You are on page 1of 16

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS JANUARIO SOUSA LIMA NETO

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL:


Fundamentos da Informao

Palmas-TO 2012

JANUARIO SOUSA LIMA NETO

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL:


Fundamentos da Informao

Trabalho de Fundamentos da Informao apresentado Universidade Norte do Paran - UNOPAR, como requisito parcial para a obteno de mdia bimestral na disciplina de Fundamentos da Administrao da Informao. Prof. Everson Morais Prof.Thiago Nunes Bazoli Prof.Merris Mozer Prof.Adriade Loper Prof.Veronice de Freitas

Palmas-TO 2012

SUMRIO 1 INTRODUO...........................................................................................................3 2 OBJETIVO.................................................................................................................4 3 CONCEITOS BSICOS.............................................................................................5 4 SISTEMAS DE INFORMAO.................................................................................7 5 EVOLUO DOS COMPUTADORES....................................................................10 6 CENRIO PROPOSTO...........................................................................................11 7 CONCLUSO..........................................................................................................14 REFERNCIAS..........................................................................................................15

1 INTRODUO Definir conceitos de fundamentos da informao, dados, informao e conhecimento, tipos de sistemas de informao, evoluo dos computadores, composio dos computadores em 1995 e 2012, cenrio proposto.

2 OBJETIVO O objetivo aqui descrever a teoria dos fundamentos da administrao da informao desde os seus primrdios at os dias atuais, procurando passar de forma simples e objetiva como a administrao da informao importante e essencial para um completo alinhamento estratgico da T.I. (Tecnologia da Informao) com os negcios da empresa. Tambm apresentado uma evoluo dos computadores do ano de 1995 at o presente ano (2012) e um cenrio de informatizao de uma empresa locadora de livros com um sistema inicial desenvolvido em 1995 e um sistema atual desenvolvido nos moldes do e-commerce.

3 CONCEITOS BSICOS

3.1 ADMINISTRAO E INFORMAO Administrar pode se definir como uma atividade organizacional que envolve uma srie de fatores como recursos humanos e materiais, tecnologia, leis e restries sejam elas morais ou ambientais. A administrao tem como idia principal a tomada de decises dentro do planejamento da organizao fazendo com que a mesma alcance os objetivos almejados. A Informao uma das principais ferramentas que auxiliam na Administrao. Dentro da organizao o indivduo encarregado de tomar as decises deve conhec-las, process-las e selecion-las, logo, usando-as em prol da busca de novas perspectivas e novos planos para uma nova alternativa dentro do negcio. Na Tecnologia da Informao a informao pode ser personalizada, classificada e melhor organizada com as ferramentas oferecidas, tais como: Banco de dados e softwares que gerenciem esses dados. 3.1.1 DADOS Dados podem ser classificados como um conjunto de elementos obtidos conforme so efetuadas atividades. Exemplo de dados: Nome de pessoas, endereos, preos e tendncias. Esse conjunto de elementos considerado dado quando so armazenados conforme o dia-a-dia de trabalho na organizao e podem ser controlados e gerenciados.

3.1.2 INFORMAO

A informao pode ser dita como um conjunto de dados com valores e significado. Essa informao pode ser usada no auxilio na tomada de decises reduzindo a incerteza, aumentando o conhecimento e gerando uma viso mais ampla no ato de tomar a deciso sobre algo.

3.1.3 CONHECIMENTO

Quando as informaes so obtidas atravs dos dados que foram buscados, inseridos e processados temos a partilha disso tudo, que o que gera e nos faz aumentar nosso conhecimento.

4 SISTEMAS DE INFORMAO Sistemas de informao um conjunto de elementos ou componentes inter-relacionados que coletam (entrada), manipulam (processo) e disseminam (sada) dados e informaes e oferecem um mecanismo de realimentao para atingir um objetivo. Os tipos de Sistemas de Informaes existentes so descritos a seguir.

