You are on page 1of 6

Remorsos e Decises - general-conference

https://www.lds.org/general-conference/print/2012/10/of-regrets-and-re...

Remorsos e Decises
Presidente Dieter F. Uchtdorf
Segundo Conselheiro na Primeira Presidncia

Quanto mais nos dedicarmos busca da santidade e da felicidade, menos provvel ser que estejamos no caminho do remorso.

Remorsos
Presidente Monson, ns o amamos. Obrigado pelo anncio inspirado e histrico sobre a construo de novos templos e sobre o trabalho missionrio. Devido a eles, estou certo de que grandes bnos viro a ns e a muitas futuras geraes. Queridos irmos e irms, meus queridos amigos! Somos todos mortais. Espero que isso no seja surpresa para ningum. Nenhum de ns estar na Terra por muito tempo. Temos um nmero de anos preciosos, os quais, na perspectiva eterna, mal duram um piscar de olhos. E ento partimos. Nosso esprito levado de volta para aquele Deus que [nos] deu vida.1 Deixamos nosso corpo e as coisas materiais deste mundo para trs ao mover-nos para a prxima esfera da nossa existncia. Quando somos jovens, parece-nos que viveremos para sempre. Achamos que h uma quantidade ilimitada de alvoradas esperando logo alm do horizonte, e o futuro nos parece uma estrada ininterrupta que se estende infinitamente a nossa frente. Contudo, quanto mais velhos ficamos, mais tendemos a olhar para trs e a nos admirar de quo verdadeiramente curta a estrada. Ficamos assombrados ao ver como os anos passaram to rapidamente. E comeamos a pensar nas escolhas que fizemos e nas coisas que realizamos. Nesse processo, lembramos de muitos momentos agradveis que nos aquecem a alma e alegram o corao. Mas lembramos dos remorsos das coisas que gostaramos de voltar no tempo e mudar. Uma enfermeira que cuida de doentes terminais disse que geralmente faz uma simples pergunta a seus pacientes quando estes se preparam para deixar esta vida. Tem algum remorso? pergunta ela.2 Essa proximidade do dia final da mortalidade geralmente produz uma clareza de pensamentos e proporciona entendimento e perspectiva. Portanto, quando ela perguntava quelas pessoas sobre seus remorsos, eles abriam o corao. Refletiam sobre o que teriam mudado se pudessem voltar no tempo. Ao considerar o que disseram, chamou-me a ateno o quanto os princpios fundamentais do evangelho de Jesus Cristo podem influenciar o rumo de nossa vida para o bem, se simplesmente os colocarmos em prtica. Nada h de misterioso em relao aos princpios do evangelho. Ns os estudamos nas escrituras, trocamos ideias sobre eles na Escola Dominical e os ouvimos do plpito muitas vezes. Esses princpios e valores divinos so diretos e claros. So belos, profundos e poderosos, e sem dvida podem ajudar-nos a evitar remorsos futuros.

1 de 6

21/02/2013 15:03

Remorsos e Decises - general-conference

https://www.lds.org/general-conference/print/2012/10/of-regrets-and-re...

