You are on page 1of 14

2 Aula Linguagem, Lngua e Fala

Caro(a) aluno(a), Estamos iniciando a nossa segunda aula e nela trataremos sobre a trade que constitu a comunicao: Linguagem, Lngua e fala. Ou seja, quando se fala em linguagem, estamos nos referindo, diretamente, capacidade humana formada por leis combinatrias e signos lingusticos materializados pela mensagem. Assim, de modo a tornar efetiva a linguagem verbalizada, esta se condiciona a dois fatores: lngua e fala. A lngua fator resultante da organizao de palavras, segundo regras especficas e utilizadas por uma coletividade. E a fala cabe concretizao da lngua que cada indivduo, de uma dada comunidade, ir proferir. Ainda nesta aula trataremos sobre um tema muito interessante, as modalidades da lngua oral e escrita. Podemos dizer que as modalidades no so somente um instrumento para efetivar a nossa comunicao, mas, sim, uma forma de mostrar socialmente aquilo que estamos pensando. Ou seja, a fala e a escrita so sistemas comunicativos que expressam a lngua nas mais diferentes prticas sociais. inserido nesse contexto que iniciamos a nossa aula! Bom trabalho. Que tal!? Disposto a comear?? Comecemos, ento, analisando os objetivos e verificando as sees que sero desenvolvidas ao longo desta aula. Bom trabalho!

Objetivos de aprendizagem
Ao trmino desta aula, voc ser capaz de:

compreender a amplitude do conceito e da aplicao da linguagem, da lngua e da fala; entender e reconhecer a importncia dos nveis de linguagem em diversos contextos de uso. compreender a amplitude da linguagem falada em suas mais variadas situaes; entender e perceber como e quando acorre a linguagem no verbal em contextos diversos; identificar e compreender a linguagem escrita e suas engrenagens lingusticas.

Sees de estudo
Seo 1 Linguagem, lngua e fala Seo 2 Nveis de linguagem Seo 3 Linguagem falada Seo 4 Linguagem no verbal Seo 5 Linguagem escrita

Ento, vamos em frente?! Eis uma trade cuja materializao vincula-se a todo e qualquer processo comunicativo. Embora os concebemos como elementos utilizados para designar a mesma realidade, em se tratando do ponto de vista lingustico, os mesmos no devem ser confundidos, talvez at como termos sinnimos.

(disponvel em http://www.mundoeducacao.com.br/gramatica/linguagem-linguafala.html)
Arquitetamos na conscincia, uma espcie de biblioteca onde assentamos tudo o que ouvido e entendido. Guardamos ideias, significados, expresses e com essa base de dados nos anunciamos verbalmente, seja pela fala ou pela escrita. como se escolhssemos, pegando na prateleira da biblioteca, palavra por palavra, criando estruturas de entendimento para a comunicao. Quase parecido com uma receita de bolo: voc + + muito + legal, resultando naquilo que queremos dizer pelo que estamos sentindo ou sobre algo ou algum.

Ento caros alunos(as):

Por que falamos?

Por que no fazemos uso dos sinais ou uso de smbolos, como nas primeiras descobertas do uso da linguagem feitas pelo homem?

Por que o homem, diferente dos outros animais, fala?

Por que somente ns temos essa faculdade e, at onde se sabe, j impressa em nossa conscincia?

Poucas pessoas, cremos, tenham parado para ponderar ou interrogar sobre estas questes. Pesquisas e trabalhos realizados nesse sentido procuram, ainda, respostas precisas para a pergunta por que o homem fala. Segundo Bottro (1997), o homem, na Mesopotmia antiga, bero da civilizao, percebeu a necessidade de comunicar-se e comeou a criar possibilidade de entendimento entre si e os outros. Usou sinais e mensagens, expostas na aba de vasos. Seguindo o raciocnio de Bottro (1997), a questo que se tratava apenas de uma escrita de coisas: os significados diretos destes caracteres no eram as palavras de uma lngua mas, em primeiro lugar e de modo imediato, as realidades expressas por estas palavras.

Assim, levando-se em conta tais informaes, sabemos que em um determinado momento da humanidade, o homem teve a necessidade de comunicar-se de algum modo, assim como em um determinado momento, passou a falar. interessante pensar nestas questes porque refletimos e nos perguntamos a partir de qu ou do qu, o homem descobriu que possua, alm das existentes, a faculdade da linguagem.

