You are on page 1of 24

2011/2012

Problemas do Desenvolvimento e da Aprendizagem

Existem diferentes designaes: conduta hiperativa, sndrome hipercintica, perturbao por dfice de ateno, etc.;
No ponto vista pedaggico, a hiperatividade infantil est relacionada com deficincias perspetivas e dificuldades de aprendizagem; No ponto vista de alguns especialistas, trata-se de um sndrome provavelmente de origem biolgica ligada a alteraes no crebro, causadas por fatores hereditrios ou resultantes de uma leso, enquanto para outros constitui um modelo de condutas persistente em situaes especificas.

Apesar de no existir um consenso entre os especialistas quanto definio de hiperatividade, existe um acordo generalizado quando se trata de descrever o comportamento das crianas hiperativas:
conduta catica, inquieta, no focalizada em objetivos ou finalidades e com falta de persistncia; Impacientes, incapazes de esperar pela sua vez; Desobedientes, no cumprindo instrues dadas pelo adulto; Irrequietas; Desordenadas; Descuidadas; Apresentam problemas de coordenao motora , afetando assim a motricidade fina.

A hiperatividade uma dos problema mais comuns na infncia.


Barkley,1982; Gutirrez-Moyano e Becoa, 1989; Serrano, 1990, estimam que cerca de 3% a 5% das crianas escolarizadas so hiperativas. Por outro lado, Whalen e Henker situam a taxa de prevalncia em populaes normais at aos 15% e, em amostras clinicas, em cerca de 50%.

No entanto, difcil de conhecer a incidncia real deste distrbio uma vez que na sua estimativa influenciam vrios fatores:

Conceito e definio da hiperatividade admitido pelos especialistas; Critrios diagnsticos utilizados (DSM-III-R, CIE-10); Fonte de informao consultada (pais, docentes, mdicos).

Outro aspeto de interesse da hiperatividade consiste em determinar como influi o sexo na presena desta perturbao. A este respeito, os dados tambm so discrepantes, embora exista conscincia quanto a ela ser mais frequente entre os rapazes do que nas raparigas.

para alem dos comportamentos de impulsividade, falta de ateno, etc.,

condutas antissociais e agressivas e os problemas de comportamento, ou seja, o conceito de hiperatividade que se utiliza e os comportamentos que se consideram alterados se ampliam, pelo que nem s os que apresentam atividade motora excessiva, falta de ateno e impulsividade so diagnosticados como hiperativos. Prev-se que em cada 100 rapazes, 8 sofrem de hiperatividade.

os critrios de diagnstico utilizam-se de forma restrita, de forma que se consideram hiperativas s aquelas que apresentam os sinais bsicos do distrbio: dfice de ateno, impulsividade e mobilidade excessiva.

Sofrem uma ligeira desateno


Prev-se que em 100 raparigas s duas sofrem de hiperatividade.
Tal fato explica as percentagens de incidncia da hiperatividade nos rapazes so maiores em comparao com as raparigas.

Quando se pretende estudar como as crianas hiperativas evoluem nos primeiros anos de escolarizao, tm em ateno duas questes:

Apesar de se comear a analisar a evoluo e o diagnostico de desenvolvimento a partir do momento em que e detetado o distrbio (que costuma coincidir com o comeo da escolarizao), o interesse dos especialistas debrua-se nos dados sobre a historia e o desenvolvimento da criana nos primeiros anos de vida. Segundo Taylor (1991), os pais consideram os nveis elevados da atividade e vivacidade que observam nos seus bebes como indicadores de comportamentos hiperativos posteriores, no entanto, alguns estudos realizados para comprovar tal fato, revelam que uma atividade intensa nas primeiras semanas de vida no um fator preditivo de condutas hiperativas no futuro.

Nos primeiros anos de vida, antes da etapa pr-escolar existem no comportamento infantil determinados fatores que indicam a possibilidade de problemas posteriores:

Os aspetos observados nas crianas hiperativas, nos anos prescolares so :

Quando nos aproximamos da adolescncia, vai haver uma diminuio na atividade motora deste tipo de crianas, no entanto:

A origem da hiperatividade outro dos desafios lanados pelos profissionais que trabalham com este gnero de crianas, bem como os seus pais. Apesar de se tratar de um distrbio muito presente na infncia e ser objeto de interesse por parte dos mdicos e psiclogos, os fatores que a originam no foram identificados de forma precisa. O comportamento destas crianas pode ter origens distintas, da existir uma dificuldade em delinear uma explicao de todas estas condutas a partir de uma etiologia comum.

realizada por neurologistas, psicologos, pediatras e essencialmente professores, atravs de exames/testes realizados na escola e em casa; No ramo da psicologia deve-se ter em conta o deficit de ateno, o nvel de atividade motora e comportamento geral da criana no seu meio natural;
Para compreender e realizar uma boa avaliao muito importante realizar uma analise ao ambiente familiar, social e escolar, pois as crianas mudam de comportamento de acordo com o meio em questo, ou seja, as crianas agem de uma maneira em casa e de outra em casa.

