You are on page 1of 17

A tcnica no ensino dos esportes: relaes entre o campo de conhecimento das cincias sociais e das cincias naturais

Maristela da Silva Souza* Ecla Vanessa Canei Baccin* *

Resumo: O presente estudo traz subsdios tericos no sentido de auxiliar a prtica pedaggica, no que se refere ao ensino da tcnica dos esportes no mbito da Educao Fsica escolar, demonstrando a importncia de uma relao, dialeticamente estabelecida entre o campo de conhecimento das cincias sociais e o das cincias naturais. Palavras-chave: Educao Fsica. Cincia. Esportes. Ensino.

1 INTRODUO
Nas ltimas dcadas, a produo do conhecimento em Educao Fsica e esportes avanou no que condiz superao do modelo de conservao da cultura esportiva institucionalizada, porm, a realidade que ainda presenciamos no mbito escolar uma prtica pedaggica baseada na lgica do rendimento tcnico-formal, em que a Educao Fsica compromete-se, de maneira dominante, com uma prtica de esporte de cunho eminentemente competitivista. Para Kunz (2004, p. 165), neste sentido, a utilizao do espao escolar para o ensino do esporte traz consigo, os princpios da sobrepujana e das comparaes objetivas e suas conseqncias imediatas: [...] as tendncias do selecionamento, da especializao e da instrumentalizao.

* Professora Adjunta do Centro de Educao Fsica e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria. Coord. da Linha de Estudos Epistemolgicos e Didticos em Educao Fsica. Santa Maria, RS, Brasil. E-mail: souzamaris@bol.com.br ** Mestranda do curso de Ps-Graduao em Educao Fsica da Escola Superior de Educao Fsica (ESEF) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Participante da Linha de Estudos Epistemolgicos e Didticos em Educao Fsica (LEEDEF/UFSM). Pelotas, RS, Brasil. E-mail: ecleavanessa@yahoo.com.br

Movimento v15 n3.p65

127

28/7/2009, 08:14

128 Artigos Originais

Maristela Souza, Eclia Canei Baccin

Nosso entendimento acerca da cultura corporal no mbito da Educao Fsica o de que essa [...] busca desenvolver uma reflexo pedaggica sobre o acervo de formas de representao do mundo que o homem tem produzido no decorrer da histria, exteriorizadas pela expresso corporal: jogos, danas, lutas, exerccios ginsticos, esporte, malabarismo, contorcionismo, mmica e outros (SOARES et al., 1992, p. 38). Portanto, o ensino da tcnica dos esportes torna-se um elemento fundamental no processo de apreenso do conhecimento em Educao Fsica escolar, pois, atravs da sua apropriao, torna-se possvel demonstrar que as atividades corporais aperfeioaram-se medida que a prtica social humana foi se tornando refinada, resultante dos desafios postos entre o sujeito e a natureza. Para tanto, faz-se necessrio entender a importncia dos conhecimentos, seja das cincias sociais quanto das cincias naturais, na produo da cultura corporal. O presente texto, ento, traz subsdios tericos no sentido de auxiliar a prtica pedaggica, no que se refere ao ensino da tcnica dos esportes no mbito da Educao Fsica escolar, demonstrando a importncia de uma relao, dialeticamente estabelecida, entre o campo de conhecimento das cincias sociais e das cincias naturais. Para isso, primeiramente, buscamos resgatar, de maneira sinttica, a histria das cincias naturais e suas relaes com as cincias sociais, demonstrando a hegemonia das cincias naturais no processo de produo do conhecimento em Educao Fsica. Em um segundo momento, trouxemos a relao estabelecida entre o homem e a natureza, apresentando a tcnica como um dos resultados desse processo. Discutimos, tambm, a apropriao da tcnica das prticas corporais pela Educao Fsica, sendo que a mesma desenvolvida, de maneira dominante, sob os princpios das cincias naturais. E, finalmente, reforamos a necessidade de uma relao dialeticamente estabelecida, entre o campo de conhecimento das Cincias Sociais e das Cincias Naturais, para o ensino da tcnica esportiva no mbito da Educao Fsica escolar, no sentido de que a mesma, no processo de construo da realidade da cultura corporal, possibilite contribuir para as transformaes sociais.
, Porto Alegre, v. 15, n. 03, p. 127-143, julho/setembro de 2009.

Movimento v15 n3.p65

128

28/7/2009, 08:14

A tcnica no ensinodos esportes: relaes entre o campo...

