You are on page 1of 16

APLICAO DE EXERCCIO DE COGNIO HISTRICA PARA VERIFICAR A CONSCINCIA HISTRICA DE BRASILEIROS SOBRE A IDADE MEDIA EUROPIA Max Lanio

Martins Pina1 maxilanio@yahoo.com.br

RESUMO: Nesta comunicao, apresenta-se a proposta de um projeto de pesquisa encaminhado Pr Reitoria de Pesquisa e Ps-Graduao (PrP), da Universidade Estadual de Gois (UEG), o qual pretende investigar, por meio de exerccios de cognio histrica, a conscincia histrica de brasileiros sobre a histria da Idade Mdia Europia ensinada no Brasil. Para isto, o texto enfatiza a linha de investigao em Educao Histrica, a disciplina de Didtica da Histria, por acreditar que nelas se situam a Cognio Histrica e Conscincia da Histria. Palavras-Chave: Didtica da Histria. Cognio Histrica. Conscincia da Histria.

ABSTRACT: This communication presents a proposed research project referred to the Pro Rector for Research and Graduate Studies (PrP), the State University of Gois (UEG), which aims to investigate, through exercise of historical cognition, the historical consciousness of Brazilians on the history of the European Middle Ages taught in Brazil. For this, the text emphasizes the line of research in history education, the discipline of history didactics, believing that therein lie the Historical Consciousness and Cognition of History. Keywords: Historic Didactics. Cognition Historic. History of Consciousness.

Especialista em Formao Scio-Econmica do Brasil, professor da Universidade Estadual de Gois Unidade

Universitria de Porangatu.

A presente comunicao resulta de uma proposta de pesquisa apresentada Pr Reitoria de Pesquisa e Ps-Graduao (PrP), da Universidade Estadual de Gois (UEG). A questo suscitada pelo tema surgiu quando da participao em leituras e discusses sobre bibliografia especializada em Educao Histrica e Didtica da Histria no Grupo de Estudos e Pesquisas em Estgio (GEPE), da UEG/Unidade Universitria de Porangatu (UnUP). Este possui um calendrio de encontros regulares nos quais so avaliados e compartilhados as experincias e as angstias promovidas pela insero/iniciao de acadmicos/alunos de licenciaturas nas escolas campos para a realizao do estgio obrigatrio como componente curricular para concluso da graduao. Comumente, ouvimos relatos de estagirios que assim como o historiador Marc Bloch (2001, p. 41) ficam desconcertados com as interrogaes de alunos que querem saber para que serve a Histria, ou em que ocasio eles iro utilizar os contedos histricos que aprenderam. Tal situao leva a crer que os alunos exigem um sentido utilitarista para a Histria, que venha superar o do vestibular. Todavia, isso indica que alguns estudantes no conseguem dimensionar a conscincia histrica, tal como entendida atualmente em acordo com as discusses da Didtica da Histria, enquanto uma meta-teoria do conhecimento histrico (SADDI, 2011). Este texto aspira realizar uma reviso bibliogrfica para apresentar o quadro referencial terico para situar o objeto/problema desta pesquisa que se enquadra dentro da linha de investigao em Educao Histrica e conta com as contribuies da disciplina de Didtica da Histria, para conceituar a Cognio Histrica e tambm a Conscincia da Histria. A Didtica da Histria O historiador alemo Jrn Rsen inicia seu texto Didtica da Histria: passado, presente e perspectivas a partir do caso alemo, fazendo uma crtica quanto ao conceito dessa disciplina que habitualmente apresentada como uma abordagem utilizada para ensinar Histria em escolas de ensino fundamental e mdio, a qual serve tambm como disciplina que faz a mediao entre a produo acadmica, o aprendizado histrico e a prpria educao escolar. E por fim uma ferramenta que transporta o saber histrico da Academia para as cabeas vazias dos alunos (RSEN, 2006, p. 8).

