You are on page 1of 49

Noes de Informtica PF Teoria e questes comentadas Prof.

Alexandre Lnin Aula 6

AULA 6: Noes de sistema operacional (ambientes Linux e Windows). Parte 2: Sistema Linux. SUMRIO 1. O Sistema Operacional Linux 2. Questes comentadas 3. Lista das questes comentadas na aula 4. Gabaritos
Ol pessoal, como vamos? Esta a segunda aula sobre sistemas operacionais. Agora veremos o Sistema Operacional Linux. Carpe diem. Aproveitem o dia, garotos. Faam suas vidas serem extraordinrias. Do filme Sociedade dos Poetas Mortos. Forte abrao, Lnin

PGINA 02 24 42 49

Prof. Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

1/49

Noes de Informtica PF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 6

1. O SISTEMA OPERACIONAL LINUX O sistema GNU/Linux frequentemente chamado apenas pelo seu segundo nome, Linux. um dos sistemas operacionais mais populares do mundo por causa de sua grande base de suporte e distribuio. Foi originalmente construdo como um sistema de multitarefas para microcomputadores e mainframes (computadores de grande porte) no meio dos anos 70. Cresceu desde ento e tornou-se um dos sistemas operacionais mais usados em qualquer lugar. O Linux um clone de Unix. Foi criado como uma alternativa barata e funcional para aqueles que no esto dispostos a pagar o alto preo de um sistema Unix comercial ou no tem um computador muito potente. No ano de 1983, Richard Stallman fundou a FSF - Free Software Foundation (Fundao de Software Livre), e criou o projeto GNU GPL (GNU General Public License Licena Pblica Geral GNU). O desafio do GNU era enorme. Havia a necessidade de desenvolver o Kernel (ncleo do sistema operacional que controla o hardware), utilitrios de programao, de administrao do sistema, de rede, comandos padro. Mas, no final da dcada de 80, o projeto estava fracassando e apenas os utilitrios de programao e os comandos padro estavam prontos, mas o Kernel no! Linus Benedict Torvalds era aluno da Universidade de Helsinque, na Finlndia e estava disposto a construir um Kernel clone do Unix que possusse memria virtual, multitarefa e capacidade de multiusurios. Era um trabalho gigantesco e, na prtica, impossvel para apenas uma pessoa conclu-lo. Em 5 de outubro de 1991, Linus Torvalds lanou a primeira verso oficial do Linux: o Linux 0.02. A partir dessa data, muitos programadores no mundo inteiro tm colaborado e ajudado a fazer do Linux o sistema operacional que atualmente. A GPL segue 4 liberdades So elas: Liberdade 0: liberdade para rodar o programa para quaisquer propsitos. Liberdade 1: liberdade para estudar como o programa trabalha e adapt-lo s suas necessidades. Ter acesso ao cdigo fonte essencial para isso. Liberdade 2: liberdade de redistribuir cpias de forma que voc possa ajudar outras pessoas. Liberdade 3: liberdade para melhorar o programa e disponibilizar as melhorias para o pblico, de forma que toda a comunidade possa

Prof. Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

2/49

Noes de Informtica PF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 6 se beneficiar disso. Ter acesso ao cdigo fonte essencial tambm para isso. Gerenciador de boot o software responsvel por permitir a escolha de qual sistema operacional ser carregado ao ligarmos um computador. Os mais famosos gerenciadores de boot do Linux so: LILO (mais simples) GRUB Ambos permitem que se tenham o Linux e o Windows instalados em um mesmo computador. Tambm possibilitam que se escolha uma entre vrias distribuies de Linux. A figura seguinte ilustra a interface do GRUB. Observe as opes disponveis que aparecem na janela, a saber: distribuio do Linux Red Hat e o Windows XP.

Figura. Interface do gerenciador de boot GRUB A prxima figura mostra a interface do LILO. Observe as trs opes disponveis que aparecem na janela, a saber: Linux, LinuxOld e Windows.

Figura. Interface do LILO Aps a seleo do sistema operacional desejado, o gerenciador de boot passa o controle do computador a esse sistema operacional.

Prof. Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

3/49

Noes de Informtica PF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 6 Ambientes Grficos H um nmero muito grande de gerenciadores de janelas (Windows Manager) que voc pode instalar simultaneamente em uma mquina, possibilitando que cada usurio escolha aquele que mais lhe agrade. Cada gerenciador difere do outro em muitos aspectos, como nvel de customizao da aparncia e funcionalidades, configurao dos menus, meios grficos para iniciar um software, capacidade de utilizar mltiplos desktops e, principalmente, na quantidade de recursos que ele exige da mquina, entre outros. Exemplos de ambientes grficos: GNOME, KDE (K Desktop Environment), BlackBox, WindowMaker etc. Distribuies GNU/LINUX (Distros, Sabores) Vrias empresas e organizaes de voluntrios decidiram juntar os programas do Linux em pacotes prprios aos quais elas fornecem suporte. Uma distribuio , portanto, uma verso do Linux empacotada por um determinado responsvel (pessoa ou empresa), e que compreende um conjunto de programas formado pelo Kernel Linux e por mais alguns softwares distintos (como shells, aplicativos, jogos, utilitrios, etc.). As distribuies podem: ser produzidas em diferentes verses do Kernel; incluir diferentes conjuntos de aplicativos, utilitrios, ferramentas e mdulos de driver; oferecer diferentes programas de instalao e atualizao para facilitar o gerenciamento do sistema. Nesse caso, qualquer distribuio Linux ir possuir um gerenciador de pacotes, que cuidar de todos os detalhes necessrios para instalar, desinstalar ou atualizar um programa que esteja no formato de um pacote RPM.

Caso voc no se identifique com nenhuma das distribuies, pode-se optar por criar a sua prpria. Por exemplo, em 1993, um rapaz chamado Patrick Volkerding, juntou o kernel e vrios outros aplicativos em uma distribuio chamada Slackware, que foi a primeira a ser distribuda em CD. A partir desse ponto, foram surgindo diversas outras distribuies que de alguma forma se diferenciavam da filosofia do Slackware: como Debian ou RedHat, por exemplo. Atualmente existem mais de 300 distribuies, algumas mais famosas que outras. Em sua maioria, as distribuies GNU/Linux so mantidas por grandes comunidades de colaboradores, entretanto, h outras que so mantidas por empresas. Algumas cabem em 1 disquete, outras em DVDs, etc.
Prof. Lnin www.estrategiaconcursos.com.br 4/49

Noes de Informtica PF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 6 As distribuies (distros) podem ser divididas em duas categorias bsicas: livres e corporativas . Distribuies Corporativas: mantidas por empresas que vendem o suporte ao seu sistema. Exemplos so: RedHat, SuSe e Mandriva. Neste ponto vale ressaltar o fato de que o produto vendido pelas empresas que comercializam sistemas GNU/Linux, so na verdade, os servios relacionados ao sistema vendido, como suporte tcnico, garantias e treinamentos, ou seja, o conhecimento do sistema. O fato de o produto no ser mais o software, mas sim o servio, devido Licena GPL que garante as j citadas quatro liberdades bsicas. Com isso, por mais que uma empresa queira fazer o seu prprio sistema GNU/Linux, enquanto ela estiver utilizando softwares registrados com GPL, sero obrigadas a distribuir o cdigo fonte gratuitamente. Distribuies Livres: mantidas por comunidades de colaboradores sem fins lucrativos. Exemplos so: Debian, Ubuntu, Slackware, Gentoo, Knoppix e CentOS, entre outras. Dentro do conjunto de Distribuies Livres, podemos dividi-las novamente em duas outras categorias: Convencionais e Live . Distribuies convencionais: so distribudas da forma tradicional, ou seja, uma ou mais mdias que so utilizadas para instalar o sistema no disco rgido. Distribuies live: distribudas em mdias com o intuito de rodarem a partir delas, sem a necessidade de instalar no HD. Ficaram famosas pois tm a inteno de fornecer um sistema GNU/Linux totalmente funcional, de forma fcil e sem a necessidade de o instalar na mquina. O fator que favoreceu essa abordagem que em uma distribuio Live praticamente todos os componentes j vm configurados, funcionando e com interfaces agradveis aos usurios finais. Exemplos desse tipo de distribuio so o Knoppix, do qual se originaram diversas outras como Kurumin ou Kalango, que so verses brasileiras do Knoppix, e o Ubuntu, bastante difundido atualmente. Principais Distribuies Linux Dica: no precisam ficar decorando as diferenas entre cada uma delas, basicamente guardem o conceito de distribuio e nomes das principais, listados a seguir!!!

Slackware
www.estrategiaconcursos.com.br 5/49

Prof. Lnin

Noes de Informtica PF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 6

RedHat

SuSe Mandriva Debian Ubuntu Fedora Knoppix

Prompt de Comando Antes de vermos os comandos em si, necessrio saber o que Linha de Comando. Trata-se de um modo de trabalho com caracteres, em que voc digita o comando e o executa pressionando Enter no teclado. Mas voc tambm pode usar uma linha de comando em um ambiente grfico. Se voc usar o KDE por exemplo, pode procurar o aplicativo KDE Terminal para abrir uma janela com linha de comando. Mas isso varia de acordo com a verso do seu Linux. Os comandos so pequenos programas, que podem ser executados para realizar tarefas especficas. De uma maneira geral o formato : comando -opes parmetros. Podem-se executar dois comandos em uma mesma linha, separando-os ponto-e-vrgula. Ex: ls; man ls O shell a parte do sistema operacional que entra em contato com o usurio, recebendo seus comandos e repassando-os ao kernel para que sejam executados da forma apropriada. Cabe destacar aqui a diferena entre um usurio comum e o superusurio (conhecido como root): Super usurio (root): o administrador do sistema, e seu diretrio (pasta) padro o /root, diferentemente dos demais usurios que ficam dentro de /home. O shell de um usurio root diferente de um usurio comum. Antes do cursor, ele identificado com "#" (jogo-da-velha).

Prof. Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

6/49

Noes de Informtica PF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 6 Usurio comum, qualquer usurio do sistema que no seja root e no tenha poderes administrativos no sistema. Antes do cursor, o shell de um usurio comum identificado com "$'' (cifro).

