You are on page 1of 6

Tribunal Regional Eleitoral

Concurso Pblico -2001


4 - Os argumentos em que se apia o artigo do jornal para mostrar a necessidade da reduo da violncia so de cunho: a) social e religioso; b) educativo e econmico; c) social e econmico; d) religioso e educativo; e) moral e social.

LNGUA PORTUGUESA
TEXTO QUESTO

SOCIAL
Folha de So Paulo, 25/02/01

Apesar da urgncia da organizao da sociedade para exigir segurana de fato das autoridades, a reduo da violncia exige mudana profunda no enfoque da administrao dos problemas sociais pelos governos federal, estadual e municipal. Uma pesquisa desenvolvida pela Fundao Getlio Vargas, no ano passado, pelo pesquisador Ib Teixeira, constatou que a violncia no pas nos ltimos dez anos matou 350 mil pessoas no perodo, mais do que as guerras do Timor Leste e de Kosovo juntas, e em menos tempo. O custo dessa violncia, segundo o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), de US$ 84 bilhes ao ano, ou 10,5% do PIB (Produto Interno Bruto). Em So Paulo, cujo PIB nominal foi de US$ 241,58 bilhes em 1997, os custos da violncia levantados em 1998 representam cerca de 3% do PIB, segundo dados da tese do socilogo Rogrio Srgio de Lima. 1 - Segundo o texto, a reduo da violncia: a) depende to-somente da mudana profunda no enfoque administrativo governamental; b) de grande importncia para o progresso econmico do pas; c) exige organizao social e mudanas governamentais; d) derivar exclusivamente da cobrana feita s autoridades; e) de extrema importncia no momento econmico do pas. 2 - Apesar da urgncia da organizao...; nesse segmento do texto, a locuo apesar de pode ser perfeitamente substituda por: a) no obstante; b) entretanto; c) visto que; d) j que; e) aps. 3. ... pelos governos federal, estadual e municipal.; o item abaixo que exemplifica o mesmo tipo de concordncia nominal do segmento retirado do texto : a) Vivia em tranqilos bosques e montanhas; b) A professora estava com um vestido e um chapu escuro; c) Passou quarta, quinta e sexta trabalhosas no Rio; d) Viu as bandeiras brasileira e francesa; e) Era novo o livro e a caneta.

5 - O fato de as siglas presentes no texto estarem traduzidas entre parnteses mostra que: a) regra de clareza que todas as siglas sejam explicitadas para o leitor; b) algumas siglas do texto, segundo o seu redator, necessitam de traduo; c) os leitores de jornais pertencem classe popular, menos informada; d) o Brasil pas de muitas siglas; e) o texto informativo traduz todas as siglas nele includas.

6 - ...constatou que a violncia no pas nos ltimos dez anos matou 350 mil pessoas no perodo, mais do que as guerras do Timor Leste e de Kosovo juntas, e em menos tempo.; segundo o texto, o segmento e em menos tempo: a) indica que as guerras citadas levaram menos de dez anos; b) contraria a argumentao bsica do texto; c) mostra a intensidade exagerada da violncia no pas; d) demonstra que as guerras modernas so rpidas e extremamente cruis; e) uma informao dispensvel argumentao do texto.

7 - Segundo o texto, em So Paulo: a) a violncia ultrapassa a mdia estatstica nacional de custos em relao ao PIB; b) sensivelmente menor o nmero de atos de violncia, comparado com outros estados brasileiros; c) a violncia a mais intensa entre os estados desenvolvidos; d) a violncia apresenta sinais de crescimento contnuo; e) a violncia colabora para que nossos ndices, nessa rea, sejam altos.

www.pciconcursos.com.br

Tribunal Regional Eleitoral


8 - Uma pesquisa desenvolvida pela Fundao Getlio Vargas, no ano passado, pelo pesquisador Ib Teixeira...; uma melhor maneira de redigir o mesmo segmento do texto : a) Uma pesquisa desenvolvida pela Fundao Getlio Vargas, pelo pesquisador Ib Teixeira, no ano passado... b) No ano passado, uma pesquisa desenvolvida pela Fundao Getlio Vargas, pelo pesquisador Ib Teixeira... c)Uma pesquisa desenvolvida no ano passado pelo pesquisador Ib Teixeira pela Fundao Getlio Vargas... d) Uma pesquisa desenvolvida pela Fundao Getlio Vargas, no ano passado, de responsabilidade do pesquisador Ib Teixeira... e)Uma pesquisa, no ano passado desenvolvida pela Fundao Getlio Vargas, de autoria do pesquisador Ib Teixeira...