129

2 A HEGEMONIA DAS CINCIAS NATURAIS NO PROCESSO DE CONSTRUO


DO CONHECIMENTO DA EDUCAO FSICA

Para Souza (2007), no processo de conhecimento da cincia moderna, os cientistas naturais conquistam direitos exclusivos, pelo fato do conhecimento desenvolvido, nos sculos XV a XVII, terem origem em estudos provenientes das cincias naturais, estas dotadas de sentido que viriam a dar conta da palavra de ordem que prevalecia: o progresso. Para o alcance do progresso, a necessidade consistia na busca de leis universais naturais baseadas no estudo da mecnica, em que o universo perde a concepo de cosmos aristotlico-medieval e passa a ser regido por leis universais. Desta forma, o conhecimento filosfico, que em alguns momentos histricos j tinha sido diferenciado do conhecimento cientfico, distingue-se definitivamente, constituindo-se em uma hierarquia que legitima que as cincias naturais assumam o papel do conhecimento verdadeiro em contraposio ao conhecimento dito diletante, desenvolvido pela filosofia.
Nos princpios do sculo XIX, a diviso do conhecimento em dois domnios havia descartado a noo de que se trataria de duas esferas separadas mas iguais, para assumir pelo menos na perspectiva dos cientistas naturais o aspecto de uma hierarquia: o conhecimento tido como certo (cincia), por oposio ao conhecimento imaginado e mesmo imaginrio (a no cincia) (COMISSO... 1996, p. 18).

nesse momento de preocupao com o conhecimento exato que a ideia de uma leitura social, nos moldes das cincias naturais, constitui-se significativamente, inclusive com o nascimento das cincias sociais e humanas.
Mas se o que havia a fazer era organizar e racionalizar a mudana social, a verdade que primeiramente se impunha estud-la e entender as regras que lhe subjaziam. Verifica-se assim, no apenas existir um espao para aquilo que viramos a chamar cincias sociais, mas tambm uma profunda necessidade social no sentido do seu surgimento (COMISSO..., 1996, p. 22).
, Porto Alegre, v. 15, n. 03, p. 127-143, julho/setembro de 2009.

Movimento v15 n3.p65

129

28/7/2009, 08:14

130 Artigos Originais

Maristela Souza, Eclia Canei Baccin

At o sculo XIX, o sujeito no tinha sido pensado como objeto particular de estudo e as cincias at a desenvolvidas no usavam a interpretao como mtodo de anlise. Para melhor esclarecer, vale citar Carrero (1994, p. 99), quando diz:
Entendemos por cincias humanas o conjunto de saberes que tem um mtodo especfico, um objeto de estudo particular (o homem), que no se confunde com as outras cincias, nem com o conhecimento filosfico, literrio ou artstico e que se ope ao conhecimento do senso comum ou conhecimento vulgar.

Com este objetivo, os cientistas sociais procuraram a melhor maneira de garantir este conhecimento exato e comearam a falar de uma fsica social, tendo como principal representante Augusto Comte, considerado o mentor intelectual do Positivismo, teoria da cincia que prope sociedade uma ordem a fim de garantir o progresso social. A noo de racionalidade Natural/Positivista,1 que busca entender os fenmenos da realidade social, de acordo com os pressupostos pautados pelos princpios epistemolgicos das cincias naturais e pelas suas regras metodolgicas, domina a maior parte das formas de conhecimento, constituindo-se no modelo universal de racionalidade cientfica. Kopnin (1978 apud SOUZA, 2007), na discusso sobre o mtodo do conhecimento, parte da crtica ao referido modelo de anlise do conhecimento e escreve que a desintegrao da natureza em partes isoladas, a diviso de processos e objetivos da natureza em classes determinadas, bem como o estudo da estrutura interior dos corpos orgnicos, de acordo com suas variadas formas, constituem a condio fundamental para os xitos alcanados no campo do conhecimento da natureza. Contudo, ao mesmo tempo, nos legou a prtica de analisar as coisas e processos em seu isolamento, fora da relao geral que existe entre eles, em um estado de imobilidade, eternamente imutvel.

Expresso usada por Souza, 1999.

, Porto Alegre, v. 15, n. 03, p. 127-143, julho/setembro de 2009.

Movimento v15 n3.p65

130

28/7/2009, 08:14

A tcnica no ensinodos esportes: relaes entre o campo...

