You are on page 1of 10

Breve Histria do Neoliberalismo

Nildo Viana* A histria da humanidade marcada por mudanas, evolues, rupturas. A sucesso de modos de produo expresso deste processo. Em cada modo de produo tambm h mudanas, evolues, rupturas. Isto ocorre com todos os modos de produo e tambm com o capitalismo. A sucesso de regimes de acumulao demonstra o processo de transformao no modo de produo capitalista. Porm, um regime de acumulao tambm no esttico, histrico e caracterizado por alteraes e isto vale para os seus elementos componentes. O neoliberalismo, assim como qualquer outra formao estatal capitalista, no algo esttico e a-histrico. O neoliberalismo tambm sofre alteraes com o desenvolvimento histrico. Sendo assim, adquire importncia tentar observar as mudanas ocorridas no Estado neoliberal, desde suas origens at os dias atuais. As Origens do Neoliberalismo Para alguns, o neoliberalismo teria sua origem na dcada de 1940. Seria nesta poca que surgiria as ideologias produzidas por Hayek e Rawls, entre outros. No entanto, esta poca era a do Estado integracionista, vulgo do bem estar social, um antpoda do Estado neoliberal. Nesse contexto, o neoliberalismo era apenas uma ideologia. Assim, o que se pode dizer que nesta poca surgiu a ideologia neoliberal, mas no o Estado neoliberal. Pensar que o Estado neoliberal foi a mera aplicao desta ideologia outro equvoco a ser evitado. Trata-se de uma concepo idealista e nada dialtica. A ideologia neoliberal produzida nos anos 1940 retomada, assim como outras so produzidas, para atender s novas necessidades do capital. As origens do neoliberalismo esto muito mais nas transformaes do capitalismo do que no reino nebuloso das ideologias. O modo de produo capitalista a fonte explicativa para as transformaes estatais e ideolgicas e no o contrrio. A idia de totalidade, exigncia metodolgica fundamental, abandonada por concepes que enxergam o Estado capitalista numa suposta evoluo imanente, assim como os idealistas fazem com a histria das idias.

Professor da UEG Universidade Estadual de Gois e autor de Manifesto Autogestionrio, entre outros livros.

A necessidade da acumulao capitalista e suas dificuldades (tendncia declinante da taxa de lucro, luta operria) so fundamentais para explicar a emergncia do neoliberalismo. O toyotismo contribuiu com a recuperao do Japo e proporcionou um novo modelo de organizao do trabalho que foi copiado, posteriormente, no contexto das novas necessidades do capital a partir da dcada de 1980, pelos pases capitalistas imperialistas. O modelo Toyota, forma especfica instaurada no processo de valorizao (relaes de trabalho), proporcionou a base da chamada reestruturao produtiva e sua generalizao mundial que se inicia nos pases de capitalismo imperialista e atinge, de forma diferenciada, os pases de capitalismo subordinado. Um novo regime de acumulao se instaura e este exige uma nova formao estatal, o neoliberalismo. A crise do regime de acumulao anterior, fundado no fordismo, estado integracionista e imperialismo oligopolista transnacional, expressa na queda da taxa de lucro mdio (Harvey, 1992) e nas lutas sociais em todo mundo (Viana, 1993; Viana, 2008), com destaque para as lutas operrias e estudantis na Itlia e Frana, produziu a necessidade de transformao do regime de acumulao. A emergncia do neoliberalismo a resposta a este processo de cries do regime de acumulao anterior, sendo manifestao do novo regime. O capitalismo busca alternativas no sentido de superar as crises e dificuldades encontradas e estas no terminaram com a derrota de maio de 1968 em Paris, pois as lutas continuavam existindo, enfraquecidas em alguns pases, mais ainda influentes em outros, tal como no caso de Portugal e a Revoluo dos Cravos at chegar ao da Polnia de 1980. Porm, a crise do petrleo e outros tropeos do capitalismo tambm dificultavam a situao. O trilateralismo era a tentativa que j anunciava o futuro, o regime de acumulao integral, mas ainda no o expressava integralmente. A dcada de 1970 foi um tempo de transio, no qual o antigo regime de acumulao (intensivo-extensivo) ainda era hegemnico, mas embries do novo regime de acumulao j existiam. O principal embrio do novo regime de acumulao que j estava presente no trilateralismo a nfase repressiva no papel do Estado e na explorao internacional (fora do mbito do regime de acumulao, no plano cultural, se desenvolvia o psestruturalismo, por exemplo). A chamada Comisso Trilateral (Assmann, 1979) foi uma tentativa de evitar o aprofundamento da crise ainda no interior do regime de acumulao intensivoextensivo e seu fracasso provocou a instaurao do regime de acumulao integral, cujo
2

