You are on page 1of 30

Eletro Termografia

2012

Eletro Termografia

A eletro termografia usada para detectar irregularidades trmicas.

A carga de corrente em instalaes eltricas e equipamentos resultam em trocas de resistencia interna natural nos pontos de conexo.

Com o tempo, montagens defeituosas, tenso mecnica ou danos causados a essas resistencias so muito elevados, e a energia eltrica convertida em calor.

A temperatura elevada pode ser detectada via mtodo no destrutivo, atravs do termovisor.

Dependendo da voltagem, a corrente eltrica pode ser fatal. Quando se trabalha com instalaes eltricas e equipamentos, aspectos especiais de segurana tem de ser considerados.

Testo AG, Testo Image Presentation , Confidentiality 1, actuality January 2012

2/23

Aplicaes

O termo eletro termografia refere-se a medio termogrfica em todos os nveis de voltagem.

Os objetos que esto sendo medidos podem incluir:

Medio em painis eltricos

Em linhas de energia aquecidas. Neste campo, a resoluo do detector muito importante. As medies podem ser feitas inclusive feitas com uso de helicpteros.

Transformadores, juno eltrica, cabine de controle, acionamento eltrico

Dispositivos eltricos mveis, mquinas, sistema de cabos, eltrica de sistemas ferrovirios.

A principal tarefa inclui a localizar conexes eltricas defeituosas e detectar sobrecargas em linhas e motores.

Por volta de 70% de todas as falhas so atribuidas a conexes de terminais.

Testo AG, Testo Image Presentation , Confidentiality 1, actuality January 2012

3/23

Grupos Alvo

Estes tasks citados, atingem os seguintes profissionais: Eletricistas

Isto resulta nos seguintes grupos alvo:

Prestadores de servio Servios profissionais Distribuidores de instrumentos Manuteno e reparos industriais Manuteno de energia e processos Lojas especializadas em materiais eltricos

Testo AG, Testo Image Presentation , Confidentiality 1, actuality January 2012

4/23

Razes para se medir


Medio eletro termogrfica pertencem ao mbito da manuteno preditiva.

O objetivo inspecionar sistemas eltricos no processo e produo em plantas a fim de detectar irregularidades trmicas numa fase precoce e assim:

Evitar danos; Reduzir interrupes operacionais; Evitar tempo de inatividade e garantir a disponibilidade do sistema; Reduzir custos com manutenes e contratos urgentes (programao de budget);

Reduo de custos com energia.

O argumento mais importante para a inspeo termogrfica de instalaes eltricas a ampliao da segurana nestes processos.

The thermographic inspection of electrical installations even forms part of many insurance agreements for industrial companies.
Testo AG, Testo Image Presentation , Confidentiality 1, actuality January 2012 5/23

Estratgias de Manuteno
O propsito da manuteno de assegurar a disponibilidade de mquinas e sistemas. Embora existam diferentes estratgias de manuteno para este fim, todas baseadas numa combinao de:

Manuteno reativa (bombeiros): Manuteno preventiva (depende do tempo): Baseada nas condies de manuteno:

A eletro termografia pode ser usada em inspees rpidas em instalaes eltricas sem interromper as operaes. Imperfeies trmicas invisveis ao olho humano podem ser detectadas em estgio inicial, aumentando a vida til dos dispositivos. Manuteno reativa Uso do dispositivo at que a falha ocorra, necessrio reagir a eventos no planejados, que muitas vezes esto ligados a contratos urgentes e altos custos. Manuteno preventiva Substituio do recurso em determinados intervalos de tempo programados por estimativa de falhas. No uma estratgia econmica: substituir um recurso demasiadamente cedo e com pouco tempo de utilizao; a substituio tardia apresenta risco de paradas, etc.
Testo AG, Testo Image Presentation , Confidentiality 1, actuality January 2012 6/23

Rede Eltrica

Condies de manuteno Anlise precisa das condies do recurso com eficcia na diagnose tcnica, desempenham papel fundamental. Reduo de risco de incndio Deteco de sobrecargas Garantia de disponibilidade de sistemas

Para suprir a populao com energia eltrica, ela precisa ser transportada do local de gerao (estao de energia). Isto ocorre utilizando redes elctricas.

