You are on page 1of 22

Linguagem & Ensino, Vol. 8, No.

1, 2005 (101-122)

Questes de tica na pesquisa em Lingstica Aplicada


(Ethical questions in Applied Linguistics research)

Maria Antonieta Alba CELANI Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo

ABSTRACT: Ethical questions in Applied Linguistics research are discussed in the context of qualitative research informed by critical theory. After a brief presentation of two main research paradigms, particular emphasis is placed on questions arising from the very nature of qualitative research within critical theory, such as informed consent, ownership of the data, power relations, codes of conduct and the question of cultural differences playing a role in determining ethical values. The article closes with a discussion of some unresolved problems. RESUMO: As questes da tica na pesquisa em Lingstica Aplicada so discutidas no contexto da pesquisa qualitativa de natureza crtica. Aps breve apresentao de dois dos principais paradigmas de pesquisa, focalizam-se questes decorrentes da prpria natureza da pesquisa qualitativa inserida na teoria crtica, tais como, o consentimento informado, a posse dos dados, as relaes de poder, os cdigos de conduta e a questo das diferenas culturais e seu papel na caracterizao dos valores ticos. O artigo

QUESTES DE TICA EM LINGSTICAAPLICADA

termina com uma discusso de algumas questes que permanecem em aberto. KEY-WORDS: ethics and research, critical qualitative research, power relations, plagiarism, cultural differences, informed consent PALAVRAS-CHAVE: tica e pesquisa, pesquisa qualitativa crtica, plgio, relaes de poder, diferenas culturais, consentimento informado.

Ethics is the philosophical study of morality. (Sterba, J.P., 1998)

Embora este artigo tenha como foco a questo da tica na pesquisa em Lingstica Aplicada, faz-se necessrio colocar essa questo em um contexto mais amplo. Portanto, comearei relacionando problemas de tica a paradigmas de pesquisa mais comumente empregados no s na rea de Lingstica Aplicada, mas tambm nas reas de Educao e de Cincias Sociais. So, no entanto, aspectos de ordem geral que valem para qualquer rea e qualquer paradigma. Em seguida me detenho em consideraes pertinentes pesquisa qualitativa de cunho interpretativista, e mais especificamente pesquisa qualitativa educacional no contexto da teoria crtica, tambm focalizando aspectos da formao de jovens pesquisadores educadores crticos. Relato ainda algumas posies mais recentes relativas a questes de tica na educao e na pesquisa, e discuto os aspectos que considero problem102 Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 8, n. 1, p. 101-122, jan./jun. 2005

MARIA ANTONIETA CELANI

ticos nessas posies. Termino apresentando o que, na minha viso, so questes que permanecem em aberto.

O SER HUMANO DIANTE DO MUNDO A nsia de busca de novo conhecimento faz parte da natureza humana. Se por um lado a histria da humanidade e, particularmente, a histria da cincia, nos mostram as inquietaes que levaram s grandes descobertas, com conseqentes avanos, por outro lado nos mostram, tambm, como nem sempre o uso que feito do novo conhecimento construdo tem por finalidade o bem da humanidade. Ser essa busca do novo sempre feita com liberdade, sem preconceitos, com humildade para entender e com grandeza para mudar? Mais complexa ainda a questo do uso de novo conhecimento. Quem tem acesso ao novo conhecimento? Garante que direitos? De quem? Bastaria lembrarmos, como exemplo para reflexo, a questo do uso da energia nuclear no mundo. A preocupao com a complexidade dessas questes e com a necessidade de se terem parmetros de conduta comeou na rea mdica. Vale aqui lembrar o famoso juramento de Hipcrates. Mas, de 1947 o primeiro documento oficial disponvel, o Cdigo de Nurenberg, que trata da autonomia do ser humano. A este seguiu-se a Declarao de Helsinque, de 1964, que determina que os sujeitos devem receber o melhor tratamento que o pas pode lhes dar. S em 1982 surgiram as diretrizes internacionais para a pesquisa biomdica, na forma de trs documentos, com normas prprias dos pases. Em 1995 surge a norma para o Brasil, com juizo crtico para valores humanos, usos e costumes para a sociedade. Por fim, em 1996, com a Resoluo 196/1996 criado o Conselho NacioLinguagem & Ensino, Pelotas, v. 8, n. 1, p. 101-122, jan./jun. 2005 103

QUESTES DE TICA EM LINGSTICAAPLICADA

nal de Sade (CNS), com 137 membros de formao variada. As reas temticas passam pelo CNS. Em outubro de 2002 havia 365 comits registrados no pas. Da surgiu a criao de comits de tica nas Universidades, aos quais deve ser submetido todo projeto de pesquisa que envolva seres humanos, no todo ou em partes1.

