You are on page 1of 12

O crucifixo nos tribunais brasileiros: religio, laicidade e espao pblico

Cesar Alberto Ranquetat Jnior Universidade Federal do Rio Grande do Sul Doutorando em Antropologia Social
Resumo: O trabalho trata sobre a polmica em torno da presena do crucifixo, smbolo prprio da tradio catlica, em tribunais de justia no Brasil. Para tanto, analisa um caso concreto de onde emerge essa polmica, referente a quatro pedidos de providncia ao Conselho Nacional de Justia (CNJ) brasileiro, requerendo a retirada desse smbolo religioso de tribunais de justia. Os pedidos foram formulados em 2007, por Daniel Sottomaior Pereira, criador da campanha Brasil para Todos, cujos principais objetivos so a defesa do princpio republicano de separao entre Estado e religio e a democratizao dos espaos pblicos, apoiada por uma mirade de ONGs, polticos, lderes religiosos, juristas e acadmicos. So examinados os principais argumentos levantados pelo autor dos pedidos, contrrio presena de smbolos religiosos em reparties pblicas, e pelos conselheiros do CNJ, que decidiram por indeferir os pedidos de providncia. Destacam-se as distintas concepes de religio e espao pblico acionadas por esses personagens, e ainda avaliam-se as caractersticas, objetivos e finalidades da campanha Brasil para Todos. Dessa forma, o trabalho busca contribuir para o aprofundamento das discusses sobre o tema da laicidade e para o entendimento das relaes entre religio e espao pblico no Brasil.

Palavras-chave: smbolos religiosos; esfera pblica; Estado laico.

Introduzindo o tema
A polmica em torno da presena de smbolos e imagens religiosas no espao pblico vem de longa data. Logo aps a instaurao do regime republicano, que sepultou a unio entre Estado e Igreja Catlica no Brasil, ocorreram algumas manifestaes contrrias a manuteno da simbologia crist em casas legislativas e tribunais de justia.

Em 4 de maio de 1891, Miguel Vieira Ferreira, pastor evanglico, criador da Igreja Evanglica Brasileira, foi intimado a comparecer em sesso do jri popular no Rio de Janeiro. Ao perceber a imagem do Cristo crucificado na sala daquele tribunal elaborou um requerimento ao presidente do jri, no qual declarava que s permaneceria como jurado se o crucifixo fosse retirado. No aceitava a presena do dolo em um pas que recentemente havia oficializado a separao entre Estado e religio. O juiz dispensou Miguel Ferreira da funo de jurado, mas este protestou novamente, gerando uma controvrsia que mobilizou a imprensa e diversas autoridades da poca. O caso chegou ao conhecimento do ministro da justia, Baro de Lucena, que acusou o requerimento do pastor evanglico, como um ato de fantica intolerncia. Miguel Ferreira acabou sendo multado, por recusar-se a participar dos julgamentos. A srie de artigos que o pastor evanglico escreveu sobre o episdio nos mais importantes jornais cariocas foram publicados por ele em 1891 em um livro intitulado O Cristo no Jri (Giumbelli,2003) .

No ano de 1906, um cidado da repblica faltou deliberadamente s sesses de audincia em uma sala do jri da capital federal (na poca Rio de Janeiro) como jurado, pois estava afixado na parede deste tribunal o crucifixo. O cidado Teodoro Magalhes, tambm acabou sendo penalizado com o pagamento de uma multa. Na ocasio, o advogado Teodoro Magalhes, elaborou uma cuidadosa justificativa de sua falta, asseverando: No Jri da capital de um pas que proclama a liberdade religiosa, que se acha separado de toda seita, ilegal o julgamento das causas presentes com retrato do fundador de qualquer confisso.1

O crucifixo entronizado no Palcio Tiradentes, antiga Cmara Federal com sede no Rio de Janeiro, devido a uma proposio de autoria do deputado Goffredo da Silva Telles Jnior do Partido de Representao Popular (PRP)2, por ocasio da realizao da constituinte de 1946. Quando a Cmara Federal transferiu-se para Braslia na dcada de 1960, o deputado Plnio Salgado moveu uma proposio requerendo a afixao do crucifixo na referida casa legislativa. Em seu pronunciamento na Cmara Federal, em 13 de junho de 1960, dissertou sobre as relaes entre Estado e Igreja, Cesar e Deus. A proposta foi aprovada pela maioria.