Inspeo de instalaes eltricas em operao

A fim de minimizar perdas na transmisso, a regra principal : Quanto maior a distncia de transmisso, maior a tenso da transmisso.

Em todo o mundo, redes eltricas so classificadas pela voltagem/tenso que carregam. Uma diferenciao feita entre entre as seguintes classes de potncia:

Voltagem mxima

Linhas com voltagem mxima so utilizadas para transmisso supra-regional de energia. Elas distribuem a energia a partir de estaes para transformadores localizados prximos reas de grande consumo.

Testo AG, Testo Image Presentation , Confidentiality 1, actuality January 2012

7/23

Rede Eltrica
Alta voltagem So as mais comuns para distribuio de energia. Atendem a regies inteiras e grandes polos industriais por exemplo.

A tenso de funcionamento encontra-se entre 50 kV e 160 kV.

Mdia voltagem Voltagem em torno de 20 kV pode abastecer grandes empresas (ex. fabricas, companhias de utilidade pblica).

Baixa voltagem O padro mais utilizado o que fornece 230 V.

A baixa voltagem o menor nvel de tenso existente na rede.

Testo AG, Testo Image Presentation , Confidentiality 1, actuality January 2012

8/23

Grfico de Rede Eltrica

Fonte de alimentao com base na Alemanha como exemplo: (1) Gerao de energia, (2) transformao em voltagem, (3) abastecimento de indstrias com voltagem mdia, (4) transformao da voltagem em alimentao para pequenas companhias e residencias (5) e (6)

Testo AG, Testo Image Presentation , Confidentiality 1, actuality January 2012

9/23

Subestao
Para se transmitir energia eltrica a partir da estao ao cliente com o mnimo de perda possvel, a energia tem de ser transformada em diversos nveis de tenso. Isto ocorre nas conhecidas subestaes.

Subestaes so parte importante das redes de distribuio de energia. Elas se conectam a linhas de energia com diferentes nveis de voltagem.

Transformador

Transformadores so operados por companhias de utilidades pblicas, por exemplo. Um transformador um sistema de manobra de mdia voltagem e pelo menos uma placa de distribuio de baixa tenso.

Transformadores transformam a voltagem mdia de uma rede de distribuio regional (20 kV) para baixa tenso (400 V) utilizada pela rede local.

A diferena entre subestao e um transformador o tamanho do sistema.

Subestaes possuem multiplos transformadores que geralmente transformam a tenso atravs de diversos nveis de voltagem.

Testo AG, Testo Image Presentation , Confidentiality 1, actuality January 2012

10/23

Instalaes Eltricas
Distribuidores eltricos so conhecidos como como caixas de derivao ou caixas de fusveis.

Existem caixas fechadas contendo fusveis e elementos de comutao para distribuio de energia eltrica. Dependendo do uso, existem distribuidores diferentes.

Uma diferenciao geral feita entre os principais distribuidores e subdistribuidores.

A caixa de distribuio principal o primeiro ponto de distribuio dentro de um edifcio aps a caixa de conexo, e geralmente est localizada no poro ou em um quarto de conexes. Em pequenos edifcios, a caixa de distribuio principal frequentemente o nico distribuidor.

Edifcios de maiores dimenses normalmente tambm tm subdistribuidores (caixas de fusveis). Por exemplo, em edifcios de apartamentos, cada apartamento tem um sub-distribuidor com fusveis para o fogo eltrico, luzes etc.

