You are on page 1of 6

Carabinas de Presso CBC Montenegro

A Carabina de presso foi um dos principais produtos da CBC fabricados nas dcadas de 70 e 80. Com o objetivo de suprir o mercado brasileiro de carabinas, em 2005 a CBC voltou a fabricar Carabinas de Presso. Projetadas e produzidas com o mesmo padro de qualidade que consagrou os produtos da CBC, as carabinas foram especialmente desenvolvidas de forma a proporcionar ao usurio carabinas precisas, potentes e seguras. As carabinas CBC so resultado do compromisso da empresa com a constante evoluo dos seus produtos e a satisfao de seus clientes. A linha CBC Montenegro composta por carabinas nos calibres 4,5 mm e 5,5 mm. O nome Montenegro uma homenagem cidade Montenegro RS, que abriga a fbrica de cartuchos e armas longas da CBC, onde so fabricadas as carabinas. As Carabinas de Presso CBC possuem um novo design, coronha em madeira de lei ou em polipropileno de alta resistncia, mola em ao inox (exceto modelo CBC Montenegro 4,5 mm), sistema de fechamento mais suave, sistema de pontaria com fibra tica e sistema de segurana acoplado ao gatilho, o que permite disparos mais precisos. Alguns modelos so equipados com luneta 4x20 ou 4x32, conforme a tabela de especificaes tcnicas. Ateno: Estas carabinas no foram desenvolvidas para o uso em competies esportivas de tiro, sendo indicadas para o lazer e para a iniciao do tiro esportivo.

Importante: CARABINAS DE PRESSO NO SO ARMAS DE FOGO. De acordo com a portaria n 36-DMB, de 9 de dezembro de 1999, armas de presso por ao de mola, com calibre igual ou inferior a 6 mm, no so armas de fogo. Portanto: - No necessitam de registro para sua aquisio, sendo a sua venda permitida a maiores de 18 anos; - No necessitam de guia de trfico para transporte e deslocamento. Procure sempre levar junto com sua carabina a nota fiscal do produto.

F18 Montenegro

F18 Montenegro F18 Montenegro Standard Super

F22 Montenegro Standard

F22 Montenegro F22 Montenegro Super

AS Carabinas de Presso CBC Montenegro possuem um sistema de trava de segurana (fig. 02) que atua diretamente sobre o desconector e acionado automaticamente sempre que a carabina for engatilhada, garantindo assim maior segurana durante sua utilizao.
FIG.02

Nunca aponte a carabina para as pessoas, mesmo que esteja descarregada. Somente aponte sua carabina para uma direo segura. Somente municie sua carabina quando for utiliz-la. Somente deixa a trava de segurana na posio de tiro (destravada) quando for disparar. Somente ponha o dedo no gatilho no momento do disparo. Armazene sua carabina desmuniciada, com a trava de segurana acionada (travada) e fora do alcance de crianas e pessoas no autorizadas. Armazene os chumbinhos separadamente da carabina. Carabina de presso no brinquedo, pode ser letal ou ocasionar srias leses se houver mau uso ou descuido.

INSTRUES PARA MUNICIAR, ARMAR E ATIRAR ATENO:Siga somente as instrues de armar, municiar e atirar. O uso indevido do produto implicar na perda da garantia. Com o cano voltado para uma direo segura, abra-o sem engatilhar (mantendo o dedo fora do gatilho) (fig. 03.a). Introduza totalmente o chumbinho na cmara da carabina, mantendo a cabea (parte slida) para frente (fig. 03.b). Mantendo o cano voltado para uma direo segura, agarre-o firmemente logo atrs da massa de mira e dobre-o para baixo e para trs at o seu curso total (fig. 03.c), tomando cuidado para que o cano no escape da sua mo durante o curso de engatilhamento, pois isso pode entort-lo. Mantenha seus dedos longe das articulaes e/ ou boca do cano ao engatilhar ou fechar o cano da carabina (fig. 04). A trava de segurana ser acionada automticamente para a posio ON (TRAVADA).

FIG.03.a

FIG.03.b

FIG.03.c

FIG.04

prefervel que o desmuniciamento da carabina seja feito disparando o chumbinho em um alvo seguro. Caso isto no seja possvel, proceda da seguinte forma: 1. 2. 3. 4. 5. Trave a carabina. Abra o cano. Retire o chumbinho da cmara introduzindo uma haste de limpeza pela boca do cano. Repita os itens 3, 4 e 5 do item INSTRUES PARA MUNICIAR, ARMAR E ATIRAR para aliviar a tenso da mola de ao. Nunca guarde sua carabina engatilhada, garantindo assim maior vida til da mola de ao.