Disponvel em: http://juristas.locaweb.com.br/forum/viewtopic.php?p=13260&sid=3050ebe2c14ad38d33be34e0086b8566. Acesso em: 20/12/2008. 2 Partido poltico de orientao poltica conservadora, crist e nacionalista, criado pelo lder do integralismo Plnio Salgado.

O deputado federal Campos Vergal, esprita praticante, foi um dos poucos deputados que se manifestou contra a entronizao do crucifixo.

Vale aqui lembrar que o Senado Federal e o STF (Supremo Tribunal Federal), possuem hoje em sua sala principal o crucifixo afixado na parede. No STF o crucifixo est em um lugar destacado, ao lado da bandeira nacional e do braso da Repblica. O smbolo religioso catlico est estrategicamente prximo aos smbolos cvicos nacionais. Quando ocorreram os julgamentos no STF (Supremo Tribunal Federal), sobre as pesquisas com clulas-tronco embrionrias e o aborto de fetos anencfalos, diversos e contundentes foram os protestos e manifestaes pblicas, em artigos escritos em jornais, revistas e internet 3 no sentido de que se estava julgando uma questo de extrema relevncia cientfica em um tribunal que ostenta um smbolo catlico. O prprio ministro do STF, Marco Aurlio Mello, manifestou-se a favor da laicidade estatal, questionado a presena do crucifixo no local de julgamento, declarando: Ainda temos um Cristo na parede desta sala, mas h muito ocorreu separao entre a Igreja e o Estado4. Mais recentemente, a polmica5 veio novamente tona. Em 2005, o juiz Roberto Arriada Lorea, da 2 Vara de famlia e sucesses do Foro Central de Porto Alegre, props uma moo simblica que sugeria a retirada do crucifixo das salas de audincia da Justia gacha. Sua tese argia que a presena de tal smbolo religioso feriri a o princpio republicano de separao entre Estado e Igreja, a laicidade do Estado brasileiro seria violada pela existncia do crucifixo no espao pblico. Tal moo foi votada no congresso de magistrados estaduais
3

O conhecido jornalista Alberto Dines assim se pronunciou sobre a questo: No ltimo fim de semana os jornales mostraram fotos do recinto onde se rene o plenrio do Supremo Tribunal Federal (STF). Preparavam o ambiente para o julgamento de quarta-feira (6/3) sobre pesquisas com clulas-tronco embrionrias, afinal adiado. Naquelas fotos, podia-se perceber muito claramente na parede principal o enorme braso dourado da Repblica. No muito longe, menor, porm nitidamente acima dele, um crucifixo, smbolo da religio catlica. Sem qualquer comentrio nas legendas ou no texto, ficou visvel uma dominao da religio sobre o Estado pelo menos naquela parede. Na quarta-feira, antes do adiamento da sesso, as cmeras de TV fixaram o detalhe com alguma insistncia. Na realidade no se trata de um detalhe: num Estado efetivamente leigo ou laico, o smbolo religioso sequer poderia ser exibido no recinto da mais alta corte, teoricamente cega, comprometida apenas com o dever de ser justa. Disponvel em: http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=475JDB007. Acesso em: 10/08/2008. 4 Disponvel em: http://www.puggina.org/publicados/news.php?detail=n1098657654.news. Acesso em: 14/11/2008. 5 A polmica sobre a presena de smbolos religiosos no espao pblico tambm encontrada nos Estados Unidos e na Europa. Diversos pases possuem algum tipo de legislao que probe ou limita a presena de imagens e simbologia religiosa em reparties pblicas. O caso mais comentado ocorreu na Frana, com a discusso em torno do porte do vu islmico ( hijab) por alunas muulmanas, em escolas pblicas daquele pas. O governo francs criou uma comisso para tratar do assunto - Comisso Stasi - e em 2004 foi aprovada uma legislao, baseada nos relatrios e reunies desta comisso, proibindo a utilizao de signos religiosos ostensivos em reparties pblicas.