Concurso Pblico -2001

ENFERMAGEM
Caso I Em um quarto de hospital h dois pacientes com os primeiros nomes iguais: um Armando Costa da Silva, que ocupa o leito 01 e o outro Armando Carvalho de Souza, que ocupa o leito 02. Nas prescries mdicas de ambos h hidratao venosa com soro fisiolgico a 0,9% e soro glicosado a 5%. A prescrio, para 24 horas, do Armando Costa da Silva (leito 01) inclui 3 frascos de 500ml de soro glicosado a 5% e 2 frascos de 500ml de soro fisiolgico a 0,9%. Nestes est indicada adio de 3 ampolas de 10ml de cloreto de potssio a 20%, em cada soro. A prescrio, para 24 horas, do Armando Carvalho de Souza (leito 2) inclui 2 frascos de 500ml de soro glicosado a 5% e 2 frascos de 500ml de soro fisiolgico a 0,9% sem aditivos. A rotina estabelece as 15 horas como ponto de incio das medicaes do dia. Portanto, as prescries so aprazadas no perodo de 15h a 15h do dia seguinte. s 8h da manh o mdico do paciente Armando Carvalho de Souza solicita a interrupo da infuso do soro, alegando que h um erro no soro prescrito para o seu paciente. Imediatamente a enfermeira interrompe o soro instalado, uma vez que constata que a auxiliar de enfermagem do perodo noturno trocou os soros dos pacientes do quarto.

9 - Pesquisa vocbulo grafado com S, como se pode ver no texto; o item em que h um vocbulo erradamente grafado com essa letra : a) paralisia / anlise / atraso; b) gasoso / baronesa / arrasar; c) besouro / adeusinho / bis; d) braso / fregus / guloseima; e) marqus / pesadelo / anesinhos.

10 - ...exige mudana profunda no enfoque da administrao dos problemas sociais pelos governos federal, estadual e municipal.; o comentrio correto a respeito desse segmento do texto : a) o termo da administrao corresponde a um adjunto adnominal; b) o termo dos problemas sociais corresponde a um objeto indireto; c) federal, estadual e municipal so apresentados numa ordem crescente de importncia; d) o substantivo governos se prende aos adjetivos federal, estadual e municipal; e) o adjetivo profunda se refere aos substantivos mudana e administrao.

11- Ao manter os dois pacientes com os primeiros nomes iguais em um mesmo quarto (considerando o caso I), a enfermeira responsvel pela unidade est sujeita ao seguinte tipo de infrao tica: a) impercia; b) imprudncia; c) injria; d) negligncia; e) omisso.

12 - A Auxiliar de Enfermagem do perodo noturno, que instalou o soro trocado no paciente Armando Carvalho de Souza (considerando o caso I), cometeu uma infrao tica caracterizada como: a) tentativa de homicdio; b) negligncia; c) impercia; d) imprudncia; e) injria.

www.pciconcursos.com.br

Tribunal Regional Eleitoral


13 - Uma das penas previstas no Cdigo de tica dos Profissionais de Enfermagem, que somente pode ser imposta pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), : a) censura; b) suspenso do exerccio profissional; c) advertncia escrita; d) cassao do exerccio profissional; e) priso preventiva. 14 - As resolues do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) que estabelecem os parmetros para dimensionamento do quadro de profissionais de enfermagem nas instituies de sade e que aprova o Cdigo de tica dos Profissionais de Enfermagem so, respectivamente: a) 161/92 e 189/93 b) 164/90 e180/94 c) 189/96 e 240/00 d) 173/94 e 188/95 e) 201/98 e 208/99 15 - A legislao relativa ao exerccio profissional de enfermagem ( Decreto 94.406/87 ) estabelece que cabe ao auxiliar de enfermagem exercer atividades de nvel mdio em processos de tratamento atribudos a equipe de enfermagem. Dentre eles no se incluem: a) observar, reconhecer e descrever sinais e sintomas de uma doena; b) realizar testes e proceder a leitura, para subsdio e diagnstico; c) efetuar controle de pacientes e comunicantes em doenas transmissveis; d) cuidados diretos de enfermagem a pacientes graves com risco de vida; e) executar atividades de desinfeco e esterilizao. 16 - Na prescrio do paciente Armando Carvalho de Souza (leito 02) foram adicionadas 2 ampolas de 10ml de NaCl a 10% no primeiro soro fisiolgico a 0,9% (considerando o caso I). Para administrar a hidratao prescrita para as 24h, a bomba infusora dever ser regulada para o seguinte nmero de gotas: a) 28 b) 30 c) 32 d) 34 e) 36

