You are on page 1of 5

Os desafios da poltica para o sculo XXI Rever o Contrato Social

RESUMO O presente ensaio se prope tarefa de analisar o Contrato Social e dizer que a sua finalidade no indicar como se constri uma sociedade igualitria, mas quais so os princpios desta igualdade. Assim, desde as opinies de Cassirer e de Fortes, apresento os princpios sem os quais o contrato se torna nulo.

Palavras-chave. J.J. Rousseau, Contrato Social, Poltica

preciso qeu, para falarmos em desafios da poltica, tenhamos clara a diferena entre os desafios da poltica em estados desenvolvidos e estados subdesenvolvidos. Falemos do segundo caso e, especificamente, o caso do Brasil. Poderamos propor uma anlise dos desafios da poltica mundial para o sculo XXI, no entanto, nem o espao desse ensaio permitiria, nem a urgncia de pensarmos primeiro no que nos mais imediato, nos permitem escrever sobre o outro assunto agora. A meu ver, o maior desafio da poltica para o sculo XXI rever as bases nas quais o contrato social tem sido realizado. Em geral, no tem cumprido seu papel de nos oferecer segurana e garantias em troca do direito de nos defendermos por conta prpria, isto , no tem sido mais vantajoso do que o estado de natureza. Gostaria de comear esse pequeno ensaio analisando os princpios do contrato social, especialmente no caso de Rousseau, e oferec-lo como reflexo para a poltica de nosso tempo. Rousseau define da seguinte forma o contrato social: Encontrar uma forma de associao que defenda e proteja a pessoa e os bens de cada associado com toda a fora comum e pela qual cada um, unindo-se a todos, s obedece, contudo, a si mesmo, permanecendo assim to livre quanto antes. Esse, o problema fundamental cuja soluo o contrato social oferece. (ROUSSEAU, 1987, p. 32)

As teorias polticas que tomaram o artifcio do contrato social como fundamento no so originais, conforme observa Cassirer, mas no estava na originalidade o interesse dos escritores polticos: O mrito de Rousseau e de seus contemporneos encontra-se num campo diferente. Estavam muito mais interessados na vida poltica do que na doutrina poltica. No pretendiam demonstrar, mas afirmar e aplicar, os primeiros princpios da vida social do homem. (CASSIRER, 2003, p 211) O contrato social, que supe um pacto inicial que formou a sociedade, uma abstrao terica, nenhum desses escritores pretendeu que ele tivesse ocorrido de fato, mas ento qual a funo prtica de se tomar como fundamento da reflexo uma abstrao? Enfim, como pode uma teoria absolutamente abstrata querer influenciar a vida real de todos? Quem nos responde Fortes, em sua obra Rousseau: da teoria prtica: O problema que se coloca, ento, o de saber qual a prtica poltica apta a provocar historicamente um resultado equivalente quele que, ao nvel da gnese ideal, produzido pelo pacto primitivo (FORTES, 1976, p. 29) A tarefa do contrato social no indicar como se constri uma sociedade igualitria, mas quais so os princpios dessa igualdade. No entanto, se juntarmos as opinies de Cassirer e de Fortes, fica claro que o aspecto prtico de refletirmos hoje sobre os contratos sociais a proposio de princpios sem os quais o contrato se torna nulo. Justamente nesse ponto, declarar princpios, o contrato social de Jean-Jacques Rousseau foi intensamente utilizado por aqueles que tinham por funo estabelecer uma prtica poltica, seja para refut-la, seja para utiliz-la como fundamento da sua opo, tal como nos aponta Nascimento em Opinio pblica e revoluo: No foi difcil encontrar (..) textos que apresentavam um Rousseau monarquista e outros que o colocavam como um dos principais inimigos do poder real e, portanto, como o aliado mais importante dos revolucionrios que exigiam o fim do antigo regime. (NASCIMENTO, 1989, p 19) Parece-me que seria interessante retomar as idias sobre um contrato social, especialmente, o rousseauista, para declaramos princpios sem os quais nossa sociedade perde seus fundamentos. Adentramos na sociedade civil para garantir nossa liberdade, nossa vida e nossos bens, mas na medida em que essa sociedade no protege seus cidados, qual o sentido de permanecermos no pacto? Assim, muitos viram na