Ao acompanharmos o crescimento de uma criana, cada vez mais notamos como a necessidade de falar presente na vida humana... e percebemos, ainda, o quanto o ato de falar faz de ns mais parte do mundo, no mesmo?

Algumas pesquisas na rea da linguagem humana mostram que, no caso da criana, a primeira palavra murmurada j representa sua admisso no universo da linguagem e o abandono do estado da natureza ( estado primeiro/ primitivo).

Assim, pode-se dizer que a linguagem que autoriza a tomada de conscincia do indivduo como entidade distinta. Considerando que que fazemos uso da linguagem, da lngua que nos ensinada e, consequentemente, falamos. S no sabemos, por que, justamente pela fala, que comunicamo-nos uns com os outros.

Outro assunto que intriga o pensamento e os mistrios da vida, ou melhor, reflete sobre a existncia da comunicao falada entre os homens por que falar, viver em sociedade com seres falantes, quase uma necessidade de sobrevivncia?

Idealizemos a seguinte situao: se eu, voc, todos ns, ficssemos sem trocar uma palavra sequer com qualquer pessoa que fosse durante toda a vida!!!! Possivelmente morreramos de angstia...De solido... No verdade????? Claro que, se nunca tivssemos tido contato com a fala, com o som emitido pelos falantes ao falarem, com a lngua , essa realidade -de falar -no existiria... Mas, pensemos mais um pouquinho!!!!!... Aguentaramos ficar um dia inteiro que fosse sem falar? Sem falar nada, categoricamente nada? No aguentaramos. No mesmo! Mas, o fato que falamos!!!!!!... Para alguns tericos que tratam sobre os estudos da linguagem, a lngua se constitui nos primeiros indcios de identificao da humanidade no homem. A partir do uso da lngua, que foi possvel ao homem sair de seu estado primrio natural e chegar ao estado mais avanado, ou seja, ao estado cultural (oriundo da organizao social).

Vejamos: Podemos deduzir que: Somos educados a partir da teoria que o homem uma animal racional, isto , pensa, sente, julga as coisas, possui uma inteligncia e por isso temos dois mundos distintos: o mundo dos homens e dos animais. Outros tantos estudos feitos por pesquisadores preocupados em descobrir o porqu do homem ter esta necessidade do uso da linguagem, o porqu da fala, vm nos mostrar que isso , definitivamente, uma faculdade

humana. Algo que somente o homem tem como caracterstica e que o difere dos outros animais.

Saussure (2002), no Curso de Lingustica Geral, vai definir a lngua como objeto de estudo e diferenciar a lngua da fala. Para Saussure:

A lngua o produto social da faculdade da linguagem e um conjunto de convenes necessrias, adotadas pelo corpo social, para permitir o exerccio dessa faculdade nos indivduos. Trata-se de um tesouro depositado pela prtica da fala em todos os indivduos pertencentes mesma comunidade, um sistema gramatical que existe virtualmente em cada crebro ou, mais exatamente, nos crebros dum conjunto de indivduos, pois a lngua no est completa em ningum, e s na massa ela existe (p.17).

A fala, ao contrrio da lngua, para Saussure (2002, p. 22) algo puramente individual. So as combinaes pelas quais o falante realiza o cdigo da lngua no propsito de exprimir seu pensamento pessoa [...]. a maneira individual e particular que cada ser faz do uso d a lngua predominante em uma sociedade. Por isso, podemos explicar, por exemplo, os sotaques regionais, as grias e a forma que cada indivduo tem de usar a lngua. A lingustica, partindo desse conceito de lngua e fala, no pode, ento, considerar que alguns falam corretamente e outros falam erradamente. O conceito de certo e errado deixa de existir por ser a lngua, a mesma para todos os indivduos de uma sociedade e algo j impresso na mente (conceitos e imagens acsticas) de todos os seres de um determinado tempo e espao. Do ponto de vista cientfico, tudo o que consideramos erro ao falar errado , na verdade, algum fenmeno ou acontecimento que pode e deve analisado por estudos lingusticos. Sossegados at aqui? Ok, ento vamos em frente, pois a prxima seo traz uma discusso acerca da adequao da linguagem em uso real.

