You are on page 1of 17

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES 1.

Ao receber a ordem do fiscal de sala, confira este caderno com muita ateno, pois nenhuma reclamao sobre o total de questes e/ou falhas na impresso ser aceita depois de iniciada a prova. 2. Carto de respostas: a) Tem, obrigatoriamente, de ser assinado e no poder ser substitudo, portanto, no o rasure nem o amasse: b) Marque, no carto de respostas, para cada item: o campo designado com o cdigo C, caso julgue o item certo; ou o campo designado com o cdigo E, caso julgue o item errado. A ausncia de marcao ou a marcao de ambos os campos no sero apenadas, ou seja, no recebero pontuao negativa. c) No carto de respostas, a marcao das letras correspondentes s respostas deve ser feita cobrindo a letra e preenchendo todo o espao do campo, de forma continua e densa. A leitora tica sensvel a marcas escuras; portanto, preencha fortemente os campos de marcao completamente, veja o exemplo:

d) Reserve os trinta (30) minutos finais para marcar seu carto de respostas. 3. Durao da prova: 5 horas, includo o tempo para o preenchimento do carto de respostas.

4. Ser eliminado o candidato que: a) Se utilizar, durante a realizao das provas, de mquinas e/ou relgios de calcular, bem como de rdios gravadores, headphones, telefones celulares ou fontes de consulta de qualquer espcie; b) Se ausentar da sala em que se realizam as provas levando consigo o caderno de questes e/ou o carto de respostas; c) Se recusar a entregar o caderno de questes e/ou o carto de resposta quando terminar o tempo estabelecido. BOA PROVA!

10

13

16

19

22

25

28

Bandos de homens armados perpetram anualmente 450 roubos a bancos e carros-fortes no Brasil. Tais episdios pem em risco a vida de clientes, agentes de segurana e policiais, mas o prejuzo financeiro relativamente pequeno para as instituies. Para os bancos, a maior ameaa est embutida nos servios prestados pela Internet ou por outros meios eletrnicos. As perdas resultantes de assaltos so de 50 milhes de reais anuais. J os crimes cujas armas so os computadores devem, em 2010, ser responsveis por perdas de 900 milhes de reais, dezoito vezes mais que nos assaltos convencionais. Os crimes eletrnicos proliferam porque oferecem pouco risco aos bandidos, e as autoridades tm dificuldade de puni-los. O Cdigo Penal no prev os crimes virtuais. Quando so presos, os criminosos respondem geralmente por estelionato, cuja pena mxima de cinco anos de cadeia. Se fossem condenados por assalto a banco, eles poderiam ser punidos com at quinze anos de priso. Por causa dessas vantagens, h de 100 a 150 quadrilhas virtuais em atividade no pas. Para reverter esse quadro, a Federao Brasileira de Bancos tenta convencer o Congresso Nacional a criar uma legislao especfica para punir os delitos eletrnicos, semelhante quela adotada h nove anos pela Unio Europeia.
Andr Vargas. Assalto.com.br. In: Veja, 24/11/2010 (com adaptaes).

Julgue os itens de 5 a 11, relativos estrutura lingustica do texto. 5. A conjuno mas (l.4) poderia ser substituda, no texto, sem afetar o sentido ou a correo gramatical deste, por todavia ou por entretanto.

Comentrio: correto! uma conjuno coordenativa adversativa, assim como as duas propostas pela questo! 6. O pronome cujas (l.10) poderia ser substitudo por onde, sem que houvesse prejuzo semntico ou sinttico para o texto.

Comentrio: errado! No troque seu cujo por nada! Principalmente pela palavra onde, pois ele faz referncia exclusivamente a lugar. 7. O vocbulo perpetram (l.1) poderia ser substitudo por cometem, sem que isso acarretasse prejuzo semntico ou sinttico ao texto. sinnimo

Comentrio: correto! Perpetrar dicionarizado do termo cometer. 8.

Na linha 3, a substituio da forma verbal pem por oferecem no acarretaria erro ao texto, desde que tambm se substitusse a expresso risco a vida de por risco vida a.

Com base nas ideias do texto, julgue os itens a seguir. 1. Afirma-se, no texto, que os crimes eletrnicos ocorrem cada vez mais amide, porque a falta de legislao especfica favorece os bandidos.

Comentrio: errado! Tais episdios oferecem em risco vida a clientes. A questo no disse que mexeria na preposio em. Ficou estranho pacas! 9. Na linha 9, a forma verbal so est no plural porque concorda com o nome crimes.

Comentrio: questo correta! O sentido de amide frequentemente. Pela interpretao das primeiras linhas do texto, compreende-se que essa relao verdadeira. 2. Infere-se do texto que, embora seja uma das mais avanadas e democrticas do mundo, a legislao brasileira no tem acompanhado o avano do crime virtual no pas.

Comentrio: errado! Concorda com o termo perdas! Pelo amor de Deus! 10. A retirada da vrgula logo aps o vocbulo presos (l.17) acarretaria, segundo a prescrio normativa, erro gramatical ao texto. Comentrio: correto! Se a vrgula fosse retirada, a orao adverbial que foi deslocada do final para o incio do texto ficaria sem sinalizao. 11. O uso do acento grave no pronome quela (l.27) obrigatrio. Comentrio: correto! A palavra semelhante possui termo complementar regido pela preposio a que, ao somar-se com o pronome aquela, gera acento grave.

Comentrio: questo errada! O texto no permite entender que a legislao brasileira seja uma das mais avanadas e democrticas do mundo. 3. De acordo com o texto, os assaltos mo armada so menos nocivos populao e aos bancos do que os assaltos eletrnicos.

Comentrio: o texto no estabelece uma relao de comparao entre as duas formas de assalto, dizendo que uma mais nociva do que a outra. So nocivas da mesma maneira. 4. Segundo o texto, o risco de uma pessoa ser vtima de assalto na Internet maior do que o de ela ser assaltada em uma agncia bancria.

Comentrio: essa informao no est presente no texto. H apenas meno ao fato de o crime virtual apresentar um aumento em sua frequncia.

Texto para os itens de 12 a 22


1

10

13

16

19

22

25

28

31

34

37

No Brasil, um exame, ainda que superficial, da questo da segurana pblica revela que h um crescimento contnuo da criminalidade e da violncia, principalmente nas regies metropolitanas e nas periferias das grandes cidades do pas, e que o sistema judicirio e, em particular, a polcia tm-se mostrado ineficazes para o enfrentamento da questo. Especialmente nas reas urbanas do pas, a sensao de medo e insegurana tem sido experimentada como grave problema pblico devido expectativa de que qualquer pessoa pode-se tornar vtima de crime em qualquer ponto das cidades e em qualquer momento de sua vida cotidiana. Nesse cenrio catico de insegurana, um dos temas frequentemente levantados a necessidade de profissionalizar a polcia brasileira como recurso para capacit-la para o desempenho mais eficiente, mais responsvel e mais efetivo na conduo da ordem e da segurana pblicas. No obstante nas ltimas duas dcadas se terem verificado inovaes na rea da formao profissional, poucas iniciativas lograram sucesso no sentido de implementar mudanas efetivas nas prticas e nos procedimentos dominantes. A atividade policial mostra-se inscrita em um padro de desempenho que se traduz no s na ineficcia dos resultados, mas que se reveste de aspectos suplementares, relacionados, fundamentalmente, forma de atuao predominantemente violenta e arbitrria da polcia, permanecendo como desafio sociedade contempornea brasileira. Salvo rarssimas excees, as propostas para reformulao da formao profissional da polcia no pas no incorporaram o debate sobre o modelo profissional a ser adotado pela polcia e as metodologias prticas de interveno para a realizao das tarefas cotidianas que envolvem a manuteno da ordem e da segurana pblicas.
Paula Poncioni. O modelo policial profissional e a formao profissional do futuro policial nas academias de polcia do estado do Rio de Janeiro . In: Sociedade e Estado,
vol. 20, n.o 3. Braslia, set.-dez./2005. Internet: <www.scielo.br> (com adaptaes).