objetivo aumentar a explorao, nacional e internacional. O trilateralismo o ltimo suspiro do regime de acumulao intensivo-extensivo e, ao mesmo tempo, o anunciador do novo regime de acumulao. O que o trilateralismo anuncia do novo regime de acumulao? Ele anuncia a necessidade de aumento da explorao internacional e da represso para conseguir concretizar este objetivo:
O mundo industrializado comea a se amedrontar e a tomar precaues diante de uma unio mais efetiva dos pases pobres. O trilateralismo elabora uma resposta histrica. O trilateralismo no quer transformaes demasiados radicais, porm tampouco permanece imvel. Chegou concluso de que necessrio mudar algumas coisas importantes. No entanto, no se dever alimentar muitas iluses; pretende reformar o sistema para salv-lo. Com a oportuna concesso no que se refere a alguns itens, quer momentaneamente acalmar o Terceiro Mundo e evitar um afrontamento que venha fazer naufragar o livre comrcio e a livre empresa, que at agora tem gerado dividendos to suculentos para os pases ricos (Siste e Iriarte, 1979, p. 173).

O processo de intensificao da explorao mundial o objetivo, mas no no discurso. Este um dos problemas dos analistas da Comisso Trilateral, pois ficam presos ao discurso sem perceber o que est por detrs dele. A preocupao com o chamado Terceiro Mundo mais do que uma precauo. Trata-se de realizar uma poltica preventiva aos possveis efeitos de uma poltica de espoliao ainda maior. Este processo, aliado com o neofordismo, o processo inflacionrio galopante e a presso das dvidas externas, marcam esta etapa transitria e fracassada do regime de acumulao anterior, mas que deixou elementos que seriam desenvolvidos pelo regime de acumulao integral, fundamentalmente a intensificao da explorao e da represso. Porm, no novo regime, a represso e a explorao deixam de atingir apenas os pases de capitalismo subordinado e passam a atingir os pases de capitalismo imperialista e passa a ser efetivado a nvel internacional e nacional. neste contexto que nos anos 1980 emerge o neoliberalismo e a chamada reestruturao produtiva, sendo que so processos complementares, aliado ainda com o neo-imperialismo. Estes elementos so sendo implantados paulatinamente a partir dos anos 1980. A eleio do governo Thatcher em 1979 ao lado da vitria eleitoral de Ronald Reagan em 1980 e, posteriormente de Helmuth Kohl em 1982 marca o avano sucessivo de governos neoliberais, que, assim, assumem o poder na Inglaterra, EUA e Alemanha, respectivamente. Esta a primeira fase do capitalismo neoliberal (regime de acumulao integral), marcado pela eleio de governos neoliberais e de outros que, paulatinamente, passam a adotar polticas neoliberais.
3