Seo 2 Nveis de linguagem


Pessoal, percebam que a linguagem tem regras, princpios que precisam ser obedecidos. Geralmente, achamos que estas regras dizem respeito apenas gramtica normativa. Para a grande maioria das pessoas, expressar-se perfeitamente em lngua portuguesa significa no cometer erros de ortografia, concordncia verbal, acentuao, etc. H, no entanto, outro erro, mais comprometedor do que o gramatical, que o de inconformidade da linguagem ao contexto. Em casa ou com amigos, ns empregamos uma linguagem mais informal do que nas provas da faculdade ou em uma entrevista para emprego. Ao conversar com os avs, no convm usar algumas grias, pois eles poderiam ter dificuldades em nos compreender. Em um trabalho /atividade que vamos elaborar no curso superior, precisamos empregar um vocabulrio mais formal. Estes fatos nos levam a concluir que existem nveis de linguagem. Pois optamos, conforme o contexto, pelo uso do padro informal da linguagem ou pelo uso formal da linguagem. Veja o esquema abaixo e perceba como os nveis da linguagem se organizam:

Linguagem Formal, culta ou padro Faz uso das normas gramaticais.

Linguagem coloquial ou popular Utiliza Grias, Regionalismos etc.

Linguagem profissional ou tcnica Tcnica ou cientfica.

Linguagem artstica ou literria uma linguagem Literria ou potica.

Vejamos, ento, alguns nveis de linguagem: Nvel formal, culto ou padro: trata-se de uma linguagem mais formal, que segue os princpios da gramtica normativa. empregada na escola, no trabalho, nos jornais e nos livros em geral. Observe esse trecho de jornal: A polmica no nova, nem deve extinguir-se to cedo. Afinal qual a legitimidade e o limite do uso de recursos pblicos para salvaguardar a integridade do sistema financeiro? (...)
(Folha de So Paulo, 14 de maro de 1996, Editorial)

Nvel coloquial, popular: a linguagem empregada no cotidiano. Geralmente informal, incorpora grias e expresses populares e no obedece s regras da gramtica normativa. Veja os exemplos abaixo: Sei l! Acho que tudo vai ficar legal. Pr que ento ficar esquentando muito? Me parece que as coisas no fim sempre do certo. Estou preocupado. ( norma culta) T preocupado. ( lngua popular) T grilado. ( gria, limite da lngua popular ) Nvel profissional ou tcnico: a linguagem que alguns profissionais, como advogados, economistas, mdicos, dentistas etc. utilizam no exerccio de suas atividades. Nvel artstico ou literrio: a utilizao da linguagem com finalidade expressiva pelos artistas da palavra ( poetas e romancistas, por exemplo) alguns gramticos j incluem este item na linguagem culta ou padro.

Dominar uma lngua no significa apenas conhecer normas gramaticais, mas, sobretudo, empregar adequadamente esta lngua em vrias situaes do cotidiano, tais como na faculdade, no trabalho, com os amigos, em um exame de seleo, no trabalho etc.

Uma pequena reflexo: Portugus fcil de aprender porque uma lngua que se escreve exatamente como se fala. Pois . U purtuguis muinto fciu di aprender, purqui uma lngua qui a genti iscrevi ixatamenti cumu si fala. Num cumu inglis qui d at vontadi di ri quandu a genti discobri cumu qui si iscrevi algumas palavras. Im purtuguis no. s prestteno. U alemo pur exemplu. Qu coisa mais doida? Num bate nada cum nada. At nu espanhol qui parecidu, si iscrevi muinto diferenti. Qui bom qui a minha lngua u purtuguis. Quem soub fal sabi iscrev. O comentrio do humorista J Soares, para a revista Veja. Ele brinca com a diferena entre o portugus falado e escrito. Na verdade, em todas as lnguas, as pessoas falam de um jeito e escrevem de outro. A fala e a escrita so duas modalidades diferentes da lngua e com esse fato que o J brincou.

(Disponvel em http://educacao.uol.com.br/portugues/lingua-escrita-e-oral-nao-se-fala-como-seescreve.jhtm) ... por trs de cada texto est o sistema da linguagem. A esse sistema correspondem no texto tudo o que repetido e reproduzido e tudo que pode ser repetido e reproduzido, tudo o que pode ser dado fora de tal texto (o dado). Concomitantemente, porm, cada texto (como enunciado) algo individual, nico e singular, e nisso reside todo o seu sentido (a sua inteno em prol da qual ele foi criado). aquilo que nele tem relao com a verdade, com a bondade, com a beleza, com a histria (BAKHTIN). A citao de Bakhtin deixa clara a importncia da linguagem na produo de um texto, uma vez que as caractersticas individuais de cada autor se fazem presentes na trama textual. Dessa forma, a lngua portuguesa rica e poderamos nos equivocar nas mais diversas nomenclaturas e classificaes. H vrios autores que denominam e dividem a linguagem de muitas formas e todos tm suas razes de fazlo. a) Linguagem falada; b) Linguagem no-verbal; c) Linguagem escrita. Vamos recordar? Vejamos cada uma delas? Vamos ver o que o terico Almeida (2000, p. 29-43), em seu livro S.O.S. Redao e Expresso nos apresenta:

