You are on page 1of 45

Conduta Geral

1. Realizar sempre os primeiros socorros. Voc no pode cometer erros. 2. Prestar sempre ateno sua prpria segurana. 3. Analisar a situao e garantir segurana no lugar do acidente. 4. Chamada de emergncia + Primeiros Socorros! 5. Se existirem vrias vtimas, o tratamento dos mais prejudicados tem prioridade. 6. Tente acalmar a vtima. Fique calmo voc tambm! 7. Se possvel deit-lo(a) confortavelmente. Nunca d lcool, nicotina ou drogas para uma pessoa.Voltar

Reao alrgica

1. Telefone para uma ambulncia imediatamente. 2. Tente acalmar a vtima e deix-lo sentar-se confortavelmente. 3. Remover a causa da alergia (por exemplo um frro de abelha) cuidadosamente. 4. Esfrie a pele afetada (compressa mida, gelo).

5. Se tiver um antdoto, ele deve us-lo (ajude-o). 6. Monitore a condio da vtima at a ambulncia chegar. 7. Se o acidentado perder a conscincia ou a respirao parar, siga instrues apropriadas!

Voltar

Amputao
A parte do corpo amputada pode ser recolocada. Objetivo: Manter a parte amputada arrefecida at chegar ao hospital. 1. Acalmar a pessoa, deit-lo(a) para baixo, e cobrir com cobertor. 2. Parar o sangramento, consulte 'Hemorragia (grave)' e 'Choque'. 3. Embrulhe a parte amputada em um pano limpo e seco, e colocla em um saco plstico impermevel. 4. Fechar este saco plstico e coloc-lo em outro saco plstico, que contenha gua fria/gelo. 5. No d lcool, cigarros ou alimentos vtima (no caso de uma cirurgia com anestesia no hospital). 6. No congele a parte amputada, (apenas mantenha fria). 7. Ligue para emergncia ou por ultimo leve-a ao hospital sozinho.
Voltar

Mordida de Animal

Ateno: alto risco de infeco. Resultado poderia dar infeco, ttano, ou raiva. 1. Lavar ferida com gua quente sabo.

2. Depois desinfecte a ferida. 3. Se houver hemorragia grave, elevar a parte superior do corpo da pessoa. 4. Aplicar um curativo assptico.

5. V a um hospital ou ligue para emergncia.

Voltar

Apnia
Sem sons ou movimentos respiratrios, perceptvel descolorao da pele. 1. Chamada de emergncia. 2. Deite o acidentado de costas.

3. Estique a cabea pra trs. Remover objetos da boca e da garganta.

4. Puxe o nariz e verifique se est fechado.

5. Respire fundo e encaixe a boca na boca do acidentado, de forma que no possa vazar ar.

6. Respire fora devagar e completamente. 7. Seno tiver sucesso: Faa respirao at a ambulncia chegar.
Voltar

Asma
Grande dificuldade em respirar. Chiado rudo respiratrio. Ansiedades.

1. Acalme pessoa. Fique calmo voc tambm! 2. Afrouxar roupas. 3. Deixe o acidentado sentar inclinado para frente, mande-o respirar devagar e profundamente. 4. Se ocasionalmente tiver um inalador, ele deve us-lo (ajude-o). 510 min aps a utilizao dever fazer efeito.

5. Caso no haja melhora: Use o inalador a cada 5 min at ambulncia chegar. 6. Chamada de emergncia. 7. Se houver apnia, comece com a respirao.

Voltar

Leses nas Costas


Dor nas costas, braos e pernas dormentes. 1. No mova o acidentado!!

2. Segure a cabea do jeito que estiver, mantendo a pessoa estvel (manter a sua cabea parado)

3. Estabilizar o acidentado com travesseiros na lateral. 4. Acalme vitima. 5. Ligue para emergncia, lembre-se de salientar o tipo de leso.

Voltar

Nascimento
Sada de lquido amnitico. Contrao, ocorrer dores. Nascimento inesperado.