15. Conforme a autora, a necessidade de profissionalizao da polcia brasileira advm do aumento do nmero de crimes nas grandes cidades e nas periferias do pas. Comentrio: errado! A linha 13 resolve a questo: em qualquer ponto da cidade. 16. O texto afirma que poucas iniciativas de mudana no setor policial foram bem-sucedidas, conquanto tenha havido alteraes na formao profissional policial nos decndios mais recentes. Comentrio: errado! O termo decndio significa intervalo de dez dias, o texto faz referncia aos decnios (intervalo de dez anos) mais recentes. Com relao estrutura lingustica do texto, julgue os itens seguintes. 17. A colocao de vrgula logo aps o vocbulo pessoa (l.12) prejudicaria a correo gramatical e o sentido do texto. Comentrio: correto! No se coloca vrgula entre sujeito e verbo. Pessoa sujeito de poder. 18. A substituio do adjetivo efetivas (l.24) pela expresso capazes de produzir um efeito real no afetaria o texto semntica nem sintaticamente. Comentrio: correto! Ambas as expresses possuem sentidos semelhantes, portanto, podem ser permutadas no texto. 19. As formas verbais incorporaram (l.35) e envolvem (l.38) apresentam, respectivamente, complementao direta e complementao indireta. Comentrio: errado! Em ambos os casos, os verbos so transitivos diretos! Desse modo, a complementao direta! 20. A substituio da expresso um crescimento contnuo (l.2-3) por elevaes constantes no exigiria a mudana de nmero do verbo haver h (l.2) , mas alteraria o sentido original do texto. Comentrio: correto! Basta imaginar que um crescimento contnuo apenas um, elevaes constantes correspondem a mais de uma, portanto, o sentido j se altera. 21. Na linha 10, para concordar com os referentes medo e insegurana, a forma verbal tem poderia ser flexionada no plural: tm. Comentrio: errado! A concordncia na sentena deve ser estabelecida com o termo sensao. 22. Os vocbulos pblico (l.11) e catico (l.15), que foram empregados no texto como adjetivos, obedecem mesma regra de acentuao grfica. Comentrio: correto! proparoxtonas. As duas palavras so

Com referncia s ideias contidas no texto, julgue os itens de 12 a 16. 12. De acordo com o texto, os sistemas judicial e policial brasileiros tm sido inoperantes no que tange ao aumento da criminalidade. Comentrio: correto! Isso se pode compreender da leitura da linha 7 do texto. 13. Segundo o texto, a vulnerabilidade da populao com relao exposio violncia urbana confere ao problema da criminalidade o carter de problema pblico de alta gravidade. Comentrio: correto! Isso se pode compreender pela leitura da linha 11. 14. Infere-se do texto que uma atuao renovada e eficaz da polcia deve envolver atitudes menos violentas. Comentrio: correto! aquilo que se entende da leitura das linhas 28 a 30.

A redao oficial deve caracterizar-se por impessoalidade, uso do padro culto de linguagem, clareza, conciso, formalidade e uniformidade. Fundamentalmente esses atributos decorrem da Constituio (...). Sendo a publicidade e a impessoalidade princpios fundamentais de toda administrao pblica, claro est que devem igualmente nortear a elaborao dos atos e comunicaes oficiais.
Manual de Redao da Presidncia da Repblica. 2.a ed. 2002, p. 4. Internet: <www.planalto.gov.br> (com adaptaes).

Se as proposies 1 e 2 so verdadeiras, ento B = verdadeiro, e A = falso, logo a proposio 3 falsa e a questo esta ERRADA. 28. Suponha uma distribuio de prmios em que so sorteados trs nmeros de dois algarismos. Para formar cada nmero, primeiro sorteia-se o algarismo das dezenas, que varia de 0 a 5. O algarismo das unidades sorteado em seguida e varia de 0 a 9. Se, para formar cada nmero, o algarismo das dezenas e o algarismo das unidades j sorteadas no puderem ser repetidos, ento a quantidade de 4 nmeros que podem ocorrer inferior a 8 * 10 . Comentrio: errado! So 3 numero de 2 algarismos, cada. Para formar esses nmeros temos a seguinte situao: 1 numero: algarismo (de 0 a 5) E algarismo (de 0 a 9); 2 numero: algarismo (de 0 a 5) E algarismo (de 0 a 9); 3 numero: algarismo (de 0 a 5) E algarismo (de 0 a 9). A sequncia formada por 1 numero E 2 numero E 3 numero. Agora, calculando (lembrando que os algarismos j sorteados no podem ser repetidos): 1 numero: 6 x 10 = 60 2 numero: 5 x 9 = 45 3 numero: 4 x 8 = 32 Quantidade de nmeros total: 60 x 45 x 32 = 86400 numero. Obs.: 8 * 10 = 80000 80000 < 86400. 29. Considerando que P seja a proposio Todo jogador de futebol ser craque algum dia, ento a proposio P corretamente enunciada como Nenhum jogador de futebol ser craque sempre. Comentrio: errado! A negao de TODO = ALGUM no. A questo fala em negao de TODO = NENHUM. 30. Considerando que, alm de A e B, C, D, E e F tambm sejam proposies, no necessariamente todas distintas, e que N seja o nmero de linhas da tabela-verdade da proposio [A(BvC)][(D^E)F], ento 2 N 64. Comentrio: correto! Como a questo disse que essas letras so proposies, distintas ou no, temos ao todo um total de 1 a no mximo 6 proposies simples, ento 1 6 o valor de N varia de 2 a 2 . Portanto 2 N 64, e a questo esta CERTA.
4

Tendo o fragmento de texto acima como referncia inicial, julgue os itens seguintes, acerca das normas que regem a redao de correspondncias oficiais. 23. O uso do padro culto da linguagem em um texto oficial reduz o tempo despendido com sua reviso, que passa a ser dispensvel. Comentrio: errado! O padro culto da linguagem um dos princpios da redao oficial. 24. O aviso, o ofcio e o memorando apresentam a mesma funo; o que os distingue fundamentalmente a diagramao adotada em sua forma. Comentrio: errado! Aviso, ofcio e memorando possuem finalidades distintas, mas so escritos com a mesma forma. 25. fundamental observar o emprego correto dos pronomes de tratamento em um expediente oficial, o que, somado a outros cuidados, imprime formalidade no tratamento de assuntos pblicos. Comentrio: correto! Lgico! O tratamento deve ser observado, principalmente no que concerne aos pronomes empregados no texto. 26. O fecho adequado a uma correspondncia enviada pessoa de cargo com hierarquia igual ou semelhante de quem envia respeitosamente. Comentrio: errado! O fecho correto empregado nessa circunstncia atenciosamente! 27. Considere a seguinte sequncia de proposies: (1) Se o crime foi perfeito, ento o criminoso no foi preso. (2) O criminoso foi preso. (3) Portanto, o crime foi perfeito. Se (1) e (2) so premissas verdadeiras, ento a proposio (3), a concluso, verdadeira, e a sequncia uma deduo lgica correta. Comentrio: errado! Simbolizando o argumento, temos que: (1) A ~B (2) B (3) A

31. Considere que os conjuntos A, B e C tenham o mesmo nmero de elementos, que A e B sejam disjuntos, que a unio dos trs possua 150 elementos e que a interseo entre B e C possua o dobro de elementos da interseo entre A e C. Nesse caso, se a interseo entre B e C possui 20 elementos, ento B tem 60 elementos. Comentrio: correto! Simbolizando o que foi dito, temos:

Comentrio: correto! Para formar senhas com 4 dgitos temos a seguinte situao: numero E numero E numero E numero como o zero s pode aparecer uma vez no numero e os algarismos que compem a senha no podem ser repetidos, fica: 1 (local do zero) x 9 x 8 x 7 = 504 Ou 9 x 1 (local do zero) x 8 x 7 = 504 Ou 9 x 8 x 1 (local do zero) x 7 = 504 Ou 9 x 8 x 7 x 1 (local do zero) = 504 Somando 504 + 504 + 504 + 504 = 2016. A diretoria da associao dos servidores de uma pequena empresa deve ser formada por 5 empregados escolhidos entre os 10 de nvel mdio e os 15 de nvel superior. A respeito dessa restrio, julgue o item seguinte. 34. Se a diretoria fosse escolhida ao acaso, a probabilidade de serem escolhidos 3 empregados de nvel superior seria maior que a probabilidade de serem escolhidos 2 empregados de nvel mdio. Comentrio: errado! Questo tipo pegadinha para ver se o candidato est esperto. Para escolher 3 funcionrios de nvel superior temos: P = 3/15 P = 20% Agora para escolher 2 funcionrios de nvel mdio fica: P = 2/10 P = 20% Sendo assim as chances so exatamente iguais. 35. Entre os grandes problemas da atualidade relacionados confidencialidade das informaes um refere-se preveno da invaso dos computadores por pessoas mal-intencionadas. Uma das formas de se evitar danos causados por softwares espies dos quais essas pessoas se utilizam para alcanarem seus objetivos possuir software antivrus e mant-lo sempre atualizado. Comentrio: Correto. O Antivrus uma das formas de proteo, porm devemos mant-lo sempre atualizado. 36. Existem, pelo menos, duas maneiras de se gerenciar o acesso s mensagens de correio eletrnico: a primeira, por meio de um servio embutido num site, como por exemplo, o Gmail; e a segunda, por meio do emprego de software especfico direcionado para o gerenciamento de emails. So exemplos desse tipo de software: o Netscape Flash e o Microsoft Outlook. Comentrio: Errado. Netscape um Navegador e no um Cliente de e-mail, so clientes de e-mail: o Outlook, Outlook Express, Eudora e Mozilla ThunderBird.

