You are on page 1of 16

International Year of Planet Earth IYPE Secretariat NGU N-7491 Trondheim NORWAY T + 47 73 90 40 00 F + 47 73 92 16 20 E iype.secretariat@ngu.

no
www.yearofplanetearth.org

P r o s p e c t o r e l a t i v o a u m t e m a - c h a v e d o A n o I n t e r n a c i o n a l d o P l a n e t a Te r r a 2 0 0 7 - 2 0 0 9

www.yearofplanetearth.org

gua subterrnea -

C i n c i a s d a Te r r a p a r a a S o c i e d a d e

reservatrio para um planeta com sede?

Qual o propsito deste prospecto?


Este prospecto relativo a um dos principais temas cientficos a tratar no mbito do Ano Internacional do Planeta Terra. Descreve, de forma acessvel, por que motivo este tema foi escolhido e qual a razo de toda a investigao com ele relacionada e que o Ano Internacional espera apoiar de importncia vital para a nossa compreenso do Sistema Terra e da sociedade. O prospecto foi escrito por um conjunto de especialistas mundiais reunidos sob os auspcios do Comit do Programa Cientfico do Ano Internacional do Planeta Terra.

Para saber mais


Para saber mais acerca dos outros temas de investigao contemplados, favor consultar www.yearofplanetearth.org e www.progeo.pt/aipt (onde podem ser encontradas todas as nossas publicaes).

O que fazer de seguida


Se um cientista que deseja desenvolver uma proposta de investigao sobre este tema, por favor visite o site www.yearofplanetearth.org, descarregue o formulrio "Expression of Interest (Science)" adequado e siga as instrues ou envie-o para o Ano Internacional. Se no conseguir encontrar o formulrio que pretende, isso significa que ainda no est em condies de ser disponibilizado. Neste caso, por favor, continue a visitar o site.

80 % da gua potvel na Europa e Rssia gua subterrnea

gua Subterrnea com vista sua utilizao sustentvel


A vida e o sustento da humanidade dependem da gua. A procura de gua doce aumenta continuamente ao ritmo do crescimento populacional. No entanto, muitas pessoas vivem em reas do mundo onde falta gua potvel essencial sua sobrevivncia; a sua prosperidade depende do abastecimento de gua segura e barata. impossvel manter o fornecimento de gua doce de qualidade para abastecimento humano, indstria e agricultura se a gua subterrnea no for aproveitada, sendo esta a maior e mais segura de todas as fontes de gua potvel existentes na Terra. Em muitos locais, a maior parte da gua potvel de origem subterrnea 80% na Europa e na Rssia e ainda mais no caso do Norte de frica e no Mdio Oriente. Ao contrrio de outros recursos naturais ou matrias-primas, a gua subterrnea existe em todo o mundo. A possibilidade de ser extrada varia grandemente de local para local, dependendo das condies de precipitao e da distribuio dos aquferos. Geralmente, a gua subterrnea apenas renovada numa certa altura do ano mas pode ser extrada durante o ano inteiro. Desde que o seu reabastecimento seja adequado e que a fonte se encontre protegida da poluio, a gua subterrnea pode ser extrada indefinidamente. A gua subterrnea faz parte do ciclo da gua (ver na pgina seguinte), portanto, encontra-se intimamente relacionada com processos atmosfricos e climticos, com o regime de guas superficiais de rios e lagos e com as nascentes e as terras hmidas que a gua subterrnea alimenta naturalmente ao chegar superfcie. Todas estas fontes so complementares umas das outras mas podem ser extremamente variadas, estendendo-se desde as zonas ridas, onde praticamente no existe gua, at s zonas tropicais hmidas com abundante gua superficial e elevada precipitao.
Figura 1: Recursos de gua doce na Terra (modificado de UNESCO 2003)

Quem esteve na origem do Ano Internacional do Planeta Terra?