1. Preste ateno privacidade e mantenha a calma! - Ligue para a emergncia.

2. Deixar a mulher grvida nua apenas parte inferior do seu corpo, e sente-se em local estril sobre um calo com as pernas dobradas. 3. Dobre os joelhos. Suba as pernas. Posio da bacia ligeiramente ascendente. - O parto um processo natural e ocorrer sem complicaes. 4. Mantenha a mulher calma, deixe-a concentrar-se na propria respirao: inspire atravs do nariz, e expire da boca para fora (em velocidade normal). 5. Ritmo de pressionamento: Respire fundo, mantenha respirao, e pressione. Logo que a cabea do beb aparecer, apoie-o, segurando-o com ambas as mos.

6. Aps o parto: Segure o beb cuidadosamente com cabea para baixo para liberar as vias areas e saida de lquido amnitico. (Talvez voc tenha que sugar para fora o fluido a partir da boca do beb pelo nariz.) O beb deve respirar e chorar! 7. Amarrar o cordo umbilical 30 centmetros de distncia da criana (tambm pode ser feito no hospital). Mantenha a vagina da me estril.

8. Seque o beb e o mantenha aquecido. Anote a hora e leve-a para o hospital.

Voltar

Sangramento leve

Objetivo: Parar o sangramento. 1. No toque na ferida (risco de infeco). 2. No se trata ferida com p ou sprays. 3. Rratamento da ferida: utilize material estril e uma bandagem.

4. Para pequenas hemorragias freqentemente suficiente um tamponamento. 5. Se for uma grande hemorragia usar uma atadura e cobrir com uma bandagem. No se aplica bandagem apertado como uma imobilizao, pode levar ao aumento das hemorragias.

6. Nota: Ferimentos de raiva tm que ser lavadas com soluo de sabo.

Voltar

Sangramento grave
Salpicos, sangue pulsante. Perigo: Pode engasgar por causa da perda de sangue, infeces, a morte. Objetivo: Parar o sangramento. 1. Remover roupas (cortar se necessrio) e amostrar ferida.

2. Enrole uma gaze ou se necessrio, uma pea com a presso em torno da ferida.

3. Exercer presso por pelo menos 10 min. 4. Se for as bandagens ficarem encharcadas com sangue, no remova-as. Em vez disso, enrole outra bandagem / vesturio em torno do ferimento. 5. Conservar o membro afetado (caso no esteja quebrado) mais elevado do que o corao para reduzir a quantidade de presso arterial. Se possvel deitar viima. 6. Se no parar de sangrar, manter a presso sobre a ferida, e defina mais um ponto de presso na ferida: Para uma hemorragia do antebrao comprima o brao (Pressione na face interna da veia do brao, no meio do cotovelo e na dobra do brao, utilizando seus dedos). Sangramento na perna deve-se fazer presso de ponto no inguinal (pressione na veia da virilha trafulha, artria onde leva mais de osso ilaco, utilizando a sua palma da mo).

7. Ligue para emergncia mdico imediatamente.

8. Assim que o sangramento estiver sob controle: Iniciar medidas anti-asfixiante.

Voltar

Concusso no cerbro
Dores de cabea, nuseas, vmitos. Viso deficiente. Inconscincia pode ocorrer.

1. Olhar desinteressado ou vago (ao infinito). 2. Chame a emergncia. Se sangrar a cabea:

3. Posicione a vtima, em uma posio de cabea elevada (no travesseiro).

4. Faa tratamento de ferida (utilize bandagem estril). 5. Ligue para emergncia.

Voltar

Queimaduras Ligeiras
Vermelhido da pele. Leve inchao. Dor. 1. Mantenha a rea queimada sob gua fria.

2. Aplicar curativo molhado folgadamente.

Voltar

Queimaduras Graves
Manchas de vermelho-branco e areas com formao de bolhas. A pele perde fluido. Danos profundos de tecido. Forte dor ou sem dor (por causa dos nervos queimados).

1. Remover as roupas tanto quanto possvel. 2. Refrigere as partes do corpo queimado com gua (cerca de 15 C, 59 F) por at 10 minutos, at a dor diminuir.

