You are on page 1of 12

LEGISLAO PENAL ESPECIAL PROFESSORA SOLANGE DE OLIVEIRA RAMOS1

Comentrios Lei de Execues Penais

Material didtico

Mestre em Direito. Professora de Direito Penal e Direito Internacional do Curso de Direito das Faculdades Integradas HELIO ALONSO FACHA. Professora de Direito Penal, Direito Processual Penal e Direitos Humanos em Cursos Preparatrios, cursos de Graduao e Ps graduao em Direito.

Comentrios lei de execuo penal Lei 7.210/84 Execuo da pena Art. 1 da LEP A execuo penal tem por objetivo efetivar as disposies de sentena ou deciso criminal e proporcionar condies para a harmnica integrao social do condenado e do internado. Smula n 611 - STF: Transitada em julgado a sentena condenatria, compete ao juzo das execues a aplicao de lei mais benigna. - Preveno especial - Retribuio - RESSOCIALIZAO A execuo penal predominantemente jurisdicional (o juiz decide os conflitos da execuo, salvo quando conflito de menor abrangncia, v. g. horrio de sol, dia de visita, que sero decididas pela autoridade administrativa). Mesmo quando decidido pela autoridade administrativa, o juiz pode ser provocado para corrigir a deciso administrativa. Princpios 1. Principio da legalidade Art. 3 Ao condenado e ao internado sero assegurados todos os direitos no atingidos pela sentena ou pela lei. 2. Principio da igualdade Art. 3 Pargrafo nico. No haver qualquer distino de natureza racial, social, religiosa ou poltica. 3. Principio da personalidade da pena Art. 5 Os condenados sero classificados, segundo os seus antecedentes e personalidade, para orientar a individualizao da execuo penal. A Classificao feita pela comisso tcnica de classificao (CTC) que possui como atribuio, aps a lei 10.792/03, individualizar a execuo da pena privativa de liberdade.

OBS: O preso tem o direito de ser chamado pelo nome. Portanto, esta classificao serve para individualizar a pena e no numerar ou rotular ningum.

4) principio da jurisdicionalidade

5) Principio da ressocializao Art. 11. A assistncia ser: I - material; II - sade; III -jurdica; IV - educacional; V - social; VI - religiosa. Art. 23. Incumbe ao servio de assistncia social: VII - orientar e amparar, quando necessrio, a famlia do preso, do internado e da vtima. 6) principio da Devido Processo Legal 7) Principio da Humanidade ou humanizao das penas

Competncia para a execuo penal A competncia do juiz da execuo penal inicia-se com o transito em julgado. H que se distinguir o inicio da execuo penal, que se da com a priso e a conseqente expedio de guia de recolhimento, e o inicio da competncia do juiz da execuo, que se d com o trnsito em julgado da sentena. Execuo provisria Art. 2, Pargrafo nico. Esta Lei aplicar-se- igualmente ao preso provisrio e ao condenado pela Justia Eleitoral ou Militar, quando recolhido a estabelecimento sujeito jurisdio ordinria. A progresso de regime e a execuo provisria Smula n 716 - STF - Admite-se a progresso de regime de cumprimento da pena ou a aplicao imediata de regime menos severo nela determinada, antes do trnsito em julgado da sentena condenatria. A maioria dos doutrinadores entende que, para haver a progresso de regime na execuo provisria da pena, deve ter havido pelo menos o trnsito em julgado para a acusao.

Smula n 717 - STF - No impede a progresso de regime de execuo da pena, fixada em sentena no transitada em julgado, o fato de o ru se encontrar em priso especial. Sursis e penas restritivas de direitos So acompanhadas pelo juiz da execuo do domicilio de reeducando.

Pena de multa competente o juzo da condenao. Foro privilegiado O tribunal competente ir acompanhar a execuo da pena. Estatuto jurdico do preso - Deveres Art. 39. Constituem deveres do condenado: (rol taxativo) I - comportamento disciplinado e cumprimento fiel da sentena; II - obedincia ao servidor e respeito a qualquer pessoa com quem deva relacionar-se; III - urbanidade e respeito no trato com os demais condenados; IV - conduta oposta aos movimentos individuais ou coletivos de fuga ou de subverso ordem ou disciplina; V - execuo do trabalho, das tarefas e das ordens recebidas; VI - submisso sano disciplinar imposta; VII - indenizao vitima ou aos seus sucessores; VIII - indenizao ao Estado, quando possvel, das despesas realizadas com a sua manuteno, mediante desconto proporcional da remunerao do trabalho; IX - higiene pessoal e asseio da cela ou alojamento; X - conservao dos objetos de uso pessoal. Pargrafo nico. Aplica-se ao preso provisrio, no que couber, o disposto neste artigo. Estatuto jurdico do preso - Direitos Art. 41 - Constituem direitos do preso: (numerus apertus) I - alimentao suficiente e vesturio; II - atribuio de trabalho e sua remunerao; III - Previdncia Social; IV - constituio de peclio; V - proporcionalidade na distribuio do tempo para o trabalho, o descanso e a recreao; VI - exerccio das atividades profissionais, intelectuais, artsticas e desportivas anteriores, desde que compatveis com a execuo da pena; VII - assistncia material, sade, jurdica, educacional, social e religiosa;