4.1 TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAO

4.1.1 SISTEMA DE INFORMAO OPERACIONAL (SIO) Sistemas empresariais bsicos ou sistemas operacionais da organizao, tratam das tarefas rotineiras . operaes executadas Fornecem a base de todo o Tambm conhecidos como conhecimento da organizao, armazenando dados do dia-a-dia de todas as dentro da organizao. Sistemas de processamento de transaes (Transaction Processing Systems) dcada de 50: - Executar aplicaes comuns; - Automatizar rotinas; Ex.: sistema de Folha de Pagamento; Cheques; Relatrios sobre empregados.

4.1.2 SISTEMA DE INFORMAO GERENCIAL (SIG) Sistemas de Informaes Gerenciais (Management Information Systems) dcada de 60, so sistemas que transformam os dados provenientes do sistema de informao operacional, agrupam e apresentam em forma de relatrios, informaes atualizadas sobre operaes bsicas da empresa que auxiliam o processo gerencial dando suporte ao planejamento, controle e organizao da empresa em tempo hbil para tomada de deciso. So usados para realimentao do planejamento operacional. Ex: Relatrios gerenciais a diferentes finalidades; -Custos totais com folha de pagamento;

4.1.3 SISTEMA DE AUTOMAO DE ESCRITRIO (SAE) Sistemas de automao de escritrio tm como principal finalidade aumentar a produtividade pessoal dos trabalhadores que manipulam informaes de escritrio, atravs do uso de pacotes de aplicativos padres existentes no mercado como por exemplo o pacote Office da Microsoft.

4.1.4 SISTEMA DE SUPORTE A DECISO (SSD) Sistemas de Apoio Deciso (Decision Support Systems) dcadas de 70/80: - So sistemas avanados que possuem interatividade com as aes do usurio e oferecem modelos para ajudar na resoluo de problemas. Como permitem grande flexibilidade, adaptabilidade e capacidade de respostas rpidas auxiliam no apoio tomada de deciso. Ex: Relatrios com informaes que auxiliem, por exemplo, a construo ou no de uma determinada fbrica em uma regio; a criao de novas cores de carro. 4.1.5 SISTEMA DE SUPORTE EXECUTIVO (SSE) So sistemas que do suporte ao desenvolvimento do planejamento estratgico da organizao. Utilizam tecnologia avanada para elaborao de grficos e relatrios. No so projetados para resolver problemas especficos e sim para auxiliar na definio dos objetivos organizacionais que podem mudar a estrutura dos problemas. Tambm se concentram em fornecer informaes, apoio gerencial. 4.1.6 SISTEMA DE INFORMAO ESPECIALISTA (SE) So sistemas ligados ao campo de inteligncia artificial para a definio de cenrios no processo de tomada de decises. Oferecem solues para problemas especficos num dado domnio ou que consigam aconselhar (dar conselhos), de uma maneira ou num nvel comparvel ao de especialistas; - Ex.: diagnstico mdico, aconselhamento financeiro e criao de produtos.

4.1.7 ERP (ENTERPRISE RESOURCE PLANNING) O ERP (Planejamento dos Recursos Empresariais), tambm chamado de Sistemas Integrados de Gesto, pode ser definido como arquitetura de software que facilita o fluxo de informao entre todas as funes de uma empresa, como manufatura, logstica, finanas e recursos humanos, pois, realiza a integrao dos diversos departamentos de uma empresa e possibilita a automao e armazenamento de todas as informaes de negcios. 4.1.8 CRM (CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGER) O CRM dado como uma extenso do marketing de relacionamento que se adapta s integraes sistmicas facilitando o gerenciamento e a interao com o cliente, visando prover negcios, estruturar empresas e regras de negcio em funo das necessidades e demandas dos diversos tipos de clientes, buscando ampliar a possibilidade de oferecer itens de maior valor agregado.