3. Em casos em que a queimadura for extensa, utilize toalhas molhadas para esfriar. 4. Ligue para emergncia. 5. Aps o resfriamento da ferida: Use um curativo estril. No aplique qualquer fluido (sem cremes, leos, pomadas, etc.) No furar as bolhas.

6. Controle a respirao e conscincia da pessoa at a chegada da emergncia.

Voltar

Checar Respirao
1. Verifique sons respiratrios. 2. Diagnosticar a respirao na parte superior do abdmen (leigos a sua mo sobre ela).

3. No sentido respirao boca e nariz.

Voltar

Queimadura Quimica (Olhos)


1. Ligue para emergncia, leve a embalagem do produto qumico, 'pois o mesmo tem telefone especifico para casos de acidentes.' 2. Lave os olhos com muita gua. Cubra algum olho saudvel durante a lavagem.

3. Conduzir o jato de gua do ngulo interior do olho ao ngulo exterior do olho. Limpe durante pelo menos 20 minutos sob gua.

4. Fechar os dois olhos da vitima e cobri-lo com pano mido.

5. Monitore as condies at a ambulncia chegar.


Voltar

Queimadura Quimica
Leses de tecido.

1. Mente auto-defesa! 2. Agir rapidamente e lavar os locais queimados.

3. Ligar para emergncia. 4. Se h uma queimadura qumica no sistema digestivo uma das maneiras beber muita gua. 5. No provocar vmitos!

Voltar

Zona de Perigo (Resgate)


1. Realizao: Posicione os braos da vitima na frente de seu peito, e ficar por trs dele / dela. 2. Coloque as mos sob os ombros dos feridos, agarrando o brao de forma angular.

3. Puxar para trs e levar a pessoa em segurana.

Voltar

Coma diabtico
Nvel de acar no sangue for demasiado elevado (falta de insulina). 1. Sintomas: Sede, freqncia urinria, nuseas, vmitos. Respirao com cheiro de frutas / vinho. 2. Ligue para emergncia. 3. Ajude a vitima (se for assegurada diabticos) a tomar insulina.

4. Posio de recuperao. (No existem posies para os primeiros socorros.)

5. Monitorar a condio da vitima at que chegue mdico de emergncia.

Voltar

Diarreia
Reao para alimentos contaminados, a infeco do intestino ou distrbio. Fezes diludo, viscosas ou sanguinolenta. 1. Perigo para a circulao devido desidratao e perda de sal! 2. D lquidos (ch, gua). 3. Se houver fortes perturbaes levar ao mdico de emergncia.

Voltar

Afogamento
1. Chamada de emergncia. Pergunte as pessoas prximas a voc para ajudar.

2. Resgate a pessoa para fora da gua!

3. Se a vitima estiver respirando: Posio de recuperao. Mantenha-o quente (cubra-o). Monitore seu estado at a chegada da ambulancia. 4. Se a vitima no estiver respirando: Comece imediatamente com a reanimao! (Remover a gua dos pulmes intil.)

Voltar

Acidente com Electricidade


1. Em primeiro lugar interromper o fornecimento de electricidade!

Perigo: inconscincia, apneia. 2. A - inconscincia com a respirao

3. B - inconscincia sem respirar

Voltar

Ligar para emergncia


1. Disque 193 (bombeiros) 192 (SAMU). Sempre que possvel, de graa! No hesite em ligar para uma ambulncia! 2. Ao telefonar voc deve fornecer as seguintes informaes: - O que tem acontecido - Onde (lugar do acidente) - Quantas vitimas - Que tipo de leses. Posteriormente espere para novas investigaes.

Voltar

Epilepsia
Corpo rgido, punhos fechados , mandbula pressionada, contrao muscular nos membros ou face. Olhos revirando. Salivao. possvel inconscincia .

1. No segure a vitima ou o seu movimento. 2. Coloque a vitima em uma base suave (almofadas), remover 3. 4. 5. 6. 7.
Voltar

objetos proximos para evitar auto-leso. Acalme a vitima. Afrouxar roupas, dar liberdade de respirao. Se a vitima vmitar, vire a cabea para o lado que o vmito possa escorrer. Manter vias areas claro. Risco de engolir a lngua. Posio recuperao: chame a emergncia. Continuar a monitorar o estado da vtima. Mantenha os curiosos distncia.

