You are on page 1of 7

Anotaes do Aluno

uvb

Aula N 1 Apresentao do Curso


Objetivos da aula:
O Administrador da Produo o responsvel pelas aes tomadas pelas organizaes, para que estas produzam seus bens e servios. Os resultados da empresa esto diretamente ligados eficincia e produtividade dessas aes. O objetivo desta aula dar uma viso geral da estrutura do curso, uma introduo do que Administrao da Produo, alm de seus principais marcos e nomes na histria da administrao.

Estrutura do curso
AULA 1: Apresentao da estrutura do curso. Introduo, marcos e principais nomes da Administrao da Produo (AP). AULA 2: Relaes entre Custo, Volume Lucro. Apresenta as primeiras noes de quanto se deve produzir a partir de custos estimados de produo (fixos e variveis), para que a empresa opere acima do Ponto de Equilbrio. Alavancagem operacional e sua aplicao em anlises de tendncia de mercado. O aluno ter uma viso macro dos nveis de produo da empresa e suas conseqncia no resultado financeiro da empresa. AULA 3: Introduo Previso de Demanda. O ponto de partida da Administrao da Produo a previso das demandas de curto e mdio prazos, no nvel operacional e de longo prazo no nvel estratgico. Faremos nesta aula uma anlise das informaes necessrias para uma estimativa consistente de demandas.
Faculdade On-Line UVB

Administrao da Produo

Aula 01 - Apresentao do Curso

Anotaes do Aluno

uvb
AULA 4: Modelagem matemtica para Previso de Demanda. A partir da aula anterior ser apresentada uma modelagem matemtica aplicada, para se conseguir prever as demandas futuras, estimadas a partir de uma base tcnica, nos trs nveis acima referidos. AULA 5: Desenvolvimento de Processos de Produo. Um bem o resultado final de processo produtivo, obtido atravs de uma seqncia de operaes, que podem ser realizadas em vrias formas de layout. Nesta aula sero estudados os desenhos de layout possveis, com base no produto, no processo e na demanda prevista estudada na aula 3, e suas importncia no resultado financeiro operacional estudado na aula 2. AULA 6: Manufaturar ou no. Uma dvida comum em todas as empresas e decidir at onde ela deve terceirizar itens de sua produo. Isso significar passar para terceiros uma parte de seu lucro e tem como compensao a centralizao no core bussines e a preservao do capital da empresa. Ser estudada a viabilidade ou no da terceirizao, com apoio da ferramenta da rvore de decises. AULA 7: Localizao de instalaes. A localizao correta de uma instalao pode ser um fator determinante do fracasso ou sucesso de um empreendimento. Os clusters so prova cabal dessa realidade atual. Esta aula prope uma anlise dos fatores que influenciam na definio da localizao.

Administrao da Produo

AULA 9: Programao e Controle da Produo. Programar e controlar a produo so atividades operacionais que encerram o ciclo do planejamento. Nesta aula ser analisado o conflito de se produzir com qualidade, nos nveis desejados de produtividade, com o menor estoque possvel e mantendo o melhor atendimento ao cliente.
Faculdade On-Line UVB

Aula 01 - Apresentao do Curso

AULA 8: Planejamento Agregado da Produo. As decises de curto prazo na produo so decises operacionais dirias. O Planejamento Agregado da Produo representa uma das mais importantes decises de mdio prazo, elo de ligao entre o Planejamento da Capacidade e a Programao e Controle da Produo e Operaes.