DEFININDO OS TERMOS Antes de prosseguir necessrio definir e discutir rapidamente alguns termos para que a discusso que vem a seguir no seja prejudicada por entendimentos diversos dos conceitos aqui utilizados. Recorro inicialmente aos dicionrios Houaiss (2001) e Aurlio (1999). Comecemos citando Houaiss:
tica parte da filosofia responsvel pela investigao dos princpios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano, refletindo esp. a respeito da essncia das normas, valores, prescries e exortaes presentes em qualquer realidade social; (nfase minha) derivao por extenso de sentido conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivduo, de um grupo social ou de uma sociedade (nfase minha) moral conjunto das regras, preceitos etc. caractersticos de determinado grupo social que os estabelece e defende (nfase minha)

Este breve histrico resulta de palestra proferida na Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, por ocasio da sesso de abertura do Encontro de Iniciao Cientfica em outubro de 2002, pelo Professor Doutor William Saade Hosne, ento presidente do CNS.

104 Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 8, n. 1, p. 101-122, jan./jun. 2005

MARIA ANTONIETA CELANI

Ambos os verbetes falam de normas, conjunto de regras, preceitos. O primeiro verbete, no entanto, refere-se a qualquer realidade social, em aparente contradio com o que afirma logo a seguir, na derivao por extenso de sentido, um grupo social, uma sociedade. Na definio de moral, a meno a determinado grupo, deixa mais claro o significado atribudo. Vejamos a seguir o que nos diz o Aurlio.
tica estudo dos juizos de apreciao referentes conduta humana suscetvel de qualificao do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto (nfase minha) valores normas, princpios ou padres sociais aceitos ou mantidos por indivduo, classe, sociedade (nfase minha)

Aqui entra a questo de atribuio de valores, do ponto de vista moral, mas interessante notar que tambm se contempla a possvel reduo das normas, valores, etc a grupos ou sociedades determinadas. O que particularmente me interessa, alm de definir os termos, chamar a ateno para os trechos enfatizados, porque se referem a aspectos que sero discutidos mais adiante, quando tratarei de algumas posies mais recentes na literatura, relativas a questes ticas em relao a, por exemplo, o que se considera plgio e propriedade intelectual.

PARADIGMAS DE PESQUISA De um modo geral, e simplificando bastante a questo, podemos reduzir os paradigmas de pesquisa nas reas de Lingstica Aplicada, Educao e Cincias Sociais a dois principais: o positivista e o qualitativo.
Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 8, n. 1, p. 101-122, jan./jun. 2005 105

QUESTES DE TICA EM LINGSTICAAPLICADA

O paradigma positivista, que predominou por dcadas, utilizava na rea das cincias humanas os pressupostos e os procedimentos da pesquisa nas cincias exatas, os mesmos padres de busca de objetividade e do suposto rigor da linguagem cientfica nos relatos dos resultados. O paradigma qualitativo, ao contrrio, particularmente quando de natureza interpretativista, nos remete ao campo da hermeneutica, no qual a questo da intersubjetividade bastante forte. claro que esses dois paradigmas tm aspectos comuns, quer no que diz respeito a objetivos gerais, valores fundamentais, quer no que se refere ao uso do poder e a cdigos de conduta. Embora objetivos e valores fundamentais sejam realizados de maneiras diferentes, ambos os paradigmas se preocupam com a produo de conhecimento, com a compreenso dos significados, com a qualidade dos dados; ambos os paradigmas tm por valores fundamentais a confiana, a responsabilidade, a veracidade, a qualidade, a honestidade e a respeitabilidade e no a busca da riqueza ou do poder. Voltarei mais adiante questo do uso do poder.

