You are on page 1of 2

Resumo:

Nome Empresarial. - - Firma: o nome empresarial formado pelo nome da pessoa fsica do empresrio ou dos scios; Denominao: o nome criado pelo empresrio em EIRELI ou pelo scio. Nome Firma Exemplos Srgio Cunha Materiais de Construo. Srgio Cunha & Nathlia Materiais de Construo. Srgio Cunha & Cia Materiais de Construo. Srgio Cunha & Nathlia Materiais de Construo LTDA. Minha Casa Materiais de Construo LTDA. Cooperativa de Vendedores de Materiais de Construo. Minha Casa Materiais de Construo SA. Companhia Minha Casa Materiais de Construo. Srgio Cunha & Nathlia Materiais de Construo Comandita por Aes. Minha Casa Materiais de Construo Comandita por Aes. Srgio Cunha & Nathlia Materiais de Construo EIRELI. Minha Casa Materiais de Construo EIRELI. Artigo 1156 1157

Tipo Empresa Individual

Sociedades de Responsabilidade Firma Ilimitadas Sociedade Limitada Firma Denominao - Denominao

1158

Cooperativas Sociedade Annima

1159 1160

Sociedade em Comandita por Aes EIRELI

Firma Denominao Firma Denominao

1161

980-A

Art. 1.155. Considera-se nome empresarial a firma ou a denominao adotada, de conformidade com este Captulo, para o exerccio de empresa. Pargrafo nico. Equipara-se ao nome empresarial, para os efeitos da proteo da lei, a denominao das sociedades simples, associaes e fundaes. Art. 1.156. O empresrio opera sob firma constituda por seu nome, completo ou abreviado, aditando-lhe, se quiser, designao mais precisa da sua pessoa ou do gnero de atividade. Art. 1.157. A sociedade em que houver scios de responsabilidade ilimitada operar sob firma, na qual somente os nomes daqueles podero figurar, bastando para form-la aditar ao nome de um deles a expresso "e companhia" ou sua abreviatura. Pargrafo nico. Ficam solidria e ilimitadamente responsveis pelas obrigaes contradas sob a firma social aqueles que, por seus nomes, figurarem na firma da sociedade de que trata este artigo. Art. 1.158. Pode a sociedade limitada adotar firma ou denominao, integradas pela palavra final "limitada" ou a sua abreviatura. 1o A firma ser composta com o nome de um ou mais scios, desde que pessoas fsicas, de modo indicativo da relao social. 2o A denominao deve designar o objeto da sociedade, sendo permitido nela figurar o nome de um ou mais scios. 3o A omisso da palavra "limitada" determina a responsabilidade solidria e ilimitada dos administradores que assim empregarem a firma ou a denominao da sociedade. Art. 1.159. A sociedade cooperativa funciona sob denominao integrada pelo vocbulo "cooperativa". Art. 1.160. A sociedade annima opera sob denominao designativa do objeto social, integrada pelas expresses "sociedade annima" ou "companhia", por extenso ou abreviadamente.

Pargrafo nico. Pode constar da denominao o nome do fundador, acionista, ou pessoa que haja concorrido para o bom xito da formao da empresa. Art. 1.161. A sociedade em comandita por aes pode, em lugar de firma, adotar denominao designativa do objeto social, aditada da expresso "comandita por aes". Art. 1.162. A sociedade em conta de participao no pode ter firma ou denominao. Art. 1.163. O nome de empresrio deve distinguir-se de qualquer outro j inscrito no mesmo registro. Pargrafo nico. Se o empresrio tiver nome idntico ao de outros j inscritos, dever acrescentar designao que o distinga. Art. 1.164. O nome empresarial no pode ser objeto de alienao. Pargrafo nico. O adquirente de estabelecimento, por ato entre vivos, pode, se o contrato o permitir, usar o nome do alienante, precedido do seu prprio, com a qualificao de sucessor. Art. 1.165. O nome de scio que vier a falecer, for excludo ou se retirar, no pode ser conservado na firma social. Art. 1.166. A inscrio do empresrio, ou dos atos constitutivos das pessoas jurdicas, ou as respectivas averbaes, no registro prprio, asseguram o uso exclusivo do nome nos limites do respectivo Estado. Pargrafo nico. O uso previsto neste artigo estender-se- a todo o territrio nacional, se registrado na forma da lei especial. Art. 1.167. Cabe ao prejudicado, a qualquer tempo, ao para anular a inscrio do nome empresarial feita com violao da lei ou do contrato. Art. 1.168. A inscrio do nome empresarial ser cancelada, a requerimento de qualquer interessado, quando cessar o exerccio da atividade para que foi adotado, ou quando ultimar-se a liquidao da sociedade que o inscreveu.

You might also like