10

5 EVOLUO DOS COMPUTADORES A revoluo dos computadores pessoais chegou com dez anos de atraso ao Brasil. Isso porque o governo imps uma reserva de mercado no setor de informtica na dcada de 80. A proteo criada no perodo impedia a importao de computadores. No incio dos anos 90 o Pas estava atrs de Argentina, Mxico e Venezuela em nmero de computadores por habitantes. Com a expanso da indstria desse setor, os computadores, que custavam no mnimo US$ 1.500, se tornaram mais baratos. A princpio, eram vendidos em lojas de aparelhos pticos, ao lado de culos e cmeras fotogrficas. As vendas cresceram e os micros ganharam lojas especializadas. Depois chegaram as prateleiras dos supermercados. 5.1 COMPOSIO DE UM COMPUTADOR EM 1995 E EM 2012

Microcomputador PC/XT/AT Fonte: http://limaruben.blogspot.com.br/

Microcomputador padro x86 Fonte: http://manualdatecnologia.com/

Processador: Intel Pentium III 300 Mhz Memria RAM: 32MB Vdeo: VGA SiS6326 8MB Sound blaster Hard Disk CDROM e Floppy drive

Processador: Intel Core i7 Memria RAM: 4GB / 6GB Vdeo: Geforce GTX 512MB udio on-board Rede on-board Hard disk de alta capacidade (500GB, 1TB, 2TB) Drive de DVDROM Entradas USBs

11

6 CENRIO PROPOSTO

6.1 NOSSA LOCADORA DE LIVROS

6.1.1 HISTRICO A Nossa Locadora de Livros uma empresa privada com fins lucrativos e est situada na regio central da cidade de So Paulo. Foi fundada em 20 de janeiro de 1990 com o objetivo de atender a demanda de locao de livros. O Sr. Joo Carlos, fundador e Diretor desde o incio das operaes da empresa, conta com um quadro de 7 funcionrios que atuam em diversas reas, sendo: Paulo Rodrigues, Ana Paula e Jos Roberto (Dept. de Locao), Mrcia Regina (Dept. de Compras), Andr Augusto (Dept. Controle de Estoque) e Maria Helena (Dept. Financeiro). Em 1995 a empresa adquiriu o seu primeiro computador e teve a necessidade de contratar uma empresa de T.I. para informatizar as primeiras rotinas. A empresa Alunos da UNOPAR assumiu esse compromisso e atua plenamente no desenvolvimento do sistema de locao de livros.

6.1.2 DADOS Seu estoque atual possui 20.000 ttulos, que so organizados com a seguinte classificao: Diamante R$ 20,00 Ouro R$ 15,00 Prata R$ 10,00 Bronze R$ 5,00

12

6.1.3 SISTEMA DE INFORMAO INICIAL Em 1995, o sistema de informao utilizado pela empresa baseavase numa aplicao desenvolvido incialmente na linguagem de programao Clipper (ambiente caracter), onde, nessa aplicao haviam os mdulos de cadastro de clientes, cadastro de produtos (no caso os livros), controle de estoque, contas a pagar e a receber, faturamento, emisso de nota fiscal, controle financeiro e relatrios gerenciais.

Aplicao Clipper Fonte: www.nandico.com.br/

13

6.1.4 SISTEMA DE INFORMAO ATUAL O sistema de informao utilizado atualmente foi desenvolvido para ser utilizado utilizado-se plataforma web para e-commerce, onde, o cliente faz a sua locao de qualquer local onde esteja e o livro solicitado entregue em seu endereo. Alm disso, conta tambm com todos os mdulos administrativo / financeiro para o controle e gerenciamento interno da empresa.

Aplicao e-commerce Fonte: www.kangibrina.com.br/literatura/

14

7 CONCLUSO Informatizar uma empresa s gera retorno positivo, pois cada uma pode ter uma necessidade especfica, por isso, saber planejar e alinhar as estratgias de negcios da empresa com a tecnologia da informao pode ser um grande diferencial na soluo de problemas e um ganho significativo na produo, agilidade, rapidez no atendimento, acesso rpido s informaes, e, consequentemente tomada de decises mais rpidas, gerando assim mais lucros.

15

REFERNCIAS SOUSA LIMA NETO, Januario, Conhecimentos pessoais EVOLUO DOS COMPUTADORES 1995 E 2012: http://manualdatecnologia.com/ http://limaruben.blogspot.com.br/ SISTEMA DE INFORMAO CLIPPER E E-COMMERCE

www.nandico.com.br/ www.kangibrina.com.br/literatura/ UNOPAR: Materiais disponibilizados na rea do aluno referente a disciplina de Fundamentos da Administrao da Informao.

You might also like