realizado na cidade de Santana do Livramento, entre os dias 29 de setembro a 1 de outubro de 2005. Apesar da presena de cerca de 150 magistrados no congresso, apenas 49 estavam presentes quando da votao acerca dos crucifixos. Ao final de um acalorado debate, 25 foram contra a moo e 24 a favor. Essa pequena diferena ensejou uma recontagem dos votos, que confirmou o resultado anterior. Assim, a tese que argumentava pela retirado do crucifixo dos tribunais foi derrotada. A parte que moveu o pedido foi representada pelo presidente da Associao dos Juzes do Rio Grande do Sul (AJURIS), na poca Carlos Rafael dos Santos Jnior. Por sua vez, os juzes que eram contrrios a tese da retirada do crucifixo foram representados pela magistrada Suzana Viegas.

Em fevereiro deste ano (2009) o novo presidente do Tribunal de Justia do Rio de Janeiro, Luiz Zveiter, determinou a retirada do crucifixo que existia na sala do rgo Especial daquele tribunal e, alm disto, desativou a capela que ficava no andar da presidncia do tribunal, neste lugar criou um espao ecumnico.

O julgamento no Conselho Nacional de Justia


Em 2007, Daniel Sottomaior Pereira moveu quatro pedidos de providncia6 ao Conselho Nacional de Justia7 (CNJ), requerendo a retirada de crucifixos afixados em salas de Tribunais, mais particularmente dos plenrios e salas dos Tribunais de Justia do Cear, Minas Gerais, Santa Catarina e do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4 regio. O argumento central destes pedidos era que a presena de smbolos religiosos em reparties pblicas chocar-se-ia com o princpio da laicidade consagrado no artigo 19, inciso I, da Constituio Federal de 1988. Para o requerente, o smbolo religioso nesses tribunais est colocado em local proeminente, acima da prpria bandeira nacional - no se tratando assim de mero adorno -. Desta forma, a ostentao deste smbolo estaria sugerindo que os servidores pblicos submeteriam-se a outros princpios, que no aqueles que norteiam a administrao pblica.

6 7

PPs 1344, 1345, 1246 e 1362. rgo criado no ano de 2004, com sede na Capital Federal (Braslia) de natureza administrativa, sem atribuio jurisdicional. Tem por objetivo o controle da atuao administrativa e financeira do poder judicirio.

Os pedidos de providncia foram inicialmente analisados pelos conselheiros do CNJ, em sesso realizada em 29 de maio de 2007. O conselheiro-relator Paulo Lobo em seu voto assim se manifestou sobre o tema:
Duas teses razoveis parecem emergir da matria, relativamente existncia de smbolos religiosos em dependncias de rgos pblicos: a)seriam smbolos meramente culturais e tradicionais, ou que expressariam a religiosidade do povo, sem comprometimento da liberdade de religio ou afronta ao Estado Laico; b) indicariam preferncia por determinada confisso religiosa, em detrimento das demais, violando os princpios do laicismo do Estado brasileiro(separao do Estado e da igreja, art. 19, I, da CF-88) e a liberdade de religio.8

Sugeriu este conselheiro, a abertura de audincia pblica para que os interessados nesta temtica pudessem se manifestar e oferecer subsdios para a deciso.