Leses oculares
1. Deixe objeto no olho da vitima, no remova-o! 2. Mantenha os olhos sem se mexer para evitar novas leses. No toque no olho.

3. Se olho est sangrando, cubra-o com uma compressa ou uma gaze estril.

4. Mantenha o olho com uma almofada fria (reduz edema, estanca a hemorragia mais rpido). 5. Ligue para emergncia ou leve-o por si mesmo.

Voltar

Fratura
Sintomas: Posio deslocada e mobilidade do osso. Deformao. Movimento doloroso, sensvel ao toque.

1. Evite movimentos! 2. Ligar para emergencia.

3. Imobilizar o osso fraturado, ou seja, imobilizar o local apoiado-o firmemente. Manter a posio do osso.

4. Se for fratura aberta, cobrir a ferida com material estril.

Voltar

Queimadura por frio leve


Palidez, inchaos. Perigo para a irrigao sangunea. 1. 2. 3. 4. Leve vitima para uma zona quente. Afaste-se de frio, retire roupas frio, seque a pessoa. Aquecer com gua morna e com o calor do corpo do ajudante. Dar bebida quente (ch). Nenhum lcool!

Voltar

Queimadura por frio grave


Pele extremamente fria, cinza-branca, bolhas, tecido morto. Perigo para o fornecimento de sangue!

1. Ir para a rea quente. 2. 3. 4. 5.


Voltar

Tratamento ferida / cobertura. D uma bebida aucarada. No esfregue a vitima com material quente! Chame a emergncia.

Ataque do corao
Pesados, com durao superior a 5 min de presso e dor no peito, especialmente irradiando nos braos/ombros. Ansiedade, palidez, sudorese fria. Eventualmente, nuseas, falta de ar.

1. Chame a emergncia e pea o 'DEA'(desfribilador externo automatico)! Avise sobre o suposto ataque cardaco. 2. Posicione a parte superior do corpo elevada. Afrouxar roupas apertadas. No d drogas ou bebidas.

3. 4. 5. 6.

Calmamente conversar com a pessoa em causa. Controle a conscincia e respirao. D a aspirina se disponvel. Se pessoa estiver inconsciente iniciar a reanimao.

Voltar

A hipoglicemia (nveis baixos de acar)

Nvel de acar no sangue est abaixo valor mnimo (porcausa de overdose de insulina suficiente ou no ingesto de alimentos). Sintomas: Palidez, nervosismo, a fome, arrepios, suores.

1. Certifique-se de que a pessoa diabtica (procure por um crach de diabtico). 2. Chame a emergncia. 3. D uma bebida aucarada e dextrose/glicose (se no houver problemas de deglutio).

4. Se pessoa est consciente e respira: Posio de recuperao. Monitore a respirao da pessoa. Se houver apneia, d incio com a respirao. 5. Se no houver respirao, voc pode colocar um pouco de acar na bochecha, empurre a partir de fora contra ele.

Voltar

Hipertermia (calor corporal)


Sede, fraqueza, desorientao, nuseas, confuso, forte sudorese, pele quente.

1. Chame a emergncia. 2. Encontre um lugar fresco (sala com ar condicionado prefervel). 3. Fixar pessoa, elevar as pernas. Afrouxar roupas.

4. Arrefecer a pele com muita gua ou passar toalha umida. 5. D muita gua ou sucos para beber.

Voltar

A hipotermia (corpo frio)


Arrepio frio, sonolncia, cansao, at inconscincia. Cor de pele plida. Pulso lento, batimento cardaco fraco.

1. V a uma rea quente/sala. 2. Chamar a emergncia. 3. Pare de impacto do frio. Aumente da temperatura corporal (cubra e faa contato corpo-a-corpo). 4. Remover roupas molhadas e colocar roupas quentes. Cobrir a cabea. 5. D ch quente, sopa quente ou gua para beber. Nenhum lcool! Manter a pessoa acordada.