Vamos a um exemplo: [root@notebook:/documentos]$ Voc sabe o que significa essa linha acima? O Linux usa uma estrutura diferente de organizao em seu sistema de arquivos1. Por isso, em vez da sua pasta ser c:\arquivos\pasta\arquivo.txt, no Linux pode ser /home/pasta/arquivo.txt. Identificando a linha acima: root = Usurio notebook = nome da mquina :/documentos = diretrio atual $ = Indica que est logado com usurio limitado. Vamos a um exemplo: [root@notebook:/documentos]# Voc sabe o que significa essa linha acima? O Linux usa uma estrutura diferente de organizao em seu sistema de arquivos1. Por isso, em vez da sua pasta ser c:\arquivos\pasta\arquivo.txt, no Linux pode ser /home/pasta/arquivo.txt. Identificando a linha acima: notebook = nome da mquina :/documentos = diretrio atual # = Indica que est logado com usurio root. root = Usurio Comandos do Linux O quadro seguinte destaca os principais comandos do Linux que so exigidos em provas! Fique ligado! Quadro Resumo dos Principais Comandos do Linux Comando Descrio cat Exibe o contedo de um arquivo, sem pausa. cd Muda de diretrio.
1 Sistema de arquivos: um local onde os arquivos e diretrios so guardados. Consiste em uma rea formatada em um dispositivo como um HD. Exemplos de sistema de arquivo: ext2/ext3 (Linux), FAT (Windows), NTFS (Windows NT/2000/XP).

Prof. Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

7/49

Noes de Informtica PF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 6 chmod chown clear cmp cp date df echo fdisk file find free grep groupadd head history kill less ln login ls ls la man mkdir more mount mv netstat passwd ps rpm shutdown su pwd rm
Prof. Lnin

Altera as permisses de arquivos e diretrios. Altera o dono e o grupo dono de um arquivo ou diretrio. Limpa a tela e posiciona o cursor no canto superior esquerdo do vdeo. Compara arquivos. Copia arquivos e diretrios. Exibe ou altera a data do sistema. Exibe informaes sobre o espao dos discos. Exibe texto na tela. Edita parties de um disco. Exibe o tipo de um arquivo. Procura arquivos. Exibe o estado da memria RAM e memria virtual. Filtra o contedo de um arquivo. Adiciona grupos. Mostra as linhas iniciais de um arquivo texto. Mostra os ltimos comandos executados pelo usurio. Envia um sinal a um processo. Utilizado para matar processos. Exibe o contedo de um arquivo de texto pausadamente. Cria links para arquivos e diretrios no sistema. Permite a entrada de um usurio no sistema. Lista contedo de diretrios. Lista todos os arquivos (inclusive os ocultos). Exibe o manual de um comando. Cria diretrios. Exibe o contedo de um arquivo. Monta unidades de disco rgido, disquete, CD-ROM. Move ou renomeia arquivos e diretrios. Exibe informaes sobre as conexes de rede ativas. Altera a senha de usurios. Exibe informaes sobre processos em execuo no sistema. Gerencia pacotes Red Hat. Desliga o sistema de modo seguro. Troca usurio. Permite trabalhar momentaneamente como outro usurio. Mostra o nome e caminho do diretrio Atual,ou seja, exibe o diretrio em que o usurio est. Remove arquivos e diretrios.
www.estrategiaconcursos.com.br 8/49

Noes de Informtica PF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 6 rmdir Remove diretrios vazios. tail Exibe o final do contedo de um arquivo. tree Exibe arquivos e diretrios em forma de rvore. umount Desmonta unidades. uname Exibe informaes sobre o tipo de UNIX/Linux, kernel, useradd Adiciona usurios. userdel Exclui usurio do sistema. usermod Modifica usurio do sistema. who Exibe os usurios logados no sistema. who am i Exibe o nome do usurio logado. Compactadores/Descompactadores gzip Usado para gerar uma cpia compactada de determinado arquivo. O que ele no realiza a unio de vrios arquivos um nico arquivo. Para isso existe uma aplicao chamada empacotador. E essa funo especfica desempenhada pelo tar.

etc

um em de

gunzip

tar

Para descompactar um arquivo com a extenso .gz, retornando o arquivo ao seu estado original. Ex.: gunzip linux.pdf.gz Pode-se tambm usar o gzip d linux.pdf.gz. Nos 2 comandos acima, usei como exemplo o arquivo linux.pdf.gz. Guarda vrios arquivos em um nico arquivo.

Exemplos com maiores detalhes dos comandos principais: ls Muito cobrado em prova!

Lista os arquivos e diretrios da pasta (equivale ao comando DIR do MSDOS). $ls (lista o contedo da pasta atual) $ls Desktop (lista o contedo da pasta Desktop) $ls MeusDocumentos/Textos (lista o contedo da pasta Textos, localizada na pasta MeusDocumentos) $ls l (lista detalhada)
Prof. Lnin www.estrategiaconcursos.com.br 9/49

Noes de Informtica PF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 6 $ls a (lista todos os arquivos, inclusive os ocultos) Na maioria dos comandos, podemos utilizar 2 ou mais argumentos seguidos, como em a e l Ex.: ls a l ou ls al (lista arquivos executveis e ocultos (a) em forma de lista detalhada (l)) Ao utilizar o argumento l, veremos os atributos dos arquivos, detalhados abaixo. As permisses so mostradas como uma srie de 10 travesses e/ou letras no comeo de cada linha:

As 9 posies restantes representam as chaves de permisses. Quando uma chave est acionada (permisso concedida), uma letra aparece. Quando uma chave est inativa (permisso negada), um travesso aparece no lugar da letra. As 3 primeiras chaves (2, 3 e 4 posies) aplicam-se ao proprietrio do arquivo. As prximas 3 chaves (5, 6 e 7 posies) aplicam-se ao grupo ao qual pertence o arquivo. As 3 ltimas chaves (8, 9 e 10 posies) aplicam-se aos outros usurios. Cada grupo de 3 chaves contm uma chave de leitura, uma de escrita e uma de execuo, nesta ordem.

As chaves de permisso so:

Prof. Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

10/49

Noes de Informtica PF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 6 Obs.: Permisso de execuo: quando aparece em diretrios, significa permisso de entrar nesse diretrio usando cd. Exemplo 1) Um arquivo com os atributos rwxr r , pode ser definido assim:

Podemos entender que: O trata-se de um arquivo rwx o proprietrio do arquivo pode l-lo, alter-lo e execut-lo. r o grupo do arquivo pode apenas l-lo. r os outros usurios que no pertencem ao grupo do arquivo podem apenas l-lo. Exemplo 2) Um diretrio com os atributos d rwx - - , pode ser definido assim:

Podemos entender que: O d trata-se de um diretrio e no de um arquivo. rwx o proprietrio do diretrio pode l-lo, alter-lo e execut-lo. o grupo do arquivo no tem permisses para lidar com este diretrio. os outros usurios que no pertencem ao grupo do arquivo tambm no tm permisses. Agora que voc entendeu os atributos, saiba que ao utilizar a linha de comando ls l, obtemos, alm dos atributos do arquivo, outras informaes, listadas a seguir.

[Alt] + [F1, F2, ...F6] Alterna entre mquina virtual 1, 2, 3, 4, 5 e 6. Permite que diferentes usurios trabalhem de forma independente em janelas exclusivas (mquinas virtuais).
Prof. Lnin www.estrategiaconcursos.com.br 11/49

Noes de Informtica PF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 6 Ex.: [Alt]+[F1] (exibe a mquina virtual 1) [Alt]+[F2] (exibe a mquina virtual 2) apropos Localiza programas por assunto, isto , que contenham o argumento procurado no nome ou na sua descrio. Ex.: $apropos edit (retorna uma lista dos programas que possuem edit no nome ou em sua descrio) $apropos text (retorna uma lista dos programas que possuem text no nome ou em sua descrio) $apropos slide (retorna uma lista dos programas que possuem slide no nome ou em sua descrio) cat Muito cobrado em prova!

Exibe o texto contido em um arquivo (equivale ao comando TYPE do MSDOS). Concatena (junta) o contedo de arquivos. Cria arquivos baseados em caracteres de texto. Ex.: $cat Carta Exibe o contedo do arquivo Carta. $cat Carta |more Exibe o contedo do arquivo Carta linha por linha, pausadamente. $cat Carta.txt Memo.txt Exibe na tela o contedo do arquivo Carta.txt e Memo.txt, em seqncia. $cat n Carta.txt Exibe o contedo do arquivo Carta.txt, onde n numera cada linha! $cat Carta.txt n Exibe o contedo do arquivo Carta.txt, onde n numera cada linha! $cat > Relatrio Cria o arquivo Relatrio e aguarda a digitao do texto. [Ctrl]+[d] para finalizar. $cat > receita.txt Cria o arquivo receita.txt e aguarda a digitao do texto. [Ctrl]+[d] para finalizar. $cat >> Carta Memo Acrescenta o contedo do arquivo Memo ao arquivo Carta. $cat Carta >> Memo Acrescenta o contedo do arquivo Carta ao arquivo Memo. cd Muito cobrado em prova!

Entra ou sai de diretrio.