Por outro lado, o conselheiro Oscar Argollo em seu voto, ressaltou que a presena do crucifixo em tribunais no torna o Estado e o Poder Judicirio clerical, vinculado a uma determinada confisso religiosa. Conforme o conselheiro, a afixao de crucifixo em reparties pblicas trata-se de um costume e de uma tradio:

A cultura e tradio - fundamentos de nossa evoluo social - inseridas numa sociedade oferecem aos cidados em geral a exposio permanente de smbolos representativos, com os quais convivemos pacificamente, v.g.: o crucifixo, o escudo, a esttua, etc. So interesses, ou melhor, comportamentos individuais inseridos, pela cultura, no direito coletivo, mas somente porque a esse conjunto pertence, e porque tais interesses podem ser tratados coletivamente, mas no para serem entendidos como violadores de outros interesses ou direitos individuais, privados e de cunho religioso, que a tradio da sociedade respeita e no contesta, porque no se sente agredida ou violada. Entendo, com todas as vnias, que manter um crucifixo numa sala de audincias pblicas de Tribunal de Justia no torna o Estado - ou o Poder Judicirio - clerical, nem viola o preceito constitucional invocado (CF.art. 19, I), porque a exposio de tal smbolo no ofende o interesse pblico primrio (a sociedade), ao contrario, preserva-o, garantindo interesses individuais culturalmente solidificados e amparados na ordem constitucional, como o caso deste costume, que representa as tradies de nossa sociedade.9

O conselheiro Oscar Argollo argumentou que no h no ordenamento jurdico nacional qualquer proibio para o uso de smbolos religiosos em ambientes do Poder Judicirio. A colocao ou no de um smbolo ou imagem religiosa uma atribuio eminentemente administrativa, desfrutando o poder judicirio de autonomia:
No cabe, pois, ao Egrgio Conselho o controle administrativo sobre a exposio e disposio de objetos ou smbolos religiosos nas dependncias dos Tribunais de
8

Disponvel em: http://www.cnj.jus.br/index.php?option=com_jurisprudencia&Itemid=464. Acesso em: 20/10/2008. 9 Disponvel em: http://www.cnj.jus.br/index.php?option=com_jurisprudencia&Itemid=464. Acesso em: 20/10/2008.

Justia, face autonomia administrativa que possuem [...]. Ainda no campo do direito administrativo h aqueles que aludem sobre a presena de smbolos religiosos em dependncias de rgos pblicos como sendo uma apropriao indevida do espao pblico por interesses privados, porque o interesse particular pode fazer tudo que a lei no probe, mas a Administrao Pblica s pode fazer aquilo que a lei determina. No particular, data maxima venia,entendo que a interpretao no tem lugar, porque no h no ordenamento qualquer norma jurdica vigente que determine a colocao de smbolo religioso - que seria uma negao ao Estado laico, como tambm no h lei que proba tal colocao. Prevalece, portanto, o principio fundamental do interesse pblico, de garantir direitos individuais e, ao mesmo tempo, coletivos, uma vez que todos so iguais perante a lei e "ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude de lei" (CF. art. 5, 11).10

Enfatiza em seu voto, o j referido conselheiro, que a presena do crucifixo em um espao pblico, como um tribunal de justia, representa uma forma de homenagem e respeito a este ambiente e a nobre atividade do magistrado:
O costume de expor, eventualmente, em dependncias ou ambiente de rgo pblico a imagem de um crucifixo corresponde sem embargos, a uma necessidade jurdica, de acordo com as homenagens devidas a Justia. Trata-se da representao, ainda que religiosa, do respeito devido quele local. O crucifixo um smbolo que homenageia princpios ticos e representa essencialmente a paz. Afinal a luta pelo Direito o meio para alcanar a Paz, conforme ensinou Ihering em seu famoso opsculo proferido em Viena em 1872.11