6. Monitore a condio da vitima at que a emergencia chegue. Se pessoa ficar inconsciente, inicie a reanimao: 7. A - inconscincia com a respirao 8. B - inconscincia sem respirar

Voltar

Resgate no gelo
Preste ateno sua prpria segurana. Perigo: Afogamento, hipotermia. 1. Resgate via escada de bordo ou corda. O peso deve ser distribudo amplamente. 2. Chame outras pessoas para ajudar. Deixe uma pessoa responsavel por chamar a ambulncia. 3. Rastejar cuidadosamente sobre sua barriga (se possvel at um ponto estvel) com a ferramenta para a violao.

4. Manuseie sobre a vitima a distncia da ferramenta, (no a sua mo!) E puxe-a para fora.

5. Rastejar para trs de volta para a beira. 6. Primeiros socorros. 7. Possvel auto-salvamento: Se o gelo slido pode-se distribuir o seu peso sobre o gelo e puxe-se. Rastejar em sua barriga para a beira. Se gelo for frgil, pode tentar quebrar o gelo pedao por pedao at a beira.

Voltar

Picadas de Insetos

Inchao, vermelhido, sensao de queimor, fraqueza, dificuldade respiratria, diminuio da conscincia, taquicardia. 1. Retire com cuidado o ferro (com uma pina). No aperte o ferro pois assim poderia injetar mais veneno. 2. Refrigerar o local da causa (aplicar uma compressa fria). 3. rea em questo deve ser mantida mais baixo do que o corao a fim de diminuir a circulao do veneno. 4. Se a picada for na area boca-queixo: Abuse de gelados, e aplique uma compressa fria em torno da garganta.

5. Se ocorrerem problemas graves chamar uma ambulncia.

Voltar

Sangramento no Nariz
Rompeu uma pequena artria na ponta do nariz.

1. Sente a pessoa com o sangramento, um pouco virada pra frente. 2. 3. 4. 5. 6. Manter a cabea reta. No coloque a pessoa deitada, mantenha a cabea acima do nivel do corao, para assim cessar o sangramento lentamente. Enrole o pescoo com pano frio. Pressione as narinas juntas at que estanque a hemorragia (por 10 min). Depois no assoe o nariz (sem sopros violentos). Se ocorrerem problemas graves ou sangramento no puder ser parado, chame a emergncia mdica.

Voltar

Envenenamento

Confuso, alucinaes, pupilas dilatadas, febre, cinbras. Inconscincia. 1. S dar antdotos, se forem acompanhados por um mdico treinado.

2. No d bebidas. No provocar vmitos. 3. Chame a emergncia anotar o tipo do envenenamento!

4. Guardar os restos do veneno e vomitar!

5. Se vtima est consciente e respira: Manter em posio de recuperao. Monitore o estado da vitima ate a chegada da ambulncia. 6. Se a vtima no estiver respirando: Comear imediatamente com reanimao! Limpe a boca de vmito de antemo.

Voltar

Posio de Recuperao
1. Coloque a vitima sobre as suas costas, posiciona as pernas. Joelho para baixo ao lado. 2. Coloque o brao mais prximo a voc em um ngulo reto com o corpo. 3. Puxar brao mais afastado do peito e coloque as costas da mo contra a bochecha.

4. Pegue o joelho longe, puxe-o para seu lado, e estabelecem-lo no cho. Posio da perna direita em um ngulo. Manter a mo sobre a bochecha da vitima. 5. Certifique-se as vias areas esto livres.

6. Boca ligeiramente aberta, e a posio da cabea de forma que o vmito possa escorrer. Confira a respirao.

7. Controle o estado da vitima at que a emergncia chegue. 8. Posio de recuperao para bebs:

Voltar

Reanimao
# Massagem no Corao 1. Deite a vitima de frente. Ajoelhe-se ao lado. 2. Retire qualquer roupa que cubra o peito(regiao do coracao). 3. Coloque uma mo aberta no meio do peito (um pouco acima do esterno).