As Carabinas de CBC Presso Montenegro so equipadas com aparelho de pontaria composto de massa de mira fixa protegida com tnel e ala de mira com regulagem micromtrica vertical e lateral, ambas dotadas de fibra tica. As carabinas so fornecidas com sistema de mira regulado para uma distncia de 10m, caso seja necessrio corrigir ou alterar essa regulagem proceda da seguinte forma: AJUSTE DE ELEVAO: Levante a ala de mira para elevar o ponto de impacto. Para baixar o ponto de impacto baixe a ala de mira. Para levantar a ala de mira gire o parafuso de elevao sentido horrio e para baix-la gire no sentido anti-horrio. AJUSTE LATERAL: A ala deve ser deslocada no mesmo sentido em que se deseja deslocar o ponto de impacto. Assim, para deslocar o ponto de impacto para a direita gire o parafuso de correo lateral no sentido horrio e para correo a esquerda gire no sentido anti-horrio. Lembrete: Mova a ala de mira para a mesma direo em que gostaria que o tiro se movesse. Por exemplo, se o ponto de impacto ficar abaixo e esquerda do ponto visado, mova a ala de mira para cima e para direita. - VISADA DO ALVO Para realizar a visada, nivele o ponto vermelho da massa de mira entre os dois pontos verdes da ala de mira, feito isso, posicione o sistema de mira mantendo-o nivelado, de modo que a massa de mira fique tangente base do alvo. Para o correto posicionamento do aparelho de pontaria, a imagem que o atirador deve visualizar deve ser a mostrada fig.07.
FIG. 06

As Carabinas de Presso CBC Montenegro foram especialmente desenvolvidas para o lazer e para iniciao do tiro esportivo, no sendo indicada para competies. De acordo com as normas internacionais de desempenho para este produto, a distncia mxima encontrada entre os centros de impacto mais distantes deve ser de 38 mm, em uma srie de 5 disparos a uma distncia de 10 metros da boca do cano at o alvo.

As partes metlicas expostas (cano, cilindro, cabeas de parafuso, etc.) recebem acabamento de oxidao negra e devem ser limpas depois de manuseadas para evitar ferrugem. Use um pano macio levemente lubrificado com leo protetivo anticorrosivo sinttico. As articulaes cano/cilindro, eixo da alavanca, etc., devem ser levemente lubrificadas com leo protetivo anticorrosivo sinttico, facilmente encontrado em casas de caa e pesca e ou de ferragens (fig. 10). NUNCA limpe a carabina quando a mesma estiver carregada e certifique-se de que a trava de segurana est acionada. AVISO: Nunca use leo vegetal (como os de cozinha) para lubrificar a carabina. Proteja-a da umidade e da sujeira. Nunca armazene uma carabina carregada ou engatilhada. Para retirar o chumbinho observe os passos do item desmuniciamento da carabina e trave a arma antes de guard-la. Armazene os chumbinhos separadamente da carabina e mantenha longe de crianas e pessoas no autorizadas. A exposio das partes metlicas produtos qumicos pode causar reaes que danificam o acabamento da arma.

A Carabina de Presso CBC Montenegro fabricada sob o rigoroso controle de qualidade e submetida a inmeros testes de funcionamento e disparo, o que nos permite oferecer aos nossos consumidores garantia contra defeitos de fabricao pelo prazo de 01 ano aps a data da compra. Esta Carabina de Presso garantida pela COMPANHIA BRASILEIRA DE CARTUCHOS, pelo prazo acima informado, nas condies aqui descritas: Toda pea que apresentar defeito de fabricao, ser substituda na REDE DE ASSISTNCIA TCNICA AUTORIZADA CBC sem custo algum para o proprietrio, desde que a arma tenha sido utilizada de acordo com este Informativo Tcnico. A GARANTIA NO TER VALIDADE CASO A CARABINA: Tenha problemas causados por adaptaes, alteraes e ajustes feitos por pessoas no autorizadas pela CBC. Sofra maus tratos, acidentes, quedas, sinistros, ataques de pragas, descuido, limpeza e manuteno em desacordo com as instrues passadas pela CBC e exposio intemprie, umidade e maresia. Durante e aps o termino do perodo de garantia do produto, utilize os servios da REDE DE ASSISTNCIA TCNICA AUTORIZADA CBC.

Carabinas Montenegro Adventure


Mais fcil de engatilhar, as Carabinas de Presso Montenegro Adventure so mais leves, compactas e silenciosas. Ideais para iniciao de jovens no tiro esportivo e para o lazer. Disponvel no calibre 4,5 mm.

Carabinas CBC Montenegro


A linha CBC Montenegro composta por carabinas nos calibres 4,5 mm e 5,5 mm com novo design.

Carabina CBC Montenegro Standard. Com coronha em polipropileno. Disponvel nos calibres 4,5mm e 5,5mm.

Carabina CBC Montenegro. Com coronha em madeira de lei. Disponvel no calibre 4,5mm. Acompanha luneta 4x20.

Carabina CBC F22 Montenegro. Calibre 5,5mm. Coronha em madeira de lei. Acompanha bandoleira.

Carabina CBC Montenegro Super. Com coronha em madeira de lei. Disponvel nos calibres 4,5mm e 5,5mm. Acompanha luneta 4x32.

30000839 - rev. 01

You might also like