131

Atravs do exposto, podemos dizer que a produo do conhecimento, elaborado atravs dos pressupostos das cincias da natureza, torna-se limitado no que condiz ao entendimento e alcance do movimento da realidade social. E, como tal, se analisarmos a histria da Educao Fsica brasileira,2 podemos perceber que esta priorizou o conhecimento cientfico desenvolvido conforme o paradigma das cincias naturais, e, dessa forma, de maneira hegemnica, no seu processo de conhecimento, limitou-se na relao com o campo de conhecimento das cincias sociais. Primeiramente, sabemos da grande influncia das instituies militares na Educao Fsica, [...] desde o sculo XIX, foi entendida como um elemento de extrema importncia para o forjar daquele indivduo forte, saudvel, indispensvel implementao do processo de desenvolvimento do pas (CASTELLANI FILHO, 1988, p. 39). Porm, a associao da Educao Fsica educao do fsico no se deve exclusivamente aos militares, mas tambm aos mdicos, sendo sua ao calcada nos princpios da medicina social de ndole higinica. A Educao Fsica, em meados do sculo XIX, com intuito de servir classe dominante da Europa, incorpora um discurso de educao higienista, dando nfase sade e formao de hbitos morais, para combater problemas de vcios e de imoralidade, que, segundo a burguesia, ocorria porque as classes populares viviam sem regras. Portanto, o papel fundamental da Educao Fsica era de domesticar as massas urbanas submetidas jornada de trabalhos que variavam de 13 a 16 horas dirias (SOARES, 2001, p. 11), contribuindo para a formao de homens e mulheres sadios, fortes e dispostos ao. Assim, a ginstica, o desporto e os jogos serviam para disciplinar os hbitos das pessoas. A partir da educao higienista, surge a questo de cuidar mais do corpo tambm dentro das instituies escolares e ento introduzida

2 No temos a inteno, neste texto, de realizar um resgate histrico da Educao Fsica, j que vrios autores como: Castellani Filho (1988), Carmem Lcia Soares (2001), Guiraldelli Jnior (1988) tratam desse assunto com riqueza de detalhes.

, Porto Alegre, v. 15, n. 03, p. 127-143, julho/setembro de 2009.

Movimento v15 n3.p65

131

28/7/2009, 08:14

132 Artigos Originais

Maristela Souza, Eclia Canei Baccin

a ginstica nos colgios. Bracht (1999) trata deste aspecto resgatando as origens da instalao dessa prtica pedaggica na instituio escolar, a qual emerge dos sculos XVIII e XIX. Nesta mesma poca, o corpo alvo de estudos principalmente das cincias biolgicas: O corpo aqui igualado a uma estrutura mecnica a viso mecanicista do mundo aplicada ao corpo e a seu funcionamento (SOARES, 2001, p. 73). Dessa forma, o nascimento da Educao Fsica se deu, por um lado, para cumprir a funo de colaborar na construo de corpos saudveis e dceis [...] (SOARES, 2001, p. 73). Sendo assim, essa supremacia das cincias naturais vista de forma bastante expressiva, atravs de uma viso limitada, principalmente em relao ao ensino dos contedos da Educao Fsica, e, mais especificamente, no ensino da tcnica dos esportes, pois os estudos da rea da Educao Fsica, em termos de ps-graduao, desenvolvem-se, principalmente, vinculados medicina esportiva, fisiologia e cineantropometria (SILVA, 1997). Com esta perspectiva e sob o parmetro do alto rendimento, o esporte passou a ser o contedo poderoso no interior da escola (BRACHT, 1993). Silva (1997, p. 161), atravs da anlise das dissertaes de mestrado, constata que:
Independente da denominao utilizada pelos autores, a Educao Fsica escolar, Esporte Escolar, Comunitrio, de alto nvel, ou simplesmente a atividade fsica, so tambm entendidos nas pesquisas como atividades associadas melhoria da sade, manuteno do bem estar geral ou como vlvula de escape para a sociedade moderna (estresse, excesso de trabalho, problemas posturais, etc.

Atravs de pesquisas realizadas na rea, alguns autores ratificam a existncia da hegemonia no ensino dos esportes na escola, dentre os quais destacamos Daolio (1997) que, em sua pesquisa com professores da rede pblica, pde constatar que a formao profissional eminentemente esportiva, ocorrida nas dcadas de 1970 e 1980 homogeneza o grupo pesquisado, pois a formao esportiva reproduzida nas suas aulas.

, Porto Alegre, v. 15, n. 03, p. 127-143, julho/setembro de 2009.

Movimento v15 n3.p65

132

28/7/2009, 08:14

A tcnica no ensinodos esportes: relaes entre o campo...

133

Kunz (2006, p. 106-107) identifica quatro concepes bsicas de Educao Fsica e entre elas a que denomina de tcnico-esportiva, como concepo hegemnica no contexto escolar. Destaca que esta, busca contribuir com o sistema esportivo no sentido mais geral, ou seja, na descoberta e no fomento do talento esportivo, atravs da introduo e da adaptao de todos cultura esportiva. Tambm Taffarel e Lira (2007, p. 12) trazem importantes contribuies a respeito das polticas pblicas de esporte e lazer, utilizadas atualmente, e destacam como exemplo,
[...] os interesses polticos e econmicos de explorao de mercados em expanso mercado esportivo fazendo-o a partir da escola, local privilegiado para sua introduo e ampliao [...]. A estratgia para tal a mxima: escola celeiro de atletas, ou como denominam no nordeste, lcus privilegiado para captao de atletas.

