You are on page 1of 6

ATIVIDADES RECUPERAO FINAL LNGUA PORTUGUESA 6 ANO Prof Marisa Martins CONTEDOS: SUBSTANTIVO / ADJETIVO / ARTIGO / NUMERAL / INTERPRETAO

O DE TEXTO
Para fazer as atividades, leia atentamente os textos. 1 Indique, em cada item, o substantivo que no pertence ao mesmo grupo de formao de gnero. Indique tambm o grupo a que ele pertence. a) Jornalista, dentista, gerente, indivduo, intrprete b) Carrasco, pessoa, vtima, cnjuge, imigrante 2 H substantivos que possuem gneros diferentes para significados diferentes. Escreva o significado do substantivo em destaque dos conjuntos de frases a seguir. a) Marcos Paulo considera-se o cabea do grupo de estudo. Parece que aquele garoto tem uma cabea muito grande. b) Moral da fbula: Muito mais se consegue com a brandura que com a violncia. c) Como no questionar o moral dos corruptos? d) Na viagem que fizemos a Minas Gerais, nossa guia era muito inteligente. e) Ganhei o novo guia da cidade do Rio de Janeiro. f) Os adolescentes ouvem muito a rdio jovem. g) Muitas pessoas gostariam de adquirir aquele rdio antigo. 3- Classifique os substantivos uniformes em comuns de dois gneros, sobrecomuns e epicenos. Faa colunas serapando-os. vtima capivara testemunha jovem jornalista criatura colega ona indivduo girafa cmplice cnjuge estudante formiga 4 Informe o gnero dos substantivos, usando os artigos o ou a. eclipse lana-perfume cl grama (peso) omoplata ctis dinamite gengibre sucuri alface champanha derme decalcomania d guaran sentinela telefonema cal 5 Leia a tira Recruta Zero, de Mort Walker.

a) Em que consiste o humor da tira? b) Identifique o substantivo composto que aparece nos quadrinhos. c) Como esse substantivo foi formado? d) H nas falas da tirinha um substantivo abstrato. Identifique-o. 06- Leia o poema abaixo para responder s questes. Contente, alegre, ufano Passarinho, Que enchendo o bosque de harmonia, Me est dizendo a tua melodia, Que maior tua voz, que o teu biquinho. Como da pequenez desse corpinho Sai tamanho tropel de vozeria?
Gregrio de Matos. Poemas escolhidos. So Paulo: Cultrix, pg. 318

a) Identifique os substantivos presentes nesses versos. b) Alguns desses substantivos esto no grau diminutivo. Identifique-os. c) Como so formados esses diminutivos? d) Um dos substantivos encontra-se no grau aumentativo. Identifique-o. e) Como formado esse aumentativo? 07- Dos sentimentos relacionados a seguir, escreva qual est presente nas frases. elogio carinho desprezo ironia a) Aquele autor de um livreco. b) O Ronaldinho mesmo um garoto to santinho! c) So muitas saudades, mezinha. d) um mulherao de dar inveja. 08- Leia a tirinha e depois responda ao que se pede.

a) Na tirinha, h uma frase em que aparece uma locuo adjetiva. Qual essa frase? b) Destaque a locuo adjetiva e transforme-a em um adjetivo. c) Observe as cenas apresentadas e tente substituir a locuo adjetiva por outras na fala do Menino Maluquinho. 09- Leia o poema a seguir. Identifique artigos e adjetivos que aparecem no texto e informe a que substantivos eles se referem. amarga mgoa o pobre pranto tem por que cargas-d`gua chove tanto
Paulo Leminski. La vie em close. 2 Ed.

So Paulo: Brasiliense, p.48.

10- Identifique se as palavras destacadas nas frases so artigos ou numerais. a) Das laranjas que comprei, uma estava estragada. b) Somos trs irmos: dois so professores e um advogado. c) Contaram-me uma histria engraada sobre um amigo meu. d) Eu li um conto cujo conflito envolvia um s personagem. e) Apenas uma das quatro faixas da avenida estava interditada. O texto abaixo embasa as questes de 1 a 5 ESTRANHAS GENTILEZAS Esto acontecendo coisas estranhas. Sabe-se que as pessoas nas grandes cidades no tm o hbito da gentileza. No por ruindade, falta de tempo. Gastam a pacincia nos nibus, no trnsito, nas filas, nos mercados, nas salas de espera, nos embates familiares, e depois economizam com a gente. Comigo d-se o contrrio, o que estou notando de uns dias para c. Tratamme com inquietante delicadeza. J captava aqui e ali sinais suspeitos, imprecisos ventinhos de asas de borboleta, quase nada. A impresso de que algo estranho tomou corpo mesmo foi na semana passada. Um vizinho que j fora meu amigo telefonou-me desfazendo o engano que nos afastava, intriga de pessoa que nem conheo e que afinal resolvera esclarecer tudo. Difcil reconstruir a amizade, mas a inimizade morria ali.
(Ivan ngelo. O comprador de aventuras e outras crnicas. S.Paulo: tica, 2000)