Anotaes do Aluno

uvb
AULA 10: Sistema MRP. O sistema MRP uma ferramenta tecnolgica de gesto da produo, que ajuda as empresas a planejar e controlar suas necessidades. Nesta aula veremos o que essa ferramenta. AULA 11: Planejamento e Controle Just in time. Ser estudado o just in time, tanto como filosofia, quanto como um mtodo para planejamento e controle de operaes. AULA 12: Produtividade. Um fator de sucesso de longo prazo das empresas a produtividade. Estudaremos os principais fatores de produtividade e uma metodologia de avali-los quantitativamente. AULA 13: Administrao da Qualidade Total. TQM (total quality management) reconhecida como uma das mais significativas idias que apareceram no cenrio da Administrao da Produo nos ltimos anos. Estudaremos a melhoria de todos s aspectos de desempenho da produo e como essa melhoria deve ser administrada. AULA 14: Projeto em Gesto da Produo. O projeto de produtos e servios e a rede produtiva de operaes no nvel estratgico. Arranjo fsico, tecnologia e pessoal de produo no nvel operacional. AULA 15: Estratgia de Produo. Conceito de estratgia de produo da empresa e sua insero no centro da tomada de decises da estratgia global da organizao.

Administrao da Produo

O que Administrao da Produo ?


H muitos anos atrs uma pequena empresa produzia alfinetes padronizados com trs funcionrios. Esses funcionrios recebiam um rolo de arame rgido e todos faziam as mesmas trs atividades nessa seqncia: cortavam o arameem peas de 4 centmetros, prensavam uma extremidade para moldar a cabea do alfinete,
Faculdade On-Line UVB

Aula 01 - Apresentao do Curso

Anotaes do Aluno

uvb
e depois afiavam a outra extremidade. Dessa forma eles produziam 300 alfinetes por hora, 100 alfinetes por hora cada um. Certo dia um deles sugeriu que ele mesmo cortaria todos os arames, passaria os arames cortados para um segundo funcionrio que prensaria uma das extremidades e por sua vez passaria para o terceiro afiar a outra extremidade. Cada um faria uma nica atividade. No incio tiveram alguma dificuldade, pois um funcionrio era mais rpido que outro e tambm as trs atividades no eram feitas exatamente no mesmo tempo. Algumas vezes um deles ficava parado esperando o anterior lhe passar o produto semi-elaborado. Com o passar de alguns dias o primeiro funcionrio passou a cortar vrios arames numa mesma operao, o segundo desenvolveu um dispositivo que prensava mais de uma cabea de alfinete simultaneamente e o terceiro se aperfeioou tanto em afiar as extremidades dos arames que todos passaram a produzir juntos 1000 alfinetes por hora. Essa uma forma simplificada de Administrao da Produo, isto aumentar a produtividade do conjunto de atividades envolvidas na fabricao, de forma facilitar as operaes da rea de Logstica e Marketing, preservando a qualidade do produto e reduzindo seus custos. Se essa empresa fabricasse alfinetes de vrios tamanhos, agulhas e outros produtos similares, exigiriam um planejamento diferente das atividades, uma programao diria em funo da demanda e um controle qualitativo e quantitativo dos resultados.

Administrao da Produo

Principais marcos histricos e nomes da AP


Revoluo Industrial: Aconteceu na Inglaterra por volta de 1700. Substituio de parte da fora humana e da gua pela fora mecanizada. Esse evento foi chamado de sistema fabril. Em 1764 James Watt desenvolve a mquina vapor o que fez com que sistemas fabris pudessem ser
Faculdade On-Line UVB