Emergncia e Consolidao do Neoliberalismo Este perodo vai de 1980 at o incio dos anos 1990. a poca de expanso do neoliberalismo e de suas primeiras manifestaes, tal como as privatizaes, a desregulamentao das relaes de trabalho, o ajuste fiscal e monetrio, a desregulamentao dos mercados. O neoliberalismo expresso do regime de acumulao integral ao lado do neo-imperialismo e da reestruturao produtiva busca, para utilizar expresso de Bourdieu, uma explorao sem limites (Bourdieu, 1998). O endurecimento do capitalismo a partir desta poca vai se desenvolvendo e expandindo pelo mundo. Neste contexto, h uma precarizao do trabalho e um aumento do desemprego, produzidos pelas alteraes no processo de produo e reproduo do capital a nvel mundial. As condies de vida desfavorveis e o crescimento da misria e da pobreza se generalizam, inclusive nos pases imperialistas. O Estado neoliberal corri as polticas de assistncia social e refora mais ainda as condies desfavorveis para a maioria da populao. No caso do capitalismo subordinado, que reproduz sua subordinao implantando um processo de explorao ainda mais intenso do que j existia. O neoliberalismo subordinado faz com que a situao j desfavorvel se torne ainda mais grave. O ciclo se encerra no final dos anos 1980. O neoliberalismo emergente substitudo pelo neoliberalismo hegemnico. A crise do capitalismo estatal (queda do muro de Berlim) e o fim da Guerra Fria, aliado expanso neoliberal no capitalismo subordinado, promovem uma consolidao ideolgica e poltica do neoliberalismo. O regime de acumulao integral se torna hegemnico mundialmente e fecha o ciclo. Uma vez consolidado o neoliberalismo, temos um aumento geral da explorao e da pobreza que vai se desenvolvendo paulatinamente na dcada de 1980. A hegemonia neoliberal reforada pela crise do capitalismo estatal e pelo desgaste ideolgico e poltico do chamado marxismo-leninismo, o que traz mudanas na oposio que tem uma parte que capitula, outra que se mantm na oposio com o mesmo credo e uma outra que busca nova inspirao poltica e terica. A vitria do neoliberalismo anunciada por ideologias grandiloqentes com a do Fim da Histria e emerge o pensamento nico. O mundo se torna neoliberal.

O Neoliberalismo Hegemnico e a Retomada da Acumulao Capitalista A partir dos anos 1990 o neoliberalismo entra em sua segunda fase, a fase hegemnica. J praticamente livre do bloco capitalista estatal e das foras polticas que lhe apoiava, com governos neoliberais assumindo o controle de pases como Brasil e Argentina, entre vrios outros, a nova fase de uma ofensiva poderosa buscando aumentar ainda mais a explorao capitalista mundial. A acumulao capitalista nos anos 1980 conseguiu evitar uma queda e iniciou um processo de recuperao e intensificao. Isto, no entanto, no foi suficiente para garantir o processo de retomada da acumulao capitalista.
Desenvolveu-se em todo o mundo um consenso poltico sobre poltica macroeconmica; os governos tm adotado inequivocadamente uma agenda poltica neoliberal. Desde o incio da dcada de 1990, as reformas macroeconmicas adotadas nos pases da Organizao para a Cooperao e o Desenvolvimento Econmico (OCDE) tm apresentado muitos dos ingredientes essenciais dos programas de ajuste estrutural (PAEs) aplicados no Terceiro Mundo e no Leste Europeu (Chossudovsky, 1999, p. 13).

Assim, a privatizao, aumento do desemprego, diminuio das polticas de assistncia social, so generalizadas e at nos pases imperialistas as medidas neoliberais se tornam mais fortes. A presso em torno da dvida externa se torna maior e uma estratgia para aumentar a explorao internacional (Chossudovsky, 1999). Para se manter este processo de explorao sem limites at nos pases imperialistas, se cria as ideologias necessrias para a aceitao das mudanas. neste contexto que surgem ideologias fatalistas como a da globalizao e outras produes ideolgicas que visam descrever o fenmeno, tal como a ideologia da excluso social que vai ser cunhada na Frana a partir de 1992 (Viana, 2008).
Pode-se agora compreender porque, a despeito de sua inconsistncia terica, a noo de excluso abrange um grande consenso. As medidas tomadas para lutar contra a excluso tomam o lugar das polticas sociais mais gerais, com finalidades preventivas e no somente reparadoras, que teriam por objetivo controlar sobretudo os fatores de dissociao social (Castel, 2004, p. 32).