OS PARADIGMAS E CDIGOS DE CONDUTA Nos dois paradigmas h preocupao com o estabelecimento de cdigos de conduta, que podem ir desde juramentos profissionais, como o j citado juramento de Hipcrates, para os mdicos, at necessidade de submisso de propostas de pesquisa a comits para aprovao, at a cdigos de associaes profissionais (cf. Spradley, 1980, com referncia Associao Americana de Antropologia). O que se pretende evitar so danos e prejuizos para os participantes de pesquisas, para
106 Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 8, n. 1, p. 101-122, jan./jun. 2005

MARIA ANTONIETA CELANI

os prprios pesquisadores, para a profisso e para a sociedade em geral (Warwick, 1982). preciso ter claro que pessoas no so objetos e, portanto, no devem ser tratadas como tal; no devem ser expostas indevidamente. Devem sentir-se seguras quanto a garantias de preservao da dignidade humana. Pode haver danos e prejuizos, tambm para os pesquisadores, em suas interaes com colegas, com alunos de psgraduao e com jovens iniciantes de iniciao cientfica. Para a profisso e a sociedade em geral, a perda de confiana na pesquisa e nos pesquisadores pode representar danos irreparveis. Mas, do que podem decorrer os danos e os prejuizos? De posturas e de procedimentos considerados no ticos. necessrio ter presente, aqui, no entanto, a questo levantada anteriormente, quando da definio dos termos: quem considera as posturas ou procedimentos como no ticos? Um grupo social? A sociedade em geral? Para Moraes (c.1995)2, os procedimentos no ticos podem ser reduzidos a duas categorias: m conduta e fraude. Seriam exemplos de m conduta: no arquivar os dados, no aceitar avaliaes, encomendar dados estatsticos, explorar subalternos, publicar precocemente (para correr na frente), fazer mau uso de verbas, tratar mal a amostra, provocar medo, fazer retaliao poltica, indicar co-autoria inapropriada, preocupar-se mais com a quantidade do que com a qualidade (a sndrome publish or perish), mentir, degradar a natureza, roubar documentos, avalisar erros, procurar a fama, fornecer maus pareceres, exercer liderana inadequada, formar panelas,
2

Flvio Fava de Moraes, na poca diretor cientfico da Fundao de Amparo Pesquisa do Estado de So Paulo, em seminrio organizado pelo Programa de Estudos Ps-Graduados em Lingstica Aplicada e Estudos da Linguagem, na PUC-SP. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 8, n. 1, p. 101-122, jan./jun. 2005 107

QUESTES DE TICA EM LINGSTICAAPLICADA

abusar do poder, induzir jovens ao erro (por mau exemplo ou por descaso), fazer troca de convites e de favores, republicar os mesmos dados maquiados, dar cartas de recomendao inverdicas, ignorar interesses conflitantes com as agncias de fomento, ser cleptomanaco. Para alguns dos pontos levantados na lista acima, nos dias de hoje j h legislao especfica, por exemplo, a degradao da natureza; ou regulamentao prpria das agncias, no caso de conflitos de interesse3. Ainda segundo Moraes (c.1995), a fraude se caracterizaria como: plagiar, falsificar dados e inventar resultados. A classificao no fcil, nem h unanimidade de opinies a respeito da diferena entre m conduta e fraude. Para alguns autores, Howe & Moses, (1999), por exemplo, plgio, entendido como cpia verbatim, uso de idias de outros sem permisso, falta de citao de fonte, m conduta. Mas, hoje, o prprio conceito de plgio est em discusso (cf. Pennycook, 1996), como veremos mais adiante. Em relao a falsificar dados, Howe & Moses (1999) usam a expresso massagear os dados, quando se trata de forar a confirmao da hiptese preferida, por exemplo. Mas, se inseridas estas classificaes nas definies j vistas dos termos valores, princpios, cultura, determinada sociedade, grupo social, vamos encontrar problemas. Como determinar quanto e o que universal e quanto e o que especfico de uma cultura e sociedade? Necessariamente iremos perceber juizos, regras, preceitos, valores, princpios como relativos e mutveis.Como e onde so determinados e aplica-

A FAPESP, por exemplo, menciona essa questo explicitamente na solicitao de pareceres ad hoc.

108 Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 8, n. 1, p. 101-122, jan./jun. 2005

MARIA ANTONIETA CELANI

dos? Quem so os juizes? Da a dificuldade de uma definio e de uma classificao rgidas.