Como A, B e C so iguais e a soma (unio) de todos os elementos dos conjuntos 150, ento: { Isolando x e z, de I, em funo de y, fica: { Juntando tudo na II, d: y + 20 + y + y + 10 + 30 = 150 3y + 60 = 150 3y = 90 y = 90/3 y = 30. Com isso: x = 30 + 20 x = 50 e z = 30 + 10 z = 40 Assim B = 60 elementos e a questo esta CERTA. 32. Considere que A e B sejam duas matrizes quadradas, de dimenso n n, e que C seja a matriz produto de A por B, isto , C = A B. Ento, correto afirmar que o determinante de C, det C, diferente de zero se, e somente se, det A 0 e det B 0. Comentrio: correto! Se C = A x B, ento det.C = det.A x det.B. Para det.C 0, s se det.A 0 e det.B 0, e vice-versa. Suponha que um banco tenha um carto especial para estudantes, que j venha com senha de 4 algarismos escolhidos de 0 a 9 e atribudos ao acaso. Com relao a essa situao, julgue os itens subsequentes. 33. Podem-se obter 2.016 senhas em que o 0 (zero) , necessariamente, um, e somente um, dos algarismos e os outros 3 algarismos so distintos.

37. Analise o fragmento de planilha do Microsoft Excel

41. No que concerne segurana da informao, quando se realiza o acesso a um stio que utiliza o protocolo HTTPS e, no navegador, existe a indicao de que se trata de um stio seguro, os dados do stio so enviados de forma criptografada. Comentrio: Correto. O Protocolo HTTPS tambm conhecido como HTTP Seguro e faz uso de criptografia atravs dos protocolos TLS ou SSL. 42. Com o Bloco de Notas, possvel editar e formatar um arquivo construdo no padro Word (Doc).

Ao ser aplicada clula E6 a frmula: =SE(MDIA(B1;D5)>MXIMO(B1:D1);A1;MDIA(B1;D2) ), obtm-se como resultado o valor 2. Comentrio: Correto. Para resolvermos essa questo devemos inicialmente resolver a parte da funo SE que corresponde ao teste lgico temos assim: MDIA(B1;D5)>MXIMO(B1:D1) Por consequncia devemos calcular a Mdia e encontrar o valor mximo e em seguida compar-los. Atente que a mdia entre os valores das clulas B1 e D5 apenas assim temos (1+2)/2 = 1,5. O maior valor presente nas clulas B1, C1 e D1 = 5. Deste modo, obtemos o resultado FALSO para a comparao 1,5>5, assim devemos executar a terceira parte da funo SE, ou seja, calcular a mdia de B1 e D2, (1+3)/2 = 2, portanto constatamos que a afirmativa est correta. 38. Para acesso aos recursos da Internet, os browsers possibilitam o uso de endereos de sites na forma de mnemnicos, como, por exemplo, no portal do Governo do Estado do Paran http://www.cidadao.pr.gov.br/. O DNS responsvel pela tarefa de realizar as converses necessrias para os correspondentes endereos IPs. Comentrio: Correto. O DNS o responsvel por identificar qual o endereo IP correspondente a um domnio. 39. A ferramenta de sistema "Limpeza de disco" do sistema operacional Windows XP reorganiza e otimiza os arquivos de programas utilizados com mais frequncia, ajudando, dessa forma, a liberar espao na sua unidade de disco rgido Comentrio: Errado. A Limpeza de Disco apenas apaga arquivos temporrios, como: arquivos na Lixeira, miniaturas geradas pelo Windows e arquivos temporrios de Internet, no responsabilidade da Limpeza de disco Organizar os dados em disco, essa tarefa realizada pelo desfragmentador. 40. O software livre um software gratuito com a permisso para qualquer um us-lo ou copi-lo, exclusivamente na sua forma original, no podendo se modificado. Comentrio: Errado. O Software Livre pode ser Modificado e redistribudo, cuidado um software ;livre tambm pode ser comercializado, mas no em forma de licena.

Comentrio: Errado. O Bloco de notas no consegue trabalhar com arquivos no formato DOC. 43. No Windows Explorer, quando se est arrastando uma pasta para outro local, se o cone que acompanha o cursor apresenta um sinal de + (mais), porque est sendo feita uma cpia dessa pasta e no apenas movendo-a. Comentrio: Correto. No Windows XP aparece apenas o + no Windows 7 indicado Copiar para.

A controversa reforma no Cdigo Florestal, em discusso no Congresso Nacional, foi, finalmente, votada no dia 25/5/2011 na Cmara dos Deputados. A respeito desse assunto, julgue o item a seguir. 44. No projeto do Cdigo Florestal aprovado, foi abolida a exigncia de reserva legal nas propriedades rurais, independentemente do tamanho delas. Comentrio: errado! O cdigo florestal que segue em discusso na cmara dos deputados, depois de sofrer alteraes em seu texto original no Senado, tem como pontos mais polmicos: Reserva Legal rea de preservao permanente APPs Multas

O primeiro semestre de 2011 foi marcado por mudanas significativas no que se refere a direitos individuais no Brasil. A esse respeito, julgue o item seguinte. 45. O Supremo Tribunal Federal reconheceu a unio estvel de casais formados por pessoas do mesmo sexo, seguindo a tendncia de decises recentes em pases como o Mxico e a Argentina. Comentrio: correto! Antes de ser reconhecido pelo STF no Brasil a Unio estvel entre pessoas do mesmo gnero foi reconhecida no Mxico. No caso argentino foi aprovado o casamento civil.

Sessenta e seis anos depois dos primeiros e nicos bombardeiros nucleares da historia, a radiao voltou a atemorizar o Japo. O perigo decorre do mau funcionamentos dos reatores da usina nuclear de Fukushima, seriamente atingida pelo terremoto e pelo tsunami que devastaram o nordeste do Japo em 11/3/2011.
Veja, 23/mar./2011 (com adaptaes).

Julgue os itens que se seguem, relativos atualidade brasileira. 49. De acordo com o coeficiente de Gini, a desigualdade entre os brasileiros no perodo de 2004 a 2009 aumentou. Comentrio: errado! O coeficiente de Gini um indicador que mede a concentrao de renda de um pas. No Brasil, embora a desigualdade ainda seja uma realidade, esta tem diminuiu no perodo supracitado. 50. O Brasil tem supervit na balana comercial com a China, predominando os produtos manufaturados nas exportaes brasileiras para esse pas. Comentrio: errado! De fato Brasil vem apresentando supervit primrio em sua balana comercial nas relaes com a China, entretanto isso se deve principalmente a participao das chamadas commodities e no dos produtos manufaturados como afirma a questo.

Considerando o assunto tratado no fragmento de texto acima e aspectos da histria recente a ele relacionados, julgue o item a seguir. 46. O governo alemo decidiu desativar todas as usinas nucleares do pas at o ano de 2022, aps o partido do governo sofrer pesadas derrotas nas urnas. Comentrio: correto! Em consequncia do acidente ocorrido em Fukushima os governos da UE (Unio Europeia) tiveram que se posicionar com relao utilizao da energia Nuclear. Basicamente temos duas posies marcantes no continente europeu: Frana a favor e Alemanha contra. Por seis votos a trs, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, em 8 de julho de 2011, pela libertao do Italiano Cesare Battisti. Ao proclamar o resultado do julgamento, o presidente do STF, ministro Cezar Peluso, afirmou que o italiano somente poder ser libertado se contra ele no pesar outra acusao.
Internet: www.stf.jus.br (com adaptaes).

