You are on page 1of 5

Formao de Professoras/es em Gnero, Sexualidade, Orientao Sexual e Relaes tnico-Raciais

CURSO GNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA

MDULO 2 - GNERO | unidade 1 | TEXTO 1

Conceito de gnero
Estudar o conceito de gnero oferece um olhar mais atento para determinados processos que consolidam diferenas de valor entre o masculino e o feminino e que geram desigualdades. Ser que, como pai/me e educador/a, voc consegue identificar as diferenas na educao de meninos e de meninas? Tenha em mente essas questes ao ler este texto.

Apropriao cultural da diferena sexual

Os diferentes sistemas de gnero masculino e feminino e de formas de operar nas relaes sociais de poder entre homens e mulheres so decorrncia da cultura, e no de diferenas naturais instaladas nos corpos de homens e mulheres. No faltam exemplos demonstrativos de que a hierarquia de gnero, em diferentes contextos sociais, em favor do masculino. De onde vm as afirmaes de que as mulheres so mais sensveis e menos capazes para o comando? A idia de "inferioridade" feminina foi e socialmente construda pelos prprios homens e pelas mulheres ao longo da histria.

Para as cincias sociais e humanas, o conceito de gnero se refere construo social do sexo anatmico. (...) gnero significa que homens e mulheres so produtos da realidade social e no decorrncia da anatomia de seus corpos.

Para as cincias sociais e humanas, o conceito de gnero se refere construo social do sexo anatmico. Ele foi criado para distinguir a dimenso biolgica da dimenso social, baseando-se no raciocnio de que h machos e fmeas na espcie humana, no entanto, a maneira de ser homem e de ser mulher realizada pela cultura. Assim, gnero significa que homens e mulheres so produtos da realidade social e no decorrncia da anatomia de seus corpos. Por exemplo, o fato de as mulheres, em razo da reproduo, serem tidas como mais prximas da natureza, tem sido apropriado por diferentes culturas como smbolo de sua fragilidade ou de sujeio ordem natural, que as destinaria sempre maternidade.

comum encontrar em reportagens que comparam a posio de homens e mulheres no mercado de trabalho as desigualdades existentes:

Grande parte dos postos de direo ocupados por homens (como no prprio sistema escolar). Significativas diferenas salariais entre homens e mulheres.

Ministrio da Educao

Secretaria Especial de Polticas de Promoo da Igualdade Racial

Secretaria Especial de Polticas para as Mulheres

Formao de Professoras/es em Gnero, Sexualidade, Orientao Sexual e Relaes tnico-Raciais

CURSO GNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA

Maior concentrao de homens em reas como engenharia, informtica, enquanto as mulheres se concentram em atividades de ensino e cuidado.

primeira vista, pode parecer que as escolhas ou os modos de insero no mundo do trabalho sejam reflexo de preferncias naturais, aptides natas, capacidades e desempenhos distintos entre homens e mulheres. No entanto, se observarmos com ateno, veremos que a distribuio de homens e mulheres no mercado de trabalho e as desigualdades decorrentes podem ser socialmente compreendidas e atribudas s assimetrias de gnero. O modo como homens e mulheres se comportam em sociedade corresponde a um intenso aprendizado sociocultural que nos ensina a agir conforme as prescries de cada gnero. H uma expectativa social em relao maneira como homens e mulheres devem andar, falar, sentar, mostrar seu corpo, brincar, danar, namorar, cuidar do outro, amar etc. Conforme o gnero, tambm h modos especficos de trabalhar, gerenciar outras pessoas, ensinar, dirigir o carro, gastar o dinheiro, ingerir bebidas, dentre outras atividades.

No senso comum, as diferenas de gnero so interpretadas como se fossem naturais, determinadas pelos corpos. Ao contrrio, as cincias sociais postulam que essas diferenas so socialmente construdas. (...) No h um padro universal para comportamentos sexual ou de gnero que seja considerado normal, certo, superior ou, a priori, o melhor.

To d o s n s , e m a l g u m momento da vida, j nos inquietamos para tentar compreender o porqu de tantas desigualdades entre homens e mulheres, expressas nas mais diversas situaes. comum atribulas a caractersticas que estariam no corpo ou na mente de cada um. Essa busca por causas biolgicas ou psquicas para explicar as diferenas entre homens e mulheres, masculino e feminino, tem sido recorrente nas cincias biolgicas. freqente encontrar nos jornais e nas revistas explicaes cientficas baseadas no funcionamento do crebro ou dos hormnios, que seria distinto em cada sexo. Tais explicaes encobrem o longo processo de socializao que nos tornou humanos/as e encobrem, tambm, o processo de socializao que divide os indivduos em gneros distintos. No senso comum, as diferenas de gnero so interpretadas como se fossem naturais, determinadas pelos corpos. Ao

Vejamos o que dizem os PCN, formulados pelo MEC para o 3 e 4 ciclos do Ensino Fundamental no tpico que discute essa temtica: O conceito de gnero diz respeito ao conjunto das representaes sociais e culturais construdas a partir da diferena biolgica dos sexos. Enquanto o sexo diz respeito ao atributo anatmico, no conceito de gnero toma-se o desenvolvimento das noes de masculino e feminino como construo social. O uso desse conceito permite abandonar a explicao da natureza como a responsvel pela grande diferena existente entre os comportamentos e os lugares ocupados por homens e mulheres na sociedade. Essa diferena historicamente tem privilegiado os homens, na medida em que a sociedade no tem oferecido as mesmas oportunidades de insero social e exerccio de cidadania a homens e mulheres. Mesmo com a grande transformao dos costumes e dos valores que vm ocorrendo nas ltimas dcadas, ainda persistem muitas discriminaes, por vezes encobertas, relacionadas ao gnero (p.321-322).

