You are on page 1of 3

ROTEIRO DE PESQUISA: EVOLUO DA TERRA E DA VIDA ESTUDANTE: ________________________ GRUPO: ____ 9 ano Incio roteiro: ___/___/___ Trmino roteiro:

___/___/___

Objetivo geral: Conhecer os processos de formao do planeta Terra e compreender a histria evolutiva dos seres vivos.
OBJETIVOS ATIVIDADES FONTES DE PESQUISA AVALIAO DO EDUCADOR

1) Pensar sobre o incio do Universo e na origem da vida.

Ler o texto da pgina 78 e 79 com propsito de refletir e pensar nas perguntas do texto. Responder as perguntas com o conhecimento que voc tem. As respostas so pessoais para que voc pense. Ler os textos: Os mitos cosmognicos. Responder as questes de 1 a 4 da pgina 82 Ler o texto em anexo: Uma terra sem males Um mito Guarani. Elaborar 5 perguntas sobre esse texto. Resumir a histria desse mito. Ler texto e fazer as atividades referentes ao texto.

Cie 9 p. 78 e 79

2) Comparar os mitos.

Cie 9 p. 79 a 82

3) Conhecer um dos mitos dos povos Guaranis.

Anexo1

4) Conhecer um mito aborgene da criao do mundo. 5) Entender a teoria do Big Bang 6) A importncia das hipteses nas pesquisas cientficas.

Portugus 9 Pag. 82 e 83

Ler o texto: A teoria do Big Bang.

Cie 9 p. 82 e 83

Ler as informaes sobre a geologia e a hiptese sobre primeira vida. Nesse texto h vrias perguntas que os cientistas tentam responder. Escrever resumidamente quais so as substncias o que os cientistas descobriram que possibilitaram o surgimento da vida. Fazer a atividade: Analise e responda da pagina 88. Responder todas as questes da p. 89.

Cie 9, p. 86 e 87

7) Conferir algumas hipteses.

Cie 9, p. 88 e 89

8) Conferir importncia s evidncias.

H algumas evidncias de que a vida comeou nos oceanos. Por que importante estudar e conhecer a fauna do perodo Cambriano? Ler o texto da pgina 91 e responder as questes 1 a 3 da lateral da pgina.

Cie 9 p. 90

Cie 9 p. 91

9) Os fsseis: conhecer algumas testemunhas da histria da vida

Observar as fotos: 1,2 e 3 da p. 92 . Levantar hipteses de como poderiam ter sido formados os fsseis mostrados.

Cie 9 p. 92 , 93 e 102

Responder: Por que importante estudar os fsseis? Analisar e responder p. 102 10) Ampliar seus conhecimentos sobre este tema. 11) Compreender os significados dos tempos geolgicos e a histria da vida na Terra. Responder as questes 1 a 10 p. 96 e 97 Cie 9 p. 96 e 97 a) Quais obstculos os seres vivos enfrentaram para conseguir viver fora da gua? b) Por que mais difcil vencer a fora da gravidade no ambiente terrestre? Todos os seres vivos tiveram esse problema? c) A gua est sempre envolvida no processo de reproduo dos seres vivos. Justifique essa afirmao dando alguns exemplos. 12) Analisar a reproduo evoluo. Observar e ler com ateno a tabela sobre a reproduo dos animais vertebrados. Responder as questes de 1 a 4 p. 100 Fazer a atividade: Analise e responda da p. 101. Responder as questes de 1 a 3. Que durao teve o perodo Cambriano? O que voc sabe sobre esse perodo? Que durao teve o perodo Carbonfero ? O que voc sabe sobre esse perodo? 14) Compreender os perodos geolgicos. Observar o esquema representando a histria da vida na Terra. Responder as questes de 1a4 Cie 9 p. 104. Cie 9 p. 100 Cie 9 p. 101 Cie 9 p. 98 e 99

13) Comparar clima e paisagem entre ambientes antigos e observar a evoluo dos seres vivos.

OBJETIVO 3: ANEXO 1: TERRA SE MALES mito Guarani

Quando Nhanderuvuu (nosso grande Pai) resolveu acabar com a terra, devido maldade dos homens, avisou antecipadamente Guiraypoty, o grande paj, e mandou que danasse. Este obedeceu-lhe, passando toda a noite em danas rituais. E quando Guiraypoty terminou de danar, Nhanderuvuu retirou um dos esteios que sustentam a terra, provocando um incndio devastador. Guiraypoty, para fugir do perigo, partiu com sua famlia, para o Leste, em direo ao mar. To rpida foi a fuga, que no teve tempo de plantar e nem de colher a mandioca. Todos teriam morrido de fome se no fosse seu grande poder que fez com que o alimento surgisse durante a viagem. Quando alcanaram o litoral, seu primeiro cuidado foi construir uma casa de tbuas, para que, quando viessem as guas, ela pudesse resistir. Terminada a construo, retomaram a dana e o canto. O perigo tornava-se cada vez mais iminente, pois o mar, como que para apagar o grande incndio, ia engolindo toda a terra. Quanto mais subiam as guas, mas Guirapoty e sua famlia danavam. E para no serem tragados pela gua, subiram no telhado da casa. Guiraypoty chorou, pois teve medo. Mas sua mulher lhe falou: - Se tens medo, meu pai, abre teus braos para que os pssaros que esto passando possam pousar. Se eles sentarem no teu corpo, pede para nos levar para o alto. E, mesmo em cima da casa, a mulher continuou batendo a taquara ritmadamente contra o esteio da casa, enquanto as guas subiam. Guiraypoty entoou ento o nheengara, o canto solene guarani. Quando iam ser tragados pela gua, a casa se moveu, girou, flutuou, subiu... subiu at chegar porta do cu, onde ficaram morando. Esse lugar para onde foram chama-se Yvy mar ei (a terra sem males). A as plantas nascem por si prprias, a mandioca j vem transformada em farinha e a caa chega morta aos ps dos caa-dores. As pessoas nesse lugar no envelhecem e nem morrem: a no h sofrimento! Jornal - "MISSO JOVEM" terra sem males mito guarani

You might also like