You are on page 1of 8

A L AL AUU

Minha filha est ficando uma moa!


que faz as meninas se transformarem em mulheres? O que acontece com seu corpo? Em geral, todos ns, homens e mulheres, somos capazes de lembrar muito bem do perodo da adolescncia. Ele costuma ser muito marcante, devido s diversas transformaes que ocorrem tanto em nosso fsico como em nossas atitudes e sentimentos. O perodo de transformao fsica que acontece entre a infncia e a adolescncia chamado de puberdade puberdade. Varia de pessoa para pessoa, podendo comear em diferentes idades. Essa variao depende ainda do sexo, da herana gentica, da raa, da alimentao e de fatores ambientais. Nesta aula, vamos falar daquela idade em que as meninas provocam comentrios do tipo: Nossa, ela est uma moa! Sua filha j ficou mocinha? Puxa, aquela menina mudou tanto, virou uma mulher! s vezes, esses comentrios so recebidos pelas garotas com satisfao e orgulho, pois acompanham tambm mudanas de interesses e preocupaes (vaidade, namoros etc.). Outras vezes, a rapidez e a intensidade das transformaes provocam insegurana na menina, diante de tanta novidade com seu prprio corpo. Qual a importncia dessas transformaes? O que faz com que elas aconteam?

A puberdade feminina inicia-se entre os 9 e 13 anos de idade, mas existem casos que fogem dessa mdia. Os meninos iniciam o perodo de puberdade entre os 11 e os 15 anos.

Exerccio 1 Observe as figuras a seguir, que representam uma menina de oito anos e uma adolescente de quinze. Tente identificar as principais diferenas entre elas. ............................................................................... ............................................................................... ............................................................................... ............................................................................... ............................................................................... ............................................................................... ............................................................................... ............................................................................... ...............................................................................

Exerccios

Figura 1: menina de 8 anos

Figura 2: adolescente de 15 anos

A U L A

Alm das modificaes representadas nas figuras, a pele fica mais gordurosa - comum aparecerem espinhas. Os plos comeam a se tornar mais numerosos e a engrossar, no s nas axilas e na regio dos rgos sexuais, mas tambm nas pernas, braos e, s vezes, no buo (bigodinho). Como voc deve ter notado na Figura 2, os quadris e as pernas engrossam e as mamas crescem. Alm disso, a adolescente mais alta que a menina.

O que representam todas essas modificaes?


Na verdade, a menina est passando da fase infantil para a fase adulta. Em termos biolgicos, o que diferencia uma da outra , principalmente, a capacidade que o adulto tem de se reproduzir. Parte das modificaes que ocorrem na puberdade est relacionada ao incio da atividade sexual e preparao para a reproduo. Por exemplo, as mudanas sseas, como o aumento da estatura e o alargamento do quadril, esto relacionadas gestao (porte fsico para suportar o crescimento de um embrio) e ao parto (o alargamento da bacia da me facilita o parto natural). As mamas produziro leite para alimentar o beb. Parte das alteraes fsicas, como o arredondamento do quadril e das pernas femininas, constituem caractersticas que diferenciam homens e mulheres e podem funcionar como atrativos sexuais. Apesar de tantas modificaes do corpo, o episdio mais marcante desse perodo a primeira menstruao, que chamamos de menarca menarca. A menstruao est relacionada ao amadurecimento dos rgos internos, como ovrios, trompas, tero e vagina. Ser que a menstruao (ou menarca) tambm est relacionada preparao da mulher para a reproduo?

trompas de Falpio tero ovrios vagina

A mulher se torna capaz de gerar filhos a partir do momento em que a menstruao passa a ser regular. A menstruao, ou seja, a perda de sangue pelo canal da vagina, o trmino de um processo interno, que ocorre com frequncia regular e que prepara o organismo para a fecundao, produzindo o gameta feminino (vulo) e as condies para o encontro com o espermatozide.

Figura 3: Aparelho genital feminino.

Identifique, na Figura 3, os dois ovrios. Os ovrios produziro, todo ms, um vulo, que a clula reprodutiva feminina. O ovrio libera esse vulo numa das trompas de Falpio, onde poder ocorrer a fecundao fecundao.
trompa de Falpio

Exerccios A U L A

ovrio

vulo

Figura 4: O vulo empurrado pelo movimento dos clios da trompa at o vulo.

Observe na Figura 4 o percurso que o vulo faz, saindo do ovrio. O vulo, fecundado ou no, levado at o tero graas a movimentos produzidos pelas trompas. Se houver a fecundao, o beb se desenvolver no tero. Caso contrrio, o vulo no fecundado ser eliminado pela menstruao.