Proposto pela Unio Internacional das Cincias Geolgicas (IUGS) em 2001, o Ano Internacional foi aceite, de imediato, pela Diviso das Cincias da Terra da UNESCO e, mais tarde, pela UNESCO e pelo Programa Internacional de Geocincias da IUGS (IGCP).

O principal objectivo do Ano Internacional demonstrar o enorme potencial que as Cincias da Terra possuem no estabelecimento de uma sociedade mais prspera, segura e saudvel explica o lema dado ao Ano Internacional: Cincias da Terra para a Sociedade.

A gua subterrnea constitui a parte invisvel, subterrnea, do ciclo da gua

A quantidade de gua subterrnea envolvida, hoje em dia, no ciclo da gua bastante mais pequena do que o volume de gua subterrnea que se encontra armazenada em estratos porosos ou fracturados a uma profundidade de poucos milhares de metros abaixo da superfcie. Os recursos de gua doce da Terra so, principalmente, o gelo, a neve e a gua subterrnea. Os rios e os lagos constituem apenas uma pequena parte do volume total de gua doce. Estima-se que a totalidade dos recursos subterrneos de gua doce seja de cerca de 10 000 000 km3 mais de duzentas vezes o total dos recursos de gua doce renovados anualmente pela chuva. Isto acontece porque a maior parte dos recursos de gua subterrnea se acumularam ao longo de sculos, ou mesmo milnios. Em alguns locais, eles so testemunho de climas mais hmidos que existiram no passado. Actualmente, estes recursos nicos de gua doce podem mesmo ser encontrados em zonas desertas. A enorme quantidade de gua doce existente no globo renovada, anualmente, devido precipitao atmosfrica. Os rios so de primordial importncia na distribuio desta quantidade de gua. Nas zonas ridas do mundo, a gua doce , normalmente, escassa, forando as populaes locais a usar toda a gua subterrnea disponvel. Todavia, uma utilizao to intensiva da gua subterrnea deveria ser evitada, uma vez que tal no sustentvel e pode originar alguns riscos, tais como subsidncia e fissurao dos solos. A captao de gua subterrnea apenas praticvel em casos relativamente raros nos quais a reserva esttica de gua subterrnea , proporcionalmente, muito maior do que a populao residente. Enquanto que a gua doce em circulao (renovvel) medida tendo em considerao o caudal [quilmetros cbicos (km3) por ano, metros cbicos (m3) por segundo, etc], a gua doce armazenada (no renovvel) medida
Figura 2: O ciclo da gua em diferentes zonas climticas do mundo, demonstrado com exemplos da Alemanha (esquerda) e da Nambia (direita).

tendo em conta o seu volume ou massa (km3, m3), pelo que os seus valores so de difcil comparao.

A gua subterrnea e o ciclo da gua


A gua subterrnea, apesar de se seguir aos rios no que respeita distribuio de toda a gua doce existente, , no entanto, o maior regulador deste recurso. A gua subterrnea constitui a parte invisvel do ciclo da gua, no qual a evaporao, precipitao, infiltrao e descarga so os principais componentes. Os componentes visveis do ciclo da gua so fortemente afectados tanto pelas condies climatricas como pelo clima. Embora possam ser contaminados com grande rapidez, podem, tambm, recuperar num curto espao de tempo. Pelo contrrio, os processos subterrneos so muito mais lentos, podendo durar de anos a milnios. Porm, com uma gesto cuidada, estas diferentes escalas de tempo podem ser usadas para criar um sistema integrado de fornecimento de gua que faa face a condies de seca. Os regimes de gua subterrnea em regies hmidas e ridas diferem um do outro (Fig. 2). Em climas hmidos, devido aos elevados valores da precipitao, grandes volumes de gua infiltram-se no solo e nas rochas, contribuindo activamente para a alimentao de rios, fontes e zonas hmidas durante os perodos em que a precipitao menor. Contrariamente, nos climas semi-ridos e ridos no existem, praticamente, trocas entre a gua superficial e a subterrnea, uma vez que o reduzido volume de gua infiltrada resultante da precipitao ocasional, apenas penetra raramente nos solos espessos e secos (no saturados). Nestas reas, as guas subterrneas so recarregadas apenas ao mnimo. Estas diferenas devem ser consideradas em qualquer gesto integrada dos recursos hdricos. As tentativas dos cientistas para conseguirem quantificar a componente subterrnea do ciclo da gua requerem medies e observaes adequadas ao longo de dcadas. Para alm disso, as trocas entre a gua subterrnea que circula lentamente e o rpido ciclo da gua superfcie, devem ser quantificadas de forma adequada.