A TICA NA PESQUISA QUALITATIVA EDUCACIONAL Na pesquisa educacional informada pela teoria crtica, questes fundamentais so as relaes assimtricas de poder, o papel dos participantes e a responsabilidade social. Fao uma pequena digresso para refletir sobre um pressuposto bsico na pesquisa qualitativa: tudo o que constitui o ser humano (crenas, atitudes, costumes, identidades) criado e existe s nas relaes sociais, nas quais o uso da linguagem fundamental (Bredo & Feinberg, 1982). No existe, portanto, linguagem cientfica (como no positivismo) para descrever a vida social do lado de fora, para olhar e interpretar os dados. A construo dos significados feita pelo pesquisador e pelos participantes, em negociaes. Portanto, os sujeitos passam a ser participantes, parceiros. E mais, se a vida social dialgica, o mtodo para descrev-la tambm deve ser dialgico, para se garantir a opresso que ameaa os participantes, como decorrncia das relaes assimtricas de poder. Isso muito bem expresso por Stronach & MacLure (1997, apud Howe & Moses, 1999), quando alertam para a necessidade dos participantes tambm passarem a desempenhar um papel muito mais ativo no desenrolar do processo de pesquisa, inclusive questionando seus mtodos e os resultados, medida que ela se desenvolve. Na pesquisa educacional crtica, no mbito da Lingstica Aplicada, os pressupostos e os procedimentos do paradigma qualitativo interpretativista tm implicaes que merecem ser
Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 8, n. 1, p. 101-122, jan./jun. 2005 109

QUESTES DE TICA EM LINGSTICAAPLICADA

explicitadas. Comecemos pelo prprio desenho da pesquisa. Um planejamento prvio mais difcial, de vez que no paradigma qualitativo o que temos mais um desdobrar-se do que um plano definitivo. Da decorrem mais riscos e mais problemas imprevistos, pois se trata de uma situao aberta, com um fim no previsvel (open-ended). A dificuldade de pre-estabelecer perguntas e participantes exige uma reflexo maior e um monitoramento constante. A proteo dos participantes essencial (Denzin & Lincoln, 1998). Para isso indispensvel o consentimento informado, esclarecido, na forma de dilogo contnuo e reafirmao de consentimento ao longo da pesquisa. Esse dilogo possibilitar ao pesquisador certificar-se de que os participantes entenderam os objetivos da pesquisa, seu papel como participantes, ao mesmo tempo que deixa clara a esses a liberdade que tm de desistir de sua participao a qualquer momento. A preocupao do pesquisador deve ser sempre a de evitar danos e prejuizos a todos os participantes a todo custo, salvaguardando direitos, interesses e suscetibilidades. J que no poder nunca eliminar a relao assimtrica de poder, porque, afinal de contas, quem toma decises do ponto de vista epistemolgico, e tambm do ponto de vista dos procedimentos a serem adotados o pesquisador (Cameron et al., 1992).

A TICA NA TEORIA CRTICA Na teoria crtica h oposio idia de que o controle tcnico tenha papel principal ou nico na pesquisa social e, pricipalmente, na pesquisa educacional. O controle entendido como no democrtico. O controle tcnico, quase sempre feito em forma de testes objetivos, serve para uso de autori110 Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 8, n. 1, p. 101-122, jan./jun. 2005

MARIA ANTONIETA CELANI

dades educacionais, instituies externas pesquisa, mas que, a partir dos resultados, vo tomar decises que afetam a todos. Exemplos desse fato so o chamado Provo e o ENEM. Na teoria crtica, a participao de todos no apenas um meio, mas respeitada como um fim em si mesma, pois tem a emancipao como fim ltimo. a pesquisa entendida como empoderamento (empowerment), sobre alguma coisa, para algum fim ou para algum e com algum (Cameron et al., 1992). Se aceitarmos que os participantes tm suas prprias agendas, no podemos deixar de nos perguntar como a pesquisa pode ser til para eles; se aceitarmos que vale a pena construir conhecimento, no podemos deixar de aceitar que vale a pena partilh-lo. H, por certo, diferentes maneiras mais ou menos formais de partilhar conhecimento. Os participantes no podem ser excludos da etapa final de apresentao de resultados da pesquisa. Uma maneira de partilhar conhecimento resultante de um esforo conjunto poderia ser, por exemplo, a reconstextualizao dos enunciados nos relatrios ou publicaes por meio de reinterpretaes, com a participao dos participantes.

