You are on page 1of 6

Driblando a presso alta Voc pode colaborar para o sucesso do tratamento modificando alguns de seus hbitos.

Peso O excesso de peso tem grande relao com o aumento da presso, portanto, se voc est com peso acima do normal, ou seja, ndice de massa corprea acima de 25 kg/m2, deve iniciar um programa de reduo de peso no qual a ingesto de alimentos de baixo valor calrico deve ser a regra: Para se calcular o ndice de massa corprea (IMC) usa-se a seguinte frmula: Peso dividido pela altura ao quadrado: IMC = peso / (altura)2 IMC = peso (Kg)/altura x altura (m) Ex: IMC = 98/ 1,75 x 1,75 IMC = 32 Kg/m2 Esse indivduo precisa perder peso, ele est com o peso acima do normal. O controle de peso apontado como primeiro passo na preveno e tratamento da hipertenso arterial. Muitos estudos demonstram a relao entre massa corprea e presso arterial mostrando que, a frequncia da hipertenso entre obesos duas vezes maior do que entre os no obesos, e que, o ganho de peso frequentemente associado com aumento da presso arterial. Fumo O cigarro o mais importante fator de risco, prevenvel para doena cardiovascular, sendo responsvel por 1 em cada 6 bitos, pois a nicotina aumenta a presso arterial e acelera a progresso da aterosclerose (depsito de gorduras nas paredes da artria). Portanto, abandonar o tabagismo (ato de fumar) deve ser a primeira providncia do hipertenso. Sedentarismo Abandone o sedentarismo. Passe a fazer uma caminhada regularmente de no mnimo 30 minutos todos os dias ou, pelo menos, quatro vezes por semana. Os melhores exerccios para os pacientes hipertensos so: caminhar, nadar, correr e andar de bicicleta. Exerccios como halterofilismo e musculao no so recomendados para hipertensos. Estresse Para cada pessoa as causas do estresse podem ser diferentes. O melhor a se fazer se possvel identificar o motivo que est gerando tenso e elimin-lo. Na impossibilidade, deve-se "administrar" esse problema, atravs da maneira mais harmnica. Atividades de lazer Identifique uma atividade que lhe d prazer, como ler um livro, pintar um quadro, bordar, participar de atividades sociais ou de grupos de relaxamento. Uma atividade desse tipo poderia ser muito positiva para uma vida normal. Coloque nessa atividade todas as suas energias.

Tratamento Quando seu mdico lhe prescreve um medicamento, voc deve tom-lo rigorosamente conforme foi prescrito, observando as doses, nmero de tomadas dirias e os horrios, pois, se voc no seguir as orientaes de seu mdico, com certeza os tratamentos no traro os resultados esperados. Nunca abandone o tratamento, ele para o resto da vida. Pode ser que com o tempo voc tome outro medicamento ou at mesmo lhe seja recomendado um tratamento sem medicamentos, mas isso uma deciso que somente seu mdico poder tomar. O tratamento estar mantendo ou melhorando sua qualidade de vida. Portanto, segui-lo corretamente significa viver mais. Lembre-se do consagrado ditado chins: "Tenha coragem para mudar o que pode ser mudado, pacincia para aceitar o que no pode se mudado e sabedoria para diferenciar uma coisa da outra". A dieta para quem tem presso alta Sal: Diminuir o sal da comida, nunca ultrapassar 6 gramas por dia, ou seja, 1 colher das de ch para toda alimentao diria. Retire o saleiro da mesa e use temperos naturais como limo, cebola, alho e cheiro verde. Gordura: A relao de cido graxo polinsaturado/saturado na dieta pode afetar a presso sangunea. Em pacientes normais ou hipertensos moderados, um aumento na relao cido graxo polinsaturado/saturado para 1 ou mais, em dietas com aproximadamente 25% de gordura, tem sido associado com queda na presso sangunea. Portanto, para manter essa relao evite gorduras de origem animal, de preferncia para leos vegetais principalmente azeite de oliva. O mecanismo de ao dos cidos graxos polinsaturados na presso sangunea parece estar associado ao metabolismo do cido linoleico. Assim, recomendado que os cidos graxos saturados da dieta no devem exceder 10% do total energtico e que, a gordura total corresponda somente a 20-30% do Valor Calrico Total. Fibras: Muitos estudos tm sugerido que pode ocorrer uma queda na presso arterial com o aumento da ingesto de fibras. No se conhece o mecanismo desta ao mas, acredita-se que quando h um aumento na dieta de alimentos vegetais, consequentemente, h um aumento na ingesto de cidos graxos polinsaturados, K e Mg que tambm tem efeito antihipertensivo. lcool: O consumo de lcool, apesar de promover um relaxamento, deve ser desencorajado, j que mesmo em pequenas doses ele promove uma elevao na presso sangunea. Por isso, para os homens o uso de bebidas destiladas (uisque, vodca, aguardente) no deve exceder 60 ml ao dia; o vinho no deve exceder 240 ml e a cerveja a 720 ml. Com relao as mulheres e pessoa de baixo peso a ingesto alcolica no deve ultrapassar a metade da permitida para os homens. Cafena: A cafena contida no caf tem sido indicada como um possvel agente hipertensivo. Esta, porm, pode elevar a presso arterial apenas momentaneamente. Recomenda-se ento, que os pacientes no tomem caf uma hora antes da verificao de presso arterial.