gua doce subterrnea


Regionalmente, a disponibilidade de gua subterrnea varia muito. As condies climatricas especialmente a precipitao determinam o volume de gua subterrneo que recarregado. Todavia, este volume controlado pelas caractersticas das rochas-reservatrio. A gua subterrnea pode encontrar-se, actualmente, em lugares com climas muito secos devido geologia e histria climtica locais. Os recursos hdricos apenas podem ser utilizados de forma sustentvel se a sua extenso espacial e a sua variao ao longo do tempo for devidamente compreendida. Porm, esta informao normalmente desconhecida, mesmo nos chamados pases desenvolvidos.

Desenvolvimento sustentvel

O termo desenvolvimento sustentvel surgiu da oposio existente entre aqueles que defendiam polticas de preservao da sustentabilidade do ambiente na Terra e aqueles que advogavam o desenvolvimento econmico. Os ambientalistas reconheceram que o desenvolvimento econmico necessrio (em parte para evitar que os custos da proteco ambiental recassem sobre aqueles que tinham menos possibilidades econmicas de o fazer) e tambm que a estagnao econmica reduz, muitas vezes, o apoio a esforos de proteco ambiental. (continua...)

Os nossos dados e conhecimento base necessitam, assim, de ser constantemente melhorados. Isto pode ser conseguido mediante a aquisio de dados e sua organizao em mapas, em sistemas de informao geogrfica (SIG) e em modelos matemticos. Estes modelos permitem compreender os dados e analisar os efeitos resultantes de diferentes opes de gesto. A hidrogeologia moderna possui ferramentas poderosas para modelizar o transporte e o fluxo da gua. Modelos que integram todo o conjunto de processos hidrolgicos encontram-se, actualmente, em desenvolvimento. Cerca de 30% da rea continental (excluindo a Antrctida) possui aquferos relativamente homogneos que contm importantes reservas de gua. Cerca de 19% correspondem a regies complexas do ponto de vista geolgico dotadas de gua subterrnea. Metade da rea continental contm, em geral, ocorrncias menos significativas de gua subterrnea, armazenada perto da superfcie em sedimentos no consolidados; ainda assim, estes recursos so muitas vezes suficientes para o sustento de centros populacionais de pequena a mdia dimenso. Quinze por cento da rea emersa do planeta recebe, em mdia, menos de 200 mm de precipitao por ano (cerca de 200 litros por m2). Nestas regies de baixa precipitao, existe, normalmente, uma recarga muito baixa da gua subterrnea, por isso, aquela que utilizada no ser reposta durante centenas ou mesmo milhares de anos. A extraco de gua nestas reas deve, pois, ser considerada como uma actividade de explorao de um recurso limitado. As caractersticas geolgicas e hidrogeolgicas das rochas controlam de, forma crtica, a quantidade, qualidade e regime de fluxo da gua subterrnea. excepo das chamadas condies crsicas caractersticas das regies calcrias (onde a gua subterrnea pode deslocar-se rapidamente atravs de sistemas de tneis e cavernas), as taxas de fluxo em aquferos so muito lentas, geralmente da ordem de milmetros a metros por ano (ou uns poucos quilmetros ao longo de centenas ou mesmo milhares de anos).