Ministrio da Educao

Secretaria Especial de Polticas de Promoo da Igualdade Racial

Secretaria Especial de Polticas para as Mulheres

Formao de Professoras/es em Gnero, Sexualidade, Orientao Sexual e Relaes tnico-Raciais

CURSO GNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA

contrrio, as cincias sociais postulam que essas diferenas so socialmente construdas. Isto significa dizer que no h um padro universal para comportamentos sexual ou de gnero que seja considerado normal, certo, superior ou, a priori, o melhor. Somos ns, homens e mulheres, pertencentes a distintas sociedades, a diversos tempos histricos e a contextos culturais que estabelecemos modos especficos de classificao e de convivncia social. Assim, o conceito de gnero pode nos ajudar a ter um olhar mais atento para determinados processos que consolidam diferenas de valor entre o masculino e o feminino, gerando desigualdades.
Um pouco de histria

As questes de gnero refletem o modo como diferentes povos, em diversos perodos histricos, classificam as atividades de trabalho na esfera pblica e privada, os atributos pessoais e os encargos destinados a homens e a mulheres no campo da religio, da poltica, do lazer, da educao, dos cuidados com sade, da sexualidade etc. O conceito de gnero, hoje em dia corrente nas pginas de jornal e nos textos que orientam as polticas pblicas, nasceu de um dilogo entre o movimento feminista e suas tericas e as pesquisadoras de diversas disciplinas histria, sociologia, antropologia, cincia poltica, demografia, entre outras. Uma figura emblemtica desse movimento de idias a filsofa Simone de Beauvoir, que em 1949 escreveu o livro O Segundo Sexo. Ele daria um novo impulso reflexo sobre as desigualdades entre homens e mulheres nas sociedades modernas acerca do porqu do feminino e das mulheres serem concebidos dentro de um sistema de relaes de poder que tendia a inferioriz-los. dela a famosa frase no se nasce mulher, torna-se mulher. Com esta formulao, ela buscava descartar qualquer determinao natural da conduta feminina.

O movimento feminista no comeou com esta escritora; houve em diversos momentos histricos anteriores iniciativas polticas de mulheres buscando alterar uma posio subalterna na sociedade, a ponto de alguns estudiosos considerarem a existncia de mltiplos movimentos feministas. Um desses exemplos so as chamadas sufragistas, que lutavam no incio do sculo passado para que as mulheres tivessem o mesmo direito de votar que era concedido aos homens.

Simone de Beauvoir (Paris, 9 de janeiro de 1908 Paris, 14 de abril de 1986) foi escritora, filsofa existencialista e feminista francesa. Ela escrevia romances e monografias sobre filosofia, poltica, sociedade, alm de ensaios e biografias; escreveu sua autobiografia. Entre seus ensaios crticos, cabe destacar O Segundo Sexo (1949), uma profunda anlise sobre o papel das mulheres na sociedade; A velhice (1970), sobre o processo de envelhecimento, no qual teceu crticas apaixonadas sobre a atitude da sociedade para com os ancios.

Ministrio da Educao

Secretaria Especial de Polticas de Promoo da Igualdade Racial

Secretaria Especial de Polticas para as Mulheres

Formao de Professoras/es em Gnero, Sexualidade, Orientao Sexual e Relaes tnico-Raciais

CURSO GNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA

A luta pelo sufrgio feminino. Veja como a conquista do direito ao voto para as mulheres variou muito entre as diferentes sociedades:
Ano de Conquista do Voto Feminino 1917 1918 1919 1928 1932 1945 1973 Pas URSS, com a Revoluo. Alemanha EUA Inglaterra Brasil Frana, Itlia, Japo Sua

A crtica e a luta pela mudana dessa situao caracterizaram o movimento social das mulheres, que apresenta diferentes vertentes, assim como o prprio conceito de gnero, em evoluo atravs de variadas abordagens, cada vez mais Corpos designados sofisticadas.

como masculinos podem


O conceito de gnero, como vimos, foi elaborado para evidenciar que o sexo anatmico no o elemento definidor como femininos (...) das condutas da espcie humana. As culturas criam padres que esto associados a corpos que se distinguem por seu aparato genital e que, atravs do contato sexual, podem gerar outros seres: isto a reproduo humana. Observe como se entrelaam o sexo, a sexualidade aqui a heterossexual e o gnero. Estas dimenses se cruzam, mas uma dimenso no decorre da outra! Ter um corpo feminino no significa que a mulher deseje realizar-se como me. Corpos designados como masculinos podem expressar gestos tidos como femininos em As travestis (...) determinado contexto social, e podem tambm ter contatos sexuais com outros corpos sinalizando uma sexualidade que elaboram identidades contraria a expectativa dominante de que o normal o que no devem ser encontro sexual entre homem e mulher.