ALGUMAS DIFICULDADES Vejamos agora algumas dificuldades que se apresentam na caracterizao de uma postura tica na pesquisa educacional qualitativa crtica em Lingstica Aplicada, principalmente no que diz respeito pesquisa em sala de aula e pesquisa que envolve docentes em formao contnua. Parece haver um conflito entre a liberdade de pesquisar e ao mesmo tempo a necessidade de manter procedimentos considerados apropriados. Trata-se de encontrar o equilbrio
Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 8, n. 1, p. 101-122, jan./jun. 2005 111

QUESTES DE TICA EM LINGSTICAAPLICADA

entre o pblico e o privado. At que ponto o anonimato, na forma costumeira de mudana de nome ou de atribuio de apelidos, realmente oferece proteo aos participantes? Podero ser identificados por outros meios? Outra questo de aparentemente difcil soluo como manter o anonimato e a confidencialidade no relatrio de pesquisa, nas publicaes e ao mesmo tempo garantir descries espessas ( thick descriptions, Lutz, 1981, p.57), interpretaes vigorosas (vigorous interpretations, Stake, 1995, p.9). Seriam essas duas condies incompatveis? A necessidade de se garantir a exatido e a fidelidade no relatrio da pesquisa comprometeria a confidencialidade? Mas, o pblico e os participantes tm direito informao. Outra questo refere-se posse dos dados. A quem pertencem? So tanto dos pesquisadores quanto dos participantes. Mas, poderamos tambm dizer que a sociedade tem interesse nos resultados e que estes tm de ser acessveis ao pblico. Um problema que pode se colocar em relao a este aspecto diz respeito linguagem utilizada pelo pesquisador para a divulgao dos dados. Se for apenas acessvel a um pequeno nmero de iniciados para os quais familiar a linguagem especializada exigida pela academia, o pesquisador no estar cumprindo seu compromisso tico dentro dos valores da pesquisa situada em uma teoria crtica. O equilbrio possvel a esse respeito , sem abrir mo das exigncias da academia, dar algum tipo de retorno aos participantes, em alguma forma acessvel a eles, dependendo dos diferentes contextos e situaes. Outros questionamentos que tambm poderiam surgir seriam, primeiro, se, neste paradigma, o consentimento informado, com direito a falar em off e a se desligar a qualquer momento no estaria restringindo o pesquisador; desse
112 Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 8, n. 1, p. 101-122, jan./jun. 2005

MARIA ANTONIETA CELANI

questionamento poderia decorrer a pergunta sobre at que ponto informar. Tomemos como exemplo a pesquisa em sala de aula que envolve a observao pelo pesquisador: por um lado, este procura obter dados o mais completos possveis para sua pesquisa, mas por outro lado, para faz-lo deve se preocupar em salvaguardar a privacidade e o direito ao respeito de seus participantes. o chamado paradoxo do observador (observers paradox, Schachter e Gass, 1996, p.53). No entanto, s vezes o prprio desenho da pesquisa exige que o pesquisador no revele completamente seus interesses reais. Qual seria o procedimento tico, nestes casos? Cameron et al. (1993, p.83) ao discutirem a questo, propem que o pesquisador poderia utilizar pequenos enganos ou omisses, sem ferir os princpios ticos. o que chamam de engano incuo (innocuous deception). O grande desafio como criar e manter um equilbrio. Cameron et al. (1992) so cticos a este respeito, porque o poder de deciso sempre do pesquisador.

A FORMAO TICA DE PESQUISADORES EDUCADORES H responsabilidades e obrigaes tanto da parte dos formadores quanto da parte dos que esto sendo formados como pesquisadores educadores. Dizem respeito s relaes com os alunos, com os colegas, com a instituio, a profisso e a sociedade em geral. O pesquisador experiente deve ajudar os iniciantes a expressarem suas idias e pontos de vista respeitosamente, mas com total liberdade, em discusses abertas. Ensinar a refletir sobre questes sociais certamente se encontra dentre os temas que devem fazer parte da formao
Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 8, n. 1, p. 101-122, jan./jun. 2005 113

QUESTES DE TICA EM LINGSTICAAPLICADA

do iniciante, em relao a suas obrigaes para com a sociedade. Mas, a liberdade e o poder do pesquisador que, certamente, vm carregados de responsabilidades. nos cursos de ps-graduao que normalmente os futuros pesquisadores so formados. Qual o clima que permeia esses cursos? Como se tratam os membros da comunidade da Lingstica Aplicada? Como tratam seus alunos, pesquisadores em formao? As obrigaes advindas do poder e da liberdade, no meu entender, deveriam propiciar naqueles cursos um ambiente de verdadeiro aprendizado de princpios ticos, que vo alm da pesquisa propriamente dita, mas que envolvem tambm as relaes humanas dentro desses ambientes. Alm de ensinar ao iniciante os procedimentos bsicos da pesquisa, deveriam tambm, mais do que tudo pelo exemplo, ajudar os iniciantes a entenderem o que um curso de ps-graduao e qual o comportamento nele esperado, ajudar os iniciantes, em suma a se ajustarem no novo contexto. Muitos diriam que esse no o papel do professor ou do orientador na ps-graduao. Discordo dessa posio, porque a experincia mostra cada vez mais que os alunos provm de culturas diversas, na vida cotidiana e em seus hbitos de aprendizagem e trazem expectativas diversas. Essas diferenas culturais devem ser respeitadas e levadas em conta no trato e nas exigncias. Concordando com Hafernick et al. (2002), diria que faz parte do comportamento tico do formador tratar os alunos com respeito, humanidade e justia, sem favoritismos; acatar contribuies e opinies com respeito; evitar sempre o uso de ironia no trato, pois no h lugar para a ironia na educao; saber criticar, ouvir e dizer no; garantir a confidencialidade quando procurado por alunos para tratarem de assuntos particulares ou histrias pessoais; no coagir nem ameaar com exigncias,
114 Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 8, n. 1, p. 101-122, jan./jun. 2005