Para Argollo, o Estado no tem o direito de intervir nos costumes e tradies do povo brasileiro, sendo a religio elemento fundamental de nossa cultura:
Estado no tem o direito de se imiscuir nos costumes e tradies reconhecidos moralmente pela sociedade. Portanto, se costume a palavra chave para a compreenso dos conceitos de tica e moral, a tradio se insere no mesmo contexto, uma vez que deve ser vista como um conjunto de padres de comportamentos socialmente condicionados e permitidos. E no podemos ignorar a manifestao cultural da religio nas tradies brasileiras, que hoje no representa qualquer submisso ao Poder clerical. A manifestao cultural, forjada pela tradio, de exposio de crucifixo em dependncia ou ambiente de Tribunal de Justia, como elemento representativo do interesse pblico secundrio (vontade do rgo pblico), tem exemplo na sala do Plenrio do Excelso Pretrio, quando se v, ao fundo, no painel construdo em mrmore bege-bahia, pelo artista plstico Athos Bulco, acima do escudo de armas brasileiro, um crucifixo confeccionado em paubrasil, obra de Alfredo Ceschiatti.12

Refere-se, no final da passagem acima citada, ao crucifixo existente no Supremo Tribunal Federal (STF), para legitimar a presena deste smbolo religioso em outros tribunais de justia.
10

Disponvel em: http://www.cnj.jus.br/index.php?option=com_jurisprudencia&Itemid=464. Acesso em: 20/10/2008. 11 Disponvel em: http://www.cnj.jus.br/index.php?option=com_jurisprudencia&Itemid=464. Acesso em: 20/10/2008. 12 Disponvel em: http://www.cnj.jus.br/index.php?option=com_jurisprudencia&Itemid=464. Acesso em: 20/10/2008.

Segundo o conselheiro, a presena do crucifixo nos tribunais no representa uma forma de discriminao ou constrangimento para com aqueles que seguem outras confisses religiosas. No final de seu voto discorda do pedido de audincia pblica requerida pelo relator Paulo Lobo:

Pedindo vnia, ao eminente conselheiro Relator, ouso discordar da proposta, para dispensar qualquer Consulta Pblica - at porque, a meu juzo, incua face a cultura crist brasileira - para votar no mrito, no sentido da total improcedncia da pretenso.13

Na sesso de 29 de maio, o relator Paulo Lobo no proferiu seu voto, pois afirmou estar em dvida sobre o tema. Desta forma o julgamento no foi concludo nesta sesso. O tema foi analisado novamente na sesso de 6 de junho. Nesta sesso o relator Paulo Lobo foi o nico conselheiro que se manifestou a favor da retirada dos crucifixos, asseverando que o Estado laico deve separar o privado do pblico, cabendo unicamente a esfera privada a manifestao religiosa. Os demais conselheiros presentes seguiram o voto do conselheiro Oscar Argollo, decidindo indeferir os pedidos de providncia movidos por Daniel Sottomaior, entendendo que o crucifixo j um smbolo prprio da cultura crist brasileira, no influenciando e interferindo na neutralidade e universalidade do Poder Judicirio.

A iniciativa Brasil Para Todos


A campanha Brasil para Todos foi criada em 17 de janeiro de 2007, congregando uma srie de lideranas religiosas, juristas14, polticos, acadmicos e ONGs que militam por um Estado laico e uma arena pblica secular distanciada de valores, instituies e smbolos religiosos. Cabe aqui ressaltar, que a grande maioria das lideranas religiosas apoiadoras desta campanha no pertencem a denominaes religiosas crists.

Brasil para todos no possui uma sede fixa, e atualmente dirigida pelo engenheiro civil Daniel Sottomaior, 37 anos, autor dos pedidos de providncia junto ao Conselho Nacional de Justia. Daniel declara-se publicamente ateu. Em conversa pessoal que mantive
13

Disponvel em: http://www.cnj.jus.br/index.php?option=com_jurisprudencia&Itemid=464. Acesso em: 20/10/2008. 14 O juiz Roberto Arriada Lorea, autor da moo que pleiteava a retirada dos crucifixos dos tribunais no congresso de magistrados gachos, em 2005, participa desta iniciativa.