Na opinio de Rsen (2006) ver a Didtica da Histria por este prisma (abordagem, disciplina e ferramenta) errneo, pois ela limita a perspectiva dos historiadores em sua prtica e tambm os princpios da Histria como disciplina. De acordo com esse pesquisador alemo a Didtica da Histria deveria permitir a complexidade das discusses em torno do que pensa a Histria, as origens da Histria na natureza humana e quais os usos dessa Histria para a vida prtica. At o sculo XVIII o que movia a escrita da Histria era a moral e os problemas da vida cotidiana. Para ele os historiadores perderam de vista o princpio de que a Histria se encontra enraizada nas necessidades sociais para orientar a vida dentro da estrutura tempo [passado, presente e futuro] (RSEN, 2006, p. 8). Sua luta acadmica se localiza dentro do princpio de reverso desse processo, isto , a utilizao da Didtica da Histria para a racionalizao da vida prtica. Quando um aluno ou cidado alcana a conscincia histrica ele passa a viver dentro da corrente principal do desenvolvimento e acomodar a sua vida poltica a ela (RSEN, 2006, p.10). Toda essa responsabilidade fica a cargo da Didtica da Histria, pois:
[...] os desenvolvimentos recentes em didtica da histria podem ser descritos como um processo de retomada do mbito perdido da autoconscincia histrica. A didtica da histria, que tinha sido originalmente interpretada como uma aplicao externa da escrita profissional da histria, tem adquirido um status dentro da disciplina acadmica na qual ela pode novamente facilitar e melhorar o entendimento histrico, mas agora dentro das suas formas acadmicas novas e altamente racionalizadas. (RSEN, 2006, p. 09).

Ao abordar a Histria dentro de uma estrutura para o uso:


na vida prtica, a didtica da histria se estabeleceu como uma disciplina especfica com suas prprias questes, concepes tericas e operaes metodolgicas. [...] A didtica da histria juntou os assuntos orientados pela prtica sobre ensino e aprendizagem em sala de aula com uma percepo terica dos processos e funes da conscincia histrica em geral. (RSEN, 2006, p. 11).

A Didtica da Histria expandiu suas perspectivas e conseguiu como disciplina ir alm dos problemas de ensino e aprendizagem nas escolas:
A didtica da histria agora analisa todas as formas e funes do raciocnio e conhecimento histrico na vida cotidiana, prtica. Isso inclui o papel da histria na opinio pblica e as representaes nos meios de comunicao de massa; ela considera as possibilidades e limites das representaes histricas visuais em museus e explora diversos campos onde os historiadores equipados com essa viso podem trabalhar. (RSEN, 2006, p. 11).

A partir do caso alemo percebe-se que esta disciplina no est focada somente na sala de aula, todavia ela passou a se preocupar com a vida prtica dos indivduos, pois nela que ele costuma expressar a sua conscincia histrica. Para o professor e pesquisador Rafael Saddi a tarefa da Didtica da Histria seria:
[...] refletir sobre os processos com os quais se desenvolve o aprendizado histrico. Estes processos ocorrem a todo o momento, atravs da constituio de diferentes narrativas histricas, cientficas ou no. [...] A Didtica da Histria deve assim refletir sobre a prxis do historiador visando compreender como esta prxis se relaciona com o aprendizado histrico, isto , com a constituio de sentido sobre a experincia do tempo. (SADDI, 2011, p. 4).

De acordo com Saddi a funo meta-terica da Didtica da Histria:


a de encontrar, na prxis do historiador, os elementos que tornam a Cincia Histrica til para o desenvolvimento de orientao temporal na vida prtica, ao mesmo tempo em que reconhece os elementos com os quais a prxis do historiador se especializa, se fragmenta, e desenvolve barreiras para tornar as histrias narradas metodicamente um fator de orientao cultural na vida prtica. (SADDI, 2011, p. 4).

Neste caso a Didtica da Histria deve se debruar sobre as diferentes idias histricas visando compreender o tipo de orientao cultural que ela possibilita. (SADDI, 2011, p. 7). Tambm cabe a ela [...] se debruar sobre a narrativa histrica visando compreender, nos elementos estticos e retricos que a constituem e no modo como ela vincula interpretao e experincia, o sentido histrico. (SADDI, 2011, p. 10). Portanto, podese afirmar [...] que a forma como a narrativa histrica se articula interessa para a Didtica da Histria no somente pelo seu enraizamento na vida prtica, nem simplesmente pela fora que adquire no convencimento, mas, pelo tipo de aprendizado histrico que ela potencializa (SADDI, 2011, p. 10). Compreende-se que a complexidade das diferentes articulaes histricas possibilita a orientao cultural, porm, para que isto acontea necessrio o alcance da conscincia histrica que s potencializado por meio do aprendizado histrico. Assim sendo, Saddi conclui que a Didtica da Histria possui uma funo metaterica, que consiste em refletir sobre a prxis do historiador visando compreender suas relaes com a vida prtica, e os tipos de aprendizado histrico que ela possibilita. (SADDI, 2011, p. 11). Alm de Rsen outro autor alemo apresenta a Didtica da Histria como uma disciplina cientfica que, dirigida por interesses prticos, indaga sobre o carter efetivo, possvel e necessrio de processos de ensino e aprendizagem e de processos formativos da Histria. (BERGMANN, 1990, p. 29).