Localize na Figura 3 por onde so eliminados a menstruao e o vulo no fecundado. Identifique tambm o local onde se desenvolve o feto, caso o vulo seja fecundado pelo espermatozide. Uma vez conhecida a importncia das modificaes que ocorrem no corpo da mulher, resta saber como elas so provocadas provocadas. hipfise O corpo de homens e mulheres produz muitas substncias qumicas que regulam o organismo. Algumas delas so chamadas hormnios hormnios. No caso das modificaes da puberdade feminina, os hormnios envolvidos so produzidos pela hipfise e pelos ovrios ovrios. A hipfise uma glndula localizada na cabea, logo abaixo do crebro. Veja a Figura 5 a seguir. Numa determinada fase da vida (por volta dos nove anos), a hipfise inicia a produo de dois hormnios: o FSH (hormnio folculo estimulante) e o LH (hormnio luteinizante). Ao mesmo tempo, aumenta a produo de hormnio do crescimento (SH) (SH). Figura 5: Localizao da hipfise. Observe o diagrama a seguir.

PRODUO E AO DOS HORMNIOS HIPFISE hormnio do crescimento (SH)

LH

v
ovrio produo de progesterona

FSH

ovrio

alargamento da bacia

alongamento dos ossos

ovrio

ovrio

quadris largos (deposio de gordura)

produo de estrgeno

v
amadurecimento do vulo

liberao do vulo

plos

v
voz aguda

mamas

tero (espessamento e irrigao do endomtrio)

v
vagina (lubrificao e sensibilidade)

Exerccios A U L A

Exerccio 2 Observe com ateno o diagrama da produo e ao dos hormnios e responda: a) Que hormnio provoca o amadurecimento dos vulos? ............................................................................................................................. b) Esse mesmo hormnio age sobre o ovrio, estimulando a produo de outro hormnio. Qual? ............................................................................................................................. c) Com base no diagrama, relacione as alteraes que so causadas pelo hormnio chamado estrgeno estrgeno. ............................................................................................................................. ............................................................................................................................. ............................................................................................................................. d) Qual o hormnio produzido pela hipfise, que determina a liberao do vulo pelo ovrio e estimula a produo de progesterona? ............................................................................................................................. e) De acordo com o diagrama, qual a ao da progesterona? ............................................................................................................................. ............................................................................................................................. f) A hipfise produz tambm o hormnio de crescimento. Qual sua ao nas transformaes que ocorrem na puberdade feminina? ............................................................................................................................. .............................................................................................................................

Mas a partir de que momento a mulher passa a ser capaz de ter filhos?
Quando todo esse conjunto entra em pleno funcionamento, a produo dos gametas femininos, ou seja, dos vulos, passa a ocorrer em ciclos regulares. A cada intervalo de aproximadamente um ms, um dos ovrios libera um vulo. Os rgos internos femininos se preparam para a fecundao e o desenvolvimento do feto. Caso no ocorra a fecundao, a mulher menstrua, eliminando o endomtrio e o vulo no fecundado. O perodo de tempo entre uma menstruao e outra denominado ciclo menstrual e varia bastante de uma mulher para outra (muitos livros falam em 28 dias, mas pode variar entre 20 e 40 dias).

Endomtrio a camada de clulas que reveste a cavidade do tero. O espessamento dessa camada e a intensa irrigao sangnea dessa regio produzem as substncias e as clulas que acomodam o embrio ou so eliminadas na menstruao.

Nem todas as mulheres tm o ciclo menstrual regular. Isso significa que o perodo menstrual pode variar muito.

Durante cada ciclo menstrual ocorrem alguns fenmenos, tanto no ovrio como no tero. Acompanhe os esquemas da pgina 49. O Grfico A representa a quantidade de FSH e LH que a hipfise produz, e o Grfico B mostra a quantidade de estrgeno e progesterona produzida pelo ovrio.

A U L A

Exerccio 3 O primeiro fenmeno que acontece o aumento da produo do hormnio FSH. De acordo com o Grfico A, em que perodo maior a quantidade de FSH? .................................................................................................................................. Exerccio 4 No diagrama da produo e ao dos hormnios, nesta pgina, voc viu que o FSH provoca o amadurecimento do vulo. Localize no Grfico A o perodo em que o vulo deve estar maduro. Isso ocorre antes ou depois do 14 dia? ..................................................................................................................................

Exerccios

A U L A

Exerccio 5 No diagrama da produo e ao dos hormnios, voc aprendeu que o hormnio LH estimula a liberao do vulo. Consultando o Grfico A, indique a partir de que dia do ciclo menstrual o vulo deve ser liberado pelo ovrio. .................................................................................................................................. .................................................................................................................................. ..................................................................................................................................