Assim, no mbito da Educao Fsica escolar, atravs de uma viso naturalizada das coisas, o movimento humano, [...] tem recebido sempre uma interpretao baseada nas Cincias Naturais, que nada mais do que o deslocamento do corpo ou de parte deste em tempo e espao determinado (KUNZ, 2004, p. 162)

3 TCNICA: CONHECIMENTO ELABORADO DA HISTRIA NATURAL E HUMANA


Entendemos a cincia como uma das formas de conhecimento produzidos pelo sujeito no processo histrico, que exprime as necessidades materiais de cada momento, possibilitando identificar uma recproca relao entre as necessidades humanas e o conhecimento produzido. Neste sentido, Rosa (1998), fundamentado em Gramsci, nos diz que a cincia constitui-se em uma prtica social fundante do processo de cognio do mundo, portanto, responsvel pela tomada de conscincia do conjunto de relaes estabelecidas pelos homens e pelas mulheres no processo de produo da vida, espao, tambm, que revela a pessoa como construtora e reveladora da totalidade concreta do real. Este entendimento pressupe que a cincia apresenta-se como mediadora, elemento capaz de dar movimento relao do sujeito
, Porto Alegre, v. 15, n. 03, p. 127-143, julho/setembro de 2009.

Movimento v15 n3.p65

133

28/7/2009, 08:14

134 Artigos Originais

Maristela Souza, Eclia Canei Baccin

com a natureza, contribuindo para a compreenso do ser social, na direo do que ele e no que ele pode vir a ser. A cincia, no estgio moderno, segundo Gramsci (1987), condiz com o primeiro modelo de mediao dialtica entre o homem e a natureza, a clula histrica elementar atravs da qual o homem colocou-se em relao com a natureza e dessa relao resultou a tcnica, meio este em que o sujeito superou a sua relao primitiva com a natureza, e, hoje, por meio desta a conhece e a domina. Neste sentido, concordamos com Oliveira (1989 apud FENSTERSEIFER, 2001, p. 248), que a [...] tcnica , antes de tudo, um modo determinado de relacionamento do homem com o mundo, mais especificamente, a forma concreta segundo a qual o homem moderno encontra a realidade. Mas de qual realidade estamos falando? A realidade que se apresenta a da dominao dos meios de produo pelo capital. O moderno processo de desenvolvimento, baseado na propriedade privada dos meios coletivos de produo, que significa a apropriao do trabalho alheio, resulta tambm na apropriao privada da tcnica. Esse processo possibilita entendermos o estado atual da tecnologia, que consolida o monoplio cultural dos pases desenvolvidos em detrimento do empobrecimento cultural dos pases menos desenvolvidos, que cada vez mais se tornam dependentes do conhecimento tcnicocientfico. Essa relao estranhada do sujeito com a sua produo tcnicocientfica tambm expressa na apropriao da tcnica das prticas corporais. O que podemos observar que a tcnica, da maneira como vem sendo trabalhada no mbito da Educao Fsica escolar, busca apenas a especializao de gestos mecnicos, de maneira que o aluno sequer tenha a possibilidade de compreender o processo de construo da mesma. Isso faz com que esse aluno seja apenas um repetidor de gestos mecnicos e no um sujeito participante do processo, pois todo o legado cultural que envolve a construo da tcnica no abarcado no seu processo de apropriao. Para isso, precisamos entender, discutir e contextualizar a prtica esportiva na realidade social em que ela se encontra, ou seja,
, Porto Alegre, v. 15, n. 03, p. 127-143, julho/setembro de 2009.

Movimento v15 n3.p65

134

28/7/2009, 08:15

A tcnica no ensinodos esportes: relaes entre o campo...

