You are on page 1of 7

UNIVERSIDADE CATLICA DE PETRPOLIS CENTRO DE ENGENHARIA E COMPUTAO CINCIAS DO AMBIENTE

QUESTIONRIO II - AR ATMOFRICO

Disciplina: Cincias do Ambiente - 2013 Turma: TGPI Nome: Vanessa Cristina Peanha RGU: 11140516

Petrpolis 2013

QUESTIONRIO II - AR ATMOFRICO
(1) O Efeito Estufa um fenmeno natural, existe na natureza e proporciona a vida no planeta Terra. Explique esse fenmeno natural e suas implicaes em relao intensificao dos gases do efeito estufa como poluentes na camada atmosfrica. A radiao solar compreende radiaes luminosas (luz) e radiaes calorficas (calor), em que sobressaem as radiaes infravermelhas As radiaes luminosas so de pequeno comprimento de onda, pelo que atravessam facilmente a atmosfera. Pelo contrrio, as radiaes infravermelhas (radiaes calorficas) so de grande comprimento de onda, pelo que tm mais dificuldades em atravessar a atmosfera, que, por intermdio do vapor de gua, do dixido de carbono e das partculas slidas e lquidas, as absorve em grande parte. Por outro lado, as radiaes luminosas (luz) absorvidas pela camada superficial do Globo so convertidas em radiaes infravermelhas (calor), que continuamente vo sendo por ela libertadas (radiao terrestre). A atmosfera, tal como o vidro duma estufa, sendo pouco permevel a estas radiaes, constitui como que uma barreira, dificultando a sua propagao para grandes altitudes. Uma parte por ela absorvida e outra reenviada, por reflexo (contra radiao), para as camadas mais baixas, onde se acumula e faz elevar a temperatura. O vapor de gua, o dixido de carbono, os xidos de azoto, o metano e o as partculas slidas e lquidas constituem os elementos fundamentais dessa barreira, j que so eles os principais responsveis pela absoro e reflexo da radiao terrestre. O efeito de estufa assume uma importncia extraordinria para a vida na Terra. Na verdade, se o calor libertado pela superfcie terrestre no encontrasse qualquer obstculo sua propagao, o mesmo escapar-se-ia para as altas camadas da atmosfera ou mesmo para o espao extra-atmosfrico, o que teria como consequncia um arrefecimento de tal modo intenso (sobretudo durante a noite) que tornaria o nosso planeta inabitvel. Esta , portanto, a face positiva do efeito de estufa. Existem vrios gases que atuam como responsveis pelo efeito de estufa:

Dixido de Carbono(CO2) - Originado pela combusto de combustveis fsseis: petrleo,


gs natural, carvo, desflorestao (libertam CO2 quando queimadas ou cortadas). O dixido de carbono responsvel por cerca de 64% do efeito estufa. Diariamente so enviados cerca de 6 mil milhes de toneladas de CO2 para a atmosfera.

Clorofluorcarboneto (CFC) - Quando comeou a ser utilizado, o freon, o mais conhecido


CFC, parecia a soluo perfeita para os problemas da refrigerao, por no se dividir e no causar danos ao seres vivos, muito melhor que o produto anteriormente utilizado, a amnia. Porm, recentemente verificou-se que os CFC sofrem fotlise quando submetidos a radiao ultravioleta, dividindo-se na altura da camada de ozono onde a presena desses raios so constantes. Foram muito utilizados em sprays, frigorficos, motores de avies, plsticos e solventes utilizados na indstria electrnica. Este composto responsvel por cerca de 10%

do efeito de estufa. O tempo de durao do composto de 50 a 1700 anos. Como alternativa e estes compostos (CFC`s), existem hoje vrios projetos para diminuir a utilizao dos CFC. Uma das alternativas tem sido os hidroclorofluorocarbonetos (HCFC), haloalcanos em que nem todos os hidrognios foram substitudos por cloro ou flor. O seu impacto ambiental tem sido avaliado como sendo de apenas 10% do dos CFC. Outras alternativas so os hidrofluorcarbonetos (HFC) que no contm cloro e so ainda menos prejudiciais camada de ozono, porm apresentam alto potencial de aquecimento global, ou seja, eles contribuem para o efeito de estufa.