expressar gestos tidos

Desde 1964, o psiquiatra norte-americano Robert Stoller vem desenvolvendo estudos sobre masculinidade, feminilidade e a questo da identidade de gnero, criando um ponto de partida para o estudo mais sistemtico do travestismo. Este um dos fenmenos da no-conformidade com as exigncias sociais de coerncia entre o sexo anatmico, a indumentria e o gestual supostamente referente ao sexo oposto. As travestis pessoas cujo gnero e identidade social so opostos ao do seu sexo biolgico e que vivem cotidianamente como pessoas do seu gnero de escolha elaboram identidades que no devem ser entendidas como cpias de mulheres, mas como uma forma alternativa de identidades de gnero. Entre as muitas autoras importantes para o desenvolvimento do conceito de gnero, destaca-

entendidas como cpias de mulheres, mas como uma forma alternativa de identidades de gnero.

Ministrio da Educao

Secretaria Especial de Polticas de Promoo da Igualdade Racial

Secretaria Especial de Polticas para as Mulheres

Formao de Professoras/es em Gnero, Sexualidade, Orientao Sexual e Relaes tnico-Raciais

CURSO GNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA

se a antroploga norte-americana Gayle Rubin, que em 1975 defendeu a idia da existncia de um sistema sexo-gnero em todas as sociedades. Outra contribuio importante e muito conhecida no Brasil o texto Gnero: uma categoria til de anlise histrica, de Joan Scott. Esta publicao contribuiu para que pesquisadores da rea de cincias humanas reconhecessem a importncia das relaes sociais que se estabelecem com base nas diferenas percebidas entre homens e mulheres. H tambm uma significativa produo cientfica realizada por pesquisadoras francesas, dentre as quais se destacam Christine Delphy e Danile Kergoat, que elaboraram o tema diviso sexual do trabalho domstico. A primeira desenvolveu a teoria de que, em decorrncia das relaes de gnero que naturalizam as atividades de cuidado, os homens e os maridos exploram suas esposas e companheiras ao se beneficiarem do trabalho domstico gratuito. De fato, no so apenas os homens prximos, mas a sociedade como um todo que no reconhece ser o trabalho domstico gerador de riqueza, uma vez que a garantia de atendimento das necessidades de alimentao, repouso e conforto possibilitam a dedicao ao trabalho externo e produo.
Glossrio
Assimetrias de gnero: Desigualdades de oportunidades, condies e direitos entre homens e mulheres, gerando uma hierarquia de gnero.

Para uma histria da anlise sobre a diviso sexual do trabalho domstico, veja os artigos: Novas configuraes da Diviso Sexual do Trabalho, de Helena Hirata e Danile Kergoat. Cadernos de Pesquisa da Fundao Carlos Chagas, vol. 37, n 132, pgs. 595-609, set.-dez. 2007. Trabalho Domstico: inatividade econmica ou trabalho no remunerado, de Cristina Bruschini. In: Clara Arajo, Felcia Picano e Celi Scalon. Novas conciliaes e antigas tenses? Gnero, famlia e trabalho em perspectiva comparada. So Paulo: Edusc, 2008. Consulte ainda no web site do CLAM a entrevista do socilogo sueco Gran Therborn Relaes de poder entre os sexos. http://www.clam.org. br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start. htm?infoid=3672&sid=7

Gnero: Conceito formulado nos anos 1970 com profunda influncia do pensamento feminista. Ele foi criado para distinguir a dimenso biolgica da dimenso social, baseando-se no raciocnio de que h machos e fmeas na espcie humana, no entanto, a maneira de ser homem e de ser mulher realizada pela cultura. Assim, gnero significa que homens e mulheres so produtos da realidade social e no decorrncia da anatomia de seus corpos. Identidade de Gnero: Diz respeito percepo subjetiva de ser masculino ou feminino, conforme os atributos, os comportamentos e os papis convencionalmente estabelecidos para homens e mulheres. Movimento Feminista: Movimento social e poltico de defesa de direitos iguais para mulheres e homens, tanto no mbito da legislao (plano normativo e jurdico), quanto no plano da formulao de polticas pblicas que ofeream servios e programas sociais de apoio a mulheres. Travesti: Pessoa que nasce do sexo masculino ou feminino, mas que tem sua identidade de gnero oposta ao seu sexo biolgico, assumindo papis de gnero diferentes daquele imposto pela sociedade. Muitas travestis modificam seus corpos atravs de hormonioterapias, aplicaes de silicone e/ou cirurgias plsticas, porm vale ressaltar que isso no regra para todas (Definio adotada pela Conferncia Nacional LGBT em 2008).

Ministrio da Educao

Secretaria Especial de Polticas de Promoo da Igualdade Racial

Secretaria Especial de Polticas para as Mulheres

You might also like