Para Klauss Bergmann a Didtica da Histria possui uma tarefa emprica, uma reflexiva e outra normativa. Como tarefa emprica:
A Didtica da Histria a disciplina cientfica que investiga sistematicamente os processos de ensino e aprendizagem de Histria, que so processos de formao de indivduos, grupos e sociedade. [...] uma disciplina que pesquisa a elaborao Histria e sua recepo, que formao de uma conscincia histrica, se d num contexto social e histrico e conduzida por terceiros, intencionalmente ou no. (BERGMANN, 1990, p. 30).

Como tarefa reflexiva:


A Didtica da Histria a disciplina cientfica que investiga e expe sistematicamente os processos de ensino e aprendizagem, processos de formao e autoformao de indivduos, grupos e sociedades a partir da e pela Histria. [...] ela se refere s intenes prticas desta disciplina especfica que a Histria, como tambm aos seus interesses, problemticas, pressupostos fundamentais, teorias, mtodos, categorias, resultados e formas de exposio desses resultados. (BERGMANN, 1990, p. 30).

Como tarefa normativa:


A Didtica da Histria a disciplina cientfica que investiga sistematicamente todas as formas da mediao intencional e da representao e/ou exposio de Histria, sobretudo do ensino de Histria. [...] se ocupa sobretudo com a fundamentao da disciplina da Histria no ensino, co contexto histrico social, e com a educao e formao intencionais nela contidas. (BERGMANN, 1990, p. 30).

Resumem-se as tarefas da Didtica da Histria de Bergmann (1990) da seguinte forma: no primeiro caso ela careceria estudar o que instrudo/aprendido, no s na sala de aula, mas em todos os processos sociais; no segundo ela deve responder quais as finalidades conjunturais do processo que averigua intenes e interesses da disciplina, bem como suas teorias, mtodos, resultados e a forma de apresentao deles; no terceiro, como o que deve ser ensinado de acordo com os princpios metodolgicos, cientficos, polticos vigentes. Contudo, pode-se dizer que, a Didtica da Histria uma disciplina cientfica que busca o seu desvencilhamento das cincias da educao, mais particularmente da Pedagogia, para se tornar autnoma a partir dos pressupostos epistemolgicos da Histria. Sua funo no s analisar a relao ensino/aprendizagem, mas compreender por meio da reflexo os processos com os quais se desenvolve o aprendizado histrico e tambm processos formativos da Histria.

Conscincia Histrica No incio desta comunicao informou-se que estagirios algumas vezes constam em seus relatrios de vivncia em estgio que so surpreendidos com indagaes de alunos que no reconhecem a importncia da Histria. Rsen (2001, p. 56) afirma que, s a partir do momento que se entende que a Histria uma cincia e porque ela necessria que se adquiri o que ele chama de conscincia histrica. Na sua conceituao:
[...] A conscincia histrica [ um] fenmeno do mundo vital, ou seja, [...] uma forma da conscincia humana que est relacionada imediatamente com a vida humana prtica. este o caso quando se entende por conscincia histrica a suma das operaes mentais com as quais os homens interpretam sua experincia da evoluo temporal de seu mundo e de si mesmos de forma tal que possam orientar, intencionalmente, sua vida prtica no tempo. (RSEN, 2001, p.57).

Ter Conscincia Histrica no meramente conhecer eventos dentro de um contexto ou processo histrico analisado, mas compreender que esse conhecimento decorre do emprego de operaes mentais, com um certo grau de sistematizao, que tm como emprego a recuperao de um passado individual ou coletivo com o objetivo de resolver problemas de orientao no presente e construir identidade. Porm, como elemento inerente condio humana, pode-se compreender que todos os seres humanos possuem conscincia histrica, pois dela se utilizam com o fito de tomar decises prticas por meio da interpretao de sua prpria experincia, individual e coletiva, no tempo.
Assim, como fenmeno inerente condio humana, pode-se compreender que todos os seres humanos possuem conscincia histrica, pois dela se utilizam com o fito de tomar decises prticas por meio da interpretao de sua prpria experincia, individual e coletiva, no tempo. Nesse sentido, a conscincia histrica decorrncia do pensamento histrico, pois a dinmica da vida que requer a satisfao de carncias de todo tipo, mobiliza os seres humanos a confrontarem-se cognitiva e praticamente consigo mesmos e com o mundo no qual esto inseridos. Todos, de alguma forma, pensam historicamente e aplicam esse pensamento na vida prtica com o fim de compreender o sentido de suas vidas e dotar a sua ao temporal de sentido. (ALVES, 2011, p. 35-36).

Para Rsen (2006, p. 14) a Conscincia Histrica uma categoria que no faz relao s com o ensino/aprendizagem de histria, mas tem a capacidade de cobrir todas as formas de pensamento histrico, pois por meio dela que o passado experienciado e interpretado como histria.