Os cabos elctricos funcionam a partir da respectiva caixa de distribuio diretamente aos pontos de consumo (por exemplo, uma tomada de corrente eltrica ou uma instalao de luz) ou para o distribuidor de nvel inferior seguinte.
Testo AG, Testo Image Presentation , Confidentiality 1, actuality January 2012 11/23

Caixas de Juno
Caixas de juno conectam residncias a rede eltrica local.

A caixa de juno portanto, o ponto de transmisso da rede de distribuio eltrica ao consumidor.

Caixas de juno antiga Geralmente ela selada e contm os fusveis principais.

Elas cortam a ligao no caso de um curto-circuito ou uma grande sobrecarga da rede de abastecimento pblico.

Um cabo vai da caixa de juno ao distribuidor principal, que contm um ou mais medidores de energia eltrica.
Testo AG, Testo Image Presentation , Confidentiality 1, actuality January 2012

Caixas de juno nova


12/23

Instalaes Eltricas
Contator, disjuntor
Um painl de distribuio contm os componentes eltricos de um sistema que no esta diretamente ligado dentro de um dispositivo. Na verso mais simples, o painel eltrico contm apenas terminais para criar uma conexo eltrica entre diferentes componentes do sistema. Um barramento um arranjo de cabos para a central de distribuio de energia eltrica. Todos os cabos de entrada e de sada esto ligados ao barramento. O termo barramento usado tanto em tecnologia de alta tenso (barramentos em subestaes de distribuio ou caixas grandes) e tecnologia de baixa tenso (barramentos em caixas de juno). O contator um interruptor eltrico controlado por grandes quantidades de energia. Como em um rel, os contatos de controle e interruptor no contator so isolados uns dos outros. Isto torna possvel ativar ou desativar o controle de sada de alta tenso com uma baixa. Exemplos de aplicaes tpicas incluem controladores de elevadores, resistncias eltricas e sistemas de iluminao. Os disjuntores so opes especiais que tambm suportam cargas extremas. Eles protegem os sistemas contra danos causados por sobrecargas ou curtocircuitos. Os disjuntores so concebidos para interromper (desativar) cargas sem danificar ou colocar o resto do sistema em risco. Os disjuntores esto disponveis em diversos modelos e para todos os nveis de tenso diferentes. Por exemplo, eles so utilizados como um circuito do motor do disjuntor, para proteger os geradores ou transformadores e redes.

Testo AG, Testo Image Presentation , Confidentiality 1, actuality January 2012

13/23

Segurana nas Medies

Como instalaes elctricas podem representar riscos reais para a vida e a integridade fsica, a segurana sempre desempenha um papel decisivo nas medies eletro termogrficas.

Para evitar riscos, h vrias regras bsicas de segurana que devem ser observadas durante a eletro termografia.

Existem tambm vrios possveis fatores de influncia que podem distorcer os resultados das medies termogrficas em instalaes elctricas.

Termografistas devem estar familiarizados com essas fontes de falhas para que possam confiavelmente detectar e avaliar os erros.

Trabalhar com temperaturas no limiar, classes e status de falha do sistema tambm devem ser uma rotina para que os termogramas possa ser confiavelmente interpretadas e avaliadas.

Testo AG, Testo Image Presentation , Confidentiality 1, actuality January 2012

14/23

Segurana nas Medies

Quando no h janelas de inspeo, a remoo da tampa dos painis devem ser realizadas apenas por eletricistas.

Uma abordagem cautelosa e ponderada geralmente essencial! Ao se inspecionar uma instalao eltrica, os seguintes pontos devem ser observados em todos os casos: Isolamento insuficiente entre dois potenciais podem causar a formao de arcos voltaicos idesejveis. Apenas se aproximar de equipamentos eltricos se acompanhados por um eletricista. Familiarize-se com as normas de segurana do local. Pessoas atingidas por este arco eltrico, podem ser gravemente feridas. Manter uma distncia segura de todas as instalaes eltricas. NO TOQUE! Trabalho em instalaes eltricas s devem ser realizadas por especialistas autorizados.
Testo AG, Testo Image Presentation , Confidentiality 1, actuality January 2012 15/23

Distncia Segura
Para garantir segurana durante as medies em partes energisadas, distncias seguras foram criadas pelas principais associaes (VDE, DIN).