4. Colocar a outra mo sobre as costas da mo, que j est na posio correta.

5. Estique os seus braos e cotovelos.

6. Pressione 5 cm de profundidade no trax da vitima (a fora vem da parte superior do corpo) e solte. 7. Pressione 30 vezes em uma linha em breve e forte! # Respirao 8. Estique a cabea para trs do pescoo. Remover substncias para fora da boca e da garganta.

9. Empurre as abas do nariz em conjunto, de forma que nariz fique fechado.

10. Respire fundo e coloque a boca na boca da vitima, de forma que no pode vazar ar.

11. Fazer a respirao boca-a-boca duas vezes (respirao lenta e totalmente fora). 12. Depois fazer massagem cardaca novamente. Repita a massagem cardaca, respirao boca at a chegada da ambulncia.

# Ressuscitao (Beb)

13. Use apenas dois dedos:

14. Do not breath too strong:

Voltar

Segurana em Acidente
1. Pare com seu prprio carro 50-100m atrs do local do acidente, (se voc estiver em uma rodovia). Ligue os alertas. Ponha colentede visibilidade. 2. Posicione o tringulo de aviso antes do local do acidente. Ateno: Se o acidente uma curva posicione o tringulo de

aviso antes da curva!

3. Pea ajuda outras pessoas. 4. Abrir a porta do carro da vitima. Desligue ignio. 5. Socorro s vtimas do acidente: soltar o cinto de segurana, mova o assento para trs. Deixe a remoo da vitima de dentro do carro pelo pessoal de resgate.

6. Chame a emergncia. 7. Prossiga com os primeiros socorros.

Voltar

Choque

Distrbio circulatrio pela fraca oferta de oxignio no organismo. Causa: Perda de lquido, reduzido volume sanguneo. Sintomas: Palidez, pele fria, suor frio, ansiedade. 1. Eliminar a causa do choque (por exemplo, parar a perda de fluido, vincular a ferida)! 2. Estabelecer os feridos em um cobertor, a posio das pernas para cima. Manter a vitima calma.

3. Chame a emergncia. 4. Se notar dificuldades em respirar ou conscincia, iniciar reanimao.


Voltar

Fratura Craniana
Aspectos: sangramentos fora do nariz, boca ou ouvido. Muitas vezes existem feridas abertas no crnio. 1. Mantenha as vias areas livres. 2. Se consciente: Sente com os feridos curvando a cabea para frente. Evitar maiores movimentos! 3. Se inconsciente: Posio de Recuperao (sem presso sobre a ferida da cabea). 4. Chame a emergncia. 5. Aplicar curativo na cabea. 6. Se as dificuldades em respirar ou conscincia, iniciar reanimao.

Voltar

Acidente ofdico

Ferimento no tamanho de um alfinete, dor severa, edema, cor prpura. Distrbio circulatrio, perigo de choque. 1. 2. 3. 4. Estabilize a parte do corpo ferida. Aplicar compressa fria ao redor da ferida. Utilize medidas contra choque. Chame a emergncia.

Voltar

SOS
1. Sinal: 3x curto, longas 3x, 3x curto. 2. Visualmente (luz estrobo, lanterna), ou acusticamente (sinal de apito, bater).

Voltar

Esforos + disteno
Dor, inchao (contuso), perda da funo, deformao do membro. 1. Imobilize a parte lesada do corpo apenas na posio mais confortvel para a vitima. 2. Resfriar (utilizando bolsa de gelo). 3. Se possvel, elevar a parte lesada. 4. Ir para o hospital ou chamar a emergncia mdica.

Voltar

Ataque Sbito
Sbita sensao de dormncia ou paralisia (face, braos, pernas), perturbaes da linguagem compreenso, a viso problemas de

conscincia perturbada, uma forte dor de cabea. Problemas na respirao e deglutio, perda de controle sobre a bexiga e intestino.

1. 2. 3. 4. 5.

Chame a emergncia! Afrouxar roupas apertadas, no d drogas ou bebidas. Sentar ou deita-lo confortavelmente. Acalme-o! Controle conscincia e respirao. Se sentir dificuldades em respirar ou conscincia, iniciar reanimao.

