You are on page 1of 9

O que o Android Segundo Lecheta (2010), o Android uma plataforma de desenvolvimento para aplicativos mveis como smartphones e contm

tm um sistema operacional baseado em Linux, uma interface visual rica, GPS, diversas aplicaes j instaladas e ainda um ambiente de desenvolvimento bastante poderoso, inovador e flexvel.

Caractersticas
Cdigo Foi

fonte open source;

baseado no kernel 2.6 do Linux (responsvel por gerenciar a memria, os processos, threads e a segurana);
Possui Existe Tem

um kit de desenvolvimento Java chamado Android SDK; um SGBD nativo, o SQLite.

suporte a grficos 3D baseado na especificao 1.0 da OpenGL ES.

Atualizao das verses


liberada normalmente pela fabricante do aparelho; gratuita; processo de upgrade de SO fcil.

Arquitetura Android A arquitetura do sistema


operacional Android divida em camadas, onde cada parte responsvel por gerenciar os seus respectivos processos. (Lecheta, 2009).

Arquiteturas
Camada

de Aplicaes, onde se localizam todos os aplicativos que so executados sobre o sistema operacional, tais como, cliente de SMS e MMS, cliente de email, navegador, mapas, calculadora, dentre outros. Camada de Bibliotecas a camada que possui as bibliotecas C/C++ que so utilizadas pelo sistema, e tambm bibliotecas de multimdia, visualizao de camadas 2D e 3D, funes para navegadores web, funes de aceleradores de hardware, renderizao 3D, funes para grficos, fontes bitmap e vetorizadas e funes de acesso a banco de dados SQLite. Camada de Runtime, nessa camada se instancia a mquina virtual Dalvik, criada para cada aplicao executada no Android. Essa maquina virtual a melhor referente a desempenho, maior

integrao com a nova gerao de hardware e projetada como executar vrios processos paralelamente.
Camada

de Kernel Linux, o ncleo do sistema operacional Android derivado do kernel 2.6 do Linux, herdando diversas caractersticas dessa plataforma. Parte importante que se utiliza do Linux na concepo do Google Android o de controle de processos, gerenciarem memria, threads, protocolos de rede, modelo de drives e a segurana dos arquivos.

Elementos da Aplicao
Activities (Atividades); representado por uma tela na aplicao. Possui interface de usurio composta por Views, componentes grficos, eventos e etc. Services (Servios); Cdigo sem interfaces de usurios, que rodam em background. Possuem ciclo de vida prprio. Broadcast Receivers (Receptor de Broacast); Trata a reao de evento externo, um mecanismo de alerta. Content Providers (Provedores de Contedo). Para compartilhar dados entre aplicativos. Armazenar e recuperar dados em um repositrio. Ciclo de vida de uma aplicao As Atividades representam uma classe com elementos a serem executados assim que forem chamados. E cada Atividade possui um ciclo de vida que varia desde sua criao at o momento do trmino da aplicao.

OnCreate este mtodo criado quando a atividade iniciada. OnStart mtodo chamado quando a aplicao fica visvel para o usurio. OnResume o mtodo chamado quando a aplicao ir interagir com o usurio. OnPause mtodo chamado quando o sistema est prestes a retomar uma outra Atividade. OnStop este mtodo chamado quando a aplicao no estiver mais sendo executada. OnDestroy mtodo chamado quando a aplicao j terminou, ou quando o sistema necessita finalizar uma atividade. OnRestart necessrio quando uma aplicao estiver prestes a ser chamada novamente. OnFreeze mtodo a ser chamado quando pode-se salvar o estado de uma atividade

Ferramentas

Plugin ADT (Android Development Tool): DDMS (Dalvik Debug Monitor Service);

JDK um grande pacote para trabalhar com Java: o compilador Java (javac), Java Debugger (javadb) , JVM(Java Virtual Machine), Java empacotador (jar) e a ferramenta para gerao de documentao (javadoc). JRE composto pela JVM e pela biblioteca de classes Java utilizadas para execuo de aplicaes Java.

You might also like