You are on page 1of 9

lalala OAB tal EXCELENTSSIMO SENHOR ...

DISTRIBUIO URGENTE - COM PEDIDO DE LIMINAR

PRIORIDADE DE TRAMITAO ART. 4. DA LEI N 8.069/1990

CRIANA QUE VAI RECEBER A VAGA, brasileiro, solteiro, menor impbere, neste ato representado por sua me ME, brasileira, convivente, recepcionista, inscrita no CPF 000.000.000-00 e portadora da cdula de identidade 0.000.000 SSP/SC, ambos residentes e domiciliados na Rua das Flores, n00, bairro das Rosas, nesta cidade de Encatada/BR CEP: 00.000-000, vm mui respeitosamente, atravs de sua procuradora infra firmada, com fulcro no artigo 5, inciso LXIX da CRFB/88 e da Lei n 12.016/2009, impetrar:

MANDADO DE SEGURANA COM PEDIDO DE LIMINAR,

Em carter preventivo, em face do PREFEITO MUNICIPAL DE ENCANTADA, que recebe notificao na Rua das Estrelas, 000, bairro Jurupema, nesta cidade de Encantada/BR CEP: 00.000-00, e do SECRETRIO MUNICIPAL DA EDUCAO, que recebe notificao na Rua das Estrelas, 000, bairro Jurupema, nesta cidade de Encantada/BR CEP: 00.000-00ambos vinculados ao MUNICPIO DE ENCATANDA/BR pelos fatos e fundamentos que seguem:

I DOS FATOS
1 lalalala

lalala OAB tal 1. O impetrante, menor impbere, hoje com 0 ano e 0 meses de idade, integrante de famlia de baixa renda e no tm condies de arcar com os custos de frequentar creche particular. Por este motivo, necessita, urgentemente, da tutela municipal atravs da rede pblica de ensino, para garantir sua educao.

2. Neste sentido, em 20 de setembro do ano passado, a genitora e tambm representante do Impetrante buscou a municipalidade para matricular seu filho no creche localizado no bairro tal no CRECHE QUE DESEJA FICAR que fica prxima sua residncia. No entanto, foi informada que, em virtude da falta de vagas, deveria protocolar seu pedido de matrcula e aguardar uma espcie de fila at ser chamado. 3. No mesmo dia, a genitora realizou o protocolo, que recebeu o 000, junto ao que se chama administrativamente de zona 01 Bairro TAL, e passou a aguardar uma chamada que, at hoje, no ocorreu. 4. Ocorre que as aulas j se reiniciaram no dia 06 de fevereiro de 2012, e at o presente dia no h vaga para que o Impetrante seja matriculado na creche, direito Constitucional e garantia de todos. 5. H que se salientar que no houve uma negativa objetiva quando possibilidade de vaga na creche, mas sim foi criada expectativa de vaga, sendo que pelo sistema fila nica existente no municpio de TAL, o Impetrante est na 9 posio de espera para ser obter a vaga, porm, como do amanha no se sabe, esta vaga pode abrir tanto em 1 dia, quanto em 1 ano. 6. A famlia possui baixa renda, os pais, por sua vez, para promoverem o sustento de seu filho menor, trabalham em perodo integral, dependendo de ajuda de vizinhos para cuidar da criana na parte do dia uma vez que no tem possibilidade de fazer a criana frequentar o ambiente de trabalho, e como j dito, impossvel nas atuais condies de sustentar o ensino particular. 7. Portanto, h a necessidade de que a creche seja concedida em perodo integral uma vez que a creche um fator essencial ao desenvolvimento da
2 lalalala

lalala OAB tal criana, garantida Constitucionalmente e, portanto, deve ser efetivado com a prioridade que lhe exigida. II- DOS FUNDAMENTOS

DO DIREITO EDUCAO E DEVER DO ESTADO

8. A Constituio da Repblica Federativa do Brasil promulgada em 1988, e ainda em vigor, prev em seu artigo 6, entre os direitos sociais, o direito educao, que no caso em tela encontra sua disciplina no texto do artigo 208, inciso IV:
Art. 208. O dever do Estado com a educao ser efetivado mediante a garantia de: (...) IV educao infantil, em creche e creche, s crianas de at 05 anos de idade; (...)

