You are on page 1of 5

CAPTULO 22 - SERVIOS AUXILIARES DA JUSTIA 116.

rgos principais e rgos auxiliares da justia Todo juzo (de grau superior ou inferior) constitudo, por ditame da prpria necessidade de desenvolvimento da atividade judiciria, por rgos principais e auxiliares. O rgo principal o juiz, em quem se concentra a funo jurisdicional, mas cuja atividade isolada seria insuficiente para a atuao da jurisdio; essa atividade complementada pela do escrivo, do oficial de justia e de outros rgos auxiliares, encarregados da documentao dos atos do processo, de diligncias externas etc. (alguns desses auxiliares pertencem aos prprios quadros judicirios, enquanto que outros so pessoas ou entidades eventualmente chamadas a prestar servios em dado processo). O Brasil consagra tradicionalmente um sistema empresarial para a prestao desses servios pblicos, chegando a Constituio de 1988 a dizer que "os servios notariais e de registros so exercidos em carter privado, por delegao do Poder Pblico" (art. 236 - mas o art. 32 do Ato das Disposies Transitrias ressalva a situao dos cartrios que, na ordem constitucional precedente, hajam sido oficializados) 118. auxiliares permanentes da Justia H, entre as pessoas que cooperam com o juiz no processo, aquelas que ocupam cargos criados por lei, com denominao prpria; tais so os auxiliares permanentes da Justia, que sero, conforme o caso, "servidores integrados no quadro do funcionalismo pblico", ou "serventurios" (Cd. Jud., art. 209, incs. I-II). O escrivo tem, no processo, as funes de: a) documentar os atos processuais (CPC, art. 141, inc. III); b) movimentar a relao processual (art. 141, incs. I e II); c) dar certides dos processos (art. 141, inc. V); d) zelar pelos autos dos processos (art. 141, inc. VI). O Cdigo de Processo Penal refere-se ao escrivo em diversos dispositivos (arts. 305, 370, par. n., 389, 390, 793, 799 e 808), dando-lhe inclusive o encargo de realizar certas intimaes (arts. 305 e 370, pargrafo nico). H um escrivo, bem como o respectivo ofcio de justia, junto a cada juzo (nas comarcas de uma s vara, dois escrives). O oficial de justia , tradicionalmente, encarregado das diligncias externas do juzo (CPC, art. 143; CLT, art. 721), como sejam: a) atos de comunicao processual (citao, intimao); b) atos de execuo forada (penhora, arresto, seqestro, busca-e-apreenso, priso). Incumbe-lhe tambm "estar presente s audincias e coadjuvar o juiz na da ordem" (art. 143, inc. IV), o que tipicamente uma funo de porteiro. 119. auxiliares eventuais da Justia (rgos de encargo judicial) Muitas funes auxiliares so desempenhadas por pessoas que no ocupam cargo algum na administrao da Justia, sendo nomeadas ad hoc pelo juiz. Trata-se do perito, do intrprete, do depositrio particular e do administrador. Perito aquele que vem cooperar com o juzo, realizando exames, vistorias ou avaliaes que dependam de conhecimentos tcnicos que o juiz no tem (CPC, art. 145 c/c art. 420)

O intrprete (que, bem pensado, tambm um perito) tem funes ligadas aos seus conhecimentos de: a) lngua estrangeira; b) linguagem mmica dos surdos-mudos (CPC, art. 151). O depositrio particular tem as mesmas funes do depositrio pblico, nas hipteses do art. 666 do Cdigo de Processo Civil. Art 666; os bens penhorados sero preferencialmente depositados: (Redao dada pela Lei n 11.382, de 2006). O administrador, j referido (supra, n. 118), tem as funes que lhe do os arts. 148 do Cdigo de Processo Civil. Art. 148. A guarda e conservao de bens penhorados, arrestados, seqestrados ou arrecadados sero confiadas a depositrio ou a administrador, no dispondo a lei de outro modo. 120. auxiliares eventuais da justia (rgos extravagantes) Para o desempenho das funes jurisdicionais, muitas vezes o juiz necessita da cooperao de diversas entidades (pblicas ou privadas), como por exemplo: a) a Empresa de Correios e Telgrafos, para a expedio de precatrias, de cartas citatrias; b) a Imprensa Oficial do Estado e as empresas jornalsticas particulares, para a publicao de editais; c) a Polcia Militar nos casos de resistncia aos oficiais de justia; d) os rgos pagadores de entidades pblicas e privadas, encarregados de descontar em folha a prestao de alimentos devida pelo funcionrio ou empregado (CPC, art. 734; lei n. 5.478, de 25.7.68, art. 16) 121. f-pblica O escrivo e o oficial de justia tm f pblica, o que significa que suas certides so havidas por verdadeiras, sem qualquer necessidade de demonstrao de sua correspondncia verdade, at que o contrrio seja provado (presuno juris tantum). CAPTULO 24 - O ADVOGADO 129. noes gerais D-se o nome de jurista s pessoas versadas nas cincias jurdicas, como o professor de direito, o jurisconsulto, o juiz, o membro do Ministrio Pblico, o advogado. Como o mister da advocacia se insere na variada gama de atividades fundadas nos conhecimentos especializados das cincias jurdicas, o advogado aparece como integrante da categoria dos juristas, tendo perante a sociedade a sua funo especfica e participando, ao lado dos demais, do trabalho de promover a observncia da ordem jurdica e o acesso dos seus clientes ordem jurdica justa. A Constituio de 1988 deu, pela primeira vez, estatura constitucional advocacia, institucionalizando-a no cap. IV de seu ttulo IV (denominado "da organizao dos Poderes"), entre as "funes essenciais Justia", ao lado do Ministrio Pblico e da Advocacia-Geral da Unio. Assim, a seo III desse captulo trata "da Advocacia e da Defensoria Pblica", prescrevendo, no art. 133: "O advogado indispensvel administrao da justia,