VIII - proteo contra qualquer forma de sensacionalismo; IX - entrevista pessoal e reservada com o advogado; X - visita do cnjuge, da companheira, de parentes e amigos em dias determinados; XI - chamamento nominal; XII - igualdade de tratamento salvo quanto s exigncias da individualizao da pena; XIII - audincia especial com o diretor do estabelecimento; XIV - representao e petio a qualquer autoridade, em defesa de direito; XV - contato com o mundo exterior por meio de correspondncia escrita, da leitura e de outros meios de informao que no comprometam a moral e os bons costumes. NOVO: ATENO: XVI atestado de pena a cumprir, emitido anualmente, sob pena da responsabilidade da autoridade judiciria competente. (Includo pela Lei n 10.713, de 13.8.2003) Pargrafo nico. Os direitos previstos nos incisos V, X e XV podero ser suspensos ou restringidos mediante ato motivado do diretor do estabelecimento. Suspenso dos direitos polticos Somente os presos definitivos tem seus direitos polticos suspensos. Para uma parcela da doutrina, s tero seus direitos polticos suspensos, aqueles que apresentam execuo de pena incompatvel com o exerccio poltico ( Rui Stoco). Outro posicionamento, sustenta que o condenado no ter seus direitos polticos suspensos, pois a suspenso efeito da condenao e no a execuo (STF) REGIME DISCIPLINAR DIFERENCIADO (RDD) Conceito: a mais nova e drstica sano disciplinar - art 53, V da LEP, includo pela lei 10.792/03. Alguns estudiosos constitucionalistas, sustentam que o regime disciplinar diferenciado (RDD) inconstitucional, pois fere o principio da humanidade, em razo de ser considerada pena cruel e degradante. Art. 53. Constituem sanes disciplinares: I - advertncia verbal; (Diretor do estabelecimento) II - repreenso; (Diretor do estabelecimento) III - suspenso ou restrio de direitos (Diretor do estabelecimento) IV - isolamento na prpria cela, ou em local adequado, nos estabelecimentos que possuam alojamento coletivo, observado o disposto no artigo 88 desta Lei. (Diretor do estabelecimento) V - incluso no regime disciplinar diferenciado. (Somente o juiz pode determinar a incluso no RDD)

Este rol destaca sanes gradativas. O Diretor do estabelecimento (ou o juiz no caso de RDD) ao aplicar a penalidade, deve utilizar a sano que mais se adqua ao sentido de reprimenda falta disciplinas.

Regime Disciplinar Diferenciado: Caractersticas Art. 52. A prtica de fato previsto como crime doloso constitui falta grave e, quando ocasione subverso da ordem ou disciplina internas, sujeita o preso provisrio, ou condenado,sem prejuzo da sano penal, ao regime disciplinar diferenciado, com as seguintes caractersticas: I - durao mxima de trezentos e sessenta dias, sem prejuzo de repetio da sano por nova falta grave de mesma espcie, at o limite de um sexto da pena aplicada; II - recolhimento em cela individual; III - visitas semanais de duas pessoas, sem contar as crianas, com durao de duas horas; IV - o preso ter direito sada da cela por 2 horas dirias para banho de sol. 1o O regime disciplinar diferenciado tambm poder abrigar presos provisrios ou condenados, nacionais ou estrangeiros, que apresentem alto risco para a ordem e a segurana do estabelecimento penal ou da sociedade. (criticado: direito penal do autor) 2o Estar igualmente sujeito ao regime disciplinar diferenciado o preso provisrio ou o condenado sob o qual recaiam fundadas suspeitas (criticado) de envolvimento ou participao,a qualquer ttulo, em organizaes criminosas, quadrilha ou bando.

Indagaes relativas ao art.52 :

1. Durao mxima de 360 dias com reincidncia de 1/6 da pena aplicada, pode reincidir novamente? a) Primeira corrente: poder voltar para cumprir 1/6 da pena novamente. b) Segunda corrente: poder voltar, desde que a soma de RDDs respeite o 1/6 da pena. C) Terceira corrente: admite apenas uma reincidncia. 2) O RDD cumprido em cela individual, sendo vedada a cela escura e/ou cela insalubre. 3) Visita semanal de 2 pessoas, sem contar as crianas, com durao de duas horas. a) primeira corrente: as crianas esto liberadas. b) segunda corrente: criana no pode visitar preso em RDD. .