Prof. Lnin www.estrategiaconcursos.com.br 12/49

Noes de Informtica PF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 6 Ex.: $cd $cd $cd $cd $cd $cd

(retorna ao diretrio do usurio atual) Desktop (entra no diretrio Desktop) MeusDocumentos/Textos/Cartas (entra no diretrio Cartas) .. (sai do diretrio atual e vai para o diretrio de nvel logo acima) (alterna entre o diretrio atual e o anteriormente visitado) ~ (vai para o diretrio home do usurio atual) Muito cobrado em prova!

chmod

Altera as permisses de acesso a arquivos. H duas maneiras para setar uma permisso com o comando chmod, com letras e com nmeros (octal). Aplica-se permisso para 3 pessoas: u- user usurio g- group - grupo o -other - outros Aplica-se 3 tipos de permisso: r read - leitura w write - gravao x - executable - escrita Exemplo: # chmod u=rwx,g=rw,o=r arquivo Ou seja, dono (u) que o usurio dono do arquivo ter permisso total: leitura(r) gravao(w) execuo (x) O Grupo (g), grupo de usurios, ter apenas a permisso de leitura(r) e gravao(w). E todo o resto dos usurios (o) apenas leitura (r) Falando dos sinais, temos: = Aplique exatamente assim + Adicionar mais essa - Tirar essa Observem o exemplo: # ls -l arquivo - rw- r-- r-- 1 root root 30 2004-11-12 16:26 leo.txt Onde: - = a identificao de Arquivo que pode ser:
Prof. Lnin www.estrategiaconcursos.com.br 13/49

Noes de Informtica PF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 6 - = arquivo d = diretrio l = link b = bloco c = caracter rw- = Permisso do Dono r-- = Permisso do Grupo r-- = Permisso dos outros 1 = Indicando ser um arquivo nico (no possui links em outro lugar) root = Dono do Arquivo root = Grupo do Arquivo 30 = Tamanho do Arquivo Data do Arquivo arquivo = Nome do Arquivo No modo Octal Nesse modo as permisses sero aplicadas com uso de nmeros. 1 - execuo (x) 2 - gravao (w) 4 - leitura (r) Ou seja, esses comandos abaixo fazem a mesma coisa: #chmod 764 arquivo #chmod u=rwx,g=rw,o=r arquivo importante saber que para que o usurio tenha acesso a um diretrio o mesmo dever ter permisso de execuo. Detalhe importante sobre permisses Quando abordado permisso total (rwx), temos o seguinte: Falando de diretrios r - Posso listar o contedo do mesmo w - Posso criar arquivos dentro do mesmo x - Posso entrar nele para criar os arquivos ou listar... Falando de Arquivos r - Posso ler o contedo desse arquivo w - Posso alterar o contedo desse arquivo x - Posso executar esse arquivo. Mas ateno!!! O sistema por padro no adota que todo arquivo criado ser um shell script (ou seja, um executvel).
Prof. Lnin www.estrategiaconcursos.com.br 14/49

Noes de Informtica PF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 6 Ento a opo x em arquivo no tem que ser setada por padro, seno terei vrios arquivos executveis que na verdade so apenas arquivos de texto normal. clear Limpa a tela (equivale ao comando CLS do MSDOS) Ex.: $clear cp Muito cobrado em prova!

Copia arquivos ou diretrios. Ex.: $cp Teste2.txt /root/Arquivos (copia Teste2.txt do diretrio atual para o diretrio Arquivos.) $cp T1.txt T2.txt (copia o arquivo T1.txt chamando a cpia de T2.txt.) $cp Arq Arq2 (copia Arq, chamando de Arq2. Se Arq2 j existir, ser substitudo.) $cp b Arq Arq2 (copia Arq, chamando de Arq2. Se Arq2 j existir, ser criado um backup: Arq2~.) $cp b Arq Arq2 v (copia Arq, chamando de Arq2. Se Arq2 existir, ser criado um backup: Arq2~. O argumento v indica exibio em modo verbose (Arq > Arq2). [Ctrl]+[Alt]+[Delete] Reinicia o sistema. Ex.: pressione simultaneamente a combinao [Ctrl]+[Alt]+[Del] (reinicia o computador) date O comando date pode ser utilizado para mostrar a data e a hora do sistema, e tambm para ajust-las. H vrias formas de se utilizar esse comando. A primeira delas a mais simples: # date Esse comando mostra a data e a hora atuais do sistema numa formatao padro. Pode-se utilizar uma string como parmetro para formatar a sada. O exemplo abaixo mostra o uso de uma string de formatao e o resultado a seguir. Mais informaes sobre as opes de formatao podem ser encontradas nas pginas do manual. # date +"%H:%M, %d-%m-%Y"
Prof. Lnin www.estrategiaconcursos.com.br 15/49

de

teclas

Noes de Informtica PF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 6 12:44, 27-06-2007 A outra utilidade do comando date ajustar a hora do sistema. Obviamente, isso pode ser feito apenas pelo usurio administrador. A sintaxe : # date mmddHHMMYYYY Onde: mm - nmero do ms; dd - dia do ms; HH hora; MM minutos; YYYY ano.; df Mostra o espao em Disco. Aproxima para a unidade de medida mais prxima, mais legvel para o ser humano. $ df -h Mostra em kilobytes. $ df -k Mostra em Megabytes. $ df -m Definindo tamanho dos objetos $ du -h <arquivo, diretrio ou partio> Aproxima para a unidade de medida mais prxima, mais legvel para o ser humano. $ du -b <arquivo, diretrio ou partio> Mostra em bytes. $ du -k <arquivo, diretrio ou partio> Mostra em kilobytes. $ du -m <arquivo, diretrio ou partio> Mostra em Megabytes. $ du -l <arquivo, diretrio ou partio> Mostra a quantidade de links que arquivo/diretrio/partio tem. $ du -s <arquivo, diretrio ou partio> Modo silencioso, ou seja, no mostra subdiretrios. dir
Prof. Lnin www.estrategiaconcursos.com.br 16/49

Noes de Informtica PF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 6 Lista o contedo de um diretrio Ex.: $dir (lista o contedo do diretrio atual) $dir MeusDocumentos (lista o contedo do diretrio MeusDocumentos) $dir MeusDocumentos/Textos (lista o contedo do diretrio Textos) exit Finaliza a sesso e pede novo login e senha (igual ao comando logout) Ex.: $exit (finaliza a sesso do usurio atual e pede login e password) kill e killall Encerra um ou mais processos em andamento. Ex.: $kill [sinal] [pid do processo](encerra os processos) Onde: Sinal pode ser: 1 Reinicia o processo; 9 Destri o processo; 15 Envia uma solicitao de encerramento ao processo; $killall firefox ln Usado para criar uma ligao (atalho ou link simblico como mais conhecido) entre arquivos do sistema de arquivos. lpq Mostra o status da fila de impresso. Ex.: $lpq (exibe os arquivos da fila de impresso da impressora ativa) $lpq all (exibe os arquivos da fila de impresso de qualquer impressora) lpr Imprime o arquivo indicado. Ex.: $pr Carta (imprime o arquivo Carta) login Inicia a sesso pedindo nome de usurio e senha (userid e password). Ex.: $login (pede o nome de usurio login e a senha password) logname
Prof. Lnin www.estrategiaconcursos.com.br 17/49

Noes de Informtica PF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 6 Mostra o nome de login do usurio atual. Ex.: $logname (mostra o nome de login do usurio atual) logout Finaliza a sesso do usurio atual e pede login de novo usurio e senha (password). Ex.: $logout (finaliza a sesso e pede login e password) mkdir Muito cobrado em prova!

Cria diretrios (equivale ao comando MD do MSDOS). Ex.: $mkdir Documentos (cria o diretrio Documentos) $mkdir Fotos1 Fotos2 Fotos3 (cria os diretrios Fotos1, Fotos2 e Fotos3 dentro do diretrio atual) $mkdir Fotos1/Paisagens (cria o diretrio Paisagens dentro do diretrio Fotos1) $mkdir p Fotos4/Viagens/semana01 (cria o diretrio Fotos4 o subdiretrio Viagens e o subdiretrio semana01, use seja cria diretrios recursivamente) mv Move arquivos ou renomeia diretrios ou arquivos. Ex.: mv Carta.txt Texto.txt (renomeia o arquivo Carta.txt, chamandoo de Texto.txt) $mv Teste2.txt /root/Arquivos (move Teste2.txt do diretrio atual para o diretrio Arquivos) $mv Teste2.txt Teste.txt v (renomeia o arquivo Teste2.txt para Teste.txt, em modo verbose6). $mv v Test1 Test2 (renomeia Test1 para Test2, em modo verbose: Teste2.txt > Teste.txt) passwd Muito cobrado em prova!

Permite criar ou modificar a senha de um determinado usurio. Ateno: somente o usurio root pode alterar as senhas. Ex.: $passwd user1 (permite criar ou modificar a senha do usurio user1) Retorna: New password: digite a nova senha Retype new password: digite novamente a nova senha

Prof. Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

18/49

Noes de Informtica PF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 6 ps Mostra os processos em execuo. Ex.: $ps (mostra todos os processos do usuario) $ps aux (a mostra todos os processo, u de todos os usurios. x inclusive no gerados pelos terminais ) $ps aux | grep firefox (a mostra todos os processo, u de todos os usurios. x inclusive no gerados pelos terminais e usa o grep para filtrar pelos processos com nome firefox ) Pwd Muito cobrado em prova!

Mostra em qual diretrio voc se encontra. Mostra o path (caminho) do diretrio atual. Ex.: $pwd reboot Reinicia o sistema instantaneamente, sem finalizar corretamente os processos ativos (no recomendvel), por padro somente o administrador (root) pode executar esse comando. Ex.: #reboot rm Exclui arquivos e diretrios (neste ltimo caso, seguido de r) Ex.: $rm Carta.txt (exclui o arquivo Carta.txt) $rm r MeusDocumentos (exclui o diretrio MeusDocumentos: o argumento r indica diretrio) $rm r f MeusDocumentos (exclui o diretrio MeusDocumentos sem pedir confirmao f) rmdir Exclui diretrios vazios (equivale ao RD no MSDOS). Ex.: $rmdir Imagens (exclui o diretrio Imagens, desde que esteja vazio) $rmdir p D1/D2/D3 (apaga todos os diretrios do path) $rmdir Texto.txt (apaga o arquivo Texto.txt) $rm R D1/D2/D3 (apaga todos os diretrios do path, pedindo confirmao individualmente)

Prof. Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

19/49

Noes de Informtica PF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 6 shutdown Muito cobrado em prova!

