You are on page 1of 4

1

Comunho Esprita de Braslia Diretoria de Infncia e Juventude 3Ciclo Branco Unidade: Vivncia Evanglica- Sub-Unidade: Conduta Esprita Evangelizadora:Ana Medina PLANO DE AULA DO DIA09/10/2010 - Aula na turma da Hayde TEMA:AUTO-CONHECIMENTO E AUTO-ACEITAO (Fonte: www.searadomestre.com.br) 1.OBJETIVO INFORMATIVO: - Explicar o que auto-conhecimento e o que auto-aceitao 2.OBJETIVO FORMATIVO: -Conscientizar os alunos da importncia de se auto-conhecerem para saberem reconhecer seus erros e acertos, respeitando-se e, ao mesmo tempo, esforando-se para mudar para melhor. 3.INCENTIVO INICIAL: - Distribuir 2 pequenos papis para cada aluno e pedir que escrevam, em cada papel, uma qualidade e uma imperfeio que possuam. Pedir que dobrem os papis e guardem. 4.DESENVOLVIMENTO: 4.1 - Explicar que todos ns possumos muitas qualidades, mas que tambm possumos defeitos que devemos nos esforar por transformar em virtudes. Perguntar: o que Virtude? Segundo o dicionrio Aurlio significa disposio firme e constante para a prtica do bem. Boa qualidade moral; fora moral; valor. 4.2 - Para conhecer suas prprias qualidades e imperfeies, precisamos nos conhecer. 4.3 - Perguntar se sabem o que auto-conhecimento. Autoconhecimento - conhecimento de si mesmo, saber o que gosta e o que no gosta, o que deseja da vida, que coisas so importantes, quais os nossos sentimentos diante de certos acontecimentos (ex.: quando nossos pais nos chamam a ateno, quando algum no concorda com a nossa opinio, quando recebemos uma notcia triste/alegre, quando somos provocados). 4.4 - Perguntar se sabem o que auto-aceitao. Auto-aceitao - reconhecer os erros e acertos, respeitando a si prprio como um Esprito em evoluo; no se revoltar ou ficar triste porque ainda no tem as boas atitudes que gostaria; no ter inveja dos outros; aceitar o prprio corpo fsico (cor do cabelo, altura, peso, a mudana da voz, as alteraes fsicas que acontecem na adolescncia). Lembrar que auto-aceitao no deve significar acomodao ou revolta, mas uma atitude positiva de conhecer-se e esforar-se para mudar para melhor. Alm disso, a auto-aceitao fortalece a pacincia e a f, nos auxiliando a viver em harmonia conosco e com os outros. 4.5 - Perguntar se conhecem a frase Conhece-te a ti mesmo. A frase (que pode ser escrita no quadro negro ou em um cartaz) atribuda a Scrates, um filsofo que acreditava na reencarnao e que viveu 470 anos antes de Jesus. 4.6 - Perguntar se conhecem algum mtodo para se autoconhecer. O Esprito Santo Agostinho sugere fazer uma auto-anlise todas as noites. Para que? Ouvi-los. A fim de se transformar, se auto-melhorar, de no cometer o mesmo erro mais de uma vez, para verificar se as atitudes magoaram algum, a fim de pedir perdo e no fazer novamente, bem como analisar o bem que realizou. 4.7 -Pedir que peguem o papel onde anotaram a imperfeioe escrevam uma frase com a virtude que precisam desenvolver para superar aquela imperfeio. Guardem o papel por um

2
ms e depois vejam se nesse tempo melhoraram um pouco ou se esforaram para se melhorar. No desanimar, caso ainda no tenham conseguido melhorar-se. 4.8 - Sabem como chamamos esse nosso esforo para se auto-conhecer e se esforar para melhorar-se? Reforma ntima. A reforma ntima a superao das imperfeies, transformando-as em virtudes. uma tarefa individual e um compromisso consigo mesmo, e que ningum pode fazer pelo outro. Mas que medida que vamos analisando nossos pensamentos e atitudes, com a finalidade de errar menos e evoluir, seremos mais felizes. Por exemplo: quem costuma falar mal dos colegas deve aprender a ver os pontos positivos desses colegas; aquele que costuma reclamar, deve se esforar para agradecer tudo o que tem e reclamar menos; quem costuma mentir, deve se determinar a falar sempre a verdade. 5.CONCLUSO: - Devemos procurar nos auto-conhecer para reconhecer nossas imperfeies e nossas qualidades. Lembrar que auto-aceitao no deve significar acomodao ou revolta, mas uma atitude positiva de conhecer-se, esforar-se para mudar para melhor e viver em harmonia consigo prprio e com os outros. 6.ATIVIDADE: -Teste de Auto-conhecimento.