monarquia uma violao dos princpios, outros na repblica. modernamente, alguns viram no socialismo e outros no capitalismo a violao dos princpios do contrato social: (...) era possvel a existncia de leituras at antagnicas de um mesmo texto que abriam a possibilidade de um Rousseau pr-marxista, de um Rousseau liberal, de um Rousseau libertrio e de um outro defensor de certos princpios considerados como verdadeiros atentados liberdade. (NASCIMENTO, 1989, p 19) Numa leitura mais atenta de um escrito anterior ao contrato sobre a Economia Poltica escrito por Rousseau para a Enciclopdia em 1755, podemos encontrar uma referncia clara do momento em que o contrato pode ser rompido: exatamente quando os motivos que nos levaram a aceitar o pacto no ocorrem de fato. Didiveremso esta referencia em trs partes as quais analisaremos independentemente: Queremos que os povos sejam virtuosos? Ento devemos comear por faz-los amar a ptria: mas como podero am-la, se a ptria nada mais para eles do que para o estrangeiro e apenas lhe proporciona aquilo que no pode recusar a ningum? Parece-me absolutamente acertado que s haver cidadania de fato se cada um dos cidados amar a ptria verdadeiramente. O problema que no se ama a ptria simplesmente pelo discurso, pelo fornecimento de livros que insistam nessa idia. Como toda relao de amor, se no h plena correspondncia por parte de um dos amantes, o amor tende a se esgotar. Para que os cidados amem a ptria preciso que s sintam amados por ela e, diante das carncias que vivemos no dia-a-dia, observamos a absoluta falta de reciprocidade no amor que temos pelo Brasil. Quanto aos estrangeiros dos quais nos fala Rousseau, trata-se de uma realidade que no vivemos no Brasil, pois aqui os estrangeiros, em geral, encontram seu lugar na sociedade e participam dela. Ao contrrio do que ocorre na Europa, nos EUA e no Japo onde os estrangeiros so realmente tratados como cidados de segunda categoria. Seria bem pior se nela no pudessem usufruir nem da segurana civil e que seus bens, sua vida ou sua liberdade estivesse disposio de homens poderosos, sem que lhes fosse possvel ou permitida a ousadia de cobrar a aplicao das leis.

Alm de oferecer pouco aos cidados, muitas ao longo de toda a histria, as ptrias sequer ofereceram segurana! No Brasil, no se trata de submeter a vida, os bens e a liberdade somente aos poderosos, mas especialmente, nas favelas ou nas reas perifricas das grandes cidades, onde funciona a justia paralela. Os critrios dessa justia de forma alguma so voltados para o bem comum, mas para a segurana e a manuteno do poder do grupo dominante, por isso, se tivermos que cham-la de justia que o faamos com restries. Assim, submetido aos deveres do estado civil, sem mesmo usufruir os direitos do estado de natureza e sem defender-se pela fora, o povo estaria, consequentemente, na pior condio em que se podem encontrar homens livres, e a palavra ptria s poderia ter para ele um sentido odioso ou ridculo. Ao nos encontrarmos em estado civil devemos a obedincia s leis. No entanto, se as leis so elaboradas para oprimirem aqueles a quem deviam proteger, ao invs de libertarem, escravizam. Os cidados ficam numa situao lamentvel, pois no tem as leis ao seu lado, nem podem retornar ao estado de natureza, pois no podemos voltar a viver sem qualquer tipo de lei e cabendo a cada um defender seus prprios interesses segundo suas foras. Evidentemente, o estado de natureza uma abstrao terica, nem Rousseau, nem outros filsofos pretendem que tivesse uma existncia real. A pior condio a que se pode submeter os cidados , portanto, faz-los obedecer leis que os oprimem. Essa situao os coloca numa situao bastante contraditria, pois, por um lado, somos livres porque as leis foram elaborados por nossos representantes, por outro, somos escravos, porque nossas leis no fazem outra coisa seno limitar a liberdade dos cidados sem lhes garantir as condies mnimas pelas quais o Contrato Social foi firmado. Eis o maior desafio da poltica para o sculo XXI: restaurar o sentido original de vivermos em sociedade e de nos submetermos s leis: o de que isso resulte no benefcio de todos os cidados. Bibliografia CASSIRER, E. O Mito do Estado. So Paulo: Codex, 2003. FORTES, L.R.S. Rousseau: da teoria prtica. So Paulo: tica, 1976.

NASCIMENTO, M.M. Opinio pblica e revoluo. So Paulo: Nova Stella, Edusp, 1989. ROUSSEAU, J.J. Do contrato social. Os Pensadores. So Paulo: Nova Cultural, 1987. Sobre a economia poltica. So Paulo: Hemus, s/d.

You might also like