135

em qual sociedade vivemos? Como surgiram os esportes e suas tcnicas? A partir de que necessidade as tcnicas dos esportes foram desenvolvidas? Todos se apropriam delas de maneira igual? As mesmas tcnicas servem a todos? Para tanto, faz-se necessrio entender os aspectos tcnicos, tticos e valorativos da produo da cultura corporal, como parte real, dialeticamente estabelecida, entre a histria natural e a histria humana. Vygostky (1999), atravs do mtodo e dos princpios do Materialismo Histrico e Dialtico, colaborou, com os estudos sobre as relaes entre pensamento e linguagem, sobre a questo cultural no processo de construo de significados pelos indivduos, como tambm em relao ao processo de internalizao, auxiliando na compreenso das relaes sociais e biolgicas. Segundo Rego (2003, p. 24-25), o que Vygotsky props foi uma abordagem que possibilitasse a descrio e a explicao das funes psicolgicas superiores, ou seja, [...] o controle consciente do comportamento, ateno e lembrana voluntria, memorizao ativa, pensamento abstrato, raciocnio dedutivo, capacidade de planejamento, etc. O autor enfatiza as origens sociais da linguagem e do pensamento e sugere mecanismos pelos quais a cultura torna-se parte da natureza de cada pessoa. Vygotsky d continuidade s concepes de Marx e Engels sobre o trabalho humano, usando conceitos como o uso de instrumentos e signos, os quais, segundo ele, tm uma funo mediadora entre o homem e a natureza. Os sistemas de signos (a linguagem, a escrita, o sistema de nmeros), assim como o sistema de instrumentos, so criados pelas sociedades ao longo do curso da histria humana e mudam a forma social e o nvel de seu desenvolvimento cultural (VYGOTSKY, 1999, p. 10). Vygotsky (1999, p. 52) forneceu alguns exemplos de operaes com signos como: [...] o uso de pedaos de madeira entalhada, a tcnica do uso de ns em barbantes, a escrita primitiva [...], e acreditava que essas so produtos das condies especficas do desenvolvimento social. O autor afirma que mesmo essas operaes relativamente simples estendem a operao de memria para alm das dimenses biolgicas, permitindo incorporar estmulos artificiais, ou
, Porto Alegre, v. 15, n. 03, p. 127-143, julho/setembro de 2009.

Movimento v15 n3.p65

135

28/7/2009, 08:15

136 Artigos Originais

Maristela Souza, Eclia Canei Baccin

seja, os signos. O uso de signos conduz os seres humanos a uma estrutura especfica de comportamento que se destaca do desenvolvimento biolgico e cria novas formas de processos psicolgicos enraizados na cultura (VYGOTSKY, 1999, p. 54). Essa relao que Vygotsky estabelece entre o natural e o cultural necessita do que ele chamou de estmulos auxiliares para que ocorra desenvolvimento e aprendizagem. Eles incluem os instrumentos da cultura na qual a criana nasce, a linguagem das pessoas que se relacionam com as crianas e os instrumentos produzidos pela prpria criana, incluindo o uso do prprio corpo (VYGOTSKY, 1999, p. 164). Dentro de tal produo, podemos destacar, na Educao Fsica, as tcnicas corporais, que o antroplogo francs Marcel Mauss (1974, p. 211) define como as maneiras como os homens, sociedade por sociedade e de maneira tradicional, sabem servir-se de seus corpos. Mauss (1974) ainda vai alm, pois afirma que uma determinada forma de uso do corpo pode influenciar a prpria estrutura fisiolgica dos indivduos e cita como exemplo a posio de ccoras, adotada em vrios pases, que causa uma nova conformao muscular nos membros inferiores. Assim, cada sujeito histrico tem determinados hbitos, bem como carrega em seu corpo determinadas tcnicas, de movimento. Esses hbitos variam no simplesmente com os indivduos e suas imitaes, mas, sobretudo, com as sociedades, as educaes, as convenincias e as modas, com os prestgios (MAUSS, 1974, p. 214). Percebemos, portanto, quanto o conceito de cultura amplo, englobando todos os tipos de relaes sociais, entre estas, as relaes produzidas pelo corpo. Nesta direo, Escobar (1997, p. 62) diz que o aprofundamento na histria nos demonstra que a atividade prtica do homem, motivada pelos desafios da natureza, desde o erguer-se da posio quadrpede at o refinamento do uso da sua mo, foi o motor da construo da sua materialidade corprea e das habilidades que lhe permitiram transformar a natureza. Esse agir sobre a natureza, para extrair dela
, Porto Alegre, v. 15, n. 03, p. 127-143, julho/setembro de 2009.

Movimento v15 n3.p65

136

28/7/2009, 08:15

A tcnica no ensinodos esportes: relaes entre o campo...

137

sua subsistncia, deu incio construo do mundo humano, do mundo da cultura. Retraar e transmitir na escola a construo da cultura corporal requer que o conhecimento seja historicizado, ou seja, que a apropriao do conhecimento evidencie para o aluno o nexo geral dessas atividades expressivo-comunicativas: a expresso corporal como linguagem. Neste sentido, Soares et al. (2000, p. 217-218) tomando como exemplo o ensino dos esportes, nos diz que, para ensin-los, no podemos abrir mo tanto das cincias fsicas e biolgicas quanto das cincias sociais ou da cultura.
Isso porque ensinar um esporte, enquanto contedo escolar, implica considerar desde os seus fundamentos bsicos, os seus mtodos de treinamento, o seu jogar propriamente dito, at o seu enraizamento social e histrico, passando claro pela sua significao cultural enquanto fenmeno de massas em nossos dias. Desse modo, o futebol, o voleibol, o basquetebol ou outra modalidade esportiva, deixam de ter um carter apenas prtico e passam a ter um carter histrico social.