Metano (CH4) - Este gs produzido em campos de arroz, pelo gado e pelas lixeiras.
responsvel por cerca de 20 % do efeito de estufa.

cido ntrico (HNO3) - produzido pela combusto da madeira e de combustveis fsseis,


pela decomposio de fertilizantes qumicos e por micrbios. responsvel por cerca de 6% do efeito estufa.

Oznio (O3) - originado atravs da poluio dos solos provocada pelas fbricas, refinarias
de petrleo e tambm por veculos automveis. (2) A Camada de Oznio presente na estratosfera protege o planeta da incidncia direta dos raios ultravioleta. Quais so as causas da diminuio da camada de oznio? Que fatores implicam na reduo da camada de oznio? Na estratosfera, entre os 19 e os 23 km acima da superfcie terrestre, existe uma fina camada de gs - a Camada de Oznio - que rodeia a Terra e a protege dos raios solares. O oznio nica substncia na atmosfera capaz de absorver as radiaes UV-B tornando assim possvel a vida na Terra. O oznio formado resultado da dissociao do oxignio molecular pela radiao ultravioleta em dois tomos de oxignio, os quais reagem de imediato com outras molculas de oxignio, originando oznio. Nos ltimos 20 anos, aps a descoberta que os CFCs libertados para atmosfera seriam responsveis pela diminuio da camada de ozono, surgiram mais e mais provas que a atividade humana responsvel por este fenmeno. Quando o buraco do ozono foi descoberto, foi rapidamente associado aos compostos clorados cujos produtos de degradao foram detectados na estratosfera terrestre. O buraco do ozono foi inicialmente detectado na Antrtida, esta uma zona do globo com condies particularmente favorveis degradao do ozono nomeadamente devido s condies meteorolgicas muito particulares deste continente. Mas o buraco de ozono no est restrito zona da Antrtida: foi detectada a diminuio da camada de ozono em locais com elevada densidade populacional do hemisfrio norte. Apesar disto, a diminuio dos nveis de ozono nestas zonas menor e ocorre mais lentamente do que na zona da Antrtida.

O efeito imediato da diminuio da camada de ozono sobre a superfcie terrestre o aumento dos nveis de radiao UV-B o que tem consequncias desastrosas. Este tipo de radiao altamente nocivo para todos os seres vivos: humanos, animais e plantas. A subida dos veis de radiaes UV-B tm sido observados na Antrtica mas tambm em locais como nos Alpes e no Canad. As consequncias da diminuio da camada de ozono so:

Aumento da incidncia de cancro de pele devido exposio durante anos s radiaes


UV-B (cerca de 10% por ano);

Efeitos sobre o sistema imunolgico: a exposio s radiaes UV-B reduzem a


capacidade de resposta do nosso sistema imunolgico tornando o organismo mais susceptvel a doenas como a malria, leishmaniose ou infeces fngicas;

Decrscimo da quantidade fitoplancton marinho, base da cadeia alimentar dos


ecossistemas aquticos;

Aumento dos nveis de ozono troposfrico;


(3) Outro fator causado pela poluio do ar atmosfrico a chuva cida. Como ocorre a chuva cida e quais os seus danos? 1) Origens da Chuva cida A Revoluo Industrial do sculo XVIII trouxe vrios avanos tecnolgicos e mais rapidez na forma de produzir, por outro lado originou uma significativa alterao no meio ambiente. As fbricas com suas mquinas a vapor, queimavam toneladas de carvo mineral para gerar energia. Neste contexto, comea a surgir a chuva cida. Porem, o termo apareceu somente em 1872, na Inglaterra. O climatologista e qumica Robert A. Smith foi o primeiro a pesquisar a chuva cida na cidade industrial inglesa de Manchester. 2) Causas Atualmente, a chuva cida um dos principais problemas ambientas nos pases industrializados. Ela formada a partir de uma grande concentrao de poluentes qumicos, que so despejados na atmosfera diariamente. Estes poluentes, originados principalmente da queima de combustveis fsseis, formam nuvens, neblinas e at mesmo neve. A chuva cida composta por diversos cidos como, por exemplo, o xido de nitrognio e os dixidos de enxofre, que so resultantes da queima de combustveis fsseis (carvo, leo diesel, gasolina entre outros). Quando caem em forma de chuva ou neve, estes cidos provocam danos no solo, plantas, construes histricas, animais marinhos e terrestres etc. Este tipo de chuva pode at mesmo provocar o descontrole de ecossistemas, ao exterminar determinados tipos de animais e vegetais. Poluindo rios e fontes de gua, a chuva pode tambm prejudicar diretamente a sade do ser humano, causando doenas pulmonares, por exemplo.