Desliga ou reinicia o computador. Ex.: #shutdown r now (reinicia o computador) #shutdown h now (desliga o computador) #shutdown r +10 (reinicia o micro em 10 min. / basta substituir now pelo tempo requerido: +1, +2...) startx Inicia a interface grfica do Linux (Xwindow). Ex.: $startx su Troca de usurio. Ex.: $su (vai para o usurio root, que o super-usurio) $su Lenin (pede password para alternar para a usurio Lenin) tree Exibe a rvore de diretrios da pasta atual. Ex.: $tree (exibe a estrutura de diretrios, subdiretrios e arquivos da pasta atual) $tree d (exibe apenas a estrutura de diretrios da pasta atual, no inclui os arquivos) $tree Desktop (exibe a estrutura de diretrios e arquivos da pasta Desktop)

free O comando free mostra o consumo de memria RAM e os detalhes sobre uso de memria virtual (SWAP): Ex.: # free total used free shared Mem: 7923772 7319332 604440 -/+ buffers/cache: 1997092 5926680 Swap: 1952760 0 1952760 uptime Mostra h quanto tempo o sistema est ligado. A sada do comando ser:
Prof. Lnin www.estrategiaconcursos.com.br 20/49

buffers cached 0 240124 5082116

Noes de Informtica PF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 6 $uptime 03:20:37 up 16:35, 3 users, load average: 0.16, 0.27, 0.33 time O comando time permite medir o tempo de execuo de um programa. # time programa real 0m0.002s user 0m0.010s sys 0m0.000s find Busca arquivos e diretrios. Sintaxe: $find [diretrio] [opes/expresso] onde -name [expresso]: procura pelo nome [expresso] nos nomes de arquivos e diretrios processados. Ex.: # find /etc -name *.conf -maxdepth [num] : limite a profundidade de busca na rvore de diretrios. Por exemplo, limitando a 1, ir procurar apenas no diretrio especificado e no ir incluir nenhum subdiretrio. Ex.: # find /etc -maxdepth 1 -name *.conf -amin [num] : procura por arquivos que foram acessados [num] minutos atrs. Caso seja antecedido por ``-'', procura por arquivos que foram acessados entre [num] minutos atrs e o momento atual. Ex.: # find ~ -amin -5 -atime [num] : procura por arquivos que foram acessados [num] dias atrs. Caso seja antecedido por ``-``, procura por arquivos que foram acessados entre [num] dias atrs e a data atual. Ex.: # find ~ -atime -10 -user [nome] : procura por arquivos que possuem a identificao de nome do usurio igual a [nome]. Ex.: # find / -user aluno -size [num] : procura por arquivos que tenham o tamanho [num]. O tamanho especificado em bytes. Voc pode usar os sufixos k, M ou G para representar em quilobytes, Megabytes ou Gigabytes. [num] Pode ser
Prof. Lnin www.estrategiaconcursos.com.br 21/49

Noes de Informtica PF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 6 antecedido de ``+'' ou ``-'' para especificar um arquivo maior ou menor que [num]. # find / -size +1M Outros exemplos: # find / -name grep Procura no diretrio raiz e nos subdiretrios um arquivo/diretrio chamado grep. # find / -name grep -maxdepth 3 Procura no diretrio raiz e nos subdiretrios at o 3 nvel, um arquivo/diretrio # find . -size +1000k Procura no diretrio atual e nos subdiretrios um arquivo com tamanho maior que 1000 kbytes (1Mbyte). # find / -mmin -10 Procura no diretrio raiz e nos subdiretrios um arquivo que foi modificado h 10 minutos atrs ou menos. grep Uma necessidade constante dos administradores encontrar informaes dentro dos arquivos. Para ilustrar, podemos localizar o texto bash no arquivo /etc/passwd: # grep bash /etc/passwd root:x:0:0:root:/root:/bin/bash saito:x:1000:1000:saito,,,:/home/saito:/bin/bash postgres:x:108:113:PostgreSQL administrator,,,:/var/lib/postgresql:/bin/bash jboss:x:1001:1001:JBoss Administrator,,,:/home/jboss:/bin/bash Outra situao possvel procurar pelas entradas que no possuem bash no arquivo passwd. Para isso, usamos o parmetro -v (inVerter), que inverte a filtragem do grep: # grep -v bash /etc/passwd daemon:x:1:1:daemon:/usr/sbin:/bin/sh bin:x:2:2:bin:/bin:/bin/sh sys:x:3:3:sys:/dev:/bin/sh
Prof. Lnin www.estrategiaconcursos.com.br 22/49

Noes de Informtica PF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 6 sync:x:4:65534:sync:/bin:/bin/sync echo O comando echo usado para ecoar algo na tela ou direcionado para um arquivo. Isso bastante til para automao. Na linha de comando o echo til para inspecionar variveis de ambiente, que so parmetros guardados em memria e que definem o ambiente em uso. Por exemplo, para saber qual a pasta pessoal definida em $HOME do usurio atual: # echo $HOME Usando o caractere de redirecionamento >, podemos enviar a sada do comando echo para outro destino: # echo $LANG > /tmp/teste # cat /tmp/teste No exemplo acima, o arquivo teste contm o valor da varivel de ambiente $LANG. wc Grande parte dos arquivos de configurao e de dados usa uma linha por registro. A contagem destas linhas pode nos fornecer informaes muito interessantes. Por exemplo, a sada abaixo: # wc /etc/passwd indica que o arquivo contm 32 linhas, 49 blocos (palavras) e 1528 caracteres. Caso seja necessrio apenas o nmero de linhas, o comando wc pode ser usado com o parmetro -l, como abaixo: # wc -l /etc/passwd Outros parmetros possveis so -w para blocos (palavras) e -c para caracteres.

Prof. Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

23/49

Noes de Informtica PF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 6

2. LISTA DAS QUESTES COMENTADAS 1. (CESPE - 2011 - EBC - Cargos de Nvel Superior Conhecimentos Bsicos - EXCETO Cargo 4 Advocacia) O Windows 7 Professional grava os arquivos em formato nativo ext3 e fat32; o Linux utiliza, por padro, o formato NTFS, mais seguro que o adotado pelo Windows. Resoluo A afirmao est errada. O Windows utiliza nativamente o NTFS e o Fat32, enquanto o Linux utiliza o ext3. GABARITO: E. 2. (CESPE - 2011 - EBC - Cargos de Nvel Superior Conhecimentos Bsicos - EXCETO Cargo 4 Advocacia) Na rvore de diretrios do Linux, o /lib contm os programas necessrios inicializao do sistema, e o /home contm os arquivos e diretrios dos usurios. Resoluo Vejamos a estrutura de diretrios do Linux na tabela abaixo. Nela podemos perceber que inicializao tem relao com /boot. O diretrio /lib contm arquivos (geralmente programas ou parte de cdigo) utilizados por diversos programas. LIB vem de Library = biblioteca.
Diretrio Descrio /bin /boot /dev /etc /home /lib /mnt /opt /proc /root /sbin /tmp Arquivos binrios de comandos essenciais do sistema. Arquivos de boot (inicializao; boot-loader; Grub); kernel do Linux. Dispositivos (devices) de entrada/sada: floppy, hardisk, cdrom, modem. Arquivos de configurao (scripts) e inicializao. Diretrio local (home) de usurios. Bibliotecas e mdulos (drives): compartilhadas com frequncia. Diretrio de montagem de dispositivos, sistemas de arquivos e partio. Para instalao de programas no oficiais da distribuio. Diretrio virtual (RAM) onde rodam os processos ativos. Diretrio local do superusurio (root). Arquivos de sistema essenciais (binrios do superusurio). Arquivos temporrios gerados por alguns utilitrios.

Prof. Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

24/49

Noes de Informtica PF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 6


/usr Arquivos de usurios nativos da distribuio.

/usr/local Para instalao de programas no oficiais da distribuio. /usr/src /var Arquivos fontes do sistema necessrios para compilar o kernel. Arquivos de log e outros arquivos variveis.

GABARITO: E. 3. (CESPE - 2011 - BRB - Escriturrio) Apesar de multiusurio e multiprogramvel, o sistema operacional Linux no permite o redirecionamento de entrada e sada de dados. Resoluo O Linux sim multiusurio (permite vrios usurios ao mesmo tempo) e multiprogramvel (vrios programas executando ao mesmo tempo) GABARITO: E. 4. (CESPE - 2011 - EBC - Cargos de Nvel Mdio - Conhecimentos Bsicos) O sistema Linux tem cdigo-fonte disponvel, escrito na linguagem C, o que permite a sua modificao por qualquer usurio. Resoluo verdade. Qualquer pessoa pode modificar o sistema Linux. Basta alterar o cdigo-fonte (programa em linguagem C) e compilar o sistema novamente (compilar converter o cdigo-fonte para a linguagem do computador. Calma isto feito por programas especializados chamados de compiladores). GABARITO: C. 5. (CESPE - 2011 - EBC - Cargos de Nvel Superior Conhecimentos Bsicos - Cargo 4 Advocacia ) O sistema operacional Linux no pode ser instalado em mquinas que possuam o sistema operacional OS/2. Resoluo Sistema Operacional OS/2? Por essa eu no esperava, pois um sistema operacional antigo. Eu me lembro bem dele, pois o utilizei por algum tempo. Mas da poca em que estvamos comeando a falar em sistemas com ambientes grficos. De qualquer forma, este sistema funcionava em Personal Computers (PCs) ento certamente o Linux funciona em computadores com este este sistema. Item errado. GABARITO: E.

Prof. Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

25/49

Noes de Informtica PF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 6 6. (CESPE - 2011 - EBC - Cargos de Nvel Superior Conhecimentos Bsicos - Cargo 4 Advocacia) No ambiente Linux, o comando ls permite listar todos os arquivos do diretrio atual. Resoluo verdade. O ls um dos comandos bsicos do sistema. Ele lista o contedo de diretrios. Usado assim, sem parmetros, ele lista dos diretrios e arquivos da pasta atual. GABARITO: C. 7. (CESPE/2011/Tcnico-Nvel Mdio - PREVIC) No Linux, para se ajustar as permisses via linha de comando, utilizam-se os comandos chmod e chown. O primeiro permite transferir a posse, especificando a qual usurio e grupo determinada pasta ou arquivo pertence, e o segundo permite ajustar as permisses dos arquivos e pastas. Resoluo A banca inverteu os comandos!! o comando chown que permite transferir a posse (o dono do arquivo!), especificando a qual usurio e grupo determinada pasta ou arquivo pertence, e o comando chmod permite ajustar as permisses dos arquivos e pastas. GABARITO: E. 8. (CESPE/2010/Ministrio da Sade/Analista TcnicoAdministrativo/Q.13) No sistema operacional Linux tpico, o subdiretrio /dev do diretrio raiz contm os arquivos executveis (binrios) de comandos essenciais pertencentes ao sistema, e que so usados com frequncia pelas aplicaes. Resoluo O subdiretrio /dev do diretrio raiz guarda os arquivos de dispositivo e os arquivos binrios (tambm chamados de executveis) so guardados no /bin e no /sbin. GABARITO: E. 9. (CESPE/2010/Ministrio da Sade/Analista TcnicoAdministrativo/Q.14) No sistema operacional Linux, um ponto (.) no incio do nome identifica os arquivos ocultos. Resoluo Os nomes dos arquivos ocultos do Linux comeam com um PONTO. Dessa forma, esses arquivos no iro aparecer nas visualizaes normais de arquivos. GABARITO: C.

