You are on page 1of 15

ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAO

ALUNOS: ANDR BEMFICA; EVERTON RUGGERI LABORATRIO DE INSTALAES ELTRICAS

Tutorial com exemplos prticos utilizando os principais recursos do software RSLogix.


O Micrologix 1200 (Rockwell) ser o CLP usado nos exemplos, outras marcas usam simbologias e parmetros diferentes, mas o conceito o mesmo. Assim que abrir o programa, crie um novo projeto (file, new ou ctrl+ ) escolhendo adequadamente o CLP (Micrologix 1200 series c).

Figura 1 Feito isso, visualizaremos a interface do RSLogix.

Figura 2

Do lado esquerdo encontramos a rvore do projeto, onde se encontram todos os parmetros e arquivos do seu projeto.

Figura 3

A prxima figura da barra online, que informa o modo de operao. Nela por exemplo, fazemos o download do programa feito no RSLogix para o CLP.

Figura 4

Em seguida visualizamos a barra de instrues, que contm todas as instrues numa tabela de categorias.

Figura 5 Agora vamos dar incio s funes em linguagem Ladder. No RSLogix 500 as entradas, sadas e os rels internos (memrias), so representados respectivamente por I (Input), O (Output) e B3 (Binary). As entradas e sadas esto em reas de memria divididas em palavras (words). Cada entrada ou sada ocupa um bit, sendo assim, no endereamento, temos que especificar o bit e em que palavra est. I:0/0 O:0/0 B3:0/0

Ou seja, 0/0, significa respectivamente world e bit.

Linha: a instruo marcada na figura serve para adicionar mais linhas ao programa.

Figura 6 Paralelo: essa instruo para formao de paralelos no circuito.

Figura 7 Entrada NA: adiciona entradas normalmente abertas.

Figura 8 Entrada NF: adiciona entradas normalmente fechadas

Figura 9 Sada: adiciona sadas ao programa.

Figura 10 Exemplo 1: Contato de selo. Dois botes de presso (A e B) e um rel interno (memria), so utilizados para controlar um motor. Quando A for pressionado, o motor deve ligar e permanecer assim at que B seja pressionado.

Figura 11

Latch (set): liga uma sada e a mantm ligada mesmo que o contato da entrada deixe de conduzir.

Figura 12

Unlatch (Reset): desliga uma sada acionada pela funo latch (set).

Figura 13 Exemplo 2: Set e Reset. Um prdio de trs andares possui um alarme contra incndio, o alarme possui trs entradas, uma em cada andar, se qualquer uma delas for acionada, o alarme dispara e assim permanece at que outro boto na sala central seja pressionado. Os CLPs da Allen-Bradley (RSLogix 500), no seguem o padro S e R, dando o nome de Latch e Unlatch as instrues equivalentes a S e R, respectivamente.

Figura 14 Borda de subida (OSR - One Shot Rising): funciona da seguinte maneira: na transio do contato, de desligado para ligado, o bit de sada (output bit) s vai ter o valor 1 no primeiro ciclo de varredura.

Figura 15

Borda de descida (OSF One Shot Falling): o contrrio do OSR, o bit s ter valor 1 na transio de ligado para desligado.

Figura 16 Exemplo 3: Borda de subida (OSR - One Shot Rising). Em um fbrica, deseja-se ligar um motor com apenas um boto normalmente aberto.

Figura 17 Contadores. Contador crescente: quando detectada a mudana do nvel lgico 0 para 1 (borda de subida), o valor acumulado aumenta uma unidade, a sada ser energizada quando o valor acumulado for igual ou maior que o do preset. Contador decrescente: parecido com o crescente, porm o valor acumulado diminui uma unidade e a sada ser energizada quando o valor acumulado for menor ou igual a zero. Contador Bidirecional: uma mistura dos dois controladores descritos anteriormente, possui duas sadas, uma que ativada quando o valor acumulado foi igual ou maior que o do preset e outra que ativada quando o valor acumulado chega a zero. CTU (contador crescente):

Figura 18

CTD (contador decrescente):

Figura 19

Counter: endereo do contador (C5:0). Preset: valor desejado de contagem. Accum: indica o valor atual da contage. O reset do contador feito externamente ao bloco, numa bobina de reset, figura abaixo: Figura 20

Exemplo 4: em uma fbrica de lpis, pretende-se automatizar um processo de separao. Deseja-se montar um contador automtico, separando os lpis em centenas. O sistema composto por uma espcie de funil, por onde passam os lpis, em sua extremidade mais fina h uma vlvula borboleta e um sensor fotoeltrico que gera um pulso todas as vezes que um lpis passa sua frente. Assim que atingida a contagem de 100 lpis a vlvula deve ser fechada.

Figura 21

Temporizador com retardo para ligar (TON Time On Delay). Quando a entrada muda para nvel lgico 1, o temporizador comear a contar, assim que o valor acumulado for igual ao valor do preset, a sada energizada. Observe que se a entrada for desativada antes do tempo programado a temporizao para e o tempo acumulado reiniciado com o valor zero.

Figura 22 Temporizador com atraso para desligar (TOF Time Off Delay). Diferente do TON, a contagem comea quando a entrada muda para nvel lgico 0. Assim, a sada permanece ativada at que o valor do preset seja alcanado.

