You are on page 1of 4

O que a tendinite do bceps? Os tendes so tecidos conectivos nas extremidades dos msculos, que unem estes aos ossos.

. O msculo bceps est localizado na parte da frente do brao, tem 3 tendes, um deles fica na extremidade inferior e liga-se ao cotovelo e os outros dois se inserem em locais diferentes do ombro. A tendinite do bceps ou biciptal uma inflamao no tendo que provoca dor na parte da frente do ombro.

Como ocorre? Ocorre por excesso de uso e movimentos repetitivos do brao e do ombro ou atravs de uma leso direta no tendo.

Quais so os sintomas? Dor ao mover o brao ou o ombro, especialmente ao levantar o brao acima do ombro e na palpao da regio anterior do ombro.

Como diagnosticada? O mdico examinar o brao e o ombro procura de reas doloridas ao longo do msculo e do tendo do bceps.

Como tratada? O tratamento pode incluir: Aplicao de compressas de gelo sobre o local por 8 minutos, parando por 3 minutos, repetindo essa seqncia at completar um ciclo total de 30 minutos, 3 ou 4 dias ou at que a dor desaparea. Uso de medicamento antiinflamatrio. Aplicao de uma injeo de cortisona, para ajudar a reduzir a inflamao e a dor. Realizar exerccios de reabilitao.

Quando retornar ao esporte ou atividade? O objetivo da reabilitao que o retorno do paciente ao esporte ou atividade acontea o mais breve e seguramente possvel. O retorno precoce poder agravar a leso, o que pode levar a um dano permanente. Todos se recuperam de leses em velocidades diferentes e, por isso, para retornar ao esporte ou atividade, no existe um tempo exato, mas quanto antes o mdico for consultado, melhor. O retorno ao esporte acontecer, seguramente, quando: O ombro lesionado possuir total amplitude de movimento, sem sentir dor. O ombro lesionado tiver recuperado fora normal, comparado ao ombro no-lesionado. Em esportes de arremesso, o retorno deve ser gradual, para adquirir tolerncia ao arremesso. Isso significa comear com lanamentos gentis e gradualmente arremessar com mais fora. Em esportes de contato, o ombro no poder estar sensvel ao toque e o contato dever progredir do mnimo ao mais severo. Como evit-la? A melhor maneira de preveni-la aquecendo e alongando corretamente o brao e o ombro antes de realizar esportes ou diariamente, aqueles que trabalham fazendo movimentos repetitivos com o brao ou carregando muito peso.

Exerccios de reabilitao da tendinite do bceps: *** Ateno, cuidado ! Sempre faa os seus exerccios acompanhado por um profissional

1 - Amplitude de Movimento Ativo do Cotovelo: Em p, dobrar o cotovelo do brao comprometido e elevar a mo. Com a palma para cima, de encontro ao ombro. Lentamente retornar posio inicial e estender o brao. Repetir 10 vezes.

2 - Amplitude de Movimento do Antebrao: Com o cotovelo de lado, dobrado a 90, girar devagar a mo para cima e manter por 5 segundos; depois, devagar, girar a mo para baixo e manter por 5 segundos. Fazer 3 sries de 10 repeties. importante manter o cotovelo a 90 durante todo o exerccio.

3 - Enrolamento do Bceps (Fortalecimento): Em p, segurando um peso, dobrar o cotovelo do brao comprometido e elevar a mo. Com a palma para cima, de encontro ao ombro. Lentamente retornar posio inicial e estender o brao. Repetir 10 vezes.

4 - Pronao e Supinao: Substituir o martelo da figura por uma rgua, segurando- a com o cotovelo dobrado a 90, fazer o movimento de rotao, primeiro com a palma da mo para cima e depois para baixo. Fazer 3 sries de 10 repeties de cada exerccio.

5 - Trceps (Fortalecimento): Deitar de costas, com os brao lesionado esticado, apontando a mo para o teto. A outra mo deve segurar o cotovelo do lado comprometido. Dobrar o cotovelo lesionado para trs, fazendo com que a mo desse brao apie-se sobre o ombro e assim seu cotovelo fique apontando para o teto. Estender o brao fazendo com que a mo fique apontando para o teto. Repetir 10 vezes. Colocar peso gradualmente. 6 - Flexo do Ombro (Fortalecimento): Em p com o brao lesionado ao lado do corpo, eleve o brao anteriormente, mantendo o cotovelo estendido. Manter por 5 segundos e repetir 10 vezes.

You might also like