sendo inviolvel por seus atos e manifestaes no exerccio da profisso, nos limites da lei". Do exposto deduz-se que as atividades do advogado se desdobram em duas frentes: a advocacia judicial e a extrajudicial. A primeira, de carter predominantemente contencioso (com a ressalva relativa jurisdio voluntria); a segunda, eminentemente preventiva. Num curso de direito processual como este, concentra-se a ateno, naturalmente, no aspecto judicial da advocacia. Disse a mais conceituada doutrina que o advogado, na defesa judicial dos interesses do cliente, age com legtima parcialidade institucional. O encontro de parcialidades institucionais opostas constitui fator de equilbrio e instrumento da imparcialidade do juiz. 130. Defensoria Pblica A institucionalizao da Defensoria Pblica (Const., art. 134) constitui sria medida direcionada realizao da velha e descumprida promessa constitucional de assistncia judiciria aos necessitados.A Constituio fala agora, mais amplamente, em "assistncia jurdica integral e gratuita" (art. 5, inc. LXXIV), que inclui tambm o patrocnio e orientao em sede extrajudicial ("advocacia preventiva"). E s Defensorias (Unio, Estados, Distrito Federal e Territrios) incumbem "a orientao jurdica e a defesa, em todos os graus, dos necessitados" (art. 134). As Defensorias so essenciais, a teor do disposto no art. 134 da Constituio, perante todos os juzos e tribunais do pas. Por essa razo, no s a Unio estruturar adequadamente a sua, como tambm os Estados devero faz-lo (art. 134, par. n.). A funo de Defensoria perante os juizados especiais essencial prpria existncia destes (lei 9.099, de 26.9.95, art. 56). No Estado de So Paulo aguarda-se lei complementar implantando a Defensoria Pblica como instituio autnoma (v. Const.-SP art. 103), uma vez que as funes de assistncia judiciria pelo Estado vm sendo exercidas pela Procuradoria-Geral do Estado (PAJ).

131. a Advocacia-Geral da Unio A Advocacia-Geral da Unio o organismo criado pela Constituio de 1988 e institudo pela lei complementar n. 73, de 10 de fevereiro de 1993 para a advocacia judicial e extrajudicial da Unio (que inclui as atividades de consultoria) (Const., art. 131). Somente a cobrana judicial executiva da dvida ativa tributria que fica a cargo de outra instituio federal, a Procuradoria da Fazenda Nacional (Const., art. 131, 3). A Advocacia-Geral da Unio tem por chefe o Advogado Geral da Unio, de livre nomeao do Presidente da Repblica e sem as garantias de que dispe o Procurador-Geral da Repblica (Const., art. 131, 1 - v. supra, n. 127). 132. natureza jurdica da advocacia Diz-se tradicionalmente que a advocacia uma atividade privada, que os advogados so profissionais liberais e que se prendem aos clien-tes pelo vnculo contratual do mandato, combinado com locao de servio.