A emergncia da ideologia da excluso social produto do processo de lumpemproletarizao, que ocorre na poca do regime de acumulao integral (Viana, 2008), e est ligada tambm ao processo de constituio de polticas de assistncia social paliativas e setoriais em substituio as polticas de assistncia social de carter estrutural que existia na poca do estado integracionista. A ideologia da excluso social tambm serve para ofuscar a luta de classes e realizar a defesa da incluso dos
5

excludos, sem questionar as relaes de classes, o que torna a incluso algo benfico e a excluso malfica, sem questionar em que se prope a incluso (no trabalho alienado e explorado). O empobrecimento da populao (lumpemproletarizao) se torna cada vez maior na Europa e Estados Unidos e as polticas de ao afirmativa, de cotas, voltadas para setores especficos da sociedade (negros, mulheres, jovens, homossexuais, etc.) acompanhado pela responsabilizao da sociedade civil, criando instituies (ONGs, por exemplo) e ideologias (voluntariado) visando compensar a poupana de recursos por parte do aparato estatal. Aliado a isso, novos nichos de mercado so produzidos, tambm seguindo a lgica setorial e isto se reproduz nas ideologias da moda, tal como o ps-estruturalismo e seus derivados (tal como a ideologia do gnero). A diminuio dos gastos estatais provocou uma reduo do nmero de funcionrios pblicos e burocratas e as instituies da sociedade civil, especialmente as ONGs e o que se convencionou chamar terceiro setor, acaba sendo no somente um processo para que a sociedade civil organizada execute um papel que era da alada do Estado como tambm absorva parte da burocracia estatal dispensada. As polticas de assistncia social paliativas e setoriais so reforadas pela ideologia ps-estruturalista e por novas ideologias derivadas e emergentes que se fundamentam no localismo, no microreformismo, etc. Outra conseqncia do empobrecimento da populao se revela no aumento da fome, do desemprego, da migrao internacional, da criminalidade, da violncia e at mesmo o retorno de molstias contagiosas (Chossudovsky, 1999). Porm, h duas conseqncias dentre estas que destacaremos: o aumento da criminalidade e da violncia, por um lado; e o barateamento do preo da fora de trabalho, por outro. A violncia se torna um dos temas acadmicos mais debatidos e, na maioria dos casos, sob a perspectiva conservadora, no qual no faltam cientistas sociais para culpabilizar o indivduo ou reclamar mais moralizao e mais represso (Viana, 2002). A origem disso, no entanto, se encontra na chamada doutrina da tolerncia zero, produzida em Nova York e exportada para o resto do mundo:
De Nova York, a doutrina da tolerncia zero, instrumento de legitimao da gesto policial e judiciria da pobreza que incomoda a que se v, a que causa incidentes e desordens no espao pblico, alimentando, por conseguinte, uma difusa sensao de insegurana, ou simplesmente de incmodo tenaz e de inconvenincia , propagou-se atravs do globo a uma velocidade alucinante. E com ela a retrica militar da guerra ao crime e da

reconquista do espao pblico, que assimila os delinqentes (reais ou imaginrios), sem teto, mendigos e outros marginais a invasores estrangeiros o que facilita o amlgama com a imigrao, sempre rendoso eleitoralmente (Wacquant, 2001, p. 30).

