You are on page 1of 2

A Teologia da Palavra de Deus

Dra. Marli Wandermurem Dra. Em Cincias da Religio, rea de Literatura e Religio, Profa. de Teologia do Antigo Testamento e Cincias da Religio da FBB. A Bblia um livro Sagrado para o Ocidente. A sua conotao como Palavra de Deus foi cunhada pela tradio crist. Contudo, ela tem uma multiplicidade de Palavras/Discursos. Como discursos de Deus tm duas formas principais da Palavra de Deus: A palavra do senhor que se identifica com a Aliana, e A Palavra do Senhor anunciada pelos profetas. Essas duas formas de PALAVRAS constituem a experincia primordial do ami e marca tambm o incio de uma teologia viva da PALAVRA. Segundo Alonso-Schkel, os elementos comuns das duas manifestaes da Palavra de Deus que elas so apresentadas ao povo atravs de um mediador. Como se apresenta esta mediao? As pessoas que se tornam mediadores adquirem um respaldo de autoridade porque eles so portadores do sagrado. Isto :

Devemos entender que o mediador uma pessoa inserida dentro de um contexto sociocultural e histrico geopoltico. um ser do seu meio social, mediado por sua cultura. Ele tem um discurso do sagrado experimentado por uma hierofania. Por isso, a palavra de Deus chega aos mortais seres humanos na FORMA E FIGURA DE PALAVRA ESPECIFICAMENTE HUMANA. Tipos de palavras: 1. Palavra onde Deus o sujeito - Aliana Este tipo de Palavra pode ser vista nos textos de xodo 19,1-6, e Js 24.2-13. xodo 19,1-6 1. Ao terceiro ms da sada dos filhos de Israel da terra do Egito, no mesmo dia chegaram ao deserto de Sinai, / 2. Porque partiram de Refidim e entraram no deserto de Sinai, onde se acamparam. Israel, pois, ali se acampou em frente ao monte. / 3. E subiu Moiss a Deus, e o SENHOR o chamou do monte, dizendo: Assim falars casa de Jac, e anunciars aos filhos de Israel: 4. Vs tendes visto o que fiz aos egpcios, como vos levei sobre asas de guias, e vos trouxe a mim; / 5. Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliana, ento sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra minha. / 6. E vs me sereis um reino sacerdotal e o povo santo. Estas so as palavras que falars aos filhos de Israel.

Josu 24, 2-13 2 Disse ento Josu a todo o povo: Assim diz o Senhor Deus de Israel: Alm do Rio habitaram antigamente vossos pais, Tera, pai de Abrao e de Naor; e serviram a outros deuses. / 3 Eu, porm, tomei a vosso pai Abrao dalm do Rio, e o conduzi por toda a terra de Cana; tambm multipliquei a sua descendncia, e dei-lhe Isaque. /4 A Isaque; dei Jac e Esa; a Esa dei em possesso o monte Seir; mas Jac e seus filhos desceram para o Egito. / 5 Ento enviei Moiss e Aro, e feri o Egito com aquilo que fiz no meio dele; e depois vos tirei de l. / 6 Depois que tirei a vossos pais do Egito viestes ao mar; e os egpcios perseguiram a vossos pais, com carros e com cavaleiros, at o Mar Vermelho. / 7 Quando clamaram ao Senhor, ele ps uma escurido entre vs e os egpcios, e trouxe o mar sobre eles e os cobriu; e os vossos olhos viram o que eu fiz no Egito. Depois habitastes no deserto muitos dias. / 8 Ento eu vos trouxe terra dos amorreus, que habitavam alm do Jordo, os quais pelejaram contra vs; porm os entreguei na vossa mo, e possustes a sua terra; assim os destru de diante de vs. / 9 Levantou-se tambm Balaque, filho de Zipor, rei dos moabitas, e pelejou contra Israel; e mandou chamar a Balao, filho de Beor, para que vos amaldioasse; / 10 porm eu no quis ouvir a Balao; pelo que ele vos abenoou; e eu vos livrei da sua mo. / 11 E quando vs, passando o Jordo, viestes a Jeric, pelejaram contra vs os homens de Jeric, e os amorreus, os perizeus, os cananeus, os heteus, os girgaseus, os heveus e os jebuseus; porm os entreguei na vossa mo. / 12 Pois enviei vespes adiante de vs, que os expulsaram de diante de vs, como aos dois reis dos amorreus, no com a vossa espada, nem com o vosso arco. / 13 E eu vos dei uma terra em que no trabalhastes, e cidades que no edificastes, e habitais nelas; e comeis de vinhas e de olivais que no plantastes. Nota-se nos textos que Deus atua como o agente principal da histria. A Palavra anunciada est relacionada com a salvao e o objeto do discurso o povo. uma palavra divina que explica as aes de Deus como atos salvficos.

