You are on page 1of 5

PORTARIA N. 168, DE 04 DE ABRIL DE 2006.

Aprova a criao da Comisso Nacional do Sistema de Qualificao de Materiais, Componentes e Sistemas Construtivos (CNMaC) do PBQP-H.

O MINISTRO DE ESTADO DAS CIDADES, no uso da atribuio que lhe confere o Art. 87, pargrafo nico, inciso II da Constituio Federal, e vista da proposta da Secretaria Nacional de Habitao, R E S O L V E: Art. 1 Criar a Comisso Nacional do Sistema de Qualificao de Materiais, Componentes e Sistemas Construtivos (CNMaC), do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), como a instncia que tem como objetivo principal zelar pelo bom funcionamento do Sistema de Qualificao de Materiais, Componentes e Sistemas Construtivos do PBQP-H, e faz-lo progredir, respeitados os princpios estabelecidos no Art. 3. Art. 2 A Comisso Nacional do Sistema de Qualificao de Materiais, Componentes e Sistemas Construtivos do PBQP-H trata-se da instncia para representao dos setores produtores de materiais e componentes, que desenvolvem Programas Setoriais da Qualidade (PSQs) no mbito do PBQP-H, de entidades pblicas e de entidades de revenda de materiais de construo. Art. 3 A Comisso Nacional do Sistema de Qualificao de Materiais, Componentes e Sistemas Construtivos do PBQP-H um rgo consultivo da Coordenao Geral do PBQP-H, e tem por finalidade: I - acompanhar a implementao do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat, no que diz respeito ao Sistema de Qualificao de Materiais, Componentes e Sistemas Construtivos, atravs de sugestes e proposio de diretrizes para seu aperfeioamento; II - incentivar a melhoria da qualidade e o aumento da produtividade no setor da construo civil; III - incentivar o apoio s inovaes tecnolgicas no setor da construo civil e no ambiente construdo;

IV - incentivar o uso de Materiais, Componentes e Sistemas Construtivos conformidade com as Normas Tcnicas brasileiras; V - opinar sobre assuntos que lhe sejam submetidos.

em

Art. 4 A Comisso Nacional do Sistema de Qualificao de Materiais, Componentes e Sistemas Construtivos do PBQP-H constituda por representantes de entidades ou instituies pblicas e do setor privado que possuam experincia e conduta tica compatveis com os objetivos do PBQP-H, respeitada a seguinte composio: I - cinco entidades representativas de associaes ou sindicatos de indstrias, de carter nacional; II - uma entidade representativa de organismos de fomento e financiamento; III - uma entidade representativa do setor de revenda de materiais, componentes e sistemas construtivos; IV trs entidades representativas de instituies neutras ou de

controle/regulamentao. Pargrafo nico. Os rgos e entidades que integram a Comisso indicaro seus representantes, e respectivos suplentes, os quais sero designados por Portaria Ministerial. Art. 5 O mandato dos membros da Comisso Nacional do Sistema de Qualificao de Materiais, Componentes e Sistemas Construtivos do PBQP-H de dois anos. Pargrafo nico. No caso da entidade no ser representada em duas reunies consecutivas, ou em trs reunies alternadas, no perodo de cada mandato, o presidente, depois de ouvida a Comisso, recomendar ao Comit Nacional de Desenvolvimento Tecnolgico (CTECH) a sua excluso ou substituio, preservando o mesmo quorum, no prazo de trinta dias a partir da caracterizao do fato. Art. 6 Respeitado o prazo definido pelo artigo 5, a renovao das entidades ou instituies representativas do setor produtivo com assento nesta Comisso, a cada dois anos, deve ser decidida pela prpria Comisso, e as alteraes devem ser apresentadas ao CTECH, sendo registradas em Ata de Reunio desse Comit. Pargrafo nico. No h entidade ou instituio com assento permanente, sendo, porm, permitido a qualquer delas compor esta Comisso por nmero ilimitado de mandatos. Art. 7 Os membros da Comisso Nacional do Sistema de Qualificao de Materiais, Componentes e Sistemas Construtivos do PBQP-H devem ser indicados pelas entidades que a compem, devendo as indicaes ser apresentadas ao CTECH e registradas em Ata de Reunio desse Comit.