Seo 3 - Linguagem falada

A linguagem falada, tambm conhecida como coloquial, a maneira mais comum de nos expressarmos em nosso dia a dia. Ela , via de regra, informal, logo sem muita correo gramatical. Por mais que desejem falar corretamente, vocs dificilmente sairo por a dizendo: Ama -me, pois assim o fazendo, amar-te-ei. A menos que desejem que a cara-metade agonize em risos ou v namorar pessoas normais; um sussurrado Eu te amo, acompanhado de um olhar interrogativo, resolve tudo. A palavra falada traz consigo emoes e sentimentos de todo tipo. E, para atingir seu intento, o falante utiliza-se de entoao, da cadncia e tambm do volume da voz, conforme assegura Castilho (2004, p. 47):
Sabemos que a lngua falada um recurso rtmico e meldico, repleto de entonao, pausas, gestos etc. No possvel pensar em outra forma de comunicao quando se pensa na fala. No desempenho oral, e no texto que dele provm diretamente, existem marcas especificas como comentrios metalingusticos e marcadores discursivos que no so encontrados no texto escrito. evidente, portanto, constatar a dicotomia entre a lngua escrita como linguagem formal e lngua falada como linguagem informal.

J pararam para pensar em quo rica nossa oralidade? Releiam a citao de Castilho (2004) e reflitam sobre a riqueza, ok??? E sobre a linguagem no verbal??? Vamos trabalhar com ela???

Seo 4 - Linguagem no verbal

Brasileiros abraam-se, beijam-se e enchem-se de carinhos e cafuns o tempo todo. Em boa parte do mundo, o nosso famoso trs beijinhos considerado um profundo desrespeito. Mes mo os inocentes e sonoros tapas nos braos durante um aperto de mo causam estranheza e, talvez, at um revide, dependendo do pas em que estivermos. Nosso povo caloroso e expressivo e utiliza muito a linguagem mmica.

http://www.culturainfancia.com.br/boletim/?cat=10
O time do melhor amigo perdeu o jogo? Um simples sorriso irnico expressa mais que muitas palavras. Tapinhas nas costas so quase sinnimos de Parabns! Trabalhou muito bem e por a vai.

A mmica , sem dvida, parte integrante da cultura de um povo, em especial do povo brasileiro, mas no a nica linguagem no verbal. Nessa categoria ainda temos as vrias formas de expresso por outros meios alm da fala. Estmulos aos nossos sentidos tambm fazem parte da linguagem no verbal. O CHEIRO DO GS, POR EXEMPLO: o produto em si no tem cheiro, mas o fabricante acrescentou uma substncia de aroma forte para que a empresa s e comunique conosco, dizendo: Ei, h vazamentos, tome precaues! No caso, a linguagem no verbal estabeleceu comunicao com o indivduo relapso utilizando-se do sentido do olfato. A comunicao no verbal pode dar-se igualmente por meio dos outros sentidos.

Quando chegamos a um cruzamento e neste h um semforo aceso em vermelho, automaticamente paramos, pois sabemos que a cor vermelha (do semforo) indica pare!

Outros contextos tambm exemplificam o poder da comunicao no verbal, como no caso de peas de teatro, em que compreendemos histrias inteiras contadas, nas quais as nicas formas de comunicao so a dana (estmulo viso) e os toques frenticos de tambores ( audio, como na falada). Carinhos e apertos de mo so prontamente compreendidos ( tato) e nada se expressa mais. Tambm o silvo estridente do vigia noturno anuncia: Ei, bandidos! Vo embora, por favor. Estou passando. Msicas sempre nos dizem muito, e aplausos so reconhecimento agradvel de um trabalho bem realizado. As cores, a dana, a msica e as artes em geral so tambm formas de linguagem no verbal. Vocs, s vezes, torcendo o nariz, utilizam-se da linguagem no verbal para dizer-me: a professora est me deixando louco! Meu sorriso e uma mmica dizem: Calma!!! Agora, que tal pensarmos mais um pouco, especificamente, sobre a linguagem escrita?! Ok, ento vejamos a seo 5:

Seo 5 Linguagem escrita


Este o tema de nossos estudos: a expresso de ideias no papel, atravs das palavras de nossa lngua.