Prof. Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

26/49

Noes de Informtica PF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 6 10. (CESPE/2010/TRE-BA/Tcnico/Q.20) O Linux um sistema operacional que pode ser usado apenas em servidores, no sendo adequado para a utilizao em estaes de trabalho do tipo PC. No entanto, um sistema cujo cdigo-fonte fica disponvel para alteraes, permitindo que os usurios contribuam para a sua melhoria. Resoluo O Linux pode ser utilizado tanto em estaes de trabalho do tipo PC, quanto em servidores! GABARITO: E. 11. (CESPE/2009/TRE-GO/Analista Judicirio) Assinale a opo correspondente a caractersticas do sistema operacional Linux. A. multitarefa, multiusurio, open source B. monotarefa, multiusurio, open source C. multitarefa, monousurio, gratuito D. monotarefa, monousurio, gratuito Resoluo O Linux um sistema operacional multiusurio, multitarefa, flexvel, interopervel, portvel e estvel. Quanto adjetivo! :) Alm de tudo isto, ele segue o padro POSIX/UNIX, o que garante que temos no Linux todo o sistema de proteo do ncleo do kernel, com isto fica quase impossvel um programa travar em Linux. Multitarefa O sistema capaz de executar simultaneamente vrios programas, garantindo a melhor distribuio de recursos entre esses programas. Um nico programa no deve ser capaz de monopolizar os recursos da mquina, ao contrrio do que ocorre no Windows 3.x e em menor grau no Windows 95. Exemplo: Voc pode estar imprimindo uma carta enquanto trabalha na planilha de vendas. Multiusurio O sistema capaz de atender a vrios usurios interativos SIMULTANEAMENTE. Interopervel O Linux executa bem com a maioria dos protocolos de rede e sistemas operacionais incluindo Windows, Unix, Mac OS da Apple. Portvel A maioria do cdigo do Linux escrito em linguagem C, a vantagem disso que ele pode ser prontamente portado para um novo hardware de computador. O Unix evoluiu com o surgimento da linguagem C. Flexvel
Prof. Lnin www.estrategiaconcursos.com.br 27/49

Noes de Informtica PF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 6 O Linux pode ser usado para vrias finalidades, como um host de rede, roteador, estao grfica de trabalho, escritrio, servidor de arquivos, servidor Web, cluster etc. Estvel O kernel do Linux atingiu um nvel de maturidade muito bom. No raro encontrar relatos de servidores Linux que executaram durantes anos sem qualquer tempo de inatividade. Open Source Programa que tem seu cdigo fonte aberto. Qualquer um pode baixar o cdigo fonte do programa, estud-lo ou mesmo aperfeio-lo. GABARITO: letra A. 12. (CESPE/2009/TRE-GO/Analista Judicirio) Acerca do Internet Explorer e do sistema operacional Linux, assinale a opo correta. A Para conectar Internet um microcomputador que tenha instalado o sistema operacional Linux, necessria a utilizao de uma placa de rede especfica. B A conexo, Internet, de um microcomputador que possui o sistema operacional Linux instalado mais lenta quando comparada com um que tenha instalado o Windows XP. C Se um e-mail for criado a partir de algum aplicativo do sistema operacional Linux, ele no poder ser lido por destinatrio que usa o Windows XP. D Com o Linux possvel acessar a Internet usando uma rede sem fio (wireless). Resoluo Item A. No necessria uma placa ESPECFICA. O item A FALSO. Item B. No podemos afirmar isso, sem conhecer mais detalhes sobre a configurao do hardware. O item B FALSO. Item C. O e-mail criado a partir de algum programa cliente de correio eletrnico (como o Mozila Thunderbird) que porventura esteja instalado no Linux poder, com certeza, ser lido em qualquer outro programa cliente de correio eletrnico instalado sob o sistema operacional Windows. O item C FALSO. Item D. O acesso rede sem fio poder ser feito de um equipamento com o sistema operacional Linux, portanto, a assertiva D est CORRETA. GABARITO: D. 13. (CESPE/2009/TRE-GO/Tcnico Judicirio) Kernel a interface grfica do Linux, que tem visual muito similar interface do sistema operacional Windows XP.
Prof. Lnin www.estrategiaconcursos.com.br 28/49

Noes de Informtica PF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 6 Resoluo Kernel a parte central do sistema operacional (ou seja, o seu ncleo). a parte do sistema Operacional que fala diretamente com o hardware do computador. Gerencia a memria; gerencia dispositivos de hardware; diz que sistema de arquivos o sistema operacional usa, como deve usar, e como deve se comportar. Para um sistema funcionar, s se precisa do kernel, todo o resto complemento. O item A FALSO. A tela seguinte destaca o carregamento do Kernel durante o Boot.

GABARITO: E. 14. (CESPE/2009/TRE-GO/Tcnico Judicirio) O Linux funciona em dezenas de plataformas, desde mainframes at relgios de pulso, passando por vrias arquiteturas e dispositivos. Resoluo O Linux hoje funciona em dezenas de plataformas, desde mainframes at um relgio de pulso, passando por vrias arquitecturas: x86 (Intel, AMD), x86-64 (Intel EM64T, AMD64), Alpha, SPARC, entre outros. Vide texto original em http://pt.wikipedia.org/wiki/Linux (O item B est CORRETO). GABARITO: C. 15. (CESPE/2009/TRE-GO/Tcnico Judicirio) O KDE o navegador nativo do Linux que permite acesso Internet e envio de e-mail. Resoluo O Mozilla Firefox o navegador nativo do Linux. O KDE no navegador, um ambiente grfico (um programa que apresenta uma interface grfica amigvel para o usurio). GABARITO: E.

Prof. Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

29/49

Noes de Informtica PF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 6 16. (CESPE/2009/TRE-GO/Tcnico Judicirio) O Linux adota a GPL, uma licena que permite aos interessados us-lo, mas sem a possibilidade de redistribu-lo. Resoluo Como o Linux livre (GPL - Licena pblica Geral), ele pode ser adquirido e modificado por qualquer um, que pode distribu-lo novamente. GABARITO: Item ERRADO. 17. (CESPE/2006/TJPA/Auxiliar Judicirio Programador/com adaptaes) Os principais elementos estruturais do Linux so os arquivos e os diretrios. Os primeiros guardam informaes, e os segundos so compartimentos que guardam arquivos e (ou) outros diretrios. Considerando a estruturao de diretrios e outras caractersticas do Linux, julgue o item: 1) O comando pwd permite a troca da senha (password) do usurio corrente. Resoluo O comando pwd mostra o nome e caminho do diretrio atual. O comando adequado para a troca de senhas o passwd. GABARITO: E. 18. (CESPE/2009/TRE/GO) Acerca do sistema operacional Linux, assinale a opo correta. A. No Linux, um usurio comum no pode causar danos ao sistema operacional da mquina de forma acidental. B. Para gravar um CD em computadores que utilizam o Linux, necessrio instalar o programa Ubuntu que permite gerar discos de udio e vdeo. C. O Gnome um programa nativo do Linux para tratamento de imagens. D. Uma das desvantagens do Linux a necessidade do usurio digitar comandos para realizar tarefas como gravar arquivos. Resoluo Item A. Uma conta de usurio comum tem acesso limitado ao sistema; s permite acessar funcionalidades de software da mquina para executar atividades comuns, como processamento de textos e navegao na Web. No entanto, se houver um ataque ao equipamento e voc estiver utilizando a conta de root (administrador do sistema), o invasor poder ter acesso total ao computador, e os resultados variaro de irritantes a catastrficos.

Prof. Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

30/49

Noes de Informtica PF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 6 O usurio root conhecido como superusurio ou administrador e pode fazer qualquer coisa no sistema Linux (qualquer comando dado pelo root ser obedecido pelo Linux sem restries!!). Item certo. Item B. O Ubuntu um exemplo de distribuio (ou distro) do Linux. Item errado. Item C. O Gnome um ambiente grfico (tambm chamado de gerenciador de janela). Item errado. Item D. O Linux oferece tambm interfaces grficas para auxiliar o usurio no processo de execuo de comandos. Item errado. GABARITO: A. 19. (CESPE/2008/SERPRO/Tcnico- Operao de Redes) Uma diferena marcante entre os software Windows e Linux o fato de este ser um sistema de cdigo aberto, desenvolvido por programadores voluntrios espalhados por toda a Internet e distribudo sob licena pblica. Resoluo O Windows um software proprietrio, desenvolvido pela Microsoft. O Linux um software licenciado sob a licena GPL (GNU Public License), e o cdigo-fonte do Linux pode permanecer livremente disponvel. Muitas pessoas pelo mundo inteiro tm trabalhado conjuntamente para continuar o desenvolvimento do Linux, sob a direo de Linus Torvalds, o autor original, e cada uma delas mantm os direitos de copyright sobre o cdigo que escreveram. As pessoas podem cobrar pela cpia do Linux, se desejarem, desde que, com isso, no limitem a sua distribuio. GABARITO: C. 20. (CESPE/2008/SERPRO/Tcnico- Operao de Redes/Adaptada) Acerca de conceitos bsicos de informtica e do sistema operacional Linux, julgue o item seguinte. No Linux, o gerenciamento de arquivos realizado pelo programa Math, que possibilita criar pastas e organiz-las. Resoluo O item falso, pois o aplicativo BrOffice.org Math faz parte do pacote BrOffice.Org e utilizado para criar e editar frmulas cientficas e equaes matemticas.