51. Conceder-se- habeas data para a retificao de dados, quando no se prefira faz-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo. Comentrio: correto! Esta questo est correta pois trata-se de previso expressa do artigo 5, LXXII, b da CF. 52. Compete privativamente ao Presidente da Repblica, de forma indelegvel, prestar, anualmente, ao Congresso Nacional, dentro de sessenta dias aps a abertura da sesso legislativa, as contas referentes ao exerccio anterior. Comentrio: correto! Esta questo est correta, pois alm desta competncia ser do Presidente, ela no pode ser delegada conforme o disposto no artigo 84, XXIV C/C pargrafo nico da CF. 53. Dentre as atribuies previstas constitucionalmente Polcia Federal, encontra-se a competncia para exercer com exclusividade as funes de polcia judiciria da Unio, polcia martima, aeroporturia e de fronteiras. Comentrio: errado! Esta questo est errada pois a nica competncia da Polcia Federal que exercida com exclusividade a prevista no artigo 144, 1, IV da CF, ou seja, a competncia de polcia judiciria da Unio.

Tendo o fragmento de texto acima como referncia inicial, julgue os itens que se seguem, acerca de aspectos a ele relacionados. 47. Segundo a maioria dos ministros do STF, a deciso do ex- presidente da Repblica Luiz Incio Lula da Silva de negar a extradio de Battisti para a Itlia constitui ato de soberania nacional que no pode ser revisto pelo STF. Comentrio: correto! O STF encerrou as discusses em torno da no extradio de Cesare Battisti ao negar o pedido de reviso da deciso do ex-presidente Lula, alegando que tal deciso constitua ato de soberania nacional. 48. A presidenta Dilma Rousseff foi escolhida, pela Organizao das Naes Unidas, para fazer o discurso de abertura da sua Assembleia Geral anual, como reconhecimento da atuao das tropas do Brasil na Fora de Paz da organizao no Haiti. Comentrio: errado! A escolha da presidenta se deu em virtude do Brasil ter sido o primeiro pas a ratificar a carta das naes unidas quando da fundao desta organizao. Por isso anualmente o Brasil tem a primazia de inaugurar a reunio anual da assembleia geral da ONU.

54. Todos os atos de Poder de Polcia autorizam a imediata execuo pela Administrao, sem necessidade de autorizao de outro Poder, em face do atributo da autoexecutoriedade. Comentrio: errado! Algumas penalidades decorrentes do poder de polcia dependem de autorizao judicial, pois so exigveis mas no executrias pela administrao. Como exemplo temos a multa.

55. Submetem-se a julgamento todas as contas prestadas por responsveis por bens ou valores pblicos, a includo o Presidente da Repblica. Comentrio: certo! Qualquer pessoa fsica ou jurdica de direito pblico ou privado que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre bens, valores pblicos ou por qual a Unio responda tem o dever de prestar contas. 56. rgo pblico classificado como uma espcie de entidade presente na administrao direta e na indireta. Comentrio: errado! Os rgos pblicos integram a estrutura organizacional de uma entidade e est presente na administrao direta e indireta. Mas rgo pblico no entidade. 57. A reconduo no forma de provimento de cargo pblico. Comentrio: errado! A reconduo forma de provimento de cargo pblico descrita no art. 7 da lei 8112/90 Estatuto dos Servidores Pblicos Civis da Unio. 58. O servidor que pratica ato de improbidade administrativa, segundo o texto constitucional, est sujeito a perda da funo pblica. Comentrio: certo! Art. 37 4 da CF: Os atos de improbidade administrativa importaro a suspenso dos direitos polticos, a perda da funo pblica, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao errio, na forma e gradao previstas em lei, sem prejuzo da ao penal cabvel. 59. Clio praticou crime punido com pena de recluso de 2 a 8 anos, sendo condenado a 6 anos e 5 meses de recluso em regime inicialmente semiaberto. Apelou da sentena penal condenatria, para ver sua pena diminuda. Pendente o recurso, entrou em vigor lei que reduziu a pena do crime praticado por Clio para recluso de 1 a 4 anos. Nessa situao, Clio no ser beneficiado com a reduo da pena, em face do princpio da irretroatividade da lei penal previsto constitucionalmente. Comentrio: errado! Art. 5, XL, Constituio Federal - a lei penal no retroagir, salvo para beneficiar o ru. Art. 2, Pargrafo nico, Cdigo Penal - A lei posterior, que de qualquer modo favorecer o agente, aplica-se aos fatos anteriores, ainda que decididos por sentena condenatria transitada em julgado. 60. O Cdigo Penal, ao dispor que " isento de pena o agente que, por doena mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado, era, ao tempo da ao ou da omisso, inteiramente incapaz de entender o carter ilcito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento", adotou o critrio biolgico de excluso da imputabilidade.

Comentrio: errado! O Cdigo Penal Brasileiro adotou o critrio biopsicolgico de excluso da imputabilidade. Conforme o art. 26, CP. 61. Segundo o Cdigo Penal, a emoo e a paixo no so causas excludentes da imputabilidade penal. Comentrio: correto! Art. 28, CP - No excluem a imputabilidade penal: I - a emoo ou a paixo. 62. Para prenderem em flagrante pessoa acusada de homicdio, policiais invadiram uma residncia em que entrara o acusado, danificando a porta de entrada e sem mandado de busca e apreenso. Nessa situao, os policiais no respondero pelo crime de dano, pois agiram em estrito cumprimento do dever legal, que causa excludente da ilicitude. Comentrio: correto! Art. 23, CP - No h crime quando o agente pratica o fato: () III - em estrito cumprimento de dever legal. 63. Nos termos do Cdigo Penal, inimputvel aquele que, por doena mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado, era, ao tempo da ao ou da omisso, inteiramente incapaz de entender o carter ilcito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento. Comentrio: correto! Inimputveis. Art. 26, CP - isento de pena o agente que, por doena mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado, era, ao tempo da ao ou da omisso, inteiramente incapaz de entender o carter ilcito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento. 64. No crime de apropriao indbita, o agente consegue ou recebe a posse ou deteno do bem mvel de outrem j inicialmente de forma clandestina, e o crime se consuma quando logra ter a posse tranquila do objeto material do crime. Comentrio: errado! O agente recebe a coisa de forma regular, legtima (boa-f). Aps entrar na posse ou deteno do bem que ele muda o seu nimo em relao coisa. O crime se consuma no momento em que ele passa a praticar atos de disposio ou se nega a devolver o bem. 65. Determinado agente subtraiu, sem violncia, a carteira de um pedestre. No entanto, logo depois da ao, empregou violncia contra a vtima a fim de assegurar a deteno definitiva da carteira. Nessa situao, o agente dever responder pelo delito de furto, pois a violncia s foi empregada em momento posterior subtrao. Comentrio: errado! O agente dever responder pelo crime de roubo imprprio. Art. 157, 1, CP - Na mesma pena incorre quem, logo depois de subtrada a coisa, emprega violncia contra pessoa ou grave ameaa, a fim de assegurar a impunidade do crime ou a deteno da coisa para si ou para terceiro.