Modernamente formou-se outra corrente doutrinria , para a qual,em vista da indispensabilidade da funo do advogado no processo, a advocacia tem carter pblico e as relaes entre patrono e cliente so reguladas por contrato de direito pblico. Em regra, o advogado postular em juzo ou fora dele fazendoprova dos poderes (Est., art. 5); poder faz-lo independentemente destes nos processos de habeas corpus, nos casos de urgncia (obrigando-se a apresentar a procurao no prazo de quinze dias, prorrogvel por igual perodo - CPC, art. 37, e art. 5, 1, Est.) e no de assistncia judiciria, qando indicado pelo respectivo servio, pela Ordem ou pelo juiz. Quando a defesa gratuita fica a cargo de instituies integrantes da Defensoria Pblica (v. n. ant.), quem patrocina os interesses do necessitado a prpria Instituio e no cada um de seus integrantes. Da a dispensa de outorga de poderes. Mas quando a indicao recai sobre advogado no exerccio de profisso liberal, ao provimento h de seguir-se a outorga do mandato ad judicia. 133. abrangncia da atividade de advocacia e honorrios Nos termos do Estatuto da Advocacia, exercem essa atividade, sujeitando-se ao regime da lei, alm dos profissionais liberais, os advogados pblicos enumerados no art. 3, quais sejam, os integrantes da Advocacia-Geral da Unio, da Procuradoria da Fazenda Nacional, da Defensoria Pblica e das Procuradorias e Consultorias Jurdicas dos Estados, Distrito Federal e Municpios e das respectivas entidades de administrao indireta e fundacional. 134. deveres e direitos do advogado O novo Estatuto mudou a sistemtica. Todo o captulo II do tt. I dedicado aos direitos do advogado (arts. 6 e 7). Mas, com relao aos deveres, foram substitudos pelo cap. VIII, intitulado "Da tica do Advogado" (arts. 31 a 33), sendo que este ltimo dispositivo faz remisso expressa obrigatoriedade de se cumprirem rigorosamente os deveres consignados no Cdigo de tica e Disciplina. Ademais disso, o cap. IX (art. 34), ao tipificar as infraes e sanes disciplinares, arrola algumas condutas antes correspondentes a deveres (como a violao do sigilo profissional). Quanto ao Cdigo de tica e Disciplina, o pargrafo nico do art. 33 reafirma regular ele os deveres do advogado para com a comunidade, o cliente, o outro profissional, e, ainda, a publicidade, a recusa do patrocnio, o dever de assistncia jurdica, o dever geral de urbanidade e os respectivos procedimentos disciplinares . 135. Ordem dos Advogados do Brasil A Ordem dos Advogados do Brasil, criada pelo art. 17 do dec. n. 19.408, de 18 de novembro de 1930, hoje servio pblico, dotado de personalidade jurdica e forma federativa, tendo por finalidade: a) defender a Constituio, a ordem jurdica do Estado Democrtico de Direito, os direitos humanos e a justia social, alm de pugnar pela boa aplicao das leis, pela rpida administrao da justia e pelo aperfeioamento da cultura e das instituies jurdicas; b) promover, com exclusividade, a defesa, a seleo e a disciplina dos advogados em toda a Repblica Federativa do Brasil. Para tanto, a Ordem dos Advogados do Brasil no mantm qualquer vnculo funcional ou hierrquico

com rgos da Administrao Pblica, sendo privativo o uso da sigla "OAB" (art. 44 do Estatuto). 136. exame de ordem e estgio Como j se viu, uma das finalidades precpuas da Ordem dos Advogados do Brasil a de proceder seleo de seus prprios membros, habilitando-os ao exerccio da advocacia. Essa seleo abrange a verificao da idoneidade moral do candidato (Est., art. 8, 3 e 4), necessria para o exerccio privado da elevada funo pblica em que se pretende investir; da inexistncia de incompatibilidade entre a advocacia e o exerccio de cargo, funo ou atividade do candidato, para assegurar a independncia do advogado, evitar a indevida captao de clientela e impedir o abuso de influncias (Est., arts. 27 a 30); e, finalmente, da chamada capacitao profissional, que inclui as condies especiais exigidas para o desempenho da profisso, em acrscimo formao universitria adequada. So dispensados do exame de ordem os ex-membros da Magistratura e do Ministrio Pblico. Pelo estatuto anterior, era possvel substituir o exame de ordem pelo estgio profissional, perodo de estreito contato com o funcionamento prtico das instituies junto s quais o advogado atuava profissionalmente ou de efetivo exerccio, sob o controle e orientao de advogado, de algumas atribuies da profisso, tudo de acordo com um programa preestabelecido. Ao estgio eram admitidos os bacharis em direito e os alunos matriculados no 4 ou 5 ano de faculdade de direito mantida pela Unio ou sob fiscalizao do Governo Federal.

You might also like