Prof. Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

31/49

Noes de Informtica PF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 6 O Linux possui alguns gerenciadores de arquivos como o Nautilus e o Konqueror, utilizados para organizar e gerenciar diretrios do sistema. GABARITO: E. 21. (CESPE/2010/IJSN/ES/Informtica e Gesto da Informao/Q. 92) Os sistemas operacionais Linux e Windows tm, respectivamente, como caracterstica a administrao centrada em interface de linha de comando e a administrao centrada em interface grfica. Resoluo Em sistemas Linux a interface de linha de comando a mais utilizada, enquanto no sistema operacional Windows a administrao do ambiente centrada em interface grfica. Exemplo de produtos que podem ser administrados no Windows por meio do ambiente grfico: Active Directory (que nos permite implementar um servidor de domnio e aplicar polticas de segurana a nvel de usurio), Terminal Service (um servio para acesso remoto ao servidor Windows), IIS (que um servio para implementar um servidor Web e FTP); DHCP (servio para atribuio dinmica de endereamentos IPs), etc. GABARITO: C. 22. (CESPE/2010/ IJSN/ES/ Informtica e Gesto da Informao/Q. 93) Os sistemas operacionais Linux e Windows tm, respectivamente, como caracterstica o suporte total de hardware e o suporte parcial de hardware. Resoluo Tanto os sistemas Linux e Windows tm suporte a um arsenal extenso de diversos hardwares, e esse suporte est relacionado ao kernel (ncleo) do sistema operacional. No entanto, no se pode afirmar quanto ao suporte TOTAL de hardware para um desses sistemas operacionais. GABARITO: E. 23. (CESPE/2010/IJSN/ES/Informtica e Gesto da Informao) Os sistemas operacionais Linux e Windows tm, respectivamente, como caracterstica o acesso restrito ao cdigo fonte e o acesso total ao cdigo fonte. Resoluo O sistema Linux um sistema em software livre, licenciado pela licena GNU/GPL (licena que define que o usurio pode fazer cpia do sistema; distribuir o sistema; fazer alteraes no sistema, mas que compartilhe as
Prof. Lnin www.estrategiaconcursos.com.br 32/49

Noes de Informtica PF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 6 modificaes; e acesso total ao cdigo fonte do sistema). Assim um sistema Linux um sistema totalmente aberto aos usurios. O sistema Windows, um sistema operacional proprietrio da empresa Microsoft, com isso, o acesso ao cdigo fonte do mesmo restrito, ao contrrio do que foi mencionado na questo. GABARITO: E. 24. (CESPE/2010/BANCO DA AMAZNIA/Tcnico Cientfico rea: Tecnologia da Informao Produo e infraestrutura/Q. 91) A mscara de permisso de acesso a um arquivo ou diretrio contm dez caracteres. Resoluo A mscara de permisso tanto de um arquivo ou diretrio contm 10 caracteres, conforme ilustrado a seguir. Ao digitarmos o comando: # ls -l arquivo Obtivemos a seguinte resposta -rwxr--r-- 1 root root 30 2007-07-18 21:36 teste Com relao mascara exibida, que -rwxr--r--, temos 10 caracteres, assim dispostos: A primeira letra diz qual o tipo do arquivo. d um diretrio, l um link, um - indica um arquivo comum. A segunda, a terceira e a quarta letra (rwx) dizem qual a permisso de acesso do dono do arquivo. Neste caso, root tem a permisso de ler (r read), gravar (w write) e executar (x execute) o arquivo teste. A quinta, a sexta e a stima letra (rwx) dizem qual a permisso de acesso do grupo do arquivo. Neste caso, todos os usurios que pertencem ao grupo root tm permisso para ler o arquivo teste. A oitava, a stima e a dcima letra (rwx) dizem qual a permisso de acesso dos outros usurios. Neste caso, todos os usurios que no so donos do arquivo teste
Prof. Lnin www.estrategiaconcursos.com.br 33/49

Noes de Informtica PF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 6 tm a permisso para ler esse arquivo.

Assim, nesse exemplo vamos dividir a mscara de permisso (-rwxr--r--) em 4 colunas de informao: 1 = -; 2 = rwx; 3 = r--; e 4 = r--. Conforme visto, na primeira coluna define-se que um arquivo (-), na segunda coluna define-se que o dono do arquivo (root) tem a permisso de leitura (r=read), escrita (w=write) e execuo (x=execute), na terceira coluna o grupo do arquivo (root) tem permisso de leitura (r=read) e na quarta outros usurios tem a permisso de leitura (r=read) no arquivo "teste". Essas permisses definem-se em: r = read (leitura) w = write (escrita) x = execution (execuo) Nesse contexto temos: rwx = Permisso do Dono r-- = Permisso do Grupo r-- = Permisso dos outros 1 = Indicando ser um arquivo nico (no possui links em outro lugar) root = Dono do Arquivo root = Grupo do Arquivo 30 = Tamanho do Arquivo 2007-07-18 21:36 = Data e Hora do Arquivo teste = Nome do Arquivo GABARITO: C. 25. (CESPE/2010/BANCO DA AMAZNIA/Tcnico Cientfico rea: Tecnologia da Informao Produo e infraestrutura/Q. 92) O comando rmdir permite ao usurio root suprimir o diretrio cujo nome passado em argumento a esse comando, quer tal diretrio esteja vazio ou contenha arquivo. Resoluo
Prof. Lnin www.estrategiaconcursos.com.br 34/49

Noes de Informtica PF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 6 O comando rmdir remove apenas um diretrio vazio, se o diretrio estiver com algum contedo como um arquivo, o comando rmdir no conseguir remover o diretrio. Para remover um diretrio com contedo deve se usar o comando rm -rf. GABARITO: E. 26. (CESPE/2010/BANCO DA AMAZNIA/Tcnico Cientfico rea: Tecnologia da Informao Produo e infraestrutura/Q. 94) O comando tac meuarquivo imprime, na sada padro, o contedo do arquivo meuarquivo na ordem reversa, comeando com a ltima linha e terminando com a primeira. Resoluo O comando tac visualiza um arquivo de forma reversa comeando com a ltima linha e terminando com a primeira. O comando tac o inverso do comando cat, que visualiza o arquivo lendo da primeira linha terminando com a ltima. GABARITO: C. 27. (CESPE/2010/BANCO DA AMAZNIA/Tcnico Cientfico rea: Tecnologia da Informao Produo e infraestrutura/Q. 95) A varivel de ambiente PATH indica ao interpretador de comandos em que diretrios se deve procurar os programas cuja execuo venha a ser solicitada pelo usurio. Resoluo A varivel PATH define a localizao do diretrio onde o interpretador de comandos (shell) ir buscar por determinados comandos. Ex: root@desktop#echo $PATH /usr/local/sbin:/usr/local/bin:/usr/sbin:/usr/bin:/sbin:/bin:/usr/games Nesse exemplo apresenta os diretrios pertencentes varivel PATH, assim quando o usurio digitar algum comando no shell do sistema o interpretador de comandos ir buscar em cada diretrio desse e interpretar o comando. Sendo a leitura desse PATH da esquerda para direita. GABARITO: C. 28. (CESPE/2010/BANCO DA AMAZNIA/Tcnico Cientfico rea: Tecnologia da Informao Redes e Telecomunicaes/Q. 66) No Linux, o comando su permite que um usurio comum obtenha poderes de superusurio, aps a informao da senha de root.
Prof. Lnin www.estrategiaconcursos.com.br 35/49

Noes de Informtica PF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 6 Resoluo O comando su no shell do usurio permite a um usurio comum tornar-se o usurio root. Alm de permitir que um usurio vire outro usurio, isso apenas informando a senha, seja do usurio root ou outro usurio. GABARITO: C. 29. (CESPE/2010/BANCO DA AMAZNIA/Tcnico Cientfico rea: Tecnologia da Informao Redes e Telecomunicaes/Q. 67) Na estrutura de diretrios especiais criada pelo Linux, o diretrio /bin usado para armazenar informaes a respeito dos processos binrios em execuo no sistema. Resoluo O diretrio /bin contm os executveis essenciais a todos os usurios comum do sistema, como os comandos ls, cd, mkdir, rm, mv entre outros. O diretrio que informa sobre processo o /proc, que apenas um sistema de arquivo virtual para que os administradores do sistema tenham acesso s informaes do processamento do kernel em forma de arquivos para consulta. GABARITO: E. 30. (FUNRIO/2009/INSS/Analista do Seguro Social - Servio Social) Qual o comando que, digitado na linha de comandos do sistema operacional Linux, mostra o nome do diretrio atual em que o usurio est trabalhando? A) pwd B) cat C) cd D) ls E) mkdir Resoluo Comando Descrio pwd Mostra o nome e o caminho do diretrio atual. cat Exibe o contedo de um arquivo, sem pausa. cd Muda de diretrio. ls Lista contedo de diretrios. mkdir Cria diretrios. A resposta questo a alternativa A! GABARITO: letra A.

Prof. Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

36/49

Noes de Informtica PF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 6 31. (FUNRIO/2009/AGENTE PENITENCIRIO) O sistema operacional o programa responsvel por dar vida ao computador, fazendo rodar os programas que executam as tarefas solicitadas pelo usurio. No Microsoft Windows, a interface grfica confunde-se com o sistema operacional. No Linux, pode-se escolher a interface grfica para gerenciar janelas do sistema. Qual das alternativas abaixo corresponde a uma interface grfica parecida com o Windows, usada em muitas distribuies do sistema operacional Linux? A) Firefox B) Java C) KDE D) PCI E) USB Resoluo A interface grfica (gerenciador de janelas) em questo KDE. GABARITO: letra C. 32. (FUNRIO/2009/ELETROBRAS/FURNAS/Tecnico-deprocessamento-de-dados-microinformatica) Identifique a alternativa que no representa uma distribuio do Linux: A) Big Rat. B) Red Hat. C) Slackware. D) S.u.S.E. E) Debian. Resoluo Red Hat, Slackware, S.u.S.E e Debian so exemplos de distribuio (ou distro) do Linux. Portanto, s restou a letra A, que no est relacionada a nenhuma distribuio. GABARITO: letra A. 33. (FUNRIO/ PREFEITURA DE CORONEL FABRICIANO/AGENTE ADMINISTRATIVO) Qual o nome de usurio mais importante no Linux? A) Adminstrator B) Root C) RadHat D) Unix E) Ps Resoluo usurio
Prof. Lnin www.estrategiaconcursos.com.br 37/49