Concurso Pblico -2001


17 - Quando for feita uma aferio da hidratao venosa prescrita s 11 horas da manh (considerando o caso I), o volume aproximado de soro infundido no paciente Armando Costa da Silva (leito 01) ter sido de: a) 2 082ml b) 2 133ml c) 2 180ml d) 2 246ml e) 2 302ml

18 - A hidratao venosa do paciente Armando Carvalho de Souza (leito 02) transcorria dentro do ritmo dos soros prescritos (considerando o caso I). At a interrupo do soro s 8 horas da manh, foi infundida a seguinte quatidade de KCl: a) 4,75 mg b) 4,90 mg c) 5,10 mg d) 5,12mg e) 5,15 mg

19 - A postectomia uma cirurgia realizada pela seguinte especialidade mdica: a) urologia; b) cardiologia; c) nefrologia; d) ortopedia; e) otorrinolaringologia.

20 - O nome tcnico para o termo popularmente conhecido como soluos : a) tenesmos; b) peristase; c) singultus; d) meteorismo; e) sialose.

21 - Um paciente que apresenta hipocalemia est com desequilbrio do sistema: a) respiratrio; b) digestivo; c) neurolgico; d) eletroltico; e) crdio-vascular.

www.pciconcursos.com.br

Tribunal Regional Eleitoral


22 - Quando se comparam as medidas palpatria e auscultatria para aferir a presso arterial, verifica-se que: a) a auscultalria tende a ser um pouco mais alta; b) elas so idnticas; c) a auscultatria tende a ser inaudvel; d) elas no se correlacionam; e) a palpatria tende a ser um pouco mais alta. 23 - No preparo pr-operatrio, um paciente foi colocado deitado sobre o seu lado esquerdo, com o joelho direito mais flexionado que o esquerdo. Essa posio conhecida como: a) de conforto; b) de Trendelenburg; c) genito peitoral; d) de Jakknif; e) de Sims. 24 - O produto de escolha a ser usado para embalagem do material que ser submetido a esterilizao pelo xido de etileno : a) kraft; b) pardo; c) grau cirrgico; d) poliamida; e) manilha. 25 - Na primeira consulta pr-natal de enfermagem, uma gestante relata que j teve dois abortos e um parto vivo. A relao gravidez / paridade desta mulher : a) gesta 4, para 1; b) gesta 3, para 2; c) gesta 3, para 1; d) gesta 2, para 2; e) gesta 2, para 1. 26 - Um homem de 42 anos foi vtima de um incndio. Ele sofreu queimaduras no trax posterior e todo o membro superior e inferior esquerdos. De acordo com a regra dos nove, o percentual da superfcie corporal atingida de aproximadamente: a) 36 b) 45 c) 54 d) 63 e) 72

Concurso Pblico -2001


27 - O instrumental cirrgico classificado por grupos. A tesoura pertence ao seguinte grupo: a) reduo; b) superfcie; c) direse; d) sntese; e) densidade. 28 - A hemorragia gastrointestinal baixa com sada de sangue vivo pelo reto denominada: a) hematoquesia; b) hematmese; c) hemoptise; d) melanmese; e) melena. 29 - O sinais e sintomas dos clientes so classificados em objetivos e subjetivos. Constitui um exemplo de sintoma subjetivo: a) presso arterial; b) febre; c) bradicardia; d) bigeminismo; e) tonteira. 30 - Em relao vacina BCG, no correto afirmar que: a) deve ser administrada por via subcutnea; b) provoca reaes ganglionares limitadas regio axilar; c) gera cicatriz no local da aplicao; d) deve ser aplicada no membro superior direito (MSD); e) a aplicao deve ser na insero inferior do msculo deltide. 31 - As vias indicadas para aplicao de heparina e de insulina so, respectivamente: a) intramuscular e subcutnea; b) subcutnea e intramuscular; c) intramuscular e intramuscular; d) subcutnea e subcutnea; e) intradrmica e intradrmica. 32 - O paciente hipertenso, em uso prolongado de diurticos tiazdicos, pode apresentar fadiga muscular, diminuio da libido e cimbras. Em razo disso, sua alimentao deve ser rica em: a) clcio; b) carboidratos; c) gorduras; d) sdio; e) potssio.

www.pciconcursos.com.br

Tribunal Regional Eleitoral


33 - O processo indicado para esterilizao de um recipiente com vaselina lquida : a) autoclavao com xido de etileno; b) autoclavao com calor mido; c) esterilizao qumica com glutaraldedo; d) esterilizao pelo calor seco ( estufa ); e) esterilizao pelo cido paractico.