O debate epistemolgico da rea da Educao Fsica sobre a tese desta tornar-se cincia ou no nos traz elementos para demonstrar a necessidade de uma relao estabelecida entre as cincias naturais e as cincias sociais para o trato com o conhecimento pedaggico da rea, especificamente neste estudo, para o ensino da tcnica dos esportes. Para Bracht (2003), a Educao Fsica no uma cincia, , antes de qualquer coisa, uma prtica pedaggica, constituindo-se, ento, em uma prtica de interveno imediata, pois reconhecer a Educao Fsica primeiro como prtica pedaggica fundamental para o reconhecimento do tipo de conhecimento, de saber necessrio para orient-la e para o reconhecimento do tipo de relao possvel/ desejvel entre a Educao Fsica e o saber cientfico, ou as disciplinas cientficas. Assim, o teorizar especfico da Educao Fsica deveria concentrar-se exatamente na integrao das diferentes abordagens,
, Porto Alegre, v. 15, n. 03, p. 127-143, julho/setembro de 2009.

Movimento v15 n3.p65

137

28/7/2009, 08:15

138 Artigos Originais

Maristela Souza, Eclia Canei Baccin

seria um teorizar sintetizador de conhecimentos luz das necessidades especficas da prtica pedaggica (p. 38-39). O autor cita o seguinte exemplo: a fisiologia e a biomecnica (cincias naturais) esto interessadas em explicar os aspectos fisiolgicos ou biomecnicos do movimento humano; j a filosofia e a sociologia (cincias sociais e humanas) esto interessadas na explicao do movimento humano na sua dimenso filosfica e sociolgica. Snchez Gamboa (1994) critica a forma com que atualmente ocorre esta relao entre Educao Fsica e cincias mes, pois nela o ponto de partida e o ponto de chegada dos estudos da Educao Fsica so as cincias mes, sendo que a Educao Fsica funciona apenas como campo de passagem, ou faz papel de pretexto, para aquelas confirmarem suas hipteses, em relao aos fenmenos da Educao Fsica. Concordando com Snchez Gamboa (1994, p. 37), que a superao desse Colonialismo Epistemolgico exige que revertamos o circuito do conhecimento, ou seja, devemos tomar como ponto de partida e de chegada a Educao Fsica, e como instrumental explicativo ou compreensivo, a contribuio terica de outras disciplinas. Nesta direo, entendemos, juntamente com Souza (2007), que, para a construo de uma orientao pedaggica para o ensino da tcnica dos esportes, faz-se necessrio, que as dimenses cientficas (cincias do esporte), que envolvem as prticas esportivas, sejam entendidas como elementos integrais fundantes e fundados do e no processo de elaborao do mundo natural e social. Para tanto, torna-se necessrio superar o caminho da abstrao emprica3 ou mera reflexo, que parte do particular para o universal ou do universal para o particular, tal como preconizam os pressupostos racionais das cincias naturais e seguir um caminho que possibilite desvend-la em sua essncia, do e para o concreto. Assim, a tcnica passa a ser entendida como uma objetivao cultural do movimento humano, produto da relao de conhecimentos elaborados a partir das cincias biolgicas
3

A expresso usada pela autora fundamentada na trade dialtica concreto-abstrato-concreto. Neste processo, a expresso abstrao emprica condiz com o ponto de partida da anlise, ainda superficial e no saturado de concreto.

, Porto Alegre, v. 15, n. 03, p. 127-143, julho/setembro de 2009.

Movimento v15 n3.p65

138

28/7/2009, 08:15

A tcnica no ensinodos esportes: relaes entre o campo...

139

e das cincias sociais e humanas. Como tal, entender a sua concretude, exige tomarmos as diferentes reas de saberes cientficos (cincias do esporte) que a sustentam (fisiologia, biomecnica, psicologia, sociologia etc.) sob um teorizar pedaggico.

4 CONSIDERAES FINAIS
Nosso estudo buscou subsdios tericos para o ensino da tcnica dos esportes no mbito escolar, demonstrando a importncia de uma relao dialeticamente estabelecida entre o campo de conhecimento das cincias sociais e das cincias naturais. Atravs do exposto, percebemos que ainda encontramos, na realidade da Educao Fsica escolar, uma prtica pedaggica que enfatiza a dimenso biolgica de seus alunos, deixando em segundo plano as dimenses sociais dos mesmos. Com este enfoque, a tcnica dos esportes trabalhada de maneira que os alunos reproduzam determinados movimentos, privilegiando apenas o resultado tcnico. Podemos comparar esse ensino com o que Vygotsky (1999, p. 84) chamou de comportamento fossilizado,
Essas formas fossilizadas de comportamento so mais facilmente observadas nos assim chamados processos psicolgicos automatizados ou mecanizados, os quais, dadas as suas origens remotas, esto agora sendo repetidos pela ensima vez e tornaram-se mecanizados.