A hipertenso uma doena gentica, mas existem alguns fatores de risco que podem provocar no aumento da presso sangunea como o excesso de sal na alimentao, bebida alcolica em excesso, obesidade e sedentarismo. alimentares sudveis, sua presso pode ser reduzida e controlada. Realize de 5 a 6 refeies por dia (Caf da manh, lanche, almoo, lanche, jantar e ceia). Nos lanches prefita frutas ou alimentos leves; Aumente o consumo de alimentos ricos em fibras como frutas, verduras, legumes, leguminosas (feijes), cereais integrais como arroz e po integral e farinhas de aveia, trigo, linhaa , etc; O hipertenso deve diminuir a quantidade de sal nos alimentos. O ideal so 2 colheres de caf de sal por dia (6g). Pode ser difcil no comeo, mas em aproximadamente 3 semanas o seu paladar estar acostumado aos sabores naturais dos alimentos. Uma dica usar e abusar das ervas e especiarias para dar sabor aos alimentos. Verifique sempre o rtulo dos alimentos e evite aqueles que possuam uma grande quantidade de sdio. Alimentos ricos em mega 3 ajudam no controle da hipertenso, ento aumente o consumo de peixes como salmo, sardinha, atum, leo de canola e linhaa. A regra uma dieta rica em fibras e pobre em gorduras. Pes integrais, farelo de trigo, aveia e linhaa so permitidos. Leites, iogurtes e queijos desnatados. Abuse de frutas e verduras. uma doena que no tem cura mas, seguindo alguns hbitos

Preferir

Alimentos cozidos, assados, grelhados ou refogados. Temperos naturais como limo, ervas, alho, cebola, salsa e cebolinha. Verduras, legumes, frutas, gros e fibras. Peixes e aves preparadas sem pele. Produtos lcteos desnatados. Queijo branco Po integral com pouco sal e cereais integrais Massas, batata, arroz e bolachas sem sal Alimentos naturais

Limitar
Sal Bebidas alclicas e refrigerantes Gema de ovo: no mximo 3 por semana. Margarinas, consuma as SEM SAL.

Evitar

Acares e doces. Temperos industrializados como ketchup, mostarda, molho shoyu e caldos concentrados Conservas como picles, azeitona, aspargo, pats e palmito Frituras. Enlatados como extrato de tomate, milho e ervilha Alimentos conservados em sal Salgadinhos como batata frita, amendoim salgado, etc Derivados de leite na forma integral, com gordura (Prefira desnatados). Carnes vermelhas com gordura aparente e vsceras.

Aumente o consumo de alimentos ricos em potssio


Estudos indicam que o aumento do consumo de potssio ajuda na reduo da presso arterial e preserva a circulao cerebral. Aumentar o consumo de vegetais crus, pois com o cozimento h uma grande perda do potssio dos alimentos. Alimentos ricos em potssio:

frutas secas melo mamo banana feijo lentilha soja abbora cenoura laranja beterraba tomate batata gua de cco vegetais de cor verde escuro

Por Francine Schmidt Nutricionista

Quando pensamos em hipertensoarterial no podemos esquecer de sua relao com o excesso de sal. Muitas vezes, quando o mdico aconselha tirar o sal da comida, pensamos apenas no sal da preparao dos alimentos. Mas ser que somente a que encontramos o sdio? No podemos esquecer que a substncia do sal, o sdio, nem sempre tem o gosto salgado. s pensarmos no catchup, na mostarda e no refrigerante. Quando vamos ao supermercado estamos rodeados de produtos riqussimos em sdio. O tempero pronto industrializado, que d aquele sabor diferenciado ao alimento, um timo exemplo disso. Alm de conter muito sdio, riqussimo em gorduras ruins que so prejudiciais ao corao. Os produtos congelados, que so to prticos e se encaixam perfeitamente nossa rotina do dia a dia, como a lasanha, a pizza, entre outros, possuem uma quantidade excessiva de sdio. Quem nunca ficou deslumbrado na seo dos frios? So tantas as opes. Mortadella, presunto, peito de per, mussarela, queijo prato, apresuntado, salame, rosbife. Todos so ricos em sdio. A salsicha, lingia, nuggets, peixes empanados, hambrguer, almndega, conservas, molhos prontos, carne seca, bacalhau no podiam ser diferentes, ou seja, todos so ricos em sdio. Mas ser que sobra algo para comermos? Sobra sim! Para temperar basta utilizar temperos naturais. Vamos conhecer um pouco mais sobre eles?