O estado neoliberal assim se manifesta como Estado mnimo (em polticas de assistncia social, em interveno no mercado e no aparato produtivo) e forte (nas polticas repressivas). O processo repressivo complementado pela poltica de disperso da classe operria. O deslocamento de indstrias capitalistas para pases e regies pouco industrializadas e/ou com grande populao tem o duplo papel de enfraquecer politicamente o proletariado (disperso espacial, recrutamento de novo proletariado sem tradio de luta, pouca concentrao dos trabalhadores em cidades e regies) e aumentar a explorao devido ao uso de fora de trabalho em locais com grande reserva da mesma. Este processo todo tambm faz aumentar a resistncia. A partir da segunda metade da dcada de 1990, h um ressurgimento de uma negao do capitalismo, ainda incipiente, mas que vai crescendo paulatinamente (anarquismo, movimentos sociais, etc.). Este processo de fortalecimento do movimento de contestao vai ser realizado com contradies, mas expressando justamente uma resposta ao processo de aumento geral da explorao e tudo que derivado da. O processo de precarizao e o de lumpemproletarizao proporcionam a organizao de novos movimentos sociais, tal como o dos desempregados e dos sem-teto. Devido suas condies sociais e falta de ligao orgnica, os movimento dos desempregados pode ser considerado um milagre social (Bourdieu, 1998) e reflete este processo social de explorao sem limites. A emergncia do chamado Movimento Antiglobalizao, principalmente a partir de 1999, marca uma nova fase de ascenso das lutas sociais, que vai estar presente no s nas manifestaes e ativismo de indivduos e grupos, mas tambm em mobilizao da populao e radicalizao de suas lutas, tal como ocorreu no Mxico e Argentina. As lutas sociais no Mxico e Argentina mostraram uma grande radicalizao e colocaram o neoliberalismo em perigo. O atentado de 11 de setembro de 2001 foi mais uma manifestao das contradies sociais e abriu a possibilidade para uma ofensiva do capitalismo neoliberal, tal como veremos a seguir. O Neoliberalismo Protofascista A partir dos anos 2000 inicia-se a terceira fase do neoliberalismo. Esta fase expressa uma resposta repressiva do estado neoliberal para as crescentes mobilizaes
7

sociais, principalmente a partir de Seattle, Chiapas, lutas sociais na Argentina e o atentado de 11 de setembro de 2001. A invaso do Iraque pelos EUA apenas a face mais visvel deste processo. O Plano Colmbia e outras estratgias so adotadas pelo Estado Neoliberal, que passa de Estado penal expresso de Wacquant para Estado Penal Contra-Insurgente. O crescimento da pobreza e da misria ocorre como uma bola de neve e isto produz vrios processos sociais, tal como a favelizao (Davis, 2006) e a concentrao da pobreza urbana. O crescimento das favelas e a organizao do espao urbano feito pela populao contrariam a lgica estatal e por isso o Estado neoliberal passa a pensar estratgias de contra-insurgncia em relao aos movimentos sociais, grupos polticos e populao favelada, devido ao descontrole sobre eles. Assim, o Estado neoliberal se torna um estado contra-revolucionrio preventivo e passa a usar estratgias militares para controlar a populao, inspiradas seja no Iraque invadido pelos EUA, seja na interveno brasileira no Haiti (Zibechi, 2008). A poltica de contra-insurgncia no apenas militar, mas tambm voltada para aes sociais junto a estas populaes, e utiliza a mediao de ONGs, militantes de esquerda, intelectuais, entre outros, para realizar um feedback e realizar atividades (educao popular, profissionalizao), e produzir lideranas e organizao democrtica, alm de expandir revitalizar a produo e distribuio mercantil no local. Este processo j vinha sendo aplicado sob a forma de assistencialismo (bolsa famlia, renda cidad) que aliado s polticas paliativas, realizava polticas setoriais e cooptao de parte da populao, e responsabilizao da sociedade civil, como ONGs, economia solidria e outras formas de criar estratgias de sobrevivncia transformadas em virtude e engajamento popular de matriz neo-reformista. Porm, agora isto realizado de forma mais controlada pelo aparato estatal e em pontos estratgicos de lugares potencialmente mais explosivos e menos controlados. A sociedade nua de Vance Packard (1966) se transformou em sociedade da vigilncia integral. Vrias empresas (fbricas, escolas, etc.) usam a vdeo-vigilncia para controlar o que ocorre e o processo de trabalho; o sistema de vdeos tambm se espalha por elevadores, lojas, etc. O mundo virtual tambm crescentemente vigiado e controlado, e os governos tentam legalizar uma vigilncia que em grande parte j ocorre na prtica (Freire, 2006). O sistema de informao e vigilncia se torna mais amplo e com os mais variados pretextos (contra criminalidade, terrorismo, pedofilia, etc.). Por
8