9.

A creche e creche possuem o carter de desenvolvimento integral da criana, que aps este perodo passar ao ensino fundamental, j preparada pela educao antes recebida, para aps o perodo educativo, a criana estar apta ao trabalho.

10.

E inconteste o direito educao, constituindo-se em alicerce da

sociedade atual, e principalmente destinada a ensinar os bons costumes e convvio social, e isonomicamente deve ser alcanada por qualquer pessoa. 11. O Estatuto da Criana e do adolescente, sancionada atravs da Lei 8.069/1990, prev:
Art. 4 dever da famlia, da comunidade, da sociedade em geral e do poder pblico assegurar, com absoluta prioridade, a efetivao dos direitos referentes vida, sade, alimentao, educao, ao esporte, ao lazer, profissionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar comunitria.

12.
3

Ainda o Estatuto, em seus artigos 53 e 54 inciso IV, garante o direito


lalalala

educao e assegura o acesso escola pblica e gratuita localizada

lalala OAB tal prxima a sua residncia, bem como configura em dever do estado o atendimento das crianas de zero a seis anos de idade.

13.

O Tribunal de Justia de Santa Catarina, em recente deciso assim

decidiu:
REEXAME NECESSRIO EM MANDADO DE SEGURANA VAGA EM CRECHE REDE MUNICIPAL DE ENSINO CRIANCA DE ZERO A CINCO ANOS DE IDADE ME QUE NECESSITA TRABALHAR DIREITO INDIVIDUAL INDISPONVEL GARANTIDO NOS ARTS. 6 E 208, IV DA CRFB REEZAME DESPROVIDO. Em interpretao conjunta dos arts. 4 e 53 do Estatuto da Criana e do Adolescente, art. 4 da Lei de Diretrizes e Bases da Educao, arts. 7, VII, com a Constituio Federal, em especial seu art. 208, IV, com redao dada pela EC n 53/06, verifica-se que o direito das crianas de zero a cinco anos de idade vaga em creche e/ou creche encontra embasamento legal. Por conseguinte, cabe aos entes pblicos, como o Municpio, e seus organismos, a execuo de programas que garantam a integridade e o gozo desse direito indisponvel.

14.

Deve-se, portanto, assegurar o cumprimento das leis que, em

harmonia com a Constituio Ptria, garantem o direito Educao destinada a todos que ela buscarem, sob pena de ser seriamente ferido um dos direitos sociais, e mais do que isso, de ilegalmente negar o acesso a um dos alicerces de toda a sociedade: a Educao. III DO DEVER DO MUNICPIO

15.

Ao se tratar de ensino provido pelo Estado, a CRFB/88 em seu artigo

211 traz a organizao de seus sistemas de ensino, em regime de colaborao, sendo dever do municpio, por fora do pargrafo segundo, a atuao prioritria ao ensino fundamental e educao infantil.

16.

Assim j decidiu o Supremo Tribunal Federal:

RECURSO EXTRAORDINRIO CRIANA DE AT SEIS ANOS DE IDADE ATENDIMENTO EM CRECHE E EM CRECHE EUDCAO INFANTIL DIREITO ASSEGURADO PELO PRPRIO TEXTO CONSTITUCIONAL (CF, ART. 208, IV) COMPREENSAO GLOBAL DO DIREITO CONSTITUCIONAL EDUCAO DEVER JURIDICO CUJA EXECUO SE IMPE AO PODER PBLICO, NOTADAMENTE AO MUNICPIO (CF, ART. 211 2) RECURSO IMPROVIDO. A educao infantil representa prerrogativa constitucional indisponvel, que, deferida s crianas, a estas assegura, para efeito de seu desenvolvimento integral, e como primeira 4 lalalala