Gostaria de Ter Passado Mais Tempo com as Pessoas Que Amo


Talvez o remorso mais universal que os pacientes terminais expressaram foi o de que desejariam ter passado mais tempo com as pessoas a quem amavam. Os homens, em especial, entoam esta lamria universal: Lamentam profundamente ter passado tanto tempo de sua vida no moinho [dirio] do () trabalho.3 Muitos perderam a oportunidade de criar recordaes especiais de momentos que passaram com a famlia e com os amigos. Sentem falta de ter desenvolvido um vnculo profundo com aqueles que mais significavam para eles. No verdade que com frequncia ficamos ocupados demais? Alm disso, triste dizer, at usamos nosso trabalho como uma medalha de honra, como se o fato de estarmos atarefados, por si s, fosse uma realizao ou um sinal de uma vida superior. Mas ser que ? Penso em nosso Senhor e exemplo, Jesus Cristo, e em Sua curta vida em meio ao povo da Galileia e de Jerusalm. Tentei imagin-Lo correndo de uma reunio para outra ou fazendo mil coisas ao mesmo tempo para cumprir uma lista de coisas urgentes. No consigo ver isso. Em vez disso, vejo o compassivo e carinhoso Filho de Deus vivendo com propsito a cada dia. Quando Ele interagia com as pessoas a Seu redor, elas se sentiam importantes e amadas. Ele conhecia o infinito valor das pessoas que encontrava. Ele as abenoou e ministrou a elas. Ergueu-as e curou-as. Deu-lhes a preciosa ddiva de Seu tempo. Em nossos dias, fcil simplesmente fingir que passamos um tempo com as pessoas. Com um clique do mouse podemos conectar-nos com milhares de amigos sem sequer ter de encarar um s deles. A tecnologia pode ser uma coisa maravilhosa, e muito til quando no podemos estar prximos de nossos entes queridos. Minha mulher e eu moramos bem longe de preciosos familiares; sabemos como isso. Contudo, creio que no estamos indo na direo certa, tanto individualmente quanto como sociedade, quando nos conectamos com a famlia ou amigos especialmente para repassar imagens bem-humoradas, reencaminhar coisas triviais ou enviar links da Internet a nossos entes queridos. Suponho que haja espao para esse tipo de atividade, mas quanto tempo estamos dispostos a ocupar-nos com isso? Se deixarmos de compartilhar nossa presena, nosso tempo e nossa ateno exclusiva com aqueles que nos so realmente importantes, um dia teremos remorso disso. Tomemos a deciso de valorizar aqueles a quem amamos passando um tempo significativo com eles, fazendo coisas juntos e cultivando lembranas preciosas.

Gostaria de Ter Vivido Altura de Meu Potencial


Outro remorso que as pessoas expressaram foi o de terem deixado de se tornar a pessoa que sentiam que poderiam e deveriam ter sido. Ao rever sua vida, deram-se conta de que nunca viveram altura de seu potencial, e que muitas possibilidades no foram plenamente aproveitadas. No estou falando aqui de galgar a escada do sucesso em nossas vrias profisses. Essa escada, por mais sublime que possa parecer nesta Terra, nem chega a representar um nico degrau na grande jornada eterna que nos aguarda. Em vez disso, refiro-me a tornar-nos a pessoa que Deus, nosso Pai Celestial, desejava que fssemos. Chegamos a este mundo, como disse o poeta, trilhando nuvens de glria,4 vindos da esfera pr-mortal. Nosso Pai Celestial v nosso real potencial. Ele sabe coisas a nosso respeito que ns mesmos no sabemos. Ele nos

2 de 6

21/02/2013 15:03

Remorsos e Decises - general-conference

https://www.lds.org/general-conference/print/2012/10/of-regrets-and-re...

inspira durante a vida a cumprirmos a medida de nossa criao, a vivermos uma boa vida e a retornarmos a Sua presena. Por que, ento, dedicamos tanto de nosso tempo e de nossa energia a coisas que so to fugazes, to sem importncia e to superficiais? Por que nos recusamos a ver a insensatez de buscar coisas triviais e temporrias? No nos seria mais sensato [ajuntar] tesouros no cu, onde nem a traa nem a ferrugem consomem, e onde os ladres no minam nem roubam?5 Como fazemos isso? Seguindo o exemplo do Salvador, incorporando Seus ensinamentos a nosso cotidiano e realmente amando a Deus e a nosso prximo. Sem dvida, no podemos realizar isso com uma abordagem de discipulado do tipo fazer de m vontade, ficar olhando para o relgio ou reclamar o tempo todo. No tocante aplicao prtica do evangelho, no podemos ser como o menino que s molha o dedo do p na gua e diz que nadou. Como filhos e filhas de nosso Pai Celestial, somos capazes de fazer muito mais. Para isso, as boas intenes no so suficientes. Precisamos fazer. E ainda mais importante, precisamos tornar-nos o que o Pai Celestial deseja que sejamos. bom declarar nosso testemunho, mas ser um exemplo vivo do evangelho restaurado melhor. bom desejar sermos mais fiis a nossos convnios; mas bem melhor realmente ser fiel aos convnios sagrados, o que inclui viver de modo virtuoso, pagar nosso dzimo e nossas ofertas, cumprir a Palavra de Sabedoria e prestar servio aos necessitados. bom anunciar que vamos dedicar mais tempo orao familiar, ao estudo das escrituras e a atividades familiares sadias; mas quando realmente fazemos todas essas coisas com constncia que recebemos as bnos do cu em nossa vida. O discipulado a busca da santidade e da felicidade. o caminho para uma existncia melhor e mais feliz. Tomemos a deciso de seguir o Salvador e de trabalhar com diligncia para nos tornar a pessoa que fomos designados a ser. Ouamos e obedeamos aos sussurros do Santo Esprito. Ao fazermos isso, o Pai Celestial vai revelar-nos coisas que no sabamos a nosso prprio respeito. Ele vai iluminar o caminho a nossa frente e abrir nossos olhos para que vejamos nossos talentos que desconhecamos ou nem sequer imaginvamos que existiam. Quanto mais nos dedicarmos busca da santidade e da felicidade, menos provvel ser que estejamos no caminho do remorso. Quanto mais confiarmos na graa do Salvador, mais sentiremos que estamos no caminho que nosso Pai Celestial planejou para ns.

