You are on page 1of 1

4

ATRIBUNA VITRIA, ES, DOMINGO, 31 DE MARO DE 2013

Reportagem Especial
DIVRCIO

Caminhos da relao duradoura


Casais bem-sucedidos no amor afirmam que preciso ter pacincia, cultivar a amizade, renunciar quando necessrio e perdoar

JULIA TERAYAMA/AT

onhecer algum, namorar, noivar, casar, ter filhos e uma relao que dure por toda a vida. Esse o desejo de muitas pessoas. Porm, chegar a esse objetivo no fcil. Por isso, casais juntos h mais de 30 anos revelam seus segredos. Para eles, preciso ter pacincia, cultivar a amizade, renunciar quando necessrio e perdoar. A dona de casa Bernadete Maria Marques Calazans, 62 anos, e o aposentado Sebastio Calazans, 68, tm 42 anos de casados e afirmam que a pacincia a frmula da felicidade a dois. preciso perseverana, pacincia e manter a famlia unida. Temos de ser tolerantes, compreender os defeitos do outro para superarmos os problemas. Antes do amor, preciso ser amigo do seu parceiro. Em uma briga, no pode ficar com rancor nem bater boca gritando. preciso conversar e pedir desculpas, disse Bernadete. Sebastio complementou dizen-

do que o tempo faz o casal amadurecer. Somos pessoas diferentes e temos de acertar nossas diferenas, saber conviver, nunca perder o bom senso. Temos de envelhecer juntos dentro de um critrio de vida que venha a agradar aos dois. Tolerncia, amor e os valores da famlia nos levam longe. A aposentada Suely Andr Ciraco, 60, tambm casada com o aposentado Jaime Pedro Ciraco, 66, h 42 anos. Amor isso: perdo, tolerncia, renncia, pacincia. preciso desculpar, confiar no outro, ser fiel e sincero. Alm disso, para mim, no pode faltar Deus no relacionamento. O dilogo indispensvel. No d para dormir e acordar com raiva de quem dorme ao seu lado. Na hora da briga, se um grita, o outro deve falar baixo e deixar para resolver o problema depois. J a funcionria pblica Sandra Fora, 49, tem 30 anos de unio com o comercirio Luismar Fora, 52. Hoje vejo muita imaturidade, falta companheirismo e cumplicidade. Alm disso, a amizade com o seu parceiro crucial para momentos de crise, rotina. Com o tempo, a gente aprende que certas briguinhas no valem a pena. preciso ter respeito, carinho, nunca prevalecer a vontade de um s. Somos muito apaixonados.

BERNADETE E SEBASTIO so casados h 42 anos e afirmam que a pacincia a frmula da felicidade a dois

OUTROS CASOS
Persistncia
O casal Osvaldo Antnio de Souza,61, e Marlia Vianna, 63, so casados h 33 anos e afirma que preciso persistncia. Hoje surge problema e casal quer separar. Mas dificuldades todo mundo tem. preciso conversar, enfrentar juntos, negociar, ter pacincia, perseverana e, acima de tudo, amar. Somos diferentes e preciso compreenso e tolerncia em momentos difceis, ressaltou Osvaldo.

Nunca brigaram
Juntos h 63 anos, a aposentada Doralina Carvalho Archanjo, 87 anos, e Athayde Archanjo, 88, contaram que eles nunca brigaram. Para eles, o companheirismo essencial. Ela cuida dele, pois Athayde tem artrose e est em uma cadeira de rodas atualmente. preciso ter carinho, calma, pacincia e muita conversa. Eu o ajudo em tudo, contou Doralina.

preciso ter tolerncia


Manter um relacionamento por longo tempo e saudvel um desafio considervel, segundo especialistas. Por isso, psiclogos afirmam que dilogo e compreenso so alguns dos segredos para manter uma relao. O psiclogo Adriano Jardim explicou que estudos mostram que sem comunicao no d para resolver os conflitos. preciso ainda compreenso e tolerncia. Respirar fundo e tolerar comportamentos do outro leva flexibilidade. Outro ponto a semelhana de propsitos: valores e metas de vida so decisivos. A concordncia do casal nesse ponto garante um projeto em comum. Tambm deve-se saber dosar a convivncia para no exagerar nas horas passadas juntos. No sexo, preciso ter intimidade e confiana para criar uma boa vida sexual. A psicloga Aline Hessel frisou que preciso no brigar por pequenas coisas. Deve-se avaliar, no momento de raiva, se falar certas coisas ir contribuir ou no para a relao. No discuta com cabea quente nem faa as coisas para si esperando algo em troca. preciso saber ceder sem se anular e saber se colocar no lugar do outro.