Concurso Pblico -2001


38 - O paciente com meningite requer da enfermagem um conjunto de procedimentos. O precedimento que se realiza com muita freqncia : a) puno lombar; b) aferio da temperatura; c) higiene oral; d) aferio de presso arterial; e) mobilizao no leito. 39 - O diabtico no controlado est sujeito a uma srie de complicaes agudas e crnicas. Dentre as agudas, as que causam maior risco de vida so os comas hipoglicmico e hiperglicmico. Os sinais e sintomas que caracterizam o coma hiperglicmico no incluem: a) sede intensa e poliria; b) perda de peso e sede intensa; c) fraqueza e tontura; d) tremores e sudorese; e) desidratao e respirao acelerada. 40 - Se houver necessidade de administrar 20 UI de insulina regular de 80 UI, o volume a ser aspirado ser de (considerar que s h na unidade seringas calibradas em 40 UI): a) 8 b) 10 c) 12 d) 18 e) 20 41 - Entre os casos a seguir, o nico em que se recomenda a vacina BCG : a) RN com peso inferior a 2 500g; b) crianas com doenas de pele no trax e membros inferiores; c) crianas em estado febril; d) crianas em uso de corticides; e) crianas em uso de imunossupressores. 42 - Quanto vacina BCG, incorreto afirmar que:

34 - Em um acidente de moto, um indivduo adulto sofreu vrios traumatismos. Entre as seqelas apresentam-se perda da sensibilidade, da motilidade e da atividade muscular dos membros inferiores. Isso caracteriza uma: a) hemiparesia; b) parestesia; c) semiplegia; d) hemiplegia; e) paraplegia.

35 - A sfilis causada por um: a) mycobacterium sp; b) enterovrus; c) cndida albicans; d) treponema pallidum; e) staphylococus aureus.

36 - Quando esto prescritos para um paciente 1,2 milhes de UI, a quantidade de heparina que deve ser administrada ( considerar que a unidade dispe de 5 milhes de UI em frascos de 2 cm3): a) 0,24 b) 0,32 c) 0,40 d) 0,48 e) 0,56

37 - A soma de um grama de protena com trs gramas de gordura apresenta o seguinte nmero de calorias: a) 9 b)13 c)19 d) 24 e) 31

a) a dose vacinante de 0,1ml contm entre 400 e 800 mil bacilos mortos; b) a vacina induz alergia tuberculnica, mensurvel com PPD; c) a vacina se deteriora rapidamente, perdendo sua potncia quando exposta luz solar direta ou difusa; d) quando liofilizada, dever ser conservada em temperatura entre 4 e 8C; e) prioritariamente indicada para crianas na faixa etria de 0 a 4 anos.

www.pciconcursos.com.br

43 - A alternativa que no apresenta um fator de risco coronrio : a) sedentarismo; b) tabagismo; c) lcera pptica; d) hipertenso arterial; e) hipercolesterolemia.

48 - O aumento de sdio no sangue acima dos padres de normalidade constitui: a) hipersodemia; b) hipernatremia; c) hipertalemia; d) hiperglicemia; e) hipercalcemia.

44 - A presso arterial diastlica deve ser registrada no seguinte som (fase) de Korotkoff: a) primeiro (fase I); b) terceiro (fase III); c) quinto (fase V); d) stimo (fase VII); e) nono (fase IX).

49 - A predio do provvel desfecho de uma doena, leso ou anomalia do desenvolvimento em um paciente constitui: a) a histria natural da doena; b) o prognstico; c) o diagnstico; d) o curso da doena; e) a evoluo da doena.

45 - O processo empregado com o objetivo de limitar os microorganismos fora de determinada rea que no os contenha : a) esterilizao; b) desinfeco; c) anti-sepsia; d) assepsia mdica; e) assepsia cirrgica.

50 - O micobacterium leprae, agente causador da hansenase, tem tropismo por: a) vasos sanguneos e brnquios; b) microvilosidades e nervos; c) pele e nervos; d) bao e pele; e) fgado e vasos sanguneos.

46 - O ndice de APGAR, em referncia mdica Virginia Apgar, utilizado para avaliar: a) as condies das feridas; b) a curva pressrica; c) a curva glicmica; d) o desenvolvimento gestacional; e) a vitalidade do RN.

47 - no eritrcito, glbulo vermelho do sangue, que se encontra a hemoglobina. Ela tem como principal funo: a) combater a anemia; b) favorecer a classificao sangunea; c) proteo imunolgica; d) dar a cor ao sangue; e) transportar o oxignio para os tecidos.

www.pciconcursos.com.br

You might also like