You are on page 1of 19

Humaniversidade Holstica

Pontos Shu

Quando sentimentos e atitudes positivos e alegres passam atravs de cada rgo e circulam atravs de todo o sistema, nossas energias fsicas e qumicas so transformadas e equilibradas Tarthang Tulku No adie o amanh uma miragem Otvio Leal (Dhyan Prem)

Alameda dos Guaramomis, 1055 Moema So Paulo SP 04076-012 Telefones: 5055-0880 Fone/Fax: 5055-2800 Site: www.humaniversidade.com.br E-Mail: humaniversidade@uol.com.br

Sumrio

Matria:

Pginas:

Introduo________________________________________________________________ 02 1- Localizao e Fisiologia dos Pontos Shu______________________________________ 02 2- Utilizao dos Pontos Shu__________________________________________________03 3- Os Pontos dos Cinco Elementos______________________________________________ 04 4- Descrio da Localizao Anatmica dos Pontos Shu nos 12 Meridianos_____________05

Humaniversidade Holstica

Introduo
Pontos Shu ou Shu antigos so pontos dos Cinco Movimentos, localizados nos canais de Energia Principais, que situam o homem como um intermedirio da ao das energias Celestes e Telricas. Eles representam a comunicao do interior do organismo com o meio ambiente e vice-versa. Todos os meridianos principais (Yin e Yang) possuem os pontos Shu. Existe sobre cada meridiano cinco pontos especiais, cada um dos quais corresponde a um dos cinco elementos: Madeira, Fogo, Terra, Metal e gua. A disposio destes pontos variam nos meridianos Yin e nos meridianos Yang. Nos meridianos Yin, o primeiro ponto na extremidade dos dedos corresponde madeira (Ting), e o quinto ponto, na proximidade do cotovelo ou do joelho, corresponde gua (Ho). Nos meridianos Yang, o ponto das extremidades dos dedos corresponde ao metal (King), e o quinto, terra (Iu/Iunn). Nos meridianos Yang, entretanto, h um sexto ponto chamado Iunn, que corresponde ao ponto Fonte e nos meridianos Yin, Iu e Iunn so o mesmo. Os pontos Shu antigos so em nmero de 66. Distribudos nos meridianos Yang e Yin dos membros superiores e membros inferiores. Parte sempre do ponto Ting, seguindo sucessivamente os pontos Iong, Iu, King e Ho, por onde penetra em profundidade para atingir rgos e vsceras. Nos meridianos Yang e Yin, a energia emerge do ponto Ho at ganhar o ponto Ting, que o mais superficial. Portanto, o Ponto Ting o ponto de partida e de chegada da energia e o ponto Ho de entrada e sada da energia.

1 - Localizao e Fisiologia dos Pontos Shu


TING
Significa poo, isto, de onde se recebe a energia ou emerge a gua; portanto o ponto onde chega e parte a energia, ou seja, a energia do alto desce para baixo e vice-versa. Localizao: ngulos ungueais. Ponto Ting tem como funo receber e acumular a energia Ki e iniciar uma nova circulao energtica. A sua funo energtica corresponde ao de coletar o Ki das regies adjacentes e direcion-lo ao canal de energia principal.

IONG
Significa riacho, ou seja a energia parte do ponto Ting, concentrando-se no ponto Iong. E da segue seu trajeto normalmente. Localizao: metacarpos e metatarsos falangeanos Corresponde ao movimento Fogo nos canais de energia Yin e ao ponto gua nos canais de energia Yang. Sua funo de aumentar as caractersticas Yin nos canais de energia Yang e as Yang nos canais de energia Yin.

IU
Significa aquele que transporta e o ponto de penetrao de Energia Perversa (Vento, Calor, Umidade, Seca e Frio) no meridiano. Tem como funo dispersar a energia perversa. Localizao: no punho e no tornozelo.

KING
Significa passagem, desvio, desembarque. A partir deste ponto, ocorre a concentrao de energia do corpo, que pode ser desviada para a regio prxima, isto , no caso de penetrao perversa, no meridiano, esta pode desembocar em outras regies, ou meridianos vizinhos. Localizao: entre os tornozelos e joelho, entre o cotovelo e punho.