Aula 01 - Apresentao do Curso

Anotaes do Aluno

uvb
instalados longe dos rios. Em 1776 Adam Smith estuda os benefcios da diviso do trabalho com a especializao da mo-de-obra. Perodo ps-guerra civil nos Estados Unidos. Por volta de 1900 houve uma grande expanso da capacidade de produo causada pela abolio do trabalho escravo, o xodo de trabalhadores do campo para as cidades e a macia imigrao. Comeam a surgir os primeiros imprios industriais dividindo capital e trabalho. Acontecem as primeiras acumulaes de capital (J. P. Morgan, Jay Gould, Cornelius Vanderbilt) gerando uma enorme capacidade de produo. Linhas frreas comeam a surgir para a colonizao do oeste americano. Acontece a Primeira Guerra Mundial criando uma demanda potencial. Administrao Cientfica que surge da necessidade de empreendedores, engenheiros, administradores, consultores, executivos, etc. Frederick Winslow Taylor,1856-1915, conhecido pai da administrao cientfica, estuda os sistemas fabris como objetivo de minimizar desperdcio de tempo, esforo e recursos. Outros nomes da administrao cientfica: Frank B. Gilbreth, 1868-1934 (estudos de movimentos, mtodos, consultoria), Lillian M. Gilbreth, 1878-1973 (fadiga, ergonomia, seleo e treinamento), Henry L. Gantt, 1861-1919 (Grfico de Gantt, sistemas de remunerao e humanizao dos processos), Carl G. Barth, 1860-1939 (modelagem matemtica, crono-anlise, consultoria), Harrington Emerson, 1885-1931 (estudos de eficincia e mtodos de controle), Morris L. Cooke, 1872-1960, (administrao cientfica aplicada outras formas de organizao), Henry Ford, 1863-1947, (linha de produo em srie com o Ford Modelo T). Relaes Humanas e Behaviorismo. Surge entre as duas grandes guerras se contrapondo ao rgido regime de trabalho imposto pela administrao cientfica. Seu principal nome foi Elton Mayo. So iniciados estudos sobre o ambiente de trabalho, iluminao, dispositivos e ferramental projetado adequadamente s dimenses e capacidade fsica do homem, que facilitavam a produo. Estmulo e motivao passam a ser enxergado como fatores de produtividade. Pesquisa Operacional. A segunda guerra mundial exige a gesto de
Faculdade On-Line UVB

Administrao da Produo

Aula 01 - Apresentao do Curso

Anotaes do Aluno

uvb
grande quantidade de variveis (suprimento, avies, navios, homens, recursos, etc.) combinadas. Da surge a necessidade da abordagem de sistemas totais, aes interdisciplinares, logstica e tcnicas matemticas suportadas pelo advento dos computadores. Revoluo dos Servios. Hoje mais de dois teros da fora de trabalho americana est empregada em servios e tambm dois teros do seu PIB so gerados pelos servios. A evoluo dos computadores (software e hardware), a terceirizao a tecnologia da informao e fatores ligados ao comportamento humano e suas necessidades, criaram tambm o home office.

Sntese
Nesta aula inicial, foi apresentada a estrutura do curso de Administrao da Produo, dando uma idia geral do temas a serem percorridos ao longo das outras catorze aulas. Voc deve ter percebido uma relao entre a seqncia das aulas. Uma pequena fico de um sistema fabril (a fbrica de alfinetes) tentou ilustrar rapidamente formas de se otimizar o resultado de um sistema produtivo. Foi posicionado na histria, o surgimento da AP e seus principais nomes. Os trabalhos sero focados no projeto interdisciplinar para podermos desenvolver a capacidade de entender os sistemas fabris, identificar oportunidades, desviar dos riscos e autogerenciarmos no sentido de buscar os resultados com os recursos e limitaes eventuais. Utilize a bibliografia e sites, sempre que indicados, para facilitar sua compreenso Na prxima aula veremos como o nvel de produo influencia o resultado operacional das empresas. Bom curso e at l.

Administrao da Produo

Faculdade On-Line UVB

10

Aula 01 - Apresentao do Curso

Anotaes do Aluno

uvb

Referncias
Gaither, N e Frazier, G. Administrao da Produo e Operaes. 8 ed., So Paulo: Pioneira, 2001. (Aula de hoje ver pginas 5 a 21) Slack N. e outros. Administrao da Produo. So Paulo: Atlas, 1997. Moreira, D. A. Introduo Administrao da Produo e Operaes. So Paulo: Pioneira, 1998. Ritzman, L. P. e Krajewski, L. J. Administrao da Produo e Operaes. So Paulo: Pearson, 2004.

Administrao da Produo
Faculdade On-Line UVB

11

Aula 01 - Apresentao do Curso

You might also like