Voltar

Asfixia
A insuficincia de oxignio. Traquia fechou. Perigo: apneia. Sintomas: ofegante rudo respiratrio, tosse constante, falta de ar, descolorao da pele.

1. Ao imediata! Deixa a pessoa aflita com tosse muito forte.

2. Bata firmemente com uma mo nas costas plana entre as escpulas.

3. Se sem sucesso: Fique atrs da vitima, braos em volta da cintura, curvar ligeiramente para frente. 4. Firmar o seu punho, posio que tinha altura do estmago da pessoa, e lev-la com a outra mo.

5. Ao abraar usar as duas mos para dar um duro golpe para cima em direo O estmago (seria como tentar levantar a pessoa). 6. Repita at 5-vezes! Vias respiratrias devem ficar isentas do objeto. 7. Chamada de emergncia. 8. Se os primeiros socorros no for bem-sucedido, continue fazlo at que chegue a emergncia.

Voltar

Queimadura solar
1. Retire a pessoa afectada a partir de luz solar direta. Evitar maiores exposies. 2. Beba muita gua para reparar a desidratao. 3. Se existir uma grave queimadura solar (bolhas, vermelhido, dor), procurar um mdico. 4. Se a pele tiver um leve vermelho, ela pode ser arrefecida com toalha molhada. Usar gel ou loo aps o a exposio.
Voltar

Insolao
Cabea quente vermelho, pele fria, de doena, de cabea, tontura. Causa: irritao da membrana cerebral.

1. V para um lugar frio (sombra) e colocar a parte superior do corpo da pessoa para cima.

2. 3. 4. 5.

Esfriar a cabea com cobertores molhados. Chame a emergncia, mantenha o controle da respirao. Se consciente: Ministre bebida fresca, se aplicvel. Se aparecer apneia, inicie a respirao:

6. V em frente d-lhe respirao!

Voltar

Inconscincia com respirao


Nenhuma reao em voz alta a perguntas, sem resposta sobre agitao. Existe apenas respirao.

1. Se h pessoas prximas a voc pea ajuda. 2. Posio de recuperao. Boca aberta de maneira que o vmito possa escorrer.

3. Chame a emergncia.

Voltar

Inconscincia sem respirar

1. Nenhuma reao da vtima, sem respirar.

2. Inicie Reanimao.

Voltar

Vmito
Surge a partir de nuseas. Estmago esvazia por si mesmo. Causas: Infeco, intoxicao, lcera, drogas, comida ruim, ou gravidez.

1. Perigo para a circulao devido desidratao e perda de sal! 2. D lquidos (ch, gua). 3. Se houver fortes perturbaes, com sangue ou vmitos contnuos chame a emergncia mdica.

Voltar

Porque doar?
Voc acha que o projeto uma boa idia? Ento por favor doe! Porque o projeto sobrevive apenas por voc e eu.

Doar on-line via PayPal para: donation@firstai.de ou voc pode enviar uma doao pelo correio. Cada nica contribuio conta!

Um pequeno passo para um homem, um salto gigante para a humanidade.

Licena
Creative Commons BY-NC-ND 3,0 Vocs so livres para copiar, distribuir e transmitir a trabalhar sob as seguintes condies: 1. Atribuio Voc deve dar crdito ao trabalho de mencionar o nome do licenciante Kai Kajus Noack ou ligando para o site www.firstai.de (mas no de qualquer forma que sugira que eles endossa voc ou o uso do trabalho).

2. No-Comercial Voc no pode utilizar esta obra para fins comerciais.

3. No a Obras Derivadas Voc no pode alterar, transformar ou criar em cima deste trabalho.

4. Para cada reutilizao ou distribuio, dever deixar claro para outros os termos da licena desta obra. A melhor maneira de fazer isso com um link para http://creativecommons.org/licenses/by-ncnd/3.0/

5. Qualquer das condies acima pode ser aplicada se voc receber permisso do detentor dos direitos autorais. 6. Nada nesta licena prejudica ou restringe os direitos morais do autor.

You might also like