Pargrafo nico. Cabe ao CTECH acolher e analisar o mrito de eventuais recursos impetrados contra as decises da Comisso Nacional do Sistema de Qualificao de Materiais, Componentes e Sistemas Construtivos. Art. 8 Cada membro da Comisso deve ter, obrigatoriamente, um suplente indicado pela mesma entidade, com mandato coincidente ao seu, cuja funo a de substituir o titular nos casos de impedimento deste, com os mesmos direitos e responsabilidades. Art. 9 Compete Comisso Nacional do Sistema de Qualificao de Materiais, Componentes e Sistemas Construtivos do PBQP-H: I - garantir os meios para o correto aprimoramento do Sistema de Qualificao de Materiais, Componentes e Sistemas Construtivos do PBQP-H; II - elaborar, publicar e rever o regimento do Sistema de Qualificao de Materiais, Componentes e Sistemas Construtivos do PBQP-H; III - elaborar, publicar e rever as diretrizes dos Programas Setoriais da Qualidade de Materiais, Componentes e Sistemas Construtivos do PBQP-H; IV - avaliar, credenciar e revogar o credenciamento de Programas Setoriais da Qualidade de Materiais, Componentes e Sistemas Construtivos; V - Publicar e manter acessvel, em meio eletrnico, a documentao de referncia dos Programas Setoriais da Qualidade de Materiais, Componentes e Sistemas Construtivos do PBQP-H; VI - monitorar e controlar o atendimento aos acordos assumidos pelos Programas Setoriais da Qualidade de Materiais, Componentes e Sistemas Construtivos, integrantes do PBQP-H; VII - instaurar procedimento de apurao de falta e aplicar penalidade aos setores que descumprirem os acordos setoriais e os documentos referenciais de adeso ao PBQPH; VIII - eleger, entre seus membros, um presidente e um vice-presidente, ambos com mandato de dois anos, sendo que o vice-presidente deve, necessariamente, pertencer a entidade de natureza diferente da do Presidente. Os nomes escolhidos devem ser apresentados ao CTECH e registrados em Ata desse comit; IX - eleger, entre seus membros, um Secretrio executivo, com mandato de dois anos. Art. 10 Compete ao Presidente da Comisso Nacional do Sistema de Qualificao de Materiais, Componentes e Sistemas Construtivos do PBQP-H:

I - presidir as reunies dessa Comisso; II - convocar reunies extraordinrias dessa Comisso; III - fixar as datas das reunies ordinrias dessa Comisso; IV - zelar pela observncia dos regimentos do Sistema de Qualificao de Materiais, Componentes e Sistemas Construtivos do PBQP-H e pela transparncia das decises tomadas. Art. 11 Compete ao Vice-Presidente da Comisso Nacional do Sistema de Qualificao de Materiais, Componentes e Sistemas Construtivos do PBQP-H: I - assumir a presidncia das reunies dessa Comisso no caso de ausncia do Presidente, passando a ser responsvel por todas as atribuies do mesmo; II - assumir a funo de Presidente no caso de vacncia definitiva do cargo, cumprindo o restante do mandato previsto. Art. 12 Compete ao Secretrio Executivo: I - assistir o Presidente da Comisso nos assuntos de sua competncia; II - dirigir a execuo das atividades tcnico-administrativas de apoio Comisso; III - agendar, preparar pautas e secretariar as reunies da Comisso; elaborar e assinar suas atas; distribui-las aos membros para apreciao em at dez dias antes da Reunio Ordinria subseqente; e colher as assinaturas dos membros da Comisso nas mesmas; IV - manter articulaes com rgos e entidades integrantes da Comisso; V - promover as articulaes necessrias para a instalao de grupos de estudo e comisses temticas temporrias, que devero ser aprovadas pela Comisso; e acompanhar suas atividades; VI - expedir atos de convocao para reunies da Comisso, nas formas previstas em seu regimento. Art. 13 A Comisso Nacional do Sistema de Qualificao de Materiais, Componentes e Sistemas Construtivos do PBQP-H deve se reunir: I - ordinariamente, quatro vezes ao ano, por convocao de seu Presidente, em dia, hora e local marcados com antecedncia mnima de quinze dias; II - extraordinariamente, por requerimento de seu Presidente, ou por um tero de seus membros.

1 O ato de convocao da Reunio Extraordinria deve ser formalizado pelo Presidente da Comisso at cinco dias aps o recebimento do requerimento, e a reunio deve ser realizada no prazo mximo de dez dias a partir do ato de convocao. 2 O Presidente da Comisso pode decidir pela realizao de consultas deliberativas aos seus membros, com o uso de meios eletrnicos. Art. 14 Os membros da Comisso Nacional do Sistema de Qualificao de Materiais, Componentes e Sistemas Construtivos do PBQP-H devem receber, com antecedncia mnima de cinco dias da reunio ordinria, a pauta da reunio e a verso definitiva das matrias dela constantes. Art. 15 As reunies da Comisso Nacional do Sistema de Qualificao de Materiais, Componentes e Sistemas Construtivos do PBQP-H so realizadas com a presena de, no mnimo, cinco de seus membros. 1 A Comisso deve decidir quanto participao dos suplentes dos membros nas reunies, em conjunto com os seus titulares; neste caso, sem direito a voto. 2 No caso de consultas deliberativas feitas por meios eletrnicos, conforme prev o Art.13, 2, as decises so tomadas a partir da manifestao de, no mnimo, metade dos membros da Comisso. 3 O Presidente pode convidar outras entidades, autoridades, especialistas ou lideranas representativas da sociedade para participar das reunies e, por solicitao de qualquer dos membros, facultar a palavra a pessoas no-integrantes da Comisso para que se pronunciem sobre matria. Art. 16 Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicao.

MARCIO FORTES DE ALMEIDA

You might also like