You are on page 1of 8

Atividade Prtica 1 Introduo tomada de deciso

A Tomada de deciso normalmente definida como o processo de identificao e resoluo de problemas, e de acordo com Oliveira (2004), nada mais do que a converso das informaes em ao. Decidir recomendar entre vrios caminhos alternativos que levam a determinado resultado. As decises so escolhas tomadas com base em propsitos, so aes orientadas para determinado objetivo e o alcance deste objetivo determina a eficincia do processo de tomada de deciso. Segundo Kock (2011) uma das qualidades do gestor a: Capacidade para tomar Decises => baseadas em planejamento e em informaes corretas, que levam em considerao o tipo de organizao, o tipo de administrador e a situao. Podemos salientar, de acordo com Moritz (2006, p.30):
(...) que a deciso um julgamento, uma escolha feita entre alternativas incluindo todos os o que, quando, quem, por que e como, que aparecem nos processos de deciso. Com o intuito de evitar problemas futuros, os administradores devem se basear em decises cuidadosamente formuladas. Assim sendo, tomar decises faz parte do cotidiano da vida e est presente em todos os seus aspectos, indo desde tpicos pessoais at decises mais abrangentes, como no planejamento de grandes projetos que envolvem as organizaes privadas e pblicas. Nesse caso somos constantemente forados a tomar decises que afetam um grupo, uma pessoa ou toda uma organizao.

Portanto as decises tm freqentemente um impacto muito alm do resultado imediato. Conforme trata Moritz (2006) na realidade, as decises tomadas hoje se direcionam muito mais ao futuro, que o fruto das idealizaes nas quais as decises so baseadas. O estudo do Processo Decisrio tem evoludo desde os anos de 1940. Segundo Moritz (2006, p.31 e 32)
A Teoria das Decises nasceu de Herbert Simon, que a utilizou para explicar o comportamento humano nas organizaes. Herbert, concebe a organizao como um sistema de decises. Neste sistema, cada pessoa participa racional e conscientemente, tomando decises individuais a respeito a respeito de alternativas racionais de comportamento. Assim a organizao est permeada de decises e de aes.

Dessa forma o processo decisrio apoiado por modelos, tcnicas e critrios racionais, que esto em evoluo e que vo garantir a otimizao da tomada de deciso.

possvel aprender a tomar decises???


A capacidade de decidir bem pode ser aperfeioada, de modo que, pela aquisio de conhecimento e domnio de tcnicas, se possam formar atitudes positivas que permitam identificar o problema; colher, classificar e analisar as informaes; relacionar e avaliar as alternativas; e finalmente decidir.

Fonte: PEROBA, Luis Emanuel. Processo Decisrio. UNICAP. 2011.

Com essas habilidades os indivduos e gestores de uma determinada organizao podero enfrentar o processo decisrio, enfrentando as seguintes questes:

Qual o problema? Quais so as alternativas? Qual a melhor alternativa ou oportunidade?

De acordo com diversos autores, o processo da tomada de deciso, na maioria das decises nas organizaes/empresas, envolvem os seguintes passos:

1) Formular o problema: comea com uma situao de frustrao, desafio, curiosidade ou irritao, ou um fato que exige algum tipo de ao, ou oportunidade para atingir um objetivo; 2) Estruturar o problema a fim de relacionar suas partes na forma de um modelo: 3) Proceder a uma montagem tcnica de um modelo; 4) Testar/simular o modelo e as suas possveis solues; 5) Estabelecer controle sobre a situao e a sua delimitao; 6) Implementar a soluo na organizao.

Portanto, de acordo com Moritz (2006) um processo de deciso inicia-se pela identificao das necessidades, do que possvel fazer, da informao que est disponvel e da comunicao que precisa ser efetuada. Espera-se que estes elementos, ordenados numa estrutura lgica, resultem na possibilidade de uma melhor deciso. Nesse caso, Moritz (2006) ressalta que o gestor ou administrador tem como funo especfica desenvolver e regular o processo de tomada de deciso da maneira mais eficaz possvel, isto , a funo do administrador no exclusivamente tomar decises, mas tambm tomar providncias para que o processo de deciso se realize de maneira eficaz. Desse modo a deciso um processo de escolha e anlise entre vrias alternativas disponveis do curso de ao que a pessoa dever seguir, ou seja, so as escolhas que procuram resolver problemas e aproveitar as oportunidades. Chiavenato (2000) aponta seis elementos da tomada de decises: o O tomador de deciso: a pessoa que faz a escolha ou opo entre vrias alternativas de ao. o Os objetivos: que o tomador de deciso precisa alcanar com suas aes. o As preferncias: critrios que o tomador de deciso usa para fazer sua escolha. o A estratgia: o curso da ao que o tomador de deciso escolhe para atingir os objetivos, dependendo dos recursos que venha a dispor. o A situao: aspectos do ambiente que envolvem o tomador de deciso, muitos dos quais se encontram fora do seu controle, conhecimento ou compreenso e que afetam sua escolha. o O resultado: a conseqncia ou resultante de uma dada estratgia de deciso.