66. Telma, funcionria pblica, exigiu para si, indiretamente, fora do exerccio da funo, mas em razo dela, vantagem indevida. Nessa situao, Telma cometeu o delito de corrupo passiva. Comentrio: errado! Telma cometeu o crime de concusso, pois o ncleo do tipo o verbo EXIGIR. Art. 316 - Exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida. 67. Com a utilizao de uma arma de brinquedo, Joo subtraiu de uma pessoa o relgio e a carteira contendo documentos pessoais, cartes de crdito e R$ 300,00 em espcie. Nessa situao, de acordo com o entendimento do Superior Tribunal de Justia (STJ), Joo responder por crime de roubo qualificado pelo emprego de arma. Comentrio: errado! A Smula 174 do STJ possua a seguinte redao: No crime de roubo, a intimidao feita com arma de brinquedo autoriza o aumento de pena. Todavia, esta Smula foi cancelada pelo STJ no dia 24/10/2001 (RESP 213.054-SP). Portanto Joo responder pelo crime de roubo simples, art. 157, caput, CP. 68. O direito penal no pune os atos meramente preparatrios do crime, razo pela qual atpica a conduta de quem simplesmente guarda aparelho especialmente destinado falsificao de moeda sem efetivamente praticar o delito. Comentrio: errado! O agente responder pelo crime de Petrechos para falsificao de moeda: Art. 291 - Fabricar, adquirir, fornecer, a ttulo oneroso ou gratuito, possuir ou GUARDAR maquinismo, aparelho, instrumento ou qualquer objeto especialmente destinado falsificao de moeda: Pena - recluso, de dois a seis anos, e multa. 69. Tendo ocorrido crime de homicdio nos limites da circunscrio de um delegado de polcia, este se recusou a instaurar o respectivo inqurito policial, pois o principal suspeito do crime um velho amigo de sua famlia. Nessa situao, o delegado praticou crime de prevaricao. Comentrio: correto! Prevaricao. Art. 319 - Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofcio, ou pratic-lo contra disposio expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal. 70. Nilo, do interior da penitenciria em que se encontra preso, ligou para Ctia e exigiu que a mesma comprasse determinada quantidade de cartes para telefone celular, sob pena de que, se no o fizesse, mandaria matar seus filhos. Intimidada e com receio de que as ameaas se concretizassem, Ctia cumpriu a exigncia. Na situao hipottica acima apresentada, Nilo praticou o crime de estelionato. Comentrio: EXTORSO. errado! Nilo praticou o crime de

Art. 158 - Constranger algum, mediante violncia ou GRAVE AMEAA, e com o intuito de obter para si ou para outrem indevida vantagem econmica, a fazer, tolerar que se faa ou deixar fazer alguma coisa: Pena recluso, de quatro a dez anos, e multa.

71. O inqurito policial, procedimento persecutrio de carter administrativo instaurado pela autoridade policial, tem como destinatrio imediato o Ministrio Pblico, titular nico e exclusivo da ao penal. Comentrio: errado! DESTINATRIOS DO INQURITO POLICIAL O inqurito policial apresenta como destinatrio imediato o titular da ao a que preceda, a saber: nas aes penais pblicas: o Ministrio Pblico, seu titular exclusivo; nas aes privadas: o ofendido, titular de tais aes. O destinatrio mediato do inqurito policial o juiz, uma vez que o inqurito fornece subsdios para que ele receba a pea inicial e decida quanto necessidade de decretar medidas cautelares. 72. Via de regra, em crimes de atribuio da polcia civil estadual, caso o indiciado esteja preso, o prazo para a concluso do inqurito ser de quinze dias, podendo ser prorrogado; e caso o agente esteja solto, o prazo para a concluso do inqurito ser de trinta dias, podendo, tambm, ser prorrogado. Comentrio: errado! Prazos do Inqurito Policial: Natureza ------------------------- Preso Regra Geral --------------------- 10 dias Justia Federal------------------- 15 dias Txicos Nova* (L 11343/2006) ------------------ 30 dias Solto 30 dias 30 dias 90 dias

73. Ocorre o flagrante esperado quando algum provoca o agente prtica do crime e, ao mesmo tempo, toma providncia para que tal crime no se consume. Nesse caso, entende o STF que h crime impossvel. Comentrio: errado! Peguinha : quando provocado por agente policial ou particular o flagrante ira se consubstanciar em flagrante preparado , no sendo admitido pelo ordenamento . 74. O silncio do acusado no caracteriza confisso nem admisso de qualquer responsabilidade e no pode ser interpretado pelo juiz em prejuzo da defesa. Comentrio: correto! Art. 186. Depois de devidamente qualificado e cientificado do inteiro teor da acusao, o acusado ser informado pelo juiz, antes de iniciar o interrogatrio, do seu direito de permanecer calado e de no responder perguntas que lhe forem formuladas. Pargrafo nico. O silncio, que no importar em confisso, no poder ser interpretado em prejuzo da defesa.

75. A conduta de porte de drogas para consumo pessoal possui a natureza de infrao sui generis, porquanto o fato deixou de ser rotulado como crime tanto do ponto de vista formal quanto material. Comentrio: correto! De acordo com STF, o art. 28 da lei 11.343/06 (lei de Drogas) que conduta de porte de drogas para consumo pessoal considerado crime mesmo que no possua pena privativa de liberdade. 76. No crime de trfico ilcito de substncia entorpecente, previsto no artigo 33, caput da Lei n. 11.343/2006, as penas podero ser reduzidas de um sexto a dois teros, desde que o agente seja primrio, de bons antecedentes, no se dedique s atividades criminosas nem integre organizao criminosa. Comentrio: correto! De acordo com o art. 33 4 da lei de drogas, a pena ser reduzida de acordo com os requisitos explicitados na questo, essa figura chamada de trfico privilegiado. Importante ressaltar que a vedao da converso em restritiva de direitos foi declarada inconstitucional pelo STF. 77. Nos termos do que dispe o Estatuto da Criana e do Adolescente, considera-se ato infracional a conduta praticada por criana ou adolescente que esteja descrita como crime na legislao penal, no abrangendo a legislao em referncia as contravenes penais. Comentrio: errado! De acordo com o art. 103 da lei 8069/90 (Estatuto da Criana e do Adolescente) considera-se ato infracional a conduta descrita como crime ou contraveno penal. 78. O crime de posse irregular de arma de fogo (art. 12 da Lei n 10.826/03) no distingue, no seu apenamento, se a arma, acessrio ou munio so de uso permitido ou restrito. Comentrio: errado! De acordo com o art. 12 da lei 10826/03 (Estatuto do Desarmamento), o crime de posse irregular considera como objeto material apenas arma, acessrio ou munio de uso permitido, sendo o crime de posse ilegal de arma de fogo de uso restrito tipificado pelo art. 16.

79. 109 No final do ms de dezembro do ano em apreo, o valor do custo das mercadorias vendidas foi de R$ 20.000,00.Comentrio: Comentrio: errado! Custo das Mercadorias Vendias CMV, representa a despesa provocada pela reduo do estoque em funo da entrega da mercadoria ao cliente. Seu valor corresponder exatamente ao valor que saiu do estoque em funo da venda, que nesse caso foi 10.000, metade dos recursos dos scios que foram empregados na aquisio. 80. 110 O valor do lucro bruto no ms de dezembro do ano em questo foi de R$ 20.000,00. Comentrio: errado! Para se encontrar o Lucro bruto necessrio subtrair da Receita Bruta (20.000) os abatimentos (devolues de vendas, abatimento sobre vendas, descontos incondicionais e tributos sobre vendas calculados por dentro) que no houve, encontrando-se assim a Receita Lquida. Da Receita Lquida (20.000), necessrio, por fim, subtrair o CMV (10.000), encontrando ento o Lucro Bruto que igual a 10.000. 81. 111 O ativo da empresa est representado por bens e direitos nos valores de R$ 10.000,00 e R$ 20.000,00, respectivamente. Comentrio: correto! Bens: 10.000 (dinheiro) Direitos: 20.000 (duplicatas a receber, pela venda a prazo) A escriturao contbil realizada com base no mtodo das partidas dobradas. Com relao s frmulas de lanamentos contbeis utilizadas para registro dos fatos, julgue os itens seguintes. 82. Lanamento de segunda frmula registra fatos que envolvem duas contas devedoras e duas contas credoras. Comentrio: errado! O lanamento descrito de quarta frmula. O lanamento de segunda frmula envolve um registro devedor e mais de um registro credor. 83. De acordo com a Lei n. 6.404/1976 e a Lei n. 11.638/2007 so contas integrantes do patrimnio lquido: capital social, reserva de contingncia, aes em tesouraria e debntures emitidas. Comentrio: errado! Debnture um ttulo de crdito representativo de emprstimo que uma companhia emite para alienao junto a terceiros e que assegura a seus detentores direito contra a emissora, nas condies constantes da escritura de emisso. Assim, as debntures de emisso da empresa representam, pra ela, uma obrigao, normalmente de longo prazo, devendo ser classificadas no passivo no Circulante e no no PL.