E por que tivemos que gastar tantas pginas tratando de linguagem falada e no verbal, se o que pretendemos escrever?

Vamos entender por qu? Evidentemente, a linguagem escrita s veio a existir muito depois da falada. Ela objetiva reproduzi-la utilizando-se dos signos (lembra-se do que so?) que compem nossa lngua. Alm disso, a linguagem escrita, quando utilizada com maestria, capaz de agregar em, seu sentido, vrias das caractersticas da linguagem no verbal. Preste bastante ateno neste ponto: as palavras expressas no papel, seja numa redao ou num bilhete deixado para um colega, devem ser entendidas de pronto , pois, na maioria das vezes, no estaremos presentes para explicar isso ou aquilo contido na mensagem. Quando um autor produz um conto, precisa ter certeza que vai ser entendido, pois no ter chance de redimir-se. No poder dizer: No, voc no me entendeu. Eu quis dizer que.... Ele deve ser claro e preciso. Como ficou claro (espero) at aqui, tambm podemos pretender transmitir sentimentos e emoes, substituindo suspiros apaixonados por palavras certeiras ou colocando elementos na frase que expressem nossa inteno; que transmitam o que sentimos. Escrever no apenas transportar palavras dos arquivos de nossa memria para as folhas de celulose. Devemos saber organiz-las de maneira inteligvel para que faam sentido e sejam coerentes.

http://ascronicasdobledow.blogspot.com.br/2011_05_01_archive.html
E devemos tambm ser capazes de transmitir a entoao e a cadncia que pretendemos, utilizandonos dos recursos de que dispomos: as palavras. E claro, devidamente organizadas em pargrafos e separadas por sinais de pontuao corretos. Considerando que as palavras so carregadas de significados, caber a ns escolhermos aquelas que melhor se adequarem ao texto pretendido, conforme se pode perceber no trecho da poesia de Carlos Drummond de Andrade, intitulada Procura da poesia, j estudada na primeira aula, lembram?! Vejamos novamente este trecho do poema dedrummond: [...] Chega mais perto e contempla as palavras. Cada uma tem mil faces secretas sob a face neutra e te pergunta, sem interesse pela resposta, pobre ou terrvel, que lhe deres: Trouxeste a chave? [...] Conforme j vimos, esse belo fragmento convida-nos a uma reflexo quanto ao mundo misterioso das palavras, as quais, dependendo da forma como so utilizadas, revelam muito mais do que conceitos. Conforme se pode perceber acima, a linguagem do poeta mgica, pois tem o poder de transformar a fantasia em realidade em um nico texto, frase ou palavra. Para tanto, faz necessrio trazer a chave, a fim de possibilitar a travessia da leitura no espetaculoso mundo das palavras, sobretudo aquelas que pertencem ao texto potico. A partir dessas reflexes, podemos dizer que no adequado ESCREVER COMO FALAMOS, uma vez que a linguagem falada ou coloquial distinta da linguagem escrita, que obedece a certos padres. Tais padres, longe de limites, acrescentam recursos para que nos expressemos com estilo e correo. Obedecer s normas gramaticais no significa ser frio ou duro. Vejam este trecho do texto que faz parte da obra Eurico, o Presbtero. Nessa obra-prima da literatura mundial, Alexandre Herculano descreve uma batalha entre rabes e cristos:
... O cho pareceu afundar-se com o encontro daquelas duas ms enormes de homens armados, e o eco dos botes das lanas nos escudos convexos e nas armas sonoras dos cavaleiros repercutiu nas encostas fronteiras e desvaneceu-se ao longe, murmurando entre as quebradas. Desde o primeiro embate, no mais fora possvel distinguir os exrcitos travados como dois lutadores furiosos. Eram um vulto s,

indelinevel, monstruosos, imenso, cujo topo ondeava, semelhante ao de canavial movido pelo vento cujos contornos indecisos se agitavam, torciam, alargavam, diminuam, oscilavam, como tapetes de nenfares sobre marnel revolto pelo despenhar das torrentes. Nuvens de setas sibilavam nos ares: as espadas sarracenas cruzavam-se com as espadas godas: a cateia teutnica ia, zumbindo, abrir fundos regos nas fileiras rabes, e os membros ossudos dos pees lusitanos e cantabros estouravam debaixo das pancadas violentas dos manguais da peonagem mourisca. Desgraado do que, ferido, caa em terra; porque para ele no havia misericrdia: o punhal acabava o que o franquisque ou a cimitarra comeara. Dir-se-ia que os regatos de sangue, serpeando por entre as duas hostes enredadas e salpicando as frontes e corpos, eram as veias descarnadas e rotas daquele grande vulto, coleando na derradeira agonia (HERCULANO, 1927, p916).