A distncia de proteo a distncia mnima requerida entre a parte energisada e o termografista. Esta distncia no pode ser encurtada!

A distncia de proteo depende do nvel da voltagem

Quando aplicar a termografia em linhas eltricas areas, uma consulta com o operador de linha essencial: s o operador da linha pode saber as condies de segurana.

Testo AG, Testo Image Presentation , Confidentiality 1, actuality January 2012

16/23

Influncias nas Medies


Superfcie do objeto medido: Como muitas vezes as medies so feitas em metais descobertos (cabos), necessrio prestar particular ateno aos objetos a serem medidos e as propriedades de suas superfcies. Reflexes especulares Se a medio tem de ser feita diretamente na superfcie do metal, o nvel de emisso deve ser cuidadosamente determinado. Na prtica, tem-se revelado til anexar a fita adesiva de emissividade (onde o nvel de emisso seja conhecido) e verificar a temperatura indicada. Em seguida, retira-se a fita, e ajusta-se a emissividade no termovisor at se chegar a temperatura indicada quando o objeto estava com a fita. CUIDADO: este mtodo somente pode ser aplicado com a instalao NO energizada!!! Medio no isolador normalmente tem emisso na faixa de 0.9. Medio nas cavidades (ex. lacunas prximos aos terminais) muito similar aos radiadores de corpo negro (e = 1). Medindo em pontos empoeirados ou sujos, normalmente, possuem bom nvel de emissividade (e = 0.95). Como um radiador de referncia para determinar o nvel de emisso? Fita de emissividade

Regra mais importante: NUNCA medir o terminal descoberto, isto quase sempre produz um resultado falso de medio?
Testo AG, Testo Image Presentation , Confidentiality 1, actuality January 2012 17/23

Temperatura Limite

A temperatura limite tem de ser levada em considerao. Esta temperatura, estipulada em limites, diretivas e especificaes tcnicas.

Fraquezas trmicas podem ser definidas em classes de falhas. Sugestes de procedimento em seguida, ser derivada a partir desta avaliao de falha.

Exemplos:

PVC- cabos isolados (em conformidade com a norma VDE 0207): temperatura limite 70 C

Barras de cobre (em conformidade com a norma DIN 43671): temperatura limite 105 K temperatura ambiente 50 C

Plsticos e outros no metais: temperatura limite 50 K temperatura ambiente 40 C

Testo AG, Testo Image Presentation , Confidentiality 1, actuality January 2012

18/23

Definio de Falha
Dependendo do tipo de instalao a ser inspecionada, existem diferentes condies normais. Na eletro termografia, necessrio definir em que condio considerada a correta e qual a com defeito.

Quando se define possveis falhas no escopo na eletro termografia, importante definir a carga atual em que a instalao inspecionada (operao lb atual) antes de realizar qualquer medio. Exemplos de critrios que podem ser usados para avaliar a condio, incluem:

Temperaturas admissveis de acordo com os padres dos produtos

reas visivelmente detectveis que podem oferecer riscos

Diferenas de temperatura em qualquer (ex. Entre ligao superior e inferior de uma fonte, ao longo de um cabo, entre a conexo de um recurso e o cabo conectado em distancia especfica da conexo etc.).

Testo AG, Testo Image Presentation , Confidentiality 1, actuality January 2012

19/23

Classes de flaha
Durante o processo de definio de falhas, elas so divididas em diversas classes. Isto importante para instrues posteriores ambas para termografistas externos ou internos (como esto as falhas tratadas com...)