Noes de Informtica PF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 6 No Linux, cada pessoa precisa ter uma conta de usurio. Uma conta de usurio indica um nome e senha que devem ser utilizados para se conectar no sistema. O usurio root conhecido como super-usurio ou administrador e pode fazer qualquer coisa no sistema Linux (qualquer comando dado pelo root ser obedecido pelo Linux sem restries!!). Usurio root (ou super-usurio): quem tem acesso irrestrito ao sistema. Quando voc se conecta como root, voc poder fazer qualquer operao no Linux, como alteraes de configurao do sistema, apagar ou modificar arquivos importantes, etc. Por isso, se conectar como root muito arriscado, j que voc pode causar danos sem querer. Tendo isso em mente, nunca se conecte como root a no ser que seja mesmo necessrio. Para usar o Linux no dia-a-dia, conecte-se atravs de uma conta de usurio comum, assim no haver risco de danos. Tambm no se esquea de guardar muito bem a senha do root, pois se algum descobrir poder danificar o sistema. modo usurio indica quem est usando a mquina, se um usurio comum ou o superusurio. Veja: # = modo super-usurio $ = modo usurio GABARITO: letra B. 34. (FUNRIO/ PREFEITURA DE CORONEL FABRICIANO) O Linux um exemplo de: A) Processador de Texto B) Sistema Operacional C) Planilha Eletrnica D) Processador Grfico E) Antivrus Resoluo O Linux um exemplo de sistema operacional, que o programa responsvel por dar vida ao computador, fazendo rodar os programas que executam as tarefas solicitadas pelo usurio. GABARITO: letra B. 35. (FCC/2007/Secretaria Municipal de Gesto (SMG) e Finanas (SF) da Prefeitura Municipal de So Paulo/Auditor Fiscal
Prof. Lnin www.estrategiaconcursos.com.br 38/49

Noes de Informtica PF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 6 Tributrio Municipal I/Adaptada) (...) para organizar os arquivos recebidos dos contribuintes pela Internet pode-se usar: a) somente o diretrio /usr do Linux; b) tanto o Windows Explorer quanto o diretrio /home do Linux; c) tanto o Internet Explorer quanto o diretrio /usr do Linux; d) pastas de arquivos do Windows, mas no diretrios do Linux; e) o Windows Explorer, mas no diretrios do Linux. Resoluo Item A. O diretrio /usr do Linux utilizado para compartilhar dados de usurios, cujo acesso restrito apenas para leitura. Esse diretrio no vai ajudar a organizar os arquivos recebidos dos contribuintes pela Internet. Item errado. Item B. O Windows Explorer um gerenciador de arquivos e pastas do sistema Windows, e o diretrio /home no Linux contm os arquivos pessoais dos usurios no Linux. Cada usurio tem o seu home para armazenar suas informaes. Portanto, ambos podem ser utilizados para organizar os arquivos recebidos dos contribuintes pela Internet. Item certo. Item C. Internet Explorer um browser (navegador de Web), e no um gerenciador de arquivos e diretrios como o Windows Explorer. Item errado. Itens D e E. O diretrio /home guarda as pastas (diretrios) pessoais dos usurios e pode ser utilizado para organizar os arquivos. Itens errados. Item E. Como exemplo, o diretrio /home do Linux, que guarda as pastas (diretrios) pessoais dos usurios, pode ser utilizado para organizar os arquivos. Itens errados. A resposta questo a alternativa B. GABARITO: letra B. 36. (FCC/2005/UFT/Arquiteto e Urbanista) Em um sistema operacional Linux, o comando: a) kill serve para reinicializar o sistema; b) ls serve para mover um arquivo; c) man serve para obter documentao on-line; d) clear serve para limpar a memria do computador; e) pwd serve para alterar a senha (password) do usurio. Resoluo Vamos verificar a funcionalidade de cada comando conforme os itens do enunciado: kill -> utilizado para finalizar processos no sistema. Item errado. ls -> serve para listar o contedo de um diretrio. Item errado.
Prof. Lnin www.estrategiaconcursos.com.br 39/49

Noes de Informtica PF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 6 man -> usado para obter um menu de documentao on-line no sistema sobre algum comando. Item certo. clear -> comando para limpar a tela do shell do usurio. Item errado. pwd -> serve para mostrar o diretrio corrente em que o usurio est. Item errado. A resposta a esta questo , como foi visto, a alternativa C. GABARITO: letra C. 37. (FCC/2005/Bacen/Analista) A system call kill, voltada para a gerncia de processos na maioria dos sistemas Unix: a) envia um sinal para um processo; b) aguarda at o trmino do processo-filho; c) permite definir um temporizador; d) cria um processo-filho idntico ao processo-pai; e) termina o processo corrente. Resoluo A system call ou comando kill utilizado para realizar a finalizao de um processo no sistema. Um exemplo de finalizao de um processo no sistema com o nome de firefox: kill firefox. A resposta questo a alternativa E! GABARITO: letra E. 38. (FCC/2005/UFT/Assistente em Administrao) Em um sistema operacional Linux, o comando: a) mv serve para copiar um arquivo; b) who serve para verificar todos os administradores cadastrados no sistema; c) echo serve para exibir a diferena entre dois ou mais arquivos; d) vi serve para iniciar o editor de texto; e) mkdir serve para listar um diretrio. Resoluo Vamos ver o que cada comando faz: Item A. O comando mv o responsvel por mover ou renomear um arquivo. Item errado. Item B. O comando who o responsvel por verificar quem est logado no sistema. Item errado. Item C. O comando echo serve para escrever uma mensagem na tela do usurio. Item errado. Item D. O comando vi utilizado para iniciar o editor de texto VI. Item certo.

Prof. Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

40/49

Noes de Informtica PF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 6 Item E. O comando mkdir serve para criar um novo diretrio. Item errado. A resposta questo a alternativa D. GABARITO: letra D. 39. (FCC/2005/TRE-MG/Judicirio/Programao de Sistemas) Um arquivo oculto, que no aparece nas listagens normais de diretrios, no GNU/Linux, identificado por a) um ponto ( . ) no incio do nome. b) um hfem ( - ) no incio do nome. c) um underline ( _ ) no incio do nome. d) uma extenso .hid. e) uma extenso .occ. Resoluo Um arquivo oculto no linux, apresenta-se com o ponto (.) antecedendo o nome do arquivo, como exemplo: .teste. A resposta questo , como j visto, a letra A! GABARITO: letra A. 40. (FUNRIO/2009/DEPEN/CONSULTORIO DENTARIO) O Gerenciador de Janelas KDE, integrante de vrias distribuies LINUX, disponibiliza para os seus usurios, por padro, o navegador A) Konqueror B) KDM C) Chrome D) Opera E) Internet Explorer Resoluo O KDE um gerenciador de janelas do Linux, que disponibiliza para os seus usurios, por padro, o navegador Konqueror!! Segundo http://www.gdhpress.com.br/etdl/leia/index.php?p=cap2-16 o KDE um pouquinho a mais que um simples gerenciador de janelas, pois inclui um grande nmero de bibliotecas e programas prprios. A ideia que o usurio possa encontrar dentro do KDE um ambiente completo, com Navegador e gerenciador de arquivos (Konqueror), sute de escritrio (Koffice), jogos, editores de texto (Kedit, Kwrite e outros), programas de edio de imagem (Kpaint, Kooka, Kview, Kontour e outros), som e vdeo (Kaboodle e aKtion) e assim por diante. GABARITO: letra A.

Prof. Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

41/49

Noes de Informtica PF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 6

3. LISTA DE QUESTES APRESENTADAS NA AULA 1. (CESPE - 2011 - EBC - Cargos de Nvel Superior Conhecimentos Bsicos - EXCETO Cargo 4 Advocacia) O Windows 7 Professional grava os arquivos em formato nativo ext3 e fat32; o Linux utiliza, por padro, o formato NTFS, mais seguro que o adotado pelo Windows. 2. (CESPE - 2011 - EBC - Cargos de Nvel Superior Conhecimentos Bsicos - EXCETO Cargo 4 Advocacia) Na rvore de diretrios do Linux, o /lib contm os programas necessrios inicializao do sistema, e o /home contm os arquivos e diretrios dos usurios. 3. (CESPE - 2011 - BRB - Escriturrio) Apesar de multiusurio e multiprogramvel, o sistema operacional Linux no permite o redirecionamento de entrada e sada de dados. 4. (CESPE - 2011 - EBC - Cargos de Nvel Mdio - Conhecimentos Bsicos) O sistema Linux tem cdigo-fonte disponvel, escrito na linguagem C, o que permite a sua modificao por qualquer usurio. 5. (CESPE - 2011 - EBC - Cargos de Nvel Superior Conhecimentos Bsicos - Cargo 4 Advocacia ) O sistema operacional Linux no pode ser instalado em mquinas que possuam o sistema operacional OS/2. 6. (CESPE - 2011 - EBC - Cargos de Nvel Superior Conhecimentos Bsicos - Cargo 4 Advocacia) No ambiente Linux, o comando ls permite listar todos os arquivos do diretrio atual. 7. (CESPE/2011/Tcnico-Nvel Mdio - PREVIC) No Linux, para se ajustar as permisses via linha de comando, utilizam-se os comandos chmod e chown. O primeiro permite transferir a posse, especificando a qual usurio e grupo determinada pasta ou arquivo pertence, e o segundo permite ajustar as permisses dos arquivos e pastas. 8. (CESPE/2010/Ministrio da Sade/Analista TcnicoAdministrativo/Q.13) No sistema operacional Linux tpico, o subdiretrio /dev do diretrio raiz contm os arquivos executveis
Prof. Lnin www.estrategiaconcursos.com.br 42/49

Noes de Informtica PF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 6 (binrios) de comandos essenciais pertencentes ao sistema, e que so usados com frequncia pelas aplicaes. 9. (CESPE/2010/Ministrio da Sade/Analista TcnicoAdministrativo/Q.14) No sistema operacional Linux, um ponto (.) no incio do nome identifica os arquivos ocultos. 10. (CESPE/2010/TRE-BA/Tcnico/Q.20) O Linux um sistema operacional que pode ser usado apenas em servidores, no sendo adequado para a utilizao em estaes de trabalho do tipo PC. No entanto, um sistema cujo cdigo-fonte fica disponvel para alteraes, permitindo que os usurios contribuam para a sua melhoria. 11. (CESPE/2009/TRE-GO/Analista Judicirio) Assinale a correspondente a caractersticas do sistema operacional Linux. A. multitarefa, multiusurio, open source B. monotarefa, multiusurio, open source C. multitarefa, monousurio, gratuito D. monotarefa, monousurio, gratuito opo

12. (CESPE/2009/TRE-GO/Analista Judicirio) Acerca do Internet Explorer e do sistema operacional Linux, assinale a opo correta. A Para conectar Internet um microcomputador que tenha instalado o sistema operacional Linux, necessria a utilizao de uma placa de rede especfica. B A conexo, Internet, de um microcomputador que possui o sistema operacional Linux instalado mais lenta quando comparada com um que tenha instalado o Windows XP. C Se um e-mail for criado a partir de algum aplicativo do sistema operacional Linux, ele no poder ser lido por destinatrio que usa o Windows XP. D Com o Linux possvel acessar a Internet usando uma rede sem fio (wireless). 13. (CESPE/2009/TRE-GO/Tcnico Judicirio) Kernel a interface grfica do Linux, que tem visual muito similar interface do sistema operacional Windows XP.