Enorme mas limitado


De acordo com as Naes Unidas, o volume mdio anual de gua renovvel de 43 000 quilmetros cbicos. Este valor cerca de metade de toda a gua doce existente em todos os lagos naturais da Terra e cerca de dez vezes o volume de todos os reservatrios artificiais. A recarga de gua subterrnea da ordem dos 10 000 quilmetros cbicos anuais, (cerca de 0,1% de todos os recursos de gua subterrnea) pelo que apenas uma pequenssima proporo do volume total das reservas de gua subterrnea recarregado em cada ano, quando comparado com toda a enorme quantidade em stock. Alguns sistemas de gua subterrnea no so renovveis nas condies climticas actuais, uma vez que foram originados quando existiam climas muito mais hmidos, h cerca de 1000 ou 10 000 anos. Estes reservatrios de gua subterrnea esto a ser explorados de forma cada vez mais intensa em todas as zonas ridas do mundo. Por exemplo, no nordeste do Sahara, o Sistema Aqufero do Arenito Nbio encontra-se sob uma rea de mais de dois milhes de quilmetros quadrados que abrange o Chade, o Egipto, a Lbia e o

Normalmente, a gua subterrnea menos poluda que a superficial

Sudo, contendo grandes quantidades de gua subterrnea, supondo-se que contenha cerca de cem vezes o valor actual anual da globalidade do consumo de gua. Calcula-se que existem depsitos gigantes de gua subterrnea de dimenses idnticas ao anterior e recarga limitada em quase todos os continentes mas a quantidade de gua que se pode utilizar a partir dos mesmos desconhecida. necessrio obter informao acerca da idade, tempo de residncia e fluxo da gua no subsolo, assim como sobre outros aspectos, como as caractersticas geolgicas e qumicas e os processos envolvidos. Esta necessidade tem vindo a ser abordada por intermdio de duas importantes iniciativas: i) o Programa Mundial de Avaliao e Cartografia Hidrogeolgica (WHIMAP, UNESCO www.whymap.org) liderado pela UNESCO (IHP) em cooperao com a Associao Internacional de Hidrogelogos (IAH), a Agncia Internacional de Energia Atmica (IAEA), o Instituto Federal Alemo para as Geocincias e os Recursos Naturais (BGR); ii) o Centro Internacional de Avaliao de Recursos de gua Subterrnea (IGRAC www.igrac.nl) patrocinado pela UNESCO e pela WMO.

De igual modo, os que defendiam o desenvolvimento econmico reconheceram um paralelismo entre as dotaes para a proteco ambiental e o conceito de proteco do capital numa economia sustentvel. Uma economia vivel deve viver

Sem fronteiras
A gua subterrnea no pra porta das fronteiras polticas. Explor-la num determinado pas pode afectar, de forma dramtica, a gua de um outro. Nestas circunstncias, a gesto da gua subterrnea requer cooperao internacional e a existncia de instituies governamentais e legais apropriadas. Uma vez que a gua subterrnea se desloca obedecendo a leis fsicas, as estruturas hidrogeolgicas devem ser investigadas, exploradas e geridas na sua totalidade. Isto significa que a investigao deve atravessar, igualmente, fronteiras nacionais um facto particularmente importante em regies ridas sensveis, onde as reas de captao da gua dos rios superfcie podem ser bastante diferentes das ocorrncias de gua subterrnea

dos seus rendimentos sem uma reduo lquida do capital ao longo do tempo. Igualmente, as populaes devem viver dentro da capacidade de carga dos seus ecossistemas, que representam uma forma natural de capital.

Figura 3: As fronteiras polticas podem atravessar os sistemas de gua subterrnea (modificado de ISARM 2001)

a explorao cuidadosa e sustentada uma condio essencial para ultrapassar a crise global de gua

em profundidade. Com vista ao bem comum, proprietrios ou gestores dos recursos da gua subterrnea que se estendem alm das fronteiras polticas devem concordar numa estratgia comum da explorao desses recursos.