Classes de falhas de acordo com a norma VdS (veja tambm a norma VATh):

As classes tm diferentes consequncias:

Falha classe 1: sem medies Falha classe 2: retificar fraqueza de disposidivo a sua convenincia Falha classe 3: manuteno dentro de seis meses Falha classe 4: perigo! isolar e corrigir a falha o mais rpido possvel, reduzir a carga se necessrio

Testo AG, Testo Image Presentation , Confidentiality 1, actuality January 2012

20/23

Medindo Pequenos Objetos


Um campo particular de aplicao para termovisores o de desenvolvimento eletrnico.

Componentes eletronicos esto se tornando cada vez menores e, portanto, esto posicionados em placas de circuito de forma mais compacta.

O desenvolvimento de calor papel importante em relao a estes pequenos e sensveis componentes, e pode prejudicar a sua capacidade de funcionamento a longo prazo.

Quando utilizado em componentes microeletrnicos em particular, a resoluo (determinada pelo tamanho do detector e da lente) decisiva.

O testo 890 (adireita) pode ser utilizado para medir estrtuturas menores de at 113 m (que equivale a 0.113 mm!).

O desenvolvimento trmico tambm pode ser gravado em vdeo, e cada pixel dentro de uma imagem retrospectivamente atribudo ao valor de temperatura apropriada.
Testo AG, Testo Image Presentation , Confidentiality 1, actuality January 2012 21/23

Calculando o Ponto de Medio


A seguir geralmente se aplica a termografia: o ponto (real) de medio nunca deve ser maior que o objeto a ser medido.

O tamanho do ponto de medio de pende do campo de viso instantneo (IFOV) e da distncia do objeto medido.

O valor de IFOV determinado pelo termovisor utilizado (propriedades do sistema do termovisor) e especificado em mrad.

Um IFOV de 3.5 mrad, por exemplo, significa: que a distncia de 1 m, o instrumento ainda pode medir um objeto com comprimento de borda de 3.5 mm.

Como extremamente improvvel na prtica que o pixel individual ir cobrir a rea precisa do objeto a ser medido, para determinar o menor objeto mensurvel, voc deve multiplicar o IFOV por trs. Como regra de ouro, para o menor objeto mensurvel (IFOV): IFOV x 3 IFOV IFOV x 3 IFOV em nosso exemplo, o menor objeto mensurvel tem um comprimento de borda de 3 x 3.5 mm = 10.5 mm
Testo AG, Testo Image Presentation , Confidentiality 1, actuality January 2012 22/23

Preparao para as Medies


Os seguintes pontos tem de ser considerados para as medies serem realizadas:

A rea a ser inspecionada visualmente acessvel? (se no, ser necessrio remover tampas, inclusive as transparentes!)

Verifique se existem especificaes de temperatura ou medies comparativas para o objeto de medio que descrevem sua condio normal.

Insira um equipamento pessoal de proteo. Outro equipamento como escadas (para se ter acesso a locais mais elevados) ou fonte de alimentao podem ser requeridos.

Inspees termogrficas tem de ser reportadas: um relatrio confivel tem de ser fornecido pelo profissional responsvel pelas medies.

Selecione a emissividade correta RTC (Compensao de Temperatura Refletida) no instrumento para minimizar erros nos resultados.

Painel de gs

Testo AG, Testo Image Presentation , Confidentiality 1, actuality January 2012

23/23

Aplicaes
Objetos tpicos no campo da eletro termografia so:
Caixas ded juno Contatos/conexes Resistncias Cabos Contatores Distribuidoras de energia Transformadores Substaes (conexes dos terminais, inspees de alta voltagem e conexes)

Razes tpicas para picos de temperatura e desvios so: Distribuio de carga desigual Sistemas sobrecarregados/excessivo consumo de energia

Aumento da resistncia no circuito eltrico devido a perdas de contato ou conexes enferrujadas


Isoladores defeituosos Falhas na cabagem Componentes subdimensionados (ex. fusveis)

Testo AG, Testo Image Presentation , Confidentiality 1, actuality January 2012

24/23

Dificuldades na aplicao

O objeto a ser medido tem de ser termograficamente acessvel. Isto significa que painis eltricos a serem inspecionados tem de ser abertos para a medio e qualquer proteo removida para fornecer uma viso desobstruda dos componentes a serem inspecionados.