Uma empresa foi constituda, no incio do ms de dezembro de determinado ano, com a integralizao de capital em dinheiro no valor de R$ 20.000,00. Com metade desses recursos, os scios adquiriram mercadorias para revenda. No final desse ms, todas as mercadorias foram vendidas, a prazo, pelo valor total de R$ 20.000,00. Acerca desses fatos e considerando que a empresa tenha utilizado o sistema de inventrio permanente para apurar o resultado contbil no final do ms de dezembro do ano em questo, julgue os itens subsequentes.

84. A indstria Verde S.A. emitiu duas notas fiscais de venda, cada qual no valor de R$ 66.000,00, dos quais R$ 60.000,00 correspondem ao preo cobrado pelos produtos, e R$ 6.000,00 se referem ao IPI. O ICMS embutido no preo e destacado em cada nota fiscal de R$ 3.600,00. A indstria Amarela S.A., que efetuou a compra referente primeira nota fiscal, encaminhou os produtos adquiridos para uso na produo. A empresa comercial Vermelha S.A., que efetuou a compra referente segunda nota fiscal, adquiriu os produtos para revenda. Considerando essa situao, os valores a serem registrados em estoque pela indstria Amarela S.A. e pela empresa comercial Vermelha S.A. so, respectivamente, iguais R$ 56.400,00 a R$ 62.400,00. Comentrio: correto! Os valores registrados em estoques devem representar todos os gastos incorridos para a colocao da mercadoria a disposio da empresa. Assim, ao preo da mercadoria deve ser adicionado o valor do frete, seguros, embalagens, transbordo, tributos sobre a venda, desde que no recuperveis, dentre outros. No caso citado, o nico valor citado, alm da preo da mercadoria so os tributos sobre a venda, que sero ou no includos no valor do estoque conforme forem ou no recuperveis. A questo cita trs empresas: a Verde (vendedora) e Amarela (compradora), ambas indstria e que por isso so contribuinte do IPI e do ICMS, podendo recuperlos; a vermelha (compradora), empresa comercial contribuinte do ICMS, podendo recuperar somente este. Se o valor da nota fiscal 66.000, valor do produto somado ao IPI, que calculado por fora, basta agora subtrair desse valor, cada uma das duas empresas, o valor do tributo que recupervel, pois o que no recupervel ser includo como custo de aquisio compondo o estoque. 1) Amarela (indstria, recupera IPI e ICMS): 66.000 6.000-3.600 = 56.400 2) Vermelha (comrcio, recupera somente o ICMS) 66.000 3.600 = 62.400. 85. Acerca da Lei n. 6.404/1976 e suas alteraes recentes, julgue os itens que se seguem. As demonstraes contbeis obrigatrias para sociedades annimas de capital aberto incluem balano patrimonial, a demonstrao do resultado exerccio e, para todas empresas, de capital aberto fechado, a demonstrao de fluxo de caixa. as o do ou

Demonstrao do fluxo de caixa (DFA); Demonstrao do valor adicionado (DVA). Para as companhias fechadas com patrimnio lquido, na data do balano, superior a R$ 2.000.000,00: Balano Patrimonial; Demonstrao de Lucros ou Prejuzos Acumulados (DLPA); Demonstrao do Resultado do Exerccio (DRE); Demonstrao do fluxo de caixa; Para as companhias fechadas com patrimnio lquido, na data do balano, inferior a R$ 2.000.000,00: Balano Patrimonial; Demonstrao de Lucros ou Prejuzos Acumulados (DLPA); Demonstrao do Resultado do Exerccio (DRE). 86. Uma empresa que ocupou imvel de terceiros para realizar suas atividades operacionais, na ltima renovao do contrato de aluguel, negociou as seguintes condies com o locador: prazo de aluguel: 24 meses; aluguel mensal de R$ 2.000,00; e desconto, no caso de pagamento adiantado dos aluguis, de 15%. Em 30 de setembro de 2010, a empresa locatria pagou R$ 40.800,00, beneficiando-se do desconto acertado. Nesse caso, ao final do exerccio de 2010, a empresa deveria registrar o valor de R$ 5.100,00 como despesa e de R$ 35.700,00 como ativo circulante. Comentrio: errado! Trata-se de uma despesa antecipada que, no momento da ocorrncia do fato, deve ser classificada como um direito no ativo, sendo apropriado como despesa com a sua efetiva. Desconsiderando outros fatores e formas de registro, vamos direto ao ponto para matar a questo. No ms de setembro foi realizado um pagamento no valor 40.800. Nesse momento registrada no ativo a despesa antecipara nesse valor que corresponde a 24 x 1.700. No final do exerccio (31 de dezembro) foram consumidos trs meses dessa despesa antecipada, ou seja 5.100, restando ento 21 x1.700 (35700) que permanecem no ativo como um despesa antecipada a apropriar. O erro da questo est na classificao de todo o valor no ativo circulante, pois nesse grupo somente ser classificado os direitos realizveis no curso do exerccio social subsequente, ou seja 12 meses, o restante ficar no ativo no circulante.

Comentrio: errada! Segundo a lei 6404/76, dependendo do tipo e do tamanho da empresa segue-se como a baixo: Para as companhias abertas: Balano Patrimonial; Demonstrao das mutaes do Patrimnio Lquido (DMPL, includa a DLPA); Demonstrao do Resultado do Exerccio (DRE);

87. Uma grande empresa de comrcio varejista adquiriu um lote de mercadorias para revenda ao custo de R$ 900.000,00. No encerramento do exerccio, a empresa apurou que o valor realizvel lquido desse lote era avaliado em R$ 700.000,00. Nessa situao, a empresa dever realizar uma contabilizao, lanando o valor de R$ 200.000,00 em uma conta do ativo e em uma conta do patrimnio lquido. Comentrio: errado! O erro da questo est na conta de patrimnio lquido, que na realidade deveria ser uma conta de resultado, uma despesa com perdas em estoque. Em funo dessa desvalorizao, a empresa dever contabilizar uma proviso para ajuste do estoque ao valor de mercado (conta credora, retificadora do Ativo da conta Estoques) que ter como contrapartida uma despesa. LANAMENTO D Perdas com Estoques ou despesa com proviso
(Conta de Resultado)

Comentrio: correto! Pelos motivos explicitados na questo anterior. 92. Tanto nas empresas comerciais quanto nas industriais, obtm-se o valor do estoque final de mercadorias e materiais utilizando-se os dados constantes em inventrios peridicos e(ou) em inventrios permanentes , procedimento que conhecido como regime de inventrios. Assim, correto afirmar que: O inventrio peridico dificulta a identificao de sadas que no foram motivadas por vendas. Comentrio: correto! A apurao do estoque no inventrio peridico feita, de perodos em perodos, por intermdio de um mecanismo extra-contbil, o inventrio fsico, pois no h possibilidade de se apurar o estoque em cada movimentao. Assim, a no ser que a empresa adote mecanismos especficos, as sadas de estoque em funo das vendas ou devolues de compras, por exemplo, se confundiro. Os princpios oramentrios visam assegurar o cumprimento do disposto na Lei Oramentria Anual (LOA). A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem. 93. A existncia da abertura de crditos suplementares por meio de operaes de crdito, inclusive por antecipao da receita na LOA, implica violao ao princpio da exclusividade. Comentrio: errado! Segundo o 8 do art. 165 da CF, a lei oramentria anual no conter dispositivo estranho previso da receita e fixao da despesa, no se incluindo na proibio a autorizao para abertura de crditos suplementares e contratao de operaes de crdito, ainda que por antecipao de receita, nos termos da lei. Por haver previso dessas excees no prprio texto constitucional, essas excees no so consideradas violaes ao princpio citado. 94. O princpio da periodicidade fortalece a prerrogativa de controle prvio do oramento pblico pelo Poder Legislativo, obrigando o Poder Executivo a solicitar anualmente autorizao para arrecadar receitas e executar as despesas pblicas. Comentrio: correto! Por esse motivo o oramento uma lei temporria e tem vigncia anual. O oramento pblico registra a estimativa das receitas e das despesas administradas pelo Estado. Acerca desse assunto, julgue os prximos itens.