Poluio das guas subterrneas


A gua poluda pode levar transmisso de doenas e transportar substncias qumicas venenosas. Esta gua pode fazer com que as pessoas adoeam ou mesmo morram. A gua no contaminada , assim, um importante tema transversal no mbito dos Objectivos do Milnio para o Desenvolvimento das Naes Unidas (www.un.org/milleniumgoals/). Na maior parte dos casos, a gua subterrnea menos contaminada do que a superficial, uma vez que se encontra protegida da contaminao superfcie proveniente dos solos e da cobertura rochosa. por isso que, em diversas partes do mundo, a maior parte da gua que se bebe gua subterrnea. No entanto, o aumento da populao humana, as modificaes do uso da terra e a industrializao acelerada, colocam a gua subterrnea em perigo. A gua subterrnea poluda s pode ser descontaminada por intermdio de processos caros e demorados. Nos piores casos, o abandono completo da sua utilizao durante muito tempo a melhor soluo. Estes factos so cada vez mais reconhecidos pela comunidade internacional, pelo que a cincia e a tecnologia se encontram cada vez mais empenhadas em ajudar, de forma a evitar os efeitos mais nocivos. Os preciosos recursos de gua subterrnea precisam, cada vez mais, de ser protegidos e bem geridos, de forma a permitir a sua utilizao sustentvel a longo prazo.

Em algumas reas, a gua subterrnea pode conter elevados nveis de substncias naturais que limitam o seu uso como, por exemplo, quando a gua do mar invade um aqufero. Na gua subterrnea podem encontrar-se dissolvidas substncias naturais como o arsnio, flor, nitratos ou sulfatos, que limitam ou impedem mesmo o seu uso directo devido a questes de sade pblica. Podem existir processos adequados de tratamento de forma a diminuir ou a remover as substncias nocivas mas este procedimento tem, muitas vezes, um custo elevado. Em geral, portanto, a qualidade da gua subterrnea deve ser controlada tanto antes como durante e aps a sua utilizao.

Programa de Divulgao
O Programa de Divulgao do Ano Internacional do Planeta Terra enfrenta um desafio de escala muito particular. Com, potencialmente, 10 milhes de dlares para gastar, inconcebvel que pudesse operar de uma forma prescritiva. Nenhum indivduo ou comit pode idealizar modos eficazes de utilizar tal verba na sua totalidade. Assim, o Programa de Divulgao, tal como o Programa Cientfico, ir funcionar como um corpo de dotao de fundos, recebendo propostas para apoio financeiro, Um Prospecto de Divulgao nesta srie (nmero 11) encontra-se disponvel para todos os que esto interessados em candidatar-se. desde recursos educativos para a internet a obras de arte que ajudem a reforar junto do pblico a mensagem central do Ano Internacional. O Programa de Divulgao ir permitir que as coisas aconteam localmente no mbito de um evento internacional, dando-lhes perfil e coerncia.

Em muitas regies ridas, as polticas de gesto da gua agravam o problema

Escassa
Programa Cientfico
Um painel de 20 geocientistas eminentes de todas as partes do mundo decidiram elaborar uma lista da qual constam dez temas cientficos abrangentes gua Subterrnea, Desastres naturais, Terra e Sade, Alteraes climticas, Recursos, Megacidades, Interior da Terra, Oceano, Solo e Terra e Vida. O prximo passo proceder identificao de tpicos cientficos pertinentes e passveis de desenvolvimento no mbito de cada um dos principais temas abrangentes. Foram formadas equipas para cada um destes temas com o objectivo de organizar um Plano de Aco. Cada equipa elaborou um texto que ser publicado sob a forma de um prospecto dedicado a um determinado tema, do tipo daquele que tem entre mos. Posteriormente, sero criados uma srie de Grupos de Implementao de forma a iniciar o trabalho dedicado a cada um dos dez programas. Sero desenvolvidos todos os esforos para que se envolvam especialistas de pases com um particular interesse por algum dos temas. Para mais informao: www.yearofplanetearth.org