Prof. Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

43/49

Noes de Informtica PF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 6 14. (CESPE/2009/TRE-GO/Tcnico Judicirio) O Linux funciona em dezenas de plataformas, desde mainframes at relgios de pulso, passando por vrias arquiteturas e dispositivos. 15. (CESPE/2009/TRE-GO/Tcnico Judicirio) O KDE o navegador nativo do Linux que permite acesso Internet e envio de e-mail. 16. (CESPE/2009/TRE-GO/Tcnico Judicirio) O Linux adota a GPL, uma licena que permite aos interessados us-lo, mas sem a possibilidade de redistribu-lo. 17. (CESPE/2006/TJPA/Auxiliar Judicirio Programador/com adaptaes) Os principais elementos estruturais do Linux so os arquivos e os diretrios. Os primeiros guardam informaes, e os segundos so compartimentos que guardam arquivos e (ou) outros diretrios. Considerando a estruturao de diretrios e outras caractersticas do Linux, julgue o item: 1) O comando pwd permite a troca da senha (password) do usurio corrente. 18. (CESPE/2009/TRE/GO) Acerca do sistema operacional Linux, assinale a opo correta. A. No Linux, um usurio comum no pode causar danos ao sistema operacional da mquina de forma acidental. B. Para gravar um CD em computadores que utilizam o Linux, necessrio instalar o programa Ubuntu que permite gerar discos de udio e vdeo. C. O Gnome um programa nativo do Linux para tratamento de imagens. D. Uma das desvantagens do Linux a necessidade do usurio digitar comandos para realizar tarefas como gravar arquivos. 19. (CESPE/2008/SERPRO/Tcnico- Operao de Redes) Uma diferena marcante entre os software Windows e Linux o fato de este ser um sistema de cdigo aberto, desenvolvido por programadores voluntrios espalhados por toda a Internet e distribudo sob licena pblica. 20. (CESPE/2008/SERPRO/Tcnico- Operao de Redes/Adaptada) Acerca de conceitos bsicos de informtica e do sistema operacional Linux, julgue o item seguinte.
Prof. Lnin www.estrategiaconcursos.com.br 44/49

Noes de Informtica PF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 6 No Linux, o gerenciamento de arquivos realizado pelo programa Math, que possibilita criar pastas e organiz-las. 21. (CESPE/2010/IJSN/ES/Informtica e Gesto da Informao/Q. 92) Os sistemas operacionais Linux e Windows tm, respectivamente, como caracterstica a administrao centrada em interface de linha de comando e a administrao centrada em interface grfica. 22. (CESPE/2010/ IJSN/ES/ Informtica e Gesto da Informao/Q. 93) Os sistemas operacionais Linux e Windows tm, respectivamente, como caracterstica o suporte total de hardware e o suporte parcial de hardware. 23. (CESPE/2010/IJSN/ES/Informtica e Gesto da Informao) Os sistemas operacionais Linux e Windows tm, respectivamente, como caracterstica o acesso restrito ao cdigo fonte e o acesso total ao cdigo fonte. 24. (CESPE/2010/BANCO DA AMAZNIA/Tcnico Cientfico rea: Tecnologia da Informao Produo e infraestrutura/Q. 91) A mscara de permisso de acesso a um arquivo ou diretrio contm dez caracteres. 25. (CESPE/2010/BANCO DA AMAZNIA/Tcnico Cientfico rea: Tecnologia da Informao Produo e infraestrutura/Q. 92) O comando rmdir permite ao usurio root suprimir o diretrio cujo nome passado em argumento a esse comando, quer tal diretrio esteja vazio ou contenha arquivo. 26. (CESPE/2010/BANCO DA AMAZNIA/Tcnico Cientfico rea: Tecnologia da Informao Produo e infraestrutura/Q. 94) O comando tac meuarquivo imprime, na sada padro, o contedo do arquivo meuarquivo na ordem reversa, comeando com a ltima linha e terminando com a primeira. 27. (CESPE/2010/BANCO DA AMAZNIA/Tcnico Cientfico rea: Tecnologia da Informao Produo e infraestrutura/Q. 95) A varivel de ambiente PATH indica ao interpretador de comandos em que diretrios se deve procurar os programas cuja execuo venha a ser solicitada pelo usurio.
Prof. Lnin www.estrategiaconcursos.com.br 45/49

Noes de Informtica PF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 6

28. (CESPE/2010/BANCO DA AMAZNIA/Tcnico Cientfico rea: Tecnologia da Informao Redes e Telecomunicaes/Q. 66) No Linux, o comando su permite que um usurio comum obtenha poderes de superusurio, aps a informao da senha de root. 29. (CESPE/2010/BANCO DA AMAZNIA/Tcnico Cientfico rea: Tecnologia da Informao Redes e Telecomunicaes/Q. 67) Na estrutura de diretrios especiais criada pelo Linux, o diretrio /bin usado para armazenar informaes a respeito dos processos binrios em execuo no sistema. 30. (FUNRIO/2009/INSS/Analista do Seguro Social - Servio Social) Qual o comando que, digitado na linha de comandos do sistema operacional Linux, mostra o nome do diretrio atual em que o usurio est trabalhando? A) pwd B) cat C) cd D) ls E) mkdir 31. (FUNRIO/2009/AGENTE PENITENCIRIO) O sistema operacional o programa responsvel por dar vida ao computador, fazendo rodar os programas que executam as tarefas solicitadas pelo usurio. No Microsoft Windows, a interface grfica confunde-se com o sistema operacional. No Linux, pode-se escolher a interface grfica para gerenciar janelas do sistema. Qual das alternativas abaixo corresponde a uma interface grfica parecida com o Windows, usada em muitas distribuies do sistema operacional Linux? A) Firefox B) Java C) KDE D) PCI E) USB 32. (FUNRIO/2009/ELETROBRAS/FURNAS/Tecnico-deprocessamento-de-dados-microinformatica) Identifique alternativa que no representa uma distribuio do Linux: A) Big Rat.
Prof. Lnin www.estrategiaconcursos.com.br

46/49

Noes de Informtica PF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 6 B) Red Hat. C) Slackware. D) S.u.S.E. E) Debian. 33. (FUNRIO/ PREFEITURA DE CORONEL FABRICIANO/AGENTE ADMINISTRATIVO) Qual o nome de usurio mais importante no Linux? A) Adminstrator B) Root C) RadHat D) Unix E) Ps 34. (FUNRIO/ PREFEITURA DE CORONEL FABRICIANO) O Linux um exemplo de: A) Processador de Texto B) Sistema Operacional C) Planilha Eletrnica D) Processador Grfico E) Antivrus 35. (FCC/2007/Secretaria Municipal de Gesto (SMG) e Finanas (SF) da Prefeitura Municipal de So Paulo/Auditor Fiscal Tributrio Municipal I/Adaptada) (...) para organizar os arquivos recebidos dos contribuintes pela Internet pode-se usar: a) somente o diretrio /usr do Linux; b) tanto o Windows Explorer quanto o diretrio /home do Linux; c) tanto o Internet Explorer quanto o diretrio /usr do Linux; d) pastas de arquivos do Windows, mas no diretrios do Linux; e) o Windows Explorer, mas no diretrios do Linux. 36. (FCC/2005/UFT/Arquiteto e Urbanista) Em um operacional Linux, o comando: a) kill serve para reinicializar o sistema; b) ls serve para mover um arquivo; c) man serve para obter documentao on-line; d) clear serve para limpar a memria do computador; e) pwd serve para alterar a senha (password) do usurio. sistema

Prof. Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

47/49

Noes de Informtica PF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 6 37. (FCC/2005/Bacen/Analista) A system call kill, voltada para a gerncia de processos na maioria dos sistemas Unix: a) envia um sinal para um processo; b) aguarda at o trmino do processo-filho; c) permite definir um temporizador; d) cria um processo-filho idntico ao processo-pai; e) termina o processo corrente. 38. (FCC/2005/UFT/Assistente em Administrao) Em um sistema operacional Linux, o comando: a) mv serve para copiar um arquivo; b) who serve para verificar todos os administradores cadastrados no sistema; c) echo serve para exibir a diferena entre dois ou mais arquivos; d) vi serve para iniciar o editor de texto; e) mkdir serve para listar um diretrio. 39. (FCC/2005/TRE-MG/Judicirio/Programao de Sistemas) Um arquivo oculto, que no aparece nas listagens normais de diretrios, no GNU/Linux, identificado por a) um ponto ( . ) no incio do nome. b) um hfem ( - ) no incio do nome. c) um underline ( _ ) no incio do nome. d) uma extenso .hid. e) uma extenso .occ. 40. (FUNRIO/2009/DEPEN/CONSULTORIO DENTARIO) O Gerenciador de Janelas KDE, integrante de vrias distribuies LINUX, disponibiliza para os seus usurios, por padro, o navegador A) Konqueror B) KDM C) Chrome D) Opera E) Internet Explorer

Prof. Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

48/49

Noes de Informtica PF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 6

4. GABARITO 1 E 11 A 21 C 31 C 2 E 12 D 22 E 32 A 3 E 13 E 23 E 33 B 4 C 14 C 24 C 34 B 5 E 15 E 25 E 35 B 6 C 16 E 26 C 36 C 7 E 17 E 27 C 37 E 8 E 18 A 28 C 38 D 9 C 19 C 29 E 39 A 10 E 20 E 30 A 40 A

Prof. Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

49/49

You might also like