detrs disso h mais do que o que aparenta ser, pois se a criminalidade, terrorismo e pedofilia podem ser alvos reais, o que grande alvo as revoltas populares, interesses nacionais, etc. Isto est ligado poltica de contra-insurgncia da nova fase do neoliberalismo. Porm, alm disso, o Estado neoliberal deve criar as condies para uma nova ofensiva no apenas repressiva, mas tambm no aspecto financeiro e no processo de explorao. A partir dos anos 2000 houve uma nova queda da taxa de lucro (veja grfico abaixo). Porm, h um ziguezague e a relativa recuperao a partir de 2003 logo recrudesce. A instabilidade financeira e a ameaa inflacionria so determinaes conjunturais que aumentam a necessidade de explorao e ao mesmo tempo o dificulta, j que as condies de vida de grande parte da populao j so mais que precrias. Evoluo da Taxa de Lucro nos EUA 1959/2001
Taxa de Lucro nos EUA (1959-2001)

14,00% 12,00% 10,00% Percentagem 8,00% 6,00% 4,00% 2,00% 0,00% 1959 1962 1965 1968 1971 1974 1977 1980 1983 1986 1989 1992 1995 1998 2001

Ano

Fonte: Economic Report of The President (2001) e Economic Indicators 2001 (september). Os dados de 2001 se referem ao primeiro semestre.

Isto tambm ocorre na esfera cultural, na qual surgem idelogos protofascistas que no medem esforos em atacar as idias contestatrias e o marxismo, em especial. O que novo nos intelectuais protofacistas a virulncia unida a uma tentativa de fazer as tendncias de esquerda aparecerem como um inimigo imaginrio,
9

visando desarticular qualquer oposio intelectual e facilitar assim a hegemonia burguesa e o aumento da superexplorao. As lutas sociais a partir do final dos anos 1990 fez emergir a fase protofacista do neoliberalismo. A contra-revoluo preventiva se torna mais intensa e a poltica de contra-insurgncia se torna uma das principais caractersticas que se consolida atualmente. O empobrecimento da populao e a desorganizao do espao urbano com a favelizao e outros fenmenos, aliado com as dificuldades financeiras do capitalismo contemporneo, marcam a possibilidade de passagem do neoliberalismo protofascista para o fascismo ou a guerra. Porm, existem outras possibilidades e a luta de classes que definir qual delas ser vitoriosa: autogesto social ou barbrie. Referncias ASMANN, Hugo. A Trilateral Nova Fase do Capitalismo Mundial. Petrpolis, Vozes, 1979. BOURDIEU, P. Contrafogos. Tticas para Enfrentar a Invaso Neoliberal. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1998. DAVIS, Mike. Planeta Favela. So Paulo, Boitempo, 2006. CASTEL, R. As Armadilhas da Excluso. In: CASTEL, R. et al. Desigualdade e a Questo Social. 2 edio, So Paulo, Educ, 2004. CHOSSUDOVSKY, Michel. A Globalizao da Pobreza. Impactos das Reformas do FMI e do Banco Mundial. So Paulo, Moderna, 1999. FREIRE, Alexandre. Inevitvel Mundo Novo. O Fim da Privacidade. So Paulo, Axis Mundi, 2006. HARVEY, David. Condio Ps-Moderna. So Paulo, Edies Loyola, 1992. PACKARD, Vance. A Sociedade Nua. So Paulo, Ibrasa, 1966. SISTE, A. e IRIARTE, G. Da Segurana Nacional ao Trilateralismo. In: ASMANN, Hugo. A Trilateral Nova Fase do Capitalismo Mundial. Petrpolis, Vozes, 1979. VIANA, Nildo. Estado, Democracia e Cidadania. A Dinmica da Poltica Institucional no Capitalismo. Rio de Janeiro, Achiam, 2003. VIANA, Nildo. O Capitalismo na Era da Acumulao Integral. So Paulo, Idias e Letras, 2009. VIANA, Nildo. Violncia e Escola. In: VIEIRA, R. & VIANA, N. (orgs.). Educao, Cultura e Sociedade. Abordagens Crticas da Escola. Goinia, Edies Germinal, 2002. WACQUANT, Lic. As Prises da Misria. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2001. ZIBECHI, Raul. A Militarizao das Periferias Urbanas. Revista O Comuneiro, n. 9, Maro de 2008.

10

You might also like