[...] a conscincia histrica no pode ser meramente equacionada como simples conhecimento do passado. A conscincia histrica d estrutura ao conhecimento histrico como um meio de entender o tempo presente e antecipar o futuro. Ela uma combinao complexa que contm a apreenso do passado regulada pela necessidade de entender o presente e de presumir o futuro [...], a conscincia histrica pode ser analisada como um conjunto coerente de operaes mentais que definem a peculiaridade do pensamento histrico e a funo que ele exerce na cultura humana. (RSEN, p. 14, 2006).

A Conscincia Histrica exerce um papel importante nas operaes mentais que so responsveis pelas intervenes que so encarregadas de formar a identidade humana, capacitando os seres atravs da comunicao entre si para preservarem uns aos outros (RSEN, p. 15, 2006).
Teoricamente, a didtica da histria tem de conceituar conscincia histrica como uma estrutura e processo de aprendizado. Aqui necessrio reformular idias sobre conscincia histrica como sendo um fator bsico na formao da identidade humana relacionando estes conceitos com o processo educacional, que tambm bsico para o desenvolvimento humano. (RSEN, p. 16, 2006).

Pode-se dizer que por meio do conhecimento histrico que a humanidade se perpetua, pois consegue formular e reformular sua identidade na Histria com a ajuda do processo educacional: O aprendizado histrico uma das dimenses e manifestaes da conscincia histrica. (RSEN, p. 16, 2006). Nesse caso, descreve-se a Conscincia Histrica como o significar da experincia do tempo interpretando o passado de modo a compreender o presente e antecipar o futuro. (RSEN, p. 168, 2009). Schmidit e Garcia descrevem os quatro tipos de Conscincia Histrica em Rsen:
a tradicional (a totalidade temporal apresentada como continuidade dos modelos de vida e cultura do passado); exemplar (as experincias do passado so casos que representam e personificam regras gerais da mudana temporal e da conduta humana); crtica (permite formular pontos de vista histricos, por negao de ouras posies); e gentica (diferentes pontos de vista podem ser aceitos porque se articulam em uma perspectiva mais ampla de mudana temporal, e a vida social vista em toda sua complexidade). (2006, p. 303)

Assim, entende-se a Conscincia Histrica como uma atitude de orientao de cada indivduo no seu tempo, tendo como base a reflexo permitida pelo conhecimento da Histria, a fim de se orientar intencionalmente no tempo, para vida prtica. Portanto, distingue-se de uma simples resposta de senso comum s exigncias prticas dessa mesma orientao

temporal, baseada exclusivamente em sentimentos de atribuio da identidade local, nacional, profissional, religiosa ou outras. Cognio Histrica O Dicionrio Eletrnico Houaiss (2001) conceitua a cognio como ato ou efeito de conhecer, processo ou faculdade de adquirir um conhecimento, conjunto de unidades de saber da conscincia que se baseiam em experincias sensoriais, representaes, pensamentos e lembranas, srie de caractersticas funcionais e estruturais da representao ligadas a um saber referente a um dado objeto. Porm para o historiador Jrn Rsen (2009, p. 129), a Cognio Histrica pode ser apresentada como um procedimento mental que possui dois lados, um objetivo e o outro subjetivo. O primeiro se refere as experincias do passado a partir do contato com os vestgios e com as fontes, pois permite a crtica histrica, j o segundo se relaciona com os problemas de orientao da vida prtica, onde o historiador est engajado numa luta poltica pela identidade coletiva, pois cabe a ele a rememorao do passado. Todavia este dois procedimentos so mediados pelas operaes cognitivas da interpretao histrica. Ainda de acordo com Rsen (2004) os princpios de uma cognio situada na Histria seriam experincia, orientao e interpretao (RSEN, 2004, citado por SCHMIDT, 2009, p. 36). Para Schmidt (2009, p. 40) estes trs princpios esto sempre intimamente relacionados, pois no existe experincia histrica sem significado, ou orientao histrica sem experincia, pois saber Histria para ela no a mesma coisa que pensar historicamente, portanto, o conhecimento histrico apreendido apenas como algo dado no desenvolve a capacidade de conferir significados Histria e orientar aquele que aprende de acordo com a prpria experincia histrica (SCHMIDT, 2009, p. 40). J as pesquisadoras portuguesas Isabel Barca e Marlia Gago (2001, p. 242) afirmam que o objetivo central da pesquisa em Cognio Histrica compreender os processos cognitivos dos sujeitos. Ao pensarem historicamente, deve-se examinar as relaes entre os conceitos dos alunos criados a partir de suas vivncia com os conceitos histricos. Por isso que afirma que:
[...] preocupaes semelhantes [...] em Portugal emergiu uma linha de pesquisa sobre cognio histrica de crianas e adolescentes com o objectivo de trazer luz alguns sentidos, estratgias cognitivas e modelos de construo conceptual. Esta pesquisa justifica-se na medida em que torna-se necessrio que os professores

conheam as concepes dos seus alunos para que possam modific-las. (BARCA, 2004, p. 387).