com ele afirmou que as religies so um dos principais males que afligem a humanidade. Neste ano, criou a Associao Brasileira de Ateus e Agnsticos (ATEA). Daniel Sottomaior tem participado seguidamente de programas de rdio e televiso e de seminrios e congressos, advogando o Estado laico e criticando duramente o discurso religioso. No seminrio Estado, Religio e Desenvolvimento: a intolerncia religiosa nas veias do Estado Laico, promovido pela Assemblia Legislativa do Estado de So Paulo, em 8 de agosto de 2008, apresentou uma comunicao intitulada Lies sobre a Laicidade: Ministrio Pblico, Dioceses Particulares. Em determinado momento de sua exposio, que tratava sobre os objetivos da iniciativa Brasil para Todos, afirmou que a presena de smbolos religiosos em tribunais de justia que julgam casos que envolvem direitos sexuais e reprodutivos, coloca sob suspeita tais julgamentos, pois, expressaria uma aliana tcita entre o Estado brasileiro e o grupo religioso hegemnico:
pblico e notrio o fato de que tais smbolos esto associados a doutrinas de negao dos direitos mais elementares como a liberdade de casamento e divrcio, direitos sexuais e reprodutivos, e o respeito dignidade humana sem quaisquer formas de discriminao, entre muitos outros. Sua presena no alto dos recintos mais importantes do pas prepara e predispe violao de direitos, e contribui decisivamente para a perpetuao e institucionalizao do preconceito, da injustia, do racismo, do sexismo, da homofobia e do obscurantismo nas decises judiciais, nos atos do legislativo e no trato do executivo com a populao. Para ser bem claro: que mensagem est posta aos juzes do pas inteiro quando vo julgar causas envolvendo direitos de homossexuais, sabendo que o smbolo universalmente presente em todas as varas tambm o maior veculo da homofobia do planeta? O julgamento de todas as cortes do pas est sob suspeio, e poucas coisas poderiam ser mais danosas a nossa democracia do que isso. E que dizer do acesso ao planejamento familiar e camisinha em hospitais coalhados de cones que simbolizam a sua proibio? Como fica o acesso dos povos de terreiro a esses mesmos hospitais quando seus smbolos dizem que os deuses deles so deuses falsos, e suas religies so religies falsas? Os smbolos religiosos minam os direitos de mulheres, negros, indgenas, GLBTs e todos aqueles que no se vem representados por esses smbolos.15

Daniel Sottomaior acredita que a presena de smbolos religiosos em tribunais de justia influencia e interfere na tomada de decises por parte dos juzes. Para o mentor da iniciativa Brasil para Todos, a predominncia dos valores religiosos cristos (catlicos e evanglicos principalmente), em diversas esferas da sociedade brasileira, so os principais obstculos na garantia e efetivao dos direitos sexuais e reprodutivos.

Alm dos pedidos de providncia analisados pelo CNJ (Conselho Nacional de Justia), a iniciativa - Brasil para todos - j elaborou representaes ao Ministrio Pblico requerendo a retirada dos crucifixos de Tribunais de Justia e Casas Legislativas de diversos estados da
15

Disponvel em: http://www.nepp-dh.ufrj.br/ole/posicionamentos7-3.html. Acesso em: 10/02/2009.

federao. Esta iniciativa possui um site na internet 16 e disponibiliza um modelo de representao a ser encaminhada ao Ministrio Publico solicitando a retirada do crucifixo de reparties pblicas.

Para os defensores desta iniciativa, a manuteno de smbolos religiosos catlicos em reparties pblicas uma forma de preconceito e discriminao contra todos aqueles que no comungam da f catlica. A religio e suas manifestaes devem estar circunscritas a esfera privada:

[...] as atividades religiosas e a ostentao de smbolos de adorao e venerao pertencem vida privada dos cidados, no sua atuao como governantes, autoridades e demais servidores pblicos. O Estado e suas reparties esto acima de convices particulares e pertencem a todos. fcil entender que errado afixar smbolos de partidos polticos nas reparties pblicas porque o Estado existe para homens e mulheres de todos os partidos, independentemente de quem foi eleito ou designado para cada cargo. Da mesma maneira acontece com os smbolos religiosos.17

