You are on page 1of 3

Qual a cara do Brasil ?

A atividade do Instituto Brasil-Itlia de Milo


A cultura e a arte trazem consigo a possibilidade de suscitar e criar os sentimentos e as emoes humanas. Suas aes espaceam em um campo incomensurvel que vai do privado ao pblico, do popular ao erudito, do infantil ao adulto, do nacional ao internacional, da simplicidade complexidade. Essa abrangncia de ao no impede a sua presena ativa e concreta no tempo e no espao social. A visibilidade de seus reflexos saltam aos olhos no dia-a-dia de cada um, de toda comunidade, de qualquer pas. As manifestaes culturais e artsticas podem ser entendidas como aes fundamentais no processo formativo dos ndivduos e dos povos, pois que incorporam em si os conceitos democrticos de cidadania e de incluso social. O acesso de modo livre arte e cultura pode ser um fator importante para a autoestima do cidado, para a projeo de uma nao.1 Neste sentido, a cultura e a arte tem um papel dentro da poltica de um Estado, no somente ao interno das fronteiras nacionais, mas tambm ao externo, no interior de outros pases. No plano institucional ela se concretiza atravs de diversos agentes e de diversos instrumentos: ministrios, universidades, institutos e centros culturais, fundaes, acordos, convnios, promoes. O objetivo deste artigo analisar a atividade recente de um desses agentes: o Instituto Cultural Brasil-Itlia de Milo (IBRIT). Ao faz-lo, pretende-se mais problematizar o prprio conceito de cultura aplicado a um estudo de caso do que relatar a srie de eventos realizados nos ltimos sete anos, sem deixar, contudo, de mencion-los. Pretende-se tambm abrir uma janela crtica reflexo da poltica cultural do Estado brasileiro no exterior, realidade cultural das comunidades de imigrantes brasileiros, s reais possibilidades de acesso do cidado brasileiro residente fora pas ao panorama cultural do Brasil atual e em que modo uma poltica cultural poderia ser compartilhada entre o Estado brasileiro, atravs dos seus representantes institucionais (Itamaraty, Minc, Mec), e os brasileiros no mundo afora. O tema amplo e o espao pequeno. Mas nem por isso deve ser eludido.

Ricardo Ribenboim, Cultura e responsabilidade social in Polticas Culturais, vol I, Leonardo Brant (org) Manole, Barueri, SP, 2003.

O IBRIT: um pouco de histria


O IBRIT foi fundado em 1997 pelo Consulado Geral de Milo. Substituia o antigo centro cultural criado em 1962 e fechado durante o governo Collor. A inteno era criar uma associao privada italiana, com carter jurdico independente do Estado Brasileiro, que pudesse atuar na captao de recursos financeiros no mercado italiano e, portanto, tornar-se autnomo financeiramente da Unio. A criao dos Institutos era uma poltica global de privatizao do governo brasileiro. Vrios centros de estudos foram transformados em Institutos e Fundaes, principalmente na Amrica Latina. Na verdade, at 2003, o IBRIT dependia quase que exclusivamente dos recursos enviados pelo governo brasileiro, ou seja, 77% da sua renda provinha do dinheiro pblico. Existia uma situao de escassa participao da comunidade de imigrantes e de total dependncia financeira do Itamaraty. O Instituto teve que recorrer algumas vezes a Braslia para fechar suas contas. Em Abril de 2003 o IBRIT estava paralisado e sem perspectivas de assinar um novo Convnio pois as prestaes de contas de 2002 estavam, desde Agosto, atrasadas. Alm do problema administrativo havia sobretudo um problema de viso conceitual. Por um lado, o IBRIT ignorava a existncia um campo cultural em expanso de msicos populares e eruditos, capoeiristas, fotgrafos, bailarinos, artistas plsticos brasileiros, professores que residiam na Itlia e que cumpriam uma funo importante de divulgao do Brasil, principalmente da denominada cultura popular. Este campo cultural tinha contato direto com a comunidade brasileira, que com os anos aumentava, e mantinha uma relao dinmica com o campo cultural italiano, onde atuava e reivindicava a sua prpria legitimidade cultural.2 Os representantes desse campo cultural de imigrantes propuseram-se diante dos associados do IBRIT e do Itamaraty e foram eleitos direo do Instituto. Por outro lado, o IBRIT no conseguia estabelecer uma ponte com as vrias vertentes artsticas e culturais que emergiam na sociedade brasileira, privilegiando principalmente alguns setores ligados ao Design. Com essa afirmao no se quer desmerecer a importncia que teve a organizao das vrias edies da Mostra Brasil faz Design, durante o prestigioso Salo do Mvel em Milo, onde diversos talentos do design brasileiro revelaram-se e construram uma relao com um mercado vanguarda mundial do setor. O que se quer reforar o conceito que as novas contigncias exigiam
2

Pierre Bourdieu, Campo Intelectual e projeto Criador, in Problemas do Estruturalismo (vrios), Zahar Editores, Rio de Janeiro, 1968.

do Instituto processos pluralsticos de negociaes com os vrios agentes que surgiam, indagando sobre novos espaos de trocas entre novas identidades em uma arena poltica onde interesses diversos dialogavam e se contrapunham. 3 Era insuficiente tambm uma viso de diplomacia cultural que valorizava somente o aspecto de representao. Essa viso quase sempre revelava uma imposio passada atravs de uma sociabilidade artificial, o rumor dos sales dos coquetis, em detrimento do contedo simblico potente da reciprocidade pacfica entre culturas. Faltava uma viso mais estritamente diplomtica, o saber ouvir os vrios sons que porventura venham do outro lado, como uma das funes essenciais para a ao cultural do Instituto. 4

Roberto Malighetti, Le magie della cultura, in Sviluppo e Organizzazione, Janeiro-Fevereiro 2004, n 201, pag 2627. 4 Edgar Telles Ribeiro, Diplomacia Cultural: seu papel na Poltica Externa Brasileira, Fundao Alexandre Gusmo, Braslia, 1989.

You might also like