C Proviso para Perdas em Estoques (Conta Redutora


Estoques Ativo Circulante) R$ 200.000,00

88. Acerca dos livros obrigatrios ou facultativos comuns s empresas, a organizao e estruturao dos livros obrigatrios so de competncia do empresrio, no havendo requisitos intrnsecos ou extrnsecos a serem seguidos. Comentrio: errado! Para que tenha validade, a escriturao deve cumprir formalidades intrnsecas, quando se referirem ao lanamento, e extrnsecas, quando se referirem aos livros de escriturao. 89. D adiantamento a empregados e C caixa O registro acima representa corretamente a contabilizao de um adiantamento de salrio concedido a empregado. Comentrio: correto! O adiantamento de despesa deve ser registrada no ativo e, em funo disso, ter natureza devedora, em contrapartida da conta caixa, origem do recurso. 90. Considera-se a compra de um computador para uso da administrao da firma com parte do pagamento vista e parte a prazo como um fato administrativo modificativo. Comentrio: errado! A aquisio do bem no impacta o patrimnio lquido, pois h uma reduo do ativo, com a sada do recurso, compensada com um aumento simultneo do ativo, a entrada do bem, sendo assim um fato permutativo e no modificativo. 91. Considera-se a compra a prazo de uma cafeteira para preparo do lanche dos empregados um fato administrativo permutativo.

95. Na execuo da receita, destaca-se o lanamento, que a entrega, realizada pelos contribuintes aos agentes arrecadadores ou bancos autorizados pelo ente, dos recursos devidos ao Tesouro. O lanamento um estgio a ser percorrido por todas as receitas que ingressam no oramento pblico. Comentrio: errado! O estgio descrito a arrecadao. O lanamento fase administrativa em que se apura o montante do valor devido por contribuinte, alm da matria tributria envolvida. Nem todas as despesas passam lanamento, mas todas passam pela arrecadao. 96. Considere que o governo isente equipamentos de informtica do imposto sobre produtos industrializados (IPI). Nessa situao, haver perda de receitas correntes no oramento pblico. Comentrio: correto! A receita de impostos compe uma das subcategorias econmicas da receita corrente, as receitas tributrias. 97. O regime de adiantamento suprimento de fundos pode ser utilizado para atender despesas eventuais, inclusive em viagens ou com servios especiais que exijam o pronto pagamento. Comentrio: correto! exatamente uma das finalidades para o qual foi criado o regime de adiantamentos. O suprimento de fundos servir para atender despesas eventuais, inclusive em viagem e com servios especiais, que exijam pronto pagamento em espcie; quando a despesa deva ser feita em carter sigiloso, conforme se classificar em regulamento; e para atender despesas de pequeno vulto, assim entendidas aquelas cujo valor, em cada caso, no ultrapassar limite estabelecido em Portaria do Ministro da Fazenda. Acerca dos princpios oramentrios, julgue as opes abaixo. 98. O princpio do oramento bruto determina que o oramento deva abranger todo o universo das receitas a serem arrecadadas e das despesas a serem executadas pelo Estado. Comentrio: errado! A questo se refere ao princpio da universalidade. 99. O princpio da legalidade, um dos primeiros a serem incorporados e aceitos nas finanas pblicas, dispe que o oramento ser, necessariamente, objeto de uma lei, resultante de um processo legislativo completo, isto , um projeto preparado e submetido, pelo Poder Executivo, ao Poder Legislativo, para apreciao e posterior devoluo ao Poder Executivo, para sano e publicao. Comentrio: correto! No h o que ser comentado, pois a questo descreve com perfeio tal princpio.

100. O princpio da anualidade ou da periodicidade estabelece que o oramento obedea a determinada periodicidade, geralmente um ano, j que esta a medida normal das previses humanas, para que a interferncia e o controle do Poder Legislativo possam ser efetivados em prazos razoveis, que permitam a correo de eventuais desvios ou irregularidades verificados na sua execuo. No Brasil, a periodicidade varia de um a dois anos, dependendo do ente federativo. Comentrio: errado! Questo quase toda correta, exceto pela afirmao final, pois no Brasil segundo determinao constitucional a Lei oramentria anual ter vigncia de um ano em todos os entes federativos. 101. O encaminhamento para discusso e aprovao do Congresso Nacional do projeto de lei de diretrizes oramentrias deve, impreterivelmente, ser feito at quatro meses antes do exerccio financeiro. Comentrio: errado! O prazo oito meses e meio antes do encerramento do exerccio financeiro, ou seja, quinze de abril. 102. O ciclo oramentrio dos governos estaduais iniciase com a aprovao da LDO, que estabelece as metas e prioridades para a elaborao do PPA. O PPA demonstra todas as receitas e despesas do oramento pblico por um perodo de quatro anos, sendo reavaliado anualmente, junto com o oramento pblico, pelas assembleias legislativas. Comentrio: errado! Respeitadas as especificidades de cada um, os ciclos oramentrios em sentido amplo, em todas as esferas governamentais (Unio, Estados e Municpios), so iguais, seguindo a mesma sequncia: incio no PPA (elaborao, aprovao, sano); aps LDO (elaborao, aprovao, sano); por fim a LOA (elaborao, aprovao, execuo, avaliao e controle). 103. O encaminhamento da proposta oramentria do Poder Judicirio no mbito dos estados e do Distrito Federal cabe aos presidentes dos tribunais de justia. Entretanto, se essa proposta no for encaminhada no prazo legal, o Poder Executivo pode considerar como proposta os valores aprovados na lei oramentria vigente, devendo ajust-los aos limites estipulados na Lei de Diretrizes Oramentrias. Comentrio: correto! Esse um mecanismo constitucional destinado a proteger o Poder Executivo no cumprimento dos seus prazos, sendo decorrncia tambm do princpio da continuidade dos servios pblicos. As trs leis que compem o ciclo oramentrio brasileiro so: o plano plurianual (PPA), a lei de diretrizes oramentrias (LDO) e a lei do oramento anual (LOA). O papel dessas leis integrar as atividades do planejamento e oramento para assegurar o sucesso da ao governamental nos municpios, nos estados e no pas. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

104. O PPA compreende as metas e prioridades da administrao pblica federal, orientando a elaborao da LOA e as alteraes na legislao tributria, enquanto que a LDO estabelece as diretrizes, os objetivos e as metas da administrao pblica federal, especialmente para as despesas de capital e outras delas decorrentes. Comentrio: errado! Os conceitos esto invertidos, onde est escrito PPA, l-se LDO, e vice e versa. 105. O oramento pblico um instrumento de planejamento que estabelece, em termos financeiros, a alocao dos recursos pblicos. Para a elaborao do oramento geral da Unio, devemse estabelecer no plano plurianual metas e prioridades do governo para um perodo de quatro anos; as metas e prioridades para o exerccio oramentrio subsequente so definidas na lei de diretrizes oramentrias. Comentrio: correto! Questo que traz confuso em funo da terminologia empregada, afinal desde que o mundo mundo, desde que minha bisav era virgem, desde que eu tinha cabelo, ns ligamos as expresses metas e prioridade LDO e diretrizes, objetivos e metas ao PPA. Porm temos que entender que essas expresses tm um sentido genrico que muitas vezes se confundem. Sem levar em considerao o que dez estritamente o texto constitucional, possvel entender que o PPA no vai resolver todos os problemas do mundo. Isso quer dizer que, de todos os problemas pelos quais passam os entes federativos, dever haver uma priorizao daqueles que se pretende dar soluo nos quatro anos a que se refere o PPA. Assim, alguns problemas, menos importantes, por exemplo, no sero atacados. Houve ento uma priorizao dentre todos os problemas existentes. Na LDO haver tambm uma priorizao, s que agora em universo restrito de problemas a serem resolvidos, aqueles previstos no PPA. Essas prioridades sero atacadas pela LOA que executa o que foi planejado. 106. O SIAFI Abrange desde o inicial da receita e despesa gestoras at a emisso contbeis mensais e procedimentos especficos abertura de exerccio. registro do oramento em todas as unidades das demonstraes anuais, alm dos de encerramento e

Execuo financeira dos recursos previstos no Oramento Geral da Unio efetuada pelo SIAFI; No permitir tratamento de recursos prprios do rgo; No substituir a contabilidade do rgo, sendo necessrio, portanto, o envio de balancetes para incorporao de saldos.