MARIA ANTONIETA CELANI

e, finalmente, no usar os alunos como mo de obra para suas pesquisas pessoais. Acabar com a imagem do orientador patro e criar uma nova de orientador parceiro mais experiente. Mas, se queremos os ambientes onde se faz e onde se aprende a fazer pesquisa como verdadeiras comunidades de prtica e de construo de conhecimento, no cabe falar apenas a respeito do comportamento tico do formador em relao ao iniciante. As mesmas reflexes cabem em relao s obrigaes ticas para com os colegas, entendidos aqui como formadores entre si e alunos entre si. As obrigaes ticas devem incluir a firme disposio de criar uma atmosfera de respeito mtuo, de apoio e de tolerncia, isto , um lugar seguro de aprendizagem, livre do medo de ataques pessoais ou de humilhaes. Um lugar seguro no qual no h receio de fazer perguntas estpidas, de demonstrar que no se entendeu algo ou de ser acusado de retardar o andamento da classe. Respeitar o outro nas dicusses e estar abert(o)a para outras opinies, bem como evitar ataques pessoais, claramente deveriam ser obrigaes de todos os membros da comunidade. Dar crdito a idias e atividades de outros, particularmente no trabalho em equipe, so obrigaes de todos. O trabalho em equipe talvez seja o contexto mais produtivo para o desenvolvimento de procedimentos ticos. Mas, geralmente, exige um processo mais ou menos longo de aprendizagem.

POSIES RECENTES Os julgamentos a respeito de questes de tica na pesquisa esto passando por mudanas mais recentemente, em parte, talvez, como decorrncia dos desenvolvimentos nos esLinguagem & Ensino, Pelotas, v. 8, n. 1, p. 101-122, jan./jun. 2005 115

QUESTES DE TICA EM LINGSTICAAPLICADA

tudos na Lingstica Aplicada, na Lingstica, principalmente no que se refere a teorias de linguagem e de ensino-aprendizagem. Uma voz bastante forte a de Pennycook (1996, 2001), preocupado com a falta de adequao dos padres acadmicos geralmente aceitos em relao a situaes da vida real, particularmente em relao questo do plgio na escrita. Para esse pesquisador, as noes de autoria e de poder devem ser questionadas luz das questes de identidade, e, principalmente de diferenas culturais. Para se emitirem julgamentos de valor, principalmente ao que se definiria como plgio, necessrio levar em conta diferentes compreenses do conceito de posse da palavra escrita, levando-se em conta tradies culturais diferentes relativas educao e produo de textos. Pennycook chega a considerar a exigncia de observncia das normas ocidentais como imposio cultural (Pennycook, 1994, p.278). Culturas diferentes, particularmente as culturas orientais, tm padres diferentes de avaliao do uso tico do conhecimento. Esto em jogo valores culturais relativos ao papel do sbio, do mestre, entendidos como fonte de saber a ser imitado e propagado por meio da repetio verbatim de seus ensinamentos4. E no s no caso de culturas estrangeiras que a questo se coloca. Muitas vezes, devemos aceitar que nossos alunos, mesmo provenientes do que poderamos chamar de cultura brasileira, no que diz
4

Malcom Coulthard, em conferncia plenria no ENPULI-SENAPULI realizado em Florianpolis, em abril de 2003, ao falar sobre a situao das universidades inglesas frente ao grande nmero de alunos estrangeiros provenientes de culturas diferentes da cultura ocidental, relatou que a Universidade de Birmingham envia a seus alunos um programa chamado copy checker que indica como os alunos usam as fontes e como as apresentam.