Figura 23

Temporizador retentivo (RTO). Parecido com a instruo TON, usado para energizar ou desativar um dispositivo, assim que for alcanado o preset. Para que o valor acumulado retorne a zero, deve-se utilizar a instruo de reset (RES).

Figura 24 Timer: endereo do temporizador. Time base: unidade da contagem de tempo em segundos. Assim que energizado o temporizador, o bit T4:0/TT tambm energizado, podendo ser utilizado para selar a entrada do temporizador.

Exemplo 5: Em uma fbrica, um motor precisa ser acionado dez segundos aps ter sido pressionado um boto liga. Para delisgar usa-se um outro boto desliga.

Figura 25

Exemplo 6: Voc como engenheiro precisa fazer a partida direta de um motor, porm esse motor, por questo de segurana, no pode partir duas vezes seguidas no perodo de dez segundos. Durante o tempo de 10 segundos, como o bit T4:0/TT fica em nvel 1, impede que o motor seja ligado.

Figura 26

Exemplo 7: Em uma fbrica existe um processo envolvendo o acionamento de um motor e a lubrificao de seus mancais. Para iniciar o processo deve ser pressionado o boto liga, antes da partida do motor (O:0/1), seus mancais devem ser lubrificados durante dez segundos, atravs da ligao de uma bomba de leo (O:0/0). Depois que o motor partiu, continuar a lubrificar por mais 15 segundos. Quando o motor totalizar trs horas de funcionamento, desligar o motor para trocar o filtro. Aps a troca, ao dar partida novamente, o tempo total deve ser reinicializado. O motor pode ser desligado atravs de um boto desliga que do tipo NA.

Figura 27

Exemplo 8: Automao de um processo de transporte de chapas metlicas atravs de esteiras. Ao pressionar um boto de partida, ligado um motor que comanda a esteira 1 transportando as chapas. O sensor detecta as chapas que so depositadas na esteira 2, a cada 20 peas, a esteira 1 para e aciona o motor da esteira 2 por cinco segundos. O contador reiniciado com valor zero e o processo se repete at que um boto desliga seja pressionado.

Figura 28

Figura 29

INSTRUES DE COMPARAO Teste de Limite (LIM): Quando a instruo se torna verdadeira, ela testa se o valor no campo Test est dentro ou fora de uma faixa especificada em limite inferior e limite superior. O valor da instruo verdadeiro quando o valor de teste estiver entre os limites.

Figura 30

Igual a (EQU): se o valor em Source A igual ao valor em Source B, esta instruo verdadeira.

Figura 31 Diferente (NEQ): se o valor em Source A diferente do valor em Source B, esta instruo verdadeira.

Figura 32 Menor que (LES): Se o valor em Source A menor que o valor em Source B, a instruo verdadeira.

Figura 33 Maior que (GRT): se o valor em Source A for maior que o valor em Source B, a instruo verdadeira.

Figura 34

Menor ou igual (LEQ): se o valor em Source A for menor ou igual ao valor em Source B, a instruo verdadeira.

Figura 35

Maior ou igual (GEQ): se o valor em Source A for maior ou igual ao de Source B, a instruo verdadeira.

Figura 36

INSTRUES MATEMTICAS Adio (ADD): soma o valor de Source A e Source B, armazenando o resultado em Dest. Os dados podem ser valores ou endereos que contm valores, mas ambos no podem ser constantes.

Figura 37

Subtrao (SUB): o valor de Source B subtrado do valor de Source A, armazenando o resultado em Dest.

Figura 38

Multiplicao (MUL): o valor de Source A multiplicado pelo valor de Source B, armazenando o resultado em Dest.

Figura 39

Diviso (DIV): o valor de Source A dividido pelo valor de Source B, armazenando o resultado em Dest.

Figura 40

INSTRUES DE MOVIMENTAO Movimentao (MOV): move uma cpia do parmetro Source para o parmetro Dest.

Figura 41 Exemplo 9: Acionamento de motor trifsico atravs do CLP (Micrologix 1200). Em uma estufa, precisa-se fazer o controle da temperatura, um sensor ligado a um CLP o responsvel por essa funo. Quando a temperatura atinge certo valor (5V), um motor acoplado a um exaustor acionado. A seguir segue o circuito de acionamento:

Figura 42 Para acionar o motor, utilizaremos uma contatora e um rel:

Figura 43

A contatora (K1) ter como funo, fornecer as trs fases para o motor, porm, o CLP no pode fazer diretamente o acionamento da contarora, pois trabalha at 24V DC, a soluo o uso do rel, ou seja, o CLP (com sua sada devidamente alimentada com 24V DC) aciona o rel, esse por sua vez, aciona a contatora que alimenta o motor trifsico. Uma outra fonte ser usada para obter a funo do sensor, que ser ligado ao mdulo analgico de expanso (que trabalha de 0V a 10V) do CLP Micrologix 1200.

Figura 44 No programa em Ladder, a instruo MOV move a entrada do mdulo analgico (I:1.0) para uma varivel, assim as instrues DIV e GRT podem manuse-la, feito a relao de bits e volts (DIV), GRT compara o valor: se for maior que 5V (sensor), o motor energizado.

Figura 45 REFERNCIA BIBLIOGRFICA:


GEORGINI. Marcelo. Automao aplicada Descrio e implementao de sistemas sequenciais com PLCs. 4 Edio. Erica Editora. So Paulo, 2000.

You might also like