1- De acordo com o texto, correto afirmar que: a) Todas as pessoas da cidade grande so extremamente gentis, isto , muito educadas. b) O narrador, habituado a ser tratado de forma pouco gentil, percebe que as pessoas comeam a tomar atitudes de gentileza pouco comuns. c) O narrador perdeu a pacincia com o seu vizinho que provocou uma intriga e destruiu a amizade dos dois. d) As pessoas gastam sua pacincia nos nibus, mas conservam a educao quando esto com os amigos. 2- Comigo d-se o contrrio, o que estou notando de uns dias para c. Explique essa fala do narrador, baseando-se nas informaes contidas no texto. 3- Voc aprendeu em classe que os artigos so usados para generalizar ou para particularizar os seres. A ltima frase do texto a seguinte: Difcil reconstruir a amizade, mas a inimizade morria ali. Partindo do aprendizado sobre os artigos, responda por que nessa ltima frase do texto o narrador fez uso do artigo indefinido A? 4- O texto composto de dois pargrafos. Faa o que solicitado: a) Retire do primeiro pargrafo uma frase que apresente um substantivo abstrato. Grife-o. b) Retire do segundo pargrafo uma frase que apresente dois adjetivos. Grifeos. 5- O texto em questo a) Conta uma histria de amizade. b) Descreve como uma amizade.

c) Faz uma reflexo sobre a atitude das pessoas. d) Vende ao leitor a imagem do que uma amizade. As atividades abaixo no mais se baseiam no texto Estranhas Gentilezas 6- Coloque V para verdadeiro e F para falso nas afirmaes abaixo. Observe bem o contexto. a) Aquela VELHA irritou o guarda. A palavra destacada e um substantivo. ( ) b) Roupa VELHA precisa ser substituda. A palavra destacada um adjetivo. ( ) c) Naquela aldeia todos se ajudavam. Verbo ajudar Presente do Indicativo. ( ) d) Meus pais tm uma casa DE MADEIRA. As palavras destacadas formam uma locuo adjetiva. e) A cidade VIZINHA ficava a 400 km dali. A palavra destacada um adjetivo. ( ) f) Sapatos DE VERNIZ eram os seus preferidos. As palavras destacadas formam uma locuo adjetiva. ( ) 7Em: a) os gregos saram de dentro do cavalo b) Os cavalos gregos assustaram o inimigo.

Qual a classe gramatical das palavras sublinhadas Texto para as questes de 01 a 03: A Cano dos Tamanquinhos Troc... troc... troc... troc... ligeirinhos, ligeirinhos, troc... troc... troc... troc... vo cantando os tamanquinhos... Madrugada. Troc... troc... pelas portas dos vizinhos vo batendo, troc... troc... vo cantando os tamanquinhos... Chove. Troc... troc... troc... no silncio dos caminhos alagados, troc... troc... vo cantando os tamanquinhos... E at mesmo, troc... troc... os que tm sedas e arminhos, sonham, troc... troc... troc... com seu par de tamanquinhos...
Ceclia Meireles. Antologias Escolares. Edijovem. Poemas para a infncia. Henriqueta Lisboa

1) A nica alternativa INCORRETA em relao ao poema : a. ( ) Poesia brincar com palavras e isso Ceclia Meireles fez muito bem em A cano dos tamanquinhos . b. ( ) H semelhana de sons entre as palavras. c. ( ) O poema conta com a repetio de versos. d. ( ) Ceclia Meireles trabalha com as palavras utilizando a sonoridade delas para elaborar expressivamente o ritmo do seu poema. e. ( ) No h encanto algum na trajetria dos tamanquinhos.

2) O termo sublinhado pertence classe gramatical dos: Vo cantando os tamanquinhos... a. ( ) adjetivos b. ( ) substantivos c. ( ) verbos d. ( ) artigos e. ( ) pronomes 3) Observe o trecho deste poema: [...] Dentro da sala meio escura o Drago salta do vaso. Nenhuma espada em minha mo. O tapete foge, o teto estica-se. [...]
Emlio Moura. Anjo da Guarda

Este trecho conta com alguns substantivos. Quantos substantivos tm exatamente neste trecho? a. ( ) 4 b. ( ) 5 c. ( ) 6 d. ( ) 7 e. ( ) 8 4) Na frase O girino um sapinho ; o termo sublinhado pertence classe gramatical dos: a. ( ) adjetivos b. ( ) substantivos c. ( ) verbo d. ( ) pronomes e. ( ) artigos Leia a tira.

05- Que palavras provocam a confuso no primeiro quadrinho? Explique. b) D o significado de cada uma dessas palavras. c) Copie dos quadrinhos os dois adjetivos que indicam nacionalidade, lugar de origem. Leia o texto e faa o que se pede.

06- Agora sublinhe os doze adjetivos do texto. 07- Leia a tira abaixo.

a) Por que o pai de Manolito desmaiou? b) Identifique, na tirinha, pelo menos dois substantivos que estejam no singular e dois que estejam no plural. c) H ainda nessa tirinha um substantivo que s empregado no plural. Qual ele? 08- Observe. Filhona, comprei um ursinho lindo para voc! a) Qual o grau dos substantivos destacados? b) O grau desses substantivos representa o tamanho real dos seres que eles exprimem? Explique. Leia o texto. O orvalho vem caindo Vai molhar o meu chapu E tambm vo sumindo As estrelas l do cu Tenho passado to mal A minha cama uma folha de jornal. (Noel Rosa) 09- Observe que h vrios artigos no texto. Circule-os e classifique-os.

You might also like