lalala OAB tal


etapa do processo de educao bsica, o atendimento em creche e o acesso creche (CF, art. 208, IV). - Essa prerrogativa jurdica, em consequncia, impe, ao Estado, por efeito da alta significao social de que se reveste a educao infantil, a obrigao constitucional de criar condies objetivas que possibilitem, de maneira concreta, em favor das crianas de zero a seis anos de idade (CF, art. 208, IV), o efetivo acesso e atendimento em creches e unidades de creche, sob pena de configurar-se inaceitvel omisso governamental, apta a frustrar, injustamente, por inrcia, o integral adimplemento, pelo Poder Pblico, de prestao estatal que lhe imps o prprio texto da Constituio Federal. - A educao infantil, por qualificar-se como direito fundamental de toda criana, no se expe, em seu processo de concretizao, a avaliaes meramente discricionrias da Administrao Pblica, nem se subordina a razes de puro pragmatismo governamental. - Os Municpios - que atuaro, prioritariamente, no ensino fundamental e na educao infantil (CF, art. 211, 2) - no podero demitir-se do mandato constitucional, juridicamente vinculante, que lhes foi outorgado pelo art. 208, IV, da Lei Fundamental da Repblica, e que representa fator de limitao da discricionariedade poltico-administrativa dos entes municipais, cujas opes, tratando-se do atendimento das crianas em creche (CF, art. 208, IV), no podem ser exercidas de modo a comprometer, com apoio em juzo de simples convenincia ou de mera oportunidade, a eficcia desse direito bsico de ndole social. - Embora resida, primariamente, nos Poderes Legislativo e Executivo, a prerrogativa de formular e executar polticas pblicas, revela-se possvel, no entanto, ao Poder Judicirio, determinar, ainda que em bases excepcionais, especialmente nas hipteses de polticas pblicas definidas pela prpria Constituio, sejam estas implementadas pelos rgos estatais inadimplentes, cuja omisso por importar em descumprimento dos encargos poltico-jurdicos que sobre eles incidem em carter mandatrio mostra-se apta a comprometer a eficcia e a integridade de direitos sociais e culturais impregnados de estatura constitucional. A questo pertinente reserva do possvel. Doutrina. (STF. REAgR 410715/SP. Segunda Turma. Rel Min. Celso de Mello, j. 22.11.2005).

17.

Por este motivo, e pelos fatos j apresentados, o Municpio de TAL h

de prover a educao infantil, atravs do acesso a creche, para o Impetrante que necessita do auxilio pblico, e enquanto a educao configura-se em direito pblico subjetivo. IV DA PROTEO PELO PODER JUDICIRIO 18. No caso em tela, ante a ausncia de socorro pelo poder executivo, a

busca pela tutela jurisdicional do Estado se faz eficaz, na medida em que autorize o acesso do Impetrante educao infantil, seno vejamos o entendimento do STF:
CONSTITUCIONAL. ATENDIMENTO EM CRECHE E CRECHE. I. Sendo a educao um direito fundamental assegurado em vrias normas constitucionais e ordinrias, a sua no-observncia pela administrao pblica enseja sua proteo pelo Poder Judicirio. II. Agravo no provido. (STF. RE. 463210/SP. Segunda turma. Rel. Min. Carlos Velloso, j. 06.12.2005) 5 lalalala

lalala OAB tal

19.

Sendo assim, no cabe ao Poder Judicirio omitir-se de seu dever de

proteger e fazer cumprir os mandamentos constitucionais, conhecendo a matria e julgando seu pleito. V DO PEDIDO DE LIMINAR

20.

A lei n. 12.016/09, que disciplina o mandando de segurana,

possibilita, pelo seu artigo 7, inciso III a concesso de medida liminar, desde que presentes fundamentos ensejadores da concesso do pleito, quais sejam as expresses conhecidas em latim como fumus boni iuris e o periculum in mora.

21.