Em muitas partes do mundo, a gua subterrnea crucial para o desenvolvimento sustentvel. Em muitos pases, a gua potvel retirada, principalmente, dos reservatrios de gua subterrnea, uma vez que, normalmente, de grande qualidade, e se encontra naturalmente protegida, sendo assim de confiana. bvio que a importncia relativa dos recursos de gua subterrnea ir aumentar consideravelmente e que a sua explorao cuidadosa e sustentvel deve ser vista tanto como uma condio vital como uma forma de ultrapassar a crise global da gua.

Aumento do consumo; diminuio dos recursos


A procura de gua aumenta medida que a populao, a actividade econmica e a rega tambm aumentam. No entanto, os recursos mundiais acessveis de gua esto a diminuir devido sua sobre-utilizao e poluio. O equilbrio entre a procura (consumo) e a oferta (recursos) comea a deixar de existir. Mais de 30 pases sofrem de uma sria crise crnica de falta de gua e a gua subterrnea cada vez mais usada para fazer face procura. A agricultura a maior consumidora de gua no mundo (70%), seguida da indstria (20%) e dos lares (10%). Esforos considerveis tm sido feitos para reduzir o consumo na indstria e nos lares mas muito continua por fazer no que respeita eficincia na irrigao agrcola. O aumento do uso, no sustentvel, de gua subterrnea para irrigao em zonas ridas de particular gravidade. A proporo de gua utilizada nestes trs sectores varia de regio para regio e em funo dos nveis de desenvolvimento econmico. Na Europa e na Amrica do Norte, a gua utilizada, preferencialmente, pelo sector industrial, enquanto que na sia e na frica o principal consumidor a agricultura. Desta forma, em muitas regies ridas e semi-ridas, cerca de 30% da gua subterrnea extrada para rega e a tendncia tem aumentado.
Figura 4: Utilizao da gua subterrnea por sectores

A gua subterrnea usada por cerca de 2 bilies de pessoas em todo o mundo, sendo o recurso natural mais utilizado

O que significa o logotipo do Ano Internacional do Planeta Terra? O Ano Internacional pretende reunir todos os cientistas que estudam o Sistema Terra, pelo que a Terra slida (litosfera) representada a vermelho, a hidrosfera a azul escuro, a biosfera a verde e a atmosfera a azul claro. O logotipo baseado num desenho original realizado por ocasio de uma iniciativa idntica ao Ano Internacional, designada Jahr der Geowissenschaften 2002 (Cincias da Terra, Ano 2002) e que teve lugar na Alemanha. O Ministrio da Educao e Investigao da Alemanha disponibilizou o logotipo IUGS.

Em muitas das regies ridas do mundo, as polticas correntes de gesto da gua agravaram o problema. Apesar de ser essencial a reduo da explorao dos aquferos que no so recarregados, muitos pases em climas secos subsidiam essa explorao. A reutilizao de efluentes tratados oferece uma soluo parcial para o problema. Independentemente das medidas de conservao adoptadas, a extraco de gua subterrnea quase inevitvel. A gua subterrnea , muitas vezes, o nico fornecimento de gua a um preo justo. Avanos nas sondagens, construo de poos e tecnologias de bombeamento e, ainda, a electrificao de reas rurais significam que h um crescente volume de gua subterrnea a ser explorado sem um planeamento adequado. Uma vez que os fluxos de gua subterrnea so muito lentos, as consequncias da sobre-explorao podem ser visveis apenas daqui a alguns anos ou dcadas. Assim, as estratgias futuras devero incluir uma monitorizao bem planeada da extraco da gua subterrnea e da sua qualidade. As autoridades deveriam atribuir licenas de explorao da gua subterrnea apenas aps o estabelecimento de um plano de base fidedigno e da implementao de adequados procedimentos de regulao e monitorizao. Desta forma, a deteriorao do volume e da qualidade da gua subterrnea podem ser evitados e, simultaneamente, mantidos os inmeros benefcios dos recursos de gua subterrnea para a ecologia da Terra.