A presena de um nico smbolo religioso, como o crucifico, em escolas, hospitais, casas legislativas e tribunais de justia representaria uma afronta ao pluralismo e ao princpio da igualdade, fundamentos de uma sociedade democrtica e secular:
Se existe smbolo da religio de uns, mas no da religio de outros, nem da ausncia de religio, ento no h igualdade. Uma sociedade fraterna deve reconhecer que os indivduos tm os mesmos direitos independentemente de serem minoria ou maioria. Uma sociedade de um nico smbolo religioso no pluralista, pois no reconhece nem respeita as diferenas entre seus cidados. 18

importante ressaltar que esta campanha no visa eliminao de smbolos como o Cristo Redentor, e do porte de cruzes e estrelas de Davi:

Esta iniciativa diz respeito somente a reparties pblicas. Isso naturalmente exclui smbolos como o Cristo Redentor, Crescentes em mesquitas, pingentes de Estrela de Davi no pescoo dos fiis, etc. porque no esto em reparties pblicas. No se pede - e repudiamos - a destruio de smbolos religiosos: nossa demanda tosomente para sua retirada das reparties pblicas. Este movimento visa tolerncia religiosa - respeitando os membros dos demais credos que no tm seus smbolos exibidos nas reparties pblicas. , assim, exatamente o oposto da ao taleb que imps sua lei religiosa a todos os cidados do Afeganisto. Por ltimo, mas igualmente importante, o salto da retirada de smbolos religiosos das reparties pblicas para a eliminao completa dos smbolos em outras esferas no possui sustentao lgica. Se aceitssemos como razovel essa progresso descabida, deveramos considerar com igual peso a idia oposta: se se permite a exibio de smbolos religiosos nas reparties pblicas hoje, amanh a permisso
16 17

http://www.brasilparatodos.org Disponvel em: http://www.brasilparatodos.org/?page_id=5. Acesso em: 20/11/2008. 18 Disponvel em: http://www.brasilparatodos.org/?page_id=5. Acesso em: 20/11/2008.

se tornar obrigao da exibio e por fim a obrigao do uso deles por todos os cidados. Percebe-se, desse modo, que qualquer tipo de progresso a situaes extremas fantasiosa.19

Contrariando a tese argida pelo Conselho Nacional de Justia de que a colocao de smbolos religiosos nos tribunais um ato administrativo, os propugnadores desta campanha declaram:

[...] um dos reflexos do princpio da igualdade o princpio da impessoalidade da administrao pblica, expresso no art. 37 da Constituio Federal, que assegura que a neutralidade tem que prevalecer em todos os comportamentos da administrao pblica e veda a adoo de comportamento administrativo motivado pelo partidarismo. Custeada com dinheiro pblico, a atividade da Administrao Pblica jamais poder ser apropriada, para quaisquer fins, por aquele que, em decorrncia do exerccio funcional, se viu na condio de execut-la. O mesmo artigo tambm estabelece o princpio da legalidade da administrao pblica, segundo o qual os poderes pblicos somente podem praticar os atos determinados pela lei. E no h nenhuma lei, norma, determinao ou poltica pblica que pea a afixao de smbolos religiosos. Na verdade, segundo o art. 13 da Constituio Federal, so smbolos da Repblica Federativa do Brasil a bandeira, o hino, as armas e o selo nacionais, disposio que seguida analogamente em todas as constituies estaduais do pas, de modo que nenhum smbolo religioso no pode se afigurar como smbolo oficial.

De acordo com os defensores da iniciativa, a existncia do crucifixo ou de outros smbolos religiosos expressaria a adoo de um comportamento confessional, particularista, por parte da administrao pblica. Neste sentido, no espao pblico somente seria justificvel e legal a presena dos smbolos nacionais (bandeira, hino, armas e selos nacionais), pois, estes so previstos constitucionalmente.