2. Os Mandamentos como palavra de Deus A palavra tambm vem em forma de mandamentos que Deus exige do povo, geralmente vem no plural. xodo 20,1 Ento Deus falou, pronunciando todas estas palavras So mandamentos apodticos, palavras que encarnam e transmitem a vontade de Deus. Esses mandamentos so palavras que criam uma ordem e com palavras imperativas Deus se manifesta como Senhor, o povo como sdito e a liberdade como responsabilidade. 3. Palavras como bnos e maldies So palavras que esto carregadas de anuncio de prmio e castigo. Tais palavras vem condicionadas pela obedincia ou desobedincia do povo e uma palavra vinculada a aliana feita com o povo. So estas trs formas de Palavras: exposio histrica, mandamentos e beno e maldio, que formam uma unidade que a aliana. x 34: 28 as palavras da aliana Deuteronmio . 29,1 Estas so as palavras da aliana que o SENHOR ordenou a Moiss que fizesse com os filhos de Israel, na terra de Moabe, alm da aliana que fizera com eles em Horebe.

As palavras so proferidas na Aliana, por isso, elas criam uma instituio que tem uma realidade dinmica. Notavelmente, na palavra vinculada Aliana, aparecem mais no plural: Palavras de Deus 2. A Palavra Proftica A outra palavra que chega at o povo vem pela profecia. A palavra proftica tem formas caractersticas, aparece na forma: as sim fala o Senhor; a palavra do Senhor foi dirigida a...; Ouvi a palavra do Senhor; Orculo do Senhor Na profecia a palavra aparece mais no singular: Palavra. A diferena entre a Aliana e a profecia que a aliana est vinculada a histria de deus na Salvao e a Palavra proftica mais individual e est ligada situao concreta do cotidiano vivido pelo povo em seus atos e aes que ferem os preceitos da Aliana. Ao estudar a profecia podemos verificar que cada profeta tem seu tema prprio e atua especificamente dentro de seu contexto sociocultural e histrico geogrfico. A proftica revela um Deus em ao e descobre o sentido da ao histrica dos seres humanos estimulados por Deus. Por meio da palavra proftica o acontecimento passado se torna presente recordao e permite reconhecer nele um significado salvfico. A profecia tambm faz com muita frequncia a referencia aos mandamentos da Aliana. Lembra que o ami por meio da aliana, se obrigou a cumprir esses mandamentos no momento em que comeou a existir, por isso, eles sempre foram renovados nos momentos solenes. A Bblia (AT) est bem focada em quatro pontos: 1.Os documentos da aliana, que regulamenta as relaes entre Deus e o seu povo este documento foi conservado, lido publicamente em ocasies solenes (Js 24) e tambm foi ampliado paulatinamente com novas explicaes. Depois da crise do reinado de Manasses, foi o documento base da reforma de Josias, tornando-se o ponto fundante de um movimento de reforma religiosa, (2Rs 22). 2. Sob Salomo e no perodo dos reis foi escrito a histria da poca e foi reunidos as tradies antigas. 3. No tempo da corrupo religiosa, escreveram os profetas, as suas palavras, tantas vezes desprezadas, consistem em sentenas avulsas, proferidas em nome de deus, as quais so ampliadas pelos discpulos e reunidas em colees. 4. O exlio fez uma interrupo e uma nova partida. Ele trabalha a questo da aliana partida. O AT no caiu do cu, ele se formou na histria do povo, mediante longo e complicado processo e que nos mostra a formao de uma f em Deus, e que veio mediada por experincia humanas.

Referncia Bibliogrfica ALONSO-SHKEL, Luis. O AT como palavra do homem e palavra de Deus. In: Palavra e Mensagem do AT. So Paulo: Teolgica/Paulus, 2004.

You might also like