Sendo assim os principais mecanismos que orientam o processo da tomada de deciso envolvem quatro etapas. Segue abaixo:

Fonte: BUARQUE, David. Processo Decisrio e Planejamento. UNIFAI. 2006.

Dessa forma, segundo Moritz (2006), o autor Peter Drucker (1972), denomina as decises em estratgicas e tticas. Sendo as decises estratgicas mais difceis, pois o problema e a soluo so desconhecidos, fazendo com que a tomada de deciso seja sempre obtida atravs de um processo visando a soluo do problema. J a deciso ttica so mais simples, podendo-se confiar na capacidade intuitiva do decisor de tomar a deciso acertada.

Os atores do processo decisrio


O Tomador de deciso, pode ser indviduo isolado, o presidente de um pas ou de uma grande/ou pequena organizao, tcnico de um time, o diretor de uma universidade, o empresrio de uma pequena empresa, representante do departamento financeiro de uma determinada organizao, entre outros, cujos resultados so consequncias da interao entre as preferncias dos envolvidos no processo. As decises finais tomadas pode caber a vrias entidades (compostas por associaes, conselhos, comits e etc) ou a apenas um indivduo. Portanto a lgica da tomada de deciso por esses atores depende da posio que o indivduo ocupa e que condiciona o seu acesso a informaes que vo contribuir para o processo da tomada de decises. Estes atores (lderes comunitrios, diretores de organizaes, empresrios, indivduos, associaes e etc) do processo decisrio so intervenientes, pois so portadores de um sistema de valores que acabam utilizando suas caractersticas pessoais no processo da tomada de decises.

Alguns utilizam componentes exclusivos e intransferveis da sua personalidade e garantem uma deciso que atenda aos seus objetivos. J outros atores no tem habilidade suficiente, Moritz (2006, p.37) para incorporar esses elementos e faz-lo valer perante os demais intervenientes. Nesse caso esses atores so os decisores, que dentre todos os atores est munido de poder institucional para ratificar uma deciso, ou seja, o decisor a pessoa que leva a culpa se a deciso conduzir para um resultado no desejado ou angustiante. E do outro lado esto outros atores, que so as pessoas que vo sofrer as consequncias da tomada de deciso dos intervenientes, como os contribuintes, clientes, associados, indivduos, administradores e etc.

Tomada de deciso dentro das Organizaes


Existe um consenso crescente de que a tomada de deciso deve levar em considerao a natureza incerta dos negcios, uma vez que as empresas contemporneas esto se tornando mais complexas. No entanto, a abordagem mais simplista para a soluo de problemas, de acordo com Moritz (2006, p.40) o pensamento linear, enfatiza que os problemas tm apenas uma soluo, no afetam o restante da organizao e, uma vez descoberta soluo, esta permanecer constantemente vlida. Entretanto, o pensamento sistmico afirma que os problemas so complexos, tm mais de uma causa e mais de uma soluo, e esto inter-relacionados com o restante da organizao, alm das decises terem validade temporria. O processo de seleo de solues visto pelo pensamento sistmico caracteriza uma avaliao dos efeitos de qualquer soluo na organizao como um todo, no apenas na rea aonde aconteceu o problema. O pensamento sistmico tambm supe que os problemas e suas solues sequentes no so constantes, mas esto em contnua transformao. Ambos devem ser reexaminados a soluo de problemas um processo dinmico. O modelo de deciso que vamos estudar o Modelo Decisrio Racional que tem como intuito maximizar os objetivos da alta administrao e de seus acionistas, partindo do princpio de que h uma relao direta entre a importncia dada a uma deciso, quando esta tomada, e a importncia dos seus resultados. Nesse modelo, segundo Cornlio (1999) prope-se quatro etapas lgicas sucessivas para o processo de deciso:

1. Deteco (diagnstico) de um problema; 2. Identificao e explicitao de todas as aes possveis; 3. Avaliao de cada eventualidade por critrios derivados dos objetivos ou das preferncias. 4. Escolha da soluo que maximiza o resultado.

Depois da compreenso das etapas do modelo racional, baseamos os nveis para a tomada de deciso de uma organizao em nveis: estratgico, ttico e operacional, que vo mobilizar todos os recursos de uma empresa para a concretizao dos seus objetivos, de acordo com a figura abaixo:

Fonte: Moritz, Gilberto. Processo Decisrio. SEAD/UFSC 2006.