TESTE DE COMPATIBILIDADE

Saiba se os parceiros combinam


1
Ao pensar no(a) seu(sua) parceiro(a), voc: A. Lembra em primeiro lugar das coisas em que ele(a) a(o) magoou. B. Pensa em como j foi melhor a relao entre vocs. C. Pensa em como o(a) ama e o que vai fazer de bom com ele(a) no futuro.
C. Demonstra com tranquilidade o que o (a) in-

O QUE ELES DIZEM


KADIDJA FERNANDES - 28/08/2012 RODRIGO GAVINI - 03/04/2012

comodou.

Sexo para voc : A. Um momento de sofrimento e puramente mecnico. B. Uma lembrana de uma poca passada. C. Um momento de encontro e prazer.

Pensando na qualidade da sua relao hoje voc: A. Avalia que quase tudo que vocs tinham se perdeu. B. Considera que ainda falta bastante para vocs se considerarem felizes. C. Acha que j conquistou bastante, mas ainda h o que melhorar.

Pesquisas mostram que paixo dura de um a dois anos


Estudo norte-americano feito com 5 mil pessoas mostrou que a paixo passageira e deve durar apenas o tempo suficiente para que o casal se conhea e se reproduza, ou seja, entre 18 a 30 meses. O PHD em neurocirurgia Walter Fagundes explicou que ao ver uma pessoa que interessa, ocorrem vrios estmulos no organismo. A paixo tem trs fases: luxria (aumento da libido e testosterona), atrao (altos nveis de dopamina e noradrenalina e baixa serotonina, levando a euforia, falta de sono e apetite) e ligao (Ocitocina, associada ao aumento do desejo sexual, orgasmo e bem-estar geral). Para manuteno de uma relao ao longo de anos, o casal deve passar pelas diferentes fases mais de uma vez.

Ter comunicao, valores e metas de vida semelhantes so decisivos para a boa relao do casal
Adriano Jardim, psiclogo

Muitos casam esperando ser para sempre. Mas para isso preciso muita dedicao no relacionamento
Aline Hessel, psicloga

Ao pensar na compatibilidade entre voc e a outra pessoa, voc: A. Acha que um milagre duas pessoas to diferentes ainda estarem juntas. B. Acha que h muitos desafios, pois as diferenas so grandes. C. Considera que apesar das diferenas, no essencial h pontos concordantes.

Na sua opinio o nvel de comunicao entre vocs: A. pssimo. B. J foi melhor. C. bom o suficiente.

Como interpretar os resultados:


MAIORIA DE LETRAS A: Sua relao pode estar bastante abalada. Vale a pena repensar o quanto est sendo bom para voc manter-se nesta relao e eventualmente procurar uma ajuda especializada - um psiclogo - para uma avaliao. MAIORIA DE LETRAS B: Voc provavelmente est repensando a sua relao. Ela j foi melhor e hoje deixa a desejar - ou nunca alcanou suas expectativas. Vale a pena pensar em uma conversa sincera e uma retomada da relao. MAIORIA DE LETRAS C: Voc est em uma relao em que a sintonia e a convivncia fazem parte do cotidiano. Caso no haja maiores idealizaes, aproveite a relao e no deixe as coisas esfriarem entre vocs.

Quando voc fica chateado(a) com a outra pessoa, voc: A. Se fecha e passa um bom tempo fora de casa. B. Fica um tempo mais calado(a) e demora pra voltar ao normal.

Fonte: Adriano Jardim, psiclogo

You might also like