A pesquisadora defende que a medida que os professores tomam conhecimento das estratgias cognitivas e dos modelos de construo conceitual de seus alunos, eles podero interferir para modific-los. A professora Maria Auxiliadora Schmidt (2009, p. 7) em seu artigo sobre Cognio Histrica Situada defende que o conhecimento histrico no pode ser pedagogizado, porque nesse caso os modos de aprender seriam mais relacionados com a aquisio de competncias e de habilidades e no de conhecimentos histricos que levaria o aluno a conscincia da histria. Dentro da perspectiva
da cognio situada na cincia de referncia, a forma pela qual o conhecimento necessita ser aprendido pelo aluno deve ter como base a prpria racionalidade histrica, e os processos cognitivos devem ser os mesmos da prpria epistemologia da cincia da Histria. [...] Do ponto de vista da cognio histrica situada, a explicao histrica constitui parte fundamental da narrativa histrica, processo inerente natureza do prprio conhecimento histrico. Assim, a cognio histrica situada assume como pressuposto da aprendizagem a prpria natureza narrativstica da cincia da Histria. (SCHMIDT, 2009, p. 3).

Para ela as concepes de aprendizagem dos manuais que se pautam nas teorias psicolgicas e nas pedaggicas, encaminham os processos de cognio para fora da cincia da Histria, a qual tem seus prprios processos de elaborao de um aprender especificamente histrico, e esse ato tem contribudo com o excesso de "pedagogizao" nos modos de aprender. Tudo isso tem gerado a permanncia de lacunas relacionadas s categorias da cognio histrica situada, que possam estabelecer os sentidos e finalidades da aprendizagem da Histria. Tais lacunas tm provocado o seqestro da cognio histrica. Esta expresso pode ser entendida como a conscincia [...] capturada ou seqestrada, restringindo processos de subjetivao, pelos quais os sujeitos se representam e agem, como [...] crticos, confrontados com uma determinada sociedade e sistema de produo e dominao. (SCHMIDT, 2009, p. 7-8). O que se pode dizer a respeito da Cognio Histrica que ela faz parte das operaes mentais do indivduo para a apreenso dos conhecimentos histricos, os quais podem se dar diretamente a partir da experincia temporal, atravs da analise direta das fontes ou por meio da narrativa histrica estimulada pelo historiador ou pelo professor. Por isso, se faz necessrio como afirma Schmidt (2009) a aplicao dos estudos em Cognio Histrica a luz da epistemologia da prpria cincia histrica, pois ela possui seus prprios processos de

elaborao de aprendizagem, os quais so necessrios para se alcanar a conscincia histrica e assim agir no presente com perspectiva para o futuro a partir do passado. Educao Histrica A historiadora Maria da Conceio Silva (2011, p. 197) em seu artigo sobre as perspectivas do ensino em Gois, enfatiza que a educao histrica uma linha de pesquisa cujo eixo terico norteador encontra-se nas matrizes epistemolgicas de Jrn Rsen. A pesquisadora aborda a Teoria da Histria do referido autor alemo para elucidar que os historiadores deveriam discutir as regras e os princpios da composio da histria como problemas de ensino e aprendizagens. (RSEN, 2001, citado por SILVA, 2011, p. 197). Deste modo, a educao histrica apreende explicaes para responder as problematizaes do ensino de histria inerentes ao contexto escolar e social do jovem e tambm do adulto. (SILVA, 2011, p. 202). Todavia, essa linha de pesquisa apresenta possibilidades de observaes no campo do ensino da histria nas escolas, permitindo conhecer a aprendizagem e, ainda, cooperando com novas metodologias de aulas. Silva (2011, p. 203) justifica que a epistemologia da Conscincia Histrica fornece educao histrica os elementos chaves para a interpretao das fontes escritas e narradas, de compreenso de categorias e conceitos das aprendizagens escolares. A partir de ento a histria ensinada a jovens nas escolas adquire nova dimenso correlacionada s aprendizagens e aos conhecimentos prvios (categorizados teoricamente). Nessa linha de investigao possvel correlacionar os conhecimentos prvios dos alunos com os ensinamentos tericos. A historiadora enfatiza ainda que por intermdio da Educao Histrica existem possibilidades de se chegar a novos mtodos de ensino para que a aprendizagem se torne prazerosa (SILVA, 2011, p. 210). E este tem sido o desafio dos professores do ensino fundamental e mdio, tornar as aulas de Histria um lugar onde o aluno deseja estar. Para as autoras Schmidt e Garcia (2006, s/p) enquanto linha de investigao, a Educao Histrica tem seus fundamentos pautados em indagaes como as que buscam entender os sentidos que os jovens, as crianas e os professores atribuem a determinados conceitos histricos [...]. A Educao Histrica tem se destacado no campo de investigao do ensino de histria em pases como a Inglaterra, Canad, Estados Unidos, Portugal [e Brasil], por investigadores que centram sua ateno nos princpios, fontes, tipologias e estratgias de