116 Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 8, n. 1, p. 101-122, jan./jun. 2005

MARIA ANTONIETA CELANI

respeito a como lidar com o conhecimento, podem provir, por um grande nmero de razes, de culturas muito diversas daquela geralmente aceita como sendo a cultura da vida acadmica. H ainda que se levar em conta, nos dias de hoje, o importante papel da Internet na oferta-busca de informaes, criando novas situaes a serem estudadas em relao questo do plgio e da autoria (cf. Hafernik et al., 2002, p.53-38). interessante considerar tambm, alm da posio de Pennycook (1996, 2001), outras propostas, discutidas por Hafernik et al. (2002), no contexto de ensino de ingls como segunda lngua. Alm de levarem em conta as questes culturais, sugerem graus e ambigidades em relao ao plgio e vm uma evoluo em relao maneira de se avaliar a questo. Sugerem um continuum, dividido em trs estgios (Hafernik et al., 2002, p.43-45). O primeiro estgio considera o plgio como um procedimento sempre errado, sem sombra de dvida, utilizando conceitos da tradio ocidental. No segundo estgio, esse procedimento considerado errado, mas procura-se entend-lo levando em conta as diferenas culturais de alunos que no partilham dos mesmos cdigos de valores da academia na cultura ocidental. No terceiro estgio, ao qual pertenceria um nmero pequeno de professores ou pesquisadores, julga-se o procedimento errado, mas questiona-se a validade desse julgamento, tendo em vista o conhecimento que se tem das diferenas culturais.

QUESTES EM ABERTO Resumo, para maior clareza, as questes j apresentadas que, no meu entender, permanecem em aberto.
Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 8, n. 1, p. 101-122, jan./jun. 2005 117

QUESTES DE TICA EM LINGSTICAAPLICADA

Uma delas refere-se necessidade de se chegar a posies mais claramente definidas sobre a caraterizao de plgio. Como j mencionado anteriormente, a questo cultural no pode ser desprezada, e insisto, em nosso contexto, no podemos tomar como dado que todos os alunos tm a mesma cultura porque todos so brasileiros. Isso no significa que se v aceitar puras cpias de material encontrado em fontes diversas. O que me parece fundamental dar-se conta de que procedimentos entendidos como no ticos na noss cultura acadmica pautada em padres ocidentais podem no ser percebidos como tal por alunos que no foram expostos a esses parmetros explicitamente. H ramificaes extensas nessa questo. Uma delas, por exemplo, refere-se representao de pesquisa que o aluno geralmente tem ao passar do ciclo fundamental para o ensino mdio. E mesmo durante todo o ensino mdio. Muito provavelmente, salvo pequenas excees, para esse aluno, fazer pesquisa significa procurar na biblioteca, ou, hoje, muito mais provavelmente, na Internet, o que h escrito sobre determinado assunto que lhe foi designado pelo professor, organizar a informao coletada, mais ou menos ordenadamente e apresent-la ao professor, com sua devida identificao de aluno. Muitos se defrontaro com um panorama diferente quando iniciarem seus estudos universitrios, podendo ou no levar choques de maior ou menor intensidade. O trato com os livros e outras fontes poder ou no ter feito parte de sua escolaridade anterior e, na maioria das vezes, os aspectos ticos referentes ao tratamento da informao proveniente de fontes diversas no lhes foram apresentados nem foram discutidos especificamente. papel de todo professor, de qualquer disciplina no currculo escolar, discutir essas questes dos procedimentos considerados na nossa cultura acadmica atual ticos
118 Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 8, n. 1, p. 101-122, jan./jun. 2005

MARIA ANTONIETA CELANI

ou no ticos. Faz parte da educao geral. importante, tambm, que os pesquisadores se mantenham a par das mudanas que ocorrem no mundo a respeito da caracterizao desses procedimentos, do ponto de vista tico. Outra questo que permanece em aberto a do uso apropriado, da interpretao e da apresentao dos dados de pesquisa, conforme j discutido. Ligada a esta, h tambm a questo da atribuio de crditos e da posse dos dados, particularmente na pesquisa colaborativa, que pode envolver alunos de ps-graduao, professores de vrios nveis em exerccio e pesquisadores da Universidade. Quem recebe o crdito? Quem tem a autoria? Quem tem a posse dos dados5? procedimento comum que os dados fiquem disposio de quem quizer fazer uso deles, mesmo pesquisadores de instituies diferentes daquela na qual foi realizada a pesquisa. Talvez um dos maiores desafios seja encontrar o equilbrio necessrio para se poder conciliar o direito informao com o direito privacidade. Permeando todas essas questes, no entanto, fica a grande tarefa de como construir uma postura tica com jovens pesquisadores que se iniciam na pesquisa. Vejo-a como tarefa conjunta de docentes e de pesquisadores, na criao de uma mentalidade tica, desde os primeiros anos na universidade, particularmente na iniciao cientfica. Uma das possveis maneiras de agir seria discutindo e avaliando com tranqilidade e iseno de nimo situaes que possam aparecer, e certamente em profundidade nos cursos de metodologia de pesquisa.
5