Neste sentido, a apropriao do conhecimento tcnico que envolve a cultura corporal esportiva torna-se alheio, exterior ao sujeito que a pratica, de maneira que este no consegue perceber o movimento histrico que envolve as tcnicas corporais, permanecendo em um estado de imobilidade, sem condies de transformar a sua tcnica corporal de acordo com as suas necessidades. Como nos declara Manacorda (1991), essa relao estranhada e alienada do sujeito com a sua produo tcnico-cientfica no natural, e sim histrica, e por ser histrica, contm, em si, o grmen da transformao. A partir do entendimento positivo da atividade humana, como manifestao de si, considerada como coisa do indivduo concreto e social e como
, Porto Alegre, v. 15, n. 03, p. 127-143, julho/setembro de 2009.

Movimento v15 n3.p65

139

28/7/2009, 08:15

140 Artigos Originais

Maristela Souza, Eclia Canei Baccin

uma grandiosa relao com a natureza e a histria, a atividade do homem e da mulher (entre elas a tcnica da cultura corporal), apresenta-se como produo cultural, portanto, tambm, como meio de emancipao humana. Agindo de modo voluntrio, universal e consciente, como ser genrico, o ser humano liberta-se da sujeio causalidade, natureza, limitao animal, cria uma totalidade de foras produtivas e delas dispe para desenvolver-se na totalidade. Torna-se inevitvel, para esse processo de emancipao no mbito da Educao Fsica, a recuperao de uma identidade entre os conhecimentos das cincias naturais e sociais, que especificamente, atravs das cincias do esporte, devem apresentar-se como mediadores indispensveis na compreenso da realidade natural e social. Isso significa que os conhecimentos tcnicos apreendidos, quando compreendidos como elementos cientficos, elaborados no processo de produo da vida, portanto, no como verdades que se formaram ao acaso, apresentam-se como imprescindveis formao de pessoas conscientes da construo histrica de seu mundo. Neste caso, o entendimento de tcnica
[...] no dever restringir-se simples prtica motora e sim enquanto conhecimento elaborado no processo de desenvolvimento humano, cientfico e tecnolgico, com o intuito de desenvolver o domnio do instrumental terico-prtico que os homens e as mulheres produziram na caminhada civilizatria para entender e transformar a natureza, a histria, a sociedade e a si mesmos (SOUZA, 2004, p. 92).

Faz-se imprescindvel para a rea de conhecimento da Educao Fsica que tenhamos uma viso clara de projeto de nao, sujeito, educao, Educao Fsica, esporte etc., para que, atravs da prtica pedaggica, possamos (professores e alunos) no apenas ensinar e apreender conhecimentos que sejam relevantes e que possuam um sentido e um significado para quem os realiza e ensina, mas sim, que sirvam de instrumentos, tambm, para que possamos nos perceber como sujeitos do e no processo de transformao do mundo natural e social. Cabe Educao Fsica, ento, transmitir e assegurar determinados valores e concepes tematizando de maneira poltico-pedaggica
, Porto Alegre, v. 15, n. 03, p. 127-143, julho/setembro de 2009.

Movimento v15 n3.p65

140

28/7/2009, 08:15

A tcnica no ensinodos esportes: relaes entre o campo...

141

experincias de movimento que configurem a cultura corporal, que tem seu saber acumulado pelo homem de forma a refletir e construir a realidade no s do esporte ou da tcnica, como foi discutido, mas da sua sociedade, de maneira a tornarem-se sujeitos histricos do e no processo da sociedade em que vivem. Portanto, a Educao Fsica, nesta perspectiva crtica, est ligada s transformaes sociais, polticas e econmicas propondo a superao das desigualdades no processo de ensino das tcnicas esportivas e, concomitante a este, a superao das desigualdades sociais.

A technique of teaching in sports: relationship between the field of knowledge of social sciences and natural sciences Abstract: The present study brings theoretical subsidies in the assistants sense to practice pedagogic, in what it refers to the teaching of the technique of the sports in the context of the Physical school Education, demonstrating the importance of a relation, dialectically established, between the field of knowledge of the social sciences and of the natural sciences. Keywords: Physical Education. Science. Sports. Teaching.

A tcnica de enseanza en desportes: relacin entre el campo de conocimento de las ciencias sociales y ciencias naturales Resumen: El estudio presente trae subvenciones tericas en el sentido del ayudante de practicar pedaggico, en lo que esto manda a la enseanza de la tcnica de los deportes en el contexto de la Educacin escolar Fsica, demostrando la importancia de una relacin, dialcticamente establecida, entre el campo de conocimiento de las ciencias sociales y de las ciencias naturales. Palabras clave: Educacin Fsica. Ciencia. Deportes. Enseanza.