Analisando o texto de Herculano, observamos sua tentativa (bem-sucedida) de transmitir toda a tenso e morte causadas no combate que narra. Vemos tambm palavras de pouco uso, como franquisque, cateia, nenfares e marnel. O que ser que elas significam? Vejamos:

Glossrio
Franquisque: um machado de guerra que foi utilizado durante os anos iniciais da Idade Mdia pelos francos (Wikipdia). Cateia: espcie de clava, guarnecida de pregos ou puas (Dicionrio Priberam da Lngua Portuguesa). Nenfares: um leo sobre tela de Claude Monet, pintado no ano de 1904, nos arredores de Paris. Foi vendido no dia 19 de Junho de 2007 na Sothebys, em Londres a um comprador annimo por 26 milhes de Euros[1], o terceiro mais alto valor de sempre de um Monet (Wikipdia). Marmel: atascadeiro, atoleiro, brejo, charco, lamaceira, lamaal, lameiro, lodaal, pantanal, paul, pntano, tremedal e volutabro (dicionrio online de portugus).

Como gostam de saber de tudo, vocs vo, evidentemente, abrir seus dicionrios e procurar o significado das outras palavras que, por ventura, ainda no saibam sua significao, no mesmo? Mas pensemos... seria mesmo primordial utilizar palavras rebuscadas e quase sem uso no dia a dia para transmitir emoes com eficcia? Vejamos parte do romance O homem da Capadcia (s/d) , no qual o autor tambm narra um combate:
Amanhece. Chacais e abutres acompanham o grande exrcito, antecipando a chacina que est por vir. No ar, o cheiro inconfundvel do prenncio de morte invade as narinas dos soldados, indo alojar-se diretamente em suas almas. frente de seus homens, como sempre, o Severo Kartef segue majestoso em seu cavalo branco. As escamas prateadas de sua armadura brilham sob o sol matutino, formando uma imagem inspiradora para os soldados. Sentem orgulho de seu rei. Ao seu lado, em um contraste marcante, Razniak traja suas negras vestes de combatente keltoi e seu semblante duro transmite respeito e subservincia a seus guerreiros. Eles o temem, mas tambm sentem segurana em seguir seu comandante. Atendendo a um aceno de Razniak, os soldados param e aguardam. A dupla segue por mais algum tempo, indo parar no alto de um morro, de onde podem ver o acampamento inimigo, muitos metros abaixo. [...] Ao ouvir seus homens se aproximando, Kartef respira fundo e aprumase sobre a montaria. Ningum deve desconfiar de sua enfermidade. O severo soberano da Capadcia leva sua espada ao alto, a luz refletindo em sua lmina como se empunhasse um pedao do sol. Razniak retira da sela sua grande maa de guerra, seu longo e musculoso brao a segur-la ameaadoramente. Os olhos negros do

guerreiro brilham e a indiferena em sua face demonstra dcadas de combates. Talvez mais. Num grito primal, o rei dispara ladeira abaixo em direo aos inimigos. Os soldados igualmente soltam a fria de suas almas, cada qual com seu grito particular: uns vociferam blasfmias; outros tantos apenas emitem urros feito animais. O tropel de cavalos e homens torna espessa a poeira que segue em seu encalo. No acampamento inimigo, o combate to breve quanto violento. Os brbaros tentam uma reao, mas no so preo para o exrcito da Capadcia. Mesmo assim lutam com bravura at a morte. Testemunhados pelo ardente sol da manh, guerreiros a cavalo decepam membros e cabeas a cada giro de suas espadas e machados. Impiedosos, Razniak esmaga crnios infelizes que se colocam no caminho de sua maa. Elegante em sua fria guerreira, Kartef brande sua espada com a habilidade que fez dele o monarca que . Os soldados da infantaria formam uma mortfera mquina de guerra, protegidos por altos escudos e empunhando lanas afiadas.

