You are on page 1of 5

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

Servio Social
3 Srie Fundamentos Histricos e Terico-Metodolgicos do Servio Social II
A atividade prtica supervisionada (ATPS) um procedimento metodolgico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas programadas e supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivncia e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemticos e o autoaprendizado. Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduao. Promover a aplicao da teoria e conceitos para a soluo de problemas prticos relativos profisso. Direcionar o estudante para a busca do raciocnio crtico e a emancipao intelectual. Para atingir estes objetivos, a ATPS prope um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do bimestre para a sua soluo. A sua participao nesta proposta essencial para que adquira as competncias e habilidades requeridas na sua atuao profissional. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA Silmara Alberguini


Faculdade Anhanguera de So Paulo - Brigadeiro

Servio Social 3 Srie - Fundamentos Histricos e Terico-Metodolgicos do Servio Social II

Pg. 2 de 2

COMPETNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, voc ter desenvolvido as competncias e habilidades que constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais descritas a seguir. Compreender o significado da profisso e de seu desenvolvimento scio-histrico no cenrio brasileiro, desvelando as possibilidades de ao contidas na realidade. Entender os pressupostos filosficos e suas influncias no Servio Social. Conhecer o Movimento de Reconceituao.

Produo Acadmica

Leitura de textos. Elaborao de textos parciais sobre os apontamentos estudados. Discusso e reflexo coletiva. Elaborao de relatrio.

Participao
Para a realizao desta ATPS, os alunos devero previamente organizar-se em equipes definidas pelo tutor presencial e entregar seus nomes, RAs e e-mails ao mesmo, que far o acompanhamento das atividades nos encontros presenciais. Essas equipes sero mantidas durante todas as etapas.

Padronizao
O material a ser produzido neste desafio deve ser estruturado de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padro: em pgina formato A4; com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta; espaamento de 1,5 entre linhas; se houver citaes com mais de trs linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaamento simples entre linhas; com capa, contendo: nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina; nome e RA de cada participante; ttulo da atividade; nome do professor de Ensino a Distncia (EAD) da disciplina; cidade e data da entrega, apresentao ou publicao.

Consulte o Manual para Elaborao de Trabalhos Acadmicos. Unianhanguera. Disponvel em: <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.

Silmara Alberguini

Servio Social 3 Srie - Fundamentos Histricos e Terico-Metodolgicos do Servio Social II

Pg. 3 de 3

DESAFIO
Este desafio promove a observao e reflexo sobre as influncias dos pressupostos filosficos na Histria do Servio Social, e reflete sobre a importncia do Movimento de Reconceituao iniciado nos anos 1960. Ser produzido relatrio referente Teoria do Servio Social, que inclui o Movimento de Reconceituao, as Correntes Filosficas e as consideraes do grupo acerca do tema.

Objetivo do Desafio
Produo de relatrio referente Teoria do Servio Social.

ETAPA 1
Esta atividade importante para que voc entenda a relevncia do Movimento de Reconceituao para o Servio Social. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Individual) Realizar a leitura do artigo indicado a seguir:

FALEIROS, Vicente de Paula. Reconceituao do Servio Social no Brasil: um movimento em questo. Revista Servio Social e Sociedade, n 84. So Paulo: Cortez Editora, 2005. p. 21-34. Disponvel em: <http://www.webartigos.com/artigos/movimento-de-reconceituacao-do-servicosocial/46749/>. Acesso em: 23 set. 2012.

Passo 2 (Equipe) Compor um texto com as observaes, reflexes e crticas sobre o tema abordado no artigo lido, referente necessidade de um movimento de reconceituao para a profisso do Assistente Social. Esta produo compor o trabalho final.

ETAPA 2
Esta atividade importante para que voc entenda sobre o primeiro Seminrio do Movimento de Reconceituao e o Seminrio de Metodologia do Servio Social. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Individual) Realizar leitura das pginas 90 a 124 do livro:

CBCISS. Teorizao do Servio Social: Documento Alto de Boa Vista. Rio de Janeiro: Agir, 1988.

Silmara Alberguini

Servio Social 3 Srie - Fundamentos Histricos e Terico-Metodolgicos do Servio Social II

Pg. 4 de 4

Passo 2 (Equipe) Discutir as principais ideias apresentadas no documento, referentes aos dois seminrios. Procurar tecer, criticamente, relaes entre os dois encontros e as consequncias destes momentos para o Servio Social no Brasil. Passo 3 (Equipe) Redigir um relatrio sobre a importncia dos Seminrios, sistematizando as ideias discutidas no Passo 2, bem como as reflexes realizadas pelo grupo sobre a histria do Servio Social no Brasil. Esta produo compor o trabalho final.

ETAPA 3
Esta etapa tem como objetivo proporcionar a voc um exerccio crtico e reflexivo da Teoria do Servio Social, no qual dever analisar a influncia das correntes filosficas no Servio Social: Positivismo, Fenomenologia e Dialtica. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Individual) Realizar leitura das pginas 26 a 37 e 44 a 49 do livro:

CBCISS. Teorizao do Servio Social: Documento Alto de Boa Vista. Rio de Janeiro: Agir, 1988.

Passo 2 (Equipe) Elaborar dois textos, de no mnimo uma pgina cada, situando as correntes positivista e fenomenolgica no Servio Social. Esta produo compor o trabalho final. Passo 3 (Individual) Realizar a leitura das pginas 43 a 47 do livro:

MACEDO, Myrtes de Aguiar. Reconceituao do Servio Social: Formulaes Diagnsticas. So Paulo: Cortez, 1981.

Passo 4 (Equipe) Redigir um texto, de no mnimo 20 linhas, sobre Dialtica no Servio Social. Esta produo compor o trabalho final.

Silmara Alberguini

Servio Social 3 Srie - Fundamentos Histricos e Terico-Metodolgicos do Servio Social II

Pg. 5 de 5

ETAPA 4
Esta atividade importante para que voc entenda as correntes filosficas, sua influncia no Servio Social e a relevncia do Movimento de Reconceituao para a profisso. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Organizar todos os textos produzidos pela equipe nas Etapas 1 a 3, dando a eles unidade e coerncia entre si. Eles devem formar um nico relatrio, claro e coeso, que apresente as ideias dos textos lidos e tambm estabelea relaes entre estes e as reflexes feitas pelo grupo. Passo 2 (Equipe) 1 2 Formatar o relatrio final de acordo com as normas da ABNT, lembrando de identificlo corretamente de acordo com o que foi descrito no item Padronizao desta ATPS. Postar o relatrio na plataforma virtual, em um nico arquivo com extenso .doc, dentro do prazo estipulado, para avaliao do tutor a distncia.

Livro-Texto da Disciplina
NETTO, Jos Paulo. Ditadura e Servio Social: uma anlise do Servio Social no Brasil ps-64. 14. ed. So Paulo: Cortez, 2009. PLT 324.

Critrios de Avaliao
Sugere-se como critrio de avaliao que o aluno tenha: Desenvolvido a problemtica apresentada em cada passo. Realizado a leitura e reflexo dos textos sugeridos e discutido com o grupo as implicaes, contextos, marcas e caractersticas dos mesmos. Elaborado os textos parciais, com a devida abordagem da importncia dos fundamentos histricos terico-metodolgicos do Servio Social. Produzido o relatrio final com os textos parciais desenvolvidos ao longo das etapas e as reflexes acerca da temtica estudada.

Silmara Alberguini

You might also like