ensino e aprendizagem em Histria.. Os pressupostos que ancoram essas pesquisas esto na necessidade de conhecimento sistemtico sobre as idias histricas dos alunos para que as intervenes didticas realizadas no processo de ensino possam ser mais adequadas e efetivas, tendo como referncia principal a epistemologia da Histria. (SCHMIDT e GARCIA, 2006, s/p). Portanto, a linha de investigao em Educao Histrica compreende novas problemticas e novas abordagens de pesquisa, no que se refere apreciao dos processos, dos produtos e da natureza do ensino e aprendizagem histrica em diferentes sujeitos, bem como os significados e sentidos dados a esses processos. (SCHMIDT e GARCIA, 2006, s/p). Por isso, se assiste no Brasil a criao de grupos de pesquisas que esto pautados nesses novos problemas e nessas novas abordagens, para investigar o ensino/aprendizagem de histria. O professor Ronaldo Cardoso Alves em sua tese de doutorado em Educao, afirma que a tradio britnica da Educao Histrica, parte da vivncia escolar como alvo para a edificao do conhecimento histrico, mediado por uma reflexo epistemolgica construtora de metodologias que dotem alunos e professores de habilidades e competncias histricas que os faam ler e agir no mundo que os cerca. Todavia, a Educao Histrica se constitui num instrumento fundamental para responder s demandas impostas disciplina de Histria em sua profunda (e necessria) relao reflexiva com a vida prtica. (ALVES, 2011, p. 24 e 93). Para o professor a educao brasileira se diferencia do caso ingls, porque esta faz o inverso, parte-se do terico para se alcanar a vida prtica e no da vida prtica para se alcanar o terico. A pesquisadora portuguesa Maria Isabel Barca (2007, p. 5) afirma que pensar a Educao Histrica, nesse incio do sculo XXI, tarefa complexa e, como sempre, polmica. De acordo com ela toda essa complexidade pelo fato que no basta passar a crianas e jovens o contedo que seus pais aprenderam, na escola e fora dela, como pensamento nico de um determinado grupo influente. No seu entender a sociedade atual vive carregada de informao mltipla, e isto gera um confronto permanente com diversas vises de mundo que na maioria das vezes entram em conflitos entre si (tanto do passado como do presente). Para ela na Histria acontece o mesmo, os historiadores recorrem a diferentes narrativas e explicaes dentro dos distintos modelos epistemolgicos, para dar significao ao passado. Porm, existem mais desafios que so colocados Educao Histrica os quais no se situam apenas ao nvel das escolhas no mbito do conhecimento de referncia. [Tais desafios] exigem tambm uma ateno em relao s perspectivas de quem aprende, porque ningum aprende genuinamente se no possuir anseio para tal. (BARCA, 2007, p. 7).

Apesar dos desafios e da complexidade de que a Educao Histrica se reveste, Barca (2007, p.7) assegura que existem bons exemplos de organizao de experincias de aprendizagem pensadas, partilhadas e avaliadas com consistncia. E reafirma que:
Muitos autores destes trabalhos, sendo professores-investigadores, tm reportado que estas novas metodologias contribuem para que o professor de Histria possa acompanhar e monitorizar, de forma sistemtica, a mudana conceptual dos seus alunos. E simultaneamente, ao favorecerem a auto-confiana dos alunos, potenciam a motivao para aprender mais e melhor acerca da aventura humana atravs dos tempos. (BARCA, 2007, p. 7).

Neste caso, ela est falando das pesquisas cientficas realizadas na Universidade do Minho, na cidade de Braga, Portugal. Para o historiador ingls Peter Lee o principal projeto para a Educao Histrica:
deve ser o desenvolvimento de estruturas histricas aproveitveis do passado, que no sejam histrias de festas, mas que permitam aos estudantes assimilarem novos eventos e processos, tanto no passado ou no futuro e que sejam eles mesmos adaptveis ao se defrontar com novo material recalcitrante. (LEE, 2006, p. 131).