Os membros da iniciativa Brasil para Todos partem de uma concepo moderna, liberal e republicana acerca do lugar da religio. Para estes, a religio deve estar confinada na esfera privada. Por sua vez, Oscar Argollo e os demais conselheiros que votaram contra a retirada dos crucifixos dos tribunais, concebem este smbolo catlico como algo que transcende o religioso, sendo j um elemento da cultura nacional.

Consideraes Finais
A presena de smbolos e imagens religiosas em reparties pblicas brasileiras parece sinalizar a no realizao e concretizao da separao entre a esfera religiosa e a esfera
19

Disponvel em: http://www.brasilparatodos.org/?page_id=5. Acesso em 20/11/ 2008.

poltica neste pas. O Estado e a religio mantm vnculos e contatos. Desta forma, a concepo de uma arena pblica neutra, distanciada de smbolos e valores religiosos se mostraria como uma fico. A religio no Brasil, jamais foi assunto meramente privado, reservada ao ntimo das conscincias. Conforme Montero (2003, p.34): As constituies republicanas, que em geral promulgaram a separao poltica entre Igreja e Estado, no foram suficientes para circunscrever as religies vida privada. A religio continua presente e influente nas mais diversas esferas da vida social.

Outrossim, inegvel que a existncia de simbologia crista-catlica no espao pblico exprime a fora cultural do catolicismo e sua articulao com a identidade nacional (Brando, 1988). A cultura nacional e a histria deste pas sofreram o influxo do catolicismo desde seus primrdios. Desta forma, mais que uma religio, o catolicismo no Brasil seria j um trao incontornvel de nossa sociedade. Pierre Sanchis (1994) chega a falar em uma cultura catlica brasileira ao examinar o campo religioso brasileiro.

Cabe aqui destacar que o Brasil foi descoberto por uma nao catlica que, em seu projeto colonizador e evangelizador, visava estender ao novo mundo as fronteiras da f e do imprio. Um dos primeiro atos que o colonizador portugus efetuou aps desembarcar por estas terras foi realizao de uma missa, nesta ocasio foi fixada uma cruz na areia de Porto Seguro, litoral sul da Bahia, nova terra descoberta deu-se o nome de Ilha de Vera Cruz, posteriormente chamada de Terra de Santa Cruz. Nas naus portuguesas que aportaram em no litoral brasileiro, havia adornado nas velas o smbolo da Ordem de Cristo, uma imponente cruz vermelha em um fundo branco.

Por fim, h quem veja ainda no catolicismo uma forma de religio cvica, instrumentalizada pelo poder poltico para legitimar a ordem social e como elemento fundamental na transmisso de valores cvicos e morais (Azevedo, 1981). Nao e catolicismo, religio crist e poltica sempre mantiveram, e de alguma forma ainda mantm, uma relao muito prxima neste pas, apesar de em termos jurdicos e formais o Estado brasileiro apresentar-se como laico.

Referncias Bibliogrficas
AZEVEDO, Thales de. A religio civil brasileira. Petrpolis: Vozes, 1981. BRANDO, Carlos Rodrigues. Ser Catlico: dimenses brasileiras um estudo sobre a atribuio atravs da religio. In: SACHS, Viola (org.). Brasil e EUA: Religio Identidade Nacional. So Paulo: Graal, 1988.p.59-83. GIUMBELLI, Emerson. Religio e espao pblico no caso do Cristo no jri. Acervo. Rio de Janeiro, v. 16, n. 2, p. 19-42, 2003. MONTERO, Paula. Max Weber e os dilemas da secularizao o lugar da religio no mundo contemporneo. Revista Novos Estudos CEBRAP. So Paulo, n.65, p.34 -44, mar. 2003. SANCHIS, Pierre. O Repto Pentecostal Cultura Catlico-brasileira. In: ANTONIAZZI, Alberto et alii. Nem Anjos Nem Demnios: Interpretaes Sociolgicas do Pentecostalismo. Petrpolis: Vozes, 1994.p. 34 -63.

You might also like