Diferentes nveis organizacionais, de acordo com Moritz (2006) tomaro tipos diferentes de deciso. A alta gerncia ser responsvel por determinar as metas estratgicas de uma empresa, chamadas decises estratgicas, que determinam os objetivos da organizao como um todo, seus propsitos e direo. Ao passo que os gerentes intermedirios tomaro decises tticas ou administrativas, essas decises envolvem o desenvolvimento de tticas para realizar as metas estratgicas definidas pela alta gerncia. Decises tticas so mais especficas e concretas e mais voltadas para a ao. Por exemplo, decises sobre compras, execuo de uma poltica de reduo de custos, definio do fluxo produtivo ou treinamento do pessoal, entre outras.

J o nvel organizacional mais baixo da administrao, a superviso, tomar decises operacionais. O estabelecimento de um cronograma de melhoria dos equipamentos e a determinao do nvel apropriado de estoque de matrias-primas so exemplos de decises operacionais. Em toda instncia de tomadas de decises, o sucesso depender das habilidades analticas do gerente. Pudemos ver que a tomada de deciso dentro da organizao contempornea de negcios envolve todos os tipos e estilos de soluo de problemas. Tanto aquele que evita, como aquele que soluciona, bem como aquele que antecipa os problemas tem um papel a desempenhar dentro da mesma empresa. Embora um tipo e estilo em particular possam ser mais eficazes do que outros, em uma situao especfica, todas as organizaes so confrontadas com uma variedade bastante complexa de desafios que exigem uma gama de estilos de soluo de problemas.

Estilos de tomadores de decises os decisores


De acordo com Moritz (2006, p.40) assim como existem classificaes diferentes de deciso, existem pessoas com tipos e estilos diferentes no processo de deciso. Nesse caso, um estilo pessoal de tomar decises pode ser mais aceitvel do que outros, portanto os gestores que demonstrarem o estilo desejado, tero grandes chances, de serem recompensados e promovidos para posies hierrquicas mais altas na empresa.

Indivduo Avesso a Problemas: Busca minimizar os conflitos ou simplesmente ignora-os. Quando enfrenta dificuldades, ele busca minimizar os conflitos ou simplesmente ignora-os; assim conhecido como encobridor de coisas. Essas pessoas so timas para manter a organizao no curso estvel e esse estilo de tomada de deciso pode ser til em ambientes nos quais existem poucas necessidades de mudanas. Indivduo Solucionador de Problemas: o tipo de pessoa que se preocupa com os problemas atuais. No geral, essa pessoa est sempre reagindo aos problemas medida que vo surgindo. Freqentemente, estes teriam sido mais bem gerenciados se tivessem sido previstos quando eram menores e podiam ser administrados com mais eficcia. O gestor solucionador raramente prev os problemas, mas muito eficaz em lidar com eles quando se tornam conhecidos.

Indivduo Previsor de Problemas: Busca ativamente antecipar os problemas e tenta lidar com eles antes que se transformem numa dificuldade maior para a empresa. Essa pessoa est entusiasmada e envolvida com o planejamento e a criao de alternativas na organizao. Ele no s reconhece a necessidade de mudanas, mas acredita que a melhor maneira de se lidar com elas prevendo-as, e no meramente reagindo as necessidades atuais.

Esse tipo de tomar de decises faz uso de anlise de dados, simplesmente para compreender o presente, mas tambm para prospectar o futuro.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS:

BUARQUE, David. Processo Decisrio e Planejamento. UNIFAI. 2006. CHIAVENATO, Idalberto. Introduo teoria geral da administrao. Edio compacta. 2.ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000 KOCH, Maria Salete. Apostila Gesto de Qualidade. Instituto Cuiabano de Ensino. ICEC. Cuiab MT, 2011. MORITZ, Gilberto de Oliveira. Processo Decisrio. Florianpolis: SEAD/UFSC, 2006. OLIVEIRA, D. P. R. Sistemas de informaes gerenciais: estratgias, tticas, operacionais. 9 ed. So Paulo: Atlas, 2004. Vdeos: Youtoube. Vdeo: Bernt Entschev Tomada de Decises. Disponvel em:

<www.youtoube.com/watch?v=waovmx0rLNM&feature=related> Acesso em: 05/01/2012. ATIVIDADE VALENDO 05 PONTOS: Fazer um resumo deste texto, colocando os pontos principais, mais no para ser uma cpia, fazendo um resumo com as suas palavras, de acordo com as ideias do texto. Este trabalho deve ser manuscrito (feito caneta a mo) e entregue na coordenao do seu curso, no dia 02 de abril de 2013. No se esquea de colocar seu nome completo, sua turma, seu curso e assinar um protocolo de entrega na data estipulada, pois existe um escalonamento de nota de acordo com a data de entrega. BOM TRABALHO!!!! Atenciosamente,

Profa. Msc. Luciene Bauermeister


Email de contato da disciplina: tomadadecisao@bol.com.br

You might also like