, Porto Alegre, v. 15, n. 03, p. 127-143, julho/setembro de 2009.

Movimento v15 n3.p65

141

28/7/2009, 08:15

142 Artigos Originais

Maristela Souza, Eclia Canei Baccin

REFERNCIAS
BRACHT, V. Educao fsica & cincia: cenas de um casamento (in)feliz. 2.ed. Iju: Ed. Uniju, 2003. ______. A constituio das teorias pedaggicas da educao fsica. Cadernos Cedes, Campinas, v.19, n. 48, p. 69-88, ago. 1999. ______. Educao fsica/cincias do esporte: que cincia essa? Revista Brasileira de Cincias do Esporte, So Paulo, v.14, n.3, p.111-118, 1993. COMISSO GULBENKIAN PARA A REESTRUTURAO DAS CINCIAS SOCIAIS. Para abrir as cincias sociais. So Paulo, Cortez, 1996. CARRERO, V.P. O surgimento das Cincias Sociais. In: HUME. Leda Miranda (Org.). Fazer filosofia. Rio de Janeiro: Uape, 1994. CASTELLANI FILHO, L. Educao fsica no Brasil: a histria que no se conta. Campinas, SP: Papirus, 1988. DAOLIO, J. Cultura: educao fsica e futebol. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1997. ESCOBAR, M.O. Transformao da didtica: construo da teoria pedaggica como categoria da prtica pedaggica: experincia na disciplina escolar Educao Fsica. 1997. 179 f. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educao, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP, 1997. FENSTERSEIFER, P.E. A educao fsica na crise da modernidade. Iju: ed. Uniju, 2001. GRAMSCI, A. Concepo dialtica da histria. Rio de Janeiro, Civilizao Brasileira, 1987. KUNZ, E. Educao fsica: ensino & mudanas. 3. ed. Iju: ed. Uniju, 2004. ______. Transformao didtico-pedaggica do esporte. 7. ed. Iju: Ed. Uniju, 2006. MANACORDA, M.A. Marx e a pedagogia moderna. So Paulo: Cortez, 1991. MAUSS, M. Sociologia e antropologia. So Paulo, EPU, 1974. REGO, T.C. Vygotsky: uma perspectiva histrico-cultural da educao. 15. ed. Petrpolis, RJ. 2003. ROSA, L.C. A unilateralidade do real: pressuposto para a construo da epistemologia Gramsciana. Caderno Educao, Pelotas, v.10, p. 119-135, jan./jun. 1998. SNCHEZ GAMBOA, S. Pesquisa em educao fsica: as inter-relaes necessrias. Motrivivncia, Florianpolis, p. 34-46, dez. 1994. , Porto Alegre, v. 15, n. 03, p. 127-143, julho/setembro de 2009.

Movimento v15 n3.p65

142

28/7/2009, 08:15

A tcnica no ensinodos esportes: relaes entre o campo...

143

SILVA, R.V. de S. e. Pesquisa em educao fsica: determinaes histricas e implicaes epistemolgicas. 1997. 279 f. Tese (Doutorado) Faculdade de Educao, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP, 1997. SOARES, C.L. Educao fsica: razes europeias e Brasil. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2001. SOARES, C.L. et al. A educao fsica escolar na perspectiva do Sculo XXI In: MOREIRA, Wey (Org.). Educao fsica e esportes: perspectivas para o sculo XXI. 5 ed, Campinas, SP: Papirus, 2000. p. 211- 224. SOARES, C.L. et al. Metodologia do ensino de educao fsica. So Paulo, Cortez 1992. SOUZA, M. da S. Conhecimento terico-metodolgico em esporte escolar: possibilidade superadora no plano da cultura corporal. 2004.151 f. Tese (Doutorado) Curso de Educao Fsica, Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS, 2004. ______. Educao fsica e racionalidade: contraposies na modernidade. 1999. 102 f. Dissertao (Mestrado) Curso de Educao Fsica, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianpolis, 1999. ______. Didtica da educao fsica escolar e o processo lgico de apreenso do saber. Movimento, Porto Alegre, n.3, p. 182-199, set./dez. 2007. TAFFAREL, C.; LIRA JNIOR, C. Como iludir o povo com o esporte para o pblico. Salvador: UFBA/ FACED, 2007. Disponvel em: http://www3.faced.ufba.br/ rascunho_digtal. Acesso em: 23 fev. 2007. VIGOTSKI, L.S. A formao social da mente: o desenvolvimento dos processos psicolgicos superiores. 6. ed. So Paulo: Martins Fontes, 1999.

Recebido em: 30.05.2008 Aprovado em: 17.04.2009


, Porto Alegre, v. 15, n. 03, p. 127-143, julho/setembro de 2009.

Movimento v15 n3.p65

143

28/7/2009, 08:15

You might also like