Recurso valioso
A gua subterrnea utilizada por cerca de dois bilies de pessoas em todo o mundo, levando a que seja o recurso natural mais usado. A produo anual de gua subterrnea estimada entre 600 e 700 quilmetros cbicos (bilies de metros cbicos ou bilies de toneladas). Em comparao, o consumo anual mundial de areia e gravilha cerca de 18 bilies de toneladas, enquanto que o consumo anual mundial de petrleo de apenas 3.5 bilies de toneladas. A gua subterrnea considerada propriedade pblica em muitos pases. Onde ela escasseia, pode ser considerada uma mercadoria mas, na maior parte dos casos, no lhe atribudo qualquer valor. Todavia, os custos de explorao, tratamento e fornecimento de gua subterrnea necessitam de ser cobertos atravs do pagamento de taxas, de forma a manter o fornecimento sustentvel. No existem nmeros disponveis acerca da criao de riqueza resultante do fornecimento de gua subterrnea aos consumidores de todo o mundo. Os nicos dados globais disponveis dizem respeito aos produtos finais mais valiosos, nomeadamente a gua para consumo e a engarrafada (Quadro 1).

A gua subterrnea considerada propriedade pblica em muitos pases

Quadro 1: Explorao de gua subterrnea comparada com outros recursos naturais (2001)

Recurso

Produo anual (milhes de toneladas) > 600 18 3 3 000 000 640 560 882 662 213 105 89 44

Valor total (milhes de ) *300 90 101 812 12 16 4 1 22 3 000 000 900 300 300 400 500 500 000 000

gua subterrnea (geral) Areia e gravilha Hulha e antracite Petrleo Linhite Ferro Sal-gema Gesso guas minerais e de mesa Fosfatos

* a um preo mdio de 0.5 por m3. Os preos na Europa oscilam entre os 0.8 a 1.4 por m3.

A discusso em torno do fornecimento pblico, dos lucros, da irrigao na agricultura, da liberalizao do mercado hdrico e do investimento privado continua a todos os nveis da sociedade. O Objectivo do Milnio para o Desenvolvimento, formulado pelas NU, destinado a reduzir para metade o nmero de pessoas sem acesso a gua potvel at ao ano 2015, ser alcanado apenas com um investimento financeiro considervel, actualmente estimado em 15 bilhes de euros por ano. A gua tem valores muito diferentes consoante quem a consome; isto apesar dos produtos serem, muitas vezes, derivados do mesmo recurso natural. A gua subterrnea para rega no tratada, logo o seu custo de apenas alguns cntimos por metro cbico ou apresenta mesmo custo zero. A gua domstica para consumo, fornecida atravs de sistemas de canalizao, custa at 2 euros por metro cbico e a gua mineral engarrafada ou gua de mesa pode custar 1000 euros, ou mais, por metro cbico. Se a sociedade continuar a utilizar os valiosos recursos de gua subterrnea sem assegurar o necessrio reabastecimento, a crise da gua s ir agravar-se. Estratgias de uso sustentvel devem ter em conta as caractersticas de todos os reservatrios do ciclo da gua e garantir que a sua plena utilizao feita de acordo com bases cientficas que podem fornecer uma maior compreenso dos vitais, mas invisveis, recursos de gua subterrnea.