Contrariamente percepo comum, apenas as temperaturas superficiais podem ser visualizadas utilizando a termografia.

No possvel detectar as fontes de calor por traz de painis de vidro ou plstico. (nica excesso: janelas infravermelhas feitas de material especialmente desenvolvido para a penetrao da radiao infravermelha).

Ao inspecionar pontos problemticos em componentes sensveis, os mesmos so indicados por temperaturas elevadas, conhecidos como hot spots pontos quentes.

Testo AG, Testo Image Presentation , Confidentiality 1, actuality January 2012

25/23

Medio em Motores Eltricos


Motores eltricos atuam como uma interface entre termografia eltrica e mecnica.

O termovisor pode ser utilizado para detectar ambas as falhas com fornecimento de energia aos motores e defeitos eltricos.

Motores eltricos usualmente possum temperatura de operao entre

50 a 60 C.

Temperaturas em torno de 100 C ou superior no so usuais e podem indicar falhas.

A caixa de terminais no aberta quando se inspeciona um motor eltrico. Terminais com falhas de conexo na caixa podem no ser detectados diretamente. Desiguais distribuies de temperatura na superfcie dos terminais e nos cabos de conexo podem indicar falhas dentro dos terminais.

Eixos e rolamentos muitas vezes so cobertos ou de difcil acesso. Em alguns casos, ele ajuda, por exemplo, a olhar diretamente para o espao entre o motor e o eixo de acionamento para localizar eventuais irregularidades trmicas.

Dica prtica para determinar o estado da carga: a corrente nominal (corrente de operao) frequentemente especificada no tipo de placa do motor eltrico.
Testo AG, Testo Image Presentation , Confidentiality 1, actuality January 2012 26/23

Medio em Placas de Circuito Impresso

No campo da pesquisa e desenvolvimento,

as imagens trmicas tambm so usadas para a anlise de distribuio da temperatura, em placas de circuitos impressos.

Componentes eletronicos em placas de circuito tem se tornado cada vez menores, tornando mais complexo a deteco da dissipao de calor.

Esta anlise pode ser feita com uso do vdeo termogrfico.

Testo AG, Testo Image Presentation , Confidentiality 1, actuality January 2012

27/23

Testo IRSoft
Uma grande ferramenta para anlise das imagens trmicas o testo IRSoft. padro de entrega com todos os termovisores.

A clara estrutura e layout intuitivo do software garante facilidade no seu manuseio.

Alm disso, o IRSoft contm vrios modelos de relatrio, permitindo que voc personalise estes relatrios individuais usando o assistente do software.

Documentando as medies com o software, voc pode provar que as medies foram realizadas.

O software, portanto, desempenha um papel importante na deciso de compra do cliente.

Ao avaliar os termogramas, os parmetros mais importantes devem ser novamente inspecionados: nvel de emisso, RTC e as condies de funcionamento da instalao inspecionada (carga de corrente).

Testo AG, Testo Image Presentation , Confidentiality 1, actuality January 2012

28/23

Relatrio

Um relatrio padro de eletro termografia tem de conter as seguintes informaes:

Nome do termgrafista envolvido nas medies e pessoa que o acompanhou

O termovisor utilizado

Data de inspeo

O local da sede da empresa

Objetivo das medies

Para medies em campo aberto: as condies atmosfricas (incluindo a umidade relativa em %, velocidade do ar em m/s radiao global em W/m).

Testo AG, Testo Image Presentation , Confidentiality 1, actuality January 2012

29/23

Obrigado pela Ateno!

2012

You might also like