You are on page 1of 4

Folder Seminrios Regionais Petrpolis/RJ

SEMINRIO REGIONAL: Selo correio

Educao para o Pensar: Filosofia viva, tica e transformadora na escola.

(ilustrao) Dias 21 de Junho de 2008. Local: UCP Rua: Benjamin Constant, Petrpolis RJ (Logos SER Centro e Editora) ................................................. EDUCADORES QUE ACREDITAM NO VALOR DA EDUCAO QUE LEVA REFLEXO, A UMA EDUCAO EMANCIPATRIA.
Voc nosso convidado a participar do Seminrio Regional, pois queremos que educadores e educando sejam autnomos, pensem por si mesmos, sejam gestores e no s repetidores do que outras pessoas dizem ou pensam. Por isso defendemos um Sistema de Ensino Reflexivo S.E.R. pela filosofia, pois professores e alunos precisam estruturar a viso de mundo e desenvolver concepes acerca do tipo de indivduo que se quer ser e do tipo de sociedade em que se pretende viver. Como? Transformando a sala de aula em uma Comunidade de Aprendizagem Investigativa em todas as disciplinas.

Vamos reunir educadores de sala de aula, lideranas educacionais, autoridades constitudas, pais e alunos das escolas pblicas e particulares. Este Seminrio ser o momento das socializaes de reflexes e aes bem sucedidas feitas pelas comunidades educativas da regio e a oportunidade de conhecimento do Sistema de Ensino Reflexivo S.E.R e, do Programa Educar para o Pensar: Filosofia com Crianas, Adolescentes e Jovens. OBJETIVO GERAL: . Abrir espao de discusso e mostras de prticas dentro da Educao para o Pensar e sobre o Sistema de Ensino Reflexivo; . Refletir sobre a importncia de um bem pensar e vivncia e aprendizagem reflexiva para a formao de indivduos emancipados; . Contribuir para que educadores de crianas, adolescentes e jovens possam vislumbrar novas perspectivas na educao deste milnio. PROGRAMAO: Dia 21 / 06 / 2008 08h00 - 08h30 Recepo aos participantes e entrega de credenciais. 08h45 - 09h30 Solenidade de Abertura (convidar autoridades educacionais) 09h45 - 12h00 Conferncia: Educar para o Pensar dentro de um Sistema de Ensino Reflexivo S.E.R. 14h00 - 16h00 Oficinas Terico-prticas (Ver professores para coordenarem oficinas) 16h00 Intervalo e Exposio de trabalhos das escolas 16h30 - 18h00 Mesa Redonda com alunos: (convidar escolas e seus alunos) Uma Educao para o Pensar: Viva, tica e Transformadora.

Dia 26 / 04 / 2008
08h00 - 10h00 Conferncia Uma escola reflexiva trabalha filosofia com seus alunos, professores e pais. 10h05 Intervalo e Exposio de trabalhos das escolas 10h30 Salas Temticas Educao para o Pensar (Ed. Infantil e
Ensino Fundamental 1)

Educao para o Pensar (Ensino


Fundamental 2 e Ensino Mdio)

14h00 - 16h00 16h05 16h30 - 18h00

Oficinas Terico-prticas Intervalo e Exposio de trabalhos das escolas Mesa Redonda com professores: (convidar professores) Uma Educao para o Pensar: Viva, tica e Transformadora. Concluses Finais Encerramento do Seminrio e entrega dos Certificados

............................................ FICHA DE INSCRIO: Nome: ______________________________________________________ Rua:________________________________________________________ n. e complemento:____________________ Bairro:__________________ CEP __________-_____ Cidade: ___________________Estado________ Data Nasc. ____/____/ Telefone _____________ Celular______________ E-mail ______________@_______________ Escola/instituio______________________________________________ Endereo:____________________________________________________ Cargo/funo _____________________ Telefone:____________________ INFORMAES: - Inscrio: Preencher os dados da inscrio e entregar: NUFEP/PET Rua Marechal Hermes da Fonseca, 275 A Quarteiro Ingelheim 25675-281 Petrpolis RJ E-mail: nufep.pet@yahoo.com.br . Livraria Papelaria Obelisco ou . Col. IMEP ou . NUFEP/Pet. ou enviar por fax (48) 3222.8826 ou por e-mail: pedagogico@portaldafilosofia.com.br com comprovante de depsito bancrio Banco do Brasil, agncia 0016-7 Conta Corrente 106209-3 (para os professores dos colgios que trabalham com nossos livros e Programa inscrio gratuita com o carimbo do colgio) CONSIDERAES: . O nmero de vagas limitado. O prazo para inscries prvias encerra-se no dia .... de junho de 2008, podendo ser antecipado, caso todas as vagas sejam preenchidas. A organizao do evento proceder a confirmao da inscrio at o dia ...... por e-mail. Aps essa data, solicitamos confirmar se h vagas. O simples envio da ficha de inscrio no assegurar o direito a uma vaga. . Em caso de desistncia ou impossibilidade de participao, a organizao no devolver o valor da inscrio. . Receber o Certificado de participao (20 horas) quem tiver freqncia mnima de 80% no seminrio. VALOR DO INVESTIMENTO: - Professores das escolas que trabalham com nosso Programa Gratuito - Professores R$ 50,00 (cinqenta reais)

- Condies especiais na inscrio de grupos (cinco ou mais inscries) e para professores da Rede Pblica e estudantes. INFORMAES SOBRE O SEMINRIO: Local: ............................................................ Endereo:................................................................ Data: 21 de Junho de 2008. . Em caso de dvidas, entrar em contato com a Secretaria do Centro de Filosofia pelo e-mail ou msn: pedagogico@portaldafilosofia.com.br , pelo fone (48) 3025.2909 ou em Petrpolis com Mrcio nufep.pet@hotmail.com ou fone 2247-5610 S.E.R (logo) REALIZAO e PROMOO: Editora Centro de Sophos filosofia (logo) Educao para o pensar (logo) APOIO: . SINEPE/Pet (Logo) . Colgio ....... (Logo) . Livraria Obelisco..... (Logo) ....... UCP (logo)

You might also like