HO
Significa reunio, o ponto de encontro do interior como o exterior. Corresponde ao ponto gua dos canais Yin e ao ponto Terra dos canais Yang. Localizao: cotovelos e joelhos

Humaniversidade Holstica

2 - Utilizao dos Pontos Shu


Os pontos Shu constituem a essncia da acupuntura; e atravs deles realiza-se vrias tcnicas de tratamento dos canais de energia.

TING
Os 12 pontos Ting representam o incio dos 12 principais canais de energia e unem dois canais de natureza oposta: Yin / Yang e Yang / Yin; sendo portanto pontos de polarizao desses canais. Em funo de sua intensa atividade fisiolgica, os pontos Ting, tambm tornam-se sede de freqentes distrbios da circulao energtica, que se manifestam por estagnao do Ki do sangue, sendo isto observado clinicamente atravs da cianose na extremidade dos dedos e no ngulo ungueal. Quando ocorre obstruo nesses canais, a energia esvai-se para fora deles, provocando um processo inflamatrio, edema e dor. Para o tratamento, deve-se fazer reentrar esta energia para dentro do seu canal correspondente, atravs do estmulo no ponto Ting. Indicao: doenas dos rgos slidos / aflies na regio precordial, nas doenas ocasionadas pelas perturbaes da Energia Ancestral, como nas doenas do esprito, do corao e da vontade.

IONG
Promove o aumento da velocidade da circulao de Ki nos canais de energia. Nos canais com deficincia energtica pode haver penetrao de Energias Turvas, que so fatores de retardo ou mesmo de estagnao da circulao energtica. O estimulo do ponto Iong conduz a circulao de energia do mesmo. Indicao: utilizado para tratar doenas provocadas pelo calor ou frio; doenas que alteram a cor da pele, face e febres.

IU
Promove o fortalecimento do Ki nos canais de energia. O estimulo do ponto Iu concentra e fortalece o Ki e ajuda a evitar a penetrao das Energias Perversas que esto no tecido celular subcutneo para dentro do canal de energia principal. Indica, concentra e fortalece o Ki e ajuda a evitar a penetrao das Energias Perversas que esto no tecido: doenas doloridas, febres intermitentes e peso no corpo e nas juntas.

KING
Promove o fortalecimento das estruturas orgnicas, tais como ossos, msculos, articulaes, pele, nervos perifricos e vasos sangneos. Nos casos de deficincia das atividades dessas estruturas, estimulando-se o ponto King dos canais de energia Yin e do ponto Ho dos canais de energia Yang, atinge-se o equilbrio. Indicao: doenas que alteram a voz, dispnia, tosse e calafrio.

HO
Promove o equilbrio de todas as doenas de estmago. Atravs do estmulo desse ponto (E-36) atinge-se uma vasta gama de doenas digestivas. Indicao: doenas digestivas, excessos alimentares, excessos de Ki na regio superior do corpo e diarrias. Segundo Nei Ching, devemos perceber: 9 se a afeco ocorre no meridiano Yin, por uma agresso Yin, deve-se estimular os pontos Iong e Iu. 9 Se afeco ocorre nos vasos Lo, deve-se estimular os pontos Iu (iunn) e Lo. 9 Se a afeco ocorre no meridiano Yin, por agente Yang, deve-se estimular pontos King e Iu. Concluindo-se, que possvel estabelecer o tratamento adequado para as algias perifricas e viscerais e a regularizao e harmonizao dos distrbios energticos dos canais de energia do Zang Fu, atravs dos pontos Shu.

Humaniversidade Holstica

3 - Os Pontos dos Cinco Elementos

VSCERAS
Intestino Grosso Estmago
Intestino Delgado

PONTOS SHU
IG1 E45 ID1 B67 TA1 VB44 IG2 E44 ID2 B66 TA2 VB43 IG3 E43 ID3 B65 TA3 VB41 IG5 E41 ID5 B60 TA6 VB38 IG11 E36 ID8 B40 TA10 VB34 IG4 E42 ID4 B64 TA4 VB40

Bexiga
Triplo Aquecedor

Vescula Biliar

A relao dos pontos Shu com os Cinco Elementos pode ser resumida na seguinte tabela

RGOS
Pulmo Bao / Pncreas Corao Rim Circulao sexualidade Fgado P11 BP1 C9 R1 CS9 F1 P10 BP2 C8 R2 CS8 F2

PONTOS SHU
P9 BP3 C7 R3 CS7 F3 P8 BP5 C4 R7 CS5 F4 P5 BP9 C3 R10 CS3 F8 P9 BP3 C7 R3 CS7 F3

ELEMENTOS

MADEIRA

FOGO

TERRA

METAL

GUA

TING

YONG

YU

KING

HO

PONTOS ELEMENTOS
METAL GUA MADEIRA FOGO TERRA

YUAN (Ponto Fonte)

Humaniversidade Holstica

4 - Descrio da Localizao Anatmica dos Pontos Shu nos 12 Meridianos


Abaixo esto relacionados os pontos, Shu e sua localizao anatmica nos meridianos, constando o nmero do ponto, sua denominao em chins e sua traduo.

Meridiano dos Pulmes


P11 SHAO SHANG (pequeno comerciante) ponto madeira. Localizao: no lado radial da unha do polegar, 0,1 polegada acima do leito ungueal. P10 IU JI (regio do peixe) ponto fogo. Localizao: no lado palmar, acima da junta do primeiro metacarpo digital, entre a pele clara e escura. P9 TAI JUAN (abismo muito grande) ponto terra. Localizao: no lado medial e radial no fim da linha do pulso, entre os tendes do msculo adutor longo do polegar, e msculo externo largo carpo-radial. P8 JING QU (canaleta do meridiano) ponto metal. Localizao: no lado medial, uma polegada acima do pulso, no lado medial do processo estilideo-radial, no lado da artria. P5 CHI ZE (charco do p) ponto gua. Localizao: na linha medial do cbito do lado medial do cotovelo, no lado do tendo do msculo biceps braquial.

Humaniversidade Holstica

MERIDIANO DO INTESTINO GROSSO


IG1 SHANG YANG (Yang de mercador) ponto metal. Localizao: no lado radial do dedo index, 0,1 polegada posterior e radial no leito ungueal. IG2 ER JIAN (segundo intervalo) ponto gua. Localizao: no lado radial do dedo index, na depresso distal da junta metacarpo-falangica. IG3 SAN JIAN (terceiro intervalo) ponto madeira. Localizao: no lado dorsal da mo no lado medial do segundo metacarpo, na depresso atrs da segunda junta metacarpo-falangica. IG5 YANG XI (corrente Yang) ponto fogo. Localizao: no lado dorso radial do pulso, um pouco distal do osso rdio, onde h depresso entre os tendes do msculo extensor curto e longo do polegar, ao esticar e abrir o polegar. IG11 QU CHI (toque falso) ponto terra. Localizao: no lado radial do cotovelo, no msculo braquio-radial ao dobrar o cotovelo, na depresso radial no fim da linha cubital.

Humaniversidade Holstica

MERIDIANO DO ESTMAGO
E45 LI DUI (acordo difcil) ponto metal. Localizao: 0,1 polegada no lado da esquina lateral do leito ungueal do segundo dedo do p. E44 NEI TING (patio da corte interior) ponto gua. Localizao: entre o segundo e o terceiro dedo do p, na frente das juntas metatarso falangeanas. E43 XIAN GU (vale da escavao) ponto madeira. Localizao: na depresso entre o segundo e o terceiro metatarso, prximo da junta metatarso falangeal, no lado do msculo interosseo dorsal. E41 JIE XI (liberao da corrente) ponto fogo. Localizao: no ponto mdio dorsal do tornozelo acima do ligamento cruciato, entre os tendes do msculo extensor halux longo e o extensor longo dos dedos. E36 ZU SAN LI (trs milhas de perna) ponto da objetividade divina, ponto terra. Localizao: 3 polegadas abaixo da patela entre o msculo da tbia anterior e o msculo extensor longo dos dedos.

Humaniversidade Holstica

MERIDIANO DO BAO PANCREAS


BP1 YIN BAI (branco secreto) ponto madeira. Localizao: no lado medial do dedo do p, 0,1 polegada postero medial do leito ungueal. BP2 DODU (grande capital) ponto fogo. Localizao: no lado medial do dedo do p antero inferior da articulao do primeiro metatarso falangeal, entre a pele escura e clara. BP3 TAI BAI (brancura suprema) ponto terra. Localizao: no lado medial do p postero inferior do joanete na articulao do primeiro metatarso falangel na linha da juno da pele escura e clara. BP5 SHANG QUE (barreira de mercador) ponto metal. Localizao: na fossa antero inferior do malolo medial do tornozelo, do ponto de encontro das linhas das bordas anterior e inferior do malolo medial. BP9 YIN LIN QUAN (fenda da barreira Yin) ponto gua. Localizao: no lado medial da cabea da tbia, na depresso da borda postero inferior da tbia, na linha inferior da tuberosidade da tbia.

Humaniversidade Holstica

MERIDIANO DO CORAO
C9 SHAO CHANG (pequeno arremetida) ponto madeira. Localizao: no lado radial do dedinho, 0,1 polegada no canto radial da unha. C8 SHAO FU (pequeno depsito) ponto fogo. Localizao: na palma entre o quarto e quinto metacarpo atrs das juntas metacarpo falageanas. C7 SHU MEN (ponto do esprito) ponto terra. Localizao: no lado ulnar do pulso no lado radial do tendo do msculo flexor carpal, 1,5 polegada acima da linha do pulso. C4 LING DAO (vida do esprito) ponto metal. Localizao: no lado ventral e medial do antebrao, no lado do msculo flexor carpal, 1,5 polegada acima da linha do pulso. C3 SHAI HAI (um mar pequeno) ponto gua. Localizao: no lado radial do epicondilo medial do nmero, acima do ponto inicial do msculo provador e do msculo flexor do antebrao.

Humaniversidade Holstica

MERIDIANO DO INTESTINO DELGADO


ID1 SHAO ZE (pequeno charco) ponto metal. Localizao: no lado do dedinho da mo, 0,1 polegada ao lado ulnar do leito ungueal. ID2 QIAM GU (vale do futuro) ponto gua. Localizao: no lado ulnar do dedinho da mo, na frente da junta metacarpo falangeal, entre a pele clara e escura. ID3 HOU XI (kavina posterior) ponto madeira. Localizao: no lado ulnar da mo atrs da junta metacarpo falangeal do quinto dedo, entre a pele clara e escura. ID5 YANG GU (vale Yang) ponto fogo. Localizao: no lado ulnar do pulso na depresso entre o psiforme e o processo estilide ulnar. ID8 XIAO HAI (mar pequeno) ponto terra. Localizao: na fossa entre o olecranio e o epicndilo medial mero na borda lateral do nervo radial.

Humaniversidade Holstica

10

MERIDIANO DO BEXIGA
B67 ZHI YIN (extremidade de Yin) ponto metal. Localizao: 0,1 polegada na borda lateral e prxima ao ngulo ungueal do quinto dedo do p. B66 TON GU (penetrao do vale) ponto gua. Localizao: na depresso anterior e inferior da articulao do quinto metatarso falangeal do p. B65 SHUGU Ponto madeira. Localizao: Situa-se sobre a faca do p, proximal articulao do 5 metacarpofalangeano, numa reentrncia ssea, na linha onde muda a cor da pele, entre as regies plantar e dorsal do p. B60 KUN LUN (montanhas de Kun Lum) ponto fogo. Localizao: entre o tendo de aquiles e a borda do malolo lateral do tornozelo, no nvel do ponto mais alto do malolo. B54 WEI ZHONG (meio equilbrio) ponto terra. Localizao: no centro da fossa poplitea, na prega poplitea.

Humaniversidade Holstica

11

MERIDIANO DOS RINS


R1 YONG QUAN (fonte murmurante) ponto madeira. Localizao: na planta do p, posterior as articulaes metatarso falangeais entre o segundo e o terceiro metatarso. R2 RAN GU (vale ardente) ponto fogo. Localizao: na borda antero inferior do osso navicular do p. R3 ZHAO HAI (mar de reflexo) ponto terra. Localizao: entre a borda posterior do malolo medial e o tendo de aquiles. R7 FU LIU (corrente de retorno) ponto metal. Localizao: 2 polegadas acima do taixi (R3) na borda antero medial do msculo solium. R10 YING GU (vale Yin) ponto gua. Localizao: no lado medial da prega poplitea, entre os msculos semitendinoso e semimembranoso.

Humaniversidade Holstica

12

MERIDIANO DA CIRCULAO E SEXUALIDADE


CS9 ZHANG CHONG (arremetida pelo meio) ponto madeira. Localizao: 0,1 polegada acima do leito ungueal da terceira falange distal, no lado ulnar. CS8 LAO GONG (palcio do aborrecimento) ponto fogo. Localizao: na palma, na regio prxima da articulao metatarso falageal, entre o terceiro e o quarto metatarso. CS7 D LING (grande barreira) ponto terra. Localizao: no meio da prega do pulso no lado palmar, entre os msculos palmar longo e flexor carporadial. CS5 JIAN SHI (o intermedirio) ponto metal. Localizao: 3 polegadas acima da prega do pulso, entre os tendes dos msculos palmar longo e flexor carpo-radial. CS3 ou ZE (charco cruzado) ponto gua. Localizao: no meio da prega cubital do cotovelo, no lado ulnar do msculo biceps.

Humaniversidade Holstica

13

MERIDIANO DO TRIPOLO AQUECEDOR


TA1 GUAN CHANG (ataque da fronteira) ponto metal. Localizao: no lado ulnar, 0,1 polegada do ngulo ungueal do dedo anular (quarto dedo da mo). TA2 YE MAN (ponto de secreo) ponto gua. Localizao: entre os dedos quarto e quinto a frente da articulao metacarpo falangeal, no limite da derme dorsal e palmar. TA3 ZHONG ZHU (ilha do meio) ponto madeira. Localizao: no lado dorsal da mo, na fossa posterior metacarpo falangeal, no limite da derme dorsal e palmar. TA6 ZHI GOU (trincheira do ramo) ponto fogo.] Localizao: 1 polegada acima do ponto wai guan (TA5) entre os tendes do msculo extensor digital comum e o msculo digito quinto prprio. TA10 TIAN JING (bem mistial) ponto terra. Localizao: na depresso acima do olcrano, na borda do tendo triceps braquial.

Humaniversidade Holstica

14

MERIDIANO DA VESCULA BILIAR


VB44 QIAO JIN (orifcio Jin) ponto metal. Localizao: 0,1 polegada pstero lateral do leito ungueal do quarto dedo do p. VB43 XIA XI (ravina escura) ponto gua. Localizao: a frente das articulaes metatarso falangeal entre o quarto e o quinto dedo do p. VB41 LAIN QI (acima da lgrimas) ponto madeira. Localizao: na depresso entre o quarto e o quinto metatarso. VB38 JANG FU (suporte Yang) ponto fogo. Localizao: 4 polegadas acima do ponto mais alto do malolo externo, na borda posterior da fbula, em cima do msculo pernio longo. VB34 YANG LIN QUAN (margem Yang) ponto terra. Localizao: 1 polegada abaixo do joelho, na depresso anterior e inferior da cabea da fbula, na faixa do msculo pernio longo.

Humaniversidade Holstica

15

MERIDIANO DO FGADO
F1 DA CHUM (grande estima) ponto madeira. Localizao: 0,1 polegada acima do ngulo lateral do leito ungueal do dedo do p. F2 XING MAN (espao de marcha) ponto fogo. Localizao: entre o primeiro e segundo dedo do p, na frente das articulaes metatarso falangeais. F3 TAI CHANG (suprema arremetida) ponto terra. Localizao: entre o primeiro e o segundo metatarso, atrs das articulaes metatarso falangeais. F4 ZHONG FENG (selo mdio) ponto metal. Localizao: 1 polegada a frente do malolo, na borda medial do tendo do msculo tibial anterior, acima da tuberosidade clavicular. F8 QU QUAN (fonte curvada) ponto gua. Localizao: no fim do lado medial da prega poplitea, na borda ntero medial dos msculos semimembranoso e semitendinoso.

Humaniversidade Holstica

16

Humaniversidade Holstica

17

Docword Ponto_Shu Humaniversidade Holstica

18

You might also like