O psiclogo deve avaliar o comportamento das crianas de acordo com dois critrios:

A avaliao processa-se por 5 reas:


se ocupa dos comportamentos e problemas psicolgicos que a criana apresenta, observando-se condutas agressivas, desobedincia, agressividade, etc. considerada a mais importante, devendo ter em conta os aspetos positivos e os aspetos negativos, a facilidade ou dificuldade na resoluo de tarefas escolares, etc.

consiste na realizao de um exame fsico trabalhoso para conseguirem descobrir provveis problemas neurolgicos, anomalias, isto porque algumas crianas com leses cerebrais manifestam caractersticas hiperativas.

deve-se ter em ponderao o clima familiar, as relaes interpessoais, as condies da casa, a disciplina, as atitudes dos pais, etc. com a analise destes pontos o psiclogo pode reconhecer as causas e melhorar o prognstico da criana em estudo.

nesta rea quem desempenha o papel principal o professor, esta rea realizada devido ao desempenho da escola, porque existem diferenas entre as escolas, ou seja, o seu modo de funcionar varia de escola para escola, ento focam-se nas caractersticas pessoais dos professores.

As escalas de avaliao:
permitem-nos avaliar os nveis de hiperatividade das crianas, contudo estas escalas tm algumas limitaes, ou seja, por vezes as informaes fornecidas no esto de acordo com a realidade. Dentro das escalas de avaliao temos duas escalas, as escalas especficas e as escalas de contedo.

Refere-se a um questionrio de conduta escolar que realizado pelos professores e um questionrio de conduta infantil, sendo direcionado para pais

servem para avaliar os problemas comportamentais relacionados com a PHDA. Esta escala foca-se em aspetos que no tenham sido abordados antes de avaliar a PHDA, como a impulsividade, a atividade motora a distrao, etc. uma escala que se utiliza muito a avaliao autocontrolo, que avalia comportamentos de autocontrole infantil, impulsividade entre outras caractersticas hiperativas

Resumindo, a avaliao psicolgica deve baserar-se na anlise do ambiente familiar, escolar e social da criana em estudo, tendo sempre em ateno ao evoluo do seu desenvolvimento, na recolha de informao o especialista de utilizar as entrevistas e as escalas de avaliao que forneam dados sobre os comportamentos da criana, quando a recolha de informao realizada na prpria criana deve recorrer-se a testes.

Pode ser feito atravs de duas formas:

Tratamento Farmacolgico

Efeitos secundrios

Existem dois tipos de efeitos secundrios, o fsico e o psicolgico. Fsico: dores de cabea, insnias, falta de apetite, tristeza, desanimo; Psicolgicos: falta de autoestima.

Tratamento Comportamental

Para se escolher o tratamento mais adequado o tcnico deve seguir os seguintes pressupostos, primeiro deve ver as vantagens e desvantagens, de seguida fazer um balano das propostas, observar a atitude dos adultos e por ultimo encarar o problema de forma seria.

Quando se trabalha com crianas hiperativas, necessrio adequar o espao de sala de aula e as aulas a essa criana, de forma a mant-la interessada. Uma criana com PHDA tem muita dificuldade em seguir as regras definidas por isso, importante estabelecer regras na sala de aula desde cedo de forma a certificarmo-nos que teremos ordem na sala e as crianas consigam aprender. Os procedimentos utilizados pela escola so muito importantes, eles devem ser implementados desde as rotinas dirias a outras atividades que ocorram no espao escolar. Os procedimentos em questo devem ser concretos e explcitos. As atividades que os alunos realizam devem ser explcitas e seguir uma determinada ordem para que as crianas saibam os passos que tenham de seguir para a realizao das tarefas. Para que a criana com PHDA obtenha bons resultados necessrio que esta seja acompanhada e apoiada no processo de aprendizagem.

Trabalho elaborado por:

You might also like