You are on page 1of 1

COMO FAZER UM SEMINRIO 1. O que um seminrio?

com o grupo; Recomendar bibliografia; Orientar a preparao do seminrio.

Dinmica de estudo em grupo que visao estudo em profundidade de um Tema. Pressupe a participao ativa de todos (apresentadores e platia). Muitas vezes pressupe a leiturapreliminar de um texto que ser discutido radicalmente. 2. Para que serve um seminrio?

Aprofundar um tema; Propiciar o debate sobre um tema; Socializar o conhecimento para um grupo; Sistematizar e divulgar os conhecimentos construdos em grupo; Tornar a abordagem de um assunto mais dinmica. 3. Qual a estrutura de um seminrio? Introduo: onde feita a contextualizao do tema, sua importncia, os objetivos do mesmo. Desenvolvimento dos sub-temas (tpicos ): onde so desenvolvidos os contedos do mesmo. Este Desenvolvimento deve ser lgico e coerente. Finalizao: momento de reflexo e sntese, onde devem ser ressaltados os aspectos mais importantes do tema trabalhado. 4. Quais as etapas de um seminrio? A tcnica do seminrio inclui trs etapas sucessivas: preparao, desenvolvimento e apreciao final. 1. Preparao : Esta etapa pode incluir dois momentos distintos: o primeiro refere-se a um orientao coletiva, envolvendo todos os alunos da classe; o segundo diz respeito ao trabalho de cada grupo. a) orientao coletiva - Em uma sesso conjunta da classe, o professor prope um ou mais assuntos ou temas, encaminhando os diversos enfoques em que os mesmos sero estudados. Os alunos sero divididos em grupos cada um se responsabilizando por um assunto ou tema (ou por aspectos dos mesmos). O professor deve orientar os alunos sobre a pesquisa a ser realizada (que pode ser s bibliogrfica ou tambm incluir pesquisas de campo e de laboratrio), sobre a dinmica do trabalho e definir o cronograma de atividades. b) preparao do seminrio pelo grupo Esta fase consiste na preparao do seminrio por parte de cada grupo, cabendo diferentes atribuies ao professor e alunos. Cabe ao professor: Discutir os objetivos do trabalho especfico

Cabe ao grupo: Escolher tema ou sub-tema; Definir objetivos a serem alcanados; Obter as informaes atravs de leituras, pesquisas, experimentaes, etc.; Elaborar um texto bsico e as questes para discusso; Providenciar materiais e recursos de ensino necessrios realizao do seminrio e preparar-se para a apresentao e para o debate 5. Quais as diretrizes de apresentao de um seminrio? A apresentao de cada elemento deve ser pautada pelos seguintes cuidados:

Fale em alto e bom tom! Durante sua fala seja claro, pronuncie No decore sua fala! Decorar um texto depe contra o seminrio. O domnio de um tema possibilita o desenvolvimento dinmico do mesmo, sem a monotonia de um texto decorado. As palavras corretamente. O uso de grias (em exagero) depe contra sua apresentao 6. Qual a estrutura de um seminrio? Ficha roteiro: roteiro impresso que deve ser entregue a todos os participantes (platia), que contm o plano de trabalho do seminrio. Deve listar os tpicos que sero desenvolvidos no mesmo. A instituio de ensino a que pertencem e os nomes dos apresentadores. Serve para ajudar cada participante a compreender a totalidade do seminrio e a sistematizar os contedos trabalhados.

You might also like