Como vimos, aps essa leitura dos apontamentos feitos por Almeida (2000), depende muito do autor a escolha das palavras, mas o que lemos nos dois textos apresentados serviu para reforar a afirmao de que a fala uma habilidade e a escrita outra habilidade, e mais: no devemos escrever como falamos, certo? Se so habilidades diferentes pressupomos que fazemos uso determinado de cada uma de acordo com as situaes as quais estamos expostos. Por exemplo: Geralmente pronunciamos leiti, mas ao escrevermos essa palavra, o fazemos assim leite. Quando em um dilogo pronunciamos a pergunta: Ce t bem?, vejam como articulamos as palavras, ao passo que no texto escrito devemos assim fazer: Voc est bem? Poderamos esmiuar vrios termos tcnicos, mas bastam dois para que possamos compreender as linguagens que temos ao nosso dispor: a linguagem coloquial e a linguagem formal ou culta, essa obediente s normas gramaticais. E lembrem-se sempre: uma linguagem (oral e escrita) no melhor ou pior que a outra: cada uma tem sua aplicao. Entretanto, elas so eficientes, apenas, quando bem utilizadas. Para saber mais, Marcushi (2001, p.17) observa:
Oralidade e escrita so prticas e usos da lngua com caractersticas prprias, mas no suficientemnte opostas para caracterizar dois sistemas lingusticos em uma dicotomia. Ambas permitem a construo de textos coesos e coerentes, ambas permitem a elaborao de raciocnios abstratos e exposies formais e informais e variaes estilsticas, racionais, dialetais e assim por diante. As limitaes e os alcances de cada uma esto dados pelo potencial do meio bsico de sua realizao: som de um lado e grafia de outro, embora elas no se limitem a som e grafia ...

Para bem utilizarmos a linguagem escrita, ainda mais quando temos a responsabilidade de estar em um curso superior, devemos ter: 1. 2. 3. conhecimento sobre o assunto; vocabulrio; conhecimento das regras gramaticais.

5.1 Conhecimento sobre o assunto


Convido-lhes a fazer uma reflexo acerca da produo de um texto. Vejamos:

Somente produziremos textos de qualidade se, de fato, conhecermos a fundo o assunto do qual pretendemos dar conta. De nada adianta escolher um assunto bonito, como a Teoria das melodias, se no temos a menor idia do que se trata, no mesmo? Nesse sentido, ao escrever, devemos escolher um tema sobre o qual tenhamos considervel conhecimento e, ainda assim, se possvel, abastecermo-nos do maior nmero possvel de informaes a respeito dele. melhor escrever de forma simples sobre o que conhecemos do que rebuscadamente sobre algo que no conhecemos, pois isso nem seria possvel, no mesmo? Ou ainda, se no escolhemos o tema, mas nos delimitam o tema, temos que buscar informaes e transform-las em conhecimentos, para, ento, podermos dissertar sobre tal assunto. Estamos entendidos? Ao escreverem, informem-se, sempre, sobre o assunto. Busquem informaes, materiais e leiam muito! Aprendemos a escrever lendo e escrevendo! J ouviram isso? Pois a mais pura verdade e vamos repetir por muitas vezes at ficar claro o que essa mensagem quer dizer. Por que devemos ler? Devemos copiar o trabalho dos outros? No! Claro que no! Alis essa alternativa perigosa!! Ler e escrever so habilidades mpares, mas, ao se unirem, conduzem-nos ao sucesso da escriturao!

5.2 O vocabulrio
A importncia da leitura est na forma de aprendizado da arte da escrita e, principalmente, enriquece nosso vocabulrio. Uma das grandes dificuldades do estudante ou profissional, quando se v no limiar da batalha com o papel, justamente a ausncia de palavras certas para se expressar. Por no conseguir traduzir em frases o que pensa, o produtor do texto simplesmente abandona sua atividade e conforma-se dizendo para si: No tenho jeito para isso ou difcil demais, ou, ainda, no vou dar conta. No, nada disso! Trata-se, principalmente, de falta de vocabulrio, ocasionado por pouca leitura. E ler no quer dizer ler apenas isso ou aquilo. Leiam jornais, revistas, livros, embalagens de creme dental, bulas de remdios, tudo. Tudo o que quiserem, pois no h leitura intil!. A leitura deve ser agradvel e, aos poucos, o leitor vai aprimorando seu gosto e exigindo literatura mais rica. um processo natural e deve ser iniciado com prazer. Porm, faz-se necessrio que a leitura seja hbito, no h como se tornar um bom leitor e produtor de texto se vez o outra faz a leitura e a escrita! Vejamos:

Escovar os dentes ........ hbito! Banhar-se ....................... hbito! Ler .................................... hbito! Escrever .......................... hbito!