Exerccio 6 O Grfico B indica a produo de estrgeno e progesterona pelo ovrio. Analisando a curva do estrgeno e considerando suas funes, indique: a) O perodo do ciclo em que haver maior sensibilidade e lubrificao da vagina. ............................................................................................................................. ............................................................................................................................. ............................................................................................................................. b) Esse perodo prximo da liberao do vulo? ............................................................................................................................. ............................................................................................................................. .............................................................................................................................

Exerccio 7 Considerando que os gametas (vulos e espermatozides) duram poucos dias, em que perodo do ciclo menstrual so maiores as chances de fecundao? .................................................................................................................................. .................................................................................................................................. ..................................................................................................................................

O momento da liberao do vulo coincide com o perodo de maior sensibilidade e lubrificao vaginal. Tais condies melhoram a receptividade e as chances de sobrevivncia dos espermatozides, aumentando a probabilidade de fecundao do vulo. Esse o chamado perodo frtil do ciclo menstrual. Voc viu, no diagrama da produo e ao dos hormnios, que uma das aes da progesterona desenvolver o endomtrio, tornando a parede do tero mais espessa e mais irrigada. Isso ajuda a fixar o embrio e a formar a placenta. Se o vulo no for fecundado, cessa a produo de progesterona. Com um nvel de progesterona mais baixo, deixa de haver estmulo para manter a parede do tero espessa e irrigada.

Exerccios

Exerccio 8 Localize no Grfico B quando dever acontecer a menstruao, ou seja, quando ocorrer a eliminao do endomtrio. .................................................................................................................................. ..................................................................................................................................

Ateno!
Embora a mulher perca certa quantidade de sangue durante a menstruao, e esse perodo possa ser acompanhado de muito mal-estar, a menstruao no uma doena. Ao contrrio, sinal de funcionamento saudvel do organismo feminino. Durante a menstruao, os cuidados com a higiene corporal (tomar banho, lavar a cabea etc.) no devem ser negligenciados ou interrompidos. Muitas mulheres sentem clicas durante a menstruao, devido a contraes no tero. comum tambm que algumas mulheres manifestem sintomas como depresso, ansiedade, tenso, nervosismo, inchao, dores no corpo, dores de cabea, enjos etc. Tudo isso ocorre em funo da alterao da quantidade de hormnios, que agem tambm sobre outras funes do organismo.

A U L A

Em muitos animais, todas as transformaes fsicas da infncia para a vida adulta ocorrem devido a modificaes nos nveis hormonais. a preparao para a reproduo e o cuidado com os filhotes. Tambm na espcie humana, as modificaes da puberdade tm o papel de preparar o adulto para uma vida sexualmente ativa. Embora o organismo esteja fisicamente pronto para a atividade sexual aps a puberdade, essa atividade no depende exclusivamente de alteraes fsicas. H fatores como cultura, religio, famlia, maturidade psicolgica etc., que tambm condicionam o incio da vida sexual. As modificaes anatmicas e fisiolgicas, trabalhadas ao longo do texto, fazem parte do estudo da biologia. Para estudar melhor os outros aspectos, preciso o auxlio de cincias como sociologia, psicologia, histria, filosofia etc. importante salientar que, a partir da puberdade e do incio de uma vida sexualmente ativa, a mulher deve consultar um ginecologista regularmente, para prevenir e tratar eventuais infeces, receber orientao sobre os mtodos anticoncepcionais mais adequados e, principalmente, para a preveno do cncer de mama e de colo do tero.

Agora observe as figuras a seguir. Cada uma representa uma modificao que ocorre na puberdade. Escreva em cada uma qual o hormnio responsvel pela modificao.
MODIFICAES MODIFICAES MODIFICAES MODIFICAES MODIFICAES MODIFICAES

Quadrosntese

Crescimento das mamas

Deposio de gordura nos quadris e pernas


HORMNIO

Crescimento sseo (estatura e quadris)


HORMNIO

Amadurecimento Liberao do Aparecimento do vulo vulo de plos no pbis e axilas


HORMNIO HORMNIO HORMNIO

HORMNIO

Exerccios A U L A

Exerccio 9 Determinadas quantidades de estrgeno inibem a produo de FSH, assim como certas quantidades de progesterona inibem o LH. A plula anticoncepcional composta de estrgeno e progesterona. As plulas devem ser tomadas todos os dias, durante 21 dias, e a mulher deve parar de tom-las durante 7 dias, para que ocorra a menstruao. Considerando esses dados, responda: a) Por que a plula impede a gravidez? b) Por que, mesmo tomando plula, a mulher menstrua? E por que, para menstruar, ela precisa parar de tomar a plula?

You might also like