Infelizmente, no consegui recuperar a referncia de artigo pertinente a estas questes, na Revista Cncia e Cultura, publicao da Sociedade Brasileira para o Progresso da Cincia. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 8, n. 1, p. 101-122, jan./jun. 2005 119

QUESTES DE TICA EM LINGSTICAAPLICADA

REFERNCIAS BREDO, F. & FEINBERG, W. Knowledge and Values in Social and Educational Research. Temple University Press, 1982. CAMERON, D., FRAZER, E., HARVEY, P., RAMPTON, M.B.H. & RICHARDSON, K. Researching Language Issues of Power and Method. Routledge, 1992. CAMERON, D., FRAZER, E., HARVEY, P., RAMPTON, B. & RICHARDSON, K. Ethics, advocacy and empowerment: issues of method in researching language. In: Language and communication, n.13, p.81-94, 1993. DENZIN, N.K., & LINCOLN, Y.S. (eds.) The Landscapes of Qualitative Research. Themes and Issues. Sage, 1998. HAFERNICK, J.J., MESSERSCHMITT, D.S. & VANDRICK, S. Ethical Issues for ESL Faculty. Social Justice in Practice. Lawrence Erlbaum Associates, 2002. HOWE, K.R. & MOSES, M.S. Ethics in Educational Research. In: IRAN-NEJAD, A. & PEARSON, P.D. (eds.). Review of Research in Education 24. American Educational Research Association, p.21-59, 1999. LUTZ, E.W. Ethnography the holistic approach to understanding schooling. In: GREEN, J.D. & WALLET, C. (eds.). Ethnography and Language in Educational Setting. ABLEX, p.51-63, 1981. MORAES, F. FAVA de. tica na Pesquisa. Palestra proferida em seminrio do Programa de Ps-Graduao em Lingstica Aplicada e Estudos da Linguagem. PUC-SP. c.1995.
120 Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 8, n. 1, p. 101-122, jan./jun. 2005

MARIA ANTONIETA CELANI

PENNYCOOK, A. Borrowing Others Words: Text, Ownership, Memory, and Plagiarism. TESOL Quarterly. v.30, n.2, p.201-230, 1996. ____________. Critical Applied Linguistics. A critical Introduction. Lawrence Erlbaum Associates, 2001. ____________. The complex contexts of plagiarism: a reply to Deckert. Journal of Second Language Writing, 3, p.277284, 1994. SAADE HOSNE, W. tica em Pesquisa. Palestra de abertura do encontro de Iniciao Cientfica. PUC-SP. 2002. SCHACHTER, J. & GASS, S. Second Language Classroom Research Issues and Opportunities . Lawrence Erlbaum Associates, 1996. SPRADLEY, J.P. Participant Observation. Harcourt College Publications, 1980. STAKE, R.E. The Art of the Case Study Research. Sage, 1995. STERBA, J.P. Introduction (1). In: STERBA, J.P. (ed.) Ethics: the big questions. Blackwell, p.1-18, 1998. STRONACH, I. & MACLURE, M. Educational Research Undone: The pstmodern embrace. Philadelphia: Open University Press, 1997. WARWICK, D. Types of Harm in Social Science Research. In: BEAUCHAMP, T.L., FADEN, R.R., WALLACE, R.J. & WALTERS, L. (eds.) Ethical Issues in Social Science Research. Johns Hopkins University Press, p.101-124, 1982.

Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 8, n. 1, p. 101-122, jan./jun. 2005 121

QUESTES DE TICA EM LINGSTICAAPLICADA

Recebido: Aceito:

Abril de 2004. Maio de 2004.

Endereo para correspondncia: Maria Antonieta Alba CELANI PUCSP LAEL Rua Monte Alegre, 984 Perdizes 05014-001 - So Paulo - SP acelani@pucsp.br

122 Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 8, n. 1, p. 101-122, jan./jun. 2005

You might also like