No seu discurso assevera que nas trs ltimas dcadas, a Educao Histrica na Inglaterra exibiu uma tenso entre duas inquietaes distintas:
Entre muitos profissionais (professores, examinadores e pesquisadores) o interesse se concentrou no significado e em como desenvolver a compreenso dos alunos na disciplina de histria. Entrementes, alguns professores, muitos historiadores e o pblico leigo estiveram mais interessados no que os alunos deveriam saber sobre o passado no final dos seus cursos escolares. (LEE, 2006, p. 131).

Na viso desse historiador a partir do caso ingls, ele discute que a Educao Histrica concentrou-se em duas vertentes, a saber, primeiro como se desenvolve a compreenso dos alunos na disciplina de histria, e segundo o que se deveria ensinar aos alunos sobre o passado. Entretanto, para ele no deveria existir nenhum conflito entre as duas situaes, pois quem se preocupar com uma ter que conhecer a outra. O pesquisador Daniel Hortncio de Medeiros (2005, p. 88) assegura que a Educao Histrica ir contribuir para a produo de conscincia histrica, quando procurar saber, a partir dos jovens alunos, como eles vem o que estudam, o que eles sabem do passado e como o utilizam na sua vida cotidiana. Deste modo, entende-se que a Educao Histrica uma linha de investigao/metodologia que atualmente tem influenciado pesquisadores europeus e

brasileiros, pois ela est fundamentada nos princpios epistemolgicos da prpria cincia histrica e no nas cincias da educao e tem como objetivo investigar os processos que circundam ensino/aprendizagem de histria. Apresentao do problema Muito j se escreveu em defesa do ensino de Histria, e indiscutvel a importncia dessa disciplina para o estudante, embora nunca se tenha desenhado um destino para esse assunto. Nos ltimos anos assistiu-se a proliferao de livros, ensaios, artigos, dissertaes e teses sobre a necessidade do ensino competente e profcuo dessa disciplina. Interrogaes como: Por que ensinar histria?, O que ensinar em histria?, Como ensinar histria?. So discusses cujas respostas esto em constantes mudanas, pois tanto a Histria quanto a sociedade para a qual este ensino se direciona esto em permanentes transformaes. A Histria enquanto disciplina escolar vista como um meio de formar cidados efetivamente participantes na sociedade (CAMARGO, 2010, p. 113). Acreditamos que essa participao s ser possvel com uma conscincia histrica que nos permita a orientao no presente por meio do conhecimento sobre o passado (RSEN, 2001). A conscincia histrica algo intrnseco ao ser humano, contudo, ela pode ser ampliada por meio do conhecimento que o indivduo tem da Histria. As experincias inquietantes, sejam em extenso pessoal ou social, produzem nos seres humanos um esforo de [re]interpretao da sua vida e do seu mundo com o fim de se [re]orientar. Essa conscincia histrica emerge das tradies, mas essas no so capazes de fornecer orientao para todas as experincias da vida atual, de modo que esta conscincia necessita ser desenvolvida por meio do conhecimento histrico (RUSEN, 2001, apud CAMARGO, 2010, p. 114). No bastam as tradies para orientar vida prtica necessrio o desenvolvimento do conhecimento histrico, o qual permite o alcance da conscincia histrica. A proposta de pesquisa doravante apresentada a PrP/UEG, problematiza a idia que a Histria Medieval Europia contribui para essa conscincia histrica mesmo que o Brasil no tenha experienciado esse momento. Pretende-se, investigar a conscincia histrica possvel de ser percebida na narrativa dos jovens brasileiros sobre a Histria Medieval Europia. Por meio da aplicao de exerccios de cognio histrica investigaremos a narrativa de alunos do Ensino Fundamental II, pertencentes ao sistema de educao pblico do municpio de Porangatu/GO, para perceber atravs desses exerccios as informaes conceituais desses estudantes sobre a sociedade, a economia, a religio e tambm sobre a poltica medieval