5.3 Conhecimento das regras gramaticais


Apesar do risco de ouvir protestos indignados, eis o mais simples dos trs quesitos para produzirmos bons textos: o conhecimento das regras gramaticais. VAMOS L!

A primeira atitude ser inteligente, como nos alerta Almeida (2000), e ter cincia dos prprios limites. Ora, se houver dvida quanto grafia de determinada palavra, pesquisem no dicionrio. H tambm livros e mais livros sobre pontuao, construo de pargrafos, acentuao, etc. Tambm a leitura constante poderosa aliada no domnio da gramtica. E, por fim, se a dvida persistir, no hesite sequer por um momento: consulte seu professor. No h desculpa, portanto. Mandem e-mail, dirijam-se ao Frum, ao Quadro de avisos, ok? Ufa, acabamos!? No, ainda no! Vamos, no item Retomando a Conversa Inicial, fazer um breve resumo dos contedos estudados nesta segunda aula!?

Retomando a Conversa Inicial


Chegamos, assim, ao final da segunda aula. Esperamos que agora tenha ficado mais claro o entendimento de vocs sobre os conhecimentos basilares da linguagem, da lngua e da fala, ou seja, sobre o processo de comunicao.

Seo 1 Linguagem, lngua e fala


A linguagem todo sistema de sinais convencionais que nos permite realizar atos de comunicao. Pode ser verbal (aquela cujos sinais so as palavras) e no verbal (aquela que utiliza outros sinais que no as palavras. Os sinais empregados pelos surdos-mudos, o conjunto dos sinais de trnsito, mmica, etc., constituem tipos de linguagem no verbal). A lngua um tipo de linguagem; a nica modalidade de linguagem baseada em palavras. O alemo e o portugus, por exemplo, so lnguas diferentes. No entanto, a lngua a linguagem verbal utilizada por um grupo de indivduos que constitui uma comunidade. A fala a realizao concreta da lngua, feita por um indivduo da comunidade num determinado momento. um ato individual que cada membro pode efetuar com o uso da linguagem.

Seo 2 Nveis de linguagem


No esquea que, para cada contexto, situao comunicativa, temos que utilizar uma linguagem adequada. Uma vez que os nveis de linguagem dizem respeito ao uso da fala e escrita em uma determinada situao comunicativa. O emissor e o receptor devem estar em concordncia para que haja entendimento.

Seo 3 Linguagem falada


A linguagem falada, tambm conhecida como coloquial, a maneira mais comum de nos expressarmos em nosso dia a dia. Ela , via de regra, informal, logo sem muita correo gramatical.

Seo 4 Linguagem no verbal


A linguagem no verbal toda e qualquer comunicao em que no se usa palavras para explicar a mensagem desejada, ou seja, quando fazemos uso de imagens, figuras, desenhos, smbolos, dana, tom de voz, postura corporal, pintura, msica, mmica, escultura e gestos como meio de comunicao etc.

Seo 5 Linguagem escrita


A linguagem escrita s veio a existir muito depois da falada. Ela objetiva reproduzi-la utilizando-se dos signos (lembra-se do que so?) que compem nossa lngua. Alm disso, a linguagem escrita, quando utilizada com maestria, capaz de agregar em, seu sentido, vrias das caractersticas da linguagem no verbal.

Sugestes de Leituras, Sites e Filmes:


Leituras:
ORLANDI, Eni Puccinelli. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. Campinas: Pontes, 1996. ECO, Umberto; ANGONESE, Antonio (Tradutor). A busca da lngua perfeita. Bauru: EDUSC, 2002. KOCH, Ingedore G. Villaa; TRAVAGLIA, Luiz Carlos (Colaborador). A coerncia textual. Editora Contexto, 2001.

Sites:
http://www3.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/0102/05.html http://semioticacom102.blogspot.com/2008/10/como-se-definem-os-signos-2-signo.html. http://www.partes.com.br/ed39/teoriasignosreflexaoed39.html http://rosabe.sites.uol.com.br/linguagemcom.html http://4pilares.zi-yu.com/?page_id=532 http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/redacao/linguagem-verbal-e-nao-verbal.php OBS: No esqueam! Em caso de dvidas, acessem as ferramentas frum ou quadro de avisos para se comunicar com o(a) professor(a). Sucesso!!

You might also like