107. O fato de que a adoo de polticas monetrias crveis para combater a inflao reduz os custos da desinflao em termos de desemprego vai de encontro ao preconizado pela abordagem das expectativas racionais. Comentrio: errado! Essa adoo de polticas monetrias reais para diminuir a inflao no vai de encontro as expectativas racionais e sim corroboram para elas. 108. A anlise do processo histrico de formao da economia brasileira importante para o entendimento dos problemas econmicos do Brasil. Com relao a esse assunto, julgue os seguintes itens. A intensificao do processo de concentrao da industrializao brasileira no ps-guerra explica-se, em parte, pela tendncia de os salrios monetrios, corrigidos pela produtividade, serem mais baixos na regio mais dinmica, cujo centro era o estado de So Paulo, elevando, assim, a rentabilidade das inverses e o crescimento da produo industrial nessa regio. Comentrio: correto! O ano de 1930 considerado por alguns autores como o da "Revoluo Industrial" no Brasil. Efetivamente o ano que marca o incio da industrializao beneficiada pela Crise de 1929 o que determinou a decadncia da cafeicultura e a transferncia do capital para a indstria, o que associado presena de mo de obra e mercado consumidor, vai justificar a concentrao industrial no Sudeste, especificamente em So Paulo. 109. A anlise do processo histrico de formao da economia brasileira importante para o entendimento dos problemas econmicos do Brasil. Com relao a esse assunto, julgue os seguintes itens. No incio do sculo XX, as exportaes, ao viabilizar as importaes que constituam a base do consumo interno, determinavam o ritmo de expanso da economia brasileira. Comentrio: correto! No incio do sculo XX o Brasil exportava praticamente apenas uma commodity e importar praticamente toda a estrutura de consumo de sua economia.

Comentrio: correto! O SIAFI extremamente abrangente engloba todas as funes descritas acima. Porm cabe aqui uma observao: essa abrangncia se refere s unidades gestoras que acessam ao SIAFI na modalidade total, porque se for na parcial haver restries. As principais caractersticas da utilizao do sistema na modalidade de uso parcial so as seguintes:

110. O desenvolvimento da economia cafeeira no final do sculo XIX foi possvel sem a existncia de movimentos demogrficos, em virtude do acentuado crescimento populacional observado no conjunto dos estados que compunham a regio cafeeira. Comentrio: errado! Houve movimentos que influenciaram muito a agricultura cafeeira. Primeiramente, tivemos trfico negreiro interprovincial e depois houve os imigrantes europeus, em especial os italianos, que ao migraram para o Brasil colaboraram com o desenvolvimento da economia cafeeira no final do sc XIX. 111. A reduo do preo dos alimentos e dos animais de transporte nas regies vizinhas, decorrente da lucratividade elevada e da mobilidade da empresa mineira, constituiu parte importante da irradiao dos benefcios econmicos da minerao. Comentrio: errado! O preo dos alimentos e dos animais de transporte eram extremamente altos devido mobilidade da empresa mineira e da alta concentrao de pessoas nas cidades aumentando a demanda por comida (que possua uma oferta limitada) levando inflao. 112. Contrariamente aos EUA, onde a dificuldade de importar manufaturas criou, desde cedo, a necessidade de fomentar a produo interna, na economia aucareira no Brasil, o fluxo de renda se estabelecia entre a unidade produtiva e o exterior, restringindo o crescimento do setor industrial. Comentrio: correto! O Brasil s se desenvolveu economicamente quando, por causa da crise se 1929, fomos obrigados a comear a produzir manufaturados, j que at ento todos os recursos eram provenientes do exterior o que suprimia a indstria nacional. 113. O estudo da formao da economia brasileira relevante para a compreenso da situao econmica atual. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. Na viso de Celso Furtado, contrariamente ao que ocorreu no setor aucareiro, cujas decises de produo e comercializao eram dissociadas, na economia cafeeira, os interesses da produo e do comrcio estiveram entrelaados em razo de a vanguarda do caf ser formada por empreendedores com experincia comercial, situao que permitiu ao pas tirar proveito da expanso do comrcio mundial. Comentrio: correto! O setor cafeeiro era composto por grandes fazendeiros que j possuam experincia em comercio exterior e devido poltica empregada pelo governo (se o caf no fosse vendido o governo realizava a compra0 os cafeicultores possuam muitas reservas econmicas, o que puderam investir na indstria nacional e aproveitar a expanso do comercio). 114. O modelo agroexportador que predominou na economia brasileira durante o perodo 1900-1930 caracterizou-se pela existncia de taxas elevadas de crescimento populacional, decorrente dos fluxos migratrios, e de taxas baixas de crescimento e volatilidade da produo.

Comentrio: errado! Est errada a parte em que afirma que esse perodo foi caracterizado por taxas baixas de crescimento e volatilidade da produo, j que ocorreu justamente o contrrio, por conta da superproduo decorrente da poltica de valorizao do caf. Acerca de economias regionais e blocos econmicos, julgue os itens a seguir. 115. A regio Centro-Sul a macrorregio brasileira mais desenvolvida economicamente, apesar de se encontrar atrs de outras macrorregies em termos de indicadores sociais. Comentrio: errado! - A regio centro-sul compreende os estados das regies Sul e Sudeste + Gois, DF e Mato Grosso do Sul. Dessa forma, no s a regio mais desenvolvida economicamente (possui os 3 estados mais industrializados: SP, RJ e MG) como tem os melhores indicadores sociais do pas (novamente: SP, RJ e MG). 116. O turismo e a agricultura de preciso foram setores que possibilitaram a elevao econmica de algumas microrregies do Nordeste do Brasil. Comentrio: correto! Agricultura de preciso uma prtica agrcola na qual utiliza-se tecnologia de informao baseada no princpio da variabilidade do solo e clima. A partir de dados especficos de reas geograficamente referenciadas, implanta-se o processo de automao agrcola, dosando-se adubos e defensivos. A Agricultura de Preciso (AP) tem por objetivo a reduo dos custos de produo, a diminuio da contaminao da natureza pelos defensivos utilizados e logicamente o aumento da produtividade. Um exemplo de regies nordestinas pode ter como base a economia pernambucana. 117. O crescimento da oferta monetria, decorrente de polticas monetrias expansionistas, ser tanto maior quanto menor for a razo reserva/depsito. Comentrio: correto! Exato, pois quanto menor a reserva, maior sero os emprstimos bancrios a partir dos depsitos, implicando maior multiplicador da moeda. 118. A tendncia recente reduo dos juros no Brasil, ao diminuir o custo de oportunidade de deteno da moeda, contribui para expandir a demanda desse ativo. Comentrio: correto! Reter moeda tem um custo, por ser um ativo no remunerado, seu custo de deteno a oportunidade que ela estaria tendo de render juros, caso estivesse depositada. medida que a taxa de juros cai, esse custo diminui, pois se antes, o custo de reter $100 com uma taxa de juros de 5% era $5, quando a taxa cair para 1%, esse custo cair para $1. E se a moeda no est no banco, ela est no seu bolso, ento, a queda da demanda por depsitos resultar num aumento na demanda pela posse de moeda.

119. A eventual contratao de engenheiros ingleses e venezuelanos para trabalhar na recuperao da indstria petrolfera no Iraque expandiria o produto interno bruto (PIB) iraquiano, porm no alteraria a renda nacional bruta desse pas. Comentrio: correto! Porque o PIB o Produto Interno Bruto. Refere-se ao valor agregado de todos os bens e servios finais produzidos dentro do territrio econmico de um pas, independentemente da nacionalidade dos proprietrios das unidades produtoras desses bens e servios. Enquanto, a Renda Nacional caracterizada pela soma de todos os rendimentos percebidos, durante determinado perodo de tempo, pelos habitantes de um pas, a ttulo de remunerao dos fatores de produo. 120. De acordo com a teoria keynesiana da preferncia pela liquidez, a adoo de polticas monetrias expansionistas, mediante compras de ttulos no mercado aberto, eleva o preo desses ttulos e pressiona para baixo a taxa de juros de equilbrio. Comentrio: correto! s observar a seguinte relao: Quando o governo vende Ttulos logo: aumenta a quantidade de Ttulos Pblicos, o que aumenta a taxa de juros, diminuindo o valor de Ttulos Pblicos, o que diminui o dinheiro em circulao e consequentemente diminui a inflao. J quando o governo compra Ttulos Pblicos logo: diminui a quantidade de Ttulos Pblicos, diminui a taxa de juros, aumenta o valor de Ttulos Pblicos, aumenta o dinheiro em circulao e consequentemente aumenta a inflao.

You might also like