O fumus boni iuris, que requer a comprovao da existncia de direito

a ser resguardado, encontra seu fundamento nas leis citadas e na Constituio Federal, que garantem o direito social da educao a todos os brasileiros, especialmente educao infantil gratuita s crianas de 0 a 5 anos, como o caso do Impetrante. 22. O periculum in mora se caracteriza pela existncia de dano irreparvel ou de difcil reparao, dado a casos urgentes, em que o direito deve ser tutelado a fim de resguardar sua aplicabilidade. Assim, a urgncia do caso se revela pelo abalo que causado na educao do Impetrante, a cada dia que passa, enquanto no for frequentador da creche. Igualmente se encontra demonstrado pelo prejuzo causado no rendimento familiar, que j passa por situao complicada, de modo a infringir preceitos Constitucionais, at mesmo a prejudicar a mantena das crianas em condies mnimas que lhe garantam uma vida digna. 23. Assim, ante os fundamentos apresentados, mostra-se cabvel o da MEDIDA LIMINAR para determinar autoridade deferimento

preambularmente informada que atenda a necessidade do impetrante, garantido ao mesmo a vaga na creche da zona 01 Bairro TAL, conveniado
6 lalalala

lalala OAB tal ao municpio de TAL, em perodo integral, sendo que o melhor lugar seria no Centro de Educao Infantil TAL, localizado no Endereo da TAL OU at mesmo, no Centro de Educao infantil TAL situado na Rua TAL VI DA ASSISTNCIA JUDICIRIA GRATUITA

24.

Desnecessrio tecer muitas consideraes a respeito deste item, visto

que o Impetrante menor, no possui qualquer autonomia financeira, sendo que sua famlia possui baixa renda e a genitora recepcionista e seu pai motorista e ajudante de eletricista, e dependem da concesso da segurana ora pleiteada para que possma trabalhar e igualmente prover o rendimento familiar.

25.

Desse modo notria a precariedade dos rendimentos do Impetrante

e de sua famlia, e, por essa razo, faz jus aos benefcios da Assistncia Judiciria Gratuita, o que desde j se requer atravs da apresentao da declarao de hipossuficincia financeira.

VII DOS PEDIDOS

26.

Em face do exposto, requer:

a) A concesso LIMINAR da segurana, ordenando autoridade coatora a IMEDIATA colocao do menor, ora Impetrante, 01 TAL, conveniado ao municpio de TAL, em perodo integral, sendo que o melhor lugar seria no Centro de Educao Infantil TAL, localizado no Endereo TAL OU at mesmo, no Centro de Educao infantil TAL situado na Rua TAL em tempo integral, da rede municipal pblica ou particular conveniada, localizada o mais prximo possvel da residncia da criana, com a fixao de multa

lalalala

lalala OAB tal diria para garantia da efetividade da liminar, nos termos do artigo 287 do Cdigo de Processo Civil. b) Seja deferido o benefcio da assistncia judiciria gratuita ao Impetrante, uma vez que possui baixa renda, e sua famlia no possui recursos necessrios para suportar as custas e despesas judiciais, alm da verba honorria, sem que seja afetada sua prpria sobrevivncia digna; c) Prioridade da tramitao do processo, em atendimento ao art. 4 da Lei 8.069/90 Estatuto da Criana e do Adolescente; d) A notificao da autoridade coatora, para que, no prazo da lei, preste as informaes necessrias; e) Cincia do feito ao rgo de representao judicial da pessoa jurdica interessada para que, querendo, ingresse no feito; f) Seja ouvido o representante do Ministrio Pblico; g) Ao final, REQUER que seja julgado o pedido PROCEDENTE, confirmando-se a liminar anteriormente concedida e concedendo-se a segurana em definitivo, determinando que a autoridade coatora seja compelida a atender e disponibilizar vaga em perodo integral para o menor, ora Impetrante, ora Impetrante, 01 TAL, conveniado ao municpio de TAL, em perodo integral, sendo que o melhor lugar seria no Centro de Educao Infantil TAL, localizado no Endereo TAL OU at mesmo, no Centro de Educao infantil TAL situado na Rua TAL em tempo integral, da rede municipal pblica ou particular conveniada, localizada o mais prximo possvel da residncia da criana ou em outra creche da rede municipal pblica, ou particular conveniada, localizada o mais prximo possvel da residncia da criana, por prazo indeterminado, enquanto sua idade dor compatvel com a instituio educacional. D-se a causa o valor de R$ 1.000,00 (hum mil reais) para fins meramente fiscais.

Nesses termos, Pede deferimento. TAL, TAL de TAL de 2012.


8 lalalala

lalala OAB tal

Adovado tal OAB tal

lalalala

You might also like