3
TESTE DE AUTO-CONHECIMENTO Voc se conhece? Quer aprender a se conhecer melhor? Reflita sobre cada pergunta. Marque com Xuma ou vrias respostas, de acordo com as atitudes que voc tem normalmente: 01. Quando voc se sente melhor? (a) pela manh; (b) durante a tarde e final de tarde; (c) tarde da noite. 02. Quando voc vai uma festa voc: (a) faz uma entrada chamativa assim todo o mundo o nota; (b) faz uma entrada quieta, enquanto procura conhecidos; (c) faz uma entrada mais quieta, tentando ficar desapercebido. 03. Quando voc est concentrado, estudando, e algum te interrompe. Voc: (a) d boas-vindas interrupo; (b) fica extremamente irritado; (c) varia entre esses dois extremos. 04. Qual das cores seguintes voc gosta mais? (a) vermelho (b) preto (c) amarelo (d) verde (e) azul (f) branco (g) outra cor ........................ 05. Quando algum o ofende ou o prejudica de alguma forma, voc normalmente: (a) fica aborrecido e no aceita conversar com a pessoa. (b) fica magoado, mas procura eliminar esse sentimento com o tempo. (c) procura conversar e se reconciliar com a pessoa. (d) perdoa imediatamente, no guardando qualquer mgoa. 06. Quando algum o ofende ou o prejudica, voc: (a) nunca ora por essa pessoa. (b) faz preces pedindo a Deus que Ele faa justia e que essa pessoa tenha o que merece. (c) ora a Deus pedindo que Ele ilumine e abenoe a vida de quem o ofendeu ou o prejudicou. 07. Quando voc ofende, prejudica ou magoa algum, sabendo que voc est errado, o que faz?: (a) no se arrepende e nunca pede desculpas. (b) arrepende-se, mas dificilmente pede desculpas. (c) arrepende-se e sempre pede desculpas. 08. Quando voc encontra na rua um mendigo doente, sujo e mal vestido, pedindo ajuda, voc normalmente: (a) sente-se mal e sai de perto.

4
(b) sente pena, mas raramente ajuda. (c) sente compaixo e procura sempre ajudar de alguma maneira (com prece ou ajuda material). 09. Normalmente, quando voc pratica caridade?: (a) nunca. (b) apenas quando lhe pedem ajuda. (c) sempre procura ajudar o prximo, sem esperar que lhe peam ajuda. 10. Como voc trata normalmente as pessoas? (a) d preferncia s pessoas mais ricas e cultas e as trata melhor. (b) tem dificuldade de tratar a todos sem distines, mas procura mudar isso. (c) trata a todos com gentileza, sem distines. 11. Quando participa de algum trabalho em grupo, voc normalmente: (a) tenta impor aos outros a sua opinio e, se ela no bem aceita, voc se recusa a participardotrabalho. (b) expe suas idias, mas, se os outros no concordarem, voc acata a deciso da maioria, embora fique ressentido. (c) expe suas idias, mas, se os outros no concordarem, voc acata a deciso da maioria semressentimentos. 12. Com que freqncia voc faz oraes: (a) nunca. (b) s vezes. (c) freqentemente. 13. Quando faz preces, voc: (a) somente faz pedidos. (b) pede e s vezes agradece. (c) pede e agradece sempre.

Todos ns precisamos fazer MUSCULAO ESPIRITUAL. O que isso? Como fazer? Musculao espiritual exercitar o perdo, o amor, a pacincia, a caridade, a vigilncia e a orao. Todos podem conseguir. Basta no desanimar e continuar se esforando para melhorar-se mais, a cada dia. Lembrem-se sempre do ensinamento de Jesus: Fazer aos outros o que gostaramos que nos fizessem.

You might also like