oportunidades de aprenderem a ler usando os procedimentos que os bons leitores utilizam. preciso que antecipem que faam inferncias a partir do contexto ou do conhecimento prvio que possuem, que verifiquem suas suposies tanto em relao escrita, propriamente, quanto ao significado. disso que se est falando quando se diz que preciso aprender a ler, lendo: de adquirir o conhecimento da correspondncia fonogrfica, de compreender a natureza e o funcionamento do sistema alfabtico, dentro de uma prtica ampla de leitura. Para aprender a ler, preciso que o aluno se defronte com os escritos que utilizaria se soubesse mesmo ler com os textos de verdade, portanto. Os materiais feitos exclusivamente para ensinar a ler no so bons para aprender a ler: tm servido apenas para ensinar a decodificar, contribuindo para que o aluno construa uma viso empobrecida da leitura. ( PCN 1997, pg.55-56)

Segundo os PCNS o trabalho com a leitura muitas vezes distorcido e impede o aluno de fazer o uso do conhecimento que possui. Quando perguntado aos alunos se sentiam alguma dificuldade para ler dezoito (18) responderam que no, pois segundo os mesmos j aprenderam a ler e segundo quatro (04)

34 alunos tem o costume de ler muito, dois (02) alunos afirmaram ter dificuldades, um por no ter aprendido totalmente e o segundo por trocar as letras. Diante do numero dos alunos que responderam ter o costume de ler pode se concluir que as crianas podem at saber ler, mas, para as mesmas a leitura algo para ser feito em sala de aula, no tem a curiosidade de visitar a biblioteca, de ler fontes variadas e quando o fazem por exigncia da disciplina, ou seja, ainda no foi adquirido pela criana a noo de que a leitura uma atividade constante e necessria no s na escola mas tambm em seu dia a dia. Cruz (2006) contribui dizendo que Se a criana no l porque no lhe esto apontando caminhos para a fruio de bons e belos textos. A fim de investigar os meios utilizados pelos professores para se trabalhar a leitura, questionou se aos alunos quais os tipos de leitura que a escola oferece aos mesmos, nove (09) alunos responderam que utilizam textos diversos como revistas, jornais, livros, folhetos. Onze (11) marcaram a opo somente livro didtico. Ainda que haja uma infinidade de recursos para o trabalho com a leitura o livro didtico continua sendo o meio mais utilizado pelos professores Diante da importncia da leitura, questionou se aos alunos se j haviam lido algum livro durante o ano de 2012, oito (08) alunos marcaram a opo que afirma que s leem quando a professora pede e doze (12) afirmaram ter lido mais de 05 livros. Cruz (2006) contribui afirmando que no basta ensinar a ler necessrio criar o hbito da leitura, os livros so fontes valiosas de conhecimentos e o despertar para este mundo s tem a acrescentar ao ensino. Para constatar se os alunos pesquisados saber realmente ler e interpretar foi perguntado se aos mesmos so capazes de ler e interpretar sete (07) alunos afirmam sentir um pouco de dificuldade e treze (13) disseram que conseguem interpretar. O aluno s aprendeu a ler quando se torna capaz de conseguir extrair o sentido de um texto. A biblioteca da escola a principal fonte de leitura nela que as crianas podem encontrar as mais variados tipos de textos, por isso o ltimo questionamento buscava saber dos alunos a respeito de sua frequncia na biblioteca da escola, oito (08) alunos responderam que s vo quando a professora pede, quatro (04) responderam que vo toda semana, oito (08) que vo de vez em quando. Frente as consideraes levantadas, pode se respaldar que a leitura apesar de to importante tanto pra as questes sociais, intelectuais ainda vem sendo trabalhada de forma errnea por alguns profissionais da educao, e vem promovendo a alienao do aluno privando o de exercer a sua cidadania.

35

Para tornar os alunos bons leitores para desenvolver, muito mais do que a capacidade de ler, o gosto e o compromisso com a leitura , a escola ter de mobiliz-los internamente, pois aprender a ler (e tambm ler para aprender) requer esforo. Precisar faz-los achar que a leitura algo interessante e desafiador, algo que, conquistado plenamente, dar autonomia e independncia. Precisar torn-los confiantes, condio para poderem se desafiar a aprender fazendo. Uma prtica de leitura que no desperte e cultive o desejo de ler no uma prtica pedaggica eficiente. ( PCN 1997, pg 58)

You might also like