4) Cabe RDD para crime preterdoloso, quando h subverso da ordem ou disciplina internas? O STJ d um tratamento ao preterdolo como crime culposo, no sendo possvel, desta forma, a aplicao do RDD para crime preterdoloso. Rogrio Sanches critica esta posio do STJ, pois afirma que, o crime preterdoloso, um crime DOLOSO QUALIFICADO pelo resultado, logo, podendo ser alcanado pelo RDD. 5) O juiz pode impor o RDD de oficio? NO. A imposio de RDD se d a requerimento do diretor da penitenciaria ou outra autoridade administrativa. 6) O Ministrio Pblico pode requerer RDD? Sim, em conformidade com o art. 68, II, "a". A imposio do RDD deve observar o princpio do devido processo legal, consoante dico do art. 54 2. 7) possvel RDD preventivo? A disposio do art. 60. confere a possibilidade de imposio preventiva, determinada pelo juiz , afastada atribuio para a autoridade administrativa. Da mesma forma, ao RDD preventivo admitido o instituto da detrao, conforme pargrafo nico do art.60, ou seja, o tempo de cumprimento do RDD preventivo ser computado no RDD definitivo.

Sistemas de execuo da pena privativa de liberdade So trs os sistemas, a saber: 1) Sistema Filadlfia - O condenado cumpre a pena integralmente na cela (isolado) 2) Sistema Auburn (silent system) - O condenado, durante o dia, trabalha com os demais (em silencio) e, noite, recolhe-se a cela (cumpre isoladamente). 3) Sistema progressivo (ou ingls) Inicia o cumprimento a pena em cela isolada integralmente; a seguir, durante o dia trabalha e, noite, recolhe-se cela e, em terceiro momento, a liberdade condicional. Fixao do regime inicial de cumprimento de pena. 1) Tipo de pena A) Recluso - Fechado - superior a 8 anos -Semi-aberto superior a 4 anos e inferior a 8 anos, desde que no reincidente (quando o regime ser fechado)

- Aberto - igual ou inferior a 4 anos, desde que no reincidente (quando o regime ser fechado)

B) Deteno A deteno no pode INICIAR no regime fechado, porm, poder ser cumprido no regime fechado, se houver regresso.

Art.112 LEP - Progresso de regime O incidente de progresso pode ser instaurado: 1. Mediante requerimento do preso 2. Requerimento do advogado 3. Requerimento do MP 4. De oficio pelo juiz Requisitos da progresso: A) Transito em julgado: Sumulas 716 e 717 STF - cabe progresso em execuo provisria. B) 1/6 cumprido no regime anterior C) Bom comportamento D) Oitiva do MP Se o crime for contra a administrao publica: E) Ressarcimento ao errio (art. 33 4. CP) OBS: a lei 10.792/03 aboliu o exame criminolgico ainda dispensando manifestao da CTC. . F) Progresso do Semi-aberto para o Aberto, alm dos requisitos acima, os requisitos elencados nos arts 113, 114 e 115 da Lei de Execues Penais. OBS: (1) No existe progresso por saltos: Dever percorrer a seqncia fechado semi-aberto e aberto. No e possvel ir do fechado para o aberto. (ainda que, por vezes, admitido pelo STJ . (2) O art. 117 - priso domiciliar - somente cabe como alternativa para o regime aberto e no para o fechado ou semi-aberto, respeitadas as hipteses previstas em lei. Em caso de doena, jurisprudencialmente, admitida a priso domiciliar, ainda que submetido ao regime fechado ou semi-aberto.

Regresso A regresso em saltos possvel, ou seja, regredir do regime aberto direto para o regime fechado, sem cumprir o semi-aberto, de acordo com o art. 118. E possvel regresso preventiva? A maioria da doutrina admite a regressa cautelar. Autorizao de sada Gnero que possui duas espcies: 1. Permisso de sada: dirigida aos condenados em regime fechado e semiaberto, bem como aos provisrios, por motivo de falecimento ou tratamento mdico, mediante escolta. O Diretor do estabelecimento prisional ser a autoridade competente para autorizar esta espcie de sada e, caso seja negado, a autoridade judicial ser competente. 2. Sada temporria: dirigida aos condenados em regime semi-aberto, afastada a possibilidade de aplicao ao preso provisrio ou quele em regime fechado, realizado sem vigilncia direta, nas hipteses seguintes:. I - visita a famlia II - Curso III - atividades ressocializadoras A autorizao concedida pelo juiz, ouvidos o MP e a administrao previdenciria, cumpridos os requisitos referentes ao comportamento, ao cumprimento de pena (1/6 da pena, se primrio, ou 1/4, se reincidente) e, ainda, quanto compatibilidade do beneficio com os objetivos da pena. Livramento condicional Trata-se de um incidente de execuo penal, considerada como liberdade antecipada de forma condicional. Veja,a seguir, sobre os dois institutos: Livramento condicional sursis Pressupe cumprimento parcial da Suspende o cumprimento da pena pena privativa de liberdade privativa de liberdade Perodo de prova (pena a cumprir) Perodo de prova: 2 a 4 anos Exceo: 4 a 6 anos Concedido durante a execuo, Concedido quando da sentena, cabvel agravo em execuo cabvel apelao Direito subjetivo Direito subjetivo