3) Consequncias Este problema tem se acentuado nos pases industrializados, principalmente nos que esto em desenvolvimento como, por exemplo, Brasil, Rssia, China, Mxico e ndia. A setor industrial destes pases tem crescido muito, porm de forma desregulada, agredindo o meio ambiente. Nas dcadas de 1970 e 1980, na cidade de Cubato, litoral de So Paulo, a chuva cida provocou muitos danos ao meio ambiente e ao ser humano. Os cidos poluentes jogados no ar pelas indstrias, estavam gerando muitos problemas de sade na populao da cidade. Foram relatados casos de crianas que nasciam sem crebro ou com outros defeitos fsicos. A chuva cida tambm provocou desmatamentos significativos na Mata Atlntica da Serra do Mar. Estudos feitos pela WWF ( Fundo Mundial para a Natureza ) mostraram que nos pases ricos o problema tambm aparece. Na Europa, por exemplo, estima-se que 40% dos ecossistemas esto sendo prejudicados pela chuva. (4) Observa-se o aumento da temperatura mdia do nosso planeta segundo pesquisas realizadas no laboratrio de Mauna Loa no Hawai e publicadas pela comunidade cientfica pertinente a esta rea. Descreva sobre este fenmeno do aquecimento global e suas consequncias em relao no s a populao do planeta Terra, como tambm animais, vegetao, monumentos de arte e obras pblicas em geral. O aquecimento global, fenmeno caracterizado pelas alteraes climticas e o aumento da temperatura mdia do planeta, por fatores naturais ou antrpicos, j tem desencadeado vrios desastres ambientais. As consequncias do aquecimento global so diversificadas e complexas, podendo gerar danos irreversveis humanidade. Uma das consequncias mais notveis o degelo. As regies mais afetadas so o rtico, a Antrtida, a Groelndia e vrias cordilheiras. Pesquisas apontam que a camada de gelo do rtico tornou-se 40% mais fina e sua rea sofreu reduo de cerca de 15%. A Antrtida perdeu mais de 3 mil quilmetros quadrados de extenso. A Groelndia tambm tem sofrido com o aquecimento global, fato preocupante, visto que seu derretimento pode provocar um aumento no nvel dos oceanos de at 7 metros. O derretimento dessas geleiras gera transtornos ambientais e sociais. Esse fenmeno altera a temperatura dos oceanos, causando um desequilbrio ambiental e atingindo principalmente as espcies marinhas. A elevao do nvel dos oceanos obriga que a populao residente em reas costeiras migre para outras localidades - estima-se que pelo menos 200 milhes de pessoas sejam afetados pelo aumento do nvel dos oceanos. Outras consequncias do aquecimento global so a desertificao, alterao do regime das chuvas, intensificao das secas em determinados locais, escassez de gua, abundncia de chuvas em algumas localidades, tempestades, furaces, inundaes, alteraes de ecossistemas, reduo da biodiversidade, perda de reas frteis para a agricultura, alm da disseminao de doenas como a malria, esquistossomose e febre amarela.

Portanto, o aquecimento global tem consequncias extremamente negativas para a vida de todas as espcies do planeta. Sendo assim, so necessrias medidas para amenizar o processo de alterao climtica, como, por exemplo, a reduo da emisso de gases responsveis pela intensificao do efeito estufa, garantindo, assim, uma relao harmoniosa entre homem e natureza.

You might also like