Gostaria de Ter-me Permitido Ser Mais Feliz


Outro remorso daqueles que sabem que esto morrendo pode ser de certa forma surpreendente. Eles desejariam ter-se permitido ser mais felizes. Muito frequentemente temos a iluso de que h algo que est quase a nosso alcance e que nos traria felicidade uma melhor situao familiar, uma melhor condio financeira ou o fim de uma provao difcil. Quanto mais velhos ficamos, mais olhamos para trs e nos damos conta de que as circunstncias externas realmente no importam nem determinam nossa felicidade. Ns que importamos. Ns determinamos nossa felicidade. Vocs e eu, no final das contas, que estamos encarregados de nossa prpria felicidade.

3 de 6

21/02/2013 15:03

Remorsos e Decises - general-conference

https://www.lds.org/general-conference/print/2012/10/of-regrets-and-re...

Minha mulher, Harriet, e eu adoramos andar de bicicleta. maravilhoso sair ao ar livre e desfrutar as belezas da natureza. Temos certas rotas que gostamos de percorrer de bicicleta, mas no prestamos muita ateno distncia que percorremos ou na rapidez em que viajamos em relao aos outros ciclistas. Contudo, s vezes, eu penso que deveramos ser um pouco mais competitivos. At acredito que conseguiramos fazer um tempo melhor ou ir mais depressa se apenas nos esforssemos um pouco mais. E s vezes at cometo o grande erro de mencionar essa ideia para minha maravilhosa esposa. Sua reao tpica para minhas sugestes dessa natureza sempre muito bondosa, bem clara e muito direta. Ela sorri e diz: Dieter, no estamos numa corrida, um passeio. Desfrute o momento. Como ela est certa! s vezes na vida, ficamos to concentrados na linha de chegada que deixamos de encontrar alegria na jornada. No saio para andar de bicicleta com minha mulher porque estou entusiasmado com a chegada. Eu vou porque a oportunidade de estar com ela muito agradvel e prazerosa. No parece tolice destruir experincias pessoais agradveis e felizes por estarmos constantemente ansiando pelo momento em que elas chegaro ao fim? Ser que ouvimos uma bela msica esperando que a nota final deixe de soar antes de nos permitir desfrut-la de verdade? No. Ouvimos e nos conectamos com as variaes da melodia, do ritmo e com a harmonia da composio musical. Ser que fazemos orao tendo apenas o amm ou o final dela em mente? claro que no. Oramos para nos aproximar de nosso Pai Celestial, para receber Seu Esprito e sentir Seu amor. No devemos esperar at que cheguemos a um ponto futuro para sermos felizes, ou para descobrir que a felicidade j estava a nosso alcance o tempo todo! A vida no foi feita apenas para ser apreciada retrospectivamente. Este o dia que fez o Senhor (), escreveu o salmista. Regozijemo-nos, e alegremo-nos nele.6 Irmos e irms, sejam quais forem as circunstncias, sejam quais forem nossos desafios ou nossas provaes, h algo em cada dia para entesourar e valorizar. H algo em cada dia que pode suscitar gratido e alegria, se apenas o virmos e apreciarmos. Talvez devssemos olhar menos com os olhos e mais com o corao. Adoro esta citao: S se v bem com o corao. O essencial invisvel aos olhos.7 Somos ordenados a render graas por todas as coisas.8 Ento no seria melhor ver com os olhos e o corao at as pequenas coisas pelas quais podemos ser gratos, em vez de magnificar as coisas negativas em nossa situao atual? O Senhor prometeu: E aquele que receber todas as coisas com gratido ser glorificado; e as coisas desta Terra ser-lhe-o acrescentadas, mesmo centuplicadas.9 Irmos e irms, com as abundantes bnos de nosso Pai Celestial, Seu generoso plano de salvao, as sublimes verdades do evangelho restaurado e as muitas belezas desta jornada mortal, no temos razo para regozijar-nos?10 Decidamos ser felizes, independentemente de nossa situao.