europia. Portanto, partiremos do modelo de pesquisa em cognio histrica sugerido por Barca e Gago (2001, p. 242), onde elas propem o exame da relao entre os conceitos que os alunos criam a partir de suas vivncias com os conceitos histricos. REFERNCIAS ALVES, Ronaldo Cardoso. Aprender histria com sentido para a vida: conscincia histrica em estudantes brasileiros e portugueses. So Paulo, 2011, 322 p. Tese de doutorado em Educao. Universidade de So Paulo. BARCA, Isabel. A educao histrica numa sociedade aberta. Currculo sem Fronteiras, v.7, n.1, Jan./Jun., 2007, p. 05-09. BARCA, Isabel. Educao Histrica: uma nova rea de investigao. Revista da Faculdade de Letras. Porto, III Srie, v. 2, 2011, p. 13-21. BARCA, Isabel. Literacia e conscincia histrica. Educar, Curitiba, Especial, 2006, p. 93-112. BARCA, Isabel. Marcos de conscincia histrica de jovens portugueses. Currculo sem Fronteiras, v.7, n.1, Jan./Jun., 2007, p.115-126. BARCA, Isabel. Os jovens portugueses: ideias em Histria. Perspectiva, Florianpolis, v. 22, n. 02, jul./dez. 2004, p. 381-403. BARCA, Isabel; GAGO, Marlia. Aprender a pensar em Histria: um estudo com alunos do 6 ano de escolaridade. Revista Portuguesa de Educao, 14(1), 2001, p. 239-261. BERGMANN, Klaus. A histria na reflexo didtica. Revista Brasileira de Histria. So Paulo, v.9, n.9, set.89/fev.90. p. 29-42. BLOCH, Marc. Introduo. In: BLOCH, Marc. Apologia da histria ou ofcio de historiador. Trad. Andr Telles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001, p. 40.

CAMARGO, Maicon da Silva. Reflexes sobre Histria Medieval nos livros didticos. Revista Chrnidas - Revista Eletrnica de Histria e Cincias Humanas. a. III, n. 7. Ago., 2010, p. 112-122. CERRI, Luis Fernando. Os conceitos de conscincia histrica e os desafios da didtica da histria. Revista de Histria Regional. 6(2), 2001, p. 93-112. GAGO, Marlia. Concepes de passado como expresso de conscincia histrica. Currculo sem Fronteiras, v.7, n.1, Jan./Jun., 2007, p.127-136. HOUAISS, Antnio. Dicionrio Eletrnico Houaiss da Lngua Portuguesa. So Paulo: Objetiva, 2001. LEE, Peter. Em direo a um conceito de literacia histrica. Educar - Especial. Curitiba: Editora UFPR, 2006. p. 131-150. MACEDO, Jos Rivair. Repensando a Idade Mdia no Ensino de Histria. In: KARNAL, Leandro (Org.). Histria na sala de aula: conceitos, prticas e propostas. So Paulo: Contexto, 2004, p. 109-125. MEDEIROS, Daniel Hortncio de. A formao da conscincia histrica como objetivo do ensino de histria no ensino mdio: o lugar do material didtico. Curitiba, 2005, 208 p. Tese de doutorado em Educao. Universidade Federal do Paran. RSEN, Jrn. Como dar sentido ao passado: questes relevantes de meta-histria. Histria da Historiografia. n. 02, mar., 2009, p. 163-209. RSEN, Jrn. Didtica da Histria: passado, presente e perspectivas a partir do caso alemo. Prxis Educativa: Ponta Grossa. v. 01, n. 02, jul./dez., 2006, p. 07-16. RSEN, Jrn. Razo histrica - Teoria da Histria: fundamentos da cincia histrica. Trad. Estevo de Rezende Martins. Braslia: UnB, 2001.

SADDI, Rafael. A didtica da histria como meta-teoria. Anais Eletrnicos do IX Encontro Nacional dos Pesquisadores do Ensino de Histria 18, 19 e 20 de abril de 2011, p. 01-11. Disponvel em: <http://abeh.org/trabalhos/GT07/tcompletorafael.pdf>. Acesso em: 05 abr. 2012. SCHMIDT, M. A. M. S. Cognio histrica situada: Que aprendizagem histrica esta?. In: SCHMIDT, M. A. M. S.; BARCA, Isabel (Org.). Aprender Historia: Perspectivas da Educao Histrica. Iju: Uniju. 2009, p. 21-51. SCHMIDT, M. A. M. S; GARCIA, T. M. F. B. A formao da conscincia histrica de alunos E professores e o cotidiano em aulas de histria. Cad. Cedes, Campinas, v. 25, n. 67, set./dez., 2005, p. 297-308. SCHMIDT, Maria Auxiliadora; GARCIA, Tnia Braga (Orgs.). Apresentao. In: SCHMIDT, Maria Auxiliadora; GARCIA, Tnia Braga (Orgs.). Educar em Revista. Vol. 1. Edio 2012. SILVA, Maria da Conceio. Educao Histrica: perspectivas para o ensino de Histria em Gois. Sculum - Revista de Histria [24]. Joo Pessoa, jan./ jun., 2011, p. 197-211 Especial, Dossi: Educao Histrica. 2006. Disponvel em: <http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/educar/article/view/5127/4064>. Acesso em 20 de abr.

You might also like