ALHO ajuda a melhorar sistema imunolgico, reduz colesterol ruim, aumenta o colesterol bom e previne cncer.

CEBOLA assim como o alho, auxilia na reduo do colesterol ruim e aumenta o colesterol bom. Tambm ajuda na reduo da presso arterial e colabora para evitar o entupimentos das artrias.

GENGIBRE analgsico, anti-inflamatrio, vermfugo e ajuda na digesto. Alm disso, reduz o desejo de fumar.

SALSA Tem ao diurtica, digestiva e anti-sptica. Ajuda nas infeces do aparelho urinrio.

ALECRIM digestivo e diurtico.

CEBOLINHA contm vitamina A (bom para olhos e pele), C (ajuda na resistncia contra gripes e resfriados) e ferro.

HORTEL o ch de hortel, feito das folhas, diurtico, digestivo e melhora a dor de estmago. Nas folhas h presena de vitaminas A, C e do complexo B, alm dos minerais clcio, fsforo, ferro e potssio.

TOMILHO considerado digestivo, vermfugo e estimulante.

ORGANO ajuda na azia, enjos e flatulncia.

MANJERICO Possui ao diurtica. Portanto, a comida do hipertenso somente ser sem sabor se no soubermos aproveitar esses temperos deliciosos e maravilhosos para a sade. Em relao aos frios, melhor evitar. Sobre o hambrguer e a almndega fcil de resolver o problema. s prepar-los em casa. Compre carne moda de segunda qualidade (coxo mole, duro, palheta, patinho), que so carnes mais magras, tempere utilizando os temperos naturais e asse no forno. Pronto. Saboroso e gostoso, voc no sentir falta do hambrguer industrualizado. Em relao a salsicha e a lingia, fica mais complicado dar um jeitinho de fazer em casa. Portanto, esses produtos devem ser consumidos esporadicamente quando a presso arterial estiver controlada e voc no esteja nervoso no dia. Agora vamos conhecer os tipos de sais que mais encontramos nos supermercados e entender qual a melhor escolha para voc que tem a presso arterial alta.

Sal marinho: um sal natural, encontrado nas rochas. Contm cloreto de sdio, iodo, clcio, magnsio, entre outros minerais.

Sal refinado: o mesmo do marinho, mas passa pelo processo de refinao onde modo e adiciona-se iodo para evitar-se o bcio.

Sal light: seu teor de sdio reduzido. Possue 50 % de sdio e 50% de cloreto de potssio. O nosso corpo retm o cloreto de potssio menos tempo no nosso organismo o que colabora a no ter aumento da presso. Uma dica super importante retirar o saleiro da mesa. Esse sal de adio prejudica muito o hipertenso. Nem mesmo na salada devemos adicion-lo. Quem costuma utilizar adoantes deve ficar atento a substncia do adoanteque est consumindo. necessrio evitar sacarina sdica e o ciclamato de sdio. Se vocs repararem, estas substncias esto presentes nas marcas mais famosas e na maioria dos alimentos diet e light dos supermercados. Segundo o III Consenso Brasileiro de Hipertenso Arterial, a recomendao de sal dirio para o hipertenso de 6 gramas por dia, ou seja, 1 colher de ch de sal contando todas as preparaes do dia. Mas lembrem-se!!! No s controlando o sal que o tratamento nutricional estar sendo feito adequadamente. Voc no pode esquecer de ter uma alimentao saudvel. Comer de 3 a 5 pores de frutas por dia, vegetais crs e cozidos no almoo e jantar, preferir alimentos integrais e evitar frituras e excesso de leo nas preparaes dos alimentos. O excesso de gordura aumenta o risco de ter infarto. A presso alta tambm. Por isso, no devemos abusar nas gorduras. No podemos esquecer que ns no devemos utilizar, tanto o azeite quanto o leo, durante o cozimento dos alimentos. Ambos tornam-se ruins para a sade. Devemos adicion-los aps o preparo dos alimentos. A bebida alcolica um outro vilo no tratamento do hipertenso. No existe nenhuma dvida. O consumo da bebida alcolica est diretamente propocional ao aumento da presso arterial. Agora est nas suas mos. O que voc escolher para colocar no seu prato? Importante: Tais informaes no devero, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnstico nutricional ou tratamento de qualquer doena sem antes consultar um profissional devidamente credenciado em seu conselho regional. Havendo interesse em passar em consulta com um profissional nutricionista qualificado clique aqui. Fonte: ANutricionista.Com - Cristiane Mara Cedra - CRN3 19470 - Nutricionista

You might also like