Decises
Um dia, daremos aquele passo inevitvel e passaremos desta esfera mortal para o estado seguinte. Um dia, olharemos para trs em nossa vida e nos perguntaremos se poderamos ter agido melhor, tomado decises melhores ou usado

4 de 6

21/02/2013 15:03

Remorsos e Decises - general-conference

https://www.lds.org/general-conference/print/2012/10/of-regrets-and-re...

nosso tempo com mais sabedoria. Para evitar alguns dos remorsos mais profundos da vida, seria sensato tomarmos algumas decises hoje. Portanto, vamos: 1. Decidir passar mais tempo com aqueles a quem amamos. 2. Decidir esforar-nos mais sinceramente para tornar-nos a pessoa que Deus deseja que sejamos. 3. Decidir encontrar felicidade, independentemente de nossa situao. meu testemunho que muitos dos mais profundos remorsos de amanh podem ser evitados se seguirmos o Salvador hoje. Se tivermos cometido pecados ou erros se fizemos escolhas das quais agora sentimos remorso h a preciosa ddiva da Expiao de Cristo, por meio da qual podemos ser perdoados. No podemos voltar no tempo e mudar o passado, mas podemos nos arrepender. O Salvador pode enxugar nossas lgrimas de remorso11 e remover o fardo de nossos pecados.12 Sua Expiao permite que deixemos o passado para trs e que prossigamos com mos limpas, com um corao puro13 e com a determinao de agir melhor e especialmente de nos tornarmos melhores. Sim, esta vida passa rapidamente. Nossos dias parecem sumir velozmente, e a morte parece assustadora, s vezes. No obstante, nosso esprito continuar a viver e um dia ser unido a nosso corpo ressuscitado para receber glria imortal. Presto solene testemunho de que graas ao misericordioso Cristo, todos viveremos novamente e para sempre. Graas a nosso Salvador e Redentor, um dia compreenderemos realmente e nos regozijaremos com o significado das palavras o aguilho da morte desfeito em Cristo.14 O caminho para o cumprimento de nosso destino divino como filhos e filhas de Deus eterno. Queridos irmos e irms, queridos amigos, precisamos comear a trilhar esse caminho eterno hoje. No podemos desperdiar um nico dia sequer. Oro para que no esperemos at estarmos prestes a morrer para realmente aprendermos a viver. No sagrado nome de Jesus Cristo. Amm.

Notas

1. Alma 40:11.

2. Ver Susie Steiner, Top Five Regrets of the Dying, Guardian, 1 de fevereiro de 2012, www.guardian.co.uk/lifeandstyle/2012/feb/01/top-five-regrets-of-the-dying.

3. Bronnie Ware, Steiner, Top Five Regrets of the Dying.

4. Ode: Intimations of Immortality from Recollections of Early Childhood, The Complete Works of William Wordsworth, 1924, p. 359.

5. Mateus 6:20.

6. Salmos 118:24.

5 de 6

21/02/2013 15:03

Remorsos e Decises - general-conference

https://www.lds.org/general-conference/print/2012/10/of-regrets-and-re...

7. SAINT-EXUPRY, Antoine de, O Pequeno Prncipe, traduo de Dom Marcos Barbosa, Rio de Janeiro: Agir, 2006, p. 72.

8. Mosias 26:39; ver tambm Doutrina e Convnios 59:7.

9. Doutrina e Convnios 78:19.

10. Alma 26:35.

11. Ver Apocalipse 7:17.

12. Ver Mateus 11:2830.

13. Ver Salmos 24:4.

14. Mosias 16:8; ver tambm I Corntios 15:54.

Site Oficial de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos ltimos Dias 2013 Intellectual Reserve, Inc. Todos os direitos reservados.

6 de 6

21/02/2013 15:03

You might also like