You are on page 1of 3

Pgina |1

O EXEMPLO DE J
J 1.1-2.13; 42.10-17 Para Decorar: "Eis que temos por felizes aos que perseveraram firmes. Tendes ouvido da pacincia de J, e vistes que fim o Senhor lhe deu; porque o Senhor cheio de terna misericrdia, e compassivo" (Tg 5.11). Introduo Alguns personagens foram colocados nas Escrituras para demonstrar aquilo que o crente no deve ser. Todavia, as Escrituras contm inmeros exemplos de pessoas como Paulo, que disse: "Sede meus imitadores, como tambm eu sou de Cristo" (1 Co 11.1). (Veja Hb 13.7.) J um dos bons exemplos para os crentes tanto do Velho como do Novo Testamento. Ezequiel usou J como um exemplo de retido a ser considerado por Israel (Ez 14.12-23). Tiago, o primeiro escritor de uma epstola crist, referiu-se a J como um exemplo de pacincia a ser considerado pela igreja (Tg 5.7-11).

1 - A RETIDO DE J
(J 1.1-22) A retido que as Escrituras atribuem a Deus e ao crente fiel baseada no carter e nos atos de Deus. O homem no pode servir como padro de justia porque ele um pecador, e pecado injustia. A retido do crente obtida do prprio Deus. Ela conforma-se perfeitamente vontade de Deus em todas as reas da vida. (1 Jo 5.17; Rm 4.3,6; 2 Co 5.21; 1 Jo 2.28-3.12.) A retido de J foi manifestada tanto antes como no decurso de suas provaes. Eleja era reto em sua vida diria. No foram as provaes, em si, que o tornaram reto. Esta foi, na verdade, a razo do ataque de Satans e do prazer de Deus. J passaria a ser um exemplo para os demnios e para os homens. De acordo com J 1.1, as caractersticas que faziam parte da retido de J eram as seguintes: 1) integridade, 2) retido, 3) temor de Deus, e 4) afastamento do mal. A palavra "ntegro" significa "completo", descrevendo a perfeio da justia de J. "Reto" enfatiza a constncia e a lealdade. A retido de J no era intermitente. O "temor" de Deus manifestado na vida de J era a motivao para a sua retido ou justia. Este temor no medo do poder e retribuio de Deus, mas um temor reverente (um profundo respeito) por quem Ele . O resultado o desejo de no desagrad-lO. A pessoa que tem esta espcie de respeito por Deus, buscar ter uma vida de acordo com o carter de Deus. J evitava tambm praticar o mal. A retido no unicamente uma separao que faz a pessoa aproximar-se do carter e da pessoa de Deus, mas uma separao de tudo que contrrio ao carter de Deus. Esta a essncia da retido. J no era inconsistente; sua retido era completa e constante. J foi primeiramente privado de toda a sua riqueza material e de sua famlia (J 1.919). Satans pode ter descoberto que outros crentes mantinham uma vida reta, apenas enquanto Deus os abenoava, e ento aconselhou Deus: "Toca-lhe em tudo quanto tem, e vers se no blasfema contra ti" (v. 11). www.maxmode.blogspot.com

Pgina |2

A simplicidade das Escrituras demonstra a singularidade da vida de J: ele manifestou sua tristeza e adorou a Deus (v. 20). A marca da aprovao de Deus sobre a retido de J surpreendente e simples: "Em tudo isto J no pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma" (v. 22). J manteve-se separado do pecado durante todas as suas privaes.

2 - A PACINCIA DE J
(J 2.1-13; 42.10-17) A opresso satnica tinha apenas comeado para J. A firmeza de J foi tomada por Satans como orgulho (J 2.4). O ataque seguinte, portanto, foi dirigido contra a pessoa de J. Deus limitou o poder de Satans; ele podia inflingir a J qualquer forma de tormento fsico, mas no podia mat-lo (v. 6). A segunda provao iria estabelecer um aspecto diferente da santidade de J a pacincia. J recebeu a primeira provao com louvor. Receberia a segunda com pacincia? Os tumores que cobriam o corpo de J (v. 7) eram parecidos com furnculos ou feridas purulentas. Os efeitos desta doena na vida de J foram dramticos, mas a sua santidade no desapareceu. A primeira evidncia de sua perseverana veio numa forma prtica, no dando lugar ao pnico. J comeou a raspar o pus da pele com um pedao de cermica (v. 8). Isto pode t-lo aliviado temporariamente da coceira e evitado que a doena se espalhasse atravs do pus. A mulher de J foi a primeira a reagir situao. Ela o aconselhou a esquecer o seu orgulho pessoal e amaldioar a Deus (v. 9). A resposta de J mostra que ele ficou surpreso ao ver a esposa reagir to insensatamente: "Falas como qualquer doida" (v. 10), acusou-a. Apesar de surpreso com o seu comportamento, tratou-a com amorosa firmeza e bondade: "Temos recebido o bem de Deus, e no receberamos tambm o mal?" (v. 10), perguntou. J, sem nenhum trao de egosmo, deu mulher o seu lugar de direito ao lado dele nas bnos e no sofrimento. (Veja Gn 2.23,24.) O comentrio do Esprito Santo a respeito desta segunda provao (v. 10) quase idntico ao anterior. Um importante acrscimo, porm, enfatiza a rea geral do pecado, quando falha a pacincia: "Em tudo isto no pecou J com os seus lbios." Tal nfase no escapou evidentemente aos olhos do apstolo Tiago, pois em Tiago 5.9, 12-16, ele coloca o exemplo de J em um contexto repleto de referncias ao nosso modo de falar. Os ltimos dias de J trouxeram-lhe o dobro de bens que anteriormente possua (J 42.10-15). As grandiosas bnos de Deus se estenderam at mesmo aos filhos que Ele deu a J e sua esposa. Contrariamente s ovelhas, camelos, bois e jumentos, J poderia um dia, gozar novamente da companhia dos filhos alm da sepultura; Deus precisava conceder-lhe ento apenas mais dez filhos, para dobrar o nmero deles. (J 1.2; 42.13-15.)

www.maxmode.blogspot.com

Pgina |3 O fato pouco comum de conceder herana s filhas, como se fazia com os filhos, revela a grande riqueza de J e enfatiza o seu reconhecimento contnuo de que i:udo o que possua pertencia a Deus. A vida de J prolongou-se por mais 140 anos depois de suas provaes (w. 16,17). Deus recompensou claramente a retido e a pacincia de J. Seu prmio foi total, e completa a sua justificao. A medida que observamos os atos de Deus na vida de J, para o bem deste e para a Sua glria, concedamos a Deus o direito de operar em nossa vida, sabendo que "o caminho de Deus perfeito" (SI 18.30). EXAMINE A SUA VIDA 1. Voc est tentando evitar o pecado, pela graa de Deus? 2. Voc "teme" a Deus? 3. O temor de Deus resulta no desejo de agrad-lO. Voc est fazendo isso? 4. Como est a sua pacincia crist? 5. Qual a segurana que os pais cristos tm de encontrarem seus filhos salvos na vida futura?

www.maxmode.blogspot.com

You might also like