Requisitos do livramento condicional A) objetivos - Pena imposta + reparao do dano A.1) Pena privativa de liberdade (recluso, deteno e priso simples) A.2) Pena igual ou superior a 2 anos* A.3) Cumprimento de parcela da pena - 1/3 da pena se no for reincidente e de bons antecedentes. - 1/2 da pena se reincidente em crime doloso - 2/3 da pena se hediondo, desde que no seja reincidente especifico. Reincidente especifico 1. Primeira corrente: aquele que praticar dois ou mais crimes idnticos. 2. Segunda corrente: quem pratica dois crimes hediondos, ainda que diferentes. Esta a corrente MAJORITARIA. Condenado primrio, porm de maus antecedentes 1. Posio defendida por Mirabete: o portador de maus antecedentes deve ser equiparado reincidente e dever cumprir 1/2 da pena. 2. Posio da maior parte dos doutrinadores: aplica-se a norma mais benfica, devendo cumprir 1/3 da pena. A.4) Reparao do dano (Salvo impossibilidade de faz-lo)

B) Subjetivos

Os 4 requisitos so cumulativos

B.1) Comportamento carcerrio satisfatrio B.2) Bom desempenho trabalho B.3) Aptido para o trabalho B.4) Ausncia de periculosidade - no ha mais exame criminolgico. O juiz determina a criminalidade pelo exame dos autos. Processamento do livramento condicional - O juiz, antes de decidir, ouve o Ministrio Pblico. A lei 10.792 dispensou a oitiva do conselho penitencirio (art.132 Lei de Execues Penais)

Revogao do livramento condicional: 1) Obrigatria 1.1) Condenado definitivamente por crime praticado durante a vigncia do beneficio. Conseqncias: A) No cabe mais livramento para o crime revogado, s para o novo. B) No se computa como pena cumprida, o tempo de livramento condicional. C) No se permite a soma de penas antiga e nova, para a concesso de novo livramento. 1.2) Condenado definitivamente por crime praticado antes da vigncia do beneficio. Conseqncias diversas das acima: A) cabe renovao do livramento, ate em relao ao crime anterior. B) Liberdade computada como pena cumprida C) permite soma de penas 2) Facultativa: 2.1. Descumprir as condies. 2.2. Condenado definitivamente, por crime ou contraveno, desde que a pena no seja privativa de liberdade. CUIDADO: quando houver condenao por contraveno penal com pena privativa de liberdade, no gera revogao obrigatria ou facultativa. (omisso legislativa que o interprete no pode suprir) Remio (resgate) Art. 126 LEP - somente em regime fechado ou semi-aberto (no cabimento em regime aberto). Remio o resgate de parte da pena pelo trabalho carcerrio. Quanto natureza do trabalho do preso Para Mirabete, tem natureza hbrida, porque direito e dever. Posio prevalente. A Constituio Federal probe o trabalho forcado, portanto, o trabalho do preso uma faculdade que gera bnus. Art. 126 1. da LEP: para cada 3 dias de trabalho, o preso descontar 1 dia de cumprimento de pena. Tem sido admitida, jurisprudencialmente, a remio pelo estudo.

Quanto remio ficta, quando o trabalho, por ser um direito, no dado ao preso, seria considerada hiptese de remio ficta, a doutrina e a jurisprudncia no tem admitido. ausncia de trabalho possibilitar a remio ficta? Smula vinculante 09 do STF, alterou o art. 127 da LEP, determinou que o condenado que comete falta grave perde todos os dias remidos, inclusive os homologados pelo juiz.

Smulas 716 e 717 STF provisrios

destacam o cabimento da remio aos presos

NO cabe remio, quando da sentena absolutria Imprpria, quando aplicvel medida de segurana, eis que no pena. Agravo em execuo Recurso cabvel contra deciso dentro da execuo penal, apos a alterao dada pela lei 7210/84, posto que, anteriormente, as decises no curso da execuo desafiava Recurso em Sentido Estrito. Smula 700 STF - prazo de 05 dias para interposio do agravo contra a deciso do juiz da execuo. Em regra, o agravo em execuo s cabe em efeito devolutivo, salvo o art. 179 LEP, quando o Ministrio Pblico recorrer da deciso de desinternao em medida de segurana, pois a lei exige trnsito em julgado. . Para dar efeito suspensivo ao agravo em execuo, cabe mandado de segurana.

You might also like