Se a sociedade continuar a utilizar os valiosos recursos de gua subterrnea sem assegurar o necessrio reabastecimento, a crise s vai agravar-se

Temas-chave
Apesar de, nas ltimas dcadas, o uso da gua subterrnea para o consumo humano e animal, para a irrigao dos campos agrcolas e para a indstria ser cada vez maior e mais difundido, o conhecimento base que diz respeito a este tipo de recurso e sua utilizao sustentvel , ainda, inadequado, uma vez que a hidrogeologia uma rea cientfica jovem. Em 2005, as NU proclamaram a Dcada para a gua a fim de encorajar temas transversais relativos gua implicados nos Objectivos do Milnio para o Desenvolvimento (MDGs). A gua subterrnea desempenhar, sem dvida, um papel significativo nesta nova Dcada das NU.

As seguintes aces esto a ser desenvolvidas no mbito deste programa:


Cartografar e quantificar os recursos de gua doce subterrnea, incluindo a identificao de bacias de gua subterrnea transfronteirias partilhadas por diversos pases; Investigar os processos de recarga, fluxo e descarga em sistemas de gua doce subterrnea e no seu papel nos ecossistemas; Minorar os impactes ambientais que surgem da extraco e degradao da gua subterrnea, protegendo zonas hmidas afectadas, prevenindo a deteriorao da gua subterrnea em termos de quantidade e qualidade e monitorizando os sistemas de gua subterrnea a longo prazo; Reconhecer o valor da gua em diferentes ambientes e implementar estratgias para conservar e salvaguardar os recursos hdricos.

Questes-chave

Quanta gua subterrnea existe e como pode ser utilizada de forma sustentvel? Como pode a explorao desadequada das reservas fsseis de gua ser identificada e gerida de forma a minimizar o seu esgotamento e as suas desastrosas consequncias humanas/ecolgicas? Tal requer um melhor entendimento da recarga em geral.

Como podem ser protegidos da poluio os recursos de gua subterrnea vulnerveis e como podem os recursos vitais poludos ser recuperados?

Bibliografia adicional Shared (Transboundary) Aquifer Resources Management. A framework document. IHP-VI Series on Groundwater, Document SC-2001/WS/40, UNESCO 2001, Paris, http://unesdoc.unesco.org/ images/0012/001243/124386e.pdf  UNEP - United Nations Environmental Programme 2003. Vital Water Graphics. www.unep.org/vitalwater  UNESCO-WWAP 2003. Water for people Water for life The United Nations World Water Development Report. UNESCO Publishing, Paris
 Internationally

Textos
Wilhelm Struckmeier (Germany: Leader), Yoram Rubin (USA), J A A Jones (UK)

Edio

Ted Nield

Fotografias  www.geolsoc.org.uk, Ted Nield, Henk Leenears Design Andr van de Waal, Cordesign, Leiden

Edio portuguesa
Coordenao geral Traduo para lngua portuguesa Apoio cientfico na traduo Outubro 2007 Miguel Ramalho Jos Brilha, Universidade do Minho Artur S, Univ. de Trs-os-Montes e Alto Douro PANGEO, Braga [www.pangeo.pt]

United Nations Educational Scientic and Cultural Organisation

Apoios edio internacional


A impresso desta publicao s foi possvel com o apoio financeiro da UNESCO IHP

www.progeo.pt/aipt

Comisso Nacional da UNESCO

Edio portuguesa

Parceiros internacionais
American Association of Petroleum Geologists (AAPG) American Geological Institute (AGI) American Institute of Professional Geologists (AIPG) Geological Society of London (GSL) International Association of Engineering Geologists and the Environment (IAEG) International Geographical Union (IGU) International Lithosphere Programme (ILP) International Union for Quaternary Research (INQUA) World Soil Information (ISRIC) International Society for Rock Mechanics (ISRM) International Society for Soil Mechanics and Geotechnical Engineering (ISSMGE) International Union of Geodesy and Geophysics (IUGG) International Union of Soil Sciences (IUSS) TNO Built Environment and Geosciences - Geological Survey of the Netherlands

Patrocnios:

Apoios:
December 2005, Earth Sciences for Society